You are on page 1of 12

FTC FACULDADE DE TECNOLOGIA E CINCIAS SAUDE DA MULHER 2009.

.2 ASSISTNCIA AO PARTO NORMAL Definio de trabalho de parto: o processo fisiolgico no qual o tero gravdico, aps contraes, expulsa um feto com idade gestacional superior a 20 semanas. Definio de trabalho de parto verdadeiro e critrios de admisso: A paciente ao ingressar na emergncia com suspeita de trabalho de parto deve ser examinada pesquisando-se os seguintes sinais: a) Queixa de clica, coincidente com todas as contraes uterinas; b) eliminao de muco cervical c/ raios de sangue ou lquido amnitico; c) alteraes de colo uterino (dilatao e apagamento). OBSERVAES TRABALHO DE PARTO VERDADEIRO Regulares Decrescent e Aumento gradativo Aumento gradativo Dilatao e apagamento progressivo Descida progressiva Fixo nas contraes Costas e abdome Contraes FALSO TRABALHO DE PARTO Irregulares (Braxton Hicks) Inalterado Inalterado Inalterado Inalterado Sem alterao ou retrocesso nas contraes Apenas no abdome Contraes
1

Contraes Intervalo Durao Intensidade Alteraes cervicais

Plo apresentado Localizao da dor Efeitos da

sedao

persistem

desaparecem

As pacientes de risco devem ser admitidas independentes de estarem ou no em trabalho de parto. INVESTIGAR: Antecedentes obsttricos: Gesta; Para; Aborto; filhos vivos; tipo e complicaes em partos anteriores, intervalo interpartal. Calcular a DPP com a regra de Nagele ou modificada: soma-se 07 ao primeiro dia da DUM e diminui-se 03 ao ms. Se a soma do dia do ms ultrapassar 30 colocar o excedente no espao reservado ao dia e somar (+1) ao ms da DUM. Finalmente, se o ms for menor do que 03 bastam somar 09 para obter o ms provvel de parto. PREPARO DA PARTURIENTE Aps decidido o internamento, com diagnstico firmado de trabalho de parto ativo, a paciente deve ser encaminhada para realizar: Controle de sinais vitais maternos: no momento da admisso e a cada 60 minutos. indispensvel verificao e anotao da P.A. Ter o cuidado para no aferir P.A na vigncia da contrao. Temperatura e pulso no devem ser esquecidos, principalmente em pacientes com histria de bolsa rota. Puno venosa e infuso de lquidos: recomendado o uso de fluidos endovenosos somente naquelas que tiverem partos prolongados ou que necessitarem de uso de medicao endovenosa. Enteroclisma Direcionado apenas para situaes em que a cliente deseja ou cause um maior benefcio; Tricotomia pubiana opcional se a cliente desejar (incluir tricotomia abdominal em caso de indicao de cesariana). Banho geral. Vestes apropriadas (chambre). Encaminhamento para o centro obsttrico, quando em trabalho de parto ativo. Dieta leve ( chs, sucos, sopas sem excessos).

