You are on page 1of 27

Pesquisa sobre fornecedores de software empresarial - 2011

O objetivo deste estudo fazer um mapeamento da situao do Brasil quanto oferta de tecnologia de apoio gesto, abrangendo softwares de ERP, solues scais e ferramentas de auditoria, entre outros sistemas. O projeto uma iniciativa de vrias empresas: a MBI, especializada em pesquisas no setor de TI, a ENC (Escola de Negcios Contbeis) e a revista TIInside e o site TIInside Online, publicaes especializadas em TI para o mercado empresarial, alm das comunidades virtuais JAPs - Blog de Jos Adriano Pinto, SPED Brasil, Spedito - Blog do prof. Roberto Dias Duarte e SPED/NF-e Google Group. Amostragem Pesquisa desenvolvida pela Web, contou com a participao de quase 300 empresas. Aps a validao das respostas, a amostra aqui analisada composta das respostas de 289 empresas. Faturamento das Empresas Pesquisadas A anlise dos dados obtidos revela que a absoluta maioria das empresas que atuam neste mercado so micro- e pequenas empresas.

Pesquisa sobre fornecedores de software empresarial - 2011

Apenas oito por cento das empresas possuem faturamento acima de quinze milhes anuais. Quantidade de Filiais O nmero de liais das empresas apenas conrma os dados de faturamento:

93% das empresas possuem no mximo trs liais. A faixa maior, de 16 ou mais liais, representa menos da metade da faixa superior de faturamento (acima de 50 milhes), de onde deduzimos que mesmo entre estas empresas maiores, mais da metade possuem no mximo quinze liais. Quantidade de Funcionrios Diretos Ao avaliar a quantidade de funcionrios diretos das empresas, obtivemos estes resultados:

Pesquisa sobre fornecedores de software empresarial - 2011

Comparando estes dados com o faturamento (do qual deduzimos que 83% das empresas faturam menos de oito milhes por ano), vericamos que os mesmo 83% se completam dentro da faixa de 65 a 125 funcionrios. Tomando o valor mdio desta faixa (95) como referncia, podemos estimar que o faturamento mdio por prossional contratado se situa pouca acima de 84 mil reais ao ano. Mesmo que repitamos esta anlise para as empresas com o maior faturamento, o valor encontrado praticamente o mesmo. Comparando o valor anual da manuteno de um prosssional de TI na folha de pagamento destas empresas (p.ex. um salrio nominal mensal de R$ 1,8 mil corresponde a um custo anual de cerca de 40 mil reais), concluimos que estas empresas tm um comportamento caracterstico de empresas prestadoras de servios: o custo de sua folha de pagamento representa cerca de 40% do total da receita bruta. Quantidade de Canais de Vendas O reduzido nmero de liais das empresas, contraposto grande extenso territorial e mercado potencial do pas, resulta na necessidade de construo de redes de canais para atendimento aos clientes.

Pesquisa sobre fornecedores de software empresarial - 2011

Aproximadamante quatorze por cento das empresas possuem 17 ou mais canais de vendas, nmero ampliamente superior ao de liais. Em outras palavras, a maioria das empresas opta por ampliar sua capacidade de vendas pela manuteno de vnculos comerciais com outras empresas, em vez de implementar suas prprias liais. Quantidade de Canais de Servios Outro aspecto relacionado o atendimento aos clientes conquistados pelos canais de vendas. Caso estes tenham o mesmo nvel de capacitao dos fornecedores de software, o lgico seria que a responsabilidade pelo atendimento aos clientes dos canais fosse destas empresas.

Pesquisa sobre fornecedores de software empresarial - 2011

Entretanto, observa-se que o tamanho mdio das redes de canais de servios menor que o tamanho mdio das redes de canais de vendas. Em outras palavras, h um nmero importante de canais de vendas, cujas vendas so assistidas, em termos de servios, pelas prprias empresas desenvolvedoras. Distribuio dos Clientes Os clientes das empresas entrevistadas esto distribudos por todos os estados do pas:

Pesquisa sobre fornecedores de software empresarial - 2011

Pouco mais de dois teros das empresas possuem clientes no Estado de So Paulo. importante confrontar a distribuio dos clientes com a distribuiao dos estados onde se situam as matrizes das empresas:

Pesquisa sobre fornecedores de software empresarial - 2011

Calculando a diferena entre o percentual de clientes com a distribuio das matrizes, podemos gerar uma estimativa do ndice de importaes de cada estado (o valor seria exato se os clientes de cada estado apenas comprassem de fornecedores em seu estado, o que bem provvel, mas no garantido):

Destacamos que os quatro estados do Sudeste so justamente os que mais importam solues. Em outras palavras, a absoluta maioria das empresas das outras regies exportam seus produtos para o Sudeste. Comparando estes valores com o ndice de empresas que armam ter clientes no Exterior, que de apenas 12,5%, comparvel com o percentual das empresas que possuem clientes nos estados mais remotos e menos desenvolvidos do pas, podemos armar que o modelo de competitividade destas empresas a atividade econmica e o conjunto de padres de comportamento do Sudeste do pas. Forma de atuao As anlises acima so conrmadas ao observarmos as respostas obtidas para a questo da forma de atuao das empresas:

Pesquisa sobre fornecedores de software empresarial - 2011

Apenas dez por cento a menos do nmero de empresas que desenvolvem software no se dedicam a implantao de software. Em outras palavras, apenas dez por cento das empresas entrevistadas trabalham com um modelo de canais puro: o desenvolvedor apenas desenvolve, enquanto o canal vende e implanta. Chama ainda a ateno que aproximadamente trs quartos das empresas revendem outros softwares, e cerca de dois teros prestam servios de consultoria: a atuao da maioria das empresas se compe de um mix complexo de desenvolvimento, implementao, revenda e consultoria; um dia-a-dia certamente variado! Sistemas ofertados A questo seguinte detalha o tipo de sistemas que estas empresas oferecem a seus clientes:

Pesquisa sobre fornecedores de software empresarial - 2011

Observamos que as categorias com o maior nmero de empresas ofertando solues, so justamente as solues que podemos chamar de commodities; isto , aquelas solues que so aplicveis em praticamente qualquer ramo de atividade dos clientes. Os sistemas verticalizados, especcos para determinada atividade econmica, so ofertados por um nmero menor de empresas. Contrapondo isto ao tamanho das empresas, parece que a ambio de mercado, na mdia, muito superior ao faturamento realizado. Ou, na mdia, todas estas empresas tero um grande crescimento (por se tratar de um mercado novo), ou um nmero signicativo de empresas possui uma estratgia de negcios abrangente demais: certamente muito mais fcil, para uma pequena empresa, atuar de forma focada num segmento de clientes especco. Formas de Comercializao Ao questionar as empresas sobre a forma de comercializao dos produtos que desenvolve, obtivemos estes resultados:

Pesquisa sobre fornecedores de software empresarial - 2011

A soma dos percentuais superior a 150%, porque permitimos que as empresas indicassem mais de uma forma de comercializao em uso. A venda de licenas de uso, com o pagamento de taxas de manuteno peridica, assim como o aluguel da licena de uso mensal, representam receitas recorrentes para as empresas, que no exigem esforo adicional de vendas ou preocupao com os resultados de seus clientes. Cerca de um sexto das empresas cobram de seus clientes em funo do volume de transaes processadas, ou vendem seus produtos sem cobrar qualquer taxa adicional. Podemos armar, portanto, que a maioria das empresas ainda trabalha no modelo tradicional de venda de software, sem correr grandes riscos de variao brusca da sua receita. Mercados-Alvo Na questo seguinte, investigamos o tipo de clientes que estas empresas procuram:

Pesquisa sobre fornecedores de software empresarial - 2011

Quase dois teros das empresas se focam na indstria, no varejo e no atacado. No outro extremo, um nmero prximo a um dcimo do total das empresas se foca no atendimento a rgos da administrao pblica e ao setor nanceiro. Em geral, estes segmentos exigem fornecedores de porte maior do que a mdia das empresas pesquisadas; isto , estes segmentos so reservados s empresas maiores, o que comprovado pelos resultados obtidos ao cruzar os segmentos atendidos com o faturamento das empresas.

Pesquisa sobre fornecedores de software empresarial - 2011

Alm dos Outros, so exatamente esses dois segmentos de mercado aqueles que possuem a maior concentrao das maiores empresas. Indstria e atacado so os segmentos onde as menores empresas conseguem sua maior participao de mercado. J as empresas na faixa de quatro a quinze milhes atingem sua maior participao de mercado nos segmentos de transporte e construo. Porte dos clientes Em consonncia com o porte das empresas fornecedoras, analisamos tambm o porte dos clientes que atendem.

Pesquisa sobre fornecedores de software empresarial - 2011

Ao questionar sobre as faixas de faturamento dos clientes, permitindo mltiplas respostas, vericamos que o total resultou ser inferior a 200%, isto , em mdia, as empresas pesquisadas atuam em duas das faixas representadas no grco acima. A grande concentrao em empresas clientes de faixas de faturamento menor compatvel com o faturamento das empresas pesquisadas (em outras palavras, o faturamento consequencia do porte dos clientes!). Exigncias Fiscais atendidas Avaliamos se os softwares destas empresas j esto prontos para atender s exigncias scais digitais.

Pesquisa sobre fornecedores de software empresarial - 2011

Mais de noventa por cento das empresas armam que seus sistemas j atendem exigncia das Notas Fiscais eletrnicas. As demais exigncias da legislao so atendidas, progressivamente, por um nmero menor de empresas. Em parte isto se justica pelo fato de que estas exigncias no precisam ser cumpridas por todos os clientes, em parte pela prpria maturao do desenvolvimento dos softwares. Base de clientes Ao avaliar a quantidade de clientes que j usam cada uma das solues s exigncias digitais do sco, solicitamos de cada empresa que indicasse o nmero de clientes que usam sua soluo.

Pesquisa sobre fornecedores de software empresarial - 2011

O maior nmero de clientes, naturalmente, corresponde aos que j usam a emisso de Notas Fiscais eletrnicas. Entretanto, as outras modalidades se situam em patamares de ordem de grandeza bastante semelhantes. Esses nmeros precisam ser confrontados com o nmero total de empresas que participam desses programas. De acordo com as estimativas mais recentes disponveis, temos 650 mil empresas emissoras de NF-e, nmero superior ao levantado pela soma das respostas na pesquisa. Mas os dados que indicam que h 178 mil empresas participando do SPED Contbil, 159 mil da EFD ICMS/IPI, 26 mil emissores de CT-e e cerca de 178 mil participando de FCONT e EFD PIS/COFINS cada um, indicam uma sede de criar uma imagem de atualizao por parte das empresas, que ultrapassa a realidade! Obviamente isto no se aplica a todas as empresas, mas no af de apresentar nmeros bonitos no marketing, no mnimo algumas forneceram informaes exageradas. Solicitamos ainda que as empresas indicassem a quantidade de Notas Fiscais eletrnicas emitidas por seus clientes, usando seus sistemas. Somando as respostas obtidas, chegamos emisso mensal de 125 milhes de NF-es, o que equivale a uma mdia de 485 NF-es por cliente.

