You are on page 1of 111

IAND

TUDO EST EXATAMENTE AONDE DEVERIA ESTAR

Khubilgan
Aleph I / VII 1

Ol leitor(a),

Ns somos o grupo Iand ***, representamos uma grande equipe, um grupo de conscincias universais livres, em marcha por todo o universo.
No possumos uma sede na esfera fsica do planeta, todos os contatos entre os membros so realizados de forma livre. Dentro da nossa corrente temos diversos membros em ao e, os que assim desejar, tambm podem fazer parte do grupo (informe-se na ltima pag.), seja voc tambm um de ns.

Esse livreto parte de uma srie que abordar assuntos de interesse geral, em sua maioria, assuntos que os meios de comunicao no tem interesse em divulgar. A cada livreto (procure o prximo com quem lhe forneceu o anterior), ser fornecido material de estudo envolvendo a evoluo humana e seu habitat natural sobre quatro aspectos; cientfico, poltico, filosfico e espiritual. Sempre que possvel, iremos fornecer a fonte do texto, bem como, suas referncias. Iand *** em nenhum momento tomar partido. O nosso papel apenas fornecer os materiais, a sua maioria j de domnio pblico. No afirmamos que os materiais fornecidos sejam considerados verdadeiros ou falsos, apenas direcionamos a informao, caber sempre ao leitor a avaliao. Que esse material seja apenas o incio de seus estudos, aproveite os bons tempos de liberdade de imprensa e principalmente, os bons tempos da Internet. ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Pesquise! Negue! Compare! Aceite! Esquea! Aprenda! ... passe para o prximo assunto.

As correntes de Iand manifestam-se de acordo com a necessidade de cada local, com a mascar necessria, por todo o planeta.

***
2

Shidarta Gautama, o Buda, em uma de suas caminhadas, teria encontrado um monge solitrio que vivia s margens de um rio. Esse monge, ao v-lo, correu at o Shidarta, manifestando sua alegria! Aps algumas horas de silncio, o monge solitrio falou de seus progressos espirituais, conseguira levitar, dominando o efeito gravitacional. Agora, lhe era possvel transportar-se ao outro lado do rio, sem molhar seus ps. O Shidarta perguntou-lhe; - Quantos anos voc levou para alcanar o domnio deste conhecimento? O monge disse-lhe que, seguramente, mais de 40 anos. - No teria sido mais fcil e rpido, atravessar o rio utilizando-se do seu barco? Perguntou o Shidarta.

Iand
2 perodo ***

Projeto Khubilgan

A T E N O, muitas armadilhas para ganhar adeptos foram instaladas. Uma nova religio que no tem nome oficial, mas que se conhece por CONSUMISMO.

Com ela homens e mulheres chegam a considerar as coisas mais importantes que as pessoas. As pessoas passaram a se medir pelo nmero e quantidade de suas posses. Um altar eletrnico, que emite imagens (televiso), foi instalado em cada lar para treinar as pessoas a adorar as coisas e adquirir mais delas. Esse altar consome a maior parte do tempo de lazer dessa gente. O resto do tempo (desses escravos) se utiliza para conseguir dinheiro para comprar coisas (principalmente, comida para se suicidar). As crianas so deixadas sozinhas em casa, na frente do altar, enquanto seus pais se dedicam busca de mais posses. S poucos se deram conta de quo vazia se tornou a vida. Os seres humanos, como resultado de seu 'desenvolvimento' ao longo de milhares de anos, chegaram concluso de que se pode ter tudo e, no entanto, ao mesmo tempo, na verdade no tem nada como um resultado.Isso significa que esse caminho os leva a um beco sem sada. Por outro lado, a natureza no cria nada em vo. Se formos por este caminho, ento, por uma razo ou outra, se faz necessrio. Uma pergunta se coloca: por que necessrio? Qual o prximo estgio que estamos enfrentando atualmente? Tudo o que fizemos at agora foi s para dar prazer, cumprir e proteger nosso corpo, nossa existncia corprea. Tentamos fazer nossa vida mais confortvel, segura, agradvel e bonita quanto possvel, acima ou pelo menos igual ao da vida dos outros. E os seres humanos agora chegam a um estado, onde a vida no tem sentido. Tem que haver um significado maior. A natureza nos levar a um nvel onde vamos estar intimamente ligado e se comunicando uns com os outros sem palavras, como se ns existimos em um s corpo, ou seja, fora do nosso prprio corpo individual. Meus pensamentos so seus pensamentos, meu corao seu corao. Assim que os desejos e as mentes de todas as pessoas se unem em um todo: todos os desejos em um s desejo e todos os pensamentos em um nico pensamento.
Fonte: Internet

Temas que sero abordados:

Teoria do Deslocamento das Massas O Enigma dos Mamutes da Sibria Antigo Egito Templo de Harmachis Esfinge de Giz Teoria da Correlao rion Atlntida / Lemmia Sumrios Eram Deuses os pais da globalizao?

"Mas o que acontecer, se descubro, porventura, que o menor, o mais admirvel de todos, o mais pobre dos insolente mendigos, o mais insolente dos meus caluniadores, o meu inimigo, reside dentro de mim, sou eu mesmo, e precisa da esmola da minha bondade, e que eu mesmo sou o inimigo que necessrio amar?"

Carl Jung

A Teoria do Deslocamento das Massas


Quando esta teoria foi apresentada pela primeira vez pelo prof. Charles Hapgood, a comunidade cientfica no se manifestou, com uma notvel excesso: Albert Einstein. Em sua teoria, o prof. Hapgood props que em certos perodos de tempo, toda a crosta terrestre poderia se movimentar, como uma casca solta de laranja. Isto finalmente explicaria o desaparecimento de civilizaes como a Atlntida e a Lemria. Segundo Einstein, "no se pode duvidar que ocorreram deslocamentos significativos da crosta terrestre repentinamente, em curto perodo de tempo." O professor, para elaborar sua teoria, se baseou em fatos aceitos. Antes existia a Pangia, depois os continentes foram se separando e temos a formao de hoje. Mas ainda no acabou. Os continentes continuam se movimentando. Isto possvel porque a crosta terrestre "flutua" em uma camada semi-lquida. O elo final para a teoria de Hapgood veio com o descobrimento, em 1977, de um mamute congelado, perfeitamente preservado, no norte da Sibria, o qual culminou no descobrimento de milhares de espcies de grandes mamferos nestas condies tanto no norte da Sibria como no norte do Canad. Hoje esta teoria j aceita. De acordo com ela, houve, h cerca de 12 mil anos atrs, um deslocamento da crosta terrestre, a qual se moveu em torno de 3,6 mil quilmetros. Com este deslocamento, a Antrtida foi englobada pela zona polar, enquanto que, ao mesmo tempo, a Amrica do Norte foi liberada do Crculo Polar se tornando rea temperada. Hapgood documentou deslocamentos ocorridos nos ltimos 100 mil anos. Acredita-se que estes ocorram a cada 41 mil anos. O ltimo ocorreu ha 11,5 mil anos atrs, portanto o prximo deve ser esperado para daqui a 29,5 mil anos. De acordo com Hapgood, este movimento repentino da crosta se deve ao acmulo de gelo nas calotas terrestres. Depois de milhares de anos acumulando gelo, chegando a uma espessura de at 3,6 quilmetros, h um desequilbrio no globo, ocasionando o deslocamento das massas.

O gelo se desloca, arrastando consigo a crosta externa e os continentes em um bloco, para novas posies. Com isso, as calotas polares alcanam um clima mais quente e comeam a derreter, enquanto que as terras de clima temperado vo para regies polares nas quais congelam e acumulam gelo. Clculos realizados ha poucos anos, indicam que a crosta poderia ter alcanado, em seu movimento, uma velocidade aproximada de 70 km/h (setenta quilmetros por hora). Se a teoria do prof. Charles Hapgood estiver correta, poderia explicar dentre outras coisas, o desaparecimento de continentes inteiros como a Atlntida. Charles H. Hapgood, (1904-1982) foi um acadmico norte-americano, e um dos defensores conhecidos da teoria do deslocamento polar. Hapgood recebeu um diploma de mestre pela Universidade de Harvard em 1932 em histria medieval e moderna. Durante a II Guerra Mundial, Hapgood trabalhou para o COI, que se tornou mais tarde no Escritrio de Servios Estratgicos (OSS) e posteriormente na Agncia Central de Inteligncia (CIA), em seguida, para a Cruz Vermelha, e, finalmente, serviu como oficial de ligao entre a Casa Branca e o Gabinete do Secretrio da Guerra. Hapgood dedicou ainda dois livros sucessivos, teoria do Deslocamento da Custa Terrestre: Maps of the Ancient Sea Kings (1966) e O Caminho do Plo (1970), Hapgood props a teoria radical que o eixo da Terra mudou diversas vezes durante a histria geolgica. A crosta da Terra tinha sofrido deslocamentos repetidos e que os conceitos geolgicos da deriva continental, podem ter que ser revistos. Segundo Charles Hapgood, o deslocamento da crosta terrestre foi possibilitado por uma camada de rocha lquida situada cerca de 100 quilmetros abaixo da superfcie do planeta.

A mudana de plos, provocou o deslocamento da crosta terrestre em todo o interior do manto, resultando em rochas da crosta terrestre est sendo exposta a campos magnticos de uma direco diferente. Hapgood criou esta teoria, documentando trs deslocamentos da crosta terrestre nos ltimos 100.000 anos.

Ele acreditava que essa mudana cataclsmica causada por gelo, provocando o desequilbrio nas calotes polares. Gelo que se acumula nos plos chegando a formar mais de dois quilmetros de espessura. Contudo esse gelo est-se a derreter devido ao aquecimento global e segundo alguns cientistas passamos o ponto de no retorno, segundo alguns cientistas...

10

"Basicamente o que vemos um filtro de conhecimento. Uma caracterstica fundamental da Cincia e tambm da natureza humana. As pessoas tendem a filtrar o que no se encaixa ou no faz sentido em seu paradigma ou modo de pensar. Na Cincia, vemos que a evidncia que no se encaixa no paradigma aceito, tende a ser eliminada. No ensinada. No discutida. As pessoas educadas em Cincia, normalmente, nem tomam conhecimento."

Richard Thompson
Co-autor de Forbidden Archaeology em entrevista ao programa exibido na Discovery Channel: "The Origyns of Man"

11

O Enigma dos Mamutes da Sibria


Por Roberto Pereira*

Os mamutes congelados da Sibria um dos mistrios que continuam desafiando a cincia moderna que, baseada em meras teorias faz algumas especulaes razoveis e admite que soluo desse enigma pode contribuir para desvender diversos outros fatos inexplicveis e ainda mais nebuloso da histria do planeta terra. Em 1900, nas margens do rio Beresovska, na Sibria Setentrional, se encontrou o primeiro exemplar conservado de mamute em meio lama congelada. O fato em si no era inteiramente novo, j que antes tinham sido encontrados restos congelados de outros animais antigos. Mas nunca um exemplar to grande, e em to bom estado de conservao. Alm disso, aquele mamute morrera de p e tinha ainda restos de capim entre os dentes! Se morrera comendo, como ficara de p? E por que no cuspira o alimento nos extetores de sua agonia? Naquela poca a cincia j sabia que os mamutes tinham desaparecido da face da Terra h, pelo menos, 10 mil anos e, logo, diversas expedies acorreram ao local para examinar o estranho achado. Descobriram que , apesar da idade, a carne do mamute estava ainda to bem conservada que ces e lobos disputavam seus pedaos. A primeira explicao apresentada pelos cientistas foi de que o animal afundara no gelo, morrendo assim quase instantaneamente. Mas no havia nem jamais houvera geleiras naquela regio da Sibria: apenas neve durante o inverno. Neve que se derrete na estao quente. A outra teoria afirmando que o animal morrera afogado tambm no foi aceita. Se tivesse se afogado, ele, certamente, cuspiria os ramos encontrados na sua boca e nunca teria ficado de p. Finalmente, outros cientistas levantaram a teoria de que aquele mamute ficara preso no barro pegajoso e afundara lentamente de p, at ser coberto pela neve e pela lama gelada. Mas um exame mais detalhado do solo provou que naquela regio jamais houvera camadas de lama elstica, capazes de prender, at a morte, um gigantesco mamute de quase dez toneladas. Havia ainda outro problema: o alimento encontrado na boca do animal incluia delicados carrios, capim e ranculos, que s vicejam, hoje em dia, muito mais ao sul.

12

Tudo aquilo junto formava um respeitvel quebra-cabea cientifico, para o qual durante muitos anos, dezenas de sbios no conseguiram nenhuma explicao satisfatria. Afinal, seria ilgico admitir que o pesado animal interrompera sua refeio e correra depois centenas de quilometros para o Norte, com o capim na boca, para morrer de repente, de p. A Ciencia Oficial se apia em fatos provados, mas quando eles no existem, ela costuma montar teorias completas sobre frgeis indicios indiretos, e sobre a lgica tambm. Seria mais lgico admitir, por exemplo, que aquele tipo de capim crescera outrora naquela mesma regio, e que o mamute morrera e fora congelado de repente quase que instantaneamente -, enquanto pastava. Os anos foram passando e outros animais congelados foram sendo encontrados na Sibria, com sinais claros de morte instantanea e sem sinais visiveis de violencia. Todos eles haviam sido congelados. O problema era saber como. Em qualquer processo de congelamento de carne necessrio que a queda de temperatura seja acentuada e muito rpida, caso contrrio se formam grandes cristais de gua nas clulas o que provocaria desidratao que estragaria a carne em pouco tempo. Para se congelar uma galinha ou um peru, por exemplo, a -40 C, so necessrios 20 minutos; e pelo menos meia hora para se congelar meio boi. Um animal do porte de um mamute, quase duas vezes o tamanho de um elefante atual, teria que ser congelado a -100 C , em poucos minutos, para que sua carne ainda pudesse ser comida pelos ces, 10 mil anos depois. S havia um problema: O exame do exemplar congelado do rio Beresovka mostrou que o animal comera pequenos ramos de floridos, pouco antes de morrer. Grande quantidade de vegetal foi encontrada intacto, ainda no digerida, em seu estomago. E sabe-se que tais plantas no crescem onde a temperatura inferior a -5 Celsius. A unica explicao satisfatria seria a morte instantanea dos animais, devido a um subito abaixamento da temperatura da Sibria. E tanto o exame da carne do mamute como a analise dos vegetais que comera provou, sem sombra de duvidas, que tal catastrofe ocorrera h 10.000 anos. Nos ultimos trinta anos, numerosos cientstas russos viajaram at a regio do rio Beresovska, em busca de novos indicios. E hoje se aceita, como a mais provvel, a tese levantada por Imanuel Velikovski de que somente uma sbita mudana na inclinao do eixo de rotao da Terra poderia causar

13

fenomenos meteorolgicos capazes de explicar a repentina morte dos mamutes siberianos. Segundo alguns astronomos, baseado em simulaes em computador, somente a fora eletromagntico de algum astro errante, um grande planeta ou uma pequena estrela passando suficientemente prximo da Terra poderia mudar o eixo de rotao terrestre. Isso certamente, provocaria mars no magma interno da Terra, abalando a fina crostra slida do nosso mundo de 30 a 90 km de espessura. Os vulces, situados quase todos na zona equatorial, entraram em erupo, arremessando lava, pedras e, principalmente grandes quantidades de poeira superaquecida, se elevaria at a estratofera. Depois, seguindo o movimento normal dos ventos, essa poeira dirigia-se, espiralando rumo aos polos. O frio das grandes altitudes as congelaria e, quando ela atingisse a Sibria, mergulhando rumo ao solo, poderia perfeitamente estar a 100 Celsius. O quadro fica, ento mais fcil de imaginar. Chegando s regies setentrionais do planeta a poeira subitamente escurece o sol. Os animais, que naquela poca pastavam nas planices verdejantes do Alasca, do Norte do Canad e da Sibria, olham espantados para a noite que chega de repente. E pouco depois so atingidos pelos ventos supergelados provocados pelas poeiras vulcanicas que cai do cu. Os animais sentem o ar frio queimar seus olhos e pulmes, e em segundos esto mortos enrijecidos nas posies em que estavam. Horas depois o vento diminui, mas durante semanas cai do cu poeira e neve que, lentamente, recobre os corpos congelados dos animais que, como esttuas geladas, acabam sendo totalmente cobertas. A mudana do eixo da Terra alteraria tambm o clima da Sibria e isso ajudaria a conservar, praticamente intactos, os animais durante os milnios seguintes. Velikovski aponta outros indicios dessa mesma catastrofe como a subita mudana no clima do Alasca, o secamento do grande lago que existe onde hoje o deserto do Saara e a abertura do estrito de Gilbratar, que provocou o alagamento da regio mediterranea pelas guas do Atlantico. Tudo isso, acreditam muitos cientistas, ocorreu mais ou menos h 10.000 anos. Velikovski acredita que todos esses fatos se explicam pelo mesmo fenomeno cataclismico. Esses so os fatos. Essas so as hipteses. No entanto, mesmo com os recursos da ciencia moderna, no existem ainda meios para unir todos esses indicios numa nica teoria prova de qualquer duvida. Mas alguns cientistas acreditam que esto na pista certa.

14

E outros ainda mais ousados, chegam a levantar a hipotese de que se algum dia existiu o continente da Atlantida, ele teria afundado naquela mesma poca e pela mesma razo. Assim, enquanto na Sibria morriam os derradeiros gigantes da pr-histria terrestre, o Atlantico afundava o continente onde, segundo Homero, existiu a mais brilhante das antigas civilizaes da Terra.

* Roberto Pereira, escritor e pesquisador independente portugus.

1. Matria publicada originalmente em portugus no Blog de RS Maike

Nota

1. Velikovski, Manuel - Mundos em Coliso, - Edies Melhoramentos 2. Pereira, Roberto e Lisboa, Carlos Luiz - Grandes Enigmas da Humanidade - Editora Vozes de Petropolis 3. Heuvelmann, Bernard - Sur la piste des Betes Ignores Edio de librarie Plon, Paris

Fontes

15

Cada ser desenvolve as suas concepes de acordo com as suas vivncias, a verdade, se apresenta de acordo com a verdade de cada um, respeitar essa verdade entender um pouco mais sobre a realidade, a realidade de cada um.

Dassuen . ***

16

Antigo Egito

O Antigo Egito foi uma civilizao da antiguidade oriental do Norte de frica, concentrada ao longo ao curso inferior do rio Nilo, no que hoje o pas moderno Egito. Era parte de um complexo de civilizaes, as Civilizaes do Vale do Nilo, dos quais as regies ao sul do Egito (hoje no Sudo, Eritreia, Etipia e Somlia) so uma parte. Tinha como fronteira a norte o Mar Mediterrneo, a oeste o deserto da Lbia, a leste o deserto da Arbia e a sul a primeira catarata do rio Nilo. A civilizao egpcia se aglutinou em torno de 3150 a.C. com a unificao poltica do Alto e Baixo Egito, sob o primeiro fara, e se desenvolveu ao longo dos trs milnios. Sua histria ocorreu trs grandes reinos marcados pela estabilidade poltica, prosperidade econmica e florescimento artstico, separados por perodos de relativa instabilidade conhecidos como Perodos Intermedirios. O Antigo Egito atingiu o seu auge durante o Imprio Novo, uma era cosmopolita durante a qual o Egipto dominou, graas s campanhas militares do fara Tutms III, uma rea que se estendia desde Curgos (na Nbia, entre a quarta e quinta cataratas do rio Nilo) at ao rio Eufrates, aps o que entrou em um perodo de lento declnio. O Egito foi conquistado por uma sucesso de potncias estrangeiras, neste perodo final. O governo dos faras terminou oficialmente em 31 a.C. quando o Egito caiu sob o Imprio Romano e se tornou uma provncia romana, aps a derrota da rainha Clepatra VII na Batalha de cio. A civilizao egpcia foi umas das primeiras grandes civilizaes da Humanidade e manteve durante a sua existncia uma continuidade nas suas formas polticas, artsticas, literrias e religiosas, explicvel em parte devido

17

aos condicionalismos geogrficos, embora as influncias culturais e contactos com o estrangeiro tenha sido tambm uma realidade. O sucesso da antiga civilizao egpcia foi causada em parte por sua capacidade de se adaptar s condies do Vale do rio Nilo. A inundao previsvel e a irrigao controlada do vale frtil produziam colheitas excedentes, o que alimentou o desenvolvimento social e cultural. Com recursos de sobra, o governo patrocinou a explorao mineral do Vale e nas regies do deserto ao redor, o desenvolvimento inicial de um sistema de escrita independente, a organizao de construes coletivas e projetos de agricultura, o comrcio com regies vizinhas, e campanhas militares apara derrotar os inimigos estrangeiros e afirmar o domnio egpcio. Motivar e organizar estas atividades foi uma burocracia dos escribas de elite, lderes religiosos, e dos administradores sob o controle de um fara que garantiu a cooperao e a unidade do povo egpcio, no mbito de um elaborado sistema de crenas religiosas. As muitas realizaes dos antigos egpcios incluem o levantamento de pedreiras, e tcnicas de construo que facilitaram a construes das monumentais pirmides, templos e obeliscos, um sistema de matemtica, um sistema prtico e eficaz da medicina, sistemas de irrigao e tcnicas de produo agrcola, os primeiros navios conhecidos, faiana egpcia e tecnologia com vidro, novas formas de literatura e o mais antigo tratado de paz conhecido. O Egito deixou um legado duradouro. Sua arte e arquitetura foram amplamente copiadas e suas antiguidades levados para cantos distintos do mundo. Suas runas monumentais inspiraram a imaginao dos viajantes e escritores h sculos. Um novo respeito por antiguidades e escavaes no incio do perodo moderno levou a investigao cientfica da civilizao egpcia e uma maior valorizao do seu legado cultural, para o Egito e o mundo. Por volta de 5500 a.C., pequenas tribos que viviam no vale do Nilo haviam se desenvolvido em uma srie de culturas demonstrando o firme controle da agricultura e pecuria, e so identificvel pela sua cermica e objetos pessoais, como pentes, pulseiras e colares. No Norte as culturas que mais se destacaram foram a cultura Faium A que comeou a tecer e a cultura El-Omari, j que foi nela que surgiram os cemitrios. E no sul do Egito, a Badariana, era conhecida por sua cermica de alta qualidade, ferramentas de pedra e seu uso de cobre.

