You are on page 1of 10

UFT///COPESE UFT C OPESE UFT COPESE PROVA DE LNGUA PORTUGUESA Observe a imagem da escultura de Rodin, O Pensador, e responda questo

o 01.

MIIINIIISTRIIIO PBLIIICO DO ESTADO DO TOCANTIIINS M N S TR O PBL C O DO ESTADO DO TOCANT N S M N STR O PBL CO DO ESTADO DO TOCANT NS (E) O uso da crase no item IV facultativo, pois pode ser suprimido sem alterar o sentido do enunciado.

Leia o texto a seguir e responda s questes 04, 05 e 06.


O piadista do Vaticano Poggio Bracciolini redescobriu em documentos antigos a arte de contar piadas e virou o comediante da Renascena lvaro Oppermann Um italiano chega a um mosteiro alemo e pergunta: "Vocs tm livro de humor grego?" Parece anedota, mas situaes como essa eram comuns para Gian Francesco Poggio Bracciolini (1380-1459). Secretrio de 8 papas, o funcionrio graduado do Vaticano aproveitava as viagens de trabalho para praticar seu hobby: vasculhar bibliotecas. Entre pilhas de manuscritos em decomposio, Poggio localizou e copiou valiosas obras de gregos e romanos perdidas havia sculos. Mas seu grande achado foi uma coleo de piadas. . . . . . ...... No sculo 15, elas eram mesmo item de colecionador. Abundantes e populares at o fim da Antiguidade - o autor romano Suetnio menciona 150 coletneas disposio de seus contemporneos -, foram sendo banidas e esquecidas, vtimas da moral do cristianismo medieval. . . . . Da a alegria de Poggio quando encontrou, em um mosteiro no sul da Alemanha, o lendrio Philogelos ("Amante do Riso"), uma antologia de humor grego do sculo 4. Seus contos de escatologia, adultrio e burrice, que hoje eliminariam humoristas do Show do Tom, eram flashbacks hilariantes para a sombria Europa medieval. "Com a divulgao do Philogelos, a piada nasceu de novo, e Poggio foi o seu parteiro", escreveu seu bigrafo, William Sheperd, ele mesmo um precursor do humor involuntrio. Em 1451, aos 70 anos, Poggio finalmente publicou sua prpria obra humorstica. O Liber Facetiarum ("Livro da Jocosidade"), ou apenas Facetiae, era uma coleo em latim de 273 anedotas, a primeira desde o Imprio Romano. Piadas hoje meio chochas ("Como eu quero que o barbeiro corte meu cabelo? Em silncio!" ou "A esposa convidou o marido para jantar ou fazer amor... e no tinha comida em casa!") tornaram seu autor a sensao nas cortes italianas. . . . [ ...] O piadista do Vaticano morreu em Florena e virou esttua de Donatello. A imagem de Poggio ficou na frente do famoso Duomo at 1569, quando foi parar no topo da fachada da catedral, "reciclada" como um dos 12 apstolos. Poggio, crtico dos pecados da Igreja, certamente acharia graa na canonizao.
Revista SuperInteressante. Edio 263. Maro de 2009. Disponvel em:<http://super.abril.com.br/cultura/piadistavaticano-616655.shtml>. Acesso em: 19 de abril de 2012. (texto adaptado)

Disponvel em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://3.bp.blogspot.com/. Acesso em: 19 de abril de 2012. (texto adaptado)

QUESTO 01 Leia os enunciados a seguir e assinale a alternativa INCORRETA: (A) O Pensador pode representar aquele que tem ideias e pensamentos. (B) O Pensador pode retratar o ato de pensar como uma especificidade que define o ser humano. (C) O Pensador pode representar uma qualificao argumentativa do pensar do homem. (D) O Pensador pode remeter a reflexes profundas sobre determinadas situaes humanas. (E) O Pensador pode imprimir uma mensagem de carter abstrato e narrativo. QUESTO 02 Leia os enunciados a seguir e assinale a alternativa CORRETA. I. Cada criana da escola ganhou um brinde surpresa. II. Qualquer homem exerce uma atividade digna de respeito. As expresses em negrito referem-se, respectivamente, s noes de: (A) (B) (C) (D) (E) totalidade; indefinio. totalidade; generalizao. indefinio; generalizao. indefinio; totalidade. generalizao; indefinio. QUESTO 03 Leia os enunciados a seguir para responder questo 03. I. Se voc gosta de comida mexicana, anote esse nome: Lasca do Z e da Maria. II. Abajur de porcelana e bronze: uma pea glamourosa e tropical. III. Brigadeiro puxa-puxa, feito raspa de panela, enroladinho feito bala... IV. Ela enfeitiou os nobres espanhis em 1878 e agora desembarca no Brasil para agitar nosso vero. Madame Clo, o champanhe da vincula familiar Martan, venda na Joyce & Cia, nas verses rose e brut. Assinale a alternativa CORRETA: (A) Os dois pontos utilizados nos itens I e II marcam enumerao. (B) permitido o uso da vrgula entre sujeito e verbo, logo no incio do item IV. (C) O pronome Ela, no item IV refere-se Joyce & Cia, verses rose e brut. (D) As reticncias utilizadas no item III sugerem a continuidade e movimento de uma ideia.

QUESTO 04 A partir da leitura e interpretao do texto, assinale a alternativa CORRETA: (A) Gian Francesco Poggio Bracciolini, secretrio de 8 papas, tinha como atribuio, no trabalho, localizar obras raras em bibliotecas e traduzi-las. (B) Suetnio, autor romano do sculo 15, foi mencionado em 150 coletneas de piadas, que foram banidas e esquecidas por causa da moral do cristianismo medieval. (C) Philogelos, obra antolgica de humor grego do sculo 4, descreve objetivamente a vida, os costumes e a cultura da poca da Europa Medieval. (D) William Sheperd, bigrafo e precursor do humor involuntrio, defendeu a publicao da obra humorstica Philogelos. (E) Liber Facetiarum, obra humorstica de Poggio Bracciolini, lanada em meados do sculo 15, era uma coleo de anedotas em latim. QUESTO 05 Assinale a alternativa CORRETA: (A) A palavra reciclada, 5 pargrafo, empregada entre aspas, apresenta mais de um sentido denotativo. A acepo, neste caso, refere-se canonizao, ttulo dado pela Igreja Catlica em Roma. (B) As palavras Jocosidade e chochas, 4 pargrafo, podem ser substitudas, respectivamente, sem sofrer alterao de sentido por chistoso e fatdicas. (C) As conjunes Da e que, 3 pargrafo, assinalam, respectivamente, relaes de explicao e causa/consequncia. (D) A expresso crtico dos pecados da Igreja, 5 pargrafo, considerada um aposto. (E) O pronome elas, 2 pargrafo, refere-se a valiosas obras de gregos e romanos.
02

UFT///COPESE UFT C OPESE UFT COPESE QUESTO 06 Leia as assertivas a seguir: I. Em: Com a divulgao do Philogelos, a piada nasceu de novo, e Poggio foi o seu parteiro", escreveu seu bigrafo, William Sheperd [...], o pronome seu, em negrito, estabelece uma relao de posse. II. Na variedade culta, a regncia do verbo chegar, 1 pargrafo, implica o uso da preposio a. No entanto, na variedade coloquial, tambm ocorre o uso da proposio em. Neste caso, pode ser admitido: Um italiano chega num mosteiro. III. Em A imagem de Poggio ficou na frente do famoso Duomo at 1569, quando foi parar no topo da fachada da catedral, [...], a conjuno quando estabelece uma relao de temporalidade. Assinale a alternativa CORRETA: (A) (B) (C) (D) (E) Apenas I est correta. Apenas II est correta. Apenas I e II esto corretas. Apenas II e III esto corretas. I, II e III esto corretas.

