You are on page 1of 8

1

MAQUIAVEL E AS ORIGENS DO PENSAMENTO POLTICO MODERNO

Edson Bellozo1

INTRODUO

Este pequeno texto busca apresentar alguns aspectos relevantes da vida de um dos autores mais lidos em todos os tempos, cuja importncia para as Cincias Humanas incontestvel, mesmo chegando-se a quase meio sculo de sua morte e da publicao de sua obra mais famosa, O Prncipe. Alm dos aspectos da vida e da obra, vale ressaltar tambm, o contexto histrico, a efervescncia social, cultural e poltica em que viveu Maquiavel, fazendo surgir s circunstncias essenciais que notabilizaram este autor, tendo vasta influncia mundo afora. As linhas que se seguem no tm a pretenso de trazer uma anlise profunda do pensamento de Maquiavel, mas servem como uma introduo ao pensamento do mestre florentino e seus aspectos mais relevantes, sobretudo queles que conhecem somente o sentido pejorativo que foi absorvido deste pensador, cuja expresso, maquiavlico, acabou se tornando sinnimo de malvadeza, premeditao. Isto se deve indubitavelmente s interpretaes equivocadas da obra deste filsofo, ofuscando muitas vezes a importncia incontestvel nas diversas reas do conhecimento. Indiferente diversidade de interpretaes, seu pensamento segue mais vivo do que nunca, o que o torna um autor indispensvel para quem busca melhor entender as muitas faces da poltica, seja no contexto em que viveu Maquiavel, seja nos acontecimentos que sucederam sob a influncia dO Prncipe mundo afora.

Mestre em Cincias Sociais pela Universidade Estadual de Londrina, professor dos departamentos de Servio Social e Direito da UCP, Faculdades do Centro do Paran.

1 VIDA E OBRA DE MAQUIAVEL

Nicol Machiavelli (Nicolau Maquiavel) nasceu em Florena, na Itlia, em 3 de maio de 1469. Morreu em 1527, aos 58 anos. Foi um dos mais originais pensadores do renascimento, uma figura brilhante, embora em vida pouco tenha desfrutado deste reconhecimento. A vida de Maquiavel tem como pano de fundo o perodo de maior esplendor cultural de Florena, do mesmo modo como ocorre o seu rpido declnio e grande vulnerabilidade, sofrendo com as lutas em torno de sua conquista. Este perodo marcado por grande instabilidade poltica, por guerras, intrigas e pelo desenvolvimento cultural dos pequenos estados italianos, pela presena da igreja e a disputa desta, juntamente com Frana, Espanha, grandes potncias da poca, na luta pela hegemonia europia. A constante alternncia de poder na igreja, com papas se sucedendo entre famlias rivais bem como suas alianas com, ora aliados, ora inimigos, se reflete diretamente na vida poltica do pequeno estado florentino. Filho de um advogado renascentista, durante sua vida viu florescer a cultura e o poder poltico de Florena, sob a direo poltica de Loureno de Medici, o Magnfico. Veria tambm o crepsculo do poder da cidade quando o filho de Loureno e seu sucessor, Piero de Medici, foi expulso pelo monge dominicano Savonarola, criador da Repblica Florentina. Savonarola, defensor da reforma da Igreja, foi tambm expulso do poder e queimado.
Maquiavel serviu na administrao da Repblica de Florena, de 1498 a 1512, na segunda Chancelaria, tendo substitudo Adriani, e como secretrio do Conselho dos Dez da Guerra (Dieci di Libert et Pace), a instituio que na Signoria tratava da guerra e da diplomacia. Tornou-se um conhecedor profundo dos mecanismos polticos e viajou incessantemente participando em vinte e trs embaixadas a cortes italianas e europias, conhecendo vrios dirigentes polticos, como Lus XII de Frana, o Papa Jlio II, o Imperador Maximiliano I, e Csar Brgia2 .

NICOLAU Maquiavel. Filsofo poltico do sculo XVI. Disponvel em: http://www.arqnet.pt/portal/biografias/maquiavel.html. Acesso em: 4 mar. 2007.

