You are on page 1of 9

CONCURSO PBLICO PARA PESSOAL TCNICO TCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS

Tcnico em Assuntos Educacionais


Pgina 0

CONCURSO PBLICO PARA PESSOAL TCNICO TCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS

LNGUA PORTUGUESA E LEGISLAO GISLAO

4 O predicado da orao o professor ficou felicssimo


com o aluno : a) verbo-explicativo b) verbal c) verbo-nominal d) nominal e) verbo-predicativo

1 Leia o texto abaixo e assinale a direo de sentido que


melhor se adequar: Que peixe esse? Perguntou a moa com afetada admirao.
Foi na cidade de Cururupu, no Maranho. A moa nascera ali mesmo, crescera ali mesmo mas voltara semana passada de uma temporada de um ano, na capital do estado. Ela agora moa de cidade, no conhece mais peixe, nem bicho do mato, nem farinha farinha-depau. Evoluiu.

5 Dadas as oraes:
I. Os candidatos que so sinceros sero classificados. o II. Os candidatos, que so sinceros, sero classificados. a) O emprego da vrgula em II faz restries aos candidatos que sero classificados. b) A orao II tem o mesmo sentido da orao I. c) A orao I afirma que somente os candidatos sinceros sero classificados. d) A orao II afirma que nem todos os candidatos so sinceros. e) A orao I afirma que todos os candidatos so sinceros.

Que peixe esse?


Os homens e as mulheres no responderam nada. Olharam-se uns aos outros com ar de enfado. se
(Ferreira Gullar)

a) a cidade fez a personagem esquecer seu lugar de nascimento. b) a personagem est em desequilbrio com o seu meio. c) a personagem, ao voltar da capital, simula desconhecimento de parte do conjunto da cultura de seu lugar. d) a moa corta com sua coletividade com a anuncia da mesma. e) A moa entende bem de piscicultura.

Sobre o quadrinho abaixo:

2 O homem julga que superior Amaznia, por isso omem


o homem destri a Amaznia,, sem pensar que a Amaznia essencial para a sobrevivncia do homem. A coeso desse texto estar adequadamente estruturada se os termos grifados forem substitudos, respectivamente, por: a) b) c) d) e) ele, sua, ela, ele ele, ela, ela, sua ele, ela, ela, a sua, ela, a, ela ele, a, ela, sua No 1 quadro, aps a saudao, h uma vrgula. Sua funo : a) Separar o vocativo b) Marcar gradao c) Preservar o ritmo da frase d) Marcar a localidade e) Separar o aposto

Dado o trecho que segue, responda ao que se pede: MEMRIAS PSTUMAS DE BRS CUBAS Cresci; e nisso que a famlia no interveio; cresci naturalmente, como crescem as magnlias e os gatos. Talvez os gatos so menos matreiros, e, com certeza, as magnlias so menos inquietas do que eu era na minha infncia. Um poeta dizia que o menino pai do homem. Se isto verdade, vejamos alguns lineamentos do menino. Desde os cinco anos merecera eu a alcunha de menino diabo; e verdadeiramente no era outra coisa; fui dos mais malignos do meu tempo, arguto, indiscreto, traquinas e voluntarioso. (... (...)
(Machado de Assis)

melhor ter um cachorro a chorro amigo a um amigo c cachorro. A palavra cachorro nesse contexto, funciona, respectivamente, como: a) b) c) d) e) substantivo e adjetivo adjetivo e adjetivo adjetivo e substantivo substantivo e substantivo substantivo e advrbio

Em: ...o menino pai do homem A expresso aponta o homem. para o seguinte sentido: a) b) c) d) e) Pgina 1 garoto endiabrado, adulto pacato menino diabo, adulto indeciso criana traquinas, adulto incapaz guri irrequieto, adulto infeliz inquietude infantil, adult condizente adulto

CONCURSO PBLICO PARA PESSOAL TCNICO TCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS

Sua forma de cantar muito parecida a de sua irm. Na expresso grifada nessa frase ocorre: a) acentuao tnica b) somente preposio c) metafonia d) metaplasmos e) crase Conserta-se sapatos e bolsas em geral nesse enunciado, retirado de uma placa, a concordncia do verbo consertar: a) um caso de concordncia ideolgica. b) Est conforme as regras da gramtica normativa. c) No contraria as regras da linguagem formal. d) No est de acordo com a norma culta da lngua portuguesa. e) uma silepse de nmero.