Pesquisa sobre fornecedores de software empresarial - 2011

Fontes de atualizao sobre legislao Num ambiente de negcios fortemente inuenciado pela legislao, a obteno de informao atualizada sobre as mudanas que ocorrem, um aspecto fundamental.

Os resultados obtidos corroboram a fora da atividade on-line: as trs fontes mais citadas so comunidades virtuais e/ou blogs. Enquanto a IOB e a FISCOSoft, empresas tradicionais fornecedoras deste tipo de informao, possuem uma participao de mercado de trinta por cento. Investimento dos clientes na Aquisio das solues Finalizamos a anlise vericando o nvel de investimento que as empresas pesquisadas exigem de seus clientes.

Pesquisa sobre fornecedores de software empresarial - 2011

Vericamos que pouco mais de quarenta por cento das empresas exigem investimentos iniciais de seus clientes na faixa de mil a dez mil reais. Outros trinta por cento exigem investimentos na faixa de dez a cem mil reais, e apenas quatro por cento exigem investimentos superiores a cem mil reais. No outro extremo, quinze por cento das empresas exigem investimentos de no mximo mil reais para a aquisio de suas solues. Custo dos servios nos primeiros doze meses Entretanto, este valor precisa ser complementado com o investimento que os clientes fazem nos servios prestados pelas empresas pesquisadas.

Pesquisa sobre fornecedores de software empresarial - 2011

A comparao dos resultados obtidos com o valor cobrado inicialmente bem pequena. A maior variao encontrada nas faixas superiores a cem mil reais, que aqui representam quase seis por cento do total, enquanto no investimento inicial elas somam pouco menos de quatro por cento. Este fato corrobora que, no caso dos grandes projetos, continuamos a ter quase o dobro de investimento em servios, por parte dos clientes, do que na aquisio das solues. J no extremo inferior, a situao semelhante, embora muito mais sutil: o percentual de empresas que cobram at mil e duzentos reais de seus clientes em servios no primeiro ano pouco menor que o percentual de empresas que cobram esse valor como investimento inicial. Ou seja, podemos concluir que cerca de 90% das empresas que trabalham com os menores valores, exigem um investimento anual de seus clientes de menos de trs mil reais. Estas empresas, focadas na parte inferior do mercado, so as que possuem a maior chance de expanso de seus mercados-alvo, na medida em que as exigncias scais vo sendo estendidas a empresas cada vez menores, pela legislao.

Pesquisa sobre fornecedores de software empresarial - 2011

RELAO DE EMPRESAS PARTICIPANTES

De um total de 289 participantes, as empresas abaixo autorizaram a divulgao de seus dados comerciais:

TELEFONE NOME DA EMPRESA pia Consultoria e Sistemas Ltda. SITE apia.com.br E-MAIL COMERCIAL Rua Saldanha Marinho, 144 (24) 2103-7474 25-640-233 - Petrpolis - RJ Rua Major Quedinho, 111 - Cj AEDOS SOFTWARE E 101 aedos.com.br aedos@aedos.com.br (11) 2773-6069 Cep.: 01050-030 CONSULTORIA LTDA So Paulo - SP Rua Quintana, 753 ?" 4 Alliance. Fiscal & allianceconsultoria.com. korlandi@allianceconsult (11) 3545-7722 andar ?" Brooklin ?" So Governance Intelligence br oria.com.br Paulo ?" SP ?" 04515-001 Rua Dna Libania, 2191 - 5.o osvaldo@aokisistemas.c Andar - Centro AOKI SISTEMAS aokisistemas.com.br (19) 3733-3500 Cep: 13015-090 - Campinasom.br SP SP: Av. Bem-te-vi, 333, (11) 3876-1292 Moema Apassos Consultoria & raimundo.porfirio@apass ou (11) apassos.com.br Manaus: Av. Djalma Batista, Software os.com.br 5093-5422 ou 1661 - Shopping Millennium (92) 3659-3582 Chapada Rua Maranguape, 72 - Cj. cristiano@audisap.com.b 1302 AUDISAP Sistemas audisap.com.br 0800 7715324 CEP 90690-380 Porto Alegre/ r RS Av. Alvares Cabral, 593, Sala carlos.magno@ayk.com. (31) 3271-0322 303, Lourdes AYK Sistemas ayk.com.br br Belo Horizonte - MG Rua da Conceio, 95 ?" 12 (41)3353-3839 andar ?" Sala 1204 Benefix Sistemas e Gesto etoktar@ewebenefix.com.br ou (21) de Negocios ltda benefix.com.br Centro, Niteri - RJ, 2621-5063 CEP 24020-085 Rua Alfredo Silvio Coller, 108 (61) 3542-4323 ?" Rio Verde ?" BWI Informtica ivotabajara@hotmail.com ou (61) CEP 83405-350 - Colombo 9268-4323 ?" PR Rua Lauro Linhares, 589 Callisto Sistemas de callisto.com.br daniel@callisto.com.br (48) 3333-3833 Trindade - Florianopolis - SC Gesto Empresarial CEP 88036-001 CAMPUS Rua Luxemburgo, 796 INFORMTICA campusinformatica.com. Bairro Rinco - Cep: campus@sinos.net (51) 3582-0202 93348-440 Desenvolvimento de br Sistemas Novo Hamburgo-RS R. Joo Picolli, 104 - Sala centrium@centrium.com. 204 Centrium Informtica Ltda centrium.com.br (47) 3371-7764 89251-590 Jaragu do Sul br SC Cigam Corporativa Cigam Software kauana.santos@cigam.c Av. Vereador Ado Rodrigues cigam.com.br (51) 3065-8888 de Oliveira, 524, Ideal, Novo Corporativo Ltda om.br Hamburgo - RS Rua Domingo Furtado ricardo.gimenez@coldwel Valadares, 43 COLDWELL Fiscal (11) 5562-3633 Interlagos - So Paulo - SP l.com.br CEP: 04437-140 lmuller@apia.com.br ENDEREO

