You are on page 1of 10

NOTAS TERICAS SOBRE MOVIMENTOS SOCIAIS: DOS PARADIGMAS CLSSICOS AOS NOVOS MOVIMENTOS SOCIAIS Fred Igor Santiago

Ferreira 1

Resumo:

O conceito de movimento social no homogneo no campo das cincias sociais, tendo em vista que existem inmeras correntes tericas interpretativas muitas das quais divergentes. No presente artigo, teremos como proposta realizar um mapeamento sobre as teorias explicativas dos movimentos sociais, expondo em linhas gerais os paradigmas clssicos norte-americanos, em especial ligados escola de Chicago, adentrando nas conceituaes tericas dos Novos Movimentos Sociais, com as contribuies em particular de Alain Touraine e Alberto Melucci e findando a trajetria terica desse conceito com o paradigma neomarxista. Ao discutirmos essas variadas matrizes tericas, demonstraremos como o conceito complexo e dinmico, de forma que no existe uma nica teoria interpretativa de tal fenmeno social, ou mesmo, um modelo cristalizado de concepo de movimento social.

Palavras-chave: Teoria Movimentos -Sociais

Introduo

A noo de movimento social no norteada por uma definio homognea no campo das cincias sociais. Tendo em vista tal complexidade conceitual, no presente trabalho, teremos como proposta fazer uma reviso de alguns dos principais paradigmas tericos, de interpretao da realidade emprica dos movimentos sociais, tendo em vista, que o conceito operacionalizado de diversificadas formas, a depender da matriz terica que se pretenda seguir, ressaltaremos trs desses paradigmas explicativos: o paradigma clssico norte americano, a teoria dos novos movimentos sociais e por fim o paradigma neomarxista. Compreendemos que todo recorte por se s arbitrrio, entretanto, a surpreendente
1

Estudante do Curso de Histria da Universidade Federal do Recncavo da Bahia, tendo como orientador o Prof. Dr. Diogo Valena.

quantidade e qualidades de teorias explicativas dos movimentos sociais, nos fora a realizar recortes para uma melhor analise. Primordialmente avaliaremos o modelo clssico norte americano, atentando para as contribuies da Escola de Chicago, que alem de contribuir para a construo de uma matriz terica sobre aes coletivas (dentre elas os movimentos sociais), foi um espao acadmico de relevncia para constituio da sociologia como um campo autnomo, de investigao cientifica. Dando continuidade, vamos expor a formao do paradigma dos novos movimentos sociais, com as contribuies a partir da dcada de 60 de vrios autores europeus, que passaram a criticar os esquemas explicativos utilitaristas e de matriz marxista ortodoxa. Findando o artigo, ressaltaremos a contribuio terica do paradigma neomarxista, que revisou os modelos de analise marxistas, que prezavam ate a dcada de 60, um modelo economicista e ortodoxa. No decorrer do artigo, sinalizaremos em linhas gerais, contribuies de alguns autores ligados s linhas tericas aqui expostas.

A escola de Chicago e a contribuio de Blumer

Realizar uma sinopse da produo terica sobre movimentos sociais, inevitavelmente necessrio passar pelas reflexes propostas pela Escola americana de Chicago 2 ,que fomentou uma surpreendente produo no campo das relaes sociais, sendo responsvel pelo surgimento da intitulada tradio do interacionalismo. A escola surge em um determinado contexto histrico, de uma sociedade marcada pela idia de reformas e progresso.Nas palavras de Maria da Gloria Gohn

Essa produo emergiu num contexto histrico marcado por grandes transformaes sociais, impulsionado pela idia de progresso. A Escola tinha a orientao reformista: promover a reforma social de uma sociedade convulsionada em direo ao que se entendia como seu verdadeiro caminho, harmonioso e estvel (GOHN, 2008, p.27).