15 direito constitucionalmente assegurado aos


servidores pblicos civis a: a) percepo de proventos integrais na hiptese de aposentadoria compulsria aos 70 (setenta) anos de idade. b) acumulao de aposentadorias, no regime de previdncia de carter contributivo, decorrentes dos cargos acumulveis na forma da Constituio Federal. c) estabilidade aps 3 (trs) anos contados de sua posse em cargo de provimento efetivo em virtude de concurso pblico. d) percepo de subsdio, acrescido de eventuais abonos e gratificaes previstos em lei. e) disponibilidade, com remunerao proporcional ao tempo de servio, na hiptese de perda do cargo em decorrncia de processo de avaliao de desempenho.

10 A regncia nominal correta falhou em:


a) b) c) d) e) Tinha horror salada de alface. O poder era constitudo de grandes lderes. A certeza por v-la animou-a. O tratamento aqui igual para todos. O chefe era liberal com os funcionrios.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS

11 O regime jurdico administrativo, posto em relao


com o direito privado, acarreta a assertiva de que: a) o poder de polcia no interfere nos direitos e nas liberdades individuais. b) os poderes administrativos so insusceptveis de controle judicial. c) o interesse particular sobrepe-se ao da Administrao pblica. d) o interesse pblico sobrepe-se ao dos particulares. e) s Lei pode desconstituir o ato jurdico perfeito e acabado.

16 Na sociedade contempornea, a relao entre


estado, sociedade e educao universitria no Brasil caracterizada, respectivamente: a) A sociedade, pela globalizao econmica e cultural, conduzida pelo paradigma neoliberal. O Estado, pela evoluo do estado de bem-estar social. O ensino superior, pela nfase ao ensino, pesquisa e extenso, norteada pela concepo humanista. b) A sociedade, pela globalizao econmica e cultural, conduzida pelo paradigma neoliberal. O Estado, por priorizar a lgica do mercado na conduo da vida social. O ensino superior pblico, pela presso do modelo societrio capitalista neoliberal. c) A sociedade, pela homogeneidade estrutural e estabilidade temporal, manifestadas constantemente em processo de conciliao social interna e externamente. O Estado, por priorizar a lgica do mercado na conduo da vida social. O ensino superior, pelo estreito relacionamento com as demandas sociais. d) A sociedade, pela globalizao econmica e cultural, conduzida pelo paradigma neoliberal. O Estado, pela evoluo do estado de bem-estar social. O ensino superior pblico, pela presso do modelo societrio capitalista neoliberal. e) A sociedade, pela homogeneidade estrutural e estabilidade temporal manifestadas constantemente em processo de conciliao social interna e externamente. O Estado, pela evoluo do estado de bem-estar social. O ensino superior pblico, pela presso do modelo societrio capitalista neoliberal.

12 Na Administrao Pblica Federal, em termos de


regime jurdico dos seus servidores: a) o estatutrio da Lei 8.112/90 exclusivo das entidades integrantes da Administrao Federal. b) todos so sujeitos ao celetista. c) todos so sujeitos ao estatutrio. d) optativo o celetista ou estatutrio. e) o estatutrio da Lei 8.112/90 est presente nas autarquias da Unio.

13 As contrataes de compras e obras no servio


pblico dependem de prvia licitao, exceto no caso de: a) inexigibilidade. b) publicidade. c) informtica. d) alimentos. e) importaes.

