You are on page 1of 38

Captulo

37

Gravadores de CDs
Estudaremos neste captulo os drives e mdias CD-R (CD Recordable) e CDRW (CD Rewriteable). Os discos so similares aos CD-ROMs, podendo ser lidos em qualquer drive de CD-ROM (exceto em modelos antigos). O CD-R pode ser gravado pelo usurio apenas uma vez e o CD-RW pode ser gravado e regravado inmeras vezes.
*** 35% *** Figura 37.1
Sistema tico para leitura de dados em um CD.

Apesar de utilizarem processos de gravao diferentes, os discos CD-R e CDRW so lidos de forma idntica aos CD-ROMs e CDs de udio. A figura 1 mostra o funcionamento do sistema de leitura. Um feixe LASER emitido em direo superfcie do disco, sobre a qual focalizado atravs de um sistema de lentes. Os pontos de menor e de maior reflexividade na superfcie do disco enviam a luz de volta pelo mesmo caminho, porm no sentido oposto. Neste caminho de volta, a luz passa por um prisma que desvia para uma clula foto eltrica, parte da luz refletida. Desta forma as variaes de

37-2

Hardware Total

reflexividade na superfcie do disco (que representam os bits gravados) so convertidos em voltagem digital, obtendo assim os bits gravados. Um disco CD-R pode ser lido em praticamente qualquer drive de CD-ROM, novo ou antigo, com algumas poucas excees. Drives de CD-ROM mais antigos, com velocidades de rotao entre 8x e 16x, podem apresentar dificuldades ao ler CD-Rs, dependendo da mdia utilizada. Mesmo assim existem mtodos para facilitar a leitura de CD-Rs tambm nesses drives, como mostraremos posteriormente neste captulo. J os discos CD-RW, apesar de utilizarem o mesmo sistema de leitura, apresentam uma reflexividade muito menor que a dos demais discos. Desta forma, o feixe LASER refletido tem intensidade muito fraca, e muitos drives de CD-ROM antigos no conseguem realizar a leitura. Apenas os drives de CD-ROM do tipo multiread ( o caso de todos os drives modernos, com velocidades superiores a 32x) so capazes de detectar corretamente o feixe de baixa intensidade refletido pela superfcie de uma mdia CD-RW. Para saber previamente se um determinado modelo de drive de CD-ROM multiread, basta consultar as especificaes tcnicas do seu manual.

Discos CD-R
O CD-R um disco similar ao CD-ROM, exceto pelo fato de ser adquirido vazio (ou virgem) e poder ser gravado pelo usurio, atravs de um drive especial chamado CD-R Recorder (gravador de CD-R). Um disco CD-R, uma vez gravado, no pode ser apagado. A sua gravao portanto feita uma nica vez. Este tipo de disco ideal para arquivar dados em quantidades razoavelmente elevadas (at 650 MB), e tambm excelente para transportar dados para outros computadores, j que praticamente qualquer drive de CD-ROM pode ler um CD-R. Existe entretanto um pequeno problema de compatibilidade na leitura de mdias CD-R em alguns drives de CD-ROM. Drives com velocidades entre 8x e 16x muitas vezes apresentam erros de leitura ao lerem certos CD-Rs. J os drives de CD-ROM mais novos (20X e superiores) no apresentam este problema de compatibilidade. Os drives de CD-R utilizam um feixe LASER de alta potncia para gravar os bits na superfcie da mdia. Essas mdias so baseadas em substncias especiais (cyanine e phtalocyanine), cujo ndice de reflexo pode ser alterado de forma permanente pelo feixe LASER. reas nas quais o feixe tem maior intensidade perdem a reflexividade e passam a representar um bit 1. reas

Captulo 37 Gravadores de CDs

37-3

nas quais o feixe LASER ficou desligado mantm a reflexividade e passam a representar um bit 0. A gravao dos bits portanto feita pela variao da intensidade do feixe LASER durante o processo de gravao. J o processo de leitura similar ao dos drives de CD-ROM. Um feixe LASER de baixa intensidade incide sobre a mdia, onde refletido. A variao na reflexividade de mdia provocar variaes na intensidade do feixe LASER refletido. Um sensor LASER captar o feixe refletido pela superfcie do disco e identificar os bits gravados. Fisicamente as mdias de CD-R so muito parecidas com os CD-ROMs, exceto pela cor. Enquanto os CD-ROMs usam mdia prateada, os CD-Rs possuem mdias douradas, verdes e azuis. O CD-R tambm uma opo barata para transportar dados. Se precisarmos enviar para outro usurio, digamos, 10 MB de dados, mais barato usar um CD-R que utilizar disquetes. Se precisamos enviar 100 MB de dados, o CD-R ainda uma opo melhor que usar, por exemplo, um ZIP Disk, que custa em torno de 15 dlares. Parece um desperdcio gravar 10 MB em um CD-R que comporta 650 MB, mas o custo da mdia bem inferior ao dos disquetes e ao do ZIP Disk. Os disquetes passam a ser uma soluo interessante apenas quando a quantidade de dados suficientemente pequena para caber em dois ou trs disquetes. O uso de CD-Rs s no ainda to difundido devido ao preo do seu gravador. Por volta de 1994 custava em torno de 5.000 dlares. Em 1996 chegou a 2.000 dlares (muitos diziam ento finamente ficou com preo acessvel...). A partir de 1999 passamos a encontrar diversos modelos, com preos entre 300 e 600 dlares, dependendo da velocidade de gravao. Em 2001 o preo j chegava faixa dos 100 a 150 dlares.

Discos CD-RW
Um disco CD-RW (CD Rewriteable) pode ser lido na maioria dos drives de CD-ROM modernos (os que so multiread, praticamente todos aqueles com velocidades a partir de 32x), e sua gravao feita em um drive especial, um gravador de CD-RW. O processo de gravao dos bits totalmente tico. O material que forma a sua mdia pode ter o ndice de refrao alterado de acordo com a temperatura. Um feixe LASER de alta potncia realiza o aquecimento de minsculos pontos da superfcie, visando delimitar reas com ndices maiores e menores, resultando na gravao de bits 0 e 1. O processo pode ser revertido por nova aplicao de LASER, e as regravaes podem ser feitas at 1000 vezes. Em breve os fabricantes produziro mdias

37-4

Hardware Total

capazes de serem gravadas mais de 10.000 vezes, utilizando os gravadores atuais. Inicialmente os gravadores de CD-RW eram mais caros que os gravadores de CD-R. Com o aumento da produo, os custos se igualaram, e os gravadores de CD-R deixaram de ser fabricados. Todos os modelos atuais gravam tanto CD-R quanto CD-RW. Quanto s mdias, existe uma grande diferena de preos. Um disco CD-RW custa cerca de 10 vezes mais caro que um disco CD-R. Sendo assim, devemos utilizar mdias CD-RW apenas quando for necessrio regravar vrias vezes. o caso por exemplo da utilizao para Backup. Muitos usurios fazem backup de dados importantes em discos CD-R. Como esses discos s podem ser gravados uma vez, a cada backup teremos um disco inutilizado. Se usarmos discos CD-RW e um esquema rotativo (por exemplo, um disco para cada dia da semana), a regravao acabar compensando o custo mais elevado. Aps 10 semanas de backups dirios, o custo resultante do uso de discos CD-RW comear a compensar em relao ao uso de discos CD-R.
Figura 37.2
Um drive de CD-RW.