O paradigma explicativo que norteavam os princpios de analise da Escola de Chicago era baseado no principio que os movimentos sociais, eram fruto de conflitos gerados na ordem natural da sociedade. No contexto de choque entre diferentes realidades e culturas, entretanto, para esse conflito ser produtivo, era necessrio figura de uma liderana, que
2

A escola de Chicago foi fundada em 1802 por W.I.Thomas, e durante quarenta anos ( 1910-1950 ) foi de grande relevncia para afirmao da sociologia enquanto campo de investigao autnomo e um grande centro de estudos das relaes sociais , dentre essas investigaes , o estudo de movimentos sociais.

equilibrasse as tenses para dirigir um processo de mudana, acomodao rumo a uma reforma na sociedade. Para resumir os pontos chaves da teoria da mudana social da Escola de Chicago, Gohn utiliza a seguinte reflexo:

Os movimentos eram vistos como aes advindas de comportamentos coletivos conflituosos. A educao, como processo mais informal, que ocorria na prpria vida urbana a cidade moderna e seu contexto de luta pela sobrevivncia seria a grande escola de conflitos e crises.Como na fabula : para aprender seria preciso queimar as patas ao tentar apanhar as castanhas.A soluo de quaisquer problemas estaria na criatividade ( GOHN, 2008, p.29 ).

Muitos foram os autores ligados a matriz terica da Escola de Chicago, como Parsons, Turner, Rudolf Heberle, dentre outros, todavia ressaltaremos em linhas gerais a contribuio de Herbert Blumer, que nas dcadas de 20 e 30 do sculo vinte, foi um dos pioneiros na analise de movimentos sociais, aplicando em seus trabalhos a perspectiva do interacionismo simblico. Blumer conceituou os movimentos sociais, na perspectiva de entend-los como aes coletivas, que tem como proposta estabelecer uma nova ordem de vida. Eles surgiriam em momentos de alteraes sociais, de forma que aglutinariam desejos e esperanas para um novo programa de vida. Os movimentos foram divididos por Blumer em trs categorias: genricos, especficos e expressivos. Os genricos se caracterizam por serem desorganizados e com vagos objetivos a se alcanar, os movimentos de emancipao feminina so caracterizados por Blumer nessa categoria analtica, entendendo tais movimentos como episdicos, com fracas lideranas e de fcil dissoluo. O segundo tipo de movimento, os especficos, seriam formas evoludas dos movimentos genricos, com objetivos muito bem especificados, lideranas cristalizadas e reconhecidas dentro e fora do movimento, alm disso, tal categoria de movimento possuiria um corpo de valores, regras, pensamento filosfico, de forma que tais movimentos, criariam verdadeiras sociedades em miniatura,com instituies prprias e dinmicas.Os movimentos antiescravistas do sculo XIX se encaixariam nessa categoria, assim como movimentos reformistas e revolucionrios.Por fim os movimentos expressivos , que no tem como proposta a mudana.Tais movimentos seriam atuantes nas reas da literatura , da filosofia , das artes e eram caracterizados por Blumer como movimentos da moda , que influenciavam o comportamento dos indivduos , entretanto , no atuavam no sentindo de uma mudana na ordem social vigente.

O paradigma dos novos movimentos socias

As novas abordagens tericas sobre os movimentos sociais surgiram no decorrer da dcada de 60, do sculo vinte, em uma conjuntura intelectual de critica ao paradigma tradicional marxista, que tecia criticas aos modelos explicativos que observavam os movimentos sociais como fruto das contradies internas, de um sistema econmico-social macro-estrutural, no caso o capitalismo. A partir desses pressupostos crticos, autores como Alberto Melucci, Alain Touraine, Laclau, dentre outros, passaram a investigar os movimentos sociais, a luz de esquemas interpretativos que enfocavam a cultura, a ideologia, as lutas do cotidiano, a solidariedade entre os grupos e a constituio de identidades coletivas, dando sentindo a um novo paradigma terico de interpretao dos movimentos sociais. Tais mudanas no campo terico vieram tona em uma conjuntura histrica especifica, principalmente a partir do ps-68. Um perodo de ascenso de novas formas de aes coletivas, que criticavam os modelos de reivindicao classistas, os programas dos partidos polticos e projetos globais de sociedade. Nesse contexto, que entram em cena as praticas polticas de movimentos sociais como o feminista, ecolgico, negro, novo sindicalismo, dentre outros, que ampliaram a forma de se fazer e entender a poltica, criticando os projetos de sociedade homogenizadores e reivindicando uma perspectiva de sociedade que buscava a diversidade. nesse momento que surge o novo paradigma de interpretao dos movimentos sociais, como elucida muito bem L.A. Gmez de Souza, ao prefaciar o livro redes de movimentos sociais, da autora Ilse Scherer-Warren,

