You are on page 1of 10

Apresentao Oral de Portugus: A esquemtica da apresentao, ordem dos temas, pelos quais vou falar:

- As figuras histricas 2 - O Iluminismo 3 - A Inquisio ou Tribunal de Santo Ofcio 4 - A cultura no reinado de D.Joo V 5 - Convento de Mafra 6 - Contextualizao na Obra

As figuras histricas:

D.Joo V
D.Joo V foi um importante rei de Portugal da 4a Dinastia, a Dinastia de Bragana, no sculo XVIII. Nasceu em 1689 e morreu no ano de 1750. D.Joo V reinou de 1706 a 1750 e ficou conhecido pelo cognome de Magnnimo devido s obras megalmanas que mandou construir. Portugal na altura estava debilitado pelas prolongadas guerras da Restaurao e, depois pela participao na Guerra da Sucesso de Espanha, ento, D.Joo V procurou recompor a administrao, governando como monarca absoluto. As minas do Brasil vieram trazer grandes riquezas a Portugal, aproveitando-as D. Joo V para obras magnificientes e sumpturias(de luxo), para doaes a igrejas e mosteiros, para luxo da sua corte, para a compra de indulgncias. Entre essas obras magnificientes, destaca-se o Convento de Mafra, a capela que mandou erigir na Igreja de S.Roque em Lisboa e o Aqueduto das guas Livres. Fez erguer outros templos e conventos por todo o reino. O Papa Bento XIV reconhece D.Joo V e aos seus sucessores o ttulo de Fidelssimo.

Protegeu as Artes e a Cultura, criando bibliotecas como a do Convento de Mafra, a Biblioteca Real e a Biblioteca da Universidade de Coimbra. Fundou tambm a Real Academia de Histria em 1720. D.Joo V uma figura controversa, pela sua vida privada, recheada de aventuras amorosas, foi bastante importante para a cultura e as artes que foram trazidas a Portugal durante o seu reinado.

Maria Ana de ustria

Foi Rainha de Portugal, esposa de D.Joo V. Nasceu na ustria em 1693 e morreu em 1754. Dos seus 6 filhos, apenas 3 atingiram a maioridade: D.Maria Brbara e os Reis D.Jos e D.Pedro III. No teve muita interferncia na vida poltica. Foi duas vezes regente, durante a cura e repouso do Rei, e na doena mortal do mesmo. Contribui-o para a ascenso poltica de Marqus de Pombal. Era culta, e detinha o domnio de vrias lnguas. Fundou em Lisboa o Convento de S.Joo Nepomuceno.

Infante D.Francisco
Nascido em Lisboa a 1691. irmo de D.Joo V. Era conhecido pelo seu instinto cruel e pela sua rudez .

Dedicava o seu tempo ao exerccio da caa. O comportamento desta personagem caracterizado pela sua misteriosidade e falsidade.

Bartolomeu Loureno de Gusmo


Nasceu no Brasil em 1685 e morreu em 1724. Desde cedo que revelou interesses pelas cincias e pelas suas aplicaes prticas. Estudou no Brasil e veio a Portugal, onde o seu engenho e memria davam muito que falar. Quando voltou ao Brasil inventou um sistema que envolvia a subida da gua para onde a se quisesse transportar. Em 1708 quando voltou a Portugal, matriculou-se na Universidade de Coimbra e foi em 1709 que esta personagem se dirigiu ao Rei D.joo V, contando que tinha descoberto um instrumento para se deslocar no ar com a mesma segurana que se fazia pela terra e pelo mar, e que com ele se poderiam transmitir rapidamente avisos, ou transportar produtos, socorrer sem o impedimento dos inimigos, descobrir as regies prximas dos plos e resolver o problema da longitudes, pedindo-lhe ento que ele investisse neste engenho. A 19 de Abril o Rei concedeu-lhe a sua vontade e este comeou a trabalhar depois de ter redigido uma srie de argumentos sobre a possibilidade de se navegar pelo ar e sobre o que era a aeronatica. Bartolomeu Gusmo comeou a ser designado pela alcunha de Voador. A expectativa e o interesse por tal engenho eram grandes, demonstrada pela rpida difuso de uma gravura com uma suposta representao dessa tal mquina de voar, com a forma de uma ave, sendo da que proveio o nome de Passarola. A 3 de Outubro iventou um rudimentar aerstato. Em 1713 partiu para a Holanda com a esperana de a realizar alguns projectos. Desiludido retornou a portugal em 1716 e continuou os estudos que haviam sido interrompidos, licenciou-se e doutorou-se em Coimbra. Em 1724 fugiu de Lisboa com o seu irmo para Espanha, adoecendo gravemente na viagem, e veio a morrer no Hospital de S.Toledo. Fugira com o medo da Inquisio, pois o seu nome aparecera numa histria de Bruxaria.

Domingos Scarlatti
Foi um notvel compositor de msica. Naceu em Npoles em Itlia em 1685 e morreu em 1757. Foi um admirvel cravista e compositor. Tem uma grande importncia histrica pois foi o indutor de um tema musical importantssimo para a forma musical moderna.