Pontos comuns entre drives de CD-R e CD-RW


Drives de CD-R e de CD-RW apresentam muitas caractersticas em comum. At mesmo os programas usados para gravao, em sua maioria, suportam ambos os tipos de drive. Atualmente so fabricados apenas gravadores de CD-RW, que tambm gravam CD-R. So oferecidas vrias opes de velocidade e de interface. Abordaremos nesta seo alguns tpicos que so comuns a ambos os equipamentos. Os drives de CD-R e CD-RW so bastante parecidos com os drives de CDROM. Na figura 3 vemos um drive de CD-R modelo CDU-920S, produzido

Captulo 37 Gravadores de CDs

37-5

pela Sony. Podemos encontrar modelos que utilizam interfaces SCSI, IDE, paralela, USB e Firewire.
Figura 37.3
Um drive de CD-R SCSI.

A figura 4 mostra a parte traseira de um gravador SCSI. Encontramos o conector de alimentao, o conector de 50 vias para o cabo SCSI, resistores de terminao e jumpers para programao do SCSI ID.
Figura 37.4
Parte traseira de um drive de CD-R SCSI.

Muitos gravadores possuem uma bandeja para a colocao do disco, idntica encontrada em drives de CD-ROM. Alguns modelos antigos no possuem bandeja. O disco era colocado dentro de um caddy que era inserido no drive. A principal vantagem do caddy que o disco fica mais protegido da poeira (figura 5).

37-6

Hardware Total Figura 37.5


Um CD-R dentro do caddy.

Gravadores padro IDE possuem aparncia idntica de um drive de CDROM. So inclusive reconhecidos pelo Windows como drives de CD-ROM. Apenas aps a instalao do software de gravao que os acompanham, podem passar a ser usados tambm para as gravaes.
Figura 37.6
Um drive de CD-R /CD-RW padro IDE.

A figura 6 mostra um drive de CD-RW IDE e a figura 7 mostra a parte traseira do mesmo drive. Observe como idntico a um drive de CD-ROM IDE.
Figura 37.7
Parte traseira de um drive de CD-RW IDE.

A gravao em discos CD-R e CD-RW no to simples como em outros meios removveis. feita mediante o software de gravao que o acompanha. Ao usar este software devemos decidir de uma s vez quais so os arquivos que sero transferidos para este CD. O software cria um grande

Captulo 37 Gravadores de CDs

37-7

arquivo com a imagem do que ser gravado e a seguir faz a transferncia. Existem entretanto alguns softwares que fazem com que discos CD-R e CDRW aceitem gravaes usuais, da mesma forma como copiamos arquivos para um disquete ou disco rgido. Este mtodo de gravao chama-se packet write, e apesar de mais fcil de usar, possui como grande desvantagem a reduo da a capacidade total do disco. Mais adiante apresentaremos este mtodo de gravao.
Velocidades de leitura e gravao

Drives de CD-R possuem uma indicao dupla e drives de CD-RW possuem uma indicao tripla de velocidade, ao contrrio dos drives de CD-ROM, que possuem uma indicao nica. Durante as operaes de gravao, a velocidade sempre menor que nas operaes de leitura. A razo desta diferena que durante as leituras, esses drives utilizam o mesmo mtodo encontrado nos drives de CD-ROM, que relativamente simples. J as operaes de gravao utilizam mtodos mais elaborados, necessitando de mais tempo, o que resulta em menor velocidade. preciso de tempo suficiente para a gravao dos bits, muito maior que o necessrio para a leitura. Drives de CD-R apresentam especificaes de velocidade como 2x4, 2x6, 2x8, 4x8, etc. Uma especificao de por exemplo, 4x8, indica que gravaes podem ser feitas com velocidade de at 4x (600 kB/s) e leituras em 8x (1200 kB/s). J os drives de CD-RW possuem uma tripla indicao de velocidade, como 4x2x32. Essas velocidades so relativas s operaes Write (gravao de CDR), Rewrite (gravao de CD-RW) e Read (leitura de qualquer tipo de CD).
Utilizao como drive de CD-ROM

Tanto os drives de CD-R como os drives de CD-RW podem funcionar como drives de CD-ROM. Se instalarmos por exemplo, um drive de CD-RW padro IDE, o Windows o reconhecer automaticamente como um drive de CD-ROM. Nesse caso, poderamos deixar de utilizar um drive de CD-ROM comum, deixando instalado no computador, apenas um drive de CD-R ou CD-RW. Este procedimento, apesar de funcionar e de economizar espao possui duas grandes desvantagens: 1) Os drives de CD-R e CD-RW, ao realizarem operaes de leitura, so normalmente mais lentos que os drives de CD-ROM comuns. Quando foram lanados drives de CD-ROM com velocidades superiores a 50x, os

37-8

Hardware Total

gravadores faziam leituras no mximo a 24x. Muito mais vantagem deixar instalado, alm do gravador, um drive de CD-ROM rpido. 2) Drives de CD-RW e CD-R so mais caros que um drive de CD-ROM. Se um computador no possui drive de CD-ROM, o drive de CD-RW ou CD-R ser usado de forma exagerada. Quanto maior o nmero de horas de uso, maior a probabilidade da ocorrncia de um defeito. Para reduzir o nmero de horas de uso, melhor utilizar este tipo de drive apenas quando for necessrio realizar gravaes, deixando as leituras comuns para serem feitas por um drive de CD-ROM, rpido e barato. Pelo exposto, recomendvel deixar o gravador instalado em conjunto com um drive de CD-ROM. Se ambos forem do tipo IDE podem ser instalados na mesma interface IDE, um como Master e outro como Slave.
Interfaces utilizadas

Podemos encontrar drives de CD-R e CD-RW com 5 modalidades de interface: IDE, SCSI, paralela, USB e Firewire. Os modelos com interfaces IDE so os mais comuns, e em geral mais baratos. Muitos fabricantes oferecem modelos dotados de interfaces SCSI, apesar de serem usados em escala bem menor. Em geral tratam-se de dispositivos SCSI internos. J os modelos que utilizam a interface paralela, USB e Firewire so externos, e mais caros que os de interface IDE. Observe que como a porta paralela mais lenta que as interfaces IDE e SCSI, drives de CD-R e CD-RW que usam a porta paralela so mais lentos. Alm disso so mais susceptveis a problemas durante a gravao. O problema mais comum o buffer underrun, que ocorre quando o computador no capaz de enviar dados na velocidade necessria. Tanto so problemticos que muitos fabricantes no oferecem modelos que se conectam na porta paralela. Recomendamos a interface IDE como melhor opo entre os tipos de interface. Modelos USB e Firewire tambm so externos e apresentam desempenho melhor que o dos modelos paralelos. Seu preo tambm superior ao dos modelos IDE internos.
Modos de gravao

Existem vrias modalidades de gravao de CDs, bem como diversos formatos possveis. Os formatos mais usados so o CD-ROM e CD Audio. Ao ser executado um programa para gravao de CDs, temos a opo de escolher o tipo de disco a ser criado.