POSTURA DA PACIENTE NO PR PARTO


2

Repouso: A paciente permanecer na posio que sentir-se mais confortvel, caso decida ficar em repouso no leito recomendado a posio em D.L.E. recebendo massagens a cargo do servio de enfermagem. Nesta posio teremos aumento da intensidade e diminuio da freqncia das contraes uterinas. Dependendo do caso pode ser orientado a deambulao, pois ajuda a intensificar as contraes. Orientar sobre Jejum: as pacientes devem ser mantidas em jejum leve durante o perodo, uma vez que sempre pode haver a necessidade de procedimentos que envolvam anestesia, com seu possvel risco de aspirao do contedo gstrico. Exame Fsico da parturiente: Realizar exame fsico completo e registrar no pronturio. Verificar o aspecto do LA: C -claro, M- meconial, Claro c/grumos - C.c / Gr S= sanguinolento claro s/ grumos - C.s / Gr. Avaliao fetal: deve ser feita pela ausculta intermitente dos batimentos cardacos fetais a cada 30 minutos com sonar Doppler ou estetoscpio de Pinard. A ausculta deve ser feita principalmente durante e logo aps as contraes com o objetivo de detectar possveis desaceleraes. ESTTICA FETAL Compe-se de situao fetal, apresentao, posio e variedade de posio. Atitude do feto no tero: Fletida ou defletida Situao fetal: Relao entre os eixos longitudinal fetal e uterino (longitudinal materno). Pode ser longitudinal ou transverso. Apresentao fetal: Ceflica (mais comum) Plvica; Crmica; Posio de fetal: Relao do dorso fetal com a me Dorso direita ou esquerda. MANOBRA DE PALPAO Tem a finalidade de identificar a apresentao e a situao fetal, ou seja, o plo ceflico (corpo volumoso de superfcie regular, resistente e irredutvel), o plo plvico ( um corpo mais volumoso, superfcie irregular, resistente, mas redutvel) e o dorso (superfcie resistente, contnua, plana no sentido longitudinal).
3

1o tempo: explorar o fundo uterino com ambas as mos espalmadas, procurando identificar o plo fetal; 2o tempo: investigar o lado materno em que se encontra o dorso fetal, tambm, com as mos espalmadas ao longo da abdmen da mulher; 3o tempo: procurar apreender com uma das mos o plo que se encontra na escava e verificar sua mobilidade; 4o tempo: o profissional deve estar de costas para a mulher, investigando a escava para identificar o plo, com as mos espalmadas. Geralmente, o feto est em situao longitudinal (o maior eixo fetal coincide com

o eixo longitudinal do tero). Contratilidade uterina: Fora que direciona a expulso do feto. As contraes so percebidas pela palpao abdominal se estiverem entre 10 e 30 mmHg. Manejo ativo do TP: As medidas que compem o manejo ativo so: Toques vaginais a cada hora nas primeiras trs horas, e a cada 2 horas no perodo subseqente; 1 toque feito 1 hora aps a admisso. Realizao da aminiotomia quando indicada apenas quando a dilatao alcanar 6 cm. 2 toque feito 1 hora aps amniotomia. Se no houver progresso significativa de pelo menos 1 cm, iniciar com uso de ocitocina. Verificao da Dinmica uterina DU. Consiste na contagem do nmero de vezes que ocorrem contraes no perodo de 10 minutos, cada contrao dever ser monitorada quanto a sua durao em segundos. Ex.: DU= 3em 10 durao de 20-25-32s
4

Significa que a Dinmica uterina tem 3 contraes em 10 minutos que a primeira durou 20segundos a segunda 25 segundos e a terceira 32 segundos. Uso de ocitocina: diluir em soro glicosado; utilizar com equipo comum; durante o uso, avaliar constantemente a DU (dinmica uterina) e a freqncia cardaca fetal. ESTUDO DA PELVE A pelve se divide em grande e pequena pelve, sendo a grande pelve continuao do abdome ou pelve falsa e a pequena pelve a pelve verdadeira, pois contm os rgos plvicos. As pelves podem ser, de acordo com a forma do estreito superior, ginecide, platipelide, antropide e andride (a facilidade de parir diminui da forma ginecide para a forma andride). INDUO DO PARTO O mtodo de induo mais utilizado em nosso meio a ocitocina e amniotomia (s usada quando o colo maduro e h apresentaes inusitadas, porm pode complicar com infeco se o tempo entre a induo e o incio do parto for longo). Prestar ateno, pois a ampola de ocitocina pode estar adulterada, no funcionando. Desproporo cefalo-plvica, gestaes mltiplas, apresentaes anmalas, cirurgias anteriores no miomtrio e multiparidade so contra-indicaes induo do parto.