MIIINIIISTRIIIO PBLIIICO DO ESTADO DO TOCANTIIINS M N S TR O PBL C O DO ESTADO DO TOCANT N S M N STR O PBL CO DO ESTADO DO TOCANT NS Leia a conversa entre os personagens na tirinha Calvin & Haroldo para responder questo 10.

Disponvel em:http://www.google.com.br/imgres?q=regencia+verbal+visar. Acesso em: 18 de abril 2012. (texto adaptado)

QUESTO 10 Levando-se em considerao a variedade culta da lngua portuguesa, pode-se afirmar que: (A) O verbo assistir (quarto quadrinho), empregado no sentido de ver, transitivo direto. (B) No fragmento O autor foi premiado? (segundo quadrinho), o verbo premiar empregado na voz passiva. (C) No fragmento H elogios na contra-capa? (terceiro quadrinho), o verbo haver pode ser substitudo por existir, com a seguinte concordncia: Existe elogios na contra-capa? (D) O verbo esperar (primeiro quadrinho), empregado no modo indicativo, denota um fato certo em relao ao que se enuncia. (E) No fragmento S quero histrias altamente recomendadas! (terceiro quadrinho), o verbo querer foi empregado no sentido de desejar e um verbo transitivo indireto. QUESTO 11 Considerando-se o Novo Acordo Ortogrfico e as mudanas nas regras de acentuao, optou-se por no acentuar I. as paroxtonas com e tnico em hiato com final em: creem, leem. II. as vogais tnicas i e u nas paroxtonas precedidas de ditongo: feiura, baiuca. III. as oxtonas marcadas pelos ditongos em ei e oi: papeis, cauboi. IV. as formas verbais terminadas em oo: voo, enjoo. Assinale a alternativa correta (A) (B) (C) (D) (E) apenas I e II esto corretas. apenas I e III esto corretas. apenas II e III esto corretas. apenas I, II e IV esto corretas. apenas II, III e IV esto corretas. QUESTO 12 Considere as formas a, , h e assinale a alternativa em que essas formas foram utilizadas segundo a variedade culta da lngua portuguesa. (A) Ele chegou meia-noite e j comeou rever os documentos do processo. (B) H muitas crianas no Brasil que necessitam de nossa ajuda. (C) Daqui h duas horas, iremos comear os exames de sade de todos os presentes. (D) Prenderam o suspeito que estava sendo procurado pela justia a anos. (E) Compramos o lote a vista na imobiliria. QUESTO 13 Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas, segundo a variedade culta da lngua. No sei ________ voc tem essa opinio. Todos ns j conhecemos o seu ________. Afinal, _________ voc veio? (A) (B) (C) (D) (E) por que, porqu, por que porque, porqu, por que. porque, porque, por qu. por que, porqu, por qu. por que, porque, por qu.
03

Leia o texto para responder s questes 07 e 08.


Conjugador verbal Com todas as facilidades de pesquisa e de consulta oferecidas pela internet, faltava um banco de dados que reunisse, on-line, as conjugaes verbais mais frequentes do idioma. Para suprir essa lacuna, foi lanado o conjugador verbal Cilenis [http://conjugador.cilenis.com], por meio do qual o usurio pode pesquisar os principais verbos da lngua portuguesa em todas as suas conjugaes. Adaptada ao novo acordo ortogrfico, a ferramenta foi desenvolvida para consultas rpidas, sendo muito til em aulas e em estudos caseiros, dispensando dicionrios de papel especializados somente em conjugaes.
Revista Lngua Portuguesa. Ano 7. N. 76. Fev. de 2012. (texto adaptado)

QUESTO 07 Considerando o texto, assinale a alternativa CORRETA. (A) Ao afirmar que a nova ferramenta dispensa os dicionrios de papel especializados, o autor deixa claro que esses dicionrios cairo em desuso. (B) O autor se mostra favorvel ao uso da nova ferramenta, pois segundo ele, o conjugador verbal pode auxiliar em aulas e estudos caseiros. (C) A ferramenta Cilenis [http://conjugador.cilenis.com] auxilia o usurio a tirar dvidas sobre questes gramaticais variadas. (D) A expresso para suprir pode ser substituda por para suprimir sem alterao de sentido. (E) O texto apresenta caractersticas informativas sobre a problemtica de consultas rpidas e estudos caseiros. QUESTO 08 Em: Com todas as facilidades de pesquisa e de consulta oferecidas pela internet, faltava um banco de dados que reunisse, on-line, as conjugaes verbais mais frequentes do idioma., o emprego do tempo verbal, em negrito, indica: (A) uma ao futura que est consumada antes de outra. (B) um fato atual, isto , que ocorre no momento em que se fala. (C) um fato habitual e durativo no passado, anterior ao momento em que se fala. (D) um fato passado que ocorreu antes de outro tambm j passado. (E) um fato certo ou provvel, posterior ao momento em que se fala. QUESTO 09 Aponte a alternativa que completa corretamente as lacunas, segundo a variedade culta da lngua portuguesa. Foram ____ cidade e aps ____ reunio, entraram uma ____ uma e assistiram ____ cena em silncio. (A) (B) (C) (D) (E) a, a, a, . , , a, . , a, a, . , , a, a. a, , , a.

UFT///COPESE UFT C OPESE UFT COPESE Leia o excerto abaixo para responder questo 14.
[...] No fim do dueto...no fim? que dizemos? No fim, no! Em todo ele, de quatro em quatro compassos, rompia da platia um dilvio de palmas, que era cousa por maior, e um co que l estava latia como um desesperado, em virtude sem dvida das instrues que recebera. H animais muito inteligentes!!...Desapareceram os dois palmejados atores, assobiou o Sr. Pessina, moveram-se as tramias, e desceu das nuvens uma aldeia; pouco depois entrou o charlato Dulcamara em carro de aluguel puxado por um cavalo magro, trpego e raqutico, que vinha conduzido pelo freio por duas figuras heterclitas; [...]
BENDER, Flora Christina. Crnica, histria, teoria e prtica. So Paulo: Scipione, 1993. (texto adaptado)

MIIINIIISTRIIIO PBLIIICO DO ESTADO DO TOCANTIIINS M N S TR O PBL C O DO ESTADO DO TOCANT N S M N STR O PBL CO DO ESTADO DO TOCANT NS (B) (C) (D) (E) 4,60 6,60 7,75 8,60 QUESTO 18 Sobre Internet/Intranet, analise as assertivas a seguir: I. www.mp.to.gov.br um exemplo de domnio de uma instituio governamental registrada no Brasil; II. sites de busca, como Google e Yahoo, servem para procurar pginas na internet a partir de palavras-chave fornecidas pelo usurio; III. intranet uma rede de computadores privada e segura. Por isso, dispensa qualquer tipo de autenticao de usurio; IV. o Internet Explorer 8 permite apenas que se navegue na internet por meio do protocolo HTTPS, pois este mais seguro que o HTTP; CORRETO afirmar que: (A) (B) (C) (D) (E) Somente as assertivas I e III so verdadeiras Somente as assertivas I e II so verdadeiras Somente as assertivas II e IV so verdadeiras Somente as assertivas I, II e III so verdadeiras Somente a assertiva IV verdadeira QUESTO 19 No Microsoft Windows 7, em portugus, conforme mostra Figura abaixo, o menu Compartilhar com pode ser usado para selecionar arquivos e pastas individuais e compartilh-los com outras pessoas.