Captulo 37 Gravadores de CDs

37-9

O sistema de arquivos usado nos CD-ROMs antigos era o ISO 9660. Este sistema define uma estrutura de arquivos e diretrios nos quais os nomes dos arquivos utilizam o padro 8.3 (8 caracteres para o nome e 3 caracteres para a extenso), utilizando caracteres maisculos. Nomes de diretrios no podem ter extenses e s permitido o uso de at 8 nveis de diretrios aninhados. A Microsoft criou o padro Joliet, uma extenso da ISO 9660. So permitidos nomes com at 64 caracteres, alm de ser possvel utilizar letras minsculas (alm de outros caracteres da tabela UNICODE). Os gravadores de CD-R e CD-RW podem utilizar os seguintes mtodos de gravao: Disk at once - O disco criado de uma s vez, sendo o feixe LASER mantido ligado o tempo todo. O uso desta modalidade importante apenas na gerao de CDs de udio, quando o CD resultante usado como matriz para a produo em escala industrial. Se for utilizado o outro mtodo (track at once), sero captados rudos durante a pausa existente entre trilhas consecutivas. Track at once - Esta modalidade de gravao permite que trilhas consecutivas sejam gravadas de forma independente. possvel desligar o feixe LASER, parar a rotao do disco e obter novos dados para serem transferidos para o disco. Assim como na modalidade Disk at once, s relevante levar em conta um mtodo ou outro na gravao de CDs de udio. Packet Writing - Nesta modalidade de gravao, os dados so gravados em pacotes de 64 kB cada. usado por programas que simulam o funcionamento de drives de CD-R ou CD-RW como se fossem o disco rgido. possvel acrescentar arquivos pouco a pouco, at o disco ficar cheio. Quando um disco formatado para utilizar este mtodo, a capacidade total reduzida para cerca de 500 MB, pois para cada bloco de 64 kB adicionada uma rea de separao (GAP) equivalente a 14 kB. Para formatar e gravar dados nesta modalidade preciso utilizar programas como o Adaptec Direct CD e o CeQuadrat Packet CD. Apesar de ser mais fcil gravar discos usando este mtodo, a sua compatibilidade com PCs antigos no assegurada. Apenas os drives de CD-ROM mais modernos (aqueles que so multiread) so capazes de ler discos formatados para packet writing. Para que drives de CD-ROM mais antigos possam ler esses discos (apenas CD-R, j que os que no so multiread no podem ler mdias CD-RW) necessria a instalao de um driver apropriado. Este driver (UDF reader) fornecido pelos produtores de programas que gravam em packet writing.

37-10

Hardware Total

Instalaes de software e de hardware


No existe diferena entre a instalao de um gravador de CD-R e de um gravador de CD-R/CD-RW. Existe sim, diferena nas instalaes de hardware nos diferentes tipos de interfaces. Por isso apresentaremos inicialmente as instalaes de hardware de gravadores para as vrias interfaces disponveis no mercado. Terminada a instalao de hardware, o gravador normalmente passar a constar no sistema como um drive de CDROM, aceitando todas as operaes de leitura. Podem entretanto ocorrer casos em que o gravador s funciona como CD-ROM depois que so instalados os seus drivers, ou o software de gravao. Terminada a instalao de hardware, devemos gravao e utilizar esses softwares. Esta etapa gravadores, no importa a interface utilizada. comandos que no caso de mdias de CD-RW so mais adiante. instalar os softwares de similar para todos os Apenas existem alguns diferentes, como veremos

Mostraremos portanto como fazer a instalao de hardware de gravadores que utilizam os diversos tipos de interface.

Instalao de um gravador SCSI


A instalao de gravadores de CDs SCSI requer que a placa de interface SCSI esteja previamente instalada e configurada. Para verificar se esta instalao est correta, consulte o Gerenciador de Dispositivos. Na figura 8 vemos que a controladora SCSI est corretamente instalada, j que no existe sobre o seu cone aquela indesejvel marca que indica problemas (ponto de exclamao amarelo).

Captulo 37 Gravadores de CDs Figura 37.8

37-11
A placa de interface SCSI est corretamente instalada.

A seguir desligamos o computador e fazemos a instalao de hardware do gravador. preciso programar o seu SCSI ID e utilizar terminadores, caso necessrio. O gravador do nosso exemplo um Sony CDU920S. Trata-se de um drive de CD-R, mas note que a instalao de dispositivos CD-RW SCSI feita exatamente da mesma forma. Quando ligamos o computador, o Windows ir detectar o gravador, porm no far a instalao de drivers apropriados. Esses drivers sero instalados juntamente com o software para gravao. Portanto o gravador poder constar no Gerenciador de Dispositivos com uma marca indicando que existem problemas (figura 9). Na verdade o problema apenas a ausncia de driver, o que ser resolvido aps a instalao do software de gravao.

37-12 Figura 37.9

Hardware Total
O gravador ainda requer a instalao do seu driver.

Note que para o correto funcionamento do drive no adianta instalar softwares como o EZ-SCSI, que acompanha as placas controladoras SCSI da Adaptec. Este software d suporte a vrios tipos de dispositivos SCSI (Scanners e unidades de fita, por exemplo), mas no d suporte a gravadores de CDs. A instalao deste software faz apenas com que o gravador passe a constar no Gerenciador de Dispositivos como CD-Recordable/Worm, mas no faz ainda com que seja reconhecido como um drive, e nem permite que sejam realizadas gravaes. Devemos portanto instalar o software de gravao existente no CD que acompanha o gravador. Existem vrios desses softwares no mercado. Um deles, bastante utilizado, o Easy CD Creator, produzido pela Adaptec. Aps a instalao do software de gravao, so instalados tambm os drivers que fazem com que o gravador funcione como um drive de CD-ROM comum. O gravador passar a constar no Gerenciador de Dispositivos na seo CD-ROM (figura 10).

Captulo 37 Gravadores de CDs Figura 37.10

37-13
Aps a instalao do software de gravao, o gravador passa a constar como CD-ROM no Gerenciador de Dispositivos.

