You are on page 1of 6

Uma das mais teis aplicaes das reaes de oxidao reduo a produo de energia eltrica a partir de uma clula

a eletroqumica. 1.0 Introduo


No mbito da disciplina de Qumica, foi-me proposto elaborar um trabalho, cujo tema abordar acerca da Pilha de Daniell. Neste sentido fica Claro, interpretar este artigo nas seguintes metas: . Conceito . Funcionalidade . Importancia . Estrutura e outros pontos. Pilha qualquer dispositivo no qual uma reaco de Oxirredao expontana produz a corrente eletrica. Segundo investigadores, a pilhade Daniell, ter surgido (1836), devido a necessidade de se obter fontes de energia confiaveis e setaveis, quando o uso de telegrafia crescia. Mesmo que os electrons no tivessem sido descobertos ainda, a pilha de Daniell era constituida de Electrons; Cobre e Zinco, interligados e respectivamente imersos em soluo aquosa de Cu2+eZn+2. A energia gerada pela pilha muito importante, sendo utilizada para alimentar por corrente electrica, os computadores portateis, lamternas, rdio e outros aparelhinhos. Mas porqu falar de Energia em Quimica? A electroquimica- uma rea quimica cuja funo compreender as reaces quimicas que podem ser usadas para gerar electrecidade, e atravs delas poder obter inergia. A pilha de Daniell recentemente foi substituida pela Pilha Seca (Pilha de Leclanch).

Pilha de Daniell 1.2 Breve Historial

Embora o homem conhecesse a eletricidade desde a Grcia antiga, seu aproveitamento e o conhecimento de sua natureza s comeou a surgir a partir do fim do sculo XVIII. Nessa poca, a eletricidade era produzida por frico (eletricidade esttica), no se conhecia ainda a corrente eltrica, tal como chamamos hoje. Alessandro Volta (1745-1827) professor de Fsica, compreendeu que a eletricidade no havia sido gerada pelo animal, mas pelos metais diferentes mergulhados no mesmo meio lquido (o corpo animal contm lquido). Em 1795, conseguiu obter eletricidade, mergulhando um pedao de cobre e um de zinco em uma soluo de cido sulfrico, construindo o primeiro gerador eltrico. Para aumentar o efeito do seu gerador, Volta empilhou laminas de cobre e zinco, separadas por panos midos em soluo de cido. Esse dispositivo ficou conhecido como pilha de Volta ou simplesmente pilha (3,4). Devido s reaes qumicas entre os metais e o lquido, o cobre fica com a carga positiva e o zinco fica com carga negativa. De acordo com a antiga teoria do fluido eltrico, havia excesso de fluido no cobre e falta de fluido no zinco. Esse desequilbrio foi chamado de tenso eltrica. O cobre e o zinco foram chamados de plo positivo e plo negativo da pilha.Unindo-se os metais por meio de um fio condutor, estabelece-se uma corrente eltrica. Segundo a teoria do fluido eltrico, o fluido escoa pelo fio, do plo positivo para o plo negativo

1.3 Conceito (Pilha de Daniell)


A pilha de Daniello (tambm chamada de clula de Daniell) uma pilha constituda de eletrodos de cobre e zinco interligados e respectivamente imersos em soluo de Cu+ e Zn+. Foi inventada pelo britnico John Frederic Daniell. As primeiras aplicaes importantes da eletricidade provieram do aperfeioamento das pilhas voltaicas originais pelo cientista e professor ingls John Daniell, em 1836. Pilhas eletroqumicas so sistemas que produzem corrente contnua e baseiamse nas diferentes tendncias para ceder e receber eltrons das espcies qumicas. A pilha de Daniell constituda de uma placa de Zinco (Zn) em uma soluo de ZnSO4 e uma placa de Cobre (Cu) em uma soluo de CuSO4. As duas solues so ligadas por uma ponte salina, ou por uma parede porosa.

1.4 Sentido dos eltrons

Os eltrons circulam do eletrodo de maior potencial de oxidao para o de menor potencial de oxidao. No caso da pilha de Daniell os eltrons vo do zinco para o cobre.

Plos da pilha
Plo positivo o de menor potencial de oxidao Cu. Plo negativo o de maior potencial de oxidao Zn.

Ctodo e nodo
Ctado placa de menor potencial de oxidao Cu. Onde ocorre reduo. nodo placa de maior potencial de oxidao Zn. Onde ocorre oxidao

Variao de massa nas placas


Placa de maior potencial de oxidao diminui Zn.

Placa de menor potencial de oxidao aumenta Cu.