QUESTO 14 Assinale a alternativa em que as palavras palmejados, charlato e heterclitas, respectivamente, podem ser substitudas sem alterao de sentido no texto. (A) (B) (C) (D) (E) aclamados; cnico; recatadas. glorificados; ladro; prosaicas. espalmados; vigarista; vulgares. festejados; desonesto; dementes. aplaudidos; embusteiro; excntricas. QUESTO 15 Segundo o Manual de Redao da Presidncia da Repblica CORRETO afirmar sobre a definio e finalidade de aviso e ofcio que: I. quanto a sua forma, aviso e ofcio seguem o modelo do padro ofcio, sem o emprego do vocativo, que invoca o destinatrio. II. ambos tm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos rgos da Administrao Pblica entre si e, no caso do ofcio, tambm com particularidades. III. so modalidades de comunicao oficial praticamente idnticas. Uma das diferenas entre eles que o aviso expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofcio expedido para e pelas demais autoridades. (A) (B) (C) (D) (E) apenas I est correta. apenas II est correta. apenas I e II esto corretas. apenas II e III esto corretas. I, II e III esto corretas.

PROVA DE NOES DE INFORMTICA QUESTO 16 No Microsoft Office Word 2007, em portugus, a combinao de teclas que alterna as letras entre maisculas e minsculas : (A) (B) (C) (D) (E) Shift+F3 Shift+F2 Ctrl+F3 Ctrl+F3 Shift+Ctrl+F2 QUESTO 17 A Figura abaixo apresenta uma planilha do Microsoft Office Excel 2007, em portugus.

Sobre as opes deste menu, assinale a alternativa INCORRETA: (A) A opo Grupo Domstico (Leitura/Gravao) torna um item disponvel para o seu grupo domstico com permisses de leitura/gravao. (B) A opo Grupo Domstico (Leitura) torna um item disponvel para o seu grupo domstico com permisses somente de leitura. (C) A opo Ningum abre o assistente de Compartilhamento de arquivos, de modo que voc possa compartilhar com o usurio Ningum. (D) A opo Ningum torna um item particular, de modo que apenas voc tenha acesso. (E) Se um arquivo ou pasta no for compartilhado e voc optar por compartilh-lo com Ningum, ser perguntado se voc deseja interromper o compartilhamento. QUESTO 20 No sistema operacional Linux, vrias tarefas podem ser executadas atravs de linha de comando. Relacione a primeira coluna com a segunda de acordo com a funcionalidade de cada comando e, depois, assinale a alternativa que apresenta a sequncia CORRETA: (1) (2) (3) (4) (5) killall top pwd rm chmod ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) mostra os processos que esto ocupando a maior quantidade de recursos do sistema usado para definir permisses de acesso de arquivos ou diretrios fecha todos os processos por nome mostra o diretrio de trabalho atual utilizado para excluir arquivos

Com base nos valores apresentados, o resultado da funo MDIASE, atribudo a clula F1, ser: (A) 9,50

(A) (B) (C) (D) (E)

1-2-5-4-3 2-1-5-3-4 3-5-2-4-1 2-5-1-3-4 5-2-1-4-3

04

UFT///COPESE UFT C OPESE UFT COPESE PROVA DE LEGISLAO QUESTO 21 Com base na Lei n 8.625, de 12 de fevereiro de 1993 que institui a Lei Orgnica Nacional do Ministrio Pblico que dispe sobre normas gerais para a organizao do Ministrio Pblico dos Estados e d outras providncias, responda s questes 21 e 22. I. As decises do Ministrio Pblico fundadas em sua autonomia funcional, administrativa e financeira, obedecidas as formalidades legais, tm eficcia plena e executoriedade imediata, ressalvada a competncia constitucional do Poder Judicirio e do Tribunal de Contas; II. O Ministrio Pblico elaborar sua proposta oramentria dentro dos limites estabelecidos na Lei de Diretrizes Oramentrias, encaminhando-a diretamente ao Poder Legislativo; III. Os recursos correspondentes s suas dotaes oramentrias prprias e globais, compreendidos os crditos suplementares e especiais, serlhe-o entregues at o dia quinze de cada ms, sem vinculao a qualquer tipo de despesa; IV. A fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial do Ministrio Pblico, quanto legalidade, legitimidade, economicidade, aplicao de dotaes e recursos prprios e renncia de receitas, ser exercida pelo Poder Executivo mediante controle externo e pelo sistema de controle interno estabelecido na Lei Orgnica; Marque (A) (B) (C) (D) (E) se todas as alternativas estiverem corretas. se todas as alternativas estiverem incorretas. se somente trs alternativas estiverem correta. se somente duas alternativas estiverem corretas. se somente uma alternativa estiver correta. QUESTO 22 So deveres dos membros do Ministrio Pblico, alm de outros previstos em lei, EXCETO: (A) residir, sempre, na respectiva Comarca. (B) Indicar os fundamentos jurdicos de seus pronunciamentos processuais, elaborando relatrio em sua manifestao final ou recursal. (C) Acatar, no plano administrativo, as decises dos rgos da Administrao Superior do Ministrio Pblico. (D) Assistir aos atos judiciais, quando obrigatria ou conveniente a sua presena. (E) Atender aos interessados, a qualquer momento, nos casos urgentes. QUESTO 23 Com base na Lei Complementar 51 de 02 de janeiro de 2008 e atualizaes posteriores, que institui a Lei Orgnica do Ministrio Pblico do Estado do Tocantins, responda s questes 23 e 24. No que versa sobre as funes dos rgos auxiliares, identifique a resposta INCORRETA: (A) A Comisso de Concurso, rgo de natureza permanente incumbido de realizar a seleo de candidatos ao ingresso na carreira do Ministrio Pblico, presidida pelo Procurador-Geral de Justia e composta de 3 (trs) membros vitalcios da instituio, eleitos pelo Colgio de Procuradores e de 1 (um) representante indicado pelo Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil. (B) A remunerao de magistrio dos professores que vierem a ministrar cursos no Centro de Estudos e Aperfeioamento Funcional que no sejam membros integrantes da carreira do Ministrio Pblico do Tocantins, dar-se- atravs de pro labore, fixado o seu valor por resoluo do Colgio de Procuradores. (C) Os Centros de Apoio Operacionais so rgos de apoio atividade funcional do Ministrio Pblico, competindo-lhes, na forma da Lei Orgnica, entre outros: estimular a integrao e o intercmbio entre rgos de execuo que atuem na mesma rea da atividade e que tenham atribuies comuns; remeter informaes tcnico-jurdicas sem carter vinculativo aos rgos ligados sua atividade. (D) Os estagirios do Ministrio Pblico, estudantes de Curso Superior, aps credenciamento, sero designados pelo Procurador-Geral de Justia para o exerccio de atividades de aprendizado extracurricular, por perodo no superior a (3) trs anos, sem qualquer vnculo com a Administrao Pblica.