Pesquisa sobre fornecedores de software empresarial - 2011

Rua Marclio Dias, 468 Salas 2 e 3 - CEP: 89218-005 - Joinville - SC Rua Cherubim Abelim, 452 Conceitto Sistemas conceittosistemas.com.b fabiano@conceittosistem Parque Dom Antonio Reis (55) 3028 9992 CEP 97065-070 - Santa Inteligentes r as.com.br Maria - RS aureo.bigliassi@connectu ConnectUse connectuse.com.br se.com.br Av. Natalino Joo ControlSoft - Assessoria e mayer@controlsoft.com.b Brescansin, 2753 controlsoft.com.br (66) 3544-4364 Centro - Sorriso - MT Desenvolvimento Ltda r 78890-000 Rua Luis Coelho, 340/81 Corporator Servios de corporator.com.br jones@forprint.com.br (11) 3151-5441 Consolao - So Paulo - SP Informatica Ltda. 01309-000 Rua Domingos Marreiros, 1806 CS-Consoft Consultoria e (14 de Abril x Castelo cs-consoft.com.br jrba@cs-consoft.com.br (91) 4006-9797 Branco) Sistemas Ltda Bairro - Ftima Belm - Par Estr. Marechal Alencastro, comercial@dbconn.com. 3679 - Gr 302 - Anchieta DBconn Tecnologia dbconn.com.br (21) 3357-2347 Rio de Janeiro/RJ br CEP: 21625-001 (21) 3185-0478 Rua Jos Cerca, 119 - Centro diamondsolutions.com.b azilves@hotmail.com Diamond Solutions ou (21) - Mesquita - RJ r 2796-5136 Cep.: 26.551-010 Ramiro Barcelos, numero Digifull Informatica Ltda digifull.com.br sandro@digifull.com.br (51) 3023-8800 1056 sala 902 Porto Alegre/RS Rua Abreu Magalhes, 70 controle@digcarmo.com. Loja 05 DigSistemas digcarmo.com.br (22) 2537-1664 Centro - Carmo - RJ - CEP: br 28640-000 Belo Horizonte: Rua Bernardo Guimaraes, 646 - 1o.andar (31) 3211-5950 CEP 31.140-080 Dynpro Sistemas - Grupo dynpro.com.br fabiano.silva@dynpro.co ou (11) Sao Paulo: Engineering m.br 3629-5300 Av. Eng. Lus Carlos Berrini, 1253 - 3o.andar CEP 04.571-010 Sao Paulo - SP Rua Timbiras, 1.532 - 4 andar nannetti@eacsoftware.co (31) 3273-4415 Funcionrios EAC SOFTWARE eacsoftware.com.br m.br Belo Horizonte-MG 30.140-061 Recife, Salvador, Curitiba, So Paulo e Rio Grande do marilucia.silva@ebs.com. 0800 9410049 Sul. Alm de atuar nas EBS Sistemas ebs.com.br br grandes cidades de 09 estados brasileiros. Av Dr Cardoso de Melo, 900, Vila Olmpia Ecalc Software ecalc.com.br tiago@ecalc.com.br (11) 3847-1999 2o Andar So Paulo - SP CEP:04.548-003 Rua Caramuru, 940 - Centro Econtabil Software econtabil.com fernando@econtabil.com (46) 3224-1529 Pato Branco - PR Rua JK 630 Bairro Santo edercontabilidade.webn ederlopes@zipmail.com. (31) 8425-9228 Antonio- Jaboticatubas MG Eder Contabilidade ode.com.br br CEP 35830-000 Rua Joo Valente do Couto, Evidencia Com. Cons. e borelli@evidenciagrupo.c (19) 3515-7929 164 evidenciagrupo.com.br om.br ou (11) Servios em Inf. Ltda Jardim Santa Genebra 3014-0919 13080-040 Campinas - SP Conceito W conceitow.com.br alan@conceitow.com.br (47) 34515555

Pesquisa sobre fornecedores de software empresarial - 2011

FELTEN INFORMTICA felten-info.com.br LTDA

(55) 3535-8344 felten@felten-info.com.br ou (55) 3535-1885 ou (55) 8404-9249 flaviofabianoti@hotmail.c (62) 9110 6904 om

FFS SISTEMAS

Focus Informtica

focusinformatica.inf.br

atilatimbo@hotmail.com (85) 3237-6030

G2KA Sistemas

g2ka.com.br

maicon@g2ka.com.br

(47) 3035-7882

Gerbo Engenharia de Informtica Ltda

e-gerbo.com.br

felipe@e-gerbo.com.br

(15) 3418-1200

Gerir - Solues em Tecnologia da Informao gerir.com.br

sergio@gerir.com.br

Grupo attps

attps.com.br

rsacramento@attps.com. (31) 2102-4666 br viviam.posterli@gruposkil (11) 5574-7770 l.com.br