1.5 Equao global da pilha


Zn(s) + Cu(aq)+2 Zn(aq)+2 + Cu A pilha de Daniell representada pela seguinte notao:
Zn/Zn2+//Cu2+/Cu nodo Ponte Salina ( // ) Ctodo

Ponte salina
A parede porosa (de porcelana, por exemplo) tem por funo manter constante a concentrao de ons positivos e negativos, durante o funcionamento da pilha. Ela permite a passagem de ctions em excesso em direo ao ctodo e tambm a passagem dos nions em direo ao nodo. Atravessando a parede porosa, os ons em constante migrao estabelecem o circuito interno da pilha

1.6 Funcinamento
Em 1836, o qumico ingls John Frederic Daniell (1790-1845) modificou a pilha de Volta, utilizando, ao invs de solues cidas, solues de sais, tornando assim a experincia menos perigosa. A pilha de Daniell funciona a partir de dois eletrodos interligados onde cada eletrodo um sistema constitudo por um metal imerso em uma soluo aquosa de um sal formado pelos ctions desse metal. Daniell percebeu que se fizesse uma interligao entre dois eletrodos de metais diferentes, o metal mais reativo, iria transferir seus eltrons para o ction do metal menos reativo em vez de transferi-los para seus prprios ctions em soluo. Sempre que metais de reatividades diferentes so imersos em solues que contm ons, possvel observar que no sistema se estabelece um circuito eltrico e o sentido da movimentao dos eltrons do metal mais reativo o redutor - para o menos reativo - o oxidante. Como o zinco metlico mais reativo que o cobre, se os eletrodos de zinco e de cobre forem interligados atravs de um fio condutor, o zinco metlico ir

transferir seus eltrons para o ction cobre, Cu2+(aq), em vez de transferi-los para o ction zinco, Zn2+(aq). Deste modo se estabelece uma passagem de corrente eltrica pelo fio condutor que poder ser detectada ao adaptar uma lmpada a este fio e interligarmos os eletrodos.

1.7 Quadro de Comparao (Pilha de Daniell e de Lecanch- Diferena)


A pilha de Leclanch precursora das modernas pilhas Secas de uso to divresificado. Do voltagem de 1.50Volts e so extremamente usadas em lanternas, rdios, gravadores e outros. formada por um cilindro de Zinco metlico que funciona como nodo, separado das demais espcies quimicas presentes na pilha, por um papel poroso. O ctodo e o eletrodo central. Este consiste de grafite coberto por uma camada de dioxido de mangans, carvo em p, w uma pasta mida contendo cloreto de monio e cloreto de Zinco. NB: Esta pilha no so carregaveis. Estrutura Placa Soluo Cilindro Grafite Carvo em P Cloreto de amnio Cloreto de Zinco Pilha de Daniell Zinco/Cobre Cu+ e Zn+ No No No No No Pilha de Laclanch No ---------Sim Sim Sim Sim Sim

1.8 Recomendaes (Construindo uma pilha)


A partir da electroquimica, vamos produzir uma pilha, utilizando como fonte de energia a Batata Reno. A batata um tuberculo comestivl, como muitos sabem, mas tambm uma boa fonte de energia. Elas podem funcionar como pilha e bateria. Ecenssialmente para alimentar um relgio Digital.

Para tal temos de preparar os seguintes materias:

. Uma batata Reno. . Dois fios condutores . Um relgio Digital para se fazer o teste Com os dois fios, fure a batata de cada extremidade, preciso realar que estes devem estar No cobertos de Qualquer insolador nas pontas (Descasque se Houver, ao menos 3cm). De seguida ligue a parte externa do fio ao relgio. Lembre-se, caso no funcionar, mude do sentido. necessrio combinar os polos da nossa Pilha e os do Relgio (Polo + ou -).

1.9 Referncias Bibliogrficas


. 1-Atkins, P.W. Jones, L.L. Principio de Qumica: questionando a vida moderna e o meio ambiente, Ed. Bookman, 2001 . 2-Velleca, R.; Alario, A. Investigando as concepes alternativas dos estudantes sobre eletroqumica. V Encontro Nacional de pesquisa em educao em cincias. www.fc.unesp.br (visita em 17/08/06). . 3-Parada, A. A., Chiqueto, M. J., Fsica. Ed. Scipione, So Paulo, 1985. . 4-Santos, W.L.P.; Souza G. Qumica e Sociedade: Volume nico, So Paulo, Nova Gerao 2005. . 5- Roteiro da Experimentoteca do CDCC USP, eletroqumica.

2.0 Concluso
A partir deste trabalho, pude concluir diversificados conhecimentos acerca da Pilha e sobretudo a Electroquimica. graas a ela, que possivel atravs duma reaco quimica especial, poder se saber se d para gerar energia ou no. Embora a Pilha do Daniell no seja usada actualmente, esta pilha foi muito til, no tempo em quej se precisava de uma fonte de energia confiavl e estavl (1836- O uso da telegrafia aumentava). Tambm pude percrber como so os mecanismos precisos para se ser feita uma Pilha de Daniell, a mais Simples se comparado com as recentes pilhas. A pilha de Leclanch mais moderna e muito mais eficaz, comum e complexa. Todavia rumores (fonte noticiosas) divulgaram que esta por vir uma nova pilha nos tempos a seguirmos. Esta por sua vez ser a mias poderosa de todos os tempos.

You might also like