O gravador constar tambm como CD-ROM na janela Meu Computador (figura 11). A partir da todas as operaes usuais envolvendo leituras que podem ser feitas em um CD-ROM, podero ser tambm feitas atravs do gravador.
Figura 37.11
O gravador constar como CD-ROM na janela Meu Computador.

Convm fazer um pequeno ajuste atravs do Gerenciador de Dispositivos. Aplicamos um clique duplo sobre o cone do gravador (figura 10) e no quadro apresentado selecionamos a guia de Configuraes (figura 12). Sendo um modelo SCSI, provavelmente suporta transferncias de dados no modo sncrono (apenas dispositivos SCSI muito antigos no suportam esta modalidade). A transferncia sncrona resulta em maior taxa de transferncia de dados. Se quisermos podemos marcar neste quadro, a opo Inserir notificao automaticamente (traduo mal feita, deveria ser Notificao automtica de insero, serve para que os recursos Autoplay e Autorun

37-14

Hardware Total

possam ser usados neste drive). Podemos ainda escolher neste quadro a letra que ser usada para designar o drive.
Figura 37.12
Configuraes do gravador SCSI.

O gravador estar ento instalado. Podemos agora utilizar o software de gravao que o acompanha para gravar discos. Mostraremos mais adiante neste captulo como operar este tipo de software.

Instalando um gravador IDE


Um drive de CD-R ou CD-RW padro IDE apresenta uma instalao de hardware idntica de um drive de CD-ROM. Devemos conect-lo preferencialmente na interface IDE secundria, o que uma recomendao geral para qualquer drive de CD-ROM, para no correr o risco de prejudicar o desempenho do disco rgido. Utilizamos jumpers Master/Slave como nos drives de CD-ROM. Se o drive de CD-R ou CD-RW est instalado sozinho nesta interface, devemos configur-lo como Master. Se estiver conectado em conjunto com um drive de CD-ROM, escolhemos um para operar como Master e o outro como Slave. A figura 13 mostra as conexes a serem feitas na parte traseira de um drive de CD-R / CD-RW IDE. A conexo do cabo de udio liga o drive entrada CD-IN da placa de som. Deve ser usada para ouvir CDs musicais, caso o computador no possua um drive de CD-ROM instalado. Caso exista um drive de CD-ROM operando em conjunto com o drive de CD-R / CD-RW,

Captulo 37 Gravadores de CDs

37-15

recomendvel ouvir CDs musicais no drive de CD-ROM, poupando assim o uso do gravador.
Figura 37.13
Conexes na parte traseira de um drive de CD-R/CD-RW IDE.

Assim que o computador for ligado, voc ver que o drive ser reconhecido pelo BIOS, sendo identificado na tela logo aps a contagem de memria. Aps a partida do Windows, voc ver o drive indicado na janela Meu Computador. Tambm aparecer no Gerenciador de Dispositivos, na seo CD-ROM (figura 14). Neste exemplo, optamos por no instalar um drive de CD-ROM convencional. Fizemos apenas a instalao de um drive de CDR/RW modelo CD-4802TE, fabricado pela Mitsumi.
Figura 37.14
O gravador de CD-RW aparece no Gerenciador de Dispositivos, na seo CD-ROM.

A partir daqui podemos utilizar no gravador, todos os comandos que se aplicam a drives de CD-ROM. Podemos ainda fazer uma pequena alterao nas configuraes visando melhorar o desempenho. Aplicamos um clique duplo sobre o gravador no Gerenciador de Dispositivos, e no quadro

37-16

Hardware Total

apresentado selecionamos a guia Configuraes (figura 15). Caso esteja presente no quadro, marcamos a opo DMA. As transferncias de dados passaro a ser feitas por DMA, o que resulta no aumento do desempenho do computador, j que o processador poder executar outras tarefas durante as transferncias de dados do gravador. Observe que neste quadro temos tambm a opo Transferncia de dados sncrona. Esta configurao aplicada apenas para modelos SCSI, no tendo portanto efeito em modelos IDE.
Figura 37.15
Configuraes do gravador.

Observe no quadro da figura 15 que podemos tambm escolher a letra a ser usada pelo drive. Por default usada a primeira letra disponvel, mas podemos aqui escolher outra letra subseqente. Devemos agora testar se as funes do drive de CD-ROM esto operacionais no gravador. Podemos acessar CD-ROMs e ouvir CDs de udio para checar o seu funcionamento. A prxima etapa instalar o software de gravao, o que ser abordado mais adiante neste captulo.

Instalando um gravador USB


O gravador que usaremos como exemplo neste artigo um modelo da QPS (Quality Performance Service), gentilmente cedido por www.gravador.com.br, uma empresa situada em Belo Horizonte que tem contribudo com o nosso site e nosos livros, emprestando equipamentos para avaliao e elaborao de artigos tcnicos.

Captulo 37 Gravadores de CDs Figura 37.16


Gravador de CD-R/CD-RW USB.

37-17

A figura 16 mostra o gravador. Trata-se de um drive produzido pela Mitsumi, modelo 4802TE. A QPS adquire este drive da Mitsumi e adiciona a interface USB e o gabinete, software, manuais e adaptador de alimentao (figura 17).
Figura 37.17
Gravador e acessrios.

Todos os PCs modernos possuem interfaces USB. Infelizmente muitos deles (modelos AT) possuem esta interface mas no so fornecidos com os conectores que do acesso a ela. Nesses casos a interface USB fica inacessvel e inutilizada. Para casos como este, o gravador deve ser comprado juntamente com uma placa de expanso PCI, dotada de interfaces USB, permitindo assim a conexo deste gravador e outros dispositivos USB. J possvel encontrar essas placas no comrcio, com relativa facilidade. A figura 18 mostra os conectores presentes no cabo USB que acompanha este drive. O conector da esquerda deve ser ligado ao drive, e o da direita, de aspecto mais "achatado", deve ser ligado na interface USB.

37-18 *** 35% *** Figura 37.18


Conectores USB.

Hardware Total

Ligamos o cabo USB em uma das interfaces USB disponveis no computador, como mostra a figura 19.
Figura 37.19
Ligando o drive em uma interface USB do computador.

No drive devemos ligar o outro conector do cabo USB, e ainda o conector de alimentao, como vemos na figura 20.
Figura 37.20
Conexes no drive.

Ao ligarmos o computador, o Windows detectar o gravador e passar instalao dos seus drivers. Vemos na figura 21 que foi detectado o "Que! Drive USB". Clicamos em Avanar.

Captulo 37 Gravadores de CDs Figura 37.21


O Windows detectou o gravador.

