You are on page 1of 4

Universidade Paranaense - UNIPAR Sistemas de Informao Umuarama (Sede) Programao Orientada a Objetos Lista de exerccios

Para todos os exerccios abaixo deve-se, alm de atender o enunciado do prprio exerccio, tambm escrever a classe pblica com o mtodo main que ir instanciar pelo menos quatro objetos de cada classe, fazendo uso de todos os atributos e mtodos das mesmas. Deve-se ainda elaborar a representao grfica cada uma das classes. 1) Escreva um cdigo em Java que apresente a classe Pessoa, com atributos nome, endereco e telefone e, o mtodo imprimir. O mtodo imprimir deve mostrar na tela os valores de todos os atributos. 2) Baseando-se no exerccio 1 adicione um mtodo construtor que permita a definio de todos os atributos no momento da instanciao do objeto. 3) Escreva um cdigo em Java que apresente a classe Quadrado, com atributos lado, area e perimetro e, os mtodos calcularArea, calcularPerimetro e imprimir. Os mtodos calcularArea e calcularPerimetro devem efetuar seus respectivos clculos e colocar os valores nos atributos area e perimetro. O mtodo imprimir deve mostrar na tela os valores de todos os atributos. Salienta-se que a rea de um quadrado obtida pela frmula (lado * lado) e o permetro por (4 * lado). 4) Baseando-se no exerccio 3 adicione um mtodo construtor que permita a definio de todos os atributos no momento da instanciao do objeto. 5) Escreva um cdigo em Java que apresente a classe Retangulo, com atributos comprimento, largura, area e perimetro e, os mtodos calcularArea, calcularPerimetro e imprimir. Os mtodos calcularArea e calcularPerimetro devem efetuar seus respectivos clculos e colocar os valores nos atributos area e perimetro. O mtodo imprimir deve mostrar na tela os valores de todos os atributos. Salienta-se que a rea de um retngulo obtida pela frmula (comprimento * largura) e o permetro por (2 * comprimento) + (2 * largura). 6) Baseando-se no exerccio 5 adicione um mtodo construtor que permita a definio de todos os atributos no momento da instanciao do objeto. 7) Escreva um cdigo em Java que apresente a classe Circulo, com atributos raio, area e perimetro e, os mtodos calcularArea, calcularPerimetro e imprimir. Os mtodos calcularArea e calcularPerimetro devem efetuar seus respectivos clculos e colocar os valores nos atributos area e perimetro. O mtodo imprimir deve mostrar na tela os valores de todos os atributos. Salienta-se que a rea de um crculo obtida pela frmula (pi * raio * raio) e o permetro por (2 * pi * raio), onde pi = 3,141516. 8) Baseando-se no exerccio 7 adicione um mtodo construtor que permita a definio de todos os atributos no momento da instanciao do objeto.

9) Escreva um cdigo em Java que apresente a classe Moto, com atributos marca, modelo, cor e marcha e, o mtodo imprimir. O mtodo imprimir deve mostrar na tela os valores de todos os atributos. O atributo marcha indica em que a marcha a Moto se encontra no momento, sendo representado de forma inteira, onde 0 neutro, 1 primeira, 2 segunda, etc. 10) Baseando-se no exerccio 9 adicione um mtodo construtor que permita a definio de todos os atributos no momento da instanciao do objeto. 11) Baseando-se no exerccio 10 adicione os mtodos marchaAcima e marchaAbaixo que devero efetuar a troca de marchas, onde o mtodo marchaAcima dever subir uma marcha, ou seja, se a moto estiver em primeira marcha, dever ser trocada para segunda marcha e assim por diante. O mtodo marchaAbaixo dever realizar o oposto, ou seja, descer a marcha. O mtodo imprimir deve ser modificado de forma a mostrar na tela os valores de todos os atributos. 12) Baseando-se no exerccio 11 adicione os atributos menorMarcha e maiorMarcha, onde o atributo menorMarcha indica qual ser a menor marcha possvel para a moto e o atributo maiorMarcha indica qual ser a maior marcha possvel. Desta forma os mtodos marchaAcima e marchaAbaixo devem ser reescritos de forma a no permitirem a troca de marchas para valores abaixo da menorMarcha e acima da maiorMarcha. O mtodo imprimir deve ser modificado de forma a mostrar na tela os valores de todos os atributos. 13) Baseando-se no exerccio 12 adicione um mtodo construtor que permita a definio de todos os atributos no momento da instanciao do objeto. 14) Baseando-se no exerccio 13 adicione o atributo ligada que ter a funo de indicar se a moto est ligada ou no. Este atributo dever ser do tipo boleano. O mtodo imprimir deve ser modificado de forma a mostrar na tela os valores de todos os atributos. 15) Baseando-se no exerccio 14 adicione um mtodo construtor que permita a definio de todos os atributos no momento da instanciao do objeto. 16) Baseando-se no exerccio 15 adicione os mtodos ligar e desligar que devero mudar o contedo do atributo ligada conforme o caso. 17) Escreva um cdigo em Java que apresente a classe Eletrodomestico, com atributo ligado e o mtodo imprimir. O mtodo imprimir deve mostrar na tela os valores de todos os atributos. O atributo ligado ser boleano e dever indicar o estado atual do eletrodomstico, se ligado ou desligado. 18) Baseando-se no exerccio 17 adicione um mtodo construtor que permita a definio de todos os atributos no momento da instanciao do objeto. 19) Baseando-se no exerccio 18 adicione os mtodos ligar e desligar que devero mudar o contedo do atributo ligado conforme o caso.

