You are on page 1of 2

Na descoberta de construes que permitam desenvolver nos estudantes, a confiana nas suas capacidades de criar, de construir e reconstruir a fim

de que o aluno se plenifique a partir de competncias e habilidades e, no mais, somente, atravs de conhecimentos. O saber conviver com as diferenas saber conviver com pessoas possuidoras de crenas, compreenso de vida e interesses diferentes. A Educao cultivando valores de solidariedade est ao lado dos excludos e combate os efeitos do capitalismo. A compreenso que o professor tem do aluno e do que deve realizar com ele tem muitas implicaes para o seu trabalho. Cabe-lhe permitir que o aluno revele-se por si, mostre-se naquilo que pede como ajuda. Para isto o que lhe compete fazer? A nosso ver, seu papel desdobra-se em muitas funes que devem ser descobertas e assumidas conforme o fluxo do desenvolvimento do aluno. E o professor o organizador do ambiente social. O professor deve mostrar ao aluno que o re-encantamento, em fim, no reside principalmente nas tecnologias, cada vez mais sedutoras, mas em ns mesmos, na capacidade em tornar-nos pessoas plenas, num mundo em grandes mudanas e que nos solicita a um consumismo devorador e pernicioso. maravilhoso crescer, evoluir, comunicar-se plenamente com tantas tecnologias de apoio. frustrante, por outro lado, constatar que muitos s utilizam essas tecnologias nas suas dimenses mais superficiais, alienantes ou autoritrias. As tecnologias permitem um novo encantamento na escola, ao abrir suas paredes e possibilitar que alunos conversem e pesquisem com outros alunos da mesma cidade, pas ou do exterior, no seu prprio ritmo. O mesmo acontece com os professores. Os trabalhos de pesquisa podem ser compartilhados por outros alunos e divulgados instantaneamente na rede para quem quiser. Alunos e professores encontram inmeras bibliotecas eletrnicas, revistas online, com muitos textos, imagens e sons, que facilitam a tarefa de preparar as aulas, fazer trabalhos de pesquisa e ter materiais atraentes para apresentao. O professor pode estar mais prximo do aluno. Pode receber mensagens com dvidas, pode passar informaes complementares para determinados alunos. Pode adaptar a sua aula para o ritmo de cada aluno. Pode procurar ajuda em outros colegas sobre problemas que surgem, novos programas para a sua rea de conhecimento. O processo de ensinoaprendizagem pode ganhar assim um dinamismo, inovao e poder de comunicao inusitados.

A escola e o professor em particular tm uma responsabilidade extraordinria na formao do adolescente, no aperfeioamento da pessoa como ser integral. Esse aperfeioamento deve embasar-se numa filosofia de vida indispensvel formao do ser humano. o homem em condies de zelar pela sua dignidade individual perante a coletividade; o ser ajustado famlia, comunidade de vivncia, ao trabalho, s instituies, ao respeito aos demais indivduos; a pessoa cultivada para servir ao prximo, sem preconceitos de quaisquer naturezas, visando o aprimoramento individual, coletivo, universal; etc.

O que necessrio uma mobilizao ou conscientizao do docente para o seu papel de educador. necessrio que reflitam sua vivncia para que possam atender as reais necessidades da sua clientela, ou seja, do adolescente. Quais seriam essas necessidades? Seriam elas hoje idnticas s de geraes passadas a aceitao social. Os adolescentes precisam encontrar maior aceitao social; tem permanente preocupao de evitar as acusaes dos maiores. At que ponto so eles os responsveis pelos fatos em que se envolvem; as atividades escolares precisam cuidar atentamente disso; preparar o aluno para que ele saiba escolher e participar ativa e construtivamente nos seus grupos de trabalho e lazer; O professor deve estar em constante transformao em sua prtica, acompanhando as mudanas na sociedade e na educao, vendo como se d sua relao e dinamicidade com os alunos, pois o processo de ensino deve fazer com que os alunos, sejam formados de maneira crtica e reflexiva sobre sua condio no mundo. O professor deve ter um compromisso essencial com o aprendizado do aluno para que este obtenha sucesso em suas atividades. Dessa maneira, o professor deve ter conhecimento no apenas da matria que administra, mas, sua formao deve est pautada em um leque de conhecimentos quer sejam eles, sociais, polticos, econmicos, culturais, etc.

You might also like