18

Eras Egpcias
A Magia da Civilizao Egpcia especial e nica no mundo. Seus conhecimentos sobre o mundo dos mortos e dos mistrios dos cus, tornaram os egpcios os verdadeiros precursores da Era de Aquarius. Afinal, o nascimento do Egito ocorreu num signo de AR, assim como a Era na qual estamos entrando agora.

Eras Astrolgicas Sacerdotes de antigas civilizaes descobriram um aspecto celestial muito curioso. Eles observaram que a Estrela do Norte trocava de posio constantemente e, aps 25.750 anos aproximadamente, ela voltava para sua posio "original", num processo cclico. A causa fundamental desta troca de posio o giro que a Terra faz sobre seu prprio eixo (que tem uma inclinao de 23 27'), num movimento conhecido como precesso dos equincios. Esse movimento lento e leva, mais ou menos, 25.750 anos para completar um ciclo. Um determinado signo atravessado a cada 2.146 anos (25.750 anos dividido por 12 signos) e durante esse perodo (ou era astrolgica), o signo em questo influencia o planeta, ou seja, toda a humanidade. A transio de uma era para outra pode durar de 30 a 250 anos. Esotericamente, cada era astrolgica teve seu Avatar, ou Grande Mensageiro, que trouxe uma nova filosofia de vida para o momento. O Avatar da era de Touro foi Krishna, o de ries foi Moiss (ou Akhenaton) e o de Peixes foi Jesus.

19

Vrios povos esperam a vinda de um salvador para esse final de milnio, um Avatar que comandar o Juzo Final, eliminando todos os vcios da antiga civilizao (era de Peixes) e preparando o terreno para um novo mundo (era de Aquarius). Esta idia ainda reforada pelos cristos que esperam novamente a vinda de Jesus (simbologia astrolgica?).

As eras astrolgicas so:

ERA DE LEO (10.914 at 8.768 a.C.) O fogo representa a transmutao alqumica necessria para a purificao espiritual. Sua representao a ave mitolgica Fnix que renasce das cinzas, mais pura e mais forte do que antes. Leo caracteriza aquele (ou aquilo) que est frente do seu tempo; simboliza o poder real e tem o seu regente Amon-R (o Sol). O ponto marcante da Era de Leo foi o mau uso do fogo (poder material oriundo da avanada tecnologia reinante na poca) por parte dos atlantis o que ocasionou os cataclismas (9.500 a.C.) que destruram o continente perdido descrito por Plato.

20

Segundo o mdium norte-americano Edgard Cayce, a tecnologia moderna apenas uma redescoberta dos conhecimentos uma vez existentes em Atlntida. Embora, os atlantis estivessem muito avanados cientificamente, muitos perderam o vnculo com o mundo espiritual, tornando-se escravos de seus desejos e emoes (filhos de Bestial). Isto levou uma diviso e destruio do continente atlntico. Na realidade, antes da destruio final de Atlntida, muitos atlantis migraram para o Egito e foram absorvidos pela cultura local. Sob o comando de um supremo sacerdote de Atlntida, o Egito comeou a desenvolver transformaes sociais, ticas, morais e religiosas profundas. Esotericamente falando, o Egito um fiel depositrio dos conhecimentos sagrados de Atlntida, fato esse que poderia explicar o inexplicvel: como um pas, encravado no meio de um deserto, pde construir uma civilizao to avanada e gloriosa enquanto que no resto do mundo as civilizaes estavam apenas saindo da barbrie.

ERA DE CNCER (8.767 at 6.622 a.C.) A gua o instinto, a fertilidade, a mediunidade e a purificao. o nico elemento que no possui representao humana, somente animais (Peixes, Cncer/caranguejo e Escorpio).

21

Cncer cresce a partir de experincias anteriores e representa, com toda sua exuberncia e energia, o vero (hemisfrio norte). Atlntida, civilizao pice da era de Leo, foi destruda pelo mau uso da energia (fogo de Leo) e afundou (purificao pela gua de Cncer) num local incerto. Seus sobreviventes precisaram usar as caractersticas da gua (fuso, mistura, dissoluo e instinto) e saram procura de outros lugares para morar(Egito, ndia, Glia, etc.). Essa epopia o ponto principal da Era de Cncer: a reorganizao cultural, o dilvio universal purificador e a renovao espiritual (novas crenas, religies e deuses). interessante notar que praticamente todos os povos do planeta possuem uma lenda ou mito sobre o dilvio universal onde a gua servia como fonte purificadora das raas. Nesses mitos, toda a civilizao pr-diluviana existente era destruda e um novo ciclo de evoluo era iniciado com os remanescentes brbaros (exatamente o que aconteceu na Era de Cncer).

ERA DE GMEOS (6.622 at 4.476 a.C.) O ar represente a liberdade, a elevao espiritual e material do homem. o nico elemento do zodaco que no possui representao animal. Ar o elemento mais humano, capaz de criar sociedades, fazer unies e relaes, ler, escrever, aprender, etc.

22

Gmeos representado por dois pilares que representam a bestialidade e a civilidade que o homem pode alcanar. Esotericamente, representa o portal do conhecimento (Mercrio/Hermes Trimegistro/Thoth). A era de Gmeos foi marcada por grandes adaptaes, j que, o homem estava saindo da barbrie (era de Cncer). Curiosamente, observa-se nesse perodo a existncia de vrias lendas e mitos relacionados a irmos gmeos, entre eles, ressalta-se: Osris (civilidade) e Seth (bestialidade) no Egito; Abel (civilidade) e Caim (bestialidade) na mitologia crist. Podemos, portanto, considerar o nascimento do Egito como ocorrendo na Era de Gmeos (incio da lenda de Osris e Seth, num contraste tpico desse signo: alto desenvolvimento do Imprio Egpcio (civilidade) contrastando com o quase-barbarismo dos demais povos do mundo (bestialidade).

ERA DE TOURO (4.476 at 2.330 a.C.) A terra representa a percepo a partir de uma realidade prpria (o que ela v o que ela conhece). Sua preocupao est na concretizao de seus desejos bsicos de subsistncia. Touro simboliza a matria, as necessidades bsicas, enfim, tudo aquilo que tangvel. a busca "frentica" pela segurana.

23

Na Era de Touro a civilizao comeou a plantar e a cultivar a terra, abandonando a peregrinao e tornando-se sedentria. Como Touro (Terra) oposto Escorpio (gua), observa-se uma inter-relao bastante forte entre esses signos: a civilizao teve incio com o cultivo da terra (touro), estabelecendo-se sempre prxima a um grande rio ou manancial de gua (escorpio). As grandes religies ligadas terra surgiram na Era de Touro. O touro foi um animal adorado em vrios lugares, principalmente no Egito, como o boi pis e a deusa Hathor. O fara, como lder religioso, era considerado um deus que se comunicava com as foras espirituais, para trazer prosperidade, segurana e boas colheitas para sua terra. Como no poderia deixar de ser, as cincias tridimensionais (astronomia, matemtica, engenharia, medicina, etc.) comearam seu desenvolvimento em Touro.

ERA DE RIES (2.330 at 184 a.C.) O fogo representa a transmutao alqumica necessria para a purificao espiritual. Sua representao a ave mitolgica Fnix que renasce das cinzas, mais pura e mais forte do que antes. ries simboliza o nascimento, o incio, o despertar de uma nova realidade. a prepotncia, a impulsividade a independncia.

24

ries foi a Era das guerras, das conquistas e do poder pessoal dos reis e faras. As civilizaes ligadas terra (e a Era de Touro) comearam a declinar, entre elas, o Egito. Nessa era, novos povos comearam a dominar o panorama mundial: judeus, romanos e gregos, entre outros. O sol (smbolo mximo do fogo) cultuado por vrias religies. interessante notar que o Deus do antigo testamento (vigente neste perodo) era um deus vingativo, masculino e extremamente ligado ao culto do fogo. Foi atravs de uma "sara ardente (fogo)" que este Deus manifestou-se para Moiss e ele era glorificado com o sacrifcio de carneiros (ries). O prprio Moiss, ao final da era de Touro, quebra um bezerro de ouro simbolizando o fim de uma era e incio de outra. Moiss (Avatar da Era de ries) tomou uma atitude ativa e decidida ao conduzir os hebreus para a terra prometida, numa postura tpica de ariano, isto , aquele que no aceita ser apenas um assistente dos fatos e circunstncias, mas sim, deseja (e ) sempre ser o sujeito principal da ao. Houve o desenvolvimento de grandes centros de comrcio e a metalurgia do ferro tornou-se comum (ferro metal de marte, planeta regente de ries)

ERA DE PEIXES (184 a.C. at 1962 d.C.) A gua o instinto, a fertilidade, a mediunidade e a purificao. o nico elemento que no possui representao humana, somente animais (Peixes, Cncer/caranguejo e Escorpio).

25

Peixes contm em si a dualidade: o peixe espiritualizado e mrtir e o peixe que foge da realidade. o signo dos visionrios, dos futuristas, mas tambm dos impressionveis e influenciveis. A Era de Peixes marcada pelo nascimento de Ichthys (peixe) ou Yeshua (salvador), mais conhecido como Jesus. Ele traz a mensagem de um Deus mais bondoso, compreensivo e feminino (tpico do elemento gua e descrito no Novo Testamento) em contrapartida ao Deus enrgico, irascvel e masculino (tpico do elemento fogo e descrito no Antigo Testamento) da era anterior, ries. A Bblia crist cheia de simbolismo desta era: os apstolos pescadores, o batismo de Cristo (gua), o milagre da duplicao de pes e peixes, etc. Como Jesus o marco separatrio das duas eras (ries/peixes), seus smbolos so o cordeiro e o peixe. At hoje Cristo chamado de "o cordeiro de Deus que tirou os pecados do mundo", isto , redimiu as civilizaes da ultrapassada era de ries e preparou a humanidade para uma nova era que se iniciava (Peixes). A Era de Peixes aprisionou o Homem em um rgido sistema hierrquico e social (o ter tem mais valor que o ser), do qual ele no conseguiu se libertar. Este aprisionamento foi a causa de muitas lutas religiosas que se observaram nesta era. Por ser um signo de gua, Peixes estimulou as conquistas e os descobrimentos martimos. Um signo responde ao "chamado" de seu oposto, portanto, o grande problema da era de Peixes foi o esquecimento de seu signo oposto, Virgem; faltou equilbrio no eixo zodiacal Peixes-Virgem, provocando conseqncias desagradveis para a humanidade. Durante Peixes - a era da gua (o princpio feminino), desenvolveu-se a Igreja Catlica que, como grande ME, tinha a funo de proteger seu FILHO (o homem) das penalidades impostas pelo severo PAI (Deus). Um dos smbolos usados pela Igreja para acalmar esse Deus (Peixes) foi a Virgem Maria, evidenciando o eixo zodiacal Peixes-Virgem de forma bastante acentuada. curioso notar que essa mesma Igreja que renega a astrologia tem todo seu simbolismo baseado em princpios astrolgicos.

26

ERA DE AQUARIUS (1962 at 4.108 d.C.) O ar represente a liberdade, a elevao espiritual e material do homem. o nico elemento do zodaco que no possui representao animal. Ar o elemento mais humano, capaz de criar sociedades, fazer unies e relaes, ler, escrever, aprender, etc. Aqurio dispensa as aparncias externas e toma atitude impessoal e objetiva, tpica do elemento ar. Tudo que no pode ser mais aproveitado eliminado. a procura pelo universal em contrapartida ao individualismo tpico de Peixes. Na Era de Aquarius, signo do elemento ar, novas formas de tecnologia e pensamento iro se impor ao perodo anterior, pisciano. A partir de 1962 podemos sentir uma influncia cada vez maior de aqurio: ocultismo, ufologia, faculdades extra-sensoriais, engenharia gentica, ciberntica, antimatria, ecologia, etc. o comportamento original, reformador e progressista desse signo de ar.

27

Aquarius impulsiona para cima e para frente. A busca pela liberdade global e pessoal se far presente, a conquista do ar (espao) ser determinante na nova sociedade aquariana, assim como a quebra de velhos dogmas e preceitos da era de Peixes, tais como, hierarquia opressora, o ter torna-se mais importante que o ser, o capitalismo e o socialismo, etc. Nota-se que a humanidade est mudando. Estamos prximos de uma guinada importante na evoluo deste planeta. A proposta da nova Era criar um mundo novo, de Paz e Amor, comeando a mudana pelo corao do homem. No podemos mais deixar que os outros intercedam por ns (como a Igreja fazia em Peixes), mas sim, precisamos tomar uma atitude mais realista e mudar o nosso prprio "eu".

5dtw t _t x|x t |t vtt X ]|x x t|{t v `tx X t t |xt txt X t z|t t xxt Xx tvx wt XeT wx TdhTe\hf5

As religies e doutrinas direcionadas para a divindade solar so em nmero muito elevado, podemos dizer que em todos os tempos ela ocupou o maior nmero. No somente em religies do Antigo Egito, quando em civilizaes mais recentemente, como a Inca, por exemplo. No Antigo Egito o Sol era tido como uma manifestao de Deus, mas foi o Fara Amenophis IV ( Akinethon) Pai de Tutacamon quem o colocou como uma imagem do prprio Deus. Ate ento havia um sentido de divindade solar, mas no ao ponto de T-lo como a face do prprio Deus.

28

HINO AO SOL Bela tua aurora no horizonte do cu, vivo ATON, Comeo de vida! Quando te levantas do Oriente Enches todas as terras com a tua beleza. Alto sobre todas as terras... Graas ao teu poder Os pssaros gorjeiam nos pntanos, Com as asas erguidas em tua adorao. Todos os carneiros danam sobre seus ps. Todas as coisas aladas voam. Eles vivem, quando sobre eles brilhas. Os barcos sobrem e descem o rio... No rios os peixes saltam por ti Teus raios fulgem no grande mar verde Criador do germe na mulher Criador da semente no homem .............................................. Tu criastes a terra conforme teu corao Tudo o que existe sobre a terra Tudo o que caminha com seus ps; Tudo o que est no alto, Que voa com suas assas... ......................................... (Traduo do livre NEFERTITI) Akneton via o Sol, ao qual chamava de Aton, bem alm de um smbolo dos atributos de Deus, ele via o prprio Deus, uma manifestao do princpio ativo da Divindade. Isso o levou a renunciar ao deus oficial predominante AMON RA o substituindo por ATON (SOL). Isso o obrigou a abandonar a cidade de Tebas e construir outra, Telelamarna e deu origem a uma revoluo que lhe custou a vida. Akineton foi destrudo no por adorar o Sol, mas por haver tentado substituir AMON, deus do interesse da casta sacerdotal, dominante. Isso justia porque Akneton foi perseguido. Parece paradoxal, uma cultura solar ir contra o maior expoente de cultor de uma deidade solva, mas a causa se prende a outras razes entre elas o poder administrativo e econmico.

29

Podemos sentir a devoo de Akineton atravs do poema que ele escreveu. Esse poema bem longo, aqui somente transcrevemos uns poucos versos para mostrar como pensava AKINETON. Somente um iniciado pode entender o sentido das palavras de Akineton, pois o Sol representava para ele mais do que a manifestao de um dos Atributos do SUPREMO SER, exatamente aquilo que vivifica todos os seres terrenos e os que desconhecemos a realidade mstica no podem absolutamente entender aquele Fara. Ningum pode por em dvidas que atravs do sol que a fora vital o smen da vida se manifesta na terra. As coisas criadas pelo Supremo Ser em nosso planeta sempre decorrem do resultado da unio entre o Sol e a Terra. Esta unio o mecanismo padro da criao, o bsico, a via comum; se existem outros, estas so praticamente desconhecidos. A maneira como O Sol atua sobre a terra originou um pensamento mstico especial. Um raio projetado em linha reta do Sol at chegar terra pode ser associado idia de uma seta dirigida contra um alvo, de um estilete, de algo que se dirige para um objetivo. A terra por sua vez se comporta como algo receptivo, algo que recebe passivamente uma ao externa quando penetrada pelo raio. Vejam que de certa forma esse processo lembra uma unio sexual em que um elemento ativo, fecundante, se associa outro elemento passivo, receptivo. Desta imagem foi que nasceu toda a magia do sexo ligado ao SOL e que foi estendido a todo o Universo. O SOL foi tido como masculino e a Terra como feminina. Mas de nenhuma forma indicando que exista sexo no sentido material. Ainda hoje, grande parte do rito cristo de origem solar. Na Bblia consta: Deus estabeleceu sua tenda no sol... Diversos pensadores e telogos cristos tinham um conceito bem diferente do ponto de vista do Cristianismo atual, que coloca o sol como um simples conglomerado de matria. At poucos sculos a viso Crist sobre o era outra. (Orgenes, por exemplo, justificava a adorao ao Sol tendo em vista no somente a sua luz sensvel, mas tambm pelo lado espiritual - Tertuliano reconhecia que o dogma da ressurreio teve origem no Mitrasmo, religio Persa - Para S. Crisstomo, Jesus era o sol da justia - para Sinsio, o sol intelectual. Firmico Materno aquilo que cita o Credo, que Jesus desceu ao inferno no terceiro dia, o fez como o sol. A tradio solar deixou marca muito evidente at mesmo na datao. O nome do dia de domingo em Ingls Sun Day dia do sol. O domingo, o dia do Senhor, o dia do descanso, procede de Dominus, o deus-sol, o Senhor.

30

Uma das mais marcantes religies da Antiga Prsia, o Mitrasmo era solar, assim tambm o Mazdeismo Zaratrusta. O mesmo se pode dizer com referncia ao Mitrasmo O Maniquesmo afirmava que Cristo era o sol. Os Saturnilianos acreditavam que a alma tinha substancia do solar, que ao deixar o corpo e voltava para o sol, de onde proviera. Mesmo diante da imensa quantidade e caracterstica prpria das religies do Antigo Egito, de uma forma ou de outra, podem ser consideradas religies solares. A natureza solar das religies do Antigo Egito est relacionada com mito solar da Antiga Prsia: Mitrasmo e Mazdeismo nas quais havia muitos rituais, ligadas ao fogo e que simbolizava o prprio Sol. As deidades egpcias esto intimamente relacionadas com o Sol, como se pode ver pelo texto: O Deus Nacional do Egito, o maior de todos os deuses, juiz supremo, criador do universo e fonte de toda a vida, era o Sol, objeto de adorao em qualquer lugar. A sede de seu culto ficava em Helipolis (Helio sol, pollis cidade ). O mais antigo e prspero centro comercial do Baixo Egito, onde ele encabeava um conjunto de nove deuses (enade), o mais importante grupo de divindades do panteo egpcio. Era o pai de Shu e Tefnut, av de Geb e Nut, bisav de Osris, sis, Seth e Nftis e trisav de Hrus. O deus-Sol retratado pela arte egpcia sob muitas formas e denominaes. Seu nome mais vetusto Atum, divindade representada como um homem barbado usando a coroa dupla do fara, que simbolizava especialmente o Sol ao entardecer. Era ele o deus-Sol original de Helipolis. O nome mais comum do Deus-Sol era R, com o qual at mesmo Atum se identificou. Simbolizava o Sol no auge do seu esplendor e podia ser representado por um falco; por um homem com cabea de falco usando o disco solar, o uraeus ou a coroa dupla e, mais raramente, por um homem. Como viajava pelas guas do cu e do mundo subterrneo, muitas vezes era mostrado utilizando uma barca. Quando representado por uma cabea de falco, como essa que se v acima proveniente do templo de Hieracmpolis, estabelecia-se uma identidade com Hrus, outro deus solar adorado em vrias partes do pas desde tempos remotos. Esse nome derivado da antiga palavra egpcia hr (her), a qual em sua forma mais primitiva era a preposio acima ou sobre, pois Hrus, o falco, pairava acima de todo o pas e de seus habitantes e era o smbolo natural do rei que reinava sobre todo o Egito. Em muitos documentos o Sol era representado pelo Falco, por ser considerado o nico animam que tinha a capacidade de fixar o Sol.

31

J no perodo pr-dinstico os reis eram conhecidos como seguidores de Hrus. Durante o Imprio Antigo (a.C. 2575 a 2134 a.C.), o deus-Sol era adorado como pai legtimo do fara reinante, criador de todas as leis e entidade de quem emanava toda a autoridade visvel. O deus-Sol governava nos cus como um soberano divino, contrapartida celestial do fara. Hrus, representado pelo falco, era o deus do cu, um smbolo da realeza divina e o protetor do fara reinante. No curso da Histria do Antigo Egito, Horus, o falco era identificado pessoalmente identificado com o rei, talvez porque ele podia voar atravs dos cus a grandes alturas e vigiar o imprio. Todo fara, ao reinar, usava o nome de Hrus como o primeiro dos seus ttulos e seu trono era o trono de Hrus. Para os egpcios o fara era Hrus, o falco celeste, cujos olhos representavam o Sol e a Lua. Nos relevos h vrias cenas nas quais o deus Hrus aparece ao lado do fara como criaturas iguais, da mesma estirpe. A influncia do deus adorado em On espalhou-se por todo o pas desde os tempos mais remotos, de tal modo que os deuses locais foram se assimilando ao deus-Sol e o ritual da maioria dos templos egpcios acabou por ter como base a liturgia celebrada no templo do deus-Sol em Helipolis. Em Tanis, arquelogos encontraram esqueletos de falces dentro de pequenas jarras. Nekhen, a Hieracmpolis dos gregos, teve um deus falco como sua divindade local e o nome da cidade significa justamente Cidade do Falco. Os egpcios viam o Sol como uma divindade. Segundo cita o egiptlogo Alan Shorter: a cada manh R surgia por trs de Manu, a montanha da aurora, e singrava os cus em sua barca dos milhes de anos, acompanhado pelos deuses de seu squito. Acreditavam alguns que R envelhecia no decorrer do dia. De manh, era uma criana recm-nascida, ao meio-dia um heri na plenitude da vida e, no crepsculo, um velho cambaleando, com passos incertos, rumo ao Ocidente. O deus utilizava duas barcas.