GRUPO SKILL

gruposkill.com.br

Hansen Automao

regis@hansenautomacao hansenautomacao.com .com (54) 3361-6055 hesselbach.com.br caner@hesselbach.com. (11) 5583-1616 br Ramal 217 hps@hpssistemas.com.b (35) 3265-4564 r hederson@ibfinfo.com.br (47) 3344-4437 suporte.gestor. 01@gmail.com (51) 3748-1121

Hesselbach Company

HPS Sistemas de Gesto IBF Informtica (software de gesto) iCert Informtica Ltda INFOGER SISTEMAS

hpssistemas.com.br ibfinfo.com.br nfe.iCert.com.br

marcio@infogersistemas. infogersistemas.com.br com.br (49) 3324-6343 davis@informsistemas.co (82) 4009-9000 m.br

INFORM SISTEMAS LTDA. informsistemas.com.br

IS SUL SISTEMAS DE INFORMA?AO LTDA

issul.com.br

pp_pedroso@hotmail.co (54) 3330-1691 m

ITKSoft solues inteligentes

itksoft.com.br

atenilto@itksoft.com.br

HORDI NUBIO FELTEN AV.SENADOR ALBERTO PASQUALINI, 584 98910-000 - TR?S DE MAIO - RS Fone: (55) 3535.8344 / 3535.1885 / 8404.9249 Rua hortencia qd.c-2 Setor Santa Rita Goinia -Goias Rua Senador lvaro Adolfo, 971 Padre Andrade - Fortaleza Ce Avenida Martin Luther, 816 Sala 301 Victor Konder - 89012-010 Blumenau - SC comercial@g2ka.com.br www.g2ka.com.br Avenida Antnio Carlos Comitre, 1350 - 5 Andar Campolim - Sorocaba/SP CEP: 18047-620 Av. Prudente de Morais, 135 / 204 Cidade Jardim Belo Horizonte - MG Av. Baro Homem de Melo, 4484 - 5 ao 9 andares Estoril - Belo Horizonte/MG Cep 30494-270. Rua Machado Bittencourt, 205 - 10o andar - Vila Clementino - So Paulo - SP 04044-000 R. Armnio da Silva, 1435 Sala 10 - Centro CEP 99560-000 Sarandi RS Av. Itacira, 2832 - Planalto Paulista - CEP 04.061-003 So Paulo - SP Rua Francisco Garcia de Miranda Jnior, 130, Sala 202 - Centro - Trs Pontas M.G. Sede corporativa (Matriz): Itaja/SC Rua Marcilio Dias, 26 - Sala 404 Bairro Americano 95900-000 - Lajeado.RS Rua Porto alegre 998 D Centro - Chapec -SC AV. HUMBERTO MENDES, 189 - JARAGU - MACEI/ AL - BRASIL - CEP 57020-580 ISSUL SISTEMAS AV. FLORES DA CUNHA, 1184 - SALA 303 BAIRRO CENTRO CARAZINHO - RS 99500-000 Rua Uruguaiana, 36 Itaquaquecetuba - SP Cep 08573-660

Pesquisa sobre fornecedores de software empresarial - 2011

JRC SOLUES EM INFORMATICA Kadoshi Automao

jrc.com.br

heitor@jrc.com.br

(11) 2296-1578 ou (11) 2296-7341 (84) 3351-2913

kadoshiautomacao.blogs kalenio@hotmail.com pot.com

Laluma Servios de Informtica Ltda

laluma.com.br

(75) 3623-8447 ou (75) carneiro@laluma.com.br 9131-5611 ou (75) 8162-3550

LDO SISTEMAS LTDA

ldosistemas.com.br

contato@ldosistemas.co (37) 3381-3211 m.br njose@legalsistemas.co (21) 3269 4913 m.br roberto.sabio@lightsoluti (11) 2822-2111 ons.com.br

LEGAL Sistemas Light Solutions LRV Sistemas Ltda

legalsistemas.com lightsolutions.com.br sdiretor.com.br

Rua Lutcia, 429 - Sala 6 Bairro: Vila Carro Cep.: 03411-000 So Paulo - SP Rua Quintino Bocaiuva, 401 Centro - Pau dos Ferros - RN CEP: 59900-000 Rua Unio, sn - Loteamento Jardim Aliana - Fraternidade - Feira de Santana-BA Correspondencias: Pca Macrio Barreto, 106 - Tomba - Cx Postal 714 - CEP 44.090.970 - Feira de Santana-BA Rua Belo Horizonte, 193 Sala 22 - Centro - Cludio Minas Gerais Rua Mariz e Barros, 1001, 202 e 203, Maracan, CEP 20270-004, Rio de Janeiro/ RJ

M2V Systems mam consultoria de informatica

m2v.com.br

MASCATE AUTOMA?? mascate.com.br O

Mastermaq Softwares Ltda. mastermaq.com.br MCP Informtica MCT Software do Brasil Ltda mcpinformatica.com.br

mctlat.com

Medical Systems Comercial Ltda Mercantec Solues Contbeis Ltda MERIDIONAL INFORMATICA LTDA Metadados - Inteligncia Tributria MICRODATA SISTEMAS

medicalsystems.com.br mercantec@mercantec. com.br meridionalinformatica.co m.br http:// metadados.cloudcenter. com.br microdatasistemas.com. br