A modernidade, como j indicava Max Weber, privilegiou terica e praticamente dois espaos, o mercado e o estado, ou seja, as dimenses econmicas e poltica. A crise dessa mesma modernidade revela a enorme complexidade do real e faz presentes outros espaos, pelo menos to determinantes quanto os anteriores. Tambm a crise dos modelos e dos programas polticos questiona o protagonismo dos partidos e traz a luz outras articulaes de demandas e de propostas sociais. No por acaso, nem devido a modas passageiras, que uma ateno especial tem sido dada aos movimentos sociais. Eles so laboratrios de criatividade, nos quais se testam novas alternativas societrias. No se trata de projetos globais de discutida aplicao, mas de experincias localizadas e concretas, talvez mais eficazes e com potencial efeito multiplicador. Ao lado dos movimentos tradicionais, surgem os novos movimentos ecolgicos, femininos, negros -, que ampliam enormemente as perspectivas de transformaes sociais (Scherer-Warren, 1993, p.7).

O novo modelo terico, que surgiu nessa conjuntura, tinha alguns pressupostos gerais. A negao da noo funcionalista de cultura, que entendia a mesma como um arcabouo fixo de normas, valores e praticas legadas do passado, passando a entender cultura de forma mais ampla e dinmica. Critica ao modelo marxista ortodoxo, que privilegiava a macro analise, compreendendo os movimentos sociais como frutos das contradies internas da estrutura organizacional capitalista e que privilegiava as aes dos movimentos de base discursiva classistas, como partidos polticos, mobilizaes operrias e movimentos campesinos tradicionais. Outro aspecto que ganha centralidade no novo paradigma terico dos movimentos sociais a nfase na dimenso poltica, que redefinida, compreendendo que as praticas polticas esto nos variados espaos sociais e que as relaes de poder esto muito alem da relao entre Estado e sociedade civil, o poder, passa a ser entendido no mbito das micro relaes sociais, entretanto, sem negar as relaes de poder estabelecidas em macro estruturas, como os aparelhos estatais.Outro aspecto de extrema inovao nesse novo paradigma interpretativo a nfase na formao de identidades coletivas, gestada no processo da prpria dinmica dos movimentos sociais, nesse sentindo Gohn enfatiza em mincias a importncia do mbito da identidade coletiva nas analises dos movimentos sociais,

Nos NMS a identidade parte constitutiva da formao dos movimentos, eles crescem em funo da defesa dessa identidade. Ela se refere definio dos membros, fronteiras e aes do grupo. Jean Cohen (1992), ao estudar a questo da identidade coletiva, introduziu uma distino entre identidade orientada e estratgia orientada para que pudesse entender por que os movimentos sociais se movem. Isto porque, segundo a autora, sem um entendimento do processo que d contedo a esta identidade, mostra como formada e quais paixes que motivam os diferentes atores sociais, fica difcil explicar a dinmica dos movimentos sociais (GOHN, 2008, p.124).

Esse novo paradigma interpretativo, desenvolveu-se juntamente com mudanas empricas nas formas de organizaes dos movimentos sociais, passando a ser vividamente utilizado por variados estudiosos das cincias sociais e cincias humanas em geral, contudo, no artigo aqui exposto trataremos das obras de dois autores dessa corrente, Alain touraine e Alberto Melucci, que foram responsveis por importantes contribuies no campo da teoria interpretativa dos movimentos sociais.