32

Durante o dia, ele cruzava os cus a bordo da barca Manjet, mas, ao entardecer, ele tomava outra barca, chamada Mesektet, para a sua viagem noturna, jornada que o levava pelas regies do inferno. O Deus Horus foi cultuado sob vrias formas, sendo que devemos distinguir o Hrus solar do Horus filho de Osris. Assim o temos: Em Helipolis, como Harakhti Hrus no horizonte era a manifestao do Sol ao surgir e se pr. Muitas vezes identificado a R, quando passava a se chamar R-Harakhti. Representado como um homem com cabea de falco ou simplesmente como um falco.

Larcio - FRC

33

Templo de Harmachis

No livro dos Mortos Egpicio podemos encontrar muitos hinos de louvor a Harmachis (Heru-khuti), o divino filho do homem, prncipe dos cus, governador das regies (os quatro pontos cardeais) de Aukert (o submundo). O Templo de Harmachis foi descoberto por Augusto Eduardo Mariett (Francs), junto esfinge e a pouca distncia da grande pirmide de Guizeh.

34

James Fergusson, em History of Architecture: A cmera principal em forma de cruz est sustentada por colunas, simples prismas de granito sienito, sem base nem capitel... Nas paredes do templo no existem esculturas nem inscries de qualquer espcie, nem tampouco se encontra no santurio qualquer ornamento, smbolo ou imagem.

Como o incio do perodo egpicio.

35

Josefina Maynad em seu El Horscopo del mundo, pp 40/1: Segundo remota tradio, o monumento comemorativo da fundao da primeira colnia atlante no Delta egpicio, foi a Esfinge Harmachis, ou Sol Anscente. Em verdade, essa Esfinge significa o smbolo dos dois signos (zodiacais) de fim e comeo Leo/Cancer representandos numa cabea ou busto de mulher de tipo andrgino: Cncer, e um corpo de leo: Leo. Essa enorme e monstruosa figura simblica foi levantada no mesmo lugar onde nossos pais atlantes fundaram o primeiro nomo, ou povoado, dentro dos cnones da civilizao atlante. No seio da Esfinge houve o primeiro Templo rupestre ou subterrneo, j que estava escavado na rocha calcrea de um promontrio que em suas origens se elevava a margem do Mar da Lbia.

A face da esfinge e a entrada de seu templo-cripta se achavam orientadas para o sol nascente, no ponto dos equincios (quando so iguais os dias e as noites). O Monumento exaltava no somente a fundao do egito h uns 11.000 atrs como tambm uma glorificao do Sol e da Lua que presidiam a vida e a religio dos antigos egpicios, isso justifica o assombroso conhecimento filosfico e tambm, do progresso cientfico dos antigos habitantes do Nilo.

36

A vida para ns o que concebemos dela. Para o rstico cujo campo lhe tudo, esse campo um imprio. Para o Csar cujo imprio lhe ainda pouco, esse imprio um campo. O pobre possui um imprio; o grande possui um campo. Na verdade, no possumos mais que as nossas prprias sensaes; nelas, pois, que no no que elas vem, temos que fundamentar a realidade da nossa vida.

Fernando Pessoa

37

O ENIGMA DA ESFINGE
Perguntas sobre quem construiu a Esfinge, com que finalidade e quando foi construda, atormentam a cabea dos egiptlogos que, cada vez mais, sentem-se atrados pelos mistrios que envolvem o enigmtico e, talvez, mais antigo monumento erigido na Terra. A corrente mais tradicional de egiptlogos sempre ligou a construo da Esfinge ao fara Qufren. Eles diziam que foi este fara da Quarta Dinastia que mandou erigir o monumento em homenagem ao deus do sol nascente Harmachis. Isto porque os egiptlogos viam semelhana nas imagens conhecidas do fara, com aquela representada pela cabea da esfinge. Dessa forma, diziam eles, o monumento teria sido construdo por volta de 2500 a. C. Mas nem todos concordavam com estas idias. Estudos posteriores demonstraram que talvez a esfinge tivesse sido apenas restaurada por Qufren, como apontavam estelas com inscries encontradas em uma capela enterrada entre as enormes patas da esfinge. Outros estudos sobrepunham a face conhecida de Qufren sobre a imagem da esfinge, gerando imagens tridimensionais de computador que, segundo os estudiosos, no coincidiam nos traos principais, tratando-se de pessoas diferentes. Foi quando entrou em cena o egiptlogo amador John Anthony West. Na dcada de 70, West estava lendo com entusiasmo os escritos do ocultista e matemtico francs Schwaller de Lubicz, que argumentava que os mistrios da civilizao egpcia s poderiam ser desvendados quando fossem decodificados os smbolos matemticos e msticos inscritos na arquitetura e na arte daquele povo. Lubicz acreditava que os egpcios eram muito mais sbios do que os estudiosos supunham e que teriam recebido seus conhecimentos de uma antiga civilizao que teria desaparecido aps grandes inundaes cataclsmicas. (O dilvio de No? O evento que deu fim a civilizao dos Atlantes?). West comeou a estudar minuciosamente a esfinge, fazendo uso de fotografias, e logo chegou concluso que as marcas de eroso encontradas na esfinge eram verticais e no horizontais como normalmente ocorriam em outros monumentos. O desgaste horizontal resultado pela exposio prolongada a ventos fortes e tempestades de areia. Com certeza houve vrias tempestades assim nessa rida regio do Saara. Surgem ento as perguntas: Poderia a gua ser responsvel pelo desgaste vertical na Esfinge? gua de onde? West raciocinava que apenas uma

38

inundao intensa poderia ter deixado aquelas marcas. E naquela quente e pouco chuvosa regio do Saara, isto s poderia ter acontecido quando do derretimento das calotas polares ocorrido no ltimo perodo glacial. Tal hiptese remetia a existncia da esfinge para algo em torno de 9000 a.C.! West sabia que suas palavras tinham pouco peso na comunidade cientfica e resolveu ento convidar, em 1991 o Dr. Robert Schoch, gelogo e professor da Universidade de Boston para examinar a esfinge. A concluso foi amplamente favorvel a West j que Schoch e sua equipe afirmaram que somente a gua, de forma torrencial e intensa, poderia ter ocasionado os desgastes observados. Mas o cientista discordou de West quanto data da construo da esfinge. Para ele o correto seria estim-la como tendo ocorrido por volta do ano 7000 a.C., data em que coincidiria com os primeiros assentamentos humanos na regio. Os egiptlogos tradicionais logo reagiram s descobertas de West e Schoch. Eles alegavam que os dois estavam tentando retirar a esfinge de um contexto arquitetnico nico, ou seja, todo o complexo formado pelas trs pirmides e outras construes menores, os quais, segundo eles, teriam sido construdos na Quarta Dinastia, o que inclua a esfinge. Outros cientistas refutaram as concluses de Schoch, alegando que as marcas encontradas seriam conseqncia do prprio calcrio e fruto da condensao do orvalho que penetraria nos poros do monumento, ocasionando rachaduras e quedas de pequenos pedaos. Quando a discusso estava no auge, dois outros estudiosos entraram no debate. Robert Bauval e Graham Hancock chegariam s mesmas concluses, ou seja, que a posio da esfinge revelaria sua idade. Segundo eles, se a esfinge est voltada para o leste e se tem tudo a ver com o Sol, dever haver um significado astronmico oculto. Seus estudos indicavam que a esfinge foi construda para marcar o equincio da primavera e que o complexo das 3 grandes pirmides e sua posio relativa com o rio Nilo representavam o cinturo de Orion e sua posio relativa Via Lctea em 10.500 a.C. Jogando estes dados no computador, os estudiosos descobriram que a esfinge estaria olhando no equincio da primavera daquele longnquo ano exatamente para a constelao de Leo, ou seja a esfinge teria sido construda, como uma homenagem, na Era de Leo. Egiptlogos logo reagiram dizendo que se tratava de uma coincidncia astronmica e que os egpcios mais antigos no possuam conhecimentos avanados de astronomia que lhe permitissem conhecer os equincios, os ciclos solares e mesmo os signos zodiacais. Bauval e Hancock alegaram, por sua vez, que esse conhecimento e muitos outros adviriam de uma civilizao muito mais avanada que precedeu a egpcia.

39

Bibliografia:
Traduo e Adaptao dos textos de Bassam El Shammaa e Robert Bauval O Egito Secreto - Paul Brunton O Antigo Egito - Lionel Casson O Livro de Ouro dos Mistrios da Antigidade - Peter James & Nick Thorpe Internet

40

A Guardi das Pirmides de Giz

Nas areias ao lado das pirmides, em Giz, perto do Cairo, est agachada a Esfinge. A significao desse grande monumento ainda nos escapa; ns, que mandamos espaonaves aos planetas, ainda paramos maravilhados diante desse monstro de pedra e tentamos imaginar em vo os motivos da estranha gente que a construiu. Uma vasta cabea humana com toucado real ergue-se nove metros acima do corpo de leo com setenta e dois metros de comprimento, esculpido em slida rocha. Suas feies altivas desprezam as mutilaes dos homens e olham com sorriso enigmtico atravs do Nilo, alm do sol nascente, transcendendo espao e tempo, para o infinito insondvel do universo. Sua fisionomia serena brilha com um poder csmico, irradiando uma aura que acalma as mentes das pessoas, evocando ecos de uma idade, de uma civilizao gloriosa e maravilhosa governada pelos deuses. Uma to grande nobreza dominando as paixes transitrias da humanidade lembra aquelas cabeas colossais da pr-histria esculpidas nos picos dos Andes e na Ilha de Pscoa, no Oceano Pacfico. Durante sculos esse animal de pedra viu o homem primitivo comear de novo a civilizao, depois as areias mveis engoliram-na esconderam-na da vista e da memria humana. H seis mil anos, na Quarta Dinastia, o Rei Khafra (Kefren ou Qufren) desenterrou o monstro e garantiu a sua imortalidade inscrevendo o seu cartucho real no lado da Esfinge, mas as areias ameaavam enterr-la novamente. Tutmsis IV, quando jovem prncipe, um dia, por volta de 1450 a.C., cansado de caar, adormeceu entre as grandes patas, quando o deus Sol lhe apareceu em sonho e o impeliu a afastar as areias que o cobriam. Em 162 d.C. o Imperador Marco Aurlio olhou com olhar compreensivo e desenterrou a Esfinge para que os homens pudessem admir-la. Mas nos tempos cristos s o seu rosto esbranquiado, batido pelo fogo dos mosquetes turcos, espreitava acima da areia... at que no sculo XIX os egiptlogos trouxeram a maior parte dela luz; mas ainda agora alguma grande tempestade pode enterr-la novamente. Acredita-se que os atlantes adoravam o Sol puramente como representao fsica do logos solar; quando seus adeptos emigraram para o Nilo, estabeleceram a a religio do Sol e construram a grande pirmide e a

41

Esfinge. Dizem os iniciados que essa cabea humana sobre um corpo de leo simboliza a evoluo do homem desde o animal, o triunfo do esprito humano sobre a besta. Debaixo do monstro devia haver um templo que se comunicava com a grande pirmide, onde h milnios nefitos de vestes brancas procuravam iniciao nos mistrios da cincia secreta. Milnios mais tarde os sacerdotes egpcios relacionaram a Esfinge com Harmachis, um aspecto de Ra, o deus Sol. A antiga ndia relacionava a Esfinge com Garuda, meio homem, meio ave, o carro celeste dos deuses; os antigos persas identificavam a Esfinge com Simorgh, uma ave monstruosa que de vez em quando pousava na Terra, outras vezes andava no oceano, enquanto com a cabea sustentava o cu. Os magos da Babilnia ligavam Simorgh Fnix, a fabulosa ave egpcia que, acendendo uma chama, consumia a si mesma, depois renascia das chamas, possivelmente um smbolo da renovao da raa humana depois da destruio do mundo. Os povos do Cucaso acreditavam que o Simorgh alado ou cavalo de doze pernas de Hushenk, mestre lendrio que diziam ter construdo Babilnia e Ispa, voou para o norte, atravs do rtico, para um continente maravilhoso. Um sbio caldeu disse a Cosmos Indicapleustes no sculo VI d.C.: ... As terras em que vivemos so rodeadas pelo oceano, mas alm do oceano h outra terra que toca o muro do cu; e nessa terra que o homem foi criado e viveu no paraso. Durante o dilvio, No foi levado em sua arca para a terra que sua posteridade habita agora. O Simorgh tornou-se a guia de Jpiter exibida nos estandartes das legies romanas atravs do mundo antigo; smbolo de poder divino, foi adotada por Bizncio e tornou-se a divisa herldica do Santo Imprio Romano, quando, como guia de duas cabeas, foi ostentada pelos Habsburgos da ustria; e ainda encontra lugar de honra nos brases das poucas monarquias que restam atualmente. A prpria Esfinge conjura um mistrio mais desnorteante, e contudo talvez mais cheio de humanidade do que ns compreendemos. Algumas pinturas egpcias mostram a Esfinge com asas e rosto humano, retrato de reis ou rainhas; pensamos nos famosos touros alados de Nnive. Os sacerdotes egpcios de Sas falaram a Slon da grande guerra entre os atlantes e Atenas e disseram-lhe da relao entre o Egito e a Grcia; ficamos mais intrigados ainda ao descobrir ambos os pases ligados pela Esfinge. A mitologia grega representa a Esfinge como um monstro-fmea, filha de Tifon e da Quimera, ambos monstros com hlito de fogo que devastaram a

42

sia Menor, at que foram mortos por Zeus e por Belerofonte em batalhas areas que sugerem conflito entre astronaves. A Esfinge aterrorizava Tebas, na Becia, a cidade mais clebre da idade mtica da Grcia, considerada a terra natal dos deuses Dionsio e Hrcules. A esfinge grega tinha corpo de leo alado, peito e rosto de mulher. Pisandro disse que a esfinge veio para a Grcia da Etipia, provavelmente querendo dizer o Egito. A esfinge tebana importunava os viajantes, propondo-lhes um enigma para decifrarem, depois devorava todos os que no podiam responder. Um jovem forasteiro chamado dipo, que significa "ps inchados, a quem o orculo de Delfos dissera que estava destinado a assassinar o pai e praticar incesto com a me, na estrada de Tebas brigou com o Rei Laio e matou-o sem saber que era seu pai. dipo desafiou a Esfinge, que lhe perguntou: "Que criatura anda de quatro de manh, anda com dois ps ao meio-dia e com trs noite?" "O homem", respondeu dipo, prontamente. "Na infncia ele anda sobre as mos e os ps, na idade adulta anda ereto e na velhice apia-se num cajado." Mortificada pela resposta correta, a Esfinge jogou-se de um rochedo e morreu. Encantados, os tebanos nomearam dipo seu rei e ele se casou com Jocasta, viva do rei falecido, gerando quatro filhos. Os deuses enviaram uma praga e dipo soube que tinha assassinado seu pai e casado com sua me. Jocasta enforcou-se, dipo cegou-se e vagueou cego pela Grcia, acompanhado de sua filha Antgona, at que as Eumnides, as deusas da vingana, o levaram da Terra. squilo, Sfocles e Eurpides escreveram peas clssicas sobre essa tragdia; os nossos psicanalistas evocam este complexo de dipo, a tirania da me sobre o homem, que dizem ser a causa de psicoses atualmente. uma estranha histria esta, e muito confusa; poderemos relacion-la com o Egito Antigo? O grande estudioso Immanuel Velikovsky, com magistral erudio, identifica dipo com o fara hertico Akhenaton, que subiu ao trono em 1375 a.C. Que relao pode haver entre este santo fara Akhenaton, que tentou reformar o mundo, e o trgico Rei dipo, marido de sua prpria me? Poderiam esses personagens extraordinrios ser realmente a mesma pessoa em diferentes pocas e em diferentes pases? Existe algum mistrio mais profundo por trs da imagem de Akhenaton? Velikovsky afirma com impressionantes argumentos que as esculturas mostram que Akhenaton tinha os membros inchados: dipo, em grego,

43

significa "ps inchados; as inscries sugerem que Akhenaton tomou Tiy, sua me, como esposa, e gerou filho nela, exatamente como dipo, que, sem o saber, casou com sua me, Jocasta, e gerou nela dois filhos e duas filhas. Por mais repugnante que seja o incesto para o nosso tempo, no Egito Antigo os faras consideravam-se uma dinastia divina, de modo que, por razes de Estado, casavam irmo e irm para produzir um sucessor, embora houvesse sem dvida algumas excees nessa prtica. Os egpcios abominavam o casamento entre me e filho, embora tolerassem unies entre pai e filha, privilgio tido por Ramss II. Os mitanianos e os antigos persas, adoradores de deuses indo-iranianos, acreditavam que a unio entre me e filho tinha uma alta significao sagrada. As estreitas relaes polticas entre o Egito e Mitani provavelmente trouxeram a influncia zaratustriana para a corte egpcia, e isso proporciona uma explicao plausvel para o casamento de Akhenaton e Tiy, ambos indivduos dominantes, e sem dvida explica por que sua esposa legal, a bela Nefertiti, o deixou. O corpo de Akhenaton nunca foi encontrado. O tmulo miservel de Tiy sugere seu suicdio, Jocasta enforcou-se. Provas tortuosas implicam que Akhenaton depois sofreu cegueira e peregrinou com sua filha Meritaten, que sofreu morte ignominiosa como a trgica Antgona, filha de dipo, enterrada viva. Akhenaton desapareceu, dipo foi finalmente removido da Terra pelas Eumnides, deusas da vingana. Como Shakespeare, que raramente inventava seus enredos mas transmutava velhas histrias com a magia do gnio, squilo, por volta de 500 a.C., tomou histrias antigas para montar suas grandes tragdias. Durante sculos a histria do rei egpcio, cego e incestuoso, deve ter sido cantada por bardos atravs de muitas terras; Sfocles deu cor local ao drama, transferindo a cena com personagens gregos para Tebas, na Becia, cidade que por alguma estranha coincidncia tinha o mesmo nome que os gregos davam grande capital de No-Amon, no Nilo. Na imaginao popular o Egito era simbolizado pela Esfinge, de modo que Sfocles certamente aproveitou a oportunidade de fazer "bom teatro" fazendo a Esfinge apresentar o prlogo de sua nobre trilogia dipo rei, dipo em Colona e Antgona.Uma explicao espantosa, mas, como todo teatrlogo sabe muito bem, perfeitamente possvel. Suponhamos que a histria oculte um mistrio maior do que se imagina, considerando que muita coisa ainda h de ser descoberta!?...

44

Um enigma muito mais antigo O maior smbolo da cultura do Egito antigo, a esfinge de Giz, teve sua idade reavaliada. Arquelogos egpcios e americanos analisaram o calcrio usado no monumento e concluram que sua construo ocorreu h mais de 10000 anos e no h 4500 anos, como se imaginava. A esfinge teria sido erguida, ento, antes da escrita e das primeiras cidades, na Mesopotmia. Ela seria mais antiga que a prpria Histria.

Fonte: www.starnews2001.com.br

45

Teoria da Correlao de Oron


Em 1994 o livro O Mistrio Oron de Robert Bauval e Adrian Gilbert causou um grande tumulto no mundo da Egiptologia como nenhum outro livro antes. Sem menos, ele apresenta em sua capa algo como Aps mais de 4.000 anos os segredos das pirmides foram resolvidos(na edio alem). A tese, que propunha ter resolvido isto, agora chamada como a Teoria da Correlao Oron ou, em sigla, a OCT (Orion Correlation Theory). Embora publicado por dois autores a tese essencialmente o trabalho de Robert Bauval. Ele afirma ter encontrado a resposta para questes as quais tm sido debatidas fortemente por dcadas: a colocao das pirmides uma coincidncia? Ou, h um outro plano? Por muitas dcadas isto tem sido discutido. A maioria centra-se em torno oh maravilha das pirmides de Giza (numa abreviao Gizamides). Alguns cientistas dizem que a distribuio pura coincidncia, outros dizem que se deveu em funo da disponibilidade do terreno, outros pensam que eles descobriram um padro geomtrico subjacente para explicar os locais. Quase todas as teorias apresentam uma falta substancial: para explic-las necessrio assumir que os Egpcios precisavam de um conhecimento de matemtica e geometria que ainda no existia. Estas idias so pura especulao. Bauval e Gilbert arguem usando uma distribuio de mitologia-derivada. Como resultado de suas investigaes eles concluram que o Mundo Egpcio da Morte (traduzido literalmente, mas que implica em dois outros conceitos, a saber, o do Vale dos Mortos dos Egpcios e o do Livro dos Mortos) estava localizado no cu e que o local das pirmides representava as mais importantes estrelas para eles. Os reis mortos, e pessoas comuns tambm, iriam ao deus Osiris aps suas mortes. Este deus tinha uma representao estelar, a constelao de Sah que , de acordo com Bauval, idntica nossa moderna Oron. Desde que cada pessoa tinha uma alma estelar, cada rei morto poderia tornar-se uma estrela de Oron, onde as pirmides foram colacadas de modo que representassem a especfica estrela que o rei viria a ser.

46

Em tempos tardios um novo culto solar substituiu a antiga religio estelar, as pirmides do final da quinta e sexta dinastia no mais faziam coincidir qualquer estrela no cu. A melhor evidncia do culto a ron a comparao entre as trs maiores pirmides de Giza com o chamado cinturo de estrelas de Oron: H uma semelhana notvel: trs estrelas no centro da constelao de Oron, diagonalmente mas com uma estrela desviando, e trs pirmides, tambm com um desvio da diagonal. E a posio relativa das estrelas e pirmides faz coincidir cada uma delas perfeitamente. Mas os autores encontraram mais algumas similaridades que no podem ser explicados pela coincidncia: * O brilho da estrela e o tamanho da pirmide: Giza consiste em duas pirmides quase igualmente altas e uma menor que tem s 53% da altura das outras duas. O Cinturo de Oron consiste de duas estrelas cujo brilho quase similar, e uma com apenas 50% do brilho de outras duas. A menor pirmide um dos desvios da diagonal, assim como a mais escura estrela! * Outras pirmides: Mais outras pirmides no Egito ajustam o quadro do cu: as duas maiores pirmides em Dahsur so coincidentes com as duas mais brilhantes estrelas no Feixe Aberto de Hyades, duas outras pirmides prximas a Giza so estrelas brilhantes de Oron, e as pirmides de Abusi esto exatamente onde a cabea de Oron deveria estar.