Maquiavel foi secretrio desta nova repblica, com uma posio importante e distinta. A repblica, entretanto, foi esmagada em 1512 pelos espanhis que instalaram de novo os Medici como governantes de Florena. Em 1500, foi enviado a Frana onde se encontra com Lus XII e com o Cardeal de Orlees. A sua misso mais memorvel, aconteceu em 1502, quando visitou Csar Brgia estabelecido na Romagna. Este encontro foi objeto de um relatrio em 1503, intitulado Descrio da maneira empregada pelo Duque Valentino [Csar Brgia] para matar Vitellozzo Vitelli, Oliverotto da Fermo, Signor Pagolo e o Duque de Gravina, Orsini, no qual descreveu com uma preciso cirrgica os assassinatos polticos impetrados pelo filho do Papa Alexandre VI Brgia, explicando detalhadamente a arte poltica ao principal dirigente de Florena, o indeciso e temeroso Pietro Soderini. Maquiavel casou em 1502 com Marietta Corsini, com quem teve quatro filhos e duas filhas. Em 1504 regressa a Frana, e no regresso, inspirado nas suas leituras sobre a Histria Romana, apresenta um plano para a reorganizao das foras militares de Florena, que aceito. Em 1508 enviado corte do imperador Maximiliano, estabelecido em Bolzano. Em 1509 dirigiu o pequeno exrcito miliciano de Florena para ajudar a libertar Pisa, misso que foi coroada de sucesso, e em 1510 est de novo na Frana. Em Agosto de 1512, devido invaso espanhola do territrio da repblica, a populao deps Soderini e acolheu os Mdici. Quando os Medici retomam o governo, Maquiavel trabalha de forma incansvel para obter o reconhecimento da famlia, e desta forma, pode se dedicar quilo que acreditava ser sua verdadeira vocao: sua devoo aos assuntos do Estado. Neste sentido, parece sua vocao e dever estar acima de quaisquer interesses, seja quem for os detentores do poder. Por ter sido gonfaloneiro3 da Repblica florentina, visto com desconfiana pelo governo dos Medici, at ser demitido em sete de Novembro de 1512, preso e torturado em 1513, sendo depois exilado propriedade que

Golfaloneiro (de gonfalonieri) era uma funo muito prestigiada nas comunas da Itlia renacentista e medieval, principalmente em Florena. O termo deriva da palavra "gonfalone", bandeira ou entandarte das cidades-Estado, no caso de Solderine, era o cargo mais importante ocupo em Florena.

herdara da famlia, em So Casciano. No retiro forado, tenta ardorosamente voltar s graas da famlia que ocupa o poder, sendo deste perodo as mais importantes obras, como: Os discursos sobre a primeira dcada de Tito Lvio e O Prncipe. Com exceo de algumas nomeaes para postos temporrios e de pouca importncia, em que se conta em 1526 uma comisso do Papa Clemente VII para inspecionar as muralhas de Florena, e do seu amigo Francesco Guicciardini, comissrio Papal da Guerra na Lombardia, que o empregou em duas pequenas misses diplomticas, passou a dedicar-se escrita, vivendo em San Casciano, a alguns quilmetros de Florena. Em maio de 1527, tendo os Mdici sido expulsos de Florena, novamente tentou reocupar o seu lugar na Chancelaria, mas o posto foi-lhe recusado devido reputao que O Prncipe j lhe tinha granjeado. Pouco tempo depois morreu, depois dos saques Roma. Duas das obras de Maquiavel foram publicadas em vida, La Mandragola (A Mandrgora), de 1515, publicada em 1524, um grande sucesso na poca, ainda hoje considerada uma das mais brilhantes comdias italianas, e o tratado Arte della guerra (A Arte da Guerra), de 1519-1520, que tem como cenrio as reunies intelectuais dos Ortii Oricellari (Jardins de Rucellai), local onde se reunia a Academia Florentina e onde tinha sido colocada a estaturia retirada aos Mdici. Foi neste cenrio que Nicolau Maquiavel leu uma verso dos seus Discorsi sopra la prime deca di Tito Livio (Discursos sobra a primeira dcada de Tito Lvio), escritos em 1517 e publicados em 1531. As suas outras obras incluem a Vita di Castruccio Castracani (1520), um condottieri que governou Lucca de 1316 a 1328, uma Istorie Fiorentine (escrita entre 1520 e 1525), as comdias Clizia (escrita por volta de 1524) e Andria, o conto Belfagor, e a sua mais conhecida obra Il Principe (O Prncipe) escrito 1513 e publicado em 1531. Tanto nos Discursos quanto em O Prncipe, aparecem o que alguns intrpretes de sua abra chamam de um novo paradigma na viso que separa a poltica da tica, de acordo com a tradio ocidental utilizadas at ento. Um modo de ver a poltica ligada a termos claros e especficos, certo e errado. A

moral usada como parmetro da ao humana, de acordo com esta percepo tambm se fazia presente na analise da ao poltica. Sem o recurso a tica ou moral, Maquiavel o primeiro a discutir a poltica e os fenmenos sociais, podendo-se apregoar ao pensador florentino tambm o pioneirismo na utilizao do mtodo cientfico de Aristteles e de Averris poltica, observando os fenmenos polticos atravs da leitura de tudo aquilo que havia sobre o assunto e os descrevendo a seu prprio tempo.4
Deliberadamente distancia-se dos tratados sistemticos da escolstica medieval e, semelhana dos renascentistas preocupados em fundar uma nova cincia fsica, rompe com o pensamento anterior, atravs da defesa do mtodo da investigao emprica5 .