MIIINIIISTRIIIO PBLIIICO DO ESTADO DO TOCANTIIINS M N S TR O PBL C O DO ESTADO DO TOCANT N S M N STR O PBL CO DO ESTADO DO TOCANT NS (E) As decises da Comisso de Concurso sero tomas por maioria absoluta de votos, cabendo ao presidente o voto de desempate. QUESTO 24 Compete, especialmente, ao Procurador-Geral de Justia ou a seu substituto legal praticar, em nome do Ministrio Pblico, todos os atos prprios de gesto decorrentes de sua autonomia funcional, administrativa e financeira, EXCETO: (A) Integrar, como membro nato, e presidir o Colgio de Procuradores de Justia, o Conselho Superior do Ministrio Pblico e a Comisso de Concurso. (B) Comparecer perante a Assembleia Legislativa ou suas comisses, no prazo de 45 dias, espontaneamente ou sempre que convocado, para prestar informaes sobre assuntos previamente determinados. (C) Providenciar, observada a legislao em vigor, a instruo dos expedientes relativos a requerimentos e indicaes sobre matria pertinente ao Ministrio Pblico, de interesse da Assembleia Legislativa. (D) Tratar diretamente com os Poderes do Estado os assuntos de interesse do Ministrio Pblico. (E) Submeter ao Colgio de Procuradores de Justia a proposta de criao e extino de cargos da carreira do Ministrio Pblico e de seus servios auxiliares, entre outros. QUESTO 25 As questes de 25 a 27 devem ser respondidas tendo como base o Regimento Interno do Ministrio Pblico do Tocantins MPTO. Analise as questes acerca da carreira dos servidores de cargos de provimento efetivo: I. A remoo voluntria dar-se-, exclusivamente, por antiguidade; II. O servidor efetivo nomeado para cargo de provimento em comisso no poder optar por perceber, em parcela nica, o somatrio entre o subsdio de seu cargo e o valor da correspondente representao; III. Aprovado no Estgio Probatrio o servidor ser automaticamente promovido verticalmente para o padro imediatamente seguinte ao inicial do cargo e da classe em que se encontra; IV. A avaliao peridica ser realizada por Comisso de Avaliao de Desempenho, conforme regulamentao expedida por ato do ProcuradorGeral de Justia. Sero avaliados os servidores efetivos, excludos os que se encontrarem no exerccio de cargo em comisso; Marque (A) (B) (C) (D) (E) se todas as alternativas estiverem corretas. se todas as alternativas estiverem incorretas. se somente trs alternativas estiverem corretas. se somente duas alternativas estiverem corretas. se somente uma alternativa estiver correta.

QUESTO 26 Acerca da estrutura dos rgos que compem o Ministrio Pblico do Tocantins correto afirmar, EXCETO: (A) Ao Chefe de Gabinete do Procurador-Geral de Justia do Estado do Tocantins incumbe, entre outros, gerir os recursos materiais e humanos a serem alocados para as atividades de apoio ao Gabinete da Procuradoria-Geral de Justia. (B) So cargos de provimento em comisso: Chefe de Gabinete do Procurador-Geral de Justia do Estado do Tocantins; Diretor-Geral; Assessor Especial; Assessor Tcnico; Assessor Jurdico; Presidente da Comisso Permanente de Licitao; Diretor de Departamento; Encarregado de rea; Assistente de Gabinete; Motorista de Representao, Agente de Servios e Secretrio. (C) A Administrao do Ministrio Pblico do Estado do Tocantins tem a seguinte estrutura organizacional: Procuradoria-Geral de Justia; Colgio de Procuradores de Justia; Centros de Estgio; Conselho Superior do Ministrio Pblico; Corregedoria-Geral do Ministrio Pblico; Procuradorias de Justia e Promotorias de Justia. (D) As Promotorias de Justia sero integradas por Gabinetes de Promotor de Justia, sendo que, no dispondo a lei em contrrio, cada cargo de Promotor de Justia corresponder a uma Promotoria de Justia. (E) As Procuradorias de Justia sero integradas por Gabinetes de Procurador de Justia, sendo que, no dispondo a lei em contrrio, cada cargo de Procurador de Justia corresponder a uma Procuradoria de Justia.
05

UFT///COPESE UFT C OPESE UFT COPESE QUESTO 27 Das atribuies dos rgos pode-se afirmar que, EXCETO: (A) Compete ao Departamento de Expediente, entre outros: controlar a gesto oramentria, financeira e patrimonial do Ministrio Pblico do Tocantins. (B) Compete Assessoria Especial de Cerimonial, prestar assessoramento direto ao Procurador-Geral de Justia no que se referir a protocolo e cerimonial, entre outros. (C) Compete Assessoria Especial Jurdica: elaborar denncias nos casos de atribuio exclusiva do Procurador-Geral, entre outros. (D) Compete rea de Registro, Distribuio e Diligncia da Procuradoria Geral de Justia: elaborar atos para cumprimento das decises proferidas em autos com tramitao na referida rea, entre outros. (E) Compete ao Analista Ministerial executar, sob superviso dos Promotores de Justia, tarefas relacionadas com a atividade-meio e a atividade-fim do Ministrio Pblico. QUESTO 28 Com fulcro na Lei n 8.429 de 1992 e alteraes posteriores, responda s questes 28 e 29. Marque a afirmativa CORRETA: (A) Cabe afirmar que a improbidade administrativa viola direta ou indiretamente o princpio da moralidade administrativa. (B) A improbidade administrativa encontra-se prevista exclusivamente nesta lei. (C) Os atos de improbidade atingem somente entidades que integram o Poder Executivo. (D) A entidade que tenha menos da metade do seu patrimnio, ou da sua receita anual, constituda de dinheiro ou bens do governo no pode ser vtima de ato de improbidade. (E) Partidos polticos no podem sofrer atos de improbidade administrativa. QUESTO 29 Analise as assertivas e classifique-as como verdadeiras - V ou falsas F. I. As empresas privadas que tenham sido favorecidas com iseno fiscal, isto , exoneradas do pagamento de imposto federal, estadual ou municipal, de carter genrico ou amplo, podem ser vtimas de improbidade administrativa; O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao FNDE; a Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos EBCT, a Caixa Econmica Federal CEF; o Banco do Brasil; a Fundao Nacional do ndio Funai; o Servio Social da Indstria SESI podem ser sujeitos passivos de atos de improbidade administrativa; A pessoa fsica nunca poder ser sujeito passivo de ato de improbidade; cabvel aplicar a Lei de Improbidade Administrativa a quem no nela qualificado como agente pblico; Em qualquer hiptese, o beneficirio de um ato de improbidade administrativa deve responder na forma da Lei n 8.429/1992;

MIIINIIISTRIIIO PBLIIICO DO ESTADO DO TOCANTIIINS M N S TR O PBL C O DO ESTADO DO TOCANT N S M N STR O PBL CO DO ESTADO DO TOCANT NS IV. O Congresso Nacional permanecer em funcionamento at o trmino das medidas coercitivas, em caso de estado de stio; V. A polcia federal, instituda por lei como rgo permanente, organizado e mantido pela Unio e estruturado em carreira, destina-se, entre outros, a exercer as funes de polcia martima, aeroporturia e de fronteiras; Marque a sequncia CORRETA: (A) (B) (C) (D) (E) F, V, V, F, F F, V, V, V, F V, F, F, F, V F, V, F, V, F V, F, F, V, V