MECANISMO DE PARTO O ovide fetal, composto do ovide ceflico e do ovide crmico (tronco e membros) precisa passar pelo canal do parto, estreito, para nascer. O ovide reduz seus dimetros para facilitar este trabalho, formando os movimentos que compem o mecanismo de parto. A esttica fetal mais comum a longitudinal, ceflica fletida e occipital esquerda anterior. Os prximos passos descrevem o mecanismo de parto desta esttica: Insinuao: Passagem da maior circunferncia no redutvel (distncia biparietal) pelo estreito superior. O ovide ceflico entra no estreito superior com a cabea fletida. Descida e Rotao interna: A cabea migra at as proximidades do assoalho plvico e roda internamente por contraes do diafragma plvico.
5

A cintura escapular passa pelo estreito superior, os ombros se acotovelam e a cintura escapular roda obliquamente para diminuir seu dimetro.

Rotao externa e expulso: Quando a cabea termina de rodar, se estende, tocando o occipcio com a borda pbica do estreito inferior, e pressiona esta borda pbica, auxiliando a expulso. A cabea roda externamente para voltar posio perpendicular ao eixo da me - restituio. A cintura plvica roda internamente pelo diafragma plvico, tambm estando perpendicular ao eixo da me. A criana faz flexo lateral do tronco para o ombro posterior atravessar o estreito inferior e poder finalmente nascer. FASES DO TP Fase da dilatao:

Termina quando o colo est apagado e h dilatao de 10 cm. H dores uterinas pelas contraes, geralmente referidas no hipogstrio e regio sacra. Pode haver rotura da membrana amnitica, com sada dos lquidos ovulares. Deve-se induzir a paciente a se higienizar e esclarecer todas as informaes e duvidas da paciente e se pode ter acompanhante. O apagamento e a dilatao so percebidos pelo toque vaginal, aps adequada anti-sepsia da regio vulvo-perineal. Pelo toque, tambm se observa a bolsa de guas e a esttica fetal, assim como a flexo. Aps retirar o dedo, devem-se verificar as secrees que tingiram a luva. Deve-se ver tambm a altura da apresentao fetal durante o parto. Se estiver no plano das espinhas isquiticas, esta insinuada. Mas pode estar acima deste plano (alta) ou abaixo (baixa). S se rompe deliberadamente a membrana amnitica quando h necessidade precisa de se encurtar o parto. Lquido amnitico tinto de mecnio indica sofrimento fetal atual ou anterior. Devem-se auscultar os batimentos cardacos fetais pelo sonardppler para identificar vitalidade do feto (em torno de 140 bpm). Quando se usa ocitocina, cuidado para no ultrapassar 4 contraes /10 min. e 50 a 60 segundos de contrao para no9 causar sofrimento fetal.

Fase de expulso:
6

Termina na sada do feto. As metrossstoles ocorrem sincronicamente s contraes dos mm. abdominais e do diafragma (puxos), que lembram evacuao ou mico penosos. As contraes uterinas ocorrem mais intensas e mais freqentes (at 5/10 min.). A parturiente imobiliza o trax, firma os braos em pontos de apoio, interrompe a respirao e abaixa o diafragma e contrai fortemente a musculatura abdominal para auxiliar a expulso. Pode haver expulso acidental de fezes ou urina. Aps a nascer o plo ceflico, deve-se desenrolar ou cortar o cordo umbilical se estiver apertando o pescoo da criana (circular de cordo).

Secundamento (3 fase do parto): Descolamento, descida e expulso da placenta (dequitao).

O miomtrio se contrai indolorosamente aps o parto e estas contraes fazem descolar a placenta do tero. O endomtrio (camada decdua) embaixo da placenta tambm se descola. um processo mais fcil do que se pensa, pois ela esta s justaposta ao tero, no aderida. A sua face justaposta parede uterina vermelha, mas s contem sangue fetal. Mecanismo de Baudelocque-Schultze quando a hemorragia retro placentria sai depois da placenta e face fetal (azul e com muitos vasos) placentria aparece primeiro. Indica que a placenta estava colocada no fundo do tero. Mecanismo de Baudelocque-Duncan quando a hemorragia retro placentria sai antes da placenta e face uterina (vermelha) placentria aparece primeiro. Indica que a placenta estava colocada na parede lateral do tero. O tero se contrai fortemente (globo de segurana de Pinnard) aps expulsar a placenta para evitar a hemorragia causada pelo descolamento da placenta. Deve-se medir a altura do tero em relao ao abdome, pois pode representar patologia.