Estrelas e mais pirmides de acordo com Bauval/Gilbert

47

* Seleo do local de construo: O centro da construo piramidal, Giza, foi escolhido assim de tal forma que o Nilo (o rio do Egito) representa exatamente a Via Lctea como na sua posio no Cinturo de Oron. A Via Lctea representa o campo na lenda sobre a necessidade de atravessar o vale dos mortos, assim como o fara tinha que atravessa-lo para ir da terra dos vivos no leste para o lugar dos mortos no oeste (onde todas as pirmides e tumbas estavam localizadas). * Os poos: quatro estranhos e pequenos poos (20 x 20 cm de medida) na Grande Pirmide. Ambos sobre cmaras que tm ambas, uma indo para o sul e outra para o norte. Todos os quatro poos conformam-se em ngulos entre 36 e 45 graus, os poos sobre a cmara do Rei onde cada um abre-se at o fim dos outros, os poos da baixa cmara da Rainha onde cada um fechado aos trminos dos outros. Estes poos so um enigma no resolvido. O egiptologista alemo Rainer Stadelmann chamou-os poos modelo para a alma do rei morto. A alma poderia assim viajar atravs do poo norte para as imperecveis estrelas do Norte. Estas estrelas nunca desaparecem e tm um significado especial para os egpcios desde os mais cedos tempos. Os outros trs poos poderiam tambm ser conectados a estrelas. A astrnoma Virginia Trimble notou em 1964 que o poo sul da cmara do Rei apontava para Oron. Bauval fez clculos subsequentes e notou que isto ocorreu em torno de cem anos depois da data aceita da construo da Grande Pirmide. Naquele tempo o poo direcionava-se exatamente para a estrela que representa a Grande Pirmide como aquela apontada como a mais brilhante no cu, Srius, ao mesmo tempo. E Srius a representao de Isis (Deusa conforme a mitologia egpcia), que era a irm e o grande amor de Osiris (que era representado no cu por Oron). Outra coincidncia? O ltimo poo tambm aponta para uma estrela relevante no norte e, em tudo por tudo, realmente uma viso sensacional.

48

Objetivos dos poos

Objetivos dos poos, depois de Bauval/Gilbert

Problemas H alguns problemas com a idia. Por exemplo: a inclinao das pirmides em relao ao equador era diferente, naquele tempo da construo, do cinturo de estrelas contra o equador (e tambm contra o horizonte) de suas mais altas posies no cu. Ento Bauval sugeriu que as pirmides foram planejadas em outros tempos (e, portanto, anteriormente). Aps alguns clculos ele concluiu que as inclinaes coincidiam em torno do ano 10500 a.C. (portanto, 5000 anos da construo das pirmides, aproximadamente). As outras estrelas tambm tinham suas melhores correlaes com suas pirmides em torno daquele tempo e assim os autores concluram que as pirmides foram planejadas em torno do fim da ltima era do gelo). Desde os poos na Grande Pirmide apontados para uma data de construo em torno de 2450 a.C., o plano e a construo em suas datas diferem em torno de 8000 anos (oito mil anos)! Mas aquela data do poo tambm cria problemas porque muito nova.

49

Para os egiptologistas de hoje h uma tendncia a supor o Velho Reino algo pequeno em relao ao mais novo. Tal revolucionria tese gerou objees da academia. A primeira inconsistncia encontrada foi sobre uma confuso acerca da direo implementada no conceito, e pouco depois foi descoberto que as inclinaes no emparelharam-se data de planejamento reivindicada. Mas isto secundrio. A maior das questes , se a fundao da teoria correta, a necessria conexo com a cultura egpcia antiga. Pode o mito de Orsirs / Oron ser traado desde o comeo da era da construo das pirmides?

50

(...)
Logo aps o Dilvio, na aurora da atual era, a qual os egpcios chamavam ZEP TEPI, "primeiras vezes", um grupo misterioso de "deuses" apareceu, para iniciar os ento sobreviventes. Existiu um cientista-sacerdote nesse perodo chamado Enoch, que inclusive associado construo do complexo da Grande Pirmide, ele possua uma grande cincia espiritual e um dos personagens mais famosos do ciclo anterior de tempo, creditado na Bblia como arquiteto do Zion original, a legendria "Cidade de Yahweh". Tambm conhecido pelos egpcios como Thoth, o "Senhor da Magia e do Tempo" e pelos gregos como Hermes, "mensageiro dos deuses" e pelos celtas como Merlin. Graas a descoberta dos Manuscritos do Mar Morto, nos foi revelando que, os Livros de Enoch removidos da Bblia pelos iniciais lderes religiosos, descrevem uma maravilhosa civilizao que no passado usou mal as chaves do mais elevado conhecimento e foi incapaz de se salvar do ltimo cataclismo.

(...) 51

Atlntida
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Atlntida

Mapa de Athanasius Kircher mostrando Atlntida no meio do Oceano Atlntico. De Mundus Subterraneus de 1669, publicado em Amsterd. O mapa orientado com o sul para cima.

Timeu e Crtias
Criador Tipo Plato Ilha lendria

Atlntida ou Atlantis (em grego, - "filha de Atlas") uma lendria ilha cuja primeira meno conhecida remonta a Plato em suas obras "Timeu ou a Natureza" e "Crtias ou a Atlntida". Nos contos de Plato, Atlntida era uma potncia naval localizada "na frente das Colunas de Hrcules", que conquistou muitas partes da Europa Ocidental e frica 9.000 anos antes da era de Solon, ou seja, aproximadamente 9600 a.C.. Aps uma tentativa fracassada de invadir Atenas, Atlntida afundou no oceano "em um nico dia e noite de infortnio".

52

Estudiosos disputam se e como a histria ou conto de Plato foi inspirada por antigas tradies. Alguns pesquisadores argumentam que Plato criou a histria mediante memrias de eventos antigos como a erupo de Thera ou a guerra de Tria, enquanto outros insistem que ele teve inspirao em acontecimentos contemporneos, como a destruio de Helique em 373 a.C.[1] ou a fracassada invaso ateniense da Siclia em 415413 a.C..

A possvel existncia de Atlntida foi discutida ativamente por toda a antiguidade clssica, mas normalmente rejeitada e ocasionalmente parodiada por autores atuais. Como Alan Cameron afirma: " s nos tempos modernos que as pessoas comearam a levar a srio a histria de Atlntida, ningum o fez na Antiguidade".[2] Embora pouco conhecida durante a Idade Mdia, a histria da Atlntida foi redescoberta pelos Humanistas no perodo da Idade Moderna. A descrio de Plato inspirou trabalhos utpicos de vrios escritores da Renascena, como Francis Bacon em "Nova Atlntida". Atlntida ainda inspira a literatura, da fico cientfica a gibis, at filmes, seu nome tornou-se uma referncia para toda e qualquer suposio sobre avanadas civilizaes pr-histricas perdidas.

Menes na literatura Teorias e hipteses sobre sua existncia o 2.1 Teoria Platnica o 2.2 Teoria do antigo continente o 2.3 Teoria de Tntalis o 2.4 Teoria da Antrtida o 2.5 Teoria extra-terrestre Hipteses sobre a localizao geogrfica

53

Menes na literatura

Traduo do sculo XV em latim do conto de Plato, "Timeu".

A meno conhecida mais antiga a feita pelo filsofo grego Plato (428-347 a.C.) em dois dos seus dilogos (Timeu e Crtias).[3] Plato conta-nos que Slon, no curso das suas viagens pelo Egito, questiona um sacerdote que vivia em Sais, no delta do Nilo e que este lhe fala de umas tradies ancestrais relacionadas com uma guerra perdida nos anais dos tempos entre os atenienses e o povo atlante. Segundo o sacerdote, o povo de Atlantis viveria numa ilha localizada para alm dos pilares de Heracles, onde o Mediterrneo terminava e o Oceano comeava. Quando os deuses helnicos partilhavam a terra, conta o sacerdote, a cidade de Atenas pertencia deusa Atena e Hefesto, mas Atlntida tornou-se parte do reino de Poseidon, deus dos mares.

Em Atlntida, nas montanhas ao centro da ilha, vivia uma jovem rf de nome Clito. Conta a lenda que Poseidon ter-se-ia apaixonado por ela e, de maneira a poder coabitar com o objeto da sua paixo, teria erguido uma barreira constituda por uma srie de muralhas de gua e fossos aquferos em volta da morada da sua amada. Desta maneira viveram por muitos anos e desta

54

relao nasceram cinco pares de gmeos. Ao mais velho o deus dos mares batizou de Atlas. Aps dividir a ilha em dez reas circulares, o deus dos mares concedeu supremacia a Atlas, dedicando-lhe a montanha de onde Atlas espalhava o seu poder sobre o resto da ilha.

Atlntida submersa, em ilustrao da obra Vinte Mil Lguas Submarinas.

Em cada um dos distritos (anis terrestres ou cintures), reinavam as monarquias de cada um dos descendentes dos filhos de Clito e Poseidon. Reuniam-se uma vez por ano no centro da ilha, onde o palcio central e o templo a Poseidon, com os seus muros cobertos de ouro, brilhavam ao sol. A reunio marcava o incio de um festival cerimonioso em que cada um dos monarcas dispunha-se caa de um touro. Uma vez o touro caado, beberiam do seu sangue e comeriam da sua carne, enquanto sinceras crticas e cumprimentos eram trocados luz do luar. Atlntida seria uma ilha de extrema riqueza vegetal e mineral. No s era a ilha magnificamente prolfica em depsitos de ouro, prata, cobre, ferro, etc., como ainda de oricalco, um metal que brilhava como fogo. Os reis de Atlntida construram inmeras pontes, canais e passagens fortificadas entre os seus cintures de terra, cada um protegido com muros

55

revestidos de bronze no exterior e estanho pelo interior. Entre estes brilhavam edifcios construdos de pedras brancas, pretas e vermelhas. Tanto a riqueza e a prosperidade do comrcio, como a inexpugnvel defesa das suas muralhas, se tornariam imagens de marca da ilha. Pouco mais se sabe de Atlntida. Segundo Plato, esta foi destruda por um desastre natural (possivelmente um terremoto ou maremoto) cerca de 9000 anos antes da sua era. Segundo Roger Paranhos, em seu livro "Akhenaton A revoluo espiritual do antigo Egito"[4] o continente de Atlntida foi destrudo por um cometa. Talvez essa teoria possa ser corroborada pela Hiptese do Cometa Clvis [5], que advoga que um evento de exploso area ou impacto terrestre de um ou mais objetos do espao h cerca de 12.900 e 10.900 anos e desencadeou um perodo glacial conhecido por Dryas Recente, que pode ter atingido o continente perdido e o submergido. Cr-se ainda que os atlantes teriam sido vtimas das suas ambies de conquistar o mundo, acabando por ser dizimados pelos atenienses. Outra tradio completamente diferente chega-nos por Diodoro da Siclia, em que os atlantes seriam vizinhos dos lbios e que teriam sido atacados e destrudos pelas amazonas. Segundo outra lenda, o povo que habitava a Atlntida era muito mais evoludo que os outros povos da poca e, ao prever a destruio iminente, teria emigrado para a frica, sendo os antigos egpcios descendentes dos atlantes. Na cultura pop do sc. XX, muitas histrias em quadrinhos, filmes e desenhos animados retratam Atlntida como uma cidade submersa, povoada por sereias ou outros tipos de humanos subaquticos.

56

Teorias e hipteses sobre sua existncia


O tema Atlntida tem dado origem a diferentes interpretaes, das cpticas s mais fantasiosas. Segundo alguns autores mais cticos, tratar-se-ia de uma metfora referente a uma catstrofe global (identificada, ou no, com o Dilvio), que teria sido assimilada pelas tradies orais de diversos povos e configurada segundo suas particularidades culturais prprias. Consideram tambm que a narrativa se insere numa dada mitologia que pretendia explicar as transformaes geogrficas e geolgicas devidas s transgresses marinhas.

Teoria Platnica

Quadriltero de Canais e a cidade em formato circular, descrio de Crtias. De acordo com Plato, no livro Atlntida, esta cidade estaria alm das colunas de Hrcules (estreito de Gibraltar) prxima a uma regio conhecida como Quadriltero de Canais. Este Quadriltero foi, assim, descrito por Crtias: "Havia montanhas numerosas, prximas plancie da cidade, ricas em habitantes, rios, lagos, florestas em to grandes nmeros de essncias, to variadas que davam abundncia de materiais prprios para todos os trabalhos possveis. Ora, na plancie, pela ao de muitos reis () construiuse um Quadriltero de lados quase retilneos e alongados, onde os lados se afastavam em linha reta,(...) cavando-se o fosso contnuo que rodeava a plancie. Quanto a profundidade, a largura e desenvolvimento desse canal difcil de crer que a obra tenha sado das mos humanas.(...) O fosso recebia os cursos d'gua que desciam das montanhas, fazia a volta cidade, e de l, ia esvaziar-se no mar.(...) Para carregar a madeira das montanhas, para levar de barco outros produtos de estao, cavavam-se, a partir de canais,

57

derivaes navegveis, de direo oblqua uma em relao s outras e em relao cidade."[6] Nota-se, pelo depoimento, que a cidade ficava prxima a uma estrutura de canais cujo o prprio Crtias considerava: " difcil de crer que a obra tenha sado das mos humanas". Alm disso, pelas outras informaes e descries, a cidade teria um formato circular e estaria a frente dessa gigantesca geometria quadrangular.

Teoria do antigo continente


H ainda a verso, como a defendida pelo cientista brasileiro Arysio Nunes dos Santos, segundo a qual Atlntida seria nada mais do que o nome grego para uma civilizao ancestral, que teria sido descrita com diferentes nomes nas mais diversas culturas. Para Arysio, a Atlntida supostamente real ficaria na Indonsia e diversos povos do mundo, como os gregos, egpcios, hindus e mesmo os ndios tupis, seriam descendentes dos atlantes. Ainda, segundo essa teoria, diversas descobertas cientficas como a criao do alfabeto, das culturas agrcolas, da pecuria e do cavalo, seriam tributrias dos atlantes; e a causa da submerso da cidade/continente e do dilvio teriam sido devidas a uma bomba atmica lanada dentro de um vulco.[7]

Teoria de Tntalis
Alguns pesquisadores acreditam que a Atlntida, nome derivado do tit Atlas, uma releitura grega da antiga cidade, tambm perdida, de Tntalis, nome derivado do deus Tntalo. A lenda de Tntalo seria essencialmente a mesma de Tntlis, sendo tntalo uma releitura ldia de Atlas.[8] A Atlntida ento, segundo essa verso, nada mais seria que a verso grega da antiga capital da Ldia, Tntalis, conhecida tambm como Sipylus, que se localizava nas terras de Arzawa, situada na costa ocidental da Anatlia.[9] Segundo escritos antigos e autores clssicos,[10] a cidade antiga de Tntalis sucumbiu, devido a um grande terremoto que despedaou o monte Sipylus, afundando, aps isso, nas guas que brotaram de Yarikkaya, uma ravina profunda, transformando-se no lago Saloe. Durante o sculo XX, o lago Saloe, ltimo vestgio de Tntalis, foi esvaziado sem cerimnia para abrir mais espao para a agricultura.[10]

Teoria da Antrtida
Na dcada de 1960, o professor Charles Hapgood, tentando entender como ocorreram as eras glaciais, props a teoria de que o gelo que se acumula nas

58

calotas polares provocaria um peso suficiente para que o polo terrestre se deslocasse sobre a superfcie da Terra, carregando outro continente para o polo e causando uma era glacial nesse lugar.[11] Segundo essa teoria, uma parte dos Estados Unidos j teria se tornado o polo norte e a Antrtida j teria se localizado mais acima no Oceano Atlntico, entre a Argentina e a frica. Se valendo dessa teoria, o polmico jornalista britnico Graham Hancock props que o continente perdido de Atlntida seria, nada mais, do que a Antrtida antes do ltimo perodo glacial, quando estaria mais alta no Oceno Atlntico, e as cidades Atlntidas, por sua vez, estariam em baixo de grossa camada de gelo, tornando impossvel sua investigao arqueolgica. Essa teoria seria ainda confirmada por uma mapa, o mapa dos antigos reis dos mares, feito por Piri Reis no sculo XVI, baseado em mapas antigos,[11] que mostra um estranho formato para a Amrica do Sul, que seria no a Amrica do Sul, mas sim a Antrtida na sua localizao no polar. Essa teoria aceita por alguns, porm no pelos estudiosos atuais[11] que afirmam que o peso dos polos no seria suficientemente grande para fazer mover os continentes na superfcie da Terra, e, ainda, descobriram que o mapa de Piri Reis realmente o mapa da Amrica do Sul, porm, tendo como referncia a cidade do Cairo, o que deu um formato diferente ao continente. Ainda, fotos de satlite tiradas a partir da cidade do Cairo, comprovaram que o formato da Amrica do Sul, vista do Cairo, como o mostrado no mapa.[11] Outro problema encontrado com esse mapa que sem o gelo a Antrtida teria um formato diferente do que o mostrado, j que o nvel da gua subiria e deixaria aquele continente com vrias ilhas.

Teoria extra-terrestre
Uma das mais polmicas teorias sobre a Atlntida foi proposta recentemente pelo pesquisador Prof. Ezra Floid. Partindo do desenho de cidade circular descrito por Plato, Floid prope que Atlntida se tratava de uma gigantesca nave espacial, um disco-voador movido hidrognio, hidromagnetismo, com uma usina central de HidroForas, chamada de Templo de Poseidon: um imenso OVNI descrito por muitas culturas como "A Ilha Voadora" (citada em Viagens de Gulliver), relacionada com a Jerusalm Celestial descrita na Bblia, Purana Hindu que desce do Cu, o Disco Solar dos Astecas, Maias, Incas e Egpcios. Sendo Atlntida uma misso colonizadora, ela teria estado em muitos pontos da Terra, pois se locomovia e se instalava em regies; este teria sido o motivo pelo qual sua presena ora imaginada no Mediterrneo, ora na Indonsia, ora no Atlntico, nos Polos e nos Andes: Atlntida seria a mesma nave

59

descrita na epopeia dos Sumrios. Segundo esta teoria inovadora do professor Ezra Floid, Atlntida no teria submergido catastroficamente, mas intencionalmente, como parte do projeto colonizador que seu povo realizava no planeta. Aps permanecer algum tempo no fundo do mar como cidade submarina, o disco-voador atlante teria usado tambm a hidroenergia de emerso para lanar-se diretamente no espao sideral, provocando com sua massa e seu arranque poderoso uma enorme onda circular de tsunami no oceano onde estaria oculta. Os sobreviventes deste tsunami, aps a tragdia, teriam julgado que Atlntida havia afundado. No entanto, os atlantes apenas teriam voltado para seu sistema natal.

Hipteses sobre a localizao geogrfica

Locais j cogitados para a localizao de Atlntida no Mar Mediterrneo.

H diversas correntes de tericos sobre onde se situaria Atlntida, e sobre quem teriam sido seus habitantes. A lenda que postula Atlntida, Lemria e Mu como continentes perdidos, ocupados por diferentes raas humanas, ainda encontra bastante aceitao popular, sobretudo no meio esotrico (no confundir com os antigos continentes que, de acordo com a teoria da tectnica de placas existiram durante a histria da Terra, como a Pangeia e o Sahul). Alguns tericos sugerem que Atlntida seria uma ilha sobre a Dorsal Ocenica que - no caso de no ser hoje parte dos Aores, Madeira, Canrias ou Cabo Verde - teria sido destruda por movimentos bruscos da crosta terrestre naquele local. Essa teoria baseia-se em supostas coincidncias, como a construo de templos em forma de pirmide na Amrica,

60

semelhantes s pirmides do Egito, fato que poderia ser explicado com a existncia de um povo no meio do oceano que separa estas civilizaes, suficientemente avanado tecnologicamente para navegar frica e Amrica para dividir seus conhecimentos. Esta posio geogrfica explicaria a ausncia concreta de vestgios arqueolgicos sobre este povo.

Imagem de satlite das ilhas de Santorini, um dos muitos locais cogitados como a antiga localizao de Atlntida.