PROVA DE CINCIAS JURDICAS QUESTO 31 A Constituio do Estado do Tocantins estabelece as Funes Essenciais Administrao da Justia. Sobre esta Constituio Estadual e o rgo do Ministrio Pblico, analise os itens abaixo e marque a alternativa CORRETA: I. So funes institucionais do Ministrio Pblico, dentre outras: promover, privativamente, a ao penal pblica, na forma da lei; zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Pblicos e dos servios de relevncia pblica aos direitos assegurados nesta e na Constituio Federal, promovendo as medidas necessrias sua garantia; promover o inqurito civil e a ao civil pblica para proteo do patrimnio pblico e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos; promover a ao de inconstitucionalidade ou de representao para fins de interveno da Unio e do Estado, nos casos previstos nesta Constituio; II. Ao Ministrio Pblico assegurada autonomia funcional e administrativa, podendo, observado o disposto no art. 169 da Constituio Federal, propor ao Poder Legislativo a criao e a extino de seus cargos e servios auxiliares, provendo-os por concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, a poltica remuneratria e os planos de carreira; III. O Ministrio Pblico tem por chefe o Procurador-Geral de Justia, nomeado pelo Governador dentre os indicados em lista trplice, composta, na forma da lei, por integrantes da carreira, para mandato de dois anos, permitida uma reconduo; IV. Aos membros do Ministrio pblico so previstas as garantias da vitaliciedade, aps dois anos de exerccio, no podendo perder o cargo, seno por sentena judicial transitada em julgado; e da inamovibilidade, salvo por motivo de interesse pblico; (A) (B) (C) (D) (E) Apenas os itens II e III esto corretos. Apenas os itens II e IV esto corretos. Somente o item II est errado. Apenas os itens I e II esto corretos. Todos os itens esto corretos. QUESTO 32 A Constituio do Estado do Tocantins estabelece as seguintes vedaes aos membros do Ministrio Pblico, EXCETO: (A) (B) (C) (D) Exercer atividades poltico-partidrias, salvo excees previstas em lei. Exercer a funo de magistrio. Exercer a advocacia. Receber, a qualquer ttulo e sob qualquer pretexto, honorrios, percentagem ou custas processuais. (E) Participar de sociedade comercial, na forma da lei. QUESTO 33 De acordo com a Constituio Federal de 1988, so atribuies do Congresso Nacional, EXCETO: (A) Dispor sobre todas as matrias de competncia da Unio, especialmente sobre planos e programas nacionais, regionais e setoriais de desenvolvimento. (B) Dispor sobre todas as matrias de competncia da Unio, especialmente sobre autorizaes de operaes externas de natureza financeira, de interesse da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territrios e dos Municpios. (C) Dispor sobre todas as matrias de competncia da Unio, especialmente sobre concesso de anistia.
06

II.

III. IV. V.

Marque a sequncia CORRETA: (A) V, V, V, F, F (B) F, V, V, V, V (C) F, V, V, V, F (D) V, F, F, V, F (E) V, V, F, F, F QUESTO 30 Analise as assertivas tendo como referncia o ttulo da defesa do estado e das instituies democrticas, do estado de defesa e do estado de stio como prescreve a Constituio Federal. I. O decreto que instituir o estado de defesa determinar o tempo de sua durao, especificar as reas a serem abrangidas e indicar, nos termos e limites da lei, as medidas coercitivas a vigorarem; II. O tempo de durao do estado de defesa nunca ser superior a trinta dias, pois, se persistirem as razes que justificaram a sua decretao dever ser decretado o estado de stio; III. Restries aos direitos de reunio, ainda que exercida no seio das associaes; incomunicabilidade dos presos, sigilo de correspondncia e sigilo de comunicao telegrfica e telefnica so medidas coercitivas possveis de vigorarem durante o estado de defesa;

UFT///COPESE UFT C OPESE UFT COPESE (D) Dispor sobre todas as matrias de competncia da Unio, especialmente sobre transferncia temporria da sede do Governo Federal. (E) Dispor sobre todas as matrias de competncia da Unio, especialmente sobre limites do territrio nacional, espao areo e martimo e bens do domnio da Unio. QUESTO 34 De acordo com a Constituio Federal de 1988, so atribuies do Presidente da Repblica: (A) Sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execuo. (B) Convocar e presidir o Conselho Nacional de Justia e o Conselho de Defesa Nacional. (C) Prestar, anualmente, ao Senado Federal, dentro de sessenta dias aps a abertura da sesso legislativa, as contas referentes ao exerccio anterior. (D) Enviar Cmara dos Deputados Federais o plano plurianual, o projeto de lei de diretrizes oramentrias e as propostas de oramento previstos nesta Constituio. (E) Nomear, aps aprovao na Cmara dos Deputados Federais, os Ministros do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores. QUESTO 35 De acordo com a Constituio Federal de 1988: (A) A soberania e a cidadania so objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil previstos no artigo 3 da Constituio Federal de 1988. (B) A dignidade da pessoa humana fundamento da Repblica Federativa do Brasil. (C) Construir uma sociedade livre, justa e solidria e garantir o desenvolvimento nacional so fundamentos previstos no artigo 1 da Constituio Federal de 1988. (D) A soberania um objetivo da Repblica Federativa do Brasil prevista no artigo 3 da Constituio Federal de 1988. (E) Erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais no so objetivos da Repblica Federativa do Brasil. QUESTO 36 De acordo com o caput do art. 37, da Constituio Federal de 1988, so princpios expressos norteadores da Administrao Pblica: (A) Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. (B) Legalidade, impessoalidade, urbanidade, publicidade e eficincia. (C) Legalidade, pessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. (D) Legalidade, impessoalidade, moralidade, razoabilidade e eficincia. (E) Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, e proporcionalidade. QUESTO 37 Quanto aos atos praticados pela Administrao Pblica cedio que (A) podem ser anulados pela Administrao Pblica, ainda que no estejam eivados de vcios. (B) podem ser revogados em razo de vcios que os tornem ilegais. (C) podem ser revogados pela Administrao Pblica por motivo de convenincia e oportunidade, respeitados os direitos adquiridos. (D) podem ser anulados pela Administrao Pblica e revogados pelo Poder Judicirio. (E) podem ser anulados e revogados pela Administrao Pblica por vcios que os tornem ilegais, respeitados os direitos adquiridos em ambos os casos. QUESTO 38 Sobre a Lei n 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa), analise os itens abaixo e marque a alternativa CORRETA: I. Na fixao das penas previstas nesta Lei, o juiz levar em conta a extenso do dano causado, assim como o proveito patrimonial obtido pelo agente; O responsvel pelo ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da administrao pblica est sujeito s cominaes de ressarcimento integral do dano, se houver; suspenso da funo pblica; cassao dos direitos polticos de trs a cinco anos; pagamento de multa civil de at cinquenta vezes o valor da remunerao percebida pelo agente e proibio de contratar

MIIINIIISTRIIIO PBLIIICO DO ESTADO DO TOCANTIIINS M N S TR O PBL C O DO ESTADO DO TOCANT N S M N STR O PBL CO DO ESTADO DO TOCANT NS com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de trs anos; III. Independentemente das sanes penais, civis e administrativas, est o responsvel pelo ato de improbidade sujeito s penas previstas nesta Lei, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato; (A) (B) (C) (D) (E) Todos os itens esto corretos. Apenas os itens I e II esto corretos. Apenas os itens II e III esto corretos. Apenas os itens I e III esto corretos. Apenas os item III est correto.

