You are on page 1of 2

POMBO-CORREIO: ELE VOA MAS VOLTA

Voc abre a porta do viveiro, ele sai voando. Voc o chama, ele volta. E no preciso trein-lo para isso. Emoes exclusivas, eis o que os Pombos-correio podem proporcionar a quem os cria. Por serem pouco conhecidos, raro algum pensar nele como animais de estimao. Porm so muito mansos, se afeioam facilmente a ns. Sobem em nossas mos, nos ombros, arrulham ao nosso redor, demonstrando docilidade e confiana. A caracterstica de, quando soltos, sarem voando para depois retornarem ao viveiro, d criao um toque muito especial. Principalmente para quem, tendo aves em cativeiro, gostaria de v-las em liberdade e ao, mesmo tempo, desfrutar de seu convvio.

SEMPRE VOLTAM
Cercado de casas e edifcios, em sua casa no bairro do Alto da Boa Vista, Joo Damberg, do Pombal Damberg, em So Paulo - SP, tem mais de 400 exemplares em 10 viveiros. Ele assiste diariamente (junto com os vizinhos mais atentos) a um espetculo maravilhoso. De manh e tarde Damberg costuma abrir as portas dos viveiros. Os Pombos saem e levantam vo. Formam um agrupamento no cu movendo-se em crculos, variando as alturas. Muitas vezes, ao chegarem em determinado ponto, seguem em linha reta e desaparecem no horizonte. Voltam cerca de uma hora depois. Se esto no campo visual de Damberg, um assobio dele basta para que retornem e, um aps o outro, entrem no compartimento onde vivem. Termina assim um ritual comum para quem tem Pombos-correio, mesmo que seja apenas um nico exemplar. Eles sempre voltam ao local onde nasceram (ou foram levados quando recm-sados do ninho) mesmo que no assobiemos ou apitemos, demorando neste caso at duas horas para regressar. Atender ao chamado aprendido por condicionamento. "Quando os alimento, assobio para cham-los. Em apenas 3 dias eles associam este som comida", explica Damberg.

UTILIDADES
O Pombo-correio resistente. Pode voar distncias de 800 quilmetros por dia. Veloz, voa a 84 km/h chegando a atingir at 108 km/h. Por essas qualidades e confiabilidade de seus vos, os Pombos-correio so usados at hoje para ajudar em certas atividades especficas. Por exemplo, na Frana e Inglaterra so criados em laboratrios de anlises clnicas e depois levados a hospitais, onde aguardam misses de emergncia. Transportam sangue e hemoglobina em cpsulas presas nos ps ou em bolsas amarradas no ventre. So a alternativa mais rpida e econmica para esses exames urgentes. Devido sua viso de 360 graus, os EUA os usam para achar nufragos. Ficam em um helicptero, numa caixa transparente em posio estratgica. Percebem logo quando h algum perdido no mar e sinalizam batendo com o bico num pino, atitude aprendida por condicionamento.

ESPORTE
Uma opo para quem cria Pombos-correio participar das competies de velocidade organizadas pelo clubes especializados. uma atividade ao ar livre, que proporciona lazer e passeios. Cada criador, para competir, leva seus pombos a locais distantes do criadouro, para onde eles voltaro, sendo medido o tempo em que fazem o percurso. Como estas aves conseguem achar o caminho de volta ainda no se sabe. Acredita-se que marcam o ponto inicial da rota (durante seus crculos no ar) atravs de ondas eletromagnticas. Orientando-se por estas mesmas ondas, prosseguem em linha reta. Sabe-se que de olhos vendados conseguem tambm localizar este ponto, mas tm dificuldade de se

orientar quando se cria um campo magntico atravs de um im colocado em suas costas. Com todas as suas qualidades, estas aves continuam atraindo o interesse de quem as conhece, fazendo com que sua criao se perpetue atravs do tempo.

DICAS DE COMPRA
Idade ideal do pombo: de 28 a 40 dias de vida, para ele aprender a voar quando j estiver com voc. Assim, quando o soltar, voltar para voc. Outra opo comprar um casal de reprodutores (ou obter emprestado) e esperar os filhotes nascerem. Onde comprar: procure criadores idneos indicados por clube especializado. Onde informar-se sobre clubes e criadores: Federao Columbfila Brasileira, tel. (031)286.2779/291.7420, Belo Horizonte, MG. Vida mdia: 15 anos, mas podem chegar aos 20. Reportagem: Carmen Foto: Luiz Prop: Willian Mazza Lessa Olivieri. Texto: Henrique Marcos Pennacchi Mendes

You might also like