You are on page 1of 3

Tcnicas de Ensino

O processo de ensino-aprendizagem complexo em suas dimenses e requer um fazer pedaggico em comprometimento no que se prope realizar, um bom professor competente no pode ignorar a necessidade de conhecer a variedade de tcnicas de ensino existentes e tambm da utilizao com propriedade daquelas que eleger til a sua prtica pedaggica. preciso compreendermos que tcnica um conjunto de procedimentos ligados a uma arte em cincia, ou seja, procedimento ttico, tambm interpretada como mtodo aplicado por um tcnico especfico. Tcnicas de ensino so portanto formas de proceder indispensvel ter clareza sobre os diversos tipos e modos de empregalas, afinal cada situao, cada disciplina exige tcnicas definidas, que geralmente no so nicas e exclusivas e bem possvel que uma determinada tcnica de ensino sempre necessite de adaptaes e ajustes dependendo de uma situao e outra, de um indivduo para outro, isso significa que existe uma flexibilidade nas regras de aplicao. As tcnicas de ensino no so naturais ao processo de ensinar, mas so condies que do acesso a ele. So compreensveis como artifcios que se interpem na relao entre o professor e o aluno, submissos a autoridade a intencionalidade do primeiro. Assim sendo, os tcnicos de ensino no so algo mecnico que se sobrepe relao humana como quer certa tendncia pedaggica. Embora algumas tcnicas de ensino sejam oficialmente concludas em meio o processo de ensino importante salientar que diferenciam no exerccio da prtica de aplicao por tomarem corpo de acordo o individuo que a utiliza conceituando-as como tcnica de ensino individualizado buscando o atendimento as diferenas individuais de tal sorte que produza incluso, satisfazendo as necessidades e interesses do aluno, oportunize desenvolvimento no ritmo pessoal, permitindo participao ativa no processo de aprendizagem bem como na realizao das variadas atividades, fazendo nos compreender que no existe uma tcnica de ensino que seja melhor e / ou superior outra, o fato que existe vrias possibilidade de atender ao aluno e / ou a classe de forma singular respeitando suas caractersticas prprias. Enumeramos ento algumas tcnicas de ensino simples e bem comuns de muitas relevncias para a aprendizagem: 1_ Seminrio seu objetivo visa instaurar o dilogo crtico, estimulando a produo do conhecimento de forma cooperativa, observando o cuidado de no substituir o

monlogo do professor pelo do aluno, sendo necessrio orientar os alunos para evitar a extrema diviso do trabalho em partes. 2_ O GV-grupo de verbalizao e GO-grupo de observao: nessa tcnica proposto um tema para estudo e debate, divide-se a turma em dois grupos, enquanto um grupo o GV. ( fala / expe ) o outro apenas observa e registra para posterior discusso, aps, invertem-se as posies o GV. Possa a ser o GO. E vice e versa, o professor atua como mediador nos grupos, e um aluno atua como relator no quadro de giz, aps feita intervenes finais no grande grupo. 3_ Aula Expositiva Dialogada - podendo contribuir na apresentao de uma nova unidade, ou na explicao de contedos, podendo ser dinamizada com outras tcnicas; - observando os momentos didticos da aula: introduo, desenvolvimento e sntese integradora; - diferenciando exposio dialogada, provocativa, destacando a importncia das perguntas em aula; - vivenciando habilidades didticas de ensino observando o tempo da exposio. 4_ Portflio a coleo de trabalhos e atividades produzidos pelos alunos, adequadamente organizada, que revela, com o passar do tempo, os diversos aspectos do crescimento e do desenvolvimento de cada um em particular, permitindo aos professores considerarem o trabalho de forma processual, superando a viso pontual das provas e testes, integrando-o no contexto do ensino como uma atividade complexa baseada em elementos de aprendizagem significativa e relacional, e ainda subsidia a avaliao, servindo como instrumentos de registro onde se fara uso da observao. Tanto as acima mencionadas, quanto inmeras outras Tcnicas de Ensino existentes dentre as quais ainda podemos citar mais algumas como: Resoluo de problemas, Estudo de Texto, pesquisa Bibliogrficas, Webquest, Pesquisa de Campo, Coletnea de Texto, jornal mural...auxiliam no desenvolvimento cognitivo, habilidades dos alunos no trabalho em equipe, no respeito ao ponto de vista do prximo na oralidade, na sntese do pensamento, organizando as ideias a respeito do tema proposto, ajudando a compreenso clara e significativa da aprendizagem, e o principal proporcionando a participao ativa do aluno como sujeito do processo. Tcnicos como as tais podem ser adequada qualquer faixa etria, srie, e / ou ciclo, nvel de conhecimento. O conhecimento prvio do aluno valorizado, fazendo intercmbio com os novos conceitos serem internalizados as atividades ainda proporcionam registros para avaliao, reflexo, dilogo sobre a ao pedaggica, a integrao e a interao entre professor / aluno, aluno / conhecimento so os melhores resultados.

Vale ressaltar ainda que o processo ensino aprendizagem se torna dinmico, e portanto, faz-se necessrio o professor conhecer e dominar na sua vivencia cotidiana tcnicas de ensino, buscando inovar a todo momento, sua prtica, e porque no buscar criar novas tcnicas pessoais, socializando-as com os demais de forma que contribua com o Ensino.

You might also like