You are on page 1of 5

SISTEMA GASTRINTESTINAL GASTRITE AGUDA E CRNICA

1. INTRODUO (JULLIANE) Para facilitar o entendimento das patologias do sistema digestivo que sero apresentadas, farei uma breve reviso da anatomia e fisiologia do TGI.

O trato gastrintestinal (TGI) o trajeto que se estende da boca ao nus, e mede cerca de 7,5 8,5 m de comprimento no total. As estruturas do trato digestrio incluem: boca, faringe, esfago, estmago, intestino delgado, intestino grosso, reto e nus. (Como ilustradas na imagem). A boca, ou cavidade oral, corresponde primeira poro do sistema digestrio e responsvel, dentre outras funes, pela degradao do alimento em pequenas partes, para iniciar o processo digestivo. O estmago secreta um lquido que responsvel por duas principais funes: reduzir o alimento a componentes mais absorvveis e ajudar na destruio de muitas bactrias ingeridas. O intestino delgado se estende do piloro at a juno ileocecal, que se rene com o intestino grosso. a parte do sistema digestrio onde ocorrem os principais eventos da digesto e absoro, portanto sua estrutura especialmente adaptada para essa funo. O intestino grosso se estende do leo at o nus e fica responsvel por dar ao material alimentar a consistncia tpica do bolo fecal e elimina-lo.

O processo digestivo inicia-se na boca atravs do ato de mastigar, no qual o alimento fragmentado em diversas partculas menores, que podem ser deglutidas e misturadas com as enzimas digestivas. A saliva desempenha um importante papel nesta funo, pois ajuda a lubrificar o alimento medida que ele mastigado, facilitando assim a deglutio. A deglutio tem incio com um ato voluntrio, regulado pelo centro da deglutio na medula alongada do sistema nervoso central. medida que o alimento deglutido, a epiglote se fecha para permitir sua passagem para o esfago, evitando a sua aspirao. A contrao da musculatura lisa impulsiona, ento, o alimento para o estmago. O estmago secreta um lquido altamente cido em resposta presena de alimento, este lquido tem um pH muito baixo, sendo altamente cido. Ele deriva a sua acidez do cido hidroclordrico, secretado pelas glndulas do estmago. A secreo gstrica tem dupla funo: Reduzir o alimento a componentes mais absorvveis; Ajudar na destruio de inmeras bactrias ingeridas. O alimento permanece no estmago por algum tempo e com a peristalse e as contraes do esfncter pilrico impulsionam o alimento parcialmente digerido at o intestino delgado. O processo digestivo continua no duodeno, onde esto concentradas as enzimas digestivas que procedem do pncreas, do fgado e das glndulas existentes na prpria parede do intestino. no intestino delgado onde realizada a principal parte da digesto, na qual o alimento inicialmente ingerido reduzido forma de seus nutrientes constituintes e absorvidos no jejuno. O processo digestivo concludo no intestino grosso. A populao bacteriana o principal componente do contedo do intestino grosso e ajuda no trmino da degradao de material residual e sais biliares. O material fecal formado e logo aps eliminado graas as contraes da musculatura do reto.

2. GASTRITE AGUDA (RENATA THAS) 2.1 CONCEITO Gastrite e a inflamao da mucosa gstrica. 2.2 ETIOLOGIA Mais frequente por imprudncia diettica, a pessoa come demais ou muito rpido, ou come alimentos muito temperados ou contaminados com microorganismos que causam doenas. Tendo tambm como outras causas o lcool, aspirina, refluxo biliar, antiinflamatrios no esteroides (AINES) e radioterapia. Alm de distrbios como uremia, leses no SNC, cirrose heptica, hipertenso heptica, entre outros. Uma forma mais grave da gastrite aguda causada por ingesto de cidos ou alcalinos fortes os quais podem fazer com que a membrana gangrene e perfure. 2.3 FISIOPATOLOGIA O estomago possui uma barreira mucosa da camada externa que constitui a defesa principal do rgo contra a ao efetiva do acido clordrico. As secrees

gstricas so compostas por muco secretado pelas as glndulas mucosas, esse muco absorve pepsina* e protege a mucosa contra o acido. Sua resistncia depende do suprimento sanguneo, equilbrio acido-base, integridade tissular da mucosa e da regenerao epitelial. Assim a irritao na membrana mucosa gstrica pela ao do acido clordrico provoca um infiltrado inflamatrio, edema e hiperemia, (congestionada com tecido, liquido e sangue) resultando em erupo superficial podendo evoluir para ulcerao superficial e levar a hemorragia. A mucosa gstrica e capaz de se auto-regenerar aps um episodio de gastrite. * A pepsina uma enzima digestiva que produzida pelas paredes do estomago, sendo secretada pelo suco gstrico, e tem como funo desdobrar as protenas em peptdeos mais simples. Ela s reage em meio acido. Por isso, o estmago tambm produz cido hidroclordrico (HCL). Quando em contato com o acido clordrico, o pepsinogenio (enzima inativa que est presente no suco gstrico) transforma-se na pepsina, que (ativa). 2.4 SINTOMAS (RENATA MARIA) A gastrite aguda costuma ser assintomtica, apresentando reaes normalmente quando ela aguda. Entre os mais comuns, temos:

Dor ou desconforto no estmago. uma dor mais parecida com uma queimao e costuma ser aliviada aps a ingesto de alimentos; Nuseas e vmitos; A sensao de estmago cheio precoce, levando falta de apetite; Presena de sangue nas fezes ou vmitos, caso a gastrite forme lceras hemorrgicas.