QUESTO 39 De acordo com a Lei n 8.666/93 (Lei de Licitaes e Contratos da Administrao Pblica): (A) dispensvel a licitao nos casos de emergncia ou de calamidade pblica e inexigvel quando a Unio tiver que intervir no domnio econmico para regular preos ou normalizar o abastecimento. (B) inexigvel a licitao quando houver inviabilidade de competio e dispensvel para contratao de profissional de qualquer setor artstico, diretamente ou atravs de empresrio exclusivo, desde que consagrado pela crtica especializada ou pela opinio pblica. (C) inexigvel a licitao nos casos de guerra ou grave perturbao da ordem e dispensvel quando no acudirem interessados licitao anterior e esta, justificadamente, no puder ser repetida sem prejuzo para a Administrao, mantidas, neste caso, todas as condies preestabelecidas. (D) dispensvel a licitao quando a Unio tiver que intervir no domnio econmico para regular preos ou normalizar o abastecimento e inexigvel para aquisio de materiais, equipamentos, ou gneros que s possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferncia de marca, devendo a comprovao de exclusividade ser feita atravs de atestado fornecido pelo rgo de registro do comrcio do local em que se realizaria a licitao ou a obra ou o servio, pelo Sindicato, Federao ou Confederao Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes. (E) dispensvel a licitao nos casos de guerra ou grave perturbao da ordem e inexigvel nos casos de emergncia ou de calamidade pblica, quando caracterizada urgncia de atendimento de situao que possa ocasionar prejuzo ou comprometer a segurana de pessoas, obras, servios, equipamentos e outros bens, pblicos ou particulares. QUESTO 40 De acordo com a Lei n 1.818/2007, que dispe sobre o Estatuto dos Servidores Pblicos Civis do Estado do Tocantins, marque a alternativa CORRETA: (A) Para a Lei so causas que ensejam o afastamento do servidor pblico: participar de misso oficial no exterior e por motivo de doena de pessoa da famlia, limitado em doze meses. (B) A Lei prev a nacionalidade brasileira, o nvel de escolaridade exigido para o exerccio do cargo, a quitao com as obrigaes militares e eleitorais e a suspenso dos direitos polticos como requisitos bsicos para investidura em cargo pblico. (C) Para a Lei so formas de provimento de cargo pblico a nomeao, a readaptao, a reverso, a reintegrao, a reconduo e a remoo. (D) Sobre a posse, a lei dispe que esta efetivada por meio de assinatura em termo especfico e ocorre no prazo de 40 dias, contados da promulgao do ato de nomeao, podendo ser prorrogado por igual perodo de ofcio ou a critrio da Administrao Pblica, mediante requerimento escrito do interessado. (E) Nos termos da Lei, o servidor em estgio probatrio no pode exercer qualquer cargo de provimento em comisso ou funo de chefia ou assessoramento no rgo ou entidade de lotao. QUESTO 41 De acordo com o Cdigo Civil, NO so pessoas jurdicas de direito privado (A) (B) (C) (D) (E) as associaes. as sociedades simples. as sociedades empresariais. as empresas individuais de responsabilidade limitada. as sociedades de fato.

II.

07

UFT///COPESE UFT C OPESE UFT COPESE QUESTO 42 Nos termos da lei civil considera-se pagamento, e extingue a obrigao, o depsito judicial ou em estabelecimento bancrio da coisa devida, nos casos e forma legais. Sobre a consignao em pagamento, esta NO cabvel: (A) Se os bens, hipotecados ou empenhados, forem penhorados em execuo por outro credor. (B) Se o credor no for, nem mandar receber a coisa no lugar, tempo e condio devidos. (C) Se o credor for incapaz de receber, for desconhecido, declarado ausente, ou residir em lugar incerto ou de acesso perigoso ou difcil. (D) Se ocorrer dvida sobre quem deva legitimamente receber o objeto do pagamento. (E) Se pender litgio sobre o objeto do pagamento. QUESTO 43 So impedidos de contrair matrimnio: (A) O vivo ou a viva que tiver filho do cnjuge falecido, enquanto no fizer inventrio dos bens do casal e der partilha aos herdeiros. (B) A viva, ou a mulher cujo casamento se desfez por ser nulo ou ter sido anulado, at dez meses depois do comeo da viuvez, ou da dissoluo da sociedade conjugal. (C) O cnjuge sobrevivente com o condenado por homicdio ou tentativa de homicdio contra o seu consorte. (D) O divorciado, enquanto no houver sido homologada ou decidida a partilha dos bens do casal. (E) O tutor ou o curador e os seus descendentes, ascendentes, irmos, cunhados ou sobrinhos, com a pessoa tutelada ou curatelada, enquanto no cessar a tutela ou curatela, e no estiverem saldadas as respectivas contas. QUESTO 44 No Processo Civil, CORRETO afirmar que: (A) Pendendo uma causa entre duas ou mais pessoas, o terceiro, que tiver interesse jurdico em que a sentena seja favorvel a uma delas, ser considerado litisconsorte. (B) Quem pretender, no todo ou em parte, a coisa ou o direito sobre que controvertem autor e ru, poder, at ser proferida a sentena, oferecer assistncia. (C) Aquele que detiver a coisa em nome alheio, sendo-lhe demandada em nome prprio, dever oferecer oposio ao proprietrio ou ao possuidor. (D) A denunciao da lide obrigatria ao proprietrio ou ao possuidor indireto quando, por fora de obrigao ou direito, em casos como o do usufruturio, do credor pignoratcio, do locatrio, o ru, citado em nome prprio, exera a posse direta da coisa demandada. (E) admissvel a nomeao autoria na ao em que o fiador for ru. QUESTO 45 No Processo Civil compete ao Ministrio Pblico intervir: I. II. III. IV. (A) (B) (C) (D) (E) Nas aes que envolvam litgios coletivos pela posse da terra rural; Nas causas em que h interesses de incapazes; Nas causas concernentes ao estado da pessoa; Nas causas concernentes ao poder familiar;