As contribuies de Alain Touraine ao novo paradigma

Alain Touraine um autor de referencial indispensvel para o pleno entendimento terico sobre movimentos sociais. Compreendendo que a analise dos movimentos sociais so de fundamental importncia para a plena compreenso da sociedade moderna, na medida em que os mesmos so as foras centrais da sociedade por serem sua trama, o seu corao (Gohn, 2008), chegando a afirmar que a sociologia contempornea teria como objeto de analise principal, o estudo dos movimentos sociais. Touraine rejeita a idia de alguns marxistas, que analisam a sociedade atravs das possveis contradies internas, existentes em um determinado sistema macroestrutural, alem de ser um critico veemente de idias evolucionistas sociais, que compreendam que a sociedade regida por leis e suas determinaes, entretanto, no rejeita a idia de dominao existente nas relaes sociais. Adepto da analise da ao social, Touraine entende que uma teoria sobre movimentos sociais, deve ser balizada atravs das aes coletivas e das lutas de atores sociais. Alem de ser interpretada atravs de uma teoria geral, a teoria dos conflitos, conflitos esses, que no se restringem ao acesso aos meios de produes, mas tambm ao controle de modelos culturais, nesse sentindo, para Touraine um movimento social um conflito social e uma luta pela legitimao de projetos culturais. O Estado um fator de relevncia para a compreenso do paradigma terico de Touraine, todavia ele discorda das definies tradicionais que vem o Estado como aparato burocrtico, que possui o uso legtimo da fora, para Touraine, Ele tambm agente de transformao histrica por dirigir as mudanas organizacionais, que so tambm mudanas institucionais. Portanto, o Estado no apenas o parelho de poder. um agente social de reao e transformao, uma fora social de mudana histrica. (Gohn, 2008). Nesse sentindo, com a presso social por parte dos movimentos sociais o Estado estaria aberto mudana, institucionalizando novas formas de relaes sociais. Ao analisar a

contemporaneidade, Touraine ressalta que o conceito de movimento social tem que ser revisado, tendo em vista os efeitos da globalizao, a crise das instituies tradicionais, as identidades como arena de conflito social o avano das tecnologias e a elevao do conflito cultural como palco central dos conflitos. Nesse contexto, Everton Lazzaretti Picolotto, resume bem as preocupaes contemporneas do autor,

Em seus trabalhos mais recentes, Touraine retoma a questo do alcance dos movimentos sociais. O autor coloca-se, inicialmente, um questionamento acerca da existncia ou no de um conflito

central na sociedade atual e responde positivamente: Sim, existe um conflito central em nossa sociedade ps-industrial, programada, informatizada, ou seja, la como a chamemos; mais precisamente existe um ator central que luta por uma aposta de importncia central (2003:122). Touraine completa a resposta afirmando que assume posio central na atualidade o conflito cultural. (PICOLOTTO, 2007, p.7).

As contribuies de Alberto Melucci


Alberto Melucci um autor fundamental para compreenso do novo paradigma terico dos movimentos sociais, no sentindo em que so dele as principais contribuies para o entendimento das identidades coletivas, gestadas no processo de continua formao dos movimentos sociais. Melucci faz uma analise focada nos nveis micro social das relaes humanas, tendo em vista sua formao acadmica, nas cincias sociais e psicologia clinica, direciona sua pesquisa, estabelecendo conexes entre as subjetividades dos sujeitos, mas sem desprivilegiar as conjunturas poltico-ideologicas dos contextos histricos, dessa forma se afastando drasticamente das concepes clssicas sobre movimentos sociais, como sintetiza bem Picolotto,

Alberto Melucci um dos fundadores do paradigma da identidade coletiva. Seu enfoque situa-se mais no nvel microsocietal, ao contrario de Touraine, por exemplo, que privilegia sistemas macro. Dada a sua formao e atuao profissional nas cincias sociais e na psicologia clinica combina a analise das subjetividades dos indivduos com a analise das condies poltico-ideologicas de um dado contexto histrico (PICOLOTTO, 16, ver artigo).