14 O controle afeto ao Tribunal de Contas da Unio


compreende, entre outros, o dos (das): a) partidos polticos. b) gastos municipais em geral. c) admisses de pessoal na Administrao Pblica Federal. d) admisses de pessoal no Servio Pblico em geral. e) obras pblicas em geral. Pgina 2

CONCURSO PBLICO PARA PESSOAL TCNICO TCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS

17 Analise as proposies abaixo, sobre o que marcou a democratizao da universidade, iniciada em 1985, e, em seguida, escolha a opo correta: A origem scio-econmica dos que nela ingressam e pela quantidade destes. II) As caractersticas do processo de formao. III) O carter progressivo ou regressivo do que produzido. IV) O mrito acadmico em suas diversas formas de expresso. I) a) b) c) d) e) Todas esto corretas Somente I e II esto corretas Nenhuma est correta Somente I, II e III esto corretas Somente a IV est correta

20 Numere a segunda coluna de acordo com a primeira e, em seguida, escolha a opo que contm a seqncia correta. Primeira Coluna Segunda Coluna (1) Polticas ( ) o conjunto de programas e pblicas projetos que parte da sociedade prope para a sociedade como um todo, (2) Estado configurando-se em orientao poltica. (3) Governo ( ) a forma pela qual o Estado (4) Educao tenta resolver o problema da transformao duradoura de trabalho no assalariado em (5) Poltica trabalho assalariado. social ( ) o Estado implantando um projeto de governo, atravs de programas, de aes voltadas para setores especficos da sociedade. ( ) uma poltica pblica social, de responsabilidade do Estado, mas no pensada somente por seus organismos. ( ) o conjunto de instituies permanentes, como rgos legislativos, tribunais, exrcito e outras que possibilitam a ao do governo. a) b) c) d) e) 5; 3; 2; 4; 1 2; 5; 1; 4; 3 2; 1; 3; 5; 4 4; 5; 3; 1; 2 3; 5; 1; 4; 2

18 A funo social das instituies de ensino superior no Brasil tem sido a de: a) Ser um rgo de produo, criao e difuso do saber elaborado, contribuindo para a integrao nacional, conseqncia de uma anlise crtica de nossa realidade. b) Ser um rgo articulador da produo do conhecimento em parceria com as instituies polticas, econmicas e culturais, tanto no mbito interno como externo. c) Absoro, aplicao e difuso do saber humano, fruto da atividade intelectual dos grandes centros tcnico-cientficos das naes desenvolvidas. d) Empreender esforos no sentido de mostrar a realidade em que se move a Nao; de propor um abrir de olhos aos responsveis pelos seus destinos. e) Garantir que as camadas sociais se manifestem, os estudantes se agrupem para pensar o que fazer, discutir o seu papel, descobrir o seu caminho, criar uma forma de atuao e interferncia nos nossos destinos. 19 A transformao da universidade brasileira ocorre hoje sob a orientao de dois eixos, so eles: a) Os processos padronizados pela globalizao atravs do Banco Mundial, e aqueles mais no mbito dos valores propostos pela UNESCO. b) A dinmica gerada a partir das posies mais economicistas de tipo neoliberal, e pelos princpios de uma Educao baseada na racionalidade tcnica. c) Os princpios da UNESCO que direcionam contedos do processo, e os do Banco Mundial que encontram na lide econmico-mercantil a forma de realizar aqueles. d) A educao para a paz e o ingresso dos profissionais no mercado de trabalho orientado pelos cnones do capitalismo. e) Os princpios de uma educao crtica e criativa e as diretrizes do Banco Mundial que encontram na lide econmico-mercantil a forma de realizar aqueles.

21 Preencha as lacunas do trecho abaixo e, em seguida escolha a opo que contm a seqncia correta. As reformas educativas levadas a efeito em nosso pas e nos outros pases da Amrica Latina, desde o final da dcada de 1970, tm por objetivo ......................................... e reafirmam o(a) ........................................................ a) Promover o desenvolvimento integral do ser humano e o progresso cientfico e tecnolgico da sociedade o compromisso com a educao holstica e cidad. b) Adequar o sistema educacional ao processo de reestruturao produtiva e aos novos rumos do Estado o compromisso com a educao holstica e cidad. c) Sistematizar e divulgar o conhecimento produzido pela humanidade com o intuito de garantir a evoluo do progresso social o interesse na profissionalizao articulado aos interesses do mercado. d) Adequar o sistema educacional ao processo de reestruturao produtiva e aos novos rumos do Estado a centralidade da formao dos profissionais da educao. e) Promover o desenvolvimento integral do ser humano e o progresso cientfico e tecnolgico da sociedade o interesse na profissionalizao articulado aos interesses do mercado.