20) Escreva um cdigo em Java que apresente a classe Televisor, com atributos ligado, canal e volume e, o mtodo imprimir. O mtodo imprimir deve mostrar na tela os valores de todos os atributos. O atributo ligado ser boleano e dever indicar o estado atual do televisor, se ligado ou desligado. O atributo canal dever indicar o canal atual em que o televisor est sintonizado. O atributo volume dever indicar o volume atual do televisor. 21) Baseando-se no exerccio 20 adicione um mtodo construtor que permita a definio de todos os atributos no momento da instanciao do objeto. 22) Baseando-se no exerccio 21 adicione os mtodos ligar e desligar que devero mudar o contedo do atributo ligado conforme o caso. 23) Baseando-se no exerccio 22 adicione os atributos numeroCanais e, volumeMaximo, onde numeroCanais indica o nmero mximo de canais que o televisor pode sintonizar e volumeMaximo indica qual o maior nvel de volume possvel. O mtodo imprimir deve ser modificado de forma a mostrar na tela os valores de todos os atributos. 24) Baseando-se no exerccio 23 adicione os mtodos canalAcima e canalAbaixo, sendo que o mtodo canalAcima deve sintonizar sempre o prximo canal em relao ao canal atual, onde ao chegar ao maior canal possvel dever voltar ao canal 1. O mtodo canalAbaixo deve sintonizar sempre o canal anterior em relao ao canal atual, onde ao chegar ao canal 1 dever voltar ao maior canal possvel, simulando desta forma o funcionamento de um televisor. 25) Baseando-se no exerccio 24 adicione os mtodos volumeAcima e volumeAbaixo, sendo que o mtodo volumeAcima deve modificar o volume para o prximo nvel de volume possvel, onde ao chegar ao volumeMaximo no poder possibilitar que o volume seja alterado. O mtodo volumeAbaixo deve modificar o volume para o nvel imediatamente inferior de volume em relao ao volume atual, no podendo ser menor do que 0, simulando desta forma o funcionamento de um televisor. 26) Escreva um cdigo em Java que apresente a classe Microondas, com atributo ligado e o mtodo imprimir. O mtodo imprimir deve mostrar na tela os valores de todos os atributos. O atributo ligado ser boleano e dever indicar o estado atual do microondas, se ligado ou desligado. 27) Baseando-se no exerccio 26 adicione um mtodo construtor que permita a definio de todos os atributos no momento da instanciao do objeto. 28) Baseando-se no exerccio 27 adicione os mtodos ligar e desligar que devero mudar o contedo do atributo ligado conforme o caso. 29) Baseando-se no exerccio 28 adicione o atributo portaFechada que dever ser boleano e dever indicar se a porta do microondas est ou no fechada. O mtodo imprimir deve ser modificado de forma a mostrar na tela os valores de todos os atributos.

30) Baseando-se no exerccio 29 adicione os mtodos fecharPorta e abrirPorta que dever mudar o contedo do atributo portaFechada conforme o caso. 31) Baseando-se no exerccio 30 modifique o mtodo ligar para que s ligue o equipamento quando a porta do mesmo estiver fechada, simulando assim o funcionamento de um microondas.

You might also like