O aspecto fundamental da poltica nada tinha a ver com religio ou moral, a menos que estes aspectos fossem essenciais manuteno do poder. Este sim, uma vez alcanado, devia ser assegurado sob quaisquer circunstncias. Esta era a essncia verdadeira da poltica, ou seja, a conquista e a manuteno do poder eram os verdadeiros objetivos desta. A reside a virt do prncipe: saber o que fazer e o que dizer em cada circunstncia. Por preconizar a astcia ante a tica, Maquiavel foi, durante muito tempo, visto como o terico do despotismo, da tirania e da perfdia, ao que responde ao ser desta acusado, se ensinei aos Prncipes de que modo se estabelece a tirania, ao mesmo tempo mostrei ao povo os meios para dela se defender.6 Apesar da clareza do estilo com que Maquiavel escreve, existe grande variedade de interpretaes acerca de seus escritos, possibilitando inmeras interpretaes e, certamente, ofuscando muitas vezes seus reais significados. A virt em Maquiavel, tem a conotao de virilidade, no sentido de que os indivduos com tal qualidade, so definidos fundamentalmente pela capacidade de impor sua vontade em situaes de grande dificuldade, por meio de uma combinao de carter, fora e clculo. Da virt, que se conquista
NICOLAU Maquiavel. Filsofo poltico do sculo XVI. Op. Cit. WEFFORT, Francisco C. (Org). Os Clssicos da Poltica. In: SADEK, Maria Tereza. Nicolau Maquiavel, o cidado sem Fortuna e o intelectual de virt. So Paulo: Ed. Atica, 2003. p.23.
5 4

a fortuna, entendida com conotaes femininas, vulnervel se susceptvel quele portador de maior virtu. Reporta-se a referencia da tradio ao amor corteso, onde a mulher que constitui o objeto do desejo abordada, cortejada e implorada. O ideal de prncipe idealizado pelo pensador florentino no visa cortejar ou implorar Fortuna, mas ao encar-la, agarra-a de forma viril de modo a impor seus desgnios. Esta idia representa de certo modo a idia renascentista, sob a tica do locus poltico, ao que prope ao ser humano ser dono de sua vontade, capaz, portanto, de arrumar o caos da poltica da poca.
Como o poder se funda exclusivamente em atos de fora, previsvel e natural que pela fora seja deslocado, deste para aquele senhor. Nem a religio nem a tradio, nem a vontade popular legitimaram e ele tem de contar exclusivamente com sua energia criadora.7

A base de seus ensinamentos est calcada nos acontecimentos passados, visando um objetivo comum, que a unificao da Itlia, que se encontra desorganizada e vulnervel a toda sorte de conluios e conspiraes. Esta unificao s ser possvel graas ao de um prncipe que possua as qualidades preconizadas em sua obra mais famosa, O Prncipe, observadas na histria romana, da qual Maquiavel constantemente se reporta, de modo que, est presente em seu pensamento, a lio que a histria nos d. Aparecem de forma clara seus sentimentos em torno da idia da unificao da Itlia, onde as razes do capitalismo comercial, propulsores da pujana de outras naes, ali nascera dois sculos antes. Esta tarefa, s seria possvel graas ao de um homem que se enquadrasse no perfil preconizado pelo prncipe, inspirado na figura de Csar Borgia, o filho do papa, que reunia as qualidades de um lder, figura carismtica que defendesse seu povo sem escrpulos e nem medir esforos. Por meio de suas viagens Frana, adicionada sua vivncia em meio a incessantes conflitos e troca de mos das rdeas da regio, adquiriu a experincia e a noo do quanto era insignificante para a conjuntura da poca

6 7

EIDE, M. C. O pensamento vivo de Maquiavel. So Paulo: Martim Claret, 1986. p.49. EIDE, M. C. O pensamento vivo de Maquiavel. Op. Cit. p.15.