Alguns estudiosos dos escritos de Plato acreditam que o continente de Atlntida seria na realidade a prpria Amrica, e seu povo culturalmente avanado e coberto de riquezas seria o povo Chavn, da Cordilheira dos Andes, ou os olmecas da Amrica Central, cujo uso de ouro e pedras preciosas confirmado pelos registros arqueolgicos. Terremotos comuns nestas regies poderiam ter dado fim a estas culturas, ou pelo menos poderiam t-las abalado de forma violenta por um perodo de tempo. Atravs de diversos estudos, alguns estudiosos chegaram a concluso que Tiwanaku, localizada no altiplano boliviano, seria a antiga Atlntida. Essa civilizao teria existido de 17.000 a.C. a 12.000 a.C., em uma poca que a regio era navegvel. Foram encontrados portos de embarcaes em Tiwanaku, faltando escavar 97,5% do local. Para alguns arquelogos e historiadores, Atlntida poderia ser uma mitificao da cultura minica, que floresceu na ilha de Creta at o final do sculo XVI a.C. Os ancestrais dos gregos, os micnicos, tiveram contato com essa civilizao culturalmente e tecnologicamente muito avanada no incio

61

de seu desenvolvimento na Pennsula Balcnica. Com os minicos, os micnicos aprenderam arquitetura, navegao e o cultivo de oliveiras, elementos vitais da cultura helnica posterior. No entanto, dois fortes terremotos e maremotos no Mar Egeu solaparam as cidades e os portos minicos, e a civilizao de Creta rapidamente desapareceu. possvel que as histrias sobre este povo tenham ganhado propores mticas ao longo dos sculos, culminando com o conto de Plato. Uma formulao moderna da histria da Atlntida e dos atlantes foi feita por Helena Petrovna Blavatsky, fundadora da Teosofia. Em seu principal livro, A Doutrina Secreta, ela descreve em detalhes a raa atlante, seu continente e sua cultura, cincia e religio.[12] Existem alguns cientistas que remetem a localizao da Atlntida a um local sob a superfcie da Antrtica. A localizao mais recente foi sugerida pela imagem obtida com o Google Earth por um engenheiro aeronutico e publicada no tablide The Sun,[13] mostrando contornos que podero indicar a construo de edifcios numa vasta extenso com dimenses comparveis ao Pas de Gales e situado no Oceano Atlntico, numa rea conhecida como o abismo plano da Ilha da Madeira. Apesar das suposies do engenheiro, a regio se assemelha muito as consideraes de Crtias sobre o Quadriltero, por sua grandeza, suas ramificaes. H tambm, a frente dessa gigantesca estrutura, uma pequena geometria circular cujo dividida em quatro seces pelas ramificaes que se cruzam, conforme as menes sobre os canais que envolviam a cidade, referidos no livro de Plato

62

TSUNAMI E ATLANTIDA:
Uma Revoluo Moderna no Conhecimento da Atlntida
Monografia M.. disposio na internet

O conhecimento da Atlntida, no Ocidente, advem de Plato, principalmente do Timeu e Crtias, que o descrevia como um continente do Oceano Atlntico que possua uma avanadssima civilizao e que teria se desenvolvido a mais de 11.600 anos. Dizia ainda que, como resultado de um imenso cataclisma vulcnico de extenso mundial, este continente submergiu e desapareceu para sempre. A cincia oficial rejeita a atual existncia da Atlntida visto que no se descobriu, at hoje, traos de sua realidade. O cientista mineiro Prof. Arysio Nunes dos Santos prope uma verdadeira revoluo no local de onde estaria localizada a Atlntida. O prof. Arysio possui um curriculum acadmico invejvel. Fsico nuclear, engenheiro eletrnico e professor de engenharia nuclear na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), doutor (Ph. D) e livre docente em fsico-qumica e inventor, com vrias patentes, nas horas vagas. Informa ainda o prof. Arysio que nos ltimos 17 anos esteve em lua-de-mel com as cincias ocultas, tendo publicado diversos artigos e dois livros: um sobre alquimia e outro sobre a Atlntida. Alm dessa formao nas cincias exatas possui tambm slidos conhecimentos em mitologia, religio, antropologia, lingstica, geologia e arqueologia. Seu curriculum pode ser acessado no endereo; http://www.atlan.org/info/about/ary/ O prof. Arysio afirma que descobriu a nova localizao da Atlntida reunindo o conhecimento das tradies ocultistas com as ltimas emanaes da cincia moderna. Arysio tambm acredita que Plato no registrou apenas uma fantasia da poca. Atlntida no s teria existido, como seria o bero de todas as civilizaes e fonte de toda a religio e cincia desenvolvida no mundo. Esse conhecimento teria sido passado frente pelos "atlantes" que conseguiram escapar da catstrofe que acometeu o continente e todo o globo terrestre de ento: o fim da ltima glaciao, que marca o fim do perodo geolgico conhecido como Pleistoceno, ocorrido h 11.600 anos. De fato, geologicamente comprovado que nessa poca o nvel do mar subiu de 100 a 150 metros em todo o planeta. "Violenta e catastrfica, essa subida do mar quase acabou com a humanidade. Foi o famoso dilvio, contado em tantas mitologias", diz Arysio. Para corroborar sua teoria, ele afirma que o fim da ltima glaciao coincide exatamente com a data indicada por Plato, nove mil anos antes do tempo de Slon, que viveu em 600 A.C. "Junte com os dois mil anos que se passaram desde ento e d a mesma data."

63

Os estudos ou reflexes tradicionais sobre a Atlntida sempre a colocaram no Oceano Atlntico, o prof. Arysio desloca o eixo para o Mar da China Meridional. Alega que viso que temos hoje do Oceano Atlntico no o mesmo dos antigos. Herdoto, Plato, Aristteles, Estrabo e diversos outros autores que se referiram ao Oceano Atlntico tambm chamado de Oceano dos Atlntidas, Oceano Externo, Oceano Kroniano, Mare Oceanum ou Mare Magnum era na verdade todo o oceano que cercava a terra. Este oceano circundava todo o mundo conhecido de ento, da Eursia e da frica. Em outras palavras, o Oceano Atlntico dos antigos era o Oceano Mundial que na verdade era contguo e englobava o mundo inteiro e que ns hoje dividimos em Pacfico, ndico e Atlntico, apesar de todos eles so contguos. Segundo ainda Acrysio, a Atlntida era um continente cuja capital possua o mesmo nome e estava localizada numa ilha prxima da costa. Quando o continente afundou sobre as guas do mar, somente os picos das mais altas montanhas permaneceram acima do nvel dgua, formando o que os antigos mais tarde apelidaram de Ilhas dos Abenoados e que hoje ns conhecemos como aquelas da Indonsia. Alm de sustentar a existncia do continente perdido, o professor afirma que ningum ainda encontrou indcios deste continente porque todos procuraram no lugar errado: no oceano Atlntico. Segundo ele, o que os gregos do tempo de Plato e Aristteles chamavam de Oceano Atlntico, ou melhor "Oceano dos Atlantes" no era apenas aquele que ns chamamos por esse nome, mas inclua o Oceano ndico e uma poro do Oceano Pacfico em torno da costa oriental da sia. H 20 anos pesquisando o assunto, Santos baseia-se em relatos mitolgicos e em estudos da religio de diversas civilizaes - bem como no que ele afirma serem slidos resultados cientficos da geologia, astronomia, paleontologia, lingstica e etnologia - para afirmar que o local onde existiu Atlntida, um continente predominantemente plano, onde hoje o Mar da China do Sul. "Depois que esse continente afundou, somente o pico das mais altas montanhas permaneceram na superfcie da gua, formando o que os antigos chamavam de Ilhas de Blest e que hoje ns conhecemos como Indonsia".

64

De fato, de acordo com o mapa do fundo do oceano do fornecido pelo NOAA (Nacional Oceanic and Atmospheric Administration), rgo de pesquisa do governo norte-americano, verifica-se que as ilhas que compem a Indonsia so o pico de uma vasta poro continental submersa. Baseado nas descobertas geolgicas mais recentes, Arysio tambm rechaa as teses de que Atlntida deveria se localizar na regio do famoso Tringulo das Bermudas - como previra o vidente norte-americano Edgar Cayce. Segundo ele, as formaes que ficaram conhecidas como "muralha de Bimini", localizadas nessa regio, so formaes naturais muito comuns de serem encontradas no fundo do mar. "Mapas submarinos detalhados da regio revelaram que no h vestgios de formaes ou construes maiores do que alguns poucos metros. As evidncias geolgicas tornam impossvel a existncia de um continente ou uma grande ilha submersa na regio caribenha", afirma. Estudioso de vrias tradies religiosas, Santos conta que o famoso continente submerso tornou-se conhecido por muitos nomes legendrios - tais como Campos Elsios, pelos gregos; Campos dos Papiros (Sekhet Aaru), pelos Egpcios; Aztlan, pelos Maias; Rutas, pelos Hindus. Da mesma maneira, o Paraso, local onde vrias civilizaes dizem ser a origem dos deuses, era Atlntida. "Os deuses de todas as civilizaes antigas eram os atlantes", afirma o cientista.

65

De acordo com ele, Atlntida seria o Jardim do den. Foi para l que os antepassados dos primeiros seres humanos, o homo sapiens africano, teriam migrado para escapar da desertificao do continente, quando comeou a ltima glaciao h 130 mil anos atrs. "Como a regio onde era Atlntida tinha um clima mais ameno, nossos antepassados africanos se mandaram para a Indonsia e l cruzaram com os habitantes locais, o homo erectus", diz ele. "Foi a partir do cruzamento dessas duas raas que se gerou o homem moderno, o homo sapiens sapiens, conhecido tambm como homem de CroMagnon". Com o passar dos sculos, esse povo teria originado os arianos, mais claros, e os drvidas, mais escuros. Motivados por dios raciais eles se lanaram guerra - o que, segundo Plato, teria irritado o deus Poseidon e gerado o fim do continente. De acordo com Arysio, esse antepassado humano que vivia em Atlntida tinha o crebro 30% maior. Enquanto o crebro do homem moderno tem entre 1200 e 1300 centmetros cbicos, o homem de Cro-Magnon, que apareceu na Europa h 60 mil anos A.C., tinha 1600 cm cbicos. Segundo o estudioso, essa espcie viveu at uns 10 mil anos A.C.. Alm de ter sucumbido com o dilvio, os Cro-Magnon tambm teriam acabado porque seus remanescentes foram se misturando com raas inferiores, o que provocou sua decadncia. "Essa que foi a verdadeira queda de Ado", diz o cientista. Antes de seu desaparecimento, essa espcie evoluda que vivia em Atlntida acabou desenvolvendo uma civilizao altamente sofisticada. Segundo Arysio, todas as plantas e animais domsticos, como o cavalo, o arroz, o milho, o trigo, teriam vindo de l. "Foram fruto de engenharia gentica muito avanada, pois no se encontra nenhum ancestral do cavalo e no se domesticou nenhum animal domstico novo", diz ele. Para corroborar sua tese ele cita os vrios mitos indgenas da Amrica, onde os Europeus conheceram o tomate, o milho e a mandioca. Muitas dessas histrias contam que as sementes desses alimentos haviam sito trazidas pelos deuses e imperadores fundadores de suas naes. Por outro lado, Arysio explica que no seria difcil que os sobreviventes de Atlntida tivessem desembarcado na Amrica, pois existe uma corrente contra-equatorial que sai de onde hoje a Indonsia e d direto no Equador. No por outra razo, diz Arysio, que os Astecas e os Maias diziam serem provenientes de uma ilha localizada no meio do oceano a qual chamavam Aztlan, em asteca, e Tollan, em maia. "Ambos os nomes significam plancie dos canios", diz ele.

66

Segundo ele, os descendentes dos habitantes de Atlntida teriam fundado uma imensa civilizao que dominava toda Amrica e que inclusive gerou a lngua internacional da poca, o tupi-guarani, que um dialeto drvida, assim como a lngua primordial de todas as populaes da sia e da Oceania. "O nome que eles davam para essa lngua que todos falavam nhengatu. Em drvida, gatu catu, que quer dizer bonito, perfeito, agradvel, santo. Em grego, agatos. Ou seja, a mesma raiz que quer dizer lngua santa, pura, perfeita, a lngua dos drvidas", explica o cientista. Arysio conta que a prpria tradio dravdica fala de um continente afundado no sudeste da ndia, chamado Rutas, de onde os drvidas teriam vindo quando ocorreu o grande cataclisma que os fez desaparecer do mapa. Depois de perderem a guerra para os arianos, os drvidas fugiram para a ndia, enquanto os arianos teriam se dirigido para o norte da Europa. De l, expulsos pelos mongis, eles voltaram para a ndia, de novo guerreando e dominando os drvidas em 1500 a.C. A histria da guerra entre os arianos e os drvidas foi contada no Ramayana, saga tradicional hindu que fala sobre a destruio de Lanka. "Que no outra coisa seno Atlntida" - e que foi recontada mais tarde na Ilada, de Homero. Infelizmente, segundo Arysio, apesar de terem deixado marcas em vrias civilizaes que floresceram no planeta, a maior parte dos conhecimentos desenvolvidos pelos atlantes se perdeu. "S sobraram as coisas mais simples". Como engenheiro nuclear ele acredita que os atlantes chegaram inclusive a desenvolver a bomba atmica que, no meio da guerra entre os drvidas e arianos, teria acelerado o fim da ltima glaciao. Segundo ele, justamente no perodo em que ocorreu fim da ltima glaciao, as dataes de carbono 14 registram que havia na atmosfera uma anomalia radioativa igual a que ocorre hoje por causa dos testes nucleares. "Exploses de bombas atmicas geram mais carbono 14 na atmosfera", explica ele. Segundo o cientista, apenas a exploso de uma super nova - a ltima de uma srie de exploses de uma estrela - pode deixar resduos de nutrons semelhantes ao que ocorre quando uma bomba atmica explode. "Como na poca no havia nenhuma estrela por perto, essa anomalia radioativa s pode ter sido provocada por uma exploso atmica, ou vrias", explica ele.

67

Questionado sobre a falta de vestgios de uma civilizao assim to sofisticada, Santos reafirma: "Todos os lugares em que eles viviam foram submersos. As civilizaes arqueolgicas s so descobertas quando cavadas, e ningum nunca procurou no lugar certo." Embora nunca tenha tido condies de checar a veracidade de suas descobertas, Arysio, que divulga o resultado de suas pesquisas em um site em ingls, conta que escritores como Graham Hancock, autor de The Fingerprints of the God (ainda no traduzido) e Erich Von Daniken, de Eram os Deuses Astronautas, vm mantido contato com ele para colaboraes futuras. E claro, tambm existem aqueles que, segundo ele, esto roubando suas idias. Falta agora que algum se aventure e desvende enfim o mistrio que pode estar submerso nas guas do Mar da China.

68

"O ser humano vivncia a si mesmo, seus pensamentos como algo separado do resto do universo numa espcie de iluso de tica de sua conscincia. E essa iluso uma espcie de priso que nos restringe a nossos desejos pessoais, conceitos e ao afeto por pessoas mais prximas. Nossa principal tarefa a de nos livrarmos dessa priso, ampliando o nosso crculo de compaixo, para que ele abranja todos os seres vivos e toda a natureza em sua beleza. Ningum conseguir alcanar completamente esse objetivo, mas lutar pela sua realizao j por si s parte de nossa liberao e o alicerce de nossa segurana interior."

Albert Einstein

69

LEMRIA
por Ernesto Ribeiro

No meio de minhas investigaes em Culturas e Sociedades, passei a pesquisar civilizaes antigas (algumas pr-Histricas) avanadssimas, que construram pirmides e artefatos cientficos aparentemente eltricos e teriam at contatos com discos voadores! O testmunho destes contatos poderia ser visto hoje nos numerosos monumentos pr-histricos inexplicveis encontrados em todo o mundo, como em Portugal, onde quatro menires sustentando um disco mostram uma disposio perfeita para dar a impresso de estar voando. Estes destes crculos de pedra, dos quais o mais famoso o de Stonehenge (Inglaterra), possuem uma arquitetura e engenharia invariavelmente condicionada a uma relao com o mapa celeste do local. A Lemria (tambm chamada continente MU) citada no prefcio do Livro da Epopia de Gilgamesh, a narrativa mais antiga da Histria Ocidental. O livro foi escrito h 5 mil e 500 anos pelos sumrios, a primeira civilizao [ocidental] conhecida a inventar a escrita, e faz referncias ao Grande Dilvio de 10 mil anos atrs, ao final da ltima Era do Gelo em todo o planeta. Dizem as lendas que os sumrios foram os ltimos descendentes do legado lemuriano. provvel que os mediterrneos [como os gregos] tenham confundido a Lemria com a Atlntida, pois o Oceano Pacfico no fazia parte do mundo conhecido deles; o Pacfico fica do outro lado da Terra, enquanto o Atlntico fica logo ali. Plato, um dos mais conhecidos filsofos do ocidente que fala da Atlntida, teria associado o continente perdido destruio da avanadssima sociedade matriarcal Minica na Ilha de Creta, devastada por um vulco e um maremoto. Alguns dizem que a catstrofe da Lemria ocorreu h 9 mil anos, com o maior choque da Histria entre placas tectnicas, que quebraram a base da ilha, ou do continente. provvel que ningum tenha sobrevivido. Mas antes disso eles teriam se expandido em colnias e feito contato com outras culturas em todo o mundo, nos 5 continentes. Isso, segundo as lendas dos fs da Lemria. Pra mim, eles no foram os nicos. Civilizaes nascem, crescem e morrem, envenenadas por suas prprias falhas. Cada cultura pode gerar as sementes de sua prpria destruio. A lenda diz que os lemurianos foram a terceira raa; eram super-humanos, de 3 metros de altura [gigantes] e asas, voando como "homens-pssaros".

70

O Continente da Terceira Raa


por Mahajahck

Lemria e Atlntida so dois mistrios geo-histrico-antropolgicos. Jamais a cincia oficial encontrou uma evidncia inquestionvel da existncia desses dois continentes porm, a tradio de muitos povos (maias, egpcios, polinsios etc.) se refere a uma fantstica civilizao que existiu muito antes dos antigos povos conhecidos terem comeado a escrever sua histria. Na bruma desse passado to remoto, Lemria e Atlntida, no raro, so confundidas, como se fossem uma s nao ou como se as duas civilizaes tivessem sido parte de um mesmo perodo geolgico. Entretanto, para os estudiosos ocultistas no h confuso. Os tesofos, especialmente, distinguem com clareza lemurianos e atlantes como duas raas humanas distintas que se sucederam no processo de evoluo da espcie humana. Ambos foram povos fisicamente diferentes do sapiens atual: ambas, foram raas de gigantes em estatura e detentoras de um conhecimento cientfico to ou mais avanado que a humanidade atual.

71

Lemria na Wikipedia

Lemria o nome de uma suposta terra desaparecida, de localizao incerta, entre os oceanos ndico e Pacfico. As cincias - histria, geologia, arqueologia etc. - no reconhecem sua existncia mas a Lemria amplamente aceita entre os estudiosos ocultistas e povos como o Tamil, da ndia. O "continente perdido" teria sido engolido pelo mar em um cataclisma geolgico. A Lemria no o nico continente submerso da "histria nooficial" da Terra. Tambm a terra da Atlntida teria sido engolida pelo oceano. A palavra "Lemria" foi cunhada em 1864 pelo gelogo Philip Sclater no artigo The mammals of Madagascar, publicado no The Quarterly Journal of Science. Intrigado com a presena de fsseis de lmures em Madagascar e na ndia, mas no na frica nem no Oriente Mdio, Sclater sups que Madagascar e ndia fossem a parte que sobrou de um extenso continente submerso ao qual denominou "Lemria" por causa dos seus caractersticos lmures. [Atualmente, os lmures, mamferos semelhantes aos macacos, somente so encontrados em Madagascar e ilhas adjacentes.]

Sobreviventes da Lemria: Em 1894, Frederick Spencer Oliver publicou A Dweller on Two Planets, escrito no qual afirma que sobreviventes da Lemria viviam no Monte Shasta, a norte daCalifrnia. Habitariam um complexo de tneis dentro da montanha e, ocasionalmente poderiam ser vistos em suas visitas superfcie (vestidos com tnicas brancas). Em 1930, Guy Warren Ballard fundou a I AM Fundation, uma sociedade que pretendia seguir os Mestres Ascendentes da Grande Irmandade Branca. Atualmente, muitos grupos mais ou menos tradicionais reivindicam a originalidade de seus mestres ascencionados como: Bridge to Freedom (Ponte da Liberdade), Summit Lighthouse, Church Universal and Triumphant, Temple of The Presence e Hearts Center. LEMRIA

72

A referncia a "continentes perdidos" e grandes catstrofes planetrias um dado presente nas tradies de muitos povos antigos. O Gnesis da Bblia judaico-crist, mesmo em linhas gerais, descreve um passado csmico e geolgico repleto de notveis movimentos transformadores da face da Terra; o "Dilvio" o mais chamativo destes fenmenos mas a prpria criao "em sete dias" se afigura como um processo complexo e longo de formao do ecossistema atual, processo chamado terraforming (earthforming).

Os "Dilvios" aparecem ainda entre os Sumrios e a epopia Gilgamesh, da mitologia sumeriana, considerada como fonte de onde deriva o texto do Gnesis hebreu. Tambm na Bblia h personagens que contradizem a interpretao simplista de uma antropognese que comea em um "Ado indivduo". Os anjos e os gigantes so alguns desses personagens intrigantes; indicam que devem ter existido tipos diferentes humanides antes do homem tal como bioqumicamente configurado hoje.

Na tradio Maia tambm aparecem reminiscncias que se referem a um continente no Pacfico, destrudo por atividade vulcnica. Esta mesma lenda consta dos textos sncritos chamados Rutas. A literatura Tamil fala de um reino mtico chamado Kumari Kandam, comparvel Lemria, que submergiu. Ali ficava a cidade de Puhar. Dali eram originrios os Drvidas, povo do sul da ndia. TAMIL: Grupo tnico que vive no sul da ndia e no Sri Lanka que possui registros histricos de mais de dois mil anos. A "identidade Tamil" essencialmente lingstica pois falam a "primeira linguagem" desde tempos imemoriais: o idioma tamil. So relacionados aos drvidas. Em outra tradio, a hiptese reptiliana, a Lemria, um continente submerso no Pacfico, foi o bero de uma raa de criaturas hbridas, rpteis-humanos, os nagas ou dragons. uma crena presente na cultura do Camboja, Austrlia, ndia, povos prcolombianos etc.. Esta foi uma raa que "pecou" pelo uso da magia negra. Para os intrpretes da mitologia, o termo "drago" e "serpente", so usados

73

de modo simblico significando a grande sabedoria, o conhecimento avanado deste povo extinto cujas maravilhosas invenes foram lendariamente entendidas como "magia". Para os tesofos estudiosos da Doutrina Secreta de H.P. Blavatsky, os lemurianos foram os "homens da terceira raa", gigantes e hermafroditas, mentalmente pouco desenvolvidos (e por isso tambm chamado "SEMMENTE") e espiritualmente puros at a metade de seu ciclo de existncia, quando seus descendentes comearam a nascer heterosexuais, homens e mulheres. Este foi o primeiro passo para um tipo de reproduo que iria se desenvolver dali por diante: a reproduo sexuada (os modos anteriores foram a EXUDAO e o BROTAMENTO). Este episdio compreendido pelos ocultistas como a verdadeira "queda"; queda do ser humano na matria. Atlantes e Lemurianos foram contemporneos somente por um tempo da histria. Os Atlantes, homens da quarta raa, tambm foram gigantes, menos espiritualizados e mais materializados. Sobreviveram aos Lemurianos, que foram extintos com seus territrios, engolidos por uma catstrofe geolgica que envolveu terremotos e erupes vulcnicas. Na poca da extino dos lemurianos a Atlntida era uma civilizao florescente. O que restou de ambos os povos est perdido, soterrado por camadas de solo multimilenares ou submerso, sob as guas do Pacfico e do Atlntico.