MIIINIIISTRIIIO PBLIIICO DO ESTADO DO TOCANTIIINS M N S TR O PBL C O DO ESTADO DO TOCANT N S M N STR O PBL CO DO ESTADO DO TOCANT NS (D) No Distrito Federal e nas Capitais dos Estados e dos Territrios, consideram-se feitas as intimaes s partes e ao Ministrio Pblico pela s publicao dos atos no rgo oficial. (E) nulo o processo, quando o Ministrio Pblico no for intimado a acompanhar o feito em que deva intervir. E se o processo tiver corrido, sem conhecimento do Ministrio Pblico, o juiz o anular a partir do momento em que o rgo devia ter sido intimado. QUESTO 47 So efeitos da condenao criminal: I. A suspenso de cargo, funo pblica ou mandato eletivo, quando aplicada pena privativa de liberdade por tempo igual ou superior a 1 (um) ano, nos crimes praticados com abuso de poder ou violao de dever para com a Administrao Pblica e quando for aplicada pena privativa de liberdade por tempo superior a 4 (quatro) anos nos demais casos, restabelecendo-se o agente no cargo, funo pblica ou mandato eletivo, apenas depois de cumprida integralmente a pena; II. A incapacidade para o exerccio do poder familiar, tutela ou curatela, nos crimes dolosos, sujeitos a pena de recluso, cometidos contra filho, tutelado ou curatelado; III. A inabilitao para dirigir veculo, quando utilizado como meio para a prtica de crime doloso; IV. A perda do direito herana, no caso de crime doloso contra a vida de seus ascendentes; (A) (B) (C) (D) (E) Apenas os itens I e II esto corretos. Apenas os itens III e IV esto corretos. Apenas os itens I e IV esto corretos. Apenas os itens II e III esto corretos. Apenas os itens II e IV esto corretos. QUESTO 48 Sobre a prescrio criminal, assinale a alternativa CORRETA: I. Antes de transitar em julgado a sentena final, o cmputo da prescrio regula-se pelo mnimo da pena privativa de liberdade cominada ao crime; II. Depois de transitar em julgado a sentena condenatria, o cmputo da prescrio regula-se pela pena aplicada, salvo condenado reincidente, caso em que se verifica pelo mximo da pena privativa de liberdade cominada ao crime, aumentada de um tero; III. Depois da sentena condenatria com trnsito em julgado para a acusao ou depois de improvido seu recurso, o cmputo da prescrio regula-se pela pena aplicada; IV. O cmputo da prescrio da pena de multa, se esta for a nica aplicada, ocorrer em 4 (quatro) anos; (A) (B) (C) (D) (E) Apenas os itens I e II esto corretos. Apenas os itens III e IV esto corretos. Apenas os itens I e IV esto corretos. Apenas os itens II e III esto corretos. Apenas os itens II e IV esto corretos. QUESTO 49 O juiz poder conceder livramento condicional ao condenado a pena privativa de liberdade igual ou superior a 2 (dois) anos, desde que: I. Cumprido mais de um sexto da pena se o condenado no for reincidente em crime doloso e tiver bons antecedentes; II. Cumprido mais de um quarto da pena se o condenado for reincidente em crime culposo; III. Cumprida mais da metade se o condenado for reincidente em crime doloso; IV. Cumprido mais de dois teros da pena, nos casos de condenao por crime hediondo, prtica da tortura, trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, e terrorismo, se o apenado no for reincidente especfico em crimes dessa natureza; (A) (B) (C) (D) (E) Apenas os itens I e II esto corretos. Apenas os itens III e IV esto corretos. Apenas os itens I e IV esto corretos. Apenas os itens II e III esto corretos. Apenas os itens II e IV esto corretos.
08

Apenas os itens I e II esto corretos. Apenas os itens III e IV esto corretos. Apenas os itens I e IV esto corretos. Apenas os itens II e III esto corretos. Todos os itens esto corretos. QUESTO 46

Segundo as regras do Processo Civil, assinale a alternativa INCORRETA: (A) Computar-se- em qudruplo o prazo para contestar e em dobro para recorrer quando a parte for o Ministrio Pblico. (B) O Ministrio Pblico deve restituir os autos no prazo legal. No o fazendo, mandar o juiz, de ofcio, riscar o que neles houver escrito e desentranhar as alegaes e documentos que apresentar. (C) lcito a qualquer interessado cobrar os autos ao Ministrio Pblico que exceder o prazo legal. Se, intimado, no os devolver dentro em 24 (vinte e quatro) horas, perder o direito vista fora de cartrio e incorrer em multa, correspondente metade do salrio mnimo vigente na sede do juzo.

UFT///COPESE UFT C OPESE UFT COPESE QUESTO 50 Analise os itens abaixo sobre Ao Penal e assinale a alternativa CORRETA: I. Ser admitida ao privada nos crimes de ao pblica, se esta no for intentada, pelo Ministrio Pblico, no prazo legal; II. Qualquer pessoa do povo poder provocar a iniciativa do Ministrio Pblico, nos casos em que caiba a ao pblica, fornecendo-lhe, por escrito, informaes sobre o fato e a autoria e indicando o tempo, o lugar e os elementos de convico. Se essas informaes trouxerem elementos que habilitem o Ministrio Pblico a promover a ao penal, este dispensar o inqurito policial; III. Nos casos em que o Ministrio Pblico desistir da ao penal, se o juiz considerar improcedentes as razes invocadas, far remessa dos autos ao procurador-geral; IV. No caso de morte do acusado, o juiz, mesmo de posse da certido de bito, s declarar extinta a punibilidade depois de ouvido o Ministrio Pblico; (A) (B) (C) (D) (E) Apenas os itens I, II e III esto corretos. Apenas os itens I, III e IV esto corretos. Apenas os itens I, II e IV esto corretos. Apenas os itens II, III e IV esto corretos. Todos os itens esto corretos. QUESTO 51 Quanto competncia no Processo Penal, analise os itens a seguir e assinale a alternativa CORRETA: I. A competncia ser, de regra, determinada pelo lugar em que se consumar a infrao, ou, no caso de tentativa, pelo lugar em que for praticado o ltimo ato de execuo; II. Se iniciada a execuo no territrio nacional, a infrao se consumar fora dele, a competncia ser determinada pelo lugar em que tiver sido praticado, no Brasil, o ltimo ato de execuo. E, quando o ltimo ato de execuo for praticado fora do territrio nacional, ser competente o juiz do lugar em que o crime, embora parcialmente, tenha produzido ou devia produzir seu resultado; III. Quando incerto o limite territorial entre duas ou mais jurisdies, ou quando incerta a jurisdio por ter sido a infrao consumada ou tentada nas divisas de duas ou mais jurisdies, a competncia firmar-se- pela preveno; IV. Tratando-se de infrao continuada ou permanente, praticada em territrio de duas ou mais jurisdies, a competncia firmar-se- pela preveno; (A) (B) (C) (D) (E) Apenas os itens I, II e III esto corretos. Apenas os itens I, III e IV esto corretos. Apenas os itens I, II e IV esto corretos. Apenas os itens II, III e IV esto corretos. Todos os itens esto corretos. QUESTO 52 De acordo com a Lei dos Juizados Especiais (Lei n 9.099/95) CORRETO afirmar: I. Nos casos de contraveno penal ou crime cuja pena mxima aplicada no ultrapasse dois anos, havendo representao ou tratando-se de crime de ao penal pblica incondicionada, no sendo caso de arquivamento, o Ministrio Pblico poder propor a aplicao imediata de pena restritiva de direitos ou multas, a ser especificada na proposta; II. No se admitir a proposta do Ministrio Pblico quando se ficar comprovado que: o autor da infrao j foi condenado, pela prtica de crime, a pena privativa de liberdade, por sentena definitiva; III. No se admitir a proposta do Ministrio Pblico quando, os antecedentes, a conduta social e a personalidade do agente, bem como, os motivos e as circunstncias do delito, no indicarem ser necessria e suficiente a adoo da medida; IV. Nos crimes em que a pena mnima cominada for igual ou inferior a um ano, o Ministrio Pblico, ao oferecer a denncia, poder propor a suspenso do processo, por dois a quatro anos, desde que o acusado no esteja sendo processado ou no tenha sido condenado por outro crime, presentes os demais requisitos que autorizariam a suspenso condicional da pena; (A) Apenas os itens I, II e III esto corretos. (B) Apenas os itens I, III e IV esto corretos.