MicroLine Software

Rua Gal. Agostinho Pereira Alves Filho, 306 Sl. 01 (41) 3336-0015 Mercs Curitiba/PR CEP 80710-600 Rua Cons. Laurindo, 825 luciano.peixoto@m2v.co (41) 3093-7081 Conj. 1107 - Centro - Curitiba m.br - PR - CEP: 80.060-100 rua carajas, 17 q/25 cidade mauricio_amauri@vivax.c (92) 81398554 nova I cep:69090070 manaus om.br - am Rua Forte de So Pedro 66, Subsolo 01/05 paulosimas@mascate.co (71) 3329-4395 Campo Grande - Salvador m.br BA CEP: 40080-016 0800 9417500 Rua Timbiras, 1532 - 15 beto@mastermaq.com.br ou (31) andar - Belo Horizonte - MG 3519-7500 CEP: 30140 061 antoniocf@mcpinformatic Rua Pedro Marigliani, 64 (11) 3865-4886 So Paulo a.com.br Rua Itapura, 300 2andar conj.207 elizabeth.carvalho@mctla (11) 3796-0545 CEP: 03310-000 Vila Gomes t.com Cardim So Paulo - SP Av. Francisco Prestes Maia dacruz@medicalsystems. 275 11 Andar - Centro - So (11) 2146-1300 Bernardo do Campo - SP com.br CEP 09770-000 Av. 25 de Julho 1242, sala 12 moacir@mercantec.com. (54) 3292-1929 95270-000 - Flores da Cunha br RS rua morretes, 178 bairro albio@meridionalinformat (51) 9962-7131 santa maria goretti - porto ica.com.br alegre - rs Av Beira Mar, 10 (84) 9408-1586 Bairro: Cotovelo ijribeiro@yahoo.com.br ou (84) Parnamirim - RN 3237-3193 CEP 59.161-030 R 9 de Julho 562 - Bairro So lenhare@microdatasiste (19) 3461-7888 Domingos - Americana-SP. mas.com.br CEP: 13.471.140 Rua Joaquim Nanuco, 2739wagneraragao@zipmail.c Bairro So Cristovo-Porto (69) 3026-3610 Velho/Rondnia om.br CEP 76804-074 luis@sdiretor.com.br

Pesquisa sobre fornecedores de software empresarial - 2011

Microvix Software S.A.

microvix.com.br

MR CONSULTORIA E SISTEMAS LTDA

mrsistemas.com

Av. Hermann August Lepper, debora@microvix.com.br (47) 4009 0900 25, Saguau, Joinville - SC, CEP 89221-005 Av. Jones dos Santos Neves, 20 - 1 andar roubledo@mrsistemas.co Santo Antnio (28) 3526-7160 Cachoeiro de Itapmeirim m ES CEP 29.300-500 Alameda Santos no. 336 5 andar. Paraiso - So Paulo - SP CEP 01418-000 Rua do Carmo 71 10 andar Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP 20020-011

MXM Sistemas e Servios de Informtica S/A

gerson.vasques@mxm.c (11) 3171-0841 om.br

Av. Antnio Carlos Magalhes, n 3247/1004 Ed. Empresarial Delta Candeal - Salvador - BA CEP 41858-900

Rua Siqueira Campos no. 1193/301 Centro - Porto Alegre - RS CEP 90010-001 Rua Dr. Pena, 271 - Sala 02 N.C. Sistemas & Solues nelson@ncsistemas.com. Cep: 96400-300 sistemas.com.br (53) 3247-4905 Centro Ltda br Bag / RS - Brasil gil.augusto@nddigital.co NDDigital nddigital.com.br (49) 3251-8006 Lages - SC m.br Rua XV Novembro 180, Sala NEW FRONT Sistemas e questor.net newfront@farrapo.com.br (55) 9604-6461 2 Caapava do Sul - RS Consultorias CEP 96.570-000 Rua Marechal Floriano, 158, sala 26 , Edificio Aliana.. NEW SBS SISTEMAS comercial@newsbs.com. (47) 3634-1300 Centro newsbs.com.br LTDA br 89.290-000 - So Bento do Sul - Santa Catarina Rua Antero Jos Rocha, n. fabio@newtopsistemas.c 82, ap. 101 New Top Sistemas newtopsistemas.com.br om.br (47) 9607-4893 Centro - Navegantes - Santa Catarina - CEP 88375-000 NEWSPIRIT (21) 3258-5446 Rua Mariz e Barros, 1001 CONSULTORIA E ricardo.moura@newspirit. ou (21) sala 607 - Maracan - Rio de newspirit.com.br ASSESSORIA com.br 3258-5173 ou Janeiro - RJ. CEP: EMPRESARIAL (31) 2512-0446 20270-004 Rua Prudente de Moraes, 403 Ncleo Base Informtica nucleobase@nucleobase (18) 3916-2473 Jardim Aviao nucleobase.com.br Ltda-ME .com.br Presidente Prudente-SP 19020-370 Rua Eugenio de Medeiros, barguilf@opus242 - Primeiro Andar OPUS Software gestaoderedes.com.br software.com.br (11) 3816-2200 Sao Paulo-SP CEP: 05425-900 orainformatica@yahoo.co ORA INFORMATICA (42) 9108-9132 m.br

Pesquisa sobre fornecedores de software empresarial - 2011

Painel Fiscal Consultoria

painelfiscal.com.br

marcelo.samartino@pain 0800 9402426 elfiscal.com.br

Matriz: Av. Paulista, 967 - 14o Andar Cep : 01311-100 - Bela Vista Fone: 11 3145-5819 So Paulo-SP

PALASOFT SOLUCOES COMPUTACIONAIS

palasoft.com.br

joel@palasoft.com.br

Pellegrino ETI - Meu Primeiro Software

meuprimeirosoftware.co gillian@pellegrino.inf.br m.br

Filial: Av. Portugal, 1740 - Cj. 64 Cep: 14020-380 - Jd. So Lus Fone: 16 3916-2426 Ribeiro Preto-SP Av Pres Kennedy, 59 - 1 ANDAR SL 01 (42) 3552-2608 BAIRRO CENTRO CEP 84.660-000 GENERAL CARNEIRO - PR So Paulo www.tastechnology.com.br Bahia - www.expert.com.br Minas Gerais www.softbis.com.br Paran (41) 3022-5673 www.gestaodigitalmpe.com.b r