Pgina 3

CONCURSO PBLICO PARA PESSOAL TCNICO TCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS

22 O perodo de maior expanso do setor pblico do ensino superior corresponde : a) Dcada de 60 - decorrente do Decreto 16.782-A, norteador da Reforma Rocha Vaz, ento presidente do Conselho Superior de Ensino. b) Dcada de 60 e 70 - por mudanas de carter administrativo e de cunho estrutural reguladas pelas Leis n. 5.530 e 5.540 de 1968. c) Dcada de 30 - pela preocupao do governo com a formao de mo-de-obra necessria ao esforo industrializante do pas. d) Dcada de 80 pela centralizao do sistema superior no pas com a promulgao do Decreto 19.851. Neste decreto, Francisco Campos informa o duplo objetivo do estatuto das Universidades Brasileiras. e) Dcada de 60 e 80 pelo incio da federalizao do ensino superior como resposta governamental a uma enorme demanda por este nvel de ensino. 23 O ensino superior no Brasil nasceu sob a gide: a) De uma viso universitria b) Da integrao entre os diversos setores e servios. c) De institutos isolados e de natureza profissionalizante. d) Do esforo de geraes em torno do preparo intelectual. e) Da iniciativa privada a partir de uma concepo formal de universidade. 24 Sob a inspirao da poltica neoliberal, a grande expanso do setor privado do ensino superior ocorreu ......................, no governo de .................... . O nmero de universidades privadas saltou de 40 para 83; e as pblicas, de 55 para 72. As informaes que complementam a afirmao acima so, respectivamente: a) nos Anos 90 Fernando Henrique b) nos nos 70 Costa e Silva c) nos Anos 90 - Fernando Collor d) nos anos 80 Jos Sarney e) no 1 mandato - Lus Incio da Silva 25 Analise as proposies abaixo, relativas ao que est intimamente associado ao iderio de flexibilizao curricular presente na elaborao das diretrizes curriculares para os cursos de graduao e, em seguida, escolha a opo correta: I. reestruturao produtiva do capitalismo global; II. acumulao flexvel e a flexibilizao do trabalho; III. idia de que s a formao de profissionais dinmicos e adaptveis s rpidas mudanas no mundo do trabalho e s demandas do mercado de trabalho poder responder aos problemas de emprego e de ocupao profissional. a) b) c) d) e) Nenhuma est correta. Somente a I est correta. Somente a III est correta. Somente I e III esto corretas. Todas esto corretas.

26 As diretrizes curriculares que orientam a elaborao dos currculos nos cursos de graduao tm por objetivo: a) Estabelecer uma carga horria mnima de integralizao curricular para os bacharelados em quatro anos, evitando a ampliao do tempo de durao dos cursos. b) Definir duas modalidades bsicas de formao nos bacharelados: os bacharelados acadmicos e os bacharelados profissionalizantes (que incluem as licenciaturas). c) Proporcionar atividades prticas, distintas dos estgios tradicionais, que podem ser contabilizadas na creditao do curso. d) Servir de referncia para as IES na organizao de seus programas de formao, permitindo uma flexibilidade na construo dos currculos plenos. e) Distinguir na formao do licenciado a rea bsica para o Magistrio das Sries Iniciais do Ensino Fundamental. 27 Nas Diretrizes Curriculares para a graduao, a formao de nvel superior passa a ser visualizada como: a) A formao integral, na perspectiva holstica, a qual considera o aprendente como sujeito de sua histria, e valorizar a ampliao da homogeneidade em relao base tcnicocientfica. b) Um processo contnuo, autnomo e permanente, com uma slida formao bsica e uma formao profissional fundamentada na competncia terico-prtica. c) A formao inicial marcada por excessiva rigidez que advm da fixao detalhada de mnimos curriculares sem considerar a existncia de diferenas na formao. d) A formao inicial com caractersticas profissionalizantes padronizadas segundo as demandas sociais mais abrangentes. Logo, os contedos bsicos sero aqueles caracterizadores da rea. e) Um processo com terminalidade definida, garantidor do desenvolvimento das habilidades e competncias demandadas da realidade social. 28 Para a compreenso de Currculo como o percurso que leva aquisio de conhecimentos que possam fazer do indivduo submetido a ele um profissional que domina sua rea e est apto a exercer funes na mesma (MOREIRA & SILVA, 2000), pode-se afirmar que: a) Resguarda uma perspectiva de formao contextualizada, a qual extrapola as exigncias do mercado e favorece o respeito aos direitos dos cidados, sem que se coloquem como marginalizados do sistema capitalista. b) As diferentes ideologias esto contempladas e os cidados passam a ter direitos igualdade e diferena, garantindo um ensino propedutico e disciplinar, voltado formao integral. c) As diferentes vises de mundo so levadas em considerao e respeitadas, bem como a integralidade do ser humano, garantindo que a estrutura social existente permanea inerte.