74

" Arjuna, o Senhor Supremo est situado no corao de sonhos todo mundo, e dirige a divagao (os sonhos) de todas as mquina, entidades vivas, que esto sentadas como numa mquina, feita de energia material".

BhagavadBhagavad-Gita
Como Ele , texto 61, captulo 18, pg. 706 texto A.C. B. Swami Prabhupada
75

SUMRIOS
Por mais que diversas teses defendam muitas datas, os primeiros registros dos sumrios, a sua origem, ainda permanece desconhecida. Falaremos mais sobre datas, mais adiante. O que sabemos, no entanto, que os Sumrios possuam uma cultura superior, plenamente desenvolvida. Por exemplo desenhos de fogetes similares a Apollo, relevos de homens em trajes e mscara de oxignio.

Abaixo, uma foto do objeto encontrado:

76

A astronomia sumria era extremamente avanada. Seus observatrios eram capazes de obter clculos do ciclo lunar que diferiam somente 0.4 segundos dos nossos clculos atuais. Foi encontrado tambm, na colina de Kuyundjick (a antiga Nnive), um clculo com impressionantes 15 casas, com resultado final igual a 195.955.200.000.000. Os gregos, no auge de seu saber, no se atreveram a ultrapassar o nmero 10.000, considerando tudo o que passasse deste valor como infinito. Os sumrios descreviam nosso sistema solar como um conjunto de 12 corpos celestes significativos. Na linguagem zodiacal, estes astros so todos chamados"planetas", embora, entre eles, os antigos inclussem a Lua e o Sol. Isso significa que os mesopotmicos, no somente possuam um inexplicvel conhecimento astronmico; eles tambm afirmavam a existncia de planetas que somente a cincia contempornea pde reconhecer, como o longnquo Pluto, hoje destitudo de seu status planetrio; os misteriosos Urano e Saturno e o at hoje desconhecido porm procurado 12 planeta, este que os sumrios denominavam Nibiru:

Diz a tradio que, h seis mil anos atrs, os Sumrios conheceram um planeta chamado Nibiru., esse era o planeta de origem de um povo descrito pelos antigos como "raa de deuses". Os nativos de Nibiru visitaram a Terra no passado influenciando decisivamente a cultura humana. Artefatos e tabuletas cuneiformes de argila e pedra encontradas no Iraque referem-se claramente a um planeta de onde vieram viajantes csmicos.

77

A herana deste remotos aliengenas aparece na avanada tecnologia dos sumrios e de outros povos ao redor do mundo. Muitas relquias no so acessveis ao pblico que, assim, desconhece essa face da mitologia mesopotmica. No caso dos sumrios, sua cultura a mais antiga do Ocidente. Entretanto, seu sistema matemtico e o calendrio permanecem atuais. Aos poucos, a pesquisa sobre Nibiru comea a aparecer, ainda que o planeta seja chamado por outros nomes, como , 12 planeta ou "planeta da cruz" (Planet of the crossing). Os sumrios tinham doze corpos celestes em seu zodaco, contando o sol e a lua e mais DEZ Planetas que, afirmavam, pertencem ao nosso sistema solar. Hoje os cientistas esto procurando este planeta misterioso nos confins do espao; a NASA se empenha nessa pesquisa e os especialistas investigam porque j tm certeza de que o "Planeta X" existe. Observado h milhares de anos passados, Nibiru no visto nos cus contemporneos. Isso acontece porque a rbita do 10 planeta (12 astro dos sumrios) uma elptica extremamente alongada. Durante milnios, o globo se mantm longe do sol e da vista dos terrqueos, muito alm da rbita de Pluto. Os viajantes de Nibiru que chegaram Terra so chamados Anunnaki e foram considerados deuses. A tradio conta que os Anunnaki possuam "servos" que eram "seres andrides". No eram seres vivos mas agiam como se fossem.

Representao da divindade hindu Ganesha, trajando uniforme de piloto.

78

Retornando aos sumrios, exemplos da tecnologia sumria incluem: serras, couro, cinzis, martelos, braadeiras, brocas, pregos, alfinetes, anis, enxadas, machados, facas, lanas, flechas, espadas, cola, adagas, odres de gua, caixas, arreios, barcos, armaduras, aljavas, bainhas, botas, sandlias e arpes. Os sumrios possuam trs tipos de barco:

- os barcos de pele, feitos a partir de cana e peles de animais. - os barcos a vela, caracterizados por serem feitos com betume, sendo prova d'gua. - os barcos a remo (com remos feitos de madeira), s vezes usados para subir a correnteza, sendo puxados a partir de ambas as margens do rio por pessoas e animais. Na cidade de Nipur, a 150 quilmetros de Bagd, foi encontrada uma biblioteca sumeriana inteira, contendo cerca de 60.000 placas de barro com inscries cuneiformes.

79

Suas tabulas de argila contm informaes preciosas sobre o Sistema Solar. O mais impressionante so os dados sobre Pluto planeta s (re)descoberto em 1930! Eles possuam conhecimentos sobre o tamanho, composies qumicas e fsicas de Pluto e afirmavam que este era na verdade um satlite de Saturno que se desprendeu e ganhou nova rbita. A Lua era por eles chamada de pote de chumbo e diziam que seu ncleo era uma cabaa de ferro. Durante o programa Apollo(?), a NASA confirmou(?) estes dados

Idades Avanadas Segundo os escritos cuneiformes encontrados, os sumrios conseguiram alcanar idades fantsticas. Segundo estes escritos, os dez primeiros reis governaram, no total, 456.000 anos e os vinte e trs reis seguintes, 24.510 anos, 3 meses e 3 dias e meio perodo o qual trouxe muitos aborrecimentos a estes reis, ocasionados pela era ps-dilvio, tempo de reconstruo geral.

Anu deus de todos os deuses sumerios e a Deusa Inanna, Ishtar, Vnus, Afrodite, Astarte, Eshdar, Innin, Ninni, Deusa do Amor e da Arte Guerreira

80

Dilvio

Segundo

os

Sumrios:

Influncia

Extraterrestre?

Reza um escrito cuneiforme sumrio: E depois veio o dilvio e aps o dilvio a realeza tornou a descer mais uma vez do cu Este trecho, de uma das placas encontradas, faz parte da mais antiga descrio do dilvio que temos conhecimento. Mais antiga at que o poema pico de Gilgams.

Utnapishtim, o No da Sumria, resgata Gilgamesh do meio dos oceanos durante o Dilvio provocado pelos Anunnaki.

Na mais antiga das placas at hoje encontradas, o No dos sumerianos chamado de Ziusudra, morava em Shuruppak e l construiu sua arca. Os sumrios foram edificando ao longo dos sculos torres, pirmides e casas com todo o conforto para seus deuses a quem ofereciam sacrifcios enquanto aguardavam o regresso e a cada cem anos eles retornavam.

81

Esttua de Gudeia, governador de Lagash

Zigurate de Ur

Escrita Cuneiforme

Arte em revelo dos Sumrios

82

Seria possvel que seres extraterrestres tivessem descido nesta regio da terra, passado um pouco de seus conhecimentos para os sumrios e de tempos em tempos voltassem para saber como estavam seus pupilos? Isso explicaria a fantstica vida dos reis sumrios e sua incrvel tecnologia. Na traduo das placas de barro sumrias encontradas, diz-se que a Terra teve origem extraterrestre, atravs da coliso de dois corpos celestes. Partes dos destroos caram aqui e no outro corpo celeste chamado Nibiru. Os sumrios acreditavam que seus deuses vieram deste planeta o dcimo segundo planeta que completa uma volta ao Sol a cada 3.600 anos. A histria diz ainda que aps 35 milhes de anos, Nibiru corria risco de se acabar totalmente, ento, como a Terra era o nico planeta com condies favorveis para a sua sobrevivncia, fizeram misturas genticas entre os primatas e a sua espcie. Esta mesma histria conta que estes eram seres humanides gigantes que, com o passar do tempo, misturaram-se com os humanos, gerando assim novas raas e etnias: os filhos dos deuses. Estas plaquetas tambm contm advertncias dos ETs sobre as calamidades que o planeta iria passar. Segundo estas advertncias, o planeta Nibiru passaria muito perto da Terra, fazendo com que a atrao gravitacional dos dois planetas provocasse um cataclismo. Investigando a mitologia sumeriana e algumas plaquetas e quadros acdicos, temos que os deuses sumerianos no tinham forma humana, e o smbolo de cada um dos deuses era invariavelmente ligado a uma estrela. Nos quadros acdicos, as estrelas esto reproduzidas assim como desenharamos hoje. O singular, porm que estas estrelas so rodeadas de planetas de diversos tamanhos. Como poderiam saber os sumrios que uma estrela possui planetas?

83

Os Deuses Sumerianos:

Os deuses sumerianos correspondiam a estrelas / astros. Seu deus supremo, Marduk (Marte), segundo o que se sabe, teve construda em sua homenagem, uma esttua em ouro puro, de oitocentos talentos de peso; isso correspondia a uma imagem de 24 toneladas de ouro puro! Ninurta (Srio) era o juiz do Universo. Este pronunciava sentenas sobre os mortais. H placas com inscries dirigidas Marte, Srio e s Pliades. Suas descries sobre as armas utilizadas por estes deuses para combater os inimigos, nos remontam a bomba atmica! Foram encontrados desenhos e at uma maquete de uma residncia assemelhando-se a um abrigo antiatmico pr-fabricado, redondo e tosco e com uma nica entrada estranhamente emoldurada. Por que e como um povo de mais de 3 mil anos iria construir um abrigo anti-areo?

84

Curiosidades

Encontradas

nas

Terras

dos

Sumrios

- Em Geoy Tepe, desenhos espirais, uma raridade h 6 mil anos; - Em Gar Kobeh, uma indstria de pederneiras, a qual se atribuem 4 mil anos de idade; - Em Baradostian, achados idnticos com idade provvel de 30 mil anos; - Em Tepe Asiab, figuras, tmulos e instrumentos de pedra com data anterior a 13 mil anos passados; - No mesmo local foram encontrados excrementos petrificados de origem desconhecida (no humana); - Em Karim Schair encontraram-se buris e outras ferramentas; - Em Barda Balka, foram desenterradas ferramentas e armas de pederneira; - Na caverna de Schandiar foram encontrados esqueletos de homens adultos e de uma criana, que datam cerca de 47 mil anos, conforme avaliao realizada pelo processo de Carbono 14. Estas so somente algumas descobertas feitas no universo SUMRIA. Temos ento que a cerca de 40 mil anos, na regio de Smer, vivia um aglomerado de seres humanos primitivos. De repente, por motivos at agora desconhecidos (ou no divulgados) pela nossa cincia/histria, l estavam os sumrios com sua astronomia, cultura e tcnicas.

85

Iniciao e paraso sumrio: a epopia de Gilgams Da mesma forma que outros povoadores da rea da mesopotmia, a civilizao sumria elaborou todo um conjunto de cosmogonias e teogonias que incluam desde a criao do mundo, o aparecimento do homem, a "grande destruio" ou dilvio e a existncia de regies prediletas dos deuses nas quais era conservado o segredo da imortalidade. So muitos os aspectos de interesse das diversas culturas que se sucederam entre o Tigre e o Eufrates e assombrosos pela classe de iniciadores que os informavam. Nos textos decifrados das tbuas sumrias se indica que a instituio da realeza "descendeu do cu", da mesma forma que seus emblemas, a tiara e o trono, inclusive quando sobreveio o dilvio. A a terra ficou devastada, foi trazida pela segunda vez desde o cu. A divindade e seus servidores encontravam-se ento muito prxima de sua criao humana e assim a Babilnia, uma das cidades estado mais caractersticas da rea, recebe seu nome de "bb-ilni", a "porta dos deuses" posto que marcava o ponto em que os deuses descendem Terra. Existe todo um complexo sistema de correspondncias entre o cu e a terra que fazia compreessveis as realidades materiais infludas por seus prottipos celestes Prospeces nos plos As pesquisas e sondagens levadas a cabo por cientistas americanos nas regies polares deram como resultado a deteco, por sonda, de todo um imenso continente com seus diferentes acidentes geogrficos, desaparecido sob capas de gelo de centenas de metros de espessura. Em outro tempo, os plos possuam um clima mais benigno, incluindo flora e fauna de temperaturas quentes. Foram descobertos restos fsseis de plantas e animais correspondentes a zonas temperadas, o que evidencia a drstica transformao climtica sofrida no rtico.

86

Segundo indicam as tradies, os hiperbreos de Thule transmitiram sua herana cultural a celtas, vikings e germnicos, conservando deste modo a crena em uma regio muito ao norte onde cresciam verdes pastos, a caa era abundante e sua temperatura era clida. O que impressiona no tocante Hiperbrea que a regio era uma das muitas terrae incognitae nos mundos grego e romano antigos, onde Plnio e Herdoto, bem como Virglio e Ccero, relataram que ali as pessoas atingiam idades de mil anos e gozavam de vidas permeadas de completa felicidade. De acordo com Herdoto (4.13), os hiperbreos viviam para alm dos Arimspios e foram visitados por Aristeas, de quem se diz haver escrito um poema em hexmetro (hoje perdido) falando daquela raa. Herdoto relata que tambm Hesodo menciona os hiperbreos, "e tambm Homero em sua Epgones, se que tal trabalho dele realmente veio." Alm disso, dizia-se que o sol nascia e punha-se apenas uma vez ao ano na Hiperbrea; e ali havia quantidades massivas de ouro, guardadas pelos grifos. Diz-se que a Groenlndia, ento livre de gelos, formava trs ilhas principais e que inclusive os to debatidos mapas de Piri Reis ainda conservam o traado de suas costas: seria a chamada "Terra Verde" dos mitos. Durante milhares de anos foi conservada viva a tradio do "Paraso dos rios", desaparecido entre os gelos, porm hoje, margem de sua lenda, nada nos confirma sua existncia.

Fonte: Internet

87

Somos todos iguais, todos com suas escolhas e seus prprios caminhos
88

ERAM DEUSES OS PAIS DA GLOBALIZAO?


Por: Armindo Abreu

"O mundo governado por personagens muito diferentes daquelas imaginadas pelas pessoas que no contemplam os bastidores", dizia o primeiro-ministro da Gr-Bretanha, Benjamin Disraeli, sob a Rainha Vitria.

Sim, o poder tem sndicos ocultos. Existem slidas evidncias de que sempre foi assim: manipuladores e marionetes. Mas, quem est invisvel, no comando dos tteres? Por trs das cortinas desse processo tido como irreversvel, a globalizao, quem so os diretores de cena? E se detm o controle dos nossos cordis, como manipulam os mercados a partir de smbolos, tecem a teia das religies e se encobrem em sociedades secretas? No, esse ensaio no uma pea de fico. preciso recuar muito, muitssimo, no tempo, na Histria e em certos conceitos para encontrarmos o fio da meada da nossa tese. O maior truque das fraternidades que ditam a

89

evoluo ou involuo dos movimentos e modelos globais convencer a todos de que no existem. Com o amplo apoio de historiadores, antroplogos, etnlogos e geneticistas, podemos, de modo geral, aceitar que o ncleo primrio da chamada raa branca seja originrio das montanhas do Cucaso, do Ir e do Curdisto. Tal princpio j estaria to consagrado que os homens e mulheres de pele branca so, aberta e oficialmente, reconhecidos e identificados, em documentos de pases do Hemisfrio Norte (em especial pelos formulrios do Departamento de Imigrao dos Estados Unidos...), como caucasianos. Segundo princpios de antropologia defendidos por estudiosos dessa matria especfica, desenvolveram-se duas novas linhagens terrenas, a partir do grupo caucasiano inicial: uma procurou manter-se ntegra, relacionando-se apenas entre seus membros e descendentes exclusivos, conservando a pureza gentica e a aparncia original, definida aos nossos olhos pela pele muito clara, cabelos louros e os olhos azuis. Seriam, nessa tica arrogantemente racista da Elite Global, os membros excelsos ou sublimes da nossa civilizao, os que exerceriam de fato o controle de todos os demais, conhecidos e identificados apenas pelos seus pares do mais alto grau de iniciao da Fraternidade Babilnica. A outra vertente teria se formado pela interao do grupo inicial com os habitantes autctones das terras baixas, originalmente negros, amarelos ou vermelhos, dando incio s novas correntes biolgicas terrenas, como as conhecemos hoje. Ressalte-se, entretanto, que os integrantes dessa segunda vertente, a reprodutora, tm procurado manter-se to puros quanto possvel, relacionando-se quase sempre entre famlias de iguais, os descendentes do pequeno crculo formado por pessoas de antecedentes genticos assemelhados. Estes seriam, na voz dos especialistas, "...os membros predominantes das famlias dos Illuminati que tm manipulado o curso da Histria desde os tempos da Antiga Sumria." O crculo mais restrito e particular desses alvos habitantes das terras altas teria adquirido ou desenvolvido conhecimentos esotricos, filosficos e cientficos to exclusivos e sofisticados para a poca que passaram a se distinguir dos demais, no somente pela aparncia mas, em especial, pela avanada cultura, atraindo para si invejas, incompreenses e hostilidades. Isso fez com que se retrassem e passassem a compartilhar esses conhecimentos de forma velada, em associaes formadas apenas entre seus iniciados, ou irmos, da o nome de Fraternidade dado ao seu exclusivssimo conjunto, hoje espraiado por todo o globo terrestre.

90

E esses ncleos de iniciados constituam o que hoje os pesquisadores denominam "Escolas de Mistrios" (Mistery Schools). Entre as principais, pioneiras, estavam as Escolas de Mistrios da Babilnia, do Egito e da Grcia, onde o conhecimento restrito e esotrico era guardado sob o mais estreito sigilo: na verdade, a quebra ao juramento de silncio era punida com a morte! Segundo o filsofo e autor manico Manly Hall, ... "As Escolas de Mistrios foram criadas e estabelecidas como sociedades secretas para evitar as interferncias externas, enquanto nelas os iniciados tentavam estabelecer uma ponte que reduzisse as distncias entre o conhecimento dos mundos material e espiritual." O fato que, independentemente de sua origem, visando a escapar de incmodos maiores, membros dessa sofisticada elite branca alterosa teriam emigrado, h milhares de anos (aps o dilvio bblico), para as terras mais baixas, correspondentes ao que hoje chamamos de Iraque, Egito, Israel, Palestina, Jordnia, Sria, Ir e Turquia, misturando-se seletiva e cuidadosamente aos povos locais. Naquele tempo, j existia nessas terras uma civilizao chamada Sumria, estabelecida na regio da Mesopotmia, hoje Iraque, formada entre os rios Tigre e Eufrates. Estima-se que a Sumria possa ter-se formado cerca de 6.000 anos a.C. e ela fez parte do Imprio Babilnico, que tanto influenciou as crenas do judasmo e, por este, o cristianismo, assim como tambm veio a ocorrer com a civilizao egpcia. Alguns autores afirmam que a Sumria foi o bero original de grande parte do conhecimento que moldou a nossa existncia e a nossa cultura. Para eles, a crena crist num Filho de Deus e num Cordeiro de Deus morrendo para a remisso dos pecados da humanidade podia ser encontrada na Babilnia, na Sumria e no Egito. A idia de um cordeiro morrendo para perdoar os pecados da humanidade tambm se origina da crena Sumria de que se um desses animais fosse sacrificado num altar os pecados das pessoas envolvidas no ritual seriam literalmente perdoados pelos deuses. ... "Mes virgens de homens-deus salvadores abundaram no mundo antigo e ainda podem ser encontrados nas crenas de povos nativos das Amricas do Norte, do Sul e Central ... A histria bblica dos Jardins do den espelhada na histria muito anterior do Jardim de Edinnu, e mesmo a idia do Sabbat judaico pode ser encontrada no dia de repouso Sumeriano, o Sabattu.

91

Os judeus que foram mantidos no cativeiro da Babilnia levaram muitas dessas histrias consigo, de volta para a Palestina, quando foram libertados pelos persas. Elas encontraram seu caminho no Velho Testamento da Bblia e, da, passaram ao Novo Testamento Cristo. Muitas idias religiosas de hoje so meras reciclagens de antigas crenas e histrias simblicas... e hoje, quando seu sentido original se perdeu, aparecem distorcidas, sob uma avalanche de mitos e invenes. Fecundando ou influenciando alguns desses habitantes dos baixios babilnicos, os homens brancos trouxeram-nos para o seio de sua linhagem gentica, tornando-os partcipes do elevado conhecimento de que desfrutavam e das aes que empreendiam s escondidas. Esses novos grupos tnicos expandiram-se e infiltraram-se pelo novo territrio e suas populaes, sob denominaes distintas, entre as quais se pode destacar os povos hitita e fencio. Ambos, outrora creditados exclusivamente como semitas, acredita-se hoje tenham sido definitivamente mesclados pela linhagem dos antigos rias, razo precpua de muitos ainda possurem caractersticas fsicas daquele grupo, levadas tambm no passado, em suas incurses militares e comerciais, ao Norte da Europa e a outras partes do mundo. Pesquisas conduzidas por Desborough garantem mesmo que os fencios foram o primeiro grande grupamento tnico caucasiano a ser formado como descendente consangneo da Fraternidade Babilnica. Eles seriam, nessa qualidade, tanto os pais de outros povos, seus contemporneos, como, por exemplo, o crebro por trs da avanada civilizao egpcia. Aps essa suposta miscigenao registra-se, coincidentemente, um sbito surto de progresso cultural e tecnolgico dos povos que habitavam a Sumria, a Assria, o Egito e o Vale do Industo. Segundo a "historiografia oficial", foi a raa branca "ariana" (eles se autodenominavam rias), das montanhas do Cucaso, que se moveu em direo ao Vale do Industo, na ndia, pelo ano 1550 a.C., e criou o que se conhece hoje como religio (ou filosofia) hindu, o vedismo, sucedido pelo bramanismo. E foi essa mesma raa "ariana" que introduziu na ndia a antiga lngua snscrita, bem como as estrias e mitos contidos no livro sagrado hindu, os Vedas, onde a trindade divinal chamada trimrti, composta por Brama-XivaVixnu reproduz outros triunviratos histrico-religiosos, como o babilnico Nemrod-Semiramis-Tammuz e o egpcio Osiris-sis-Hrus que precederam, em muitos sculos, a Sacra Famlia crist, Jesus-Maria-Jos.

