You are on page 1of 7

UFSC Universidade Federal de Santa Catarina Depto De Eng. Qumica e de Eng. De Alimentos EQA 5313 Turma 645 Op.

Op. Unit. de Quantidade de Movimento CARACTERIZAO DE SLIDOS 1. PROPRIEDADES GERAIS DAS PARTCULAS Slidos constituem uma poro considervel de produtos e matrias primas da indstria de alimentos, sendo manuseados de diferentes maneiras dentro de uma planta de processamento. Alimentos em p so sistemas particulados que podem ser utilizados como produtos ou ingredientes alimentares. As principais operaes que envolvem slidos so: mistura, fragmentao ou reduo de tamanho, peneiramento, fluidizao, filtrao, sedimentao, adsoro, escoamento em leitos granulares (leito fixo), transporte de slidos etc. O projeto destas operaes requer o conhecimento das propriedades e caractersticas dos slidos. A descrio das propriedades de alimentos em p em um sistema particulado de grande importncia na tecnologia de partculas. As propriedades primrias das partculas como: densidade, forma, porosidade, e tamanho esto relacionadas com propriedades secundrias como: compressibilidade mecnica, coeso, ngulo de repouso, resistncia ao escoamento, segregao, entre outras. 1.1 PARTCULAS UNIFORMES Para partculas uniformes, ou seja, onde todas possuem a mesma forma pode-se definir as seguintes propriedades: Superfcie externa da partcula S:
S ' = a.D 2

(1)

Onde, a uma constante que dependente da forma, para esferas a = e para cubos a = 6 Volume da partcula V V = b. D 3 (2)

Onde, b = 1 para cubos e /6 para esferas. Fator de forma da partcula

a b

(3)

Para cubos e esferas o fator de forma 6, para partculas irregulares maior que 6. Nmero de partculas em uma amostra: N;
N= Massa amostra M = Massa de uma particula b.D 3 .

(4)

Onde M a massa da amostra e a densidade do slido. Superfcie externa da amostra: S


S = N .S ' = M .a .D 2 ..M = D. b.D 3 .

(5)

Onde M a massa da amostra e sua densidade. 1.2 PARTICULAS HETEROGNEAS

Produtos ou matrias primas slidas, nem sempre apresentam a mesma forma, podendo muitas vezes ser de forma irregular, possuindo assim uma distribuio de forma. Mesmo que sejam de uma nica forma dificilmente possuem um tamanho nico, possuindo assim uma distribuio de tamanhos. Exemplo disto se encontra moagem de slidos, onde se observa que todas as partculas so de forma irregular, e de tamanho diferente, existindo, portanto uma distribuio de forma e uma distribuio de tamanho. J na secagem de pastas ou lquidos, -- em secador spray dryer para obteno de leite em p, ou leveduras secas-- , o material obtido uniforme, as partculas so esfricas, embora apresentem tamanho variado e uma distribuio de tamanhos. Na natureza e em muitos processos e operaes os ps de slidos obtidos raramente possuem um nico tamanho, possuem, portanto um tamanho variado distribudo em torno de valores mdios, com forma que pode ser irregular ou uniforme. Assim como a forma pode ter uma distribuio, a densidade das partculas tambm pode ter uma distribuio. Estudar este tipo de distribuies algo bastante complexo. Em geral quando se analisa partculas concentra-se mais na distribuio de tamanhos considerando que, mesmo que a forma seja irregular, um tamanho equivalente a uma forma esfrica possa ser obtido. Tamanhos de Partculas e Distribuio de Tamanhos: As distribuies de tamanhos de partculas de qualquer material slido podem ser estudadas por nmero, massa, volume e superfcie. A Figura 1 mostra de forma qualitativa o relacionamento entre estas distribuies.

Figura 1. Distribuies de tamanho de partculas, nmero, massa e superfcie. Peneiramento: O peneiramento em escala laboratorial um dos mtodos mais usados para anlise de partculas. O equipamento consiste de um conjunto de peneiras montadas uma sobre as outras que so vibradas verticalmente e horizontalmente em uma maquina de ensaio. A Figura 2 ilustra uma dessas mquinas. As peneiras so padronizadas, existindo as sries: B.S. British Standard I.M.M. Institute of Mining and Metarlurgy (USA) Srie Tyler (Americana).

Figura 2 Vibrador de peneiras para anlise granulomtrica Os dimetros de abertura e fios desta srie podem ser encontrados tabelados em vrios livros de operaes unitrias. Em geral, estas peneiras so 3

arranjadas para peneiramento de tal forma que exista um fator constante entre as aberturas da maior para menor de raiz de dois ou raiz quarta de dois. Atravs do peneiramento possvel obter as curvas de freqncia e curva cumulativa, para a distribuio. O ensaio consiste em colocar a amostra sobre a peneira mais grossa e agitar em ensaio padronizado o conjunto de peneiras colocadas umas sobre as outras na ordem decrescente de abertura de malhas. Abaixo da serie de peneiras h uma panela que recolhe a frao contendo as partculas mais finas. Terminado o ensaio, as quantidades retidas nas diversas peneiras e na panela so determinadas por pesagem e as diversas fraes retidas podem ser calculadas dividindo as diversas massas retidas pela massa total da amostra.

xi =

mi M

(6)

Os resultados podem se apresentados na forma de tabelas ou grficos. H dois tipos de anlise aculmulativa: o primeiro apresenta, em funo de cada Di, a frao acumulada de grossos, que se calcula somando a frao retida na peneira i as fraes retidas em todas as peneiras anteriores.