37-19

No quadro da figura 22, devemos marcar a opo "Especificar um local" e usar o boto Procurar para selecionar o drive e diretrio onde os drivers esto localizados. No caso deste gravador, os drivers esto no diretrio QUE!\WinDrivers. Clicamos agora em Avanar. Note que este gravador capaz de ler CDs, mas no podemos us-lo neste momento para fazer a instalao dos seus drivers, j que ainda no est operacional. O PC precisa portanto ter um outro drive de CD-ROM em funcionamento. Uma opo para PCs que no possuem drive de CD-ROM copiar os drivers para um disquete, utilizando um outro computador que possua drive de CD-ROM.
Figura 37.22
Indicando a localizao dos drivers.

Terminada a instalao dos drivers, o drive USB passar a constar no Gerenciador de Dispositivos, na chave "Universal serial bis controller", como vemos na figura 23.

37-20 Figura 37.23

Hardware Total
Drive USB no Gerenciador de Dispositivos.

O drive tambm aparecer no Windows Explorer e na janela Meu Computador. No nosso exemplo, o drive de CD-ROM j existente no computador recebe a letra E, e o gravador USB recebe a letra F. Neste momento podemos usar o gravador para todas as operaes normalmente realizadas por um drive de CD-ROM. Para fazer gravaes de CD-R e CDRW temos que instalar os utilitrios apropriados para este fim. O prximo passo a instalao do software de gravao que acompanha o produto, o Adaptec Easy CD Creator. A partir da, a utilizao deste gravador idntica de qualquer outro gravador.

Instalando um gravador Firewire


Veremos agora a instalao de um tpico gravador Firewire. O modelo usado como exemplo da marca EZQuest (figura 24).

Captulo 37 Gravadores de CDs Figura 37.24

37-21
Gravador de CD-R / CD-RW Firewire da EZQuest (cortesia www.gravador.com.br).

Na parte traseira do gravador temos a conexo para alimentao (possui fonte prpria) e duas conexes Firewire, utilizadas para a ligao com o dispositivo anterior e o posterior da cadeia.
Figura 37.25
Conexes na parte traseira do gravador.

O gravador acompanhado de uma placa de interface Firewire padro PCI, com trs portas (figura 26). Esta placa normalmente necessria, pois as placas de CPU atuais ainda no possuem interfaces Firewire embutidas.
Figura 37.26
Placa de interface IEEE-1394 PCI.

37-22

Hardware Total

Em linhas gerais, a instalao simples. Conectamos a placa e o Windows ir reconhec-la e instalar seus drivers nativos. Podemos agora conectar o gravador, que ser automaticamente reconhecido como drive de CD-ROM. Para utilizar as funes de gravao devemos instalar um software apropriado. Este aparelho acompanhado do Adaptec CD Creator para este fim.
Figura 37.27
O Windows detecta inicialmente a placa de interface IEEE1394 e pede seus drivers.

O Windows, a partir da verso 98, j acompanhado de drivers para interfaces Firewire. Para que seja utilizado basta responder ao Assistente para adicionar novo hardware com Procurar o melhor driver e a seguir marcar a opo Unidade de CD-ROM. Ser feita a instalao do driver a partir do arquivo C:\Windows\INF\1394.INF. Podemos agora checar a presena e o correto funcionamento da placa de interface 1394 atravs do Gerenciador de Dispositivos (figura 28). A instalao no difere da de outra placa PnP qualquer, portanto raramente precisamos nos preocupar com conflitos de hardware. A placa utiliza como recursos de hardware, duas faixas de endereos de E/S e uma linha de interrupo.

Captulo 37 Gravadores de CDs Figura 37.28

37-23
A interface IEEE 1394 consta corretamente no Gerenciador de Dispositivos.

A partir do instante em que a interface consta no Gerenciador de Dispositivos, podemos fazer a conexo do gravador, bem como de qualquer outro dispositivo Firewire. Como sabemos, este barramento possui o recurso hot swapping, ou seja, podemos conectar e desconectar dispositivos sem desligar e sem reinicializar o computador. Basta ento conectar o drive atravs do cabo apropriado que o acompanha, e ser automaticamente reconhecido. No nosso exemplo, o drive de CD-ROM estava configurado como E, e o gravador entrou com a primeira letra disponvel (F), como vemos na figura 29.
Figura 37.29
O drive de CD-R / CD-RW foi reconhecido como F.

J podemos neste momento utilizar todas as funes normais de um drive de CD-ROM. Podemos acessar CD-ROMs e CDs de udio. Entretanto para

37-24

Hardware Total

ouvir a msica temos que ligar a sada de udio do gravador na entrada Line In da placa de som. Note que este gravador no vai necessariamente substituir o drive de CD-ROM, apesar de ser perfeitamente capaz. Entretanto recomendvel utiliz-lo em um PC que j possua um drive de CD-ROM instalado. Sem um drive de CD-ROM no poderamos, por exemplo, acessar o CD-ROM de instalao do Windows, que no possui driver de modo real para reconhecer a interface e drives Firewire na ocasio da instalao. Entretanto se tivssemos um disco rgido apenas formatado e com o diretrio de instalao do Windows, em um PC sem drive de CD-ROM, poderamos instalar o Windows e utilizar este gravador como drive de CD-ROM, que estaria disponvel depois do Windows instalado. Assim como ocorre com qualquer gravador de CDs, os drivers do Windows ou do fabricante do acesso s funes de leitura (no nosso caso, CD-ROM e CD-Audio). Para ter acesso s funes de gravao, precisamos instalar o utilitrio de gravao de CDs que o acompanha. No caso desta unidade usado um dos softwares mais famosos deste tipo, o Adaptec Easy CD Creator. A questo da verso do software muito importante. As funes de gravao so de responsabilidade do utilitrio de gravao de CDs, e no do sistema operacional. Portanto preciso que o software a ser usado reconhea a unidade de gravao instalada. Como regra geral, em caso de dificuldades no reconhecimento de um gravador, devemos utilizar uma verso mais nova do do software de gravao. Existem vrios outros modelos de gravadores Firewire, e o mtodo de instalao semelhante. A figura 30 mostra um gravador bem interessante. Alm de gravar CD-R e CD-RW, tambm opera como leitor de DVD.
Figura 37.30
Um drive Fireware que funciona com CDROM, CD-R, CD-RW e DVD.

Captulo 37 Gravadores de CDs

37-25

Usando o Adaptec Easy CD


Passaremos agora a apresentar a operao de alguns programas de gravao de CDs, comeando por um dos mais famosos, o Adaptec Easy CD. Este um tpico programa para gravao de CD-R e CD-RW que acompanha muitos gravadores. Vamos exemplificar o seu uso para a gravao de um CD compatvel com CD-ROM. Este programa pode tambm gravar CDs compatveis com Audio CD e vrios outros tipos. Ao ser executado apresentado o quadro mostrado na figura 31. Escolhemos a opo New para dar incio a um novo projeto de CD.
Figura 37.31
Abertura do Adaptec Easy CD.