4 perodo ou Perodo de Greenberg1 hora aps o parto: Ps-parto imediato (1 ao 10 dia):

Do 1 ao 10 dia, as contraes uterinas continuam s vezes dolorosas, para manter a hemostasia. As contraes so mais pronunciadas quando o beb mama. O tero est a 12 cm do osso pbico em 24 horas.
7

Ps-parto tardio (10 ao 45 dia):

O tero continua a regredir at 6 semanas (j rgo plvico neste momento). ALGUNS TERMOS INSTRUMENTO QUE ROMPE A BOLSA DAS GUAS ARTIFICIALMENTE, GERALMENTE DESCARTVEL MAIS EXISTE TAMBM O DE INOX. Batimento Cardio-fetal medido em freqncia de minutos. Bolsa Rota Bolsa rota artificialmente Manobra que consiste em colocar o dedo indicador na boca do feto quando este est plvico e em para manter a atitude fletida. Tipo de contrao comum de leve intensidade que so sentidas durante a gestao por conta da adaptao e acomodao do tero O nmero de vezes que o cordo umbilical circula o pescoo do feto. O mesmo que esvaecido

AMNIOTOMO

BCF BR BRA BRACHT

BRAXTONHICKS

CIRCULAR CERVICAL COLO APAGADO COLO Colo afinando ESVAECIDO CREDETIZAO Aplicao do preparado de nitrato de prata nos olhos e genitlia do beb feminino para preveno da oftalmia ou infeco gonoccica. DEQUITAO o delivramento, ou seja, a sada da placenta. DILATAO Quando o colo alcana 10 cm de TOTAL dimetro. DLE Posio de repouso indicada para a parturiente Decbito lateral Esquerdo. DPP Data prevista para o parta DU Dinmica uterina: contada a freqncia de quantas contraes ocorrem em 10minutos e sua durao em segundos. DUM Data da ultima menstruao EPSIORRAFIA Sutura corretiva da epsiotomia.Realizada
8

EPSIOTOMIA FIO CATGUT FISIOMETRIA FOCO FUV GESTA GLOBO SEGURANA HEMOSTASIA HISTERECTOMI A KRISTELLER

em 3 planos. Corte realizado no perneo para facilitar a expulso do feto, geralmente realizada em MLE (mdio lateral esquerdo). Tipo de fio de sutura absorvvel utilizado em regio perineal, dentro simples e na pele cromado. Infeco do produto da concepo geralmente apresentando como um mau cheiro. Local onde mais provvel auscultar com maior clareza o BCF, determinado pela posio fetal na manobra de palpao. Feto nico Vivo Numero de vezes que a mulher j engravidou independente de ter levado a gravidez a termo ou do filho estar vivo. a formao que o tero em contrao faz logo aps o parto, sentido na palpao como uma esfera rgida que inicia abaixo da cicatriz umbilical. Processo mecnico de estancamento do sangue. Cirurgia de retirada completa do tero. Manobra realizada quando a mulher estafada no consegue expulsar o feto. Consiste em manter presso no fundo do tero auxiliando a fora de prensa da parturiente. Envolve muitos riscos, porm s vezes necessria para evitar a morte do beb. Lquido amnitico. Lquido amnitico impregnado por fezes (mecnio do beb), determinando que este passou por sofrimento. Sangramento que ocorre aps o parto, deve ser em quantidade de pouca a moderada sem odor ftido. Consiste em manter uma mo no fundo do tero e aplica uma pequena presso e verificar se o cordo umbilical se mobiliza, demonstrando que a placenta ainda est presa.
9