Pgina 4

CONCURSO PBLICO PARA PESSOAL TCNICO TCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS

d) A cultura no deve ser transmitida como um produto acabado, mas sim como um espao para constante construo, respeitando os diferentes movimentos sociais. e) Constitui-se em um dos principais dispositivos atravs dos quais a classe dominante impe seus pensamentos, garantindo que a estrutura social existente permanea inerte. 29 As duas principais perspectivas que fundamentam a avaliao da educao superior brasileira so, respectivamente: a) b) c) d) e) Positivista e holstica Democrtica e etnogrfica Qualitativa e fenomenolgica Naturalista e participativa Racional e tecnocrtica

III) Desenvolvimento das capacidades de leitura e interpretao do texto e da realidade, comunicao, anlise, sntese, crtica, criao e trabalho em equipe. IV) Organizao de situaes de aprendizagem em que as interaes entre aluno e conhecimento se estabeleam de modo a promover o trnsito do senso comum para o comportamento cientfico. a) b) c) d) e) Somente a I e a IV esto corretas Somente a I est correta Todas esto corretas Nenhuma est correta Somente a II est correta

32 As bases da reforma para formao de professores, configuradas no incio do sculo XXI, assentam-se: a) Em conhecimentos disciplinares e cientficos, como os institudos pela face racionalista do projeto burgus, a partir dos princpios iluministas, distanciando-se da formao segundo a prtica, reflexo na prtica e de aquisio de competncias. b) Nos pressupostos neoliberais, no compromisso com os interesses do capital, com o recuo da cincia, da crtica e de uma perspectiva de mudana da atual ordem social e da sua diviso social do trabalho. c) Em princpios da cincia, que pode ou no ser posta a servio da acumulao de capital, da racionalidade iluminista, que pode tambm ser posta ou no a servio de projetos societrios burgueses. d) Em uma viso e procedimentos que se reportam a teorias crticas e ao indivduo concreto para combater a viso e a prtica educativa instrumental pela tomada da conscincia individual. e) Em mais um conjunto de conhecimentos prvios, em cuja matriz ideolgica se inscreve o movimento que antecede a modernidade, no qual repousam os conhecimentos disciplinares e cientficos em curso a partir dos princpios iluministas. 33 A Universidade situada no complexo mundo atual tem quatro responsabilidades especficas, segundo Connel (2000), so elas: a) Ensino, extenso, pesquisa e internacionalizao b) Ensino, extenso, pesquisa e documentao c) Rede virtual de informao, ensino, pesquisa e extenso d) Crtica, internacionalizao, ensino e pesquisa e) Documentao, rede virtual de informao, inovao e crtica 34 Os primeiros cursos superiores para formao de professores surgiram no Brasil nos anos 30, resultantes da: a) regulamentao do preparo de docentes para a escola primria. b) regulamentao do preparo de docentes para a escola primria e secundria.