Domingos Scarlatti viveu em Lisboa, tendo a sua permanncia na capital tendo contribuido benficamente para a arte portuguesa. Foi o Infante D.Antnio, irmo de D.joo V, que trouxe o compositor para a capital. De 1720 a 1729, Scarlatti exerceu em Lisboa as funes de mestre-de-capela e de professor da casa real. Deixou a corte portuguesa para a de Madrid.

Antnio Jos da Silva


Nasceu no Rio de Janeiro a 1705 e morreu a 1739. Era comedigrafo, poeta, advogado, e chamado de o judeu. Veio do Brasil para Portugal. E em 1728 formou-se em Coimbra. A 5 de outubro de 1737 preso com a sua mulher, denunciado por actividades judaizantes, foi executado num auto de f em Outubro de 1739. Foi garrotado e depois queimado. Foram 8 as obras, que o Judeu criou, comdias com nmeros musicais. As obras eram representadas por bonifrates, fantoches ou marionetas de cortia, movidos a arames. A finalidade do autor era fazer rir atravs de uma stira social, de passagens brejeiras, da crtica do quotidiano, bem como da oposio entre a maneira de estar e de falar e de viver das classes mais elevadas em relao ao povo. Os seus temas eram inspirados na mitologia e natradio clssica, sendo por isso considerado o mais importante dramaturgo portugus entre Gil Vicente e Almeida Garret.

Iluminismo
Foi um movimento filosfico que dominou o mundo das ideias da Europa do sc XVIII. Esta filosofia coloca em primeiro lugar a utilidade e a felicidade individual, criticando as hierarquias social e religiosa em nome de um humanismo alicerado no valor do indivduo. tambm uma idealogia poltica cuja expanso acompanha a ascenso da burguesia e o declnio do feudalismo.

Intelectuais da poca os Iluministas criaram a Enciclopdia publicada em 28 volumes. Em Portugal, o Iluminismo estava ligado essencialmente necessidade de regenerao nacional, desenvolveu-se desde meados do sc XVIII e assumiu uma faceta mais literria do que filosfica ,com as obras de Bocage entre outros escritores da poca.

A Inquisio/ Tribunal de Santo Ofcio


A inquisio era um tribunal eclesistico destinado a defender a f catlica: vigiava, perseguia e condenava aqueles que fossem suspeitos de praticar outras religies. Exercia tambm uma severa vigilncia sobre o comportamento moral dos fiis e censurava toda a produo cultural bem como resistia fortemente a todas as inovaes cientficas. Na verdade, a igreja receava que as ideias inovadoras conduzissem os crentes dvida religiosa e contestao da autoridade do papa. Em 1536 o papa Paulo II estabelece a inquisio em Portugal, no reinado de D. Joo III. Os judeus foram os mais perseguidos pela inquisio em Portugal. As novas propostas filosficas ou cientficas eram, geralmente, olhadas com desconfiana pela inquisio que submetia a um regime de censura prvia todas as obras a publicar, criando o Index (catlogo de livros cuja leitura era proibida aos catlicos) sob pena de excomunho. As pessoas viviam amedrontadas e sabiam que podiam ser denunciadas a qualquer momento sem que houvesse necessariamente razo para isso. Quando algum era denunciado, levavam-no preso e, muitas vezes, era torturado at confessar. Alguns dos suspeitos chegavam a confessar-se culpados s para acabar com a tortura. No caso do acusado no se mostrar arrependido ou de ser reincidente, era condenado, em cerimnias chamadas autos-de-f, a morrer na fogueira. A inquisio em em 1821 depois de 1820. Portugal terminou da revoluo liberal

Execuo de condenados pela Inquisio, no Terreiro do Pao, em Lisboa (sc. XVIII)

Muitas das vtimas eram simplesmente queimadas na estaca. Normalmente, essas execues na fogueira eram realizadas em pblico mas na maioria das vezes, as pessoas que eram queimadas em pblico, primeiro eram torturadas em privado.

Se uma mulher fosse acusada de bruxaria, ficava na iminncia de sofrer uma tortura por parte do clero. As mulheres eram especialmente visadas para perseguio como provveis bruxas.

A acusao era equivalente culpa.

Instrumentos de tortura na inquisio O Candelabro Pea de madeira em formato de tringulo onde a vtima era colocada de pernas abertas e forada para baixo. Era uma das formas usadas para punir casos de bruxarias, pois a vtima tinha que fazer muita fora para contrair as suas pernas e evitar que a pea entrasse, coisa que era inevitvel.

Tortura da gua Ao ru, preso mesa, durante o "interrogatrio" era dada gua at o seu ventre se rebentar.

Autos-de-f Cerimnias pblicas onde os condenados da Inquisio eram queimados vivos.

A dama de ferro Um sarcfago de madeira com espinhos afiados e longos. Essa ferramenta de tortura tinha os espinhos colocados de tal forma que no atingia nenhum ponto vital das vtimas, para prolongar seu sofrimento.

A Pra O nome dado pelo formato da pea. uma pea que expandia progressivamente as aberturas onde era introduzida. Esse instrumento forava os orificios onde era introduzido. Era usada para punir os condenados por adultrio, ou unio sexual com Sat, e tambm por blasfmias ou heregia.