92

Um olhar mais recente e atento dos estudiosos dessas questes revela que a poca estimada para a fundao do imprio babilnico parece, agora, bem anterior ao que se estimou inicialmente, remontando era pr-diluviana. Segundo lendas, textos antigos e a prpria Bblia, um dos construtores do Imprio Babilnico teria sido Nemrod, filho de Cush, neto de No. Cush assumira a chefia do cl babilnico e institucionalizara o sistema politesta numa poca em que os homens eram endeusados pelos prprios homens e Anu considerado o pai e chefe de todos os demais deuses. Por sua ao terrena e espiritual, Cush tomou o lugar de Anu (Annu ou An) no imaginrio religioso e assumiu, ele prprio, o seu lugar divinal, tornando-se pai de todos os deuses e demnios e, nessa qualidade, foi adorado tambm com os nomes de Enlil, Bel, Janus, Mercrio, Hermes e Caos, nomes ou ttulos transferidos, posteriormente, a seu filho Nemrod. Nemrod, sucessor do pai Cush, nomeara a cidade de Calneh em homenagem ao deus de outrora, destronado por seu pai (Calneh significa A Fortaleza de Anu, Gnesis, 10:9). Dessa forma, Nemrod inaugurou uma tradio de respeito e louvor a Anu que, estranhamente, perpetuou-se at nossos dias, inclusive entre o catolicismo. O smbolo de Anu, duas cruzes superpostas em forma de asterisco, aparece ornamentando o chapu mitral do sumo pontfice. Nemrod, ao suceder a Cush, ficou conhecido como um tirano poderoso, um dos gigantes ou tits, que reinou com sua mulher, a rainha Semiramis, sendo ambos reconhecidos ou elevados a deuses da Religio Babilnica por seus contemporneos, descendentes e adeptos. Semiramis tambm reverenciada como "Astarte" ou A Mulher que fez a Torre, uma provvel referncia Torre de Babel, supostamente construda por seu marido Nemrod. Entretanto, esse nome parece ter mesmo evoludo a partir de uma antiga deidade originria da ndia, Semi-Rama-Isis ou SemiRamis Uma ampla gama de nomes e expresses identificam a deusa da religio babilnica Semiramis. Entre os vrios encontrados ou identificados por este autor, nas diversas fontes citadas nesta obra, destacam-se (em ordem alfabtica):

93

IDENTIDADES ALTERNATIVAS DE SEMIRAMIS Afrodite, Angerona; Antu; Artemsia; Astarte; Astoreth; Astorga; Athena; Baali; Baphomet; Barati; "Cabea 58m" (Head 58m ou Caput LVIIIm); Ceres; Cibele; Demter; Diana; "Esttua da Liberdade"; "Grande Me Terra" (A Gaia, da New Age); Hathor (ou Heather); Hera; Ishtar; Isis; Juno; Kali; Lilith; Lucifera; Mari; Maria; Minerva; "Mistrio da Babilnia o seu nome" ("Mistery Babylon, her name..."); Mulher Escarlate; Mut; Ninkharsa; Noiva do Homem Verde; Nossa Querida Senhora (Our Dear Lady); Nossa Senhora da Luz; Ostara; Rainha do Cu (Rhea); Rainha do Mar; Rainha do Mundo; Rainha do Submundo; "Semiramis, A Viva"; "Sobre a sua testa estava escrito um nome: Mistrio, A Grande da Babilnia, A me de todas as Prostitutas e Abominaes da Terra" (Upon her forehead was a name written: Mistery, Babylon The Great, The Mother of Harlots and Abominations of the Earth); Stella Maris; Sophia; Vnus; Virgem Celestial; Virgem do Lago; Virgem Me dos Deuses; Virgem Negra; Virgem Que Chora; Virgo.

J a Nemrod, celebrado como o "deus-sol", foi dado o ttulo de Baal (Meu Senhor) e a Semiramis, consagrada como a deusa-lua, o de Baali (Minha Senhora). No passa, por isso, despercebido a esses pesquisadores o fato da expresso Mea Dona, equivalente latino de Minha Senhora, ttulo atribudo a Semiramis-Baali, ao ser transportada para o italiano haver-se transformado em Madonna, expresso que designa, tambm, Maria, a me de Jesus. Nemrod era reverenciado num duplo papel: o de Deus-Pai-Senhor e tambm no de Ninus, o filho carnal havido de Semiramis, supostamente atravs de um nascimento virginal, um dos significados msticos do ramo de oliveira, este tambm um smbolo dos cavaleiros templrios. De Ninus, igualmente denominado Tammuz, dizia-se haver sido crucificado, tendo um cordeiro aos ps, e seu cadver sepultado em seguida numa caverna. Dias depois, quando a pedra que guardava a entrada da caverna foi rolada, o corpo de Ninus-Tammuz havia desaparecido, ascendido aos cus... Para pesquisadores ocidentais mais cticos, o enredo desta antiqssima trama babilnica por demais conhecido entre ns, tambm a partir da era crist, para ser considerado, apenas, mera coincidncia entre tradies religiosas aparentemente to distintas...

94

"Tammuz, filho de Ishtar, provavelmente a mais antiga divindade a incorporar o princpio da ressurreio para uma nova vida que se acreditava ocorresse na primavera, e celebrado hoje nos festivais populares do Dia da Primavera. Para os maons, Tammuz uma figura de imenso significado, representando a corporificao da ressurreio espiritual para um estado superior de conscincia e gnose".

IDENTIDADES ALTERNATIVAS DE NEMROD: Adad; Adonis; Alcides; Amen-Ra; Anu; Attis; Baal; Bacchus; Baco; Bali; Bell; Bremhillahm; Cadmos; Caos; Cronos; Deoius; Dionsio; Eannus; El-Khidir; Enlil; Eros; Hrcules; Hermes; Hesus; Hrus; Indra; Iswara; Ixion; Jano; Janus; Jao; Jesus; Joo Batista; Krishna; Krst; Mammon; Mercrio; Mitra; Mitras; Moloch; Ninus; Odinio; Osiris; Quirinus; So Jorge; Salivahana; Saturno; "Senhor da Vida e da Morte"; Tammuz; Taut; Thor; Virisana; Zoar; Zoroastro. Segundo o livro do Gnesis, os primeiros centros do reino de NemrodTammuz foram a Babilnia, Akkad e outros no reino de Shinar (Sumria). Diz-se, tambm, que ele governou a regio onde hoje o Lbano e os rabes crem que foi Nemrod quem construiu ou reconstruiu, logo aps o dilvio, a assombrosa estrutura de Baalbek, com suas trs formidveis pedras de 800 toneladas cada. Mais tarde, ele teria expandido o reino at a Assria e construdo Nnive, sua capital, onde foram recuperadas muitas tbuas de barro em linguagem sumeriana. Essa civilizao, acredita-se hoje em dia, foi uma das mais antigas surgidas na era bblica ps-diluviana. Foi precisamente entre seus membros mais seletos e competentes, especula-se, o foco de onde surgiram as correntes (escolas) de mistrios pagos, de estudos esotricos 19 e o grupo de iniciados que desenvolveu e guardou seus mais exclusivos segredos. Este teria sido, portanto, o verdadeiro embrio das antigas e msticas sociedades secretas que se espalharam pelo mundo nos milnios subseqentes. Muito significativamente, as terras descritas correspondem, tambm, ao bero das trs grandes religies monotestas prevalentes. Em decorrncia, segundo muitos pesquisadores a cristandade e a Igreja Romana teriam sua f baseada em muitas das tradies babilnicas, principalmente

95

nas lendas do "deus-sol" conhecido por Nemrod, Baal ou Moloch, que possura um equivalente anterior, na Prsia e na ndia, denominado Mitra. De Tammuz ou Adonis (O Senhor, The Lord, em ingls), que foi endeusado na Babilnia e na Sria, dizia-se que nascera meia-noite de 24 de dezembro. E ele tambm era saudado como o filho de deus. Portanto, alm de Nemrod e de Mitra (um deus romano-persa, pr-cristo), outros reverenciados filhos de deus teriam sido Tammuz (Ninus ou Adonis) e Dionsio ou Baco, este cultuado em Roma, na Grcia e na sia Menor. Todos eram idolatrados como filhos divinais que morreram para que os nossos pecados fossem perdoados, nascidos de mes virgens e seus aniversrios celebrados, coincidentemente, em ... 25 de dezembro. Mitra foi crucificado, mas ressurgiu dos mortos no dia 25 de maro, isto , em plena Pscoa! As iniciaes a ele eram feitas em cavernas adornadas com os signos de Capricrnio e de Cncer, simblicos dos solstcios de inverno e de vero, os pontos mais alto e mais baixo do Sol em relao Terra! Mitra era freqentemente representado por um leo alado, o smbolo da cidade de Veneza, um cone solar at hoje utilizado por sociedades secretas. Um outro smbolo alternativo para ele um leo com o corpo envolvido por uma serpente, enquanto segura uma chave que conduz ao cu. Os iniciados nos ritos de Mitra eram chamados de Lees (Lions) e tinham suas testas marcadas com a cruz egpcia. As referncias ao leo e aos apertos de mo do tipo pata do leo, do Grau Mestre Manico da FrancoMaonaria, so originrios da mesma onda de simbolismos das escolas de mistrio. No primeiro grau, suas cabeas eram ornadas com uma coroa dourada com espiges, representando o seu interior espiritual e idntica coroa pode ser vista na Esttua da Liberdade, entrada do porto de Nova York. Esta uma das vrias origens das coroas das dinastias "reais" e da simblica "coroa de espinhos" usada por Jesus, "O Sol". A grave e antiga confuso conceitual, hoje ressuscitada, entre mito e religio, paganismo e cristandade, to dolorosa para os do Vaticano, vem suscitando, tanto de autores contemporneos materialistas, marxistas ou comunistas, quanto dos pesquisadores com respeitvel formao religiosa, alguma convergncia acerca dessas velhas e desconfortveis interpretaes.

96

Aos olhos dos cristos mais convictos, entretanto, elas mal passariam de simples blasfmias ou de meras provocaes de cunho poltico. August Franzen, escritor catlico, em sua "Histria da Igreja", assim se refere a essa antiga disputa e s fortes emoes e angstias que ela ainda desperta na cpula do catolicismo: "...Desde os Sculos XVIII e XIX que a existncia histrica de Jesus foi freqentemente contestada em nome da cincia esclarecida e liberal, e da crtica histrica... Todos (esses crticos liberais) se esforaram por apresentar o cristianismo como uma inveno dos apstolos, a figura de Jesus como uma personificao irreal, ficcional e mtica, de aspiraes e de representaes religiosas; como uma impostura devota do crculo dos seus discpulos ou como adaptaes e variaes de heris divinos dos culto dos mistrios, oriundos do Oriente Prximo e do perodo helenstico. A cincia da religio comparada emergente descobriu, subitamente, semelhanas e paralelismos entre a vida de Jesus e o deus do Sol, Mitras (H.B. Smith, 1991) ou o heri da epopia babilnica do Gilgamexe (Jensen, 1906), ou com a figura mtica do deus redentor que morre e ressuscita (R. Reitzenstein e outros); (a cincia da religio comparada) julgou poder-se interpretar a imagem descrita nos Evangelhos acerca da vida e das doutrinas de Jesus como a personificao de aspiraes sociais das massas oprimidas. Todas essas teorias foram atualmente postas de parte e tm de ser encaradas, do ponto de vista cientfico, como ultrapassadas. Poderiam, deste modo, ser ignoradas, se no persistissem na propaganda marxista e comunista. Dado o facto de Karl Marx e de Friedrich Engels terem retomado e divulgado as novas idias radicais para o seu tempo, de Bruno Bauer, esta concepo atrasada pertence ainda vulgata comunista e continua a ser propagada acriticamente." Sendo ou no conveniente ao embate poltico-religioso, o fato objetivo, duro, que, ao seu tempo, Mitra era tido como o filho de deus 24 que morreu para salvar a humanidade e lhe dar a vida eterna. Aps o culto de iniciao, os membros participavam de uma refeio composta de po e vinho, em que eles acreditavam estar ingerindo o seu corpo e o seu sangue.

97

Este, como, ademais, uma longa lista de outros deuses teria tambm recebido, ao nascer, a visita de trs reis magos, na verdade sbios ou adivinhos babilnicos, que lhes trouxeram presentes de ouro, incenso e mirra. O culto misterioso a Mitra espalhou-se da Prsia ao Imprio Romano e, em certa poca, podia ser encontrado em qualquer parte da Europa! O terreno onde assenta hoje o Vaticano foi um local sagrado para os seguidores de Mitra e sua imagem, esculpida em pedra, j foi encontrada em diversas antigas provncias ocidentais do Imprio Romano, como a Alemanha, a Frana e a Gr-Bretanha. Esses rituais, simbolizando a ingesto do corpo e do sangue divinos, representados pelo po e o vinho, j eram praticados h milhares de anos atrs na Babilnia, em cerimnias em honra de Nemrod, da Rainha Semiramis e de seu filho Ninus-Tammuz, sendo tambm reproduzidos, posteriormente, no antigo Egito. L, Hrus, filho de Osiris, nascido igualmente de um nascimento virginal de sis (Semiramis), tambm era o filho de deus. Sua histria transcende s meras semelhanas acidentais, de praxe, com a trajetria de Jesus e, por isso, representa um grande incmodo para a exclusividade de certas tradies crists: Jesus era a Luz do Mundo. Hrus era a Luz do Mundo. Jesus afirmou ser o Caminho, a Verdade e a Vida. Hrus disse ser o Caminho, a Verdade e a Vida. Jesus nasceu em Belm, o lugar do po. Hrus nasceu em Annu, o lugar do po. Jesus era o Bom Pastor. Hrus era o Bom Pastor. Sete pescadores embarcaram com Jesus. Sete pescadores embarcaram com Hrus. Jesus era o cordeiro. Hrus era o cordeiro. Jesus foi identificado com a cruz. Hrus foi identificado com a cruz. Jesus foi batizado aos 30 anos. Hrus foi batizado aos 30 anos. Jesus era filho de uma virgem, Maria. Hrus era filho de uma virgem, sis (Semiramis). O nascimento de Jesus foi anunciado por uma estrela. O nascimento de Hrus foi anunciado por uma estrela. Jesus foi o menino que pregou no Templo. Hrus foi o menino que pregou no Templo. Jesus teve 12 discpulos. Hrus teve 12 discpulos. Jesus era a Estrela da Manh. Hrus era a Estrela da Manh. Jesus era o Cristo. Hrus era o Krst. Jesus foi tentado por Satans numa montanha. Hrus foi tentado numa montanha por Set.

98

Trs dos elementos principais da religio babilnica eram o fogo, os rpteis e o sol. O deus Nemrod, Baal, Osris e seu filho Ninus, Tammuz ou Hrus, entre muitas outras denominaes, podiam ser confundidos ou representados tanto pelo astro-rei quanto por um ser hbrido, mistura de homem com cabea e chifres de touro ou ento meio-peixe (ou surio?), meio-homem. Sua consorte, a deusa Semiramis ou ainda Isis, Baali, Ishtar, Afrodite, Vnus ou Diana, pode aparecer na forma da lua; como uma linda e jovem mulher, raios luminosos emergindo do alto da cabea, tendo uma tocha luminosa na mo direita, e, alternativamente, na forma de uma doce me, sustentando seu filho Ninus -Tammuz-Horus ao colo. Ou, ainda, tout court, sob a aparncia de uma cndida pomba branca. Ela, um Esprito Santificado, mas, tambm, a Deusa do Amor , nessa ltima qualidade, figurada muitas vezes por um peixe com escamas, representao pictrica da genitlia feminina e simblica da intensa carga de energia sexual que carrega e transmite, porquanto os babilnicos imaginavam que os peixes fossem afrodisacos. J em seu simbolismo exclusivamente espiritual vista, de preferncia, como uma pomba, carregando no bico um ramo de oliveira. Como o onomato Semiramis significa, etimologicamente, Ze (a, aquela que), emir (ramo, galho), amit (portadora), literalmente aquela que carrega o ramo, fica implicitamente associado pomba que sobrevoou a arca de No, com o ramo de oliveira no bico, depois de baixadas as guas do dilvio. Para os tericos da Fraternidade, um claro registro simblico de que Eles estariam de volta ao poder, logo aps o desastre, sob a proteo de Semiramis, a que deu luz o filho de deus num nascimento virginal... Nemrod tambm era Eannus, mais tarde conhecido entre os romanos como Jano, o rei de duas faces, uma contemplando o passado outra o futuro. A guia de duas cabeas, uma olhando para a esquerda outra para a direita, ocidente e oriente, que aparece em tantas bandeiras e brases, nada mais do que um smbolo manico para Nemrod no papel de Eannus. O leo, conhecido como rei dos animais e assduo freqentador de emblemas reais britnicos, tambm foi largamente usado no imaginrio babilnico para encarnar o deus-sol, Nemrod, Baal ou Osris, cujo remanescente mais conhecido e visitado a esfinge egpcia, cabea humana, corpo de leo... A prpria guia seria, para alguns, a representao encoberta de um surio alado, o conhecido drago das lendas milenares, combatido e vencido por So Miguel Arcanjo, ao perceb-lo encarnando Satans, e por So Jorge, o

99

bravo prncipe-guerreiro da Capadcia, martirizado ao tempo do imperador romano Diocleciano, em 303 a.D. De So Jorge diz-se tambm haver sido Hrcules, a encarnao grega de Tammuz ou, ainda, segundo a tradio catlica, um guerreiro que se recusou a obedecer as ordens de Diocleciano para perseguir cristos e que, em conseqncia, foi torturado e morto. Nessa antiga simbologia, o "Drago" vencido por So Jorge representava Roma, cujos exrcitos lutavam sob uma flmula ostentando a figura de um cone pago, o drago vermelho. "Segundo o Papa Gelsio (494 da Era Crist), So Jorge era um santo venerado pelo homem, mas cujos atos s eram conhecidos por Deus", adensando o enigma de sua controvertida existncia. "A mais antiga personagem conhecida em que se acredita haver-se baseado So Jorge Tammuz, cujas origens lhe so muito anteriores. A maioria das autoridades modernas acredita hoje que el Khidir, o padroeiro dos sufistas, Tammuz e So Jorge sejam simplesmente uma mesma pessoa retratada em diferentes trajes. Descreve-se Tammuz como o esposo, filho ou irmo da deusa Ishtar (Isis ou Semiramis), e ele conhecido como "O Senhor da Vida e da Morte", um ttulo que tem profundos matizes manicos, mas antecede em vrios milnios a reputada histria desse movimento secreto. interessante observar que tambm se descreve So Jorge em cima de uma tbua cor-de-rosa enfeitada com rosas e rosetas, estabelecendo uma explcita ligao com a deusa babilnica Ishtar, cujos templos eram tradicionalmente enfeitados com rosetas". Releva destacar que So Jorge (ou Tammuz) continua sendo, at hoje, o Patrono da Inglaterra, e a Esttua da Liberdade (Semiramis ou sis), o Smbolo Maior dos Estados Unidos. Inglaterra e Estados Unidos, Tammuz e Semiramis, mais uma vez e, ao que parece indissoluvelmente, a braos dados. Retornando ao drago, esse animal mtico, sempre desperto e alerta, era consagrado, na simbologia greco-romana, a Atena ou Minerva, deusa da sabedoria, patrona das Escolas de Filosofia mundo afora e que, como sabemos, apenas uma das muitas faces e denominaes de SemiramisBaali, a indicar que a verdadeira sabedoria (a dos sbios e deuses babilnicos) nunca adormece, permanecendo sempre vigilante. O aparecimento, nas representaes herldicas, do leo e da guia, suas verses simblicas mais sofisticadas, no impediu, entretanto, que os prprios drages ou lagartos alados aparecessem, em pessoa, nos brases

100

imperiais, em coroas, cetros e outros emblemas da realeza, especialmente a britnica. Alm da figurao tradicional nesses antigos smbolos, o drago foi, no final do Sculo XX, tambm oficialmente incorporado s armas e brases do Prncipe de Gales (Ele mesmo, Charles de Windsor, vivo de Lady Di e namorado de Camila Parker-Bowles), herdeiro oficial do trono da GrBretanha. Uma profuso de histrias, lendas e at mesmo teses cientficas envolvendo deuses, homens, aves e rpteis tem sido herana freqente e usual em muitas culturas. Cientistas do mundo livre asseguram mesmo, por mais estranho que isso possa soar, que nossas prosaicas aves, inclusive as galinhas, descendem dos antigos dinossauros. O smbolo da serpente, alm de profusamente encontrado no lendrio mesopotmico, tambm est presente na antiga Bretanha, na Grcia, em Malta, no Egito, no Novo Mxico, no Peru e em todas as Ilhas do Pacfico. Antigas lendas da Assria, Babilnia, China, Roma, Amrica, frica, ndia e arredores, at mesmo passagens do Antigo Testamento, trazem estrias sobre drages e homens-serpente. Existe uma semelhana irresistvel entre alguns tipos de dinossauros e antigas descries dos mticos drages. Certas espcies de pequenos rpteis indo-malaios, com asas cobertas por membranas interdigitais, se parecem tanto com o animal das lendas que vieram a receber o nome genrico de drago. Porm, um dos mais interessantes desses animais um lagarto alado e encouraado, tambm semelhante figura tradicional, conhecido por Moloch Horridus. Moloch, como sabemos, a antiga deidade fencia identificada com Nemrod-Baal-Tammuz, em louvor da qual milhares de crianas foram e ainda so sacrificadas, em ritos satnicos. O prprio nome Tammuz significa aquele que aperfeioa pelas chamas (Tam=aperfeioar e Muz=queimar), o que melhor ainda se explica pelo antigo ritual de se queimarem crianas vivas, em sua homenagem, at hoje barbaramente praticado. Outra suposta divindade, qual se oferecem sacrifcios de crianas em rituais de satanismo Cronos, rei dos Ciclopes e um dos Gigantes ou Tits da mitologia grega. Ele era conhecido como o construtor da torre e, nessa qualidade, seria certamente uma outra verso para Nemrod, que erigiu a bblica Torre de Babel.