MIIINIIISTRIIIO PBLIIICO DO ESTADO DO TOCANTIIINS M N S TR O PBL C O DO ESTADO DO TOCANT N S M N STR O PBL CO DO ESTADO DO TOCANT NS (C) Apenas os itens I, II e IV esto corretos. (D) Apenas os itens II, III e IV esto corretos. (E) Todos os itens esto corretos. QUESTO 53 O Estatuto da Criana e do Adolescente dispe sobre normas de preveno. Analise os itens abaixo e assinale a alternativa CORRETA: I. livre a hospedagem de adolescentes em hotel, motel, penso ou estabelecimentos congneres. J a hospedagem de crianas nesses ambientes s permitida quando acompanhada pelos pais; II. A criana poder viajar para fora da comarca onde reside, ainda que desacompanhada dos pais ou responsvel, se estiver acompanhada por pessoa maior de idade, que demonstre conhecer a criana; III. Na viagem de criana ou adolescente ao exterior, a autorizao judicial sempre indispensvel; IV. Na viagem de criana ou adolescente ao exterior, a autorizao judicial dispensvel se a criana ou adolescente estiver na companhia de pelo menos um dos pais; (A) (B) (C) (D) (E) Apenas os itens I e II esto incorretos. Apenas os itens III e IV esto incorretos. Apenas os itens I e IV esto incorretos. Todos os itens esto incorretos. Todos os itens esto corretos. QUESTO 54 Sobre a Adoo CORRETO afirmar: I. A adoo medida que visa a proteo da criana e do adolescente, podendo ser utilizada independentemente de se esgotarem as possibilidades de manuteno na sua famlia natural; II. Podem adotar os maiores de 18 (dezoito) anos, devendo este, ser pelo menos dezesseis anos mais velho do que o adotando; III. Os divorciados e os ex-companheiros no podem adotar conjuntamente; IV. O adotado tem direito de conhecer sua origem biolgica, bem como, ter acesso ao processo de adoo, aps completar 18 (dezoito) anos; (A) (B) (C) (D) (E) Apenas os itens II e IV esto corretos. Apenas os itens III e IV esto corretos. Apenas os itens I e IV esto corretos. Apenas os itens II e III esto corretos. Apenas os itens I e III esto corretos. QUESTO 55 De acordo com o Estatuto da Criana e do Adolescente (Lei n 8.069/90), compete ao Ministrio Pblico: I. Conceder a remisso como forma de excluso do processo; II. Promover e acompanhar as aes de alimentos e os procedimentos de suspenso e destituio do poder familiar, nomeao e remoo de tutores, curadores e guardies, bem como oficiar em todos os demais procedimentos da competncia da justia da infncia e da juventude; III. Zelar pelo efetivo respeito aos direitos e garantias legais assegurados s crianas e adolescentes, promovendo as medidas judiciais e extrajudiciais cabveis; IV. Requisitar fora policial, bem como a colaborao dos servios mdicos, hospitalares, educacionais e de assistncia social, pblicos ou privados, para o desempenho de suas atribuies; (A) (B) (C) (D) (E) Apenas os itens I, II e III esto corretos. Apenas os itens II, III e IV esto corretos. Apenas os itens I, II e IV esto corretos. Todos os itens esto corretos. Nenhum item est correto. QUESTO 56 A Poltica Nacional das Relaes de Consumo tem por objetivo o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito sua dignidade, sade e segurana, a proteo de seus interesses econmicos, a melhoria da sua qualidade de vida, bem como a transparncia e harmonia das relaes de consumo, atendidos os seguintes princpios, EXCETO: 09

UFT///COPESE UFT C OPESE UFT COPESE (A) Ao governamental no sentido de proteger efetivamente o consumidor. (B) Reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor no mercado de consumo. (C) Educao e informao de fornecedores e consumidores, quanto aos seus direitos e deveres, com vistas melhoria do mercado de consumo. (D) Harmonizao dos interesses dos participantes das relaes de consumo e no compatibilizao da proteo do consumidor com o desenvolvimento econmico e tecnolgico. (E) Racionalizao e melhoria dos servios pblicos. QUESTO 57 vedado ao fornecedor de produtos ou servios, dentre outras prticas abusivas, EXCETO: (A) Executar servios sem a prvia elaborao de oramento e autorizao expressa do consumidor, ressalvadas as decorrentes de prticas anteriores entre as partes. (B) Fornecer produto ou de servio sem condicionar ao fornecimento de outro produto ou servio. (C) Enviar ou entregar ao consumidor, sem solicitao prvia, qualquer produto, ou fornecer qualquer servio. (D) Exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva. (E) Deixar de estipular prazo para o cumprimento de sua obrigao ou deixar a fixao de seu termo inicial a seu exclusivo critrio. QUESTO 58 Sobre a cobrana de dvidas, a Lei n 8.078/90 (Cdigo de Proteo e Defesa do Consumidor) dispe que: (A) Em todos os documentos de cobrana de dbitos apresentados ao consumidor, devero constar o nome, o endereo e o nmero de inscrio no Cadastro de Pessoas Fsicas CPF ou no Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica CNPJ do fornecedor do produto ou servio correspondente. (B) O consumidor inadimplente no ser exposto a ridculo, nem ser submetido a qualquer tipo de constrangimento, podendo ser cobrado em qualquer horrio no ambiente de trabalho. (C) O consumidor inadimplente no ser exposto a ridculo, podendo ser cobrado em sua residncia, independentemente do horrio. (D) O consumidor cobrado em quantia indevida, em qualquer hiptese, tem direito repetio do indbito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correo monetria e juros legais. (E) O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito repetio do indbito, por valor igual ao triplo do que pagou em excesso. QUESTO 59 De acordo com a Lei n 6.938/81, NO objetivo da Poltica Nacional do Meio Ambiente: (A) A difuso de tecnologias de manejo do meio ambiente, a divulgao de dados e informaes ambientais e a formao de uma conscincia pblica sobre a necessidade de preservao da qualidade ambiental e do equilbrio ecolgico. (B) A imposio, ao poluidor e ao predador, da obrigao de recuperar e/ou indenizar os danos causados e, ao usurio, da contribuio pela utilizao de recursos ambientais com fins econmicos. (C) O estabelecimento de critrios e padres de qualidade ambiental e de normas relativas ao uso e manejo de recursos ambientais. (D) A definio de reas prioritrias de ao governamental relativa qualidade e ao equilbrio ecolgico so de competncia exclusiva dos Estados. (E) A preservao e restaurao dos recursos ambientais com vistas sua utilizao racional e disponibilidade permanente, concorrendo para a manuteno do equilbrio ecolgico propcio vida. QUESTO 60 Sobre a Lei n 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais), marque a alternativa CORRETA: (A) Nas infraes penais previstas nesta Lei, a ao penal pblica condicionada. (B) Para imposio e gradao da penalidade, a autoridade competente no levar em considerao a situao econmica do infrator, no caso de multa.

MIIINIIISTRIIIO PBLIIICO DO ESTADO DO TOCANTIIINS M N S TR O PBL C O DO ESTADO DO TOCANT N S M N STR O PBL CO DO ESTADO DO TOCANT NS (C) Nos termos da Lei, as penas aplicveis isolada, cumulativa ou alternativamente s pessoas jurdicas so apenas as de multa e as restritivas de direitos. (D) No crime o abate quando nocivo o animal, desde que assim caracterizado pelo rgo competente. (E) Nos crimes previstos nesta Lei, a suspenso condicional da pena pode ser aplicada nos casos de condenao a pena privativa de liberdade no superior a dois anos.

010

You might also like