You are on page 1of 3

O PROJETO ESCOLA ITINERANTE E A CONSTRUO DO CONHECIMENTO FORA DA SALA DE AULA

Andr Felipe Alfaya Rocha1, Augusto Cezar Martins S. da Silva2, Marcelo Souza Oliveira3
1 3

Estudante do curso Tcnico em Agrimensura na modalidade subsequente no IF Baiano, campus Catu. E-mail: alfaya_kal-el@hotmail.com Estudante do curso Tcnico em Agropecuria Integrado ao Ensino Mdio do IF Baiano, campus Catu. E-mail: gutomartins18@hotmail.com. 2 Orientador/Professor do IF Baiano, Campus Catu. Doutorando em Histria Social/UFBA. E-mail: historiadormarcelo@bol.com.br

PALAVRAS-CHAVE: Escola Itinerante. Popularizao da Cincia. Construo do conhecimento.

Introduo
O Projeto Escola Itinerante uma iniciativa do IF Baiano Campus Catu, que a pouco mais de 17 anos vem promovendo a difuso de conhecimentos junto s comunidades de vrias localidades da Bahia. Em poucas palavras, trata-se da montagem de uma feira de cincias itinerante, pois instalada no local previamente agendado pela instituio solicitante ao IF Baiano Campus Catu que pode ser em escolas pblicas, feiras de cincias, exposies, museus e visa, tambm, a integrao do IF Baiano com as comunidades de regies de influncia da instituio. Os estudantes e seus professores orientadores desenvolvem atividades que propiciem a difuso e a popularizao da cincia e tecnologia contribuindo para a melhoria na qualidade do ensino de cincias complementando a formao bsica e tcnica nas escolas, alm de fazer uma conexo entre o ensino-aprendizagem. Esta pesquisa teve o objetivo de avaliar qual a contribuio que o projeto pode legar produo do conhecimento do aluno e, para, alm disso, verificar quais outras habilidades os alunos desenvolvem alm dos contedos que estudar e das pesquisas que desenvolvem.

Se atentarmos para as informaes expressas no grfico 1, podemos verificar que aproximadamente 45% dos alunos pretendem seguir carreira acadmica ou profissional na rea do stand onde atuam. Segundo os coordenadores do projeto essa tendncia pode tambm ser observada, entre os ex-alunos que anos anteriores tambm participaram do projeto Muitos deles fazem ou fizeram os seus estudos universitrios na mesma rea que um dia atuaram no Projeto Escola Itinerante. Uma possvel explicao para esse contexto o fato de que o discente inscreve-se para trabalhar no stand cuja temtica ou rea de atuao ele tenha mais afinidade. No Projeto Escola Itinerante, verifica-se que o aluno tem mais autonomia para realizar seus estudos, experincias e experimentos e essa condio o faz perceber-se mais capaz para mergulhar no mundo do conhecimento.

Concluses
O Projeto Escola Itinerante tem representado um grande avano, no que diz respeito a centralizao do discente como sujeito do seu prprio conhecimento. Diferente do que acontece em sala de aula, no projeto quem est como agente na hora de explicar ou ensinar algo na teoria ou na prtica sempre ser o aluno. Isso faz com que, alm dele se ver na responsabilidade de fazer uma boa reviso de literatura e de realizar incansavelmente os experimentos e experincias, uma vez que na frente do pblico eles estaro sozinhos, eles trabalhem tambm a sua postura como pesquisadores, realizando uma iniciao cientfica, acompanhada por seus professores-orientadores. Outro fator tambm o trabalho com o dialogo em pesquisa, uma vez que ao apresentarem para alunos do ensino fundamental, mdio, tcnico, universitrio, ps-graduandos e professores, eles exercem uma troca de conhecimentos, impensvel dentro da sala de aula.

Materiais e Mtodos
A pesquisa foi divida metodologicamente em etapas que contemplaram os seguintes passos: 1 Estudo da proposta escrita do projeto e dos subprojetos dos stands/grupos de pesquisa; 2 Construo de um questionrio baseado nas informaes adquiridas na etapa anterior e nos objetivos da presente pesquisa; 3 Aplicao do questionrio junto aos docentes; 4 Anlise e interpretao dos resultados; 5 Escrita do resumo expandido.

Resultados e Discusso
Os resultados da pesquisa foram primeiramente sistematizados nos grficos, logo depois se avaliou tambm a questo voltada para a avaliao qualitativa do aluno. Dos grficos um nos chamaram a ateno e est transcrito a seguir: Grfico 1 Vida acadmica futura X Projeto de pesquisa atual

Agradecimentos
Agradecemos a professora MSc. Alexandra Carvalho, coordenadora do Projeto Escola Itinerante, que colaborou para a realizao deste trabalho e a Direo do IF Baiano Campus Catu pelo apoio que nos deu durante a pesquisa.

Referncias
TRIVIOS, A. N. S. Introduo pesquisa em cincias sociais: a pesquisa qualitativa em educao. So Paulo: Atlas, 1987; DESLANDES, SUELY FERREIRA. Pesquisa Social: teoria, mtodo e criatividade. Petrpolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1994; SANTOS, ANTNIO RAIMUNDO DOS. Metodologia cientfica: a construo do conhecimento. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
11 Feira dos municpios e 2 Mostra de Iniciao Cientfica FEMMIC 2012 Instituto Federal de Educao, Cincias e Tecnologia Baiano Campus Catu

PLANO DE PESQUISA
1. Ttulo do Projeto:

2. Alunos:

3. Srie/Ano dos Alunos:

4. Professor Orientador e Co-Orientador (Se houver):

5. Colgio:

6. Questo ou Problema Identificado:

7. Hiptese ou Objetivos:

8. Descrio Detalhada dos Materiais e Mtodos (Procedimentos) que sero utilizados:

9. Bibliografia (Trs referncias mais importantes)

You might also like