You are on page 1of 3

Trabalho Histria do Empreendedorismo

Disciplina: Empreendedorismo Professor: Mauricio Aluno: Marcio Sell

Curitiba 09/11/2011

Histria do Empreendedorismo

A palavra empreendedora (entrepreneur) surgiu na Frana por volta dos sculos XVII e XVIII, com o objetivo de designar aquelas pessoas ousadas que estimulavam o progresso econmico, mediante novas e melhores formas de agir. Entretanto, foi o economista francs Jean-Baptiste Say, que no incio do sculo XIX conceituou o empreendedor como o indivduo capaz de mover recursos econmicos de uma rea de baixa para outra de maior produtividade e retorno. Mais tarde, o austraco Joseph Schumpeter, um dos mais importantes economistas do sculo XX que definiria esse indivduo como o que reforma ou revoluciona o processo criativo-destrutivo do capitalismo, por meio do desenvolvimento de nova tecnologia ou do aprimoramento de uma antiga o real papel da inovao. Esses indivduos so os agentes de mudana na economia. Posteriormente, Peter Ferdinand Drucker, considerado o pai da administrao moderna, que amplia a definio proposta por Jean-Baptiste Say, descrevendo os empreendedores como aqueles que aproveitam as oportunidades para criar as mudanas. Os empreendedores no devem se limitar aos seus prprios talentos pessoais e intelectuais para levar a cabo o ato de empreender, mas mobilizar recursos externos, valorizando a interdisciplinaridade do conhecimento e da experincia, para alcanar seus objetivos. O conceito de empreendedorismo est tambm muito relacionado aos pioneiros da alta tecnologia do Vale do Silcio, na Califrnia. Ainda nos EUA, o Babson College tornou-se um dos mais importantes plos de dinamizao do esprito empreendedor com enfoque no ensino de empreendedorismo na graduao e ps-graduao, com base na valorizao da oportunidade e da superao de obstculos, conectando teoria com a prtica, introduzindo a educao para o empreendedorismo atravs do currculo e das atividades extracurriculares. notria a atual nfase dada ao empreendedorismo e a inovao como temas centrais nas melhores Universidades Norte-Americanas.

Sculo XVII Os primeiros indcios de relao entre assumir riscos e empreendedorismo ocorreram nessa poca, em que o empreendedor estabelecia um acordo contratual com o governo para realizar algum servio ou fornecer produtos. Richard Cantillon, importante escritor e economista do sculo XVII, considerado por muitos como um dos criadores do termo empreendedorismo,

tendo sido um dos primeiros a diferenciar o empreendedor (aquele que assume riscos), do capitalista (aquele que fornecia o capital). Sculo XVIII Nesse sculo o capitalista e o empreendedor foram finalmente diferenciados, provavelmente devido ao incio da industrializao que ocorria no mundo, atravs da Revoluo Industrial. Sculo XIX e XX No final do sculo XIX e incio do sculo XX, os empreendedores foram frequentemente confundidos com os administradores (o que ocorre at os dias atuais), sendo analisados meramente de um ponto de vista econmico, como aqueles que organizam a empresa, pagam empregados, planejam, dirigem e controlam as aes desenvolvidas na organizao, mas sempre a servio do capitalista.

You might also like