30 As demandas de formao de professores no Brasil respondem a duas configuraes, segundo Kuenzer (1999), originadas, respectivamente: a) Nas diferentes posies que so assumidas em relao aos projetos apresentados pelo grupo que ocupa o poder a partir de determinada correlao de foras, e nas propostas apresentadas pelas organizaes representativas da classe dos professores. b) Nas manifestaes dos professores atravs das propostas apresentadas pelas organizaes representativas da classe, e nos diversos ramos da cincia que deram origem a propostas curriculares. c) Nas manifestaes dos professores e nas diferentes posies que so assumidas em relao aos projetos apresentados pelo grupo que ocupa o poder a partir de determinada correlao de foras. d) Nas mudanas ocorridas no mundo do trabalho e nas relaes sociais, bem como nas diferentes posies que so assumidas em relao aos projetos apresentados pelo grupo que ocupa o poder a partir de determinada correlao de foras. e) Nas diferentes posies explicitadas e consensuadas entre os profissionais e suas representaes, entre estas e o governo, e nas ideologias assumidas com base em slida fundamentao acadmica, a qual incorpora o conhecimento historicamente acumulado. 31 Analise as proposies abaixo, com relao s implicaes que traz para a formao do professor a mudana de eixo que ocorre na passagem do taylorismo/fordismo para as novas formas de organizao e gesto dos processos sociais e produtivos, no que se refere relao entre homem e conhecimento e, em seguida, indique a opo correta: I) Desenvolvimento da competncia para suprir, em uma escola precarizada, com condies de trabalho cada vez piores, as deficincias culturais e cognitivas decorrentes da origem de classe da maioria dos alunos. II) Apropriao de conhecimento scio-histrico e cientfico-tecnolgico que garanta a escolha dos contedos e formas metodolgicas que permitam intervir na realidade, criando novos conhecimentos.

Pgina 5

CONCURSO PBLICO PARA PESSOAL TCNICO TCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS

c) regulamentao do preparo de docentes para a escola secundria. d) regulamentao do preparo de docentes para o ensino superior. e) regulamentao do preparo de docentes para todos os nveis de ensino. 35 A prioridade dada formao de professores na universidade evidenciou, segundo Candau (1987), uma preocupao maior com a funo de: a) articulao entre o ensino, a extenso e a pesquisa b) articulao entre ensino e servio c) oportunizar a formao de profissionais, mas sem limitar-se a ela d) formao profissional em detrimento da formao acadmica e) reverso da pobreza e da violncia

38 Para Ristoff (1997), o Programa de Avaliao Institucional das Universidades Brasileiras PAIUB busca uma forma de avaliao que possa fazer justia ao carter singular do mundo acadmico, um espao pblico e livre, reservado ao permanente avano da arte e da cincia. As suas fases de desenvolvimento nas universidades so, respectivamente: a) planejamento oramentrio, avaliao interna e reavaliao. b) avaliao interna, avaliao externa e reavaliao. c) avaliao externa, sistematizao e discusso dos dados. d) globalidade, comparabilidade e respeito identidade institucional. e) diagnstico institucional, eficincia e desempenho. 39 Assinale a alternativa que corresponde a duas caractersticas do Programa Universidade para Todos PROUNI, criado pelo governo federal em 2004. a) voltado aos egressos da rede pblica aprovados por mdia em suas escolas de origem, e tem por finalidade a garantia de crdito educativo aos estudantes de baixa renda. b) Foi institucionalizado pela Lei n 11.096, em 13 de janeiro de 2005, e voltado aos egressos da rede pblica aprovados por mdia em suas escolas de origem. c) voltado aos egressos da rede pblica aprovados por mdia em suas escolas de origem, e tem como finalidade a concesso de bolsas de estudo integrais e parciais. d) Os candidatos so selecionados pelas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Mdio, e tem por finalidade a garantia de crdito educativo aos estudantes de baixa renda. e) Tem como finalidade a concesso de bolsas de estudo integrais e parciais e foi institucionalizado pela Lei n 11.096, em 13 de janeiro de 2005. 40 Segundo o Decreto N 5.773, de 9 de maio de 2006, em seu Art. 2, o sistema federal de ensino superior compreende: a) As instituies federais de educao superior, setores polticos, fundos de investimento e as instituies de educao superior criadas e mantidas pela iniciativa privada. b) As instituies federais de educao superior, os organismos de financiamento, setores polticos, comisses parlamentares e os rgos federais de educao superior. c) As instituies federais de educao superior, as instituies de educao superior criadas e mantidas pela iniciativa privada e os rgos federais de educao superior. d) As instituies federais de educao superior, as instituies estaduais de educao superior, comisses parlamentares, setores sociais e os rgos federais de educao superior. e) As instituies federais de educao superior, comisses parlamentares, organismos de financiamento, setores particulares e os rgos federais de educao superior.

