You are on page 1of 7

APLICABILIDADE OU EFICCIA DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS: Em poucas palavras o mestre Jos Afonso da Silva assim define: a verificao da produo

o de efeitos por determinada norma. O tema em sua vastido terica, e olhe que ela seria capaz de nos levar horas, e, no fim, deixar-nos-ia com o mesmo branco doutrinrio do inicio, com a simplicidade de quem ainda tenta entender o tema, defino como a capacidade que a norma tem para produzir efeitos na ordem jurdica vigente. Algumas normas inseridas no corpo constitucional produzem seus efeitos imediatamente, outras normas, contudo, clamam por determinada atuao positiva de nosso sistema legislativo infraconstitucional. Por tais distines entre elas, eis que surgem os famosos conceitos, nosso memorvel sistema doutrinrio, foi levado a dividi-las. Terei por base, as classificaes constantes da sempre necessria monografia sobre o tema, elaborada pelo elementar jurista Jos Afonso da Silva, destacarei com as opinies sempre certeiras e peculiares da ilustre Jurista Maria Helena Diniz, passaremos tambm pelo incontestavelmente encantador universo didtico que Michel Temer d ao tema, e, pela simples e absoluta preciosidade acadmica de sempre, lanarei as opinies do inigualvel jurista Celso Ribeiro Bastos. Classificao do eminente Jos Afonso da Silva: Normas de Eficcia Plena: So as normas que produzem seus efeitos desde a sua edio, as quais tm aplicabilidade imediata. Normas de Eficcia Contida: So norma que possuem efeitos imediatos, mas podem ter seu alcance ou atuao, limitados por uma norma infraconstitucional, por permisso do prprio texto constitucional. Normas de Eficcia Limitada: Possuem efeitos, no h o que se questionar sobre isso, todavia, para que possa atingir seus objetivos precisa de uma norma infraconstitucional de complementao. Por isso tambm a denominam de norma complementvel. Estas so divididas em: a) Normas de Princpios Institutivos: Possuem eficcia limitada e buscam dar corpo e estruturao s instituies, rgos e entidades. b) Normas Pragmticas: Estabelecem princpios e programas a serem seguidos pelo governo. (lembre-se que nossa constituio nominal). Quando as bancas exigem conhecimento sobre o tema, faz uso da seguinte expresso: normas que vinculam o legislador. Classificao Conforme Maria Helena Diniz: Normas de Eficcia Absoluta: So aquelas que no podem sequer sofrer emendas. (temos o hbito de cham-las de clusulas ptreas). Normas de Eficcia Plenas: a definio esposada pela mesma tem alcance literal idntico ao conceito de Jos Afonso da Silva. Normas de Eficcia Relativa Restringvel: Conceito correspondente s de eficcia contida do mestre Jos Afonso da Silva. Normas de Eficcia Relativa Dependente de Complementao: O conceito corresponde ao conceito das de eficcia limitada do supra citado jurista. O sempre irretocvel jurista Michel Temer, em sua obra: Elementos de Direito Constitucional (1998, P. 25 a 27), discorre com o brilhantismo de sempre, o assunto por ns ora abraado, fao a compilao do mais til de acordo com nossa realidade ftica.

Afirma ele que todas as normas constitucionais so dotadas de eficcia. Algumas, de dupla atuao, eficcia jurdica e eficcia social; outras permeadas apenas de eficcia jurdica. (Acrescente em seu conceito pessoal essa afirmao, estive olhando muitas provas, de vrias instituies, e diversos graus de dificuldade, sempre que cobrado era o tema, certeira a resposta que dizia absoluta a teoria aqui elencada; TODAS AS NORMAS CONSTITUCIONAIS SO DOTADAS DE EFICCIA). Sim, venho aqui e afirmo que todas as normas constitucionais possuem eficcia, pode ser que incite o seguinte questionamento: Que efeito uma norma de eficcia limitada, que s existe realmente na realidade prtica do sistema, quando surge uma regulamentao infraconstitucional para valid-la poderia ter? R: Essas despertam de imediato um efeito perante o sistema legislativo, o de editar a norma que garanta o exerccio do direito assegurado na Constituio pelo legislador Originrio, posto que, na lgica no se admitiria a atuao do poder constituinte como mera teoria. O brilhante Jurista Celso Ribeiro Bastos possui duas classificaes, fiz pequenos cortes, mas sempre preservando a idia original, as colaciono: Normas de Aplicao: Possuem aplicao imediata, no necessitam de norma posterior para validar ou afirmar seu contedo efetivo. Normas de Integrao: Necessitam para configurar seus efeitos primrios, de uma regulamentao infraconstitucional. Senhores, com simples leitura compreendemos que no h distncia intelectual entre os conceitos, variaes mnimas, todavia, recomendo aos meus queridos colegas, que fixem certa ateno no ato de decorar os nomes dados por cada doutrinador, ademais, essa a grande pegadinha realizada pelas bancas sobre tal tema. CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE: Esse assunto ser abordado na tica de dois grandes autores, o sempre objetivo e simplesmente fantstico Paulo Roberto de Figueiredo Dantas e o j reconhecidamente consagrado jurista e professor Luciano Dalvi. Pressupostos do Controle de Constitucionalidade: Este encontra suas razes fundantes em duas idias bsicas: SUPREMACIA CONSTITUCIONAL E RIGIDEZ CONSTITUCIONAL. SUPREMACIA CONSTITUCIONAL: Na leitura do grande Luciano Dalvi: Temos como certo que pela organizao do nosso ordenamento jurdico a constituio a nossa lei mxima e, por isso, todas as leis infraconstitucionais devem com ela manter ntima relao de similitude, ou seja, devem se coadunar sob pena de serem tidas como inconstitucionais, que a base do princpio da compatibilidade vertical (ou como defini no artigo anterior, Princpio da Simetria), normas menores s sero vlidas se compatveis com a lei mxima. Hans Kelsen, o mestre de Viena, j afirmava: a ordem jurdica no um sistema de normas jurdicas ordenadas no mesmo plano, situadas umas ao lado das outras, mas uma construo escalonada em diversos nveis.