A seguir apresentado o quadro da figura 32, no qual escolhemos o tipo de disco que queremos gravar. Note que a mdia ser do tipo CD-R ou CD-RW, mas os dados gravados podem ser compatveis com diversos tipos de CD. Usaremos neste exemplo a opo CD-ROM.
Figura 37.32
Escolhendo o tipo de CD a ser criado.

Os tipos de CD que podem ser criados com o Adaptec Easy CD so: Multisession CD-ROM

37-26

Hardware Total

CD-ROM Audio CD CD Copy Mixed mode CD Mixed mode CD from image CD From na imagem file CD Extra mode

Ser apresentada uma janela com vrias guias, entre as quais selecionamos a Data Track. Usamos agora a janela Meu Computador para selecionar as pastas e arquivos a serem gravados. No nosso exemplo gravaremos no CD o contedo das pastas 500DIC1, 500DIC2, CM200500 e MANUT, todas fazendo parte da pasta C:\LIVROS. Colocamos lado a lado na rea de trabalho do Windows, a janela na qual esto os arquivos a serem gravados e a janela do Easy CD Pro. Usamos agora o comando arrastar e soltar para transferir para a janela do Easy CD Pro os nomes das pastas a serem gravadas. Esta operao mostrada na figura 33.
*** 75% *** Figura 37.33
Indicando o que deve ser gravado.

Captulo 37 Gravadores de CDs Figura 37.34


Opes de gravao.

37-27

As opes de gravao

Selecionamos agora a guia General (figura 34). Nesta guia existem vrias opes importantes relacionadas com a gravao. a) Writing Speed Indicamos a velocidade de gravao a ser utilizada. Devemos a princpio usar a velocidade mxima suportada pelo gravador, mas se o computador e o disco rgido no forem suficientemente rpidos poder ser necessrio utilizar uma velocidade de gravao menor. Gravadores tipo 2x podem operar nas velocidades 1x e 2x. Gravadores 4x podem operar em 4x, 2x e 1x. conveniente usar o boto Speed Test, visando checar se o computador tem condies de operar na velocidade selecionada. b) Write on the fly Evite utilizar esta opo. Quando a deixamos desmarcada, o programa criar no disco rgido, uma imagem dos dados a serem gravados no CD. Esta imagem formada por um grande arquivo, armazenado no diretrio temporrio do Windows (podemos alterar este diretrio, bastando indic-lo no campo Temporary directory). O acesso a este arquivo de imagem na ocasio da transferncia dos dados para o CD muito mais rpido que acessar arquivos individuais. Durante a gravao, preciso transferir para o CD, um fluxo contnuo de dados. Se este fluxo for interrompido ocorrer o que chamamos de buffer underrun. O resultado a falha na gravao. Se for um CD-R, estar estragado. Se for um CD-RW, devemos reiniciar a gravao. O uso do arquivo de imagem minimiza os movimentos com as cabeas de leitura e gravao do disco rgido para acessar os arquivos a

37-28

Hardware Total

serem transferidos. A opo Write on the fly pode ser usada quando queremos gravar uma pequena quantidade de arquivos grandes (por exemplo, 10 arquivos AVI com 60 MB cada um). Na maioria das vezes entretanto, a gravao on the fly resulta no risco da ocorrncia do buffer underrun. Para minimizar a chance de ocorrer este tipo de problema, deixe esta opo desmarcada. c) Test before writing Se voc tiver problemas de buffer underrun, alm de desabilitar a gravao on the fly, deve usar esta opo ativada. Ele faz com que, antes de gravar definitivamente os dados na mdia, seja feita uma gravao simulada. Nesta gravao so realizadas exatamente as mesmas operaes que ocorrem na gravao verdadeira, exceto que o feixe LASER do gravador ter sua potncia reduzida, no conseguindo desta forma, gravar os dados no disco. d) Start writing if test completes OK Indicamos aqui se a gravao ser feita, e quanto tempo depois ser dado o seu incio, ao trmino do teste de gravao. As opes so do not start (a gravao no ser feita, ficar apenas no teste), after 10/30/60 seconds (terminado o teste, ser feita uma pausa antes do incio da gravao) e immediately ( dado incio gravao imediatamente aps o teste). e) CD format escolhido aqui o formato a ser utilizado na gravao. O formato mais comum o Mode 1 (650 MB). A opo Close Disk faz com que o disco seja finalizado, no permitindo gravaes adicionais posteriores.
Iniciando a gravao

Terminada a programao desses parmetros, damos incio ao processo de gravao (formao da imagem, teste e transferncia para a mdia). Para fazer isto, usamos o comando CD-Writer / Write, ou ento clicamos no boto Write na barra de ferramentas. A figura 35 mostra as vrias etapas da gravao. Inicialmente temos a formao do arquivo de imagem. O tempo necessrio para esta operao depender da taxa de transferncia do disco rgido. A seguir comear o teste de gravao do CD. Os dados do arquivo de imagem so gravados na mdia, porm o feixe LASER permanece com baixa potncia, e a gravao no tem efeito. Terminado o teste comear a gravao definitiva.

Captulo 37 Gravadores de CDs

37-29 *** 100% *** Figura 37.35


As etapas da gravao.

Usando o WinOnCD
Mostraremos a seguir um outro software para gravao de CD-R e CD-RW, o WinOnCD. Veremos que a operao deste software bem similar do Easy CD, e tambm aos demais programas para gravao disponveis no mercado. Aps a instalao do programa, o Windows deve ser reiniciado. apresentado automaticamente o quadro da figura 36. Trata-se de um programa para checar a velocidade do gravador e a velocidade do disco rgido. O teste mostra as velocidades que podem ser utilizadas na gravao. Podemos saber por exemplo, se um determinado gravador 4x pode ser usado seguramente na velocidade 4x, em funo do desempenho global do computador. A figura mostra que para transferir dados do disco rgido para o gravador, a mxima velocidade segura 2x quando operando no modo on the fly, ou 8x quando fazendo a gravao a partir de uma imagem no disco rgido. Conclumos ento que perfeitamente seguro, para um gravador 4x, gravar dados a partir da imagem no disco rgido.
Figura 37.36
Teste de velocidade.

37-30

Hardware Total

Ao usarmos o programa WinOnCD, apresentado um quadro para o selecionamento do tipo de disco a ser criado (figura 37). No nosso exemplo faremos a gravao de um CD-ROM (ISO9660 / Joliet).
Figura 37.37
Escolhendo o tipo de disco a ser criado.

Na figura 38 vemos a janela principal do WinOnCD. A partir de uma lista de pastas e arquivos, similar do Windows Explorer, selecionamos o que deve ser gravado. Na parte inferior da janela, clicamos sobre o boto Editor. Podemos agora arrastar para esta rea, as pastas e arquivos a serem gravados.
Figura 37.38
O programa WinOnCD.

Uma vez definidos os arquivos a serem gravados, clicamos sobre o boto Disc. A parte inferior da janela assumir o aspecto mostrado na figura 39. Podemos escolher aqui algumas opes de gravao, j explicadas quando apresentamos o programa Easy CD.