36 Os fatos que marcam a institucionalizao dos programas de formao de professores a distncia como poltica pblica de formao so os seguintes: a) A criao do Programa Pr-licenciatura, em 2005, e da Universidade Aberta do Brasil (UAB), pelo Decreto n. 5.800/06. b) A natureza das polticas compensatrias, e os resultados da avaliao do trabalho docente apresentados pelos processos avaliativos implementados pelo INEP. c) A demanda por formao superior resultante do plano nacional de educao, e o grande nmero de professores leigos atuando na rede pblica de ensino. d) A aprovao das Diretrizes Curriculares para formao de professores, e normatizao das diretrizes para a carreira, pelo Conselho Nacional de Educao. e) A aprovao do Fundo de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica e de Valorizao dos Profissionais da Educao (FUNDEF), e do Plano Nacional de Educao. 37 A perspectiva de formao de professores a distncia, para contrapor-se ao modelo recomendado pelos organismos internacionais, necessita: a) De implementar dimenses diferenciadas de profissionalizao e aprimoramento para a formao das novas geraes. b) Institucionalizar programas de formao inicial e continuada, bem como o desenvolvimento de metodologias educacionais inovadoras. c) Privilegiar a formao inicial em servio, ancorada na epistemologia da prtica e na lgica das competncias. d) Atender massivamente demanda emergente por formao, com custos reduzidos em programas de carter continuado e compensatrio. e) De uma abordagem scio-crtica, de carter geral, cientfico e multifacetado, que situe a formao no campo das lutas histricas.

Pgina 6

CONCURSO PBLICO PARA PESSOAL TCNICO TCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS

41 Criado pela Lei N 10.861, de abril de 2004, o Sistema Nacional de Avaliao da Educao Superior (Sinaes) formado pelos seguintes componentes: a) as instituies, os cursos e o desempenho dos estudantes. b) os cursos, o desempenho dos estudantes e os docentes. c) os docentes, as condies de trabalho e os cursos em processo. d) o desempenho dos estudantes e os cursos em processo. e) as comisses de avaliao e os instrumentos avaliativos. 42 O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) aplicado para estudantes dos cursos superiores que sejam: a) ingressantes e reprovados do curso avaliao. b) intermedirios e concluintes do curso avaliao. c) ingressantes e intermedirios do curso avaliao. d) ingressantes e concluintes do curso avaliao. e) concluintes e faltosos do curso sob avaliao. sob sob sob sob

II) Verificar a articulao entre PDI, Projeto Pedaggico de Curso - PPC, currculo, vocao institucional e insero regional; III) Analisar a aderncia s Diretrizes Curriculares Nacionais DCNs. a) b) c) d) e) Nenhuma est correta Somente a I est correta Somente a III est correta Somente a I e a III esto corretas Todas esto corretas

46 O trabalho na vertente histrico-cultural fundamentase na articulao dos homens entre si para transformarem a natureza em prol de suas necessidades. Neste sentido, o trabalho pedaggico deve se constituir como: a) uma atividade terica de compreenso cientfica do presente e desejo de futuro (utopia), bem como uma atividade prtica de transformao da realidade. b) uma atividade de carter pragmtico voltada realizao de tarefas de forma assistemtica e direcionadas transformao da natureza humana idealizadora. c) uma atividade terica de apropriao de conceitos, cuja potencialidade est restrita a uma concepo de homem, sociedade e educao baseada no behaviorismo. d) uma atividade denominada de prxis educativa com compromisso voltado manuteno do status quo dos indivduos de forma individual e crescente. e) uma atividade terica de emancipao dos indivduos, levando em considerao a eficcia e eficincia da produtividade humana de forma acrtica. 47 A gesto do trabalho pedaggico no ensino superior materializa-se na trade ensino-pesquisa-extenso. Escolha a opo que indica o que Moraes (2001) defende em relao a este trip: a) o ensino deve ser organizado de forma a atender as peculiaridades do projeto poltico-pedaggico articulado com as linhas de financiamento dos recursos pblicos destinados rea da educao superior. b) a pesquisa deve estar voltada para o desenvolvimento do pensamento crtico dos estudantes numa perspectiva crticotransformadora de fortalecimento do paradigma conservador do conhecimento. c) a indissociabilidade do ensino-pesquisa-extenso necessita ser atualizada de acordo com os princpios do Banco Mundial, sob pena de a Universidade ficar deriva das transformaes cientficas. d) a extenso deve ser entendida, precisamente, como extenso de pesquisa e ensino. No o contrrio: devemos vigiar para que a pesquisa e o ensino no se transformem em uma extenso de servios e convnios. e) o ensino, pesquisa e extenso so atividades constitutivas do ensino superior que devem ser realizadas de forma individualizada e requeridas em todos os semestres do curso de graduao pelos estudantes.

