You are on page 1of 2

Pgina 1 de 2

De: Christina Roncarati Data: 19/04/2012 16:59:20 Para: Antonio Fernando Navarro Assunto: Fw: CIRCULAR DIREX 015/2011 - PRINCPIOS PARA SUSTENTABILIDADE EM SEGUROS (PSS)

----- Original Message ----From: Direx To: Direx Sent: Monday, July 18, 2011 10:34 AM Subject: CIRCULAR DIREX 015/2011 - PRINCPIOS PARA SUSTENTABILIDADE EM SEGUROS (PSS)

Rio de Janeiro, 18 de julho de 2011 CIRCULAR DIREX 015/2011 Ref.: Princpios para Sustentabilidade em Seguros (PSS) Temos a satisfao de compartilhar a documentao encaminhada pelo Sr. Fernando Moreira, Presidente da HSBC Seguros do Brasil, e Copresidente do Grupo de Seguros para Amrica Latina & Caribe do Programa de Polticas Ambientais das Naes Unidas - United Nations Environment Programme Finance Initiative UNEP FI). Trata-se do material que foi utilizado no Encontro Regional de Apresentao dos Princpios para Sustentabilidade em Seguros para a Amrica Latina e Caribe, realizado em So Paulo nos dias 16 e 17/05/2011, cujo objetivo era discutir um conjunto de princpios alinhados com os objetivos do desenvolvimento do seguro sustentvel. Esse encontro faz parte de um processo consultivo global, envolvendo reunies em todas as partes do mundo, por parte da UNEP FI, em cooperao com os participantes das seguradoras, reguladores, federaes de seguradoras e outras partes interessadas, para definir os quatros princpios especficos, e facilitar o entendimento e a integrao das maiores questes ligadas s questes ASG: ASG Ambiente (e.g. mudanas climticas, poluio, gesto da gua), Sociedade (e.g., envelhecimento da populao, incluso financeira e social), e Governana (e.g., Diretrizes da OCDE sobre Governana Corporativa de Seguradora OECD Guidelines on Insurer Governance O termo ASG apareceu no cenrio internacional para descrever as questes ambientais, sociais e de governana corporativa, que passaram a ser consideradas pelos investidores no contexto do comportamento corporativo. Para maiores informaes, acesse: The Global State of Sustainable

Insurance Understanding and integrating environmental, social and governance factors in insurance.
Os Princpios para Sustentabilidade em Seguro devero ser lanados na Conferncia da ONU sobre Desenvolvimento Sustentvel, Rio + 20, em junho de 2012, no Rio de Janeiro, Brasil. Os PSS refletem a relevncia crescente das questes ambientais, sociais e governamentais para a robustez, resilincia e sustentabilidade da indstria de seguros e da economia. Atualmente, os quatro Princpios para Sustentabilidade em Seguro tm a seguinte redao: Princpio 1 Consideremos sistematicamente as questes ambientais, sociais e de governana, em nossos princpios, estratgias e operaes comerciais.

Princpio 2 Iremos nos unir aos participantes da indstria de seguros para aumentar a conscincia sobre questes ambientais, sociais e de governana, reduzir riscos e desenvolver solues. Princpio 3 Trabalharemos juntamente com a sociedade para melhorar nossa eficincia na implementao dos Princpios. Princpio 4 Seremos transparente reportando nossas atividades e progresso na implementao dos Princpios.

Ao aderir aos PSS, as companhias de seguros se comprometero, publicamente, a adotar e implement-los dentro de sua gesto estratgica e operacional, para promover o desenvolvimento sustentvel dentro e atravs de um dos maiores setores econmicos do mundo o setor de seguros. A iniciativa dos PSS merece o apoio da CNseg, que compareceu reunio, e convida as seguradoras, as operadoras de planos de sade, as entidades abertas de de previdncia complementar e as empresas de capitalizao a se engajarem nesse debate, para promover a adoo e suporte da implementao dos Princpios para Sustentabilidade em Seguros.

Atenciosamente,

19/04/2012

Pgina 2 de 2

Solange Beatriz Palheiro Mendes Diretora Executiva

Anexos: UNFCCC Programa de Trabalho de Perdas e Danos Princpios para Sustentabilidade em Seguros Estudos de Casos do mundo

19/04/2012

You might also like