Captulo 37 Gravadores de CDs Figura 37.39

37-31
Opes de gravao do WinOnCD.

Clicamos ento sobre o boto Record. O programa pedir a colocao de um CD em branco e determinar se trata-se de um CD-R ou CD-RW. Ser criado o arquivo de imagem, a seguir ser feito o teste de gravao (caso tenha sido selecionado), e finalmente comear a gravao (figura 40).
Figura 37.40
Gravao em andamento.

Durante as gravaes conveniente monitorar o indicador Write Buffer Status. Deve ficar preferencialmente o mais prximo possvel da marca Full. Este medidor indica a quantidade de dados existentes no buffer interno do gravador. Este buffer tem o objetivo de compatibilizar a velocidade do gravador com a velocidade de transferncia de dados provenientes do disco rgido. Em uma gravao na velocidade 4x (600 kB/s), um buffer de 1 MB pode armazenar dados para cerca de 1,6 segundos de gravao. Isto significa que o computador pode fazer pausas de at 1,6 segundos durante o processo de gravao. Essas pausas podem corresponder a tempos de movimentao das cabeas para a busca de arquivos fragmentados em uma gravao on the fly. Se o marcador mostrar que o buffer no permanece cheio durante a gravao, providncias devem ser tomadas para evitar o buffer underrun. Podemos por exemplo desabilitar a gravao on the fly e/ou reduzir a velocidade de gravao.
Apagando uma mdia de CD-RW

Os programas para gravao de CDs permitem fazer o apagamento de mdias CD-RW que j contenham dados. O WinOnCD, por exemplo, apresenta aps o pressionamento do boto Record, um quadro com

37-32

Hardware Total

informaes e controles sobre a mdia. Neste quadro selecionamos a guia Blank (figura 41), na qual podemos comandar este apagamento.
Figura 37.41
Apagamento do CD-RW.

Packet Write
Os gravadores atuais so acompanhados de mais de um tipo de software de gravao. Programas como o WinOnCD e o Easy CD Pro permitem gravar discos a partir do selecionamento das pasta e arquivos desejados, seguidos da criao de um arquivo de imagem, teste e finalmente a gravao. Existem outros softwares que permitem o uso de discos CD-R e CD-RW como se fosse um disco rgido. Obviamente no caso do CD-R no poderemos apagar dados j gravados. Um desses programas o Packet CD, produzido pela CeQuadrat, a mesma produtora do WinOnCD. Quando o Packet CD est instalado e inserimos um CD-R ou CD-RW em branco, automaticamente apresentado um quadro como o da figura 42.
Figura 37.42
Deteco de um CD em branco pelo Packet CD.

Podemos ento formatar o disco CD-R ou CD-RW. A figura 43 mostra a formatao de um CD-RW em andamento. Esta operao demora cerca de

Captulo 37 Gravadores de CDs

37-33

50 minutos em um drive 2x. J a formatao de um CD-R bem mais rpida, durando menos de 1 minuto. Terminada a formatao podemos gravar dados no disco sem utilizar programas especiais como o WinOnCD ou o Easy CD. Bastar utilizar comandos usuais de cpia, como se estivssemos gravando em um disco rgido.
Figura 37.43
Formatao de um disco CD-RW pelo Packet CD.

Note que o Packet CD permite gravar apenas 512 MB por disco, ao invs dos usuais 650 MB. Alm disso preciso que o sustema operacional tenha capacidade de ler discos no sistema UDF, usado pelo Packet Write. o caso do Windows 98 e superiores.

Compatibilidade de mdias
Muito desagradvel a situao em que gravamos um CD e ao tentarmos fazer sua leitura em um drive de CD-ROM ocorrem erros de leitura, ou mesmo o no reconhecimento do disco. Este problema pode ser evitado se soubermos escolher o tipo correto de mdia. O processo de gravao em CD-R foi patenteado pela Mitsui Chemicals, e baseado em uma substncia chamada phtalocyanine. A mdia apresenta o aspecto dourado (gold media). CD-Rs com este tipo de mdia so fabricados pela Kodak e pela Mitsui. Outras empresas desenvolveram outro tipo de mdia, na cor verde (green media), baseada em uma substncia chamada cyanine. Esses discos so produzidos pela Sony e TDK, entre outras. A Verbatim patenteou um outro tipo de mdia, na cor azul (blue media), tambm baseada no cyanine. A mdia dourada (phtalocyanine) apresenta vantagens sobre as mdias verde e azul (cyanine), apesar do seu preo ser discretamente superior. Uma delas a sua maior vida til, estimada em cerca de 100 anos, contra cerca de 15 anos obtidos com as outras mdias (a vida til estimada por processos de acelerao de envelhecimento, baseados em stress trmico e aplicao de vrios tipos de radiao).

37-34

Hardware Total

A outra vantagem so os melhores resultados obtidos nas gravaes em alta velocidade. Podemos encontrar gravadores de CD-R capazes de ler em altas velocidades, to rpidos quanto os drives de CD-ROM modernos, mas bastante lentos ao fazer as gravaes (1X, 2X, 4X e 8X so os tipos mais comuns). Ao gravar em 1X (uma gravao demora cerca de 1 hora), todos os tipos de mdia apresentam resultados semelhantes, com baixas taxas de erro (ou seja, os CDs que voc grava podem ser lidos com sucesso em praticamente qualquer drive de CD-ROM), mas a situao poder ser diferente nas velocidades de gravao superiores. Por exemplo, ao gravar em velocidade 2X (uma gravao completa dura cerca de meia hora), voc poder obter maiores taxas de erro (impossibilidade de leitura em certos drives) nas mdias verde e azul que na mdia dourada. Mais crtica ainda a gravao em 4X. Na verdade, muitos fabricantes de gravadores de CD-R nesta velocidade recomendam o uso exclusivo de mdia dourada. Os problemas de leitura em mdias de CD-R so mais comuns quando tentamos ler esses discos em drives de CD-ROM antigos, com velocidades entre 8x e 16x. Para velocidades inferiores, em drives ainda mais antigos, problemas de compatibilidade no ocorriam. Nos drives de CD-ROM mais novos, com velocidades superiores a 20x, os fabricantes tomaram o cuidado de garantir que o sistema tico opere corretamente nas leituras de mdias CD-R. A questo da compatibilidade com as mdias CD-RW bem mais sria. A maioria dos drives de CD-ROM antigos no podem ler mdias CD-RW, pois o feixe LASER refletido possui intensidade muito fraca. Apenas os drives de CD-ROM multiread (consulte as especificaes no manual) podem fazer leitura nessas mdias. Por isso sua aplicao bem mais restrita que a das mdias CD-R. Se voc pretende enviar para outro usurio um CD gravado e no sabe se o drive de CD-ROM multiread, utilize ento uma mdia CD-R. Leve em conta tambm que a mdia CD-RW 10 vezes mais cara que a mdia CD-R, e esta deve ser usada preferencialmente para transporte de dados.