43 No Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), os estudantes so avaliados quanto:

a) aos contedos conceituais, s competncias b) c) d) e)


bsicas e ao domnio provisrio da rea de conhecimento. s competncias profissionais, ao conhecimento clssico e s potencialidades artsticas. ao potencial de aprendizagem, ao domnio da rea e s competncias profissionais. s capacidades cognitivas, memorizao do conhecimento e s competncias emocionais. ao conhecimento tecnicista, ao domnio da rea e s competncias profissionais de reas afins.

44 Para Dias Sobrinho (2002), no modelo de avaliao desenvolvido na Ps-Graduao do Brasil prevalece: a) a concepo crtico-transformadora de base qualitativa. b) a concepo produtivista e metodologia quantitativista. c) a concepo positivista e metodologia de carter crtico. d) a concepo qualitativa de cunho racional e inteligvel. e) a concepo transformadora da realidade presente. 45 Analise as proposies abaixo, sobre os objetivos da avaliao dos cursos de graduao Segundo Brito (2008) e, em seguida, escolha a opo correta: I) Identificar as condies de ensino oferecidas aos estudantes, em especial, as relativas organizao didtico-pedaggica, corpo social e instalaes fsicas;

Pgina 7

CONCURSO PBLICO PARA PESSOAL TCNICO TCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS

48 O projeto poltico-pedaggico , pois, um instrumento de ao poltica imprescindvel, para que uma instituio educacional consiga desempenhar sua funo social. Para Veiga (2000) e Barbier (1996), ele : a) uma antecipao, e como o significado do prprio vocbulo sugere, um esquivar-se para o futuro, ter uma viso prvia do que vai ser vivenciado para se planejar as aes. b) uma antecipao, e como o significado do prprio vocbulo sugere, um lanar-se para frente, para o futuro, ter uma viso prvia, sem confundi-la com uma pura previso. c) uma antecipao, e como o significado do prprio vocbulo sugere, um lanar-se para frente, para o futuro, ter uma viso prvia, limitada s aes de forma sensata. d) uma antecipao, e como o significado do prprio vocbulo sugere, um lanar-se para frente, sem preocupar-se com o futuro, pois as aes a serem planejadas so voltadas ao presente. e) uma antecipao, e como o significado do prprio vocbulo sugere, um lanar-se para frente, para o futuro, ter a utopia da realizao de aes com base nas decises inusitadas. 49 O Projeto Poltico-Pedaggico dos Cursos de graduao deve ser construdo de modo a contemplar o conjunto de diretrizes organizacionais e operacionais que expressam e orientam a prtica pedaggica dos cursos. Nesse sentido, qual a alternativa que corresponde a essa construo? a) A estrutura curricular, o desenho das provas, as ementas, os recursos didticos. b) As ementas, o desenho das provas, a bibliografia, o perfil de entrada dos candidatos. c) A bibliografia, as ementas, a estrutura curricular, o perfil profissional dos concluintes. d) O desenho das provas, a bibliografia, as ementas, a estrutura curricular, os recursos didticos. e) O perfil profissional dos concluintes, o desenho das provas, as ementas, a estrutura curricular. 50 A relao entre o sujeito e o coletivo no Projeto Pedaggico, segundo Sousa (2001): a) No se constri no vazio, mas luz de condicionantes sociais, ticos e polticos. b) construda tendo por foco o sistema de avaliao realizado na universidade. c) Favorece a indissociabilidade entre as aes do ensino, pesquisa e extenso. d) determinada pelo paradigma social vigente, manifesto nas demandas por formao. e) Discute as competncias profissionais e define o perfil do egresso.

Pgina 8

You might also like