LA LQUIDO MECONIAL LOQUIOS OU LOQUIAO MANOBRA KUSTNER

METROSSISTOL ES MULTIPARA MF NULPARA PARA PINNARD

PRENSA ABDOMINAL PRIMIPARA PUXOS RESTOS OVULARES SONAR DOPPLER

So contraes que ocorrem com regularidade. A mulher que j pariu diversas vezes, geralmente podemos contar 2 partos secundpara e a partir de 3 multpara. Movimentos Fetais A mulher que nunca pariu. Nmero de vezes que a mulher pariu independente se o feto sobreviveu ou no. Aparelho para ausculta dos batimentos cardio-fetais, colocado no ponto do foco e auscultado pelo examinador diretamente. a fora que a mulher faz atravs do diafragma e dos msculos reto abdominais para expulso do feto. A mulher que est parindo pela primeira vez a fora involuntria que a mulher faz como uma vontade de evacuar incontrolvel. So fragmentos de tecidos componentes da bolsa das guas ou placenta que podem ficar aderidos ao tero causando sangramento. Aparelho que rastreia os batimentos cardio-fetais, sua utilizao permite a ausculta pelo examinador e parturiente.

ACOMPANHAMENTO DA PARTURIENTE ASSISTNCIA AOPRIMEIROPERODO: 2. Realizao de enema glicerinado: no deve ser realizado de rotina, pois no se mostrou capaz de reduzir infeco materna ou fetal e traz desconforto paciente e aumenta o custo do procedimento, geralmente o obstetra indicar a necessidade do uso e em alguns hospitais utiliza como rotina. 3. ASSISTNCIA AOSEGUNDOPERODO: 1. Posicionar paciente: Para a maioria das pacientes: Laborie-Duncan, com decbito dorsal, mesa de parto verticalizada ao mximo e flexo e abduo dos membros superiores ou, se desejado, ccoras. No h diferenas nos resultados perinatais,embora a posio de ccoras possa reduzir a dor
10

no terceiro perodo em pacientes com insuficincia cardaca:decbito lateral (posio de Simms) 2. Anti-sepsia e colocao de campos esterelizados 3. Bloqueio pudendo e infiltrao em leque se necessria a realizao de episiotomia 4. Realizao de episiotomia: deve ser realizada seletivamente, somente nos casos em que exista indicao para seu uso (sofrimento fetal uso de frcipe, fetos grandes, cardiopatia materna, perodo expulsivo prolongado, etc.). Realizar preferencialmente a episiotomia mdio-lateral, que apresenta menor risco de extenso para reto e esfncter anal 5. Auscultar BCF a cada 5 minutos durante o perodo expulsivo, imediatamente antes, durante e aps a contrao uterina. 6. Controle do desprendimento da cabea: realizar a manobra de Ritgen,com objetivo de evitar a deflexo sbita da cabea 7. Verificar se h circular cervical de cordo. Se a circular for apertada, Clampear e cortar o cordo 8. Assistncia ao desprendimento dos ombros: se o mesmo no for espontneo, tracionar ligeiramente a cabea fetal inferiormente para liberar o ombro anterior e, em seguida, superiormente para liberar o posterior 9. Profilaxia da hemorragia puerperal: aplicar 10 UI de ocitocina intramuscular aps o desprendimento do ombro anterior (tambm pode ser utilizado ergometrina, combinaes de ocitocina e ergometrina e misoprostol).

ASSISTNCIA AO TERCEIRO PERODO: 1. Manejo ativo: consiste no emprego de ocitcitos aps o desprendimento dos ombros, combinado com a trao controlada do cordo umbilical. Tal medida mostrou-se capaz de reduzir em 40% a chance de hemorragia puerperal 2. Reviso do trajeto: aps a dequitao deve-se verificar a presena de laceraes de trajeto, que podem ser fonte de sangramento significativo e episiorrafia

ASSISTNCIA AO QUARTO PERODO: 1. Observar sinais vitais e sangramento. Se sangramento excessivo por hipotonia uterina, realizar massagem uterina e infuso de 30 a 60U de
11

ocitocina em 1000 ml de soluo glicosada a 40 gts/min conforme prescrio. Se o tratamento institudo no for eficaz, pesquisar a possibilidade de reteno de restos placentrios e laceraes de trajeto.

12

You might also like