2.5 TRATAMENTO

O tratamento farmacolgico feito com anticido;


Tratamento diettico Deve se evitar:

- Alimentos gordurosos e frituras em geral; - Frutas cidas: laranja, limo, abacaxi, kiwi, morango, damasco, etc.; -Legumes cidos: Pepino, tomate, couve, couve-flor, brcolis, repolho, pimento, nabo, rabanete, etc.; - Caf, ch preto, malte e chocolate; - Temperos como vinagre, pimenta, molhos industrializados, molho de tomate, ketchup, caldos, etc.; - Fuja dos enlatados e conservas. Lingia, salsicha, pats, mortadela, presunto, bacon, carne de porco, carnes gordas. - Bebidas alcolicas e gasosas. O tratamento feito principalmente com medicamentos que reduzem a produo de cido do estmago, associado a orientaes alimentares: Parar de fumar Evitar ingesto de caf, gorduras, frituras, refrigerantes e lcool

Alimentao em horrios regulares Nos casos de gastrite aguda associada ao uso de medicaes antiinflamatrias, sua suspenso e/ou substituio, associada ao uso de medicamentos que neutralizem, que inibam ou bloqueiem a secreo cida do estmago, o tratamento bsico. A endoscopia, mais utilizada nos casos de gastrite aguda acompanhada de sangramento, alm de poder fazer o diagnstico, pode interromper a hemorragia aplicando variados tratamentos locais.

3. GASTRITE CRNICA (IDERLINE) 3.1 CONCEITO O estmago um tipo de bolsa que recebe o que ingerimos. Internamente, forrada por mucosa, uma camada rosada parecida com a que temos em nossa boca. A gastrite crnica uma inflamao da mucosa do estmago, que apresenta uma evoluo lenta,muitas vezes assintomticas, que pode levar a sangramentos e o desenvolvimento de lceras. uma doena comum entre os alcolatras, pacientes com uma doena prolongada ou comprometimento do sistema imune. 3.2 ETIOLOGIA Existem vrias causas para gastrite. De acordo com a Federao Brasileira de Gastroenterologia, nos casos de gastrites crnicas, o agente causador mais comum a infeco pela bactria Helicobacter pylori, tambm associada a vrias outras doenas digestivas. O principal modo de transmisso desse microorganismo por via fecal-oral, principalmente em regies ou comunidades com condies scio-sanitrias ou de higiene pessoal insatisfatrias. 3.3 FISIOPATOLOGIA da infeco pela H. pilory, existem outros fatores que podem causar gastrite: alguns tipos de vrus, bebidas alcolicas (o lcool irrita a mucosa do estmago), vmitos crnicos, uso de medicamentos irritantes, especialmente antiinflamatrios, excesso de cido gstrico e ingesto de substncias custicas. Entre os hbitos alimentares, consumo de doces muito carregados e alimentos muito condimentados podem favorecer o surgimento da doena. 3.4 SINTOMAS (RMULO OLIVEIRA) Os sintomas de gastrite crnica incluem nusea leve e dor na regio superior do abdmen, embora em muitos casos esse tipo de gastrite no manifesta nenhum sintoma. comum que os clientes com gastrite crnica tenham dor quando o estmago est vazio, mas se a gastrite levar formao de lceras gstricas hemorrgicas, os sintomas podem se agravar. 3.5 TRATAMENTO

O farmacolgico realizado atravs de Antibiticos como Amoxicilina, Metronidazol, Tetraciclina etc. Atravs de Antidiarrico como Subsalicilato de bismuto que vai auxiliar na cura das ulceras de mucosa. Atravs da Antagonista do receptor de histamina-2 como exemplo as cimetidina, Ranitidina que so usados no tratamento de lceras gastrointestinais. Atravs de Inibidores da bomba de prtons de acido gstrico que vai diminuir a secreo acida gstrica. Atravs do Anlogo da prostaglandina E1 que vai proteger a mucosa gstrica contra os agentes que causam lceras; tambm aumentando a produo de muco e os nveis de bicarbonato. O cliente deve evitar frmacos como a aspirina e outros anti-inflamatrios no esteroides, pois estes aumentam o risco de lceras. Geralmente a gastrite crnica pode ser tratada com anticidos e uma dieta balanceada com refeies pequenas e constantes evitando frituras, comidas gordurosas, lcool, etc... Esses tratamentos podem representar a cura da doena, caso no apresente a cura parte para o processo cirrgico que so a gastrectomia parcial ou total, antrectomia (Consiste em remover a poro antral do estmago e uma pequena poro do duodeno e piloro), piloroplastia (alargamento do piloro).

You might also like