Evitando o buffer underrun


O mais srio problema que um gravador de CDs pode apresentar o buffer underrun, que ocorre quando o gravador deixa de receber, mesmo que por uma frao de segundo, a seqncia de dados a serem gravados. Isto resulta na perda do CD-R que estava sendo gravado. No caso de uma mdia de CDRW, preciso reiniciar o processo de gravao.

Captulo 37 Gravadores de CDs

37-35

Durante o processo de gravao de um CD-R ou CD-RW, o seu drive precisa receber um fluxo constante de dados. Como muito difcil a manuteno de um fluxo constante, os gravadores de CDs possuem um buffer interno que consiste em uma rea de memria (em geral 1 MB ou menos) suficiente para manter os dados que devero ser gravados nos prximos segundos. A velocidade na qual os dados so retirados deste buffer e transferidos para a mdia absolutamente constante, mas a velocidade na qual o computador coloca dados neste buffer poder variar, e at mesmo fazer pequenas pausas por uma frao de segundo, desde que o buffer no fique vazio. Quando o PC realiza pausas na transferncia dos dados para a mdia em um perodo suficiente para que os dados do buffer sejam consumidos, ocorre o buffer underrun. A gravao em curso perdida, e o CD-R fica inutilizado. O CD-RW no fica inutilizado mas precisamos recomear do incio o processo de gravao. Podemos tomar algumas providncias para evitar este problema: 1) Teste antes de gravar Os programas para gravao de CD-R e CD-RW possuem um comando para gravao simulada, na qual os dados so transferidos, porm o feixe laser que faz a gravao na mdia mantido com baixa potncia, no efetivando a gravao. Se no ocorrerem erros, voc poder realizar a gravao efetiva. Se ocorrerem erros, voc dever investigar as suas causas e tentar fazer com que no ocorram. Por exemplo, voc pode tentar uma velocidade de gravao mais baixa. Repita a simulao para checar se voc conseguiu resolver o problema, e s ento faa a gravao definitiva. Isso evitar que voc estrague vrios CDs virgens enquanto estiver tentando resolver os problemas. 2) Reduza a velocidade O buffer underrun ocorre porque os dados do buffer do CD-R so consumidos muito rapidamente. Dependendo da velocidade e do tamanho do buffer, uma pequena pausa de um segundo que o processador precise fazer para executar outras atividades far com que o buffer underrun ocorra. As velocidades de gravao determinam a velocidade na qual os dados do buffer so consumidos:
Velocidade 1X 2X 4X 8X 12X 16X Taxa 150 kB/s 300 kB/s 600 kB/s 1200 kB/s 1800 kB/s 2400 kB/s

37-36

Hardware Total

Digamos que o seu gravador tenha um buffer de 1 MB e seja capaz de operar em 4X, ou seja, 600 kB/s. Se o processador fizer uma pausa de 1,7 segundos, todos os dados do seu buffer sero consumidos, e ocorrer o buffer underrun. J com a velocidade 2X, este problema s ocorreria se o processador parasse de enviar dados por 3,4 segundos, e com a velocidade 1X o problema s ocorreria com uma pausa de 6,8 segundos. Observe que a situao mais crtica quando o buffer do gravador tem menor tamanho. Portanto, se voc est tendo este tipo de problema, reduza a velocidade de gravao. 3) Desabilite a leitura antecipada O Windows realiza operaes de leitura antecipada no disco rgido, o que em geral aumenta o seu desempenho mdio. Quando um programa solicita a leitura de uma parte de um arquivo, feita a leitura desta parte e de uma rea posterior, mantendo a seqncia. Apesar do desempenho global do acesso a disco ser aumentado, so realizadas pequenas pausas para a leitura dessas reas de forma antecipada.
Figura 37.44
Desabilitando a leitura antecipada.

Para desabilitar este recurso, clique em Meu Computador com o boto direito do mouse e no menu apresentado escolha a opo Propriedades. No quadro apresentado selecione a guia Desempenho e clique sobre o boto Sistema de Arquivos. Selecione a guia Disco rgido e voc ter acesso ao quadro da Figura 44. Coloque totalmente para a esquerda o controle indicado como Otimizao de leitura antecipada, como mostra a figura. 4) Verifique o desempenho do disco rgido

Captulo 37 Gravadores de CDs

37-37

O disco rgido pode no estar sendo suficientemente veloz para transferir os dados na velocidade exigida pelo gravador. Acesse o CMOS Setup e habilite a opo Ultra DMA. 5) Desabilite outros programas No deixe que outros programas fiquem em execuo ao mesmo tempo em que usa o programa para gravar CDs. Esses programas podero fazer acesso a disco, deixando o buffer do CD-R temporariamente sem receber dados. 6) Interface IDE Se tanto o disco rgido como o gravador (no caso de modelos IDE) estiverem ligados na mesma interface IDE, voc provavelmente ter problemas. Instale o gravador na outra interface IDE. Problemas tambm podem ocorrer quando o drive de CD-ROM e o disco rgido esto ligados na mesma interface IDE. Instale ento o drive de CD-ROM na interface IDE secundria, mesmo que seja junto com o gravador. Note que nesta configurao voc no poder transferir arquivos diretamente de um CD-ROM para um CDR/CD-RW (ou ento ter muitos problemas de buffer underrun). Ser preciso antes copiar para o disco rgido os dados que voc deseja gravar.
Outros problemas

Mesmo com esses cuidados, outros problemas no relacionados com o buffer underrun podem ocorrer. Vejamos algumas providncias que podem ser tomadas: 1) Interfaces SCSI Os drives de CD-R e CD-RW conectados em interfaces SCSI esto sujeitos a todos os tipos de erro de configurao tpicos dos dispositivos SCSI. Verifique se as terminaes esto corretas e confira o SCSI ID. 2) Interface paralela Gravadores de CDs esto expostos aos problemas e incompatibilidades que podem ocorrer quando ligamos vrios dispositivos na porta paralela. A soluo para os problemas poder ser a instalao de uma caixa comutadora, ou ento uma segunda interface paralela. No deixe ainda de verificar se a porta paralela est configurada como EPP ou ECP. 3) Caddy defeituoso Muitos gravadores utilizam o caddy, uma espcie de estojo para a colocao do CDs. Se voc estiver tendo problemas, experimente usar um caddy novo.

37-38

Hardware Total

Se este dispositivo sofrer algum tipo de choque mecnico, poder afetar o processo de gravao. 4) Limpeza do sistema tico Discos de limpeza para drives de CD-ROM tambm podem ser usados para gravadores de CD-R e CD-RW. Este sistema tico pode ficar sujo, principalmente por poeira. /////////// FIM ///////////

You might also like