RIGIDEZ CONSTITUCIONAL: Aqui galgamos pelas famosas classificaes constitucionais; a ns agora s importa a que sustenta o sistema de controle constitucional, mas fica a promessa de um artigo exclusivamente sobre o tema. A Constituio Brasileira Rgida, e sua rigidez transparece quando confrontamos o art. 60 com o art. 47 da CF. Aquele que prev processo especial para Emenda Constituio. Vejam os senhores que a mesma complexidade no existe quando se trata da feitura de leis ordinrias, depreende-se com isso que o legislador no via com bons olhos alteraes, por ter medo de que as mesmas viessem a destoar sua viso criadora. REQUISITOS PARA CONSTITUCIONALIDADE DE UMA NORMA: Retornando as grandes definies do mestre Paulo Roberto de Figueiredo Dantas: Para que uma norma possa ser considerada constitucional, ou seja, consentnea com a constituio em vigor, preciso que a mesma atenda a um s tempo, a requisitos de ordem formal e material. Constitucionalidade Material: Veda-se aqui que as leis infraconstitucionais instituam idias novas, ou, contrrias aos preceitos constitucionais. Em conceito pouco doutrinrio, mas relevante, inconformidade material quando o legislador infraconstitucional trata de matria no permitida, ou, se permitida, de forma diversa do prelecionado na Constituio. Constitucionalidade Formal: Aqui se protege os requisitos de ordem tcnica, ou seja, as regras fixadas pela Carta Constitucional acerca do processo legislativo. E tais regras, como economicamente, e nem por isso carente de efetividade, define o CPC: Quando no realizadas deixam o ato eivado de nulidade, aqui por analogia, acarreta ao invs de nulidade, inconstitucionalidade, e em uma viso ainda mais ampla e simplista, gera os mesmos efeitos prticos. CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE FORMAL E MATERIAL: Tenho a oportunidade de ter um dos melhores constitucionalistas prticos como professor, e segundo o mesmo, existe uma diviso clssica que se encaixa com perfeio absoluta nessa nossa busca. As enumero: Inconstitucionalidade Formal: esta se subdivide em trs possibilidades: Orgnica; aquela hiptese em que a constituio delimita competncias para determinados atos, desrespeit-las incidncia certeira nessa diviso. Inconstitucionalidade formal propriamente dita; a realidade desta recai quando se desrespeita o processo legislativo em se tratando da capacidade de iniciativa para determinado atos. Formal; aqui a mera desateno aos requisitos formais para validade do ato. Inconstitucionalidade material: Essa aqui j foi abordada alhures, mas nada nos impede de ser sintticos, e afirmarmos que simplesmente limita-se aqui que se formule assunto vedado ou de forma desconexa aos ideais constitucionais. MODALIDADES DE CONTROLE: Preventivo: Quando realizado antes da lei ou ato normativo entrar em vigor. Repressivo: Realizado quando a norma j vigora.