um pequeno estado, como Florena. Por outro lado, Maquiavel um dos primeiros pensadores a preconizar a necessidade da manuteno de um exrcito permanente, bem treinado e doutrinado s convices do Estado. Para isso, aparece em seus escritos a importncia da religio, certamente, no sentido exatamente de doutrinar e no propriamente de libertar o indivduo. Sem dvida, Maquiavel acreditou que o cristianismo era boa religio. Para escravos, bem entendido.8 A histria, sob a tica maquiaveliana, se repete, tornando-se a mestra da vida. O palco onde se d a representao humana, suas aes, segue um roteiro comum ao longo do tempo, o que leva a entender que mudam os personagens, os cenrios, mas seguem-se os mesmos roteiros. Neste sentido, prevalece o comportamento humano, que de acordo com os mesmo instintos e ideais, vulnerveis s fraquezas e infortnios, so susceptveis s mesmas desgraas, tomam, em determinadas circunstncias, as mesmas atitudes. Entender o Estado, sob esta perspectiva, significa entender o homem antes de tudo, levando-se a percepo de que o Estado aquele possvel, no o idealizado. Ou seja, subentende-se que, deve-se agir de acordo com as circunstncias reais, no as imaginrias (ideais). Mesmo recebido pouca ateno em vida, no escapou ele, mesmo depois de sua morte, ter sua mais famosa obra, O Prncipe, cado no ndex da igreja e tido como escritos das mo do diabo. Praticamente cinco sculos passados do perodo em que viveu, seu pensamento continua sendo influente e seu nome invocado, seja nos crculos intelectuais, seja em nvel do senso comum, com a conotao que tomou seus mandamentos, como visto anteriormente, com base nas variadas

interpretaes que se deram ao logo da histria, serviram aos mais diversos e antagnicos pontos de vista, servindo de ideal para a unificao da Itlia no sculo XIX, a reis, dspotas e a socialista, como bem o interpretou Gramsci. Referncias:

LOPES, Marcos Antnio. Tempo e Histria em Maquiavel. Revista Locus, Juiz de Fora, v. 9, n. 2, p.64, 2003.

EIDE, M. C. O pensamento vivo de Maquiavel. So Paulo: Martim Claret, 1986. GRUPPI, Luciano. Tudo Comeou com Maquiavel. Porto Alegre: L & PM Editores, 1988. LOPES, Marcos Antnio, Tempo e Histria em Maquiavel, Revista Locus, Juiz de Fora, v. 9, n. 2, 2003. MAQUIAVEL, Nicolau. Vida e Obra. So Paulo: Abril Cultural, 2000. NICOLAU Maquiavel. Filsofo poltico do sculo XVI. Disponvel em: http://www.arqnet.pt/portal/biografias/maquiavel.html. Acesso em: 4 mar. 2007. WEFFORT, Francisco C. (Org). Os Clssicos da Poltica. In: SADEK, Maria Tereza. Nicolau Maquiavel, o cidado sem Fortuna e o intelectual de virt. So Paulo: Ed. Atica, 2003. ________________________ SUGESTO PARA LEITURA AMES, Jos Luiz. Maquiavel: a lgica da ao poltica. Cascavel: Edunioeste, 2002. BARROS, Vincios Soares de Campos. Introduo a Maquiavael Uma teoria do Estado ou uma Teoria do Poder?. So Paulo: Edicamp, 2004 BATH, Srgio. Maquiavelismo: a prtica poltica segundo Nicolau Maquiavel. So Paulo: Editora tica, 1992. BIGNOTTO, Newton, Maquiavel Republicano.So Paulo: Loyola, 1994. CHEVALLIER, Jean Jacques; CRISTINA, Lydia. As Grandes Obras Politicas De Maquiavel a nossos dias. (tem na biblioteca da UCP) DE GRAZIA, Sebastian. Maquiavel no inferno. So Paulo: Companhia das Letras, 1993 ESCOREL, Lauro. Introduo ao pensamento Poltico de Maquiavel. Braslia: Editora Universidade de Braslia, 1979. MAQUIAVEL, Nicolau. Comentrios sobre a primeira dcada de Tito Lvio. 3.ed. Braslia, EdUnB, 1994. 436p. NIVALDO, Jos. Maquiavel, o Poder. So Paulo: Martin Claret, 2004. STRATHERN, Paul. Maquiavel (1469 - 1527) em 90 minutos, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2000. VIROLI, Maurizio. O Sorriso de Nicolau. So Paulo: Estao Liberdade, 2002.

You might also like