Melucci entende que os movimentos sociais, so aes coletivas diferentes de outros fenmenos sociais como a delinqncia, as reivindicaes organizadas, comportamentos agregados, dentre outros. Tendo isso em vista Melucci conceitua movimento social como, a mobilizao de um ator coletivo, definido por uma solidariedade especifica, que luta contra um adversrio para apropriao e o controle de recursos valorizados por ambos (Picolotto, 2007), entendendo a solidariedade como capacidade dos atores sociais de formarem uma identidade coletiva, identidade essa, que construda e negociada em um complexo de relaes sociais, partilhadas pelos que constituem um movimento. Para Melucci, na contemporaneidade os movimentos sociais so de fundamental importncia para uma renovao social, tendo em vista que sua existncia por se s, j afetam os cdigos culturais e os sistemas dominantes (Picolotto, 2007), influenciam na poltica, na maneira que a definem e praticam de forma mais vasta. Determinam novos modelos organizacionais e por

fim, produzem mudanas na prpria cultura, no sentindo em que influenciam na redefinio de moral, linguagens e valores.

O paradigma neomarxista
A investigao dos movimentos sociais, sob as orientaes do marxismo, tem como principal entendimento que os movimentos so frutos de lutas sociais, com objetivos transformadores da realidade social vigente, no mbito do combate as varias formas de opresso: econmica, sociopoltica e cultural. Luta essa que no restringida as revolues, mas almejando compreender o processo histrico de luta das classes e grupos sociais que se encontram em uma situao de subalternizao. As revolues so entendidas como constituintes desse processo, em um momento que h a o fim da opresso e quebra da hegemonia dos grupos dirigentes para com os subalternos. O paradigma marxista, erroneamente visto como sinnimo de analise de movimento operrio. Algumas de suas correntes interpretativas colaboram com essa perspectiva, no entanto, a partir das dcadas de 70 e 80 do sculo vinte, ouve uma renovao terica nesse modelo explicativo, passando a abranger o entendimento de movimentos sociais, analisando, por exemplo, movimentos reivindicatrios de bens, de melhorias coletivas, camponeses, dentre tantos outros fora das camadas operarias. O paradigma terico marxista, de interpretao dos movimentos sociais, possui uma vasta quantidade e qualidade de correntes, como por exemplo, a ligada aos escritos do jovem Marx e seus estudos de conscincia, alienao e ideologia. Temos tambm as contribuies de marxistas, como Lnin e sua teoria da organizao conspirativa, Rosa de Luxemburgo e a interpretao dos movimentos, a luz de conceitos como espontaneidade das massas e desenvolvimento gradual do capitalismo, alm das contribuies inovadoras de Antonio Gramsci com as lutas por hegemonia e a noo de Estado ampliado 3 . Entretanto, no presente trabalho, ressaltaremos as contribuies de dois marxistas em particular, Eric Hobsbawm e E.P. Thompson, dois historiadores que se encaixam em uma conjuntura poltica e intelectual de renovao do marxismo, que contriburam enormemente para interpretao dos movimentos sociais e para uma renovao dos princpios de analise marxista.

Maria da Gloria Gohn, entende que o conceito de Estado Ampliado, de fundamental importncia para compreenso do pensamento Gramsciniano, ressaltando que Gramsci, compreende o Estado como o conjunto de relaes existentes entre a sociedade civil e sociedade poltica.Ou seja, o Estado estaria muito alm das concepes que o resumia a um simples aparato burocrtico e possuidor do uso legitimo da fora,sobre o servio das classes dominantes.(GOHN)

