You are on page 1of 2

Universidade Federal de Ouro Preto Departamento de Turismo Turismo e Produo do Espao Professor Marcelo Ramos Diego Assuno de Oliveira

1- O que entendemos por Turismo e Espao? A atividade turstica pode ser entendida conceitualmente a partir da anlise do deslocamento espacial objetivado pelo principalmente pelo lazer, e ainda podendo ser ocasionado por motivos de trabalho e sade, dentre outros. J o espao definido a partir do estudo dos sistemas de interaes entre sociedade e territrio. A partir disto percebe-se a ntima relao entre Turismo e Espao. O primeiro no existe sem a existncia do segundo, bem como o segundo passvel de modificaes advindas das mudanas causadas pelo primeiro. No se pode dissociar o estudo do turismo em detrimento do espao pois este, por definio, moldado e molda a produo espacial.

2- O que seria Territrio? Regio? Lugar? O territrio determinado pela limitao individual ou societria, dada a um determinado espao. O modo de reconhecer tal espao a partir do sentimento de posse que exercido sobre ele. Por regio tomamos um conjunto de caractersticas que tornam um determinado espao nico. definido a partir da necessidade de cada estudioso ou instituio, tomando por base seu carter cultural, ambiental, urbanstico, social, econmico ou poltico. Finalmente, tratamos como lugar, os espaos que se tem uma congruncia resultante das interaes sociais polticas e econmicas do cotidiano. o espao percepo que nasce da relao entre o homem e a paisagem.

3- O que Cidade? O que urbanizao? Por cidade, podemos definir qualquer rea que possua certo grau de legalidade. Devendo conter populao residente alm de administrao e legiso prpria. J por urbanizao entendemos como o processo que se caracteriza pelo distanciamento das atividades rurais, o conceito de cidade se liga s questes de industrializao e do desenvolvimento tecnolgico. Tambm pode ser compreendida como uma maneira de se pensar e construir o espao compreendendo a infraestrutura urbana, bem como os servios ali alocados.

4- H relao entre Turismo e Urbanizao? Quais? O Turismo est intimamente ligado s questes de urbanizao. Por estar ligado diretamente a questes como transporte, alimentao e hospedagem, o turismo se mostra como consumidor e produtor do espao. Consome no que tange sua caracterstica geral que o deslocar e permanecer em determinado espao. E produz porque a partir do seu desenvolvimento novos aspectos urbanos vo sendo necessrios. imprescindvel que o trato entre urbanizao e turismo seja feito de maneira que a atividade no traga prejuzos Urbe.

5- Como podemos pensar na relao entre Turismo, Urbanizao, Cultura e Meio Ambiente? Esta relao deve estar presente sempre que o fenmeno do Turismo for apresentado. No se pode deixar de pensar o crescimento urbano com base no que este ir afetar/ser afetado, pela atividade turstica, bem como no se pode deixar de lado caractersticas to importantes para a caracterizao da Urbe, como Cultura e Meio Ambiente.

You might also like