You are on page 1of 2

ESCOLA POLITCNICA DA UNIVERSIDADE DE SO PAULO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE CONSTRUO CIVIL

PCC-2435: Tecnologia da Construo de Edifcios I EXERCCIO E2 (15 minutos)


1. Apresente o(s) objetivo(s) de se elaborar o relatrio sobre as condies de vizinhana e justifique se ou no uma atividade importante no incio de qualquer obra.

2. H cuidados elementares a serem observados durante a demolio a fim de se prevenir. Quais so esses cuidados e, considerando que a construtora tenha contratado uma empresa especializada para efetuar o servio, de quem a responsabilidade caso ocorra algum acidente?

3. O tempo para a realizao de um movimento de terra muito varivel. Apresente quais so os elementos a serem considerados na sua estimativa e quais os cuidados para a contratao desse servio.

4. So diferentes os mtodos de contenes empregados quando da existncia de escavaes em edifcios. Cite pelo menos duas apresentando suas principais caractersticas tecnolgicas (quando mais indicado o seu uso, equipamentos e componentes empregados, seqncia de execuo).

ESCOLA POLITCNICA DA UNIVERSIDADE DE SO PAULO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE CONSTRUO CIVIL PCC-2435: Tecnologia da Construo de Edifcios I EXERCCIO E3

A obra em que voc foi contratado como estagirio tem as seguintes caractersticas:

edifcio de 28 pavimentos com dois subsolos; localizado em Moema; a ser construdo no lugar de 4 antigos sobrados (ainda existentes, mas desabitados); vizinhana dos sobrados: do lado direito: construo assobradada da dcada de 40; do lado esquerdo: um edifcio de 8 pavimentos com um subsolo; e no fundo: um edifcio de mltiplos pavimentos, tambm com dois subsolos; rea total do terreno onde o edifcio ser construdo 2000m2 (40mx50m); edifcio com 14m de frente e 20m de fundo, com recuo frontal de 10m; rea do pavimento tipo do edifcio: 280m2; p-direito dos subsolos de 3,0m; presena de lenol fretico a 7,0m do nvel da rua e solo areno-argiloso; o subsolo ocupar todo o terreno menos o recuo frontal exigido pela legislao de 5,0m

Com isto em vista, pede-se: 1- Proponha um planejamento das atividades iniciais, estimando o tempo que espera gastar em cada uma delas. 2- Por que antes do incio dos servios preliminares de construo, deve-se realizar a vistoria no local da obra e nas vizinhanas? Para este caso especfico, proponha um roteiro de como voc realizaria esta visita, destacando os principais pontos que devero ser observados. Como prope que seja feito o registro? 3- Ser necessria a demolio das edificaes existentes para o incio da obra. Discuta quais responsabilidades e providncias que cabem ao empreendedor/incorporadora/construtora, destacando os principais cuidados e dificuldades existentes. 4- Se haver demolio, h a necessidade de retirada de resduo e hoje existe uma resoluo do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) (resoluo 307 de 05/07/02) que dispe sobre a gesto dos resduos da construo. Discuta as implicaes desta resoluo para as empresas construtoras. 5- Que problemas a engenharia pode ter com a falta de energia eltrica, gua e esgoto na instalao da obra? 6- Quanto ao movimento de terra: Ser necessrio o servio de movimento de terra neste edifcio? Se sim, Como voc o planeja fazer? Que equipamento(s) empregaria? Que informaes so necessrias para o engenheiro de obra planejar ou contratar esse servio e como obter tais informaes? Que volume espera movimentar? Quais formas de contratao dos servios de movimento de terra so possveis e que forma voc utilizaria? Por qu? Apresente suas vantagens e desvantagens em relao a uma outra possibilidade. Quais os principais controles a realizar nos servios de movimento de terra e como faz-lo? 7- Quanto s contenes de vizinhana:
Ser necessrio o emprego de contenes de vizinhana? Que tipo de conteno voc escolheria? Justifique. Descreva a seqncia executiva de pelo menos um dos tipos que utilizaria.

You might also like