101

O antigo festival celta de Beltane, na Bretanha, em 1 de maio (conhecido como May Day), quando os druidas homenageavam a primavera e a chegada do vero, envolvia cerimnias em que crianas eram queimadas no oco de enormes figuras humanas feitas em palha ou vime. Herana claramente babilnica, aps a expanso da Fraternidade, atravs do seu brao navegante fencio, pelo norte da Europa. Teria havido, por acaso, nessas terrveis prticas, alguma origem comum ou inspirao para que a Igreja, atravs da Inquisio, tenha se fixado na fogueira como mtodo favorito de expiao de crimes e de purificao da f? J a festa em honra de Ninus-Tammuz era celebrada no dia 23 de junho, comemorando sua ascenso do mundo subterrneo, dias depois de haver morrido. Uma vez ressuscitado, Tammuz passou a ser conhecido como Oannes, o deus-peixe, e Oannes tambm , como sabemos, uma verso latina do nome Joo. "Por isso, o nome Joo tem sido sempre usado como um smbolo para camuflar Tammuz-Nemrod em personagens como, por exemplo, Joo, o Batista". A data de 23 de junho, a Festa de Tammuz, tornou-se o dia em que a cristandade celebra o dia de ... So Joo!" Dessa mesma forma dissimulada, Nemrod e Semiramis tm freqentemente reaparecido, ao longo das idades, sob diversos outros simbolismos ocultos, perceptveis apenas aos olhos dos iniciados. O mais comum e impactante de todos, pois contemplado diariamente por milhes de pessoas em todo o mundo, quase sem ser notado, o Grande Selo dos Estados Unidos, que abriga o misterioso olho vivo, representativo do deus egpcio Osris (ou seu equivalente babilnico Nemrod-Baal), sobre uma pirmide inacabada, o smbolo mximo dos Illuminati, presente no verso de todas as notas de um dlar! Em 1945, o antigo presidente dos Estados Unidos Franklin Delano Roosevelt, um reconhecido maom, rosa-cruz e membro da sociedade secreta Antiga Ordem Arbica dos Nobres e Msticos, no Grau Cavaleiro de Pythias (uma ramificao dos antigos Illuminati, que teve como membros de destaque Mirabeau, Frederico o Grande, Goethe, Spinoza, Kant, Francis Bacon e o nosso Garibaldi), decidiu introduzir tal smbolo na moeda americana. A idia lhe fora sugerida por Henry Wallace, seu secretrio da Agricultura, um ocultista praticante que achava haver chegado um momento de grande importncia na Histria americana, quando significativas transformaes espirituais viriam fatalmente a ocorrer entre a sua populao. Ele esposava

102

essas crenas por influncia de um mentor psquico, o mstico russo Nicholas Roerich, tambm guru de outros membros do Gabinete de Roosevelt. Roerich adquirira conhecimentos ocultos e supostas habilidades paranormais atravs de estgios em mosteiros budistas do Nepal e do Tibet. Ele buscava, nessas ocasies, alm do aperfeioamento religioso e da meditao profunda, indcios para localizar a cidade perdida de Shambala, mtica sede de uma legendria fraternidade cujos desconhecidos adeptos (ou Mestres), na crena de muitos, teriam influenciado todos os grandes acontecimentos mundiais ao longo da Histria. Estes adeptos eram referidos nos crculos ocultistas por nomes to diversos quanto Chefes Secretos, Mestres Ocultos ou Grande Irmandade Branca. Roosevelt ficou entusiasmado com a sugesto de Wallace e mostrou-se ansioso para introduzir no dinheiro a imagem manica do olho que tudo v (segundo ele e outros da Maonaria, um cone para o Grande Arquiteto do Universo), mas, como temia ferir suscetibilidades dos catlicos, decidiu sondar antes a opinio da Igreja. Pediu, ento, a James Farley, outro membro proeminente do seu Gabinete, que fizesse a intermediao, obtendo como resposta um simptico e surpreendente "OK. V em frente, nada contra". Ao adquirir a certeza de que a insero desses smbolos babilnicos no dlar americano no causaria desgostos, aflies, nem impediria que o Vaticano continuasse a receber seus bolos, a transacionar ou a acumular poupana entesourando as verdinhas pags, Roosevelt, aliviado, imediatamente instruiu o Departamento do Tesouro a mandar rodar as novas notas de dlar! Para aqueles autores e intelectuais que conseguem enxergar, sem quaisquer dvidas, smbolos do credo babilnico nos corpos das principais religies monotestas, eles seriam uma prova milenar de heranas da Fraternidade entre os seus primeiros crentes, sacerdotes ou telogos, remanescendo e influenciando, em seu seio, at nossos dias. Nessa linha simbintica, o chapu Mitral (mesma raiz de Mitra) em forma de peixe, ainda hoje usado pelos Papas, no passaria de um antigo smbolo de Nemrod. Este mesmo significado teria, igualmente, o anel do pescador, usado por Sua Santidade. De volta aos smbolos terrenos, portanto mais slidos e tangveis: o trono de So Pedro, supostamente uma antiqssima relquia do Vaticano, teve sua real idade avaliada por uma comisso de especialistas, em 1968, que estabeleceu as suas origens como datando do Sculo IX.

103

O que causa estranheza no , propriamente, o fato dele ser bem mais recente do que se imaginava antes, mas sim o da Enciclopdia Catlica descrev-lo como ornado por doze painis, retratando os doze trabalhos de Hrcules e, ao mesmo tempo, registrar em suas pginas que Hrcules era outro nome de Nemrod, antes dele se tornar, tambm, um deus grego. Teria essa decorao no trono papal recebido uma influncia to poderosa e recente da Fraternidade e de sua religio babilnica? Como se explica esse enigmtico acontecimento? Em 1825, o Papa Leo XII autorizou o Vaticano a cunhar uma medalha comemorativa, retratando uma mulher em pose que reproduzia, de forma escandalosa, a tradicional efgie da Rainha Semiramis. Ela segurava um crucifixo na mo esquerda, uma taa na direita e trazia na cabea uma coroa de sete raios, idntica da Esttua da Liberdade, uma outra representao de Semiramis oferecida cidade de New York pela Maonaria Francesa. O povo judeu, como grupo tnico supostamente monoltico (religio parte), tambm no fica inclume ao bombardeio terico. Ao relatarem a trajetria dos homens brancos, aps haverem descido das montanhas do Cucaso, do Ir e do Curdisto, passando pelos solos do que hoje seriam o Egito, a Palestina, Israel, Jordnia, Sria, Ir, Iraque e Turquia, esses mesmos estudiosos afirmam, categoricamente: ...Aqueles que ns chamamos de raa judaica, muitos tambm se originaram da regio do Cucaso e no das terras de Israel, como todos reivindicam. A histria judaica e fontes antropolgicas tm mostrado que somente uma pequena parcela do povo conhecido como judeu tem alguma relao gentica com Israel. No Sculo VIII, um povo conhecido como Khazars, vivendo nas montanhas do Cucaso e na Rssia meridional, fez uma converso macia religio judaica. Mais tarde, quando o Imprio se desdobrou, esse mesmo povo, durante longo perodo de tempo, migrou para o norte e se fixou em outras partes da Rssia (e dos pases blticos N.A.), Litunia, Letnia e Estnia. Dali eles passaram Europa Ocidental e, eventualmente, aos Estados Unidos. A famlia Rothschild pertence a esse ramo. Henry Kissinger tambm... Segundo o escritor judeu Arthur Koestler, quase todos os que colonizaram e povoaram o estado judaico, exceto uma pequena minoria, tm sua origem gentica na Rssia meridional e no em Israel. Koestler escreve a propsito dos khazars, o povo genericamente russo que se converteu maciamente ao judasmo, em 740 d.C.

104

"Os khazars no vieram do Jordo, mas do Volga; no vieram de Cana, mas do Cucaso. Geneticamente eles so muito mais relacionados aos Hunos, aos Ugros e Magiares do que s sementes de Abrao, Isaac e Jac. A estria do Imprio Khazar, ao emergir lentamente do passado, comea a se revelar como a maior fraude que a Histria j perpetrou". "O nariz adunco, considerado to judeu, um trao gentico do sul da Rssia e do Cucaso, no de Israel". Segundo o pesquisador e escritor judeu Alfred M. Lilenthal, ...No existe nenhum antroplogo de boa reputao que discorde de ser o racismo judaico uma tolice to grande quanto o racismo ariano... A Antropologia divide a espcie humana em trs grandes grupos raciais reconhecveis: os Negros, os Monglicos ou Orientais e os Caucasianos ou Brancos (muito embora algumas autoridades se refiram a uma quarta raa - os Australides)... Membros da f judaica so encontrados em todas essas raas e nas suas subdivises. Em sntese, e do ponto de vista exclusivamente cientfico, ensina o doutor em Fsica pelo M.I.T. e reitor da Universidade de Braslia no perodo 1975-1985, J. C. de Almeida Azevedo, que ...No h raas, h uma espcie apenas; todos os humanos pertencem ao reino animal, ao filo cordata, classe dos mamferos, famlia dos homindeos, ao gnero homo e espcie homo sapiens. A tese, em seu rigor antropolgico, aproximaria o judasmo, incmoda e definitivamente, trilha exclusiva da f e no de uma "raa judaica" empalidecendo, sobremaneira, certas reivindicaes ortodoxas da religio e do seu brao poltico, conhecido mundialmente por Movimento Sionista, que defende a posse das terras da Palestina como lar exclusivo de seu povo, pelos direitos divino, histrico e sangneo. Enfraqueceria, tambm, os esforos da combativa ADL (Anti-Defamation League) ou "Liga Antidifamatria" da Bnai Brith", sociedade sediada nos Estados Unidos, mas de ao planetria, dedicada a combater todas e quaisquer presses contra o povo judeu, em especial as que possam advir de conotaes supostamente racistas. Muito embora o movimento de defesa racial, comandado pela ADL, ainda seja fortssimo e assim, compreensivelmente, deva continuar, a percepo da real existncia dessas manipulaes internas comeou a provocar, j h algum tempo, indignadas reaes, corajosamente iniciadas no prprio seio do judasmo.

105

Benjamin Freedman, escritor judeu ligado aos sionistas de topo dos anos 30 e 40, demonstra como essa insidiosa infiltrao pode prejudicar interesses genricos do seu povo, desservindo a causa judaica, e por certo afirma, to contundentemente, que a expresso anti-semitismo deveria ser banida da lngua inglesa: "O anti-semitismo serve apenas a um propsito, nos dias de hoje. Ele usado como uma expresso de injria. Quando aqueles que se autodenominam judeus sentem que algum se ope aos seus objetivos reais, procuram desacreditar suas vtimas aplicando-lhes os termos anti-semita ou antisemtico, atravs de todos os meios que tiverem sob seu comando ou sob seu controle". Para ajudar a que melhor se compreenda a tese da manipulao religiosa, desde a mais remota antiguidade, Icke nos prope solucionar o seguinte enigma: De quem estou falando? "Ele nasceu de uma Virgem, pela Concepo Imaculada de um Esprito Santo. E isso confirmou uma antiga profecia. Quando nasceu, um tirano que estava no poder quis mat-lo. Seus pais tiveram que fugir em busca de segurana. Todas as crianas do sexo masculino, com menos de dois anos, foram mortas pelo tirano, que visava exterminar aquele menino. Anjos e pastores compareceram ao seu nascimento e ele ganhou de presente ouro, incenso e mirra. Ele foi saudado como o Salvador e levou uma vida de elevados padres morais e de humildade. Operou milagres que incluram desde a cura de doentes e o restauro da viso de cegos quanto o exorcismo de demnios e a ressurreio de mortos. Foi dado morte numa cruz, entre dois ladres. Ele desceu aos infernos e, ressurgindo dos mortos, subiu aos cus". Parece Jesus? Sim? Mas no . Esta uma exata descrio da vida de Virishna, um deus salvador oriental, cultuado 1.200 anos antes do nascimento de Cristo. Ainda segundo aquele autor, se quisermos encontrar um salvador que tenha morrido para que fossem perdoados todos os nossos pecados s escolher um do mundo antigo, pois todos se originaram, igualmente, com os antigos rias e seus descendentes consangneos da corrente gerada no Oriente Prximo e nas montanhas do Cucaso!

106

E estes so alguns desses Filhos de Deus: Krishna do Industo; Buda da ndia; Salivahana da Bermuda; Osiris e Horus do Egito; Odnio da Escandinvia; Zoroastro da Prsia; Baal e Taut da Fencia; Indra do Tibete; Bali do Afeganisto; Jao do Nepal; Tammuz da Sria e da Babilnia; Attis da Frigia; Xamolxis da Trcia; Zoar dos Bonzos; Adad da Assria; Deva Tat e Sammonocadam do Sio; Alcides de Tebas; Micado dos Xintostas; Beddru do Japo; Hesus ou Eros e Bremhillahm dos Druidas; Thor, filho de Odnio, da Glia; Cadmus da Grcia; Gentaut e Quetzalcoatl do Mxico; Ischi de Formosa; Fohi e Tien da China; Adonis, filho da virgem Io, da Grcia; Ixion e Quirinus de Roma; Prometeus do Cucaso e Maom de Arbia. Todos esse filhos de deus ou profetas (com algumas poucas excees) e suas respectivas religies feitas sob medida para cativar as mentes, vieram dos locais ocupados ou influenciados pelos povos do Cucaso e do Oriente Prximo. Exatamente as terras dos membros da Fraternidade.Sutilezas e divergncias religiosas ou pseudo-raciais parte, excelentes pretextos para dividir e conquistar a todos ns, voltemos a nos concentrar nas simbologias ocultistas da Fraternidade. O peixe e a pomba, antigos cones babilnicos, continuam largamente usados em rituais religiosos e em smbolos e cerimnias nacionais. O Sinn Fein, brao armado do IRA (Irish Republican Army, o Exrcito de Libertao Nacional da Irlanda do Norte), visto por muito como terrorista, tem a pomba como escudo, tambm encontrada nos cetros usados pela monarquia britnica. Ambas as instituies seriam fronts modernos para a Fraternidade Babilnica! Explicam-nos os tericos que, nos eventos pagos, esses emblemas tm seu significado comum revertido, para passarem despercebidos aos olhos do pblico. Assim, nesses rituais ocultistas, a pomba, para todos ns, supostamente o smbolo da Paz, representaria, na realidade, a morte e a destruio. Essa reverso das simbologias permite que a Fraternidade possa dispor de seus cones em pblico, sem despertar atenes, justamente porque as pessoas comuns no tm a mnima idia do que representam para o crculo ntimo e mgico do poder. Como visto, todas as linhagens de sangue da realeza europia descenderiam dessa dinastia babilnica, pelo ramo Merovngio, e os belos smbolos que ostentam nas cabeas coroadas seriam meras representaes modernas do

107

barrete com chifres, visto nas representaes pictricas de Nemrod-Baal, o deus-sol. Os grandes cornos representavam a autoridade do monarca e, mais tarde, evoluram para uma tiara metlica com trs pequenos chifres estilizados, smbolo do poder real pela autoridade divina, cujo moderno cone a flor-delis (belssimo emblema da trindade babilnica: Nemrod-SemiramisTammuz), encontrada em todos os objetos de poder da moderna realeza. A flor-de-lis, uma espcie de lrio, que historiadores ortodoxos da arte eclesistica dizem ser representao de pureza, para os iniciados, entretanto, transmite tambm a integridade consangnea dos descendentes da Casa Real de Israel (David, Salomo e Jesus), unida por laos de pureza gentica s dinastias Merovngias. No de se estranhar, portanto, diante de tantas possibilidades de estarmos convergindo para um sincretismo tnico e religioso que, pelo mundo afora e em todos os tempos, tenha sido possvel encontrar-se os mesmos rituais e religies do Sol, tanto na Sumria, Babilnia, Assria, Egito, quanto na Bretanha, Grcia e na Europa em geral, Mxico e Amrica Central, Austrlia, enfim, em todo lugar. A adorao ao fogo e ao astro-rei era o foco da religio na ndia, onde seus festivais homenageavam, simbolicamente, o ciclo do Sol, durante todo o ano. Na histria de Jesus possvel perceber-se constantes referncias aos ciclos solares e aos simbolismos da astrologia e das escolas de mistrios. A coroa de espinhos nada mais seria que uma tosca representao dos raios solares, exatamente como a coroa de espiges em torno da cabea da Esttua da Liberdade (Semiramis-Isis). As cruzes e os crculos desenhados sobre cabeas tambm identificam o Sol e tm papel intensamente simblico na astrologia. Leonardo da Vinci, gro-mestre do Priorado de Sion (Sion=Zion=Sol) usou desse mesmo simbolismo para pintar sua "ltima Ceia", exposta em Milo. Ele dividiu os 12 discpulos (os doze smbolos do Zodaco) em quatro grupos de trs com Jesus, o Sol, no meio deles. voz corrente que Da Vinci tambm pode ter pintado um dos doze discpulos de sua ltima Ceia (hoje bastante danificada e um tanto diferente do desenho original, por ter sofrido diversas restauraes), com feies femininas para que representasse, aos olhos iniciados, a deusa Semiramis, sis, Minerva, Barati. Dizem os tericos que a crena crist de haver Jesus nascido em 25 de dezembro deve-se a uma data emprestada ao culto religioso do Sol Invictus (o Sol nunca vencido), pelas razes j aventadas. Ele teria morrido na

108

Pscoa, pregado na cruz, verso tomada mesmssima histria antiga, pois os egpcios j representavam Osris na cruz, uma simbologia astrolgica. Segundo os antigos, o Sol teria levado trs dias para se recuperar de sua "morte", em 21 ou 22 de dezembro. Nos Evangelhos, quantos dias se passaram entre a morte e a ressurreio de Jesus? Trs! O mesmo tempo que o filho do deus babilnico, Ninus-Tammuz, demorou para se reerguer da morte! Assim o Evangelho de Lucas descreve como aconteceu a morte de Jesus (o Sol) na cruz: "Por volta da hora sexta, as trevas cobriram toda a terra, at a hora nona, por haver o Sol se eclipsado." (Lucas, 23-44) O Filho/Sol (Son/Sun, em ingls, com a mesma pronncia) morreu e ento se fizeram as trevas... E quantas horas se passaram na escurido? Trs. O dia universal do repouso semanal cristo, o domingo, nada mais do que o mesmo dedicado ao deus-sol Nemrod-Baal (SUN-day, dia do Sol na lngua inglesa), ao passo que o dia da semana dedicado a Semiramis a segundafeira (MON-day, em ingls) ou, ainda melhor, MOON-day (dia da Lua, na mesma lngua). A tradio simblica diz que Jesus foi crucificado na Pscoa certamente por ser o equincio da primavera (no Hemisfrio Norte), quando o Sol (Jesus) entra no signo astrolgico de ries (o Carneiro), e o Sol (Jesus) triunfa sobre a escurido. No por acaso essa a poca em que, no Hemisfrio Norte, a vida animal e vegetal se recompem ( o tempo do renascimento), por haver nos dias mais claridade que escurido (dias maiores do que a noite). J as Igrejas Crists, todas elas, so construdas no sentido leste-oeste, com os altares voltados para o leste. Isso simplesmente significa que os fiis, sem exceo, e provavelmente sem nunca haverem percebido, oram sempre em direo e reverncia ao Sol nascente. Apesar da tradio de prevalncia usualmente concedida a Baal sobre Semiramis, a hierarquia nessa tribo consangnea no seria absolutamente masculina uma vez que muitas posies-chave, ao longo dos tempos, tm sido ocupadas por mulheres. Em termos gerais, entretanto, ela predominantemente masculina e ser referida, daqui por diante, nesta obra, pela mesma denominao utilizada por alguns desses autores: a Fraternidade. (...)

109

Eu no posso lhe dar a verdade, mas posso lhe mostrar a lua... Por favor, no se apegue ao meu dedo que est lhe mostrando a lua. Este dedo desaparecer. A lua permanecer e a busca continuar. Enquanto houver um simples ser humano sobre a terra, as flores do sannyas continuaro desabrochando. Primeiro, eu sou o nico homem em toda a histria que lhe deu individualidade. Os chamados gurus estiveram fazendo exatamente o oposto: eles estiveram tirando a sua individualidade. Todo o esforo deles era para que voc se entregasse a eles. A sua funo era apenas tocar-lhes os ps e receber as suas bnos. Meu esforo totalmente diferente. Voc no consegue receber qualquer bno s por tocar os ps de algum. Ao contrrio, voc est tornando aquele homem mais doente e egosta. O ego o cncer da sua alma. No torne ningum doente. Tenha compaixo. Nunca toque os ps de ningum... Meu esforo para tirar todas as tradies, ortodoxias, supersties e crenas de sua mente de modo que voc possa alcanar um estado de nomente, o estado supremo de silncio, onde nem mesmo um pensamento se move. Nem mesmo uma ondulao no lago de sua conscincia. E a coisa toda tem que ser feita por voc. Eu no estou dizendo, Simplesmente siga-me, eu sou o salvador. Eu salvarei voc. Tudo isso repulsivo. Ningum pode salv-lo, a no ser voc mesmo. E a independncia espiritual a nica independncia que merece ser chamada de independncia. OSHO

110

Entre na nossa corrente voc tambm, seja um colaborador de Iand, faa parte da nossa egrgora *** Funciona assim, (caso voc queira fazer parte da nossa corrente ***) Voc DEVE presentear algum com esse livreto (e-mail e/ou impresso), ou seja, passar para frente, ou ento;
* Caso voc tenha recebido esse material por e-mail, contribua, alm de enviar para os seus contatos, imprima esse livreto para direcion-lo para um outro pblico. Use sua criatividade! ** Caso voc tenha algum material (texto) e acredita que esteja em sintonia com os de Iand, envie para o seguinte e-mail; dassuen.oii@gmail.com . Caso o material esteja condizente com nossos propsitos, ser divulgado em futuros livretos Iand.

Juntos, ns somos muitos. E no se esquea, pesquise sobre os temas. Namaste *** 111

You might also like