Hobsbawm, historiador marxista, tem como principal intuito em suas obras acompanhar as condies de vida da classe trabalhadora, seus conflitos, movimentos e projetos de vida. Segundo Gohn, em 1959 Hobsbawm determinou uma diferena fundamental nas interpretaes dos movimentos sociais, ao distinguir movimentos de carter revolucionrios, dos de perspectiva reformista. Entendendo os movimentos reformistas, como aqueles que aceitam a estrutura organizacional da sociedade vigente, pretendendo reformar algumas instituies do sistema social geral, j os movimentos revolucionrios, teriam como proposta de ao, a transformao completa da sociedade ou sua substituio por outro modelo societrio. Hobsbawm tambm analisou o surgimento dos novos movimentos sociais, a partir da dcada de 60. Para o autor, com o declnio dos movimentos operrios na dcada de 60, novas foras sociais entram em cena, como por exemplo, os novos movimentos sociais, que teriam uma nova proposta de como fazer poltica. Ressalta que tais movimentos, recusam a idia de universalismo, construindo uma poltica voltada para afirmao das identidades grupais, construindo nos dizeres de Hobsbawm, uma poltica de identidade, no mbito da valorizao das identidades tnicas, raciais, de gnero e outras minorias subalternizadas. Hobsbawm entende que Tais movimentos eram mais gritos de socorro que portadores de programas-gritos pedindo um pouco de comunidade a que pertencer num mundo anmico (Gohn, 2008), nesse sentindo para Hobsbawm os novos movimentos sociais, esto na conjuntura de crise dos paradigmas polticos que universalizavam e de uma crise na modernidade. E.P. Thompson renova a teoria interpretativa marxista, resgatando no materialismo histrico, a categoria analtica da experincia histrica e cultural dos sujeitos. Entendendo a experincia histrica, como o conjunto de valores, sentimentos, conscincia, dentre outras experincias vivenciadas e acumuladas no mbito da vivencia pessoal e de grupo social. Para reflexo sobre movimentos sociais, Thompson analisa movimentos sociais populares, operrios ou no, entendendo que os conflitos so gerados, para muito alem da posse de meios de produo, mas tambm por questes subjetivas, fomentadas nas experincias do cotidiano. Um importante conceito, trabalhado por Thompson, para o entendimento de movimentos sociais o de Campos de fora, categoria analtica que resgatou da obra de Gramsci, tal conceito esmiuado por Gohn da seguinte maneira,

Situando a analise num quadro de lutas de classes, como um processo ativo e dinmico, permeado de conflitos e contradies que emanam de plos de interesses antagnicos, cria-se um capo de foras, Este campo tem a ver com a idia de relao das foras sociais, polticas e militares, com as

possibilidades e os limites dos agentes de luta. Aas condies que configuram o processo de luta no so apenas econmicas, mas, fundamentalmente, polticas e culturais. A experincia vivida e percebida pelos agentes, enquanto um modo cultural determina tambm os valores e as aes

(GOHN, 2008, p.205). A proposta do artigo foi uma tentativa da reconstituio de algumas matrizes tericas, de analises sobre movimentos sociais. Percebemos ao decorrer do texto, de como heterogneo e divergente tal campo de estudo, no sentindo em que o conceito e modelo interpretativo de movimentos sociais, variam de acordo a corrente terica que o pesquisador pretende seguir em suas pesquisas. Talvez, a nica concluso que permeia os paradigmas aqui expostos, seria que movimentos sociais so complexos, dinmicos e historicamente localizados, de forma que as teorias explicativas que almejam estud-los tm que atentar-se a essas caractersticas fundamentais.

Referncias bibliogrficas:

GOHN, Maria da Gloria. Teoria dos movimentos sociais: paradigmas clssicos e contemporneos. ed. 7. So Paulo: Edies Loyola, 1997. MARTINS, Carlos Benedito. O que sociologia. So Paulo: Brasiliense, 2006. SCHERER-WARREN, Ilse. Redes de movimentos sociais. ed. 3. Edies Loyola, So Paulo, 1993. PICOLOTTO, Everton Lazzaretti. (2007), Movimentos sociais: abordagens clssicas e contemporneas. Revista eletrnica de cincias sociais (CSOnline ), n. 2, ano I. ( Disponvel em: http://www.editoraufjf.com.br/revista/index.php/csonline , acessado em 25/07/2010 )

You might also like