X i = x1 + x2 + ... + xn

(7)

o segundo tipo de anlise granulomtrica acumulada o que relaciona Di com a frao acumulada que passa pela peneira, denominada frao acumulada de finos (1-Xi). As curvas de distribuio de tamanho de partculas apresentadas na Figura 1 esto na forma de freqncia, mas em geral as curvas cumulativas de distribuio de tamanho, tal como mostrada na Figura 3, so mais utilizadas por apresentarem facilidade na obteno de parmetros.

Figura 2 Curva cumulativa de distribuio de tamanho de partculas. Ver Ex. 10.7 http://www.nzifst.org.nz/unitoperations/mechseparation.htm

2. CLCULOS BASEADOS NAS ANLISES GRANULOMTRICAS Nmero de Partculas numa amostra (partcula no uniformes) N:
N= M n x n 3 b 1 Dn

(8)

Onde M a massa total da amostra de partculas. Superfcie externa das partculas

.M S=
Dimetro mdio das partculas

D
1

xn
n

(9)

Um fator importante a considerar quando se discute o dimetro mdio de uma distribuio de tamanhos o tipo de dimetro mdio que est sendo utilizado. Para um estudo de distribuio de tamanhos por nmero tem-se, na Tabela 1, os diversos tipos de tamanhos mdios: Tabela 1. Notaes para tamanhos Smbolo Nome do Dimetro mdio p Da Aritmtico 0 DS Superfcie 0 Da Linear dos dimetros 1 q 1 2 2 ordem 1 2 3

As diferentes formas de clculo dos dimetros mdios esto relacionadas com aplicaes especficas, por exemplo, o dimetro mdio aritmtico importante no estudo da filtrao; o dimetro superficial importante para caracterizar materiais como os materiais adsorventes e catalisadores slidos e a mdia linear de dimetros uma grandeza estatstica que tem importncia no estudo de evaporao de gotculas no seio de gases (processos de secagem em spray-dryer). Estes dimetros podem ser calculados de acordo com a seguinte expresso:
D q p =

D D

q p

.N .N

(10)

Usando a equao acima com p=0 e q=1, temos como o dimetro aritmtico DL:
Da =

D.N
N

D D

xi
2

(11)

xi
3

Considerando o dimetro superficial mdio temos p= 0 e q=2, logo:


D 2 .N (12) DS = N No caso de calcular a mdia linear dos dimetros, p =1 e q=2; assim temos:
1/ 2

Da' =

D N DN
2

(13)

A Tabela 2 ilustra diversos mtodos e tcnicas existentes para se obter distribuio de tamanho de partculas.
Tabela 2 Alguns mtodos de anlise de distribuio de tamanho de partculas.
Mtodo Peneiras Microscopia ptica Pipeta Andreasen Absoro de Luz e Sedimentao Impactores de Cascata Absoro Raio X e Sedimentao (Sedgrafos) Absoro de Luz e Sedimentao Espalhamento de Luz em gs (contadores) Faixa aplicao m 37 400 5 120 2 - 100 2 100 0,3 50 2 100 3 100 0.1 100 Dimetro medido Dimetro Dimetro Dimetro Dimetro Dimetro ou Tamanho de peneira rea projetada Martin , etc. Stokes Stokes Tipo de Distribuio Massa Nmero Massa Massa ou Nmero Massa Massa Superfcie Nmero

Dimetro Aerodinmico Dimetro Stokes Dimetro Stokes Dimetro de rea projetada

Como mostrado na Tabela 2, a distribuio de tamanho de partculas pode ser feita por diversos tipos de equipamentos, podendo-se obter distribuies por nmero, massa ou superfcie. Um dado dimetro mdio obtido atravs uma distribuio por nmero difere daquele obtido atravs de uma distribuio por massa ou superfcie. Mesmo que as distribuies obtidas sejam do mesmo tipo deve se procurar a equivalncia entre os dimetros medidos. Por exemplo, para o estudo de distribuio de tamanho de partculas feita com peneiras e com Pipeta de Andreasen tem-se, em ambos os casos, distribuio por massa, ainda assim os dimetros medidos so diferentes. Na distribuio por peneiras tem o chamado dimetro de peneira e na distribuio obtida com a Pipeta de Andreasen tem-se o dimetro de Stokes.

Exemplo 1 Vinte gramas de uma amostra de caf solvel, com partculas esfricas de densidade 1,5 g/cm3 apresentam a anlise granulomtrica abaixo.

Calcule: A) o B) o C) o D) a nmero de partculas da amostra, dimetro superficial mdio dimetro mdio aritmtico mdia linear dos dimetros

Bibliografia consultada. Gomide, R. Operaes Unitrias V. 1 Operaes com Sistemas slidos granulares

You might also like