Conhea todos os nossos endereos em: http:// www.meu1software.com.br/ onde-estamos/ Av. Rossetti, 175 1 Andar PENSAR INFORMATICA Bairro Santa Catarina pensar.inf.br fistarol@pensar.inf.br (54) 3028-1716 CEP : 95034-500 LTDA Caxias do Sul - RS Unidade SUL Rua Domingos de Almeida, 135 - Sala 702 - Centro Novo Hamburgo - RS - CEP: PERSISTT SISTEMAS persistt.com.br persist@persist.inf.br (88) 9931-9589 93.510-000 EMPRESARIAIS Unidade NE Av. Ailton Gomes, 4012 Lagoa Seca - Juazeiro do Norte - CE - CEP:63.020-000 PERTi Software perti.com.br dival@perti.com.br (11) 8352-1810 Av. Rondon Pacheco, 3338 PGM Sistemas Ltda. pgm.com.br vitor@pgm.com.br (34) 3236-0102 Bairro Saraiva - Uberlndia (Sistema GiL) - MG - CEP: 38408-404 Rua Baro do Triunfo, 520, afonso@pointsystems.co 10 andar Point Systems Ltda pointsystems.com.br (11) 3017-4188 So Paulo - SP m.br 04602-002 PotencialQI Informtica potencialqi.com.br tercio.barros@uol.com.br (31) 9227-8299 Rua Jos Bonifcio, 704 Pradosoft - Soluo em lucevalprado@brturbo.co (55) 3746-1225 cep= 98380-000 pradosoft.com.br Softwares m.br Seberi - RS PRATIC SISTEMAS RUA MANOEL PEREIRA INFORMATICA TANABI praticsistemas.com.br pupio@praticsistemas.co (17)-3272-9300 LEAL, 336 - CENTRO - CEP.: m.br LTDA 15170-000 - TANABI-SP Rua Joo Alberto, 66 (51) 3568-0123 Bairro Cristo Rei PRD Tecnologia de Gesto prd.inf.br paulo@prd.inf.br ou (51) So Leopoldo - RS 9113-2800 Cep 93020-550 marcelo@promicro.com.b Rua dos Buritis, 128 - 511B PRO MICRO SOFTWARE promicro.com.br (11) 2197-2650 Jabaquara - So Paulo r Rua Doardino Longo, 669 processasistemas.com.b edson@processainformat Barbosa Lage. CEP Processa Sistemas (32) 3228-8979 36.085-050 Juiz de Fora r ica.com.br MG

Pesquisa sobre fornecedores de software empresarial - 2011

Rua Bela Cintra, 643 Consolao - So Paulo SP - Cep 01415-000 Rua Baro do Rio Branco, adolfino@protonsistemas 1137, 2.andar Centro PRTON SISTEMAS LTDA protonsistemas.com.br .com.br (75) 2101-3744 Feira de Santana - Ba CEP: 44001-505 Av. Joo XXIII, 81 - Cj. 01 quadrantesistemas.com. regina@quadrantesistem (11) 4038-2270 Jardim Paulista Quadrante Sistemas br as.com.br Campo Limpo Paulista - SP R. Guilhermino Lima, 275 RBL System rblsystem.com rblsystem@yahoo.com.br (11) 3431-3065 Guarulhos/SP - Cep 07040-090 - Vila Augusta Robjor Servios de scopesystems.com.br neves.robjor@gmail.com (11) 3685-2861 Informatica Ltda Epp Sances Sistemas de Automao Ltda Rua Princesa Izabel, 349 ?" SANCES CONSULTORIA Bairro Velha - 89036-270 sances.com.br fernando@sances.com.br (47) 3326-4252 Blumenau ?" Santa Catarina E SISTEMAS - Telefone: (47) 3326-4252 | Fax: (47) 3326-4252 Nextel 55*119*91479 Rua Anchieta, 411 - Centro Scope Systems Anonymous (11) 3379-6100 13201-804 - Jundiai - SP Scope Systems Sistemas sergio@scopesystems.co Rua Anchieta, 411 - Centro scopesystems.com.br (11) 6393-4049 13201-804 - Jundiai - SP Corporativos Ltda m.br RUA DONA FRANCISCA 260 CONJ. 1002 SEED TECNOLOGIA seed.com.br fernandol@seed.com.br (47) 3026-2369 CENTRO EMPRESARIAL LTDA. DEVILLE 89201-250 - JOINVILLE - SC RUA CANDIDO BUENO, 1299 (19) 3867-4772 2o PISO - SL 16 alex.rodrigues@sensusit. ou (11) SENSUS ONLINE sensusonline.net JAGUAR SHOPPING com 3522-9947 CENTRO JAGUARIUNA, SP CEP: 13.820-000 R.Mirador, 365 - Centro SINGULAR SISTEMAS singular.inf.br ivan@singular.inf.br (47) 9189-5755 89150-000 - Presidente LTDA Getlio - SC MATRIZ: Rua Muck, 30 Centro Canoas - RS CEP:92010-250 Prosoft Tecnologia Ltda prosoft.com.br carlosmeni@prosoft.com. 0800 8851037 br Sispro Servios e Tecnologia FILIAL SP: Rua Apeninos, 930 - 16andar - Paraso So Paulo - SP CEP: 04104-020