A Roda Eram quebrados os ossos da vtima dos pulsos, joelhos, cotovelos e ombros para que essa pudesse ser "tranada" entre os raios da roda. Estando a vtima nua e com os membros tranados, a roda era suspensa e ficava exposta em praa pblica ou em locais chamados de docas de execuo. As vtimas agonizavam at a morte, muitas vezes com os ossos expostos.

A cultura no reinado de D.Joo V


O estilo barroco portugus toma formas caractersticas tanto na arquitectura como no mobilirio, na talha dourada, no azulejo e na ourivesaria. O estilo da poca era o Barroco, caracterizado pelo uso de linhas curvas e pela abundncia da decorao. No interior das igrejas e dos palcios era frequente o revestimento a talha dourada, azulejo e mrmore. Na pintura, na escultura e na arquitectura consideradas as artes maiores, a importao macia de artistas estrageiros estancou a originalidade de talentosos artistas portugueses. Deste modo, a verdadeira originalidade portuguesa refugiou-se nas artes menores. A cultura portuguesa aplica-se em estudos como a cartografia, como a engenharia, como o direito. No que diz respeito s instituies da cultura no reinado de D.Joo V, as que merecem especial referncia a Real Academia Portuguesa da Histria, fundada em 1722, e a introduo da pera italiana em 1731.

Convento de Mafra
A antiguidade de Mafra, remonta ao tempo dos Mouros, que aqui possuim um reduto defensivo conquistado por D.Afonso Henriques em 1147. Mas foi no sculo XVIII que Mafra ganhou relevo quando D.Joo V confrontado com a esterilidade da esposa e no cumprimento dum voto feito a Deus, fez convergir para este local imensos homens para, dar origem ao que se tornou, o monumento mais importante portugus do estilo barroco joanino. A baslica do Convento de Mafra foi sagrada a 22 de Outubro de 1730, com uma festa estrondosa, que durou 8 dias, mas as obras s terminaram completamente 5 anos depois. Tendo custado mais de 48 milhes de cruzados. O conjunto do edifcio colossal, o interior da baslica impe-se pela enorme quantidade de esttuas, que representam os fundadores de diversas ordens religiosas. um templo de uma rigorosa arquitectura clssica. composta por 6 capelas laterais, ricas de motivos escultricos e separadas por prticos de mrmore negro. No interior do palcio encontra-se a Biblioteca. Os materiais para a construo do convento proviram de diversos lugares no mundo.

Contextualizao da Obra
O Memorial do convento evoca a Histria Portuguesa do reinado de D.Joo V, no sculo XVIII, procurando uma coneco com as situaes polticas de meados do sculo XX. Retrata essa poca da ostentao do luxo e de grandeza da corte de Portugal, que procura imitar o esplendor da corte francesa. O poder absoluto e o iluminismo que configuram neste sculo, vo marcar os seus gostos estticos e as mentalidades portuguesas duma forma decisiva. Em Portugal, D.Joo V deixa-se influenciar pelos diplomatas estrangeiros que o rodeiam, e pela riqueza proviniente do Brasil. O aparecimento no Brasil de grandes jazidas de Ouro permite a resoluo de alguns problemas financeiros e leva o rei a investir no luxo dos palcios e das igrejas.

Ao querer ultrapassar a magnificincia do Escorial de Madrid e do palcio de Versalhes, e em aco de graas a Deus pelo nascimento do seu Filho, manda construir o convento de Mafra, com a incluso de um grandioso palcio e de uma extraordinria baslica. O rei portugus adquire o ttulo de Fidelssimo pelo Papa e adquire o cognome de o Magnnimo, devido s enormes obras que fez, no campo da arte, da literatura, e da cincia, como o convento de Mafra, Aqueduto das guas Livres, a Real Academia Portugesa de Histria, e pela introduo da pera italiana em Portugal, com Domenico Scarlatti. D. Joo V aclamado rei a 1 de Janeiro de 1707, quando a situao econmica do pas se encontrava extremamente grave. Casa a 9 de Julho de 1708 com D.Maria Ana de ustria. A vida sentimental de D.Joo V est marcado pelas relaes com a madre Paula do convento de Odivelas, com quem se envolve durante 20 anos e detm um filho, tambm teve uma relao com D. Madalena de Miranda, uma freira do mesmo convento, com quem teve outro filho. Enquanto o rei se interessa pela ostentao e esplendor da corte ou pelas suas fugas sentimentais, a Inquisio ocupa-se com a ordem religiosa e moral, estendendo a sua aco aos campos sociais, culturais e polticos. O Memorial do Convnto uma narrativa histrica que percorre este perrodo de aproximadamente 30 anos da Histria Portuguesa, no reinado de D. Joo V, entrelaando personagens e acontecimentos verdicos com seres conseguidos pela fico. Saramago fundamenta-se na realidade histrica da Inquisio, da famlia real, do padre Bartolomeu Loureno Gusmo, e de muitas outras figuras da intelectualidade e da poltica portuguesa, embora ficcionasse a sua aco.

You might also like