sispro.com.br

psfalchi@sispro.com.br

0800 5413300

Sistema Cargo

http:// sistemacargo.com.br

SISTEMA QUANTUM

sistemaquantum.com

Sonda Software

sondasoftware.com.br

FILIAL RJ: Av. Rio Branco,45 - SL.2114 Rio de Janeiro - RJ CEP:20091-003 Rua Domingos Barbosa de ricardo@sistemacargo.co Araujo, 316, Edf. Sergy Sala (75) 8174-8060 102 - Centro - Feira de m.br Santana-BA QUADRA 1106 SUL AV. helio@sistemaquantum.c LO-27 NR 25 SALA 1 om PLANO DIRETOR SUL PALMAS-TO Rua Dom Aguirre, 576 - Jd. danilo.mioto@sondasoftw (11) 5504-0000 Marajoara - 04671-245 - So are.com.br Paulo - SP

Pesquisa sobre fornecedores de software empresarial - 2011

Superfisco Consultoria Empresarial

SYSPED CONSULTING Target.IT Servios em Tecnologia Ltda

Depto. Auditoria Fiscal e Solues Integradas de TI. kleber.juliatti@superfisco. Rua Carlos Gomes, 1282 - 2 superfisco.com.br (11) 4817-3696 andar, sala 03 com.br CEP: 13215-021 - Vila Graff Jundiai - SP ulisses.martins@syspedc Rua Machado Bittencourt, 97, syspedconsulting.com.br onsulting.com.br (11) 2578-2734 7 andar Vila Clementino - SP Rua Joo Bastian, 139 Bairro targetit.com.br am@targetit.com.br (51) 3778-7388 Trs Figueiras Porto Alegre - RS Avenida Duque de Caxias, 882, Salas 102 e 909 Cep 87020-025 - Maring PR - Brasil Telefones: BA: (71)4062-9749 - DF: (61)4063-6516 MG: (31)4063-6516 - PR: (44)3028-3749 SC: (48)4052-8516 - SP: (11)4063-5516 RJ: (21)4063-7526 - RS: (51)4063-6516 PE: (81)4062-9526 Av. Amintas Barros, 4180 flavio@tecLagoa Nova (84) 3204-4740 Natal - RN softinformatica.com.br 59.075-250 (49) 3329-0565 Av. Getlio Dorneles Vargas, edison.brito@topsystem. ou 176N, Sala 15, Centro, com.br (49)3323-9985 89801-000, Chapec-SC R Sargento Jayme 332 Prado jeotrazom@gmail.com Maceio-AL 57010-200 jeferson@tron.com.br 0800 627337 Av Desembargador Moreira, 2120 Sala 805 vcantidio@unigex.com.br (85) 3458-1818 Meireles - Fortaleza - CE CEP 60.170-002 Avenida Vereador Jose Diniz, 3530 - 6 andar jcs@unitedsystems.com. (11) 5543-4138 Campo Belo br Sao Paulo - SP 04604-006 Rua Itapagipe, 147 Jd.Induberaba gill@valim.com.br (34)3318-8300 Uberaba - MG CEP 38040-055 Rua Coronel Andre Ulson JR, contato@varitus.com.br (19) 3544-2329 n.250 - Ed.Pedra Verde, Sala 83 - ARARAS/SP. R: Afonso Pena, 1710 Bairro: Sambugaro edson@viasoft.com.br (46) 2101-7777 CEP: 85501-530 Pato Branco - PR Galeria Bela Palmas, No. 8 Cep: 77.700-000 Palmas - Tocantins (63) 3028-3635 e-mail: emerson@siainfo.com.br ou (63) suporte@siainfo.com.br 3026-1331 site: www.siainfo.com.br Fone: (63) 3028-3635 / 3026-1331 kleyton@viggosistemas.c (84) 3417-2264 www.viggosistemas.com.br om.br Av. Fernando Correa da Costa, 567 - Sala 11 marcos@worksoft.inf.br (65) 3052-6016 CEP 78.010-400 - Cuiab MT (11) 4063-5516 contato@tecnospeed.co ou (44) m.br 3028-3749

TecnoSpeed TI

tecnospeed.com.br

Tec-Soft Informatica Ltda

tecsoft.info

Top System TRAZOM SISTEMAS LTDA Tron Informtica

topsystem.com.br

tron.com.br

Unigex Solues Integradas de Gesto Ltda. unigex.com.br

United Systems - IT Solutions & Services

unitedsystems.com.br

Valim Software

valim.com.br

VARITUS Agregando Valor, nfe.varitus.com.br Tecnologia e Servios Viasoft viasoft.com.br

VIATECH CONSULTORIA DE INFORMATICA LTDA siainfo.com.br

Viggo Sistemas WorkSoft Informtica

viggosistemas.com.br worksoft.inf.br

Pesquisa sobre fornecedores de software empresarial - 2011

ZettaBrasil

zettabrasil.com.br

zetta@zettabrasil.com.br (49) 3366-1011

Av. Recife, 1888 89870-000 Pinhalzinho | SC

REALIZAO

ENC - Escola de Negcios Contbeis: www.enc.com.br MBI: www.mbi.com.br Groups.google.com/group/sped-nfe JAPs - Jos Adriano Pinto: www.joseadriano.com.br SPED Brasil - Jorge Campos: www.spedbrasil.net Spedito - Roberto Dias Duarte: www.robertodiasduarte.com.br TI INSIDE: www.tiinside.com.br

Pesquisa sobre fornecedores de software empresarial - 2011

You might also like