QUANTO AO RGO QUE EFETIVA O CONTROLE: Poltico Jurdico e o Misto (esse a juno dos anteriores). MODELOS DE CONTROLE: DIFUSO: oriundo do modelo norte-americano, caracteriza-se, fundamentalmente, pela verificao de uma situao concreta, existindo quando h dvida em relao constitucionalidade de um ato normativo a ser aplicado a determinado caso e este conflito submetido ao judicirio. O controle difuso acontece em uma relao processual concreta, ou seja, no curso de um processo comum. O julgamento sobre a constitucionalidade ou no do ato normativo aplicvel ao caso concreto no fim no far parte do julgamento de mrito. Sabemos que os requisitos da ao so trs: PARTE, OBJETO E CAUSA DE PEDIR, e, que a sentena exige RELATRIO, FUNDAMENTAO E DISPOSITIVO. Em breve anlise, veremos que o debate sobre a constitucionalidade da norma existir no item causa de pedir, e na sentena no ultrapassar a fundamentao. O que faz coisa julgada reside no dispositivo. Trocando em midos, ser assunto incidental em uma lide e a deciso s atingir as partes que compuseram o processo. O poder judicirio no anula, nem revoga a lei, apenas nega-lhe eficcia ao caso concreto. Os efeitos dessa declarao, via de regra, sero sempre ex-nunc. COMPETNCIA PARA REALIZAO DO CONTROLE DIFUSO: Qualquer juiz competente, desde que esteja este no mbito de suas atribuies. O destaque reside na possibilidade da questo chegar ao Supremo Tribunal Federal, por meio de recurso extraordinrio. COMPETNCIA PARA ARGUIR A QUESTO: As partes, o representante do Ministrio Pblico ou mesmo o Juiz ou Tribunal pode reconhec-la de ofcio. POSSIBILIDADE DE SUSPENSO E EFEITOS NA FORMA ERGA OMNES: No existe obrigatoriedade, mesmo tendo sido declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal, quando realizado por meio difuso. Trata-se de ato discricionrio. Entretanto, segundo jurisprudncia do prprio tribunal, declarada a suspenso do ato, no pode o Senado revogar o ato de suspenso anterior. DA EXTENSO DA SUSPENSO: O Senado no pode restringir ou ampliar a extenso do julgado proferido pelo Supremo Tribunal Federal. Sua discricionariedade reside na possibilidade de decretar a suspenso ou no, se declarada no pode ser revogada posteriormente. A vedao aqui constante o impede de interpretar, ampliar ou restringir a extenso do julgado, faceta da tripartio dos poderes. Permite-se ao Senado suspender leis federais, estaduais ou municipais, quando declaradas inconstitucionais pelo Supremo Tribunal Federal. - Material brilhante e consultado na feitura desta parte do artigo foi retirado do site: WWW. DIREITO FACIL.COM. BR e tem como autora a insigne doutora Mrcia Pelissari. CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE CONCENTRADO: aquele realizado exclusivamente pelo Supremo Tribunal Federal, e que tem por objetivo a obteno da declarao de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual.

Independe este da existncia de casos concretos, o exame da constitucionalidade ou no, o prprio objeto de ser da ao. EFICCIA DA SENTEA: Ter eficcia erga omnes, e efeito ex-tunc. No h de se cogitar aqui a discricionariedade do Senado em suspender ou no a eficcia dessa norma, aqui existe a obrigao de suspend-la. Faculta-se ao Supremo Tribunal Federal por razes de segurana jurdica ou excepcional interesse social, e por maioria de seus membros, restringirem os efeitos da deciso, ou decidir que ela s tenha eficcia a partir de seu trnsito em julgado ou em qualquer outro momento que venha a ser fixado. FORMAS DE CONTROLE CONCENTRADO: Ao Direta de Inconstitucionalidade Genrica - Ao Declaratria de Constitucionalidade - Ao Direta de Inconstitucionalidade por Omisso - Ao Direta de Inconstitucionalidade Interventiva e Arguio de Descumprimento de Preceito Fundamental. AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE GENRICA: Encontra-se prevista no art. 102, inciso I, alnea a, da Constituio Federal, processada e julgada perante o Supremo Tribunal Federal, tendo por objeto o julgamento de lei ou ato normativo federal. O excelente jurista Paulo Roberto de Figueiredo Dantas afirma que se estiverem tramitando, ao mesmo tempo, duas ou mais aes diretas de inconstitucionalidade contra lei ou ato normativo estadual, uma perante o Tribunal de Justia e outra perante o STF, aquela ficar suspensa at o julgamento final pelo STF. (Recomendo uma olhada na smula 642, do STF). Descabe ADI perante lei municipal, esta s pode ser contestada por meio difuso. A grande jurista Mrcia Pelissari destaca que essa ao tem carter bivalente, no se reconhecendo a inconstitucionalidade da norma, automaticamente estar-se- a declar-la constitucional. DOS LEGITIMADOS: Todos os constantes no art. 103 da CF. Como a leitura do mesmo est ao alcance de todos, deixo de list-los, menciono s o de carter doutrinrio. Insta mencionar que o rol taxativo, lei ordinria no pode restringir ou ampli-lo. Em se tratando de partido poltico, grande parte da doutrina afirma que se o partido deixar de possuir a representao nacional, durante a tramitao da ao direta de inconstitucionalidade, ocorrer perda superveniente de legitimidade. DESTAQUES RELEVANTES: O artigo 5 da lei 9.868/2001 claro ao dizer que impossvel a desistncia da ao direta de inconstitucionalidade aps sua propositura, e na mesma lei em artigo mais adiante tambm probe expressamente a interveno de terceiros. No cabe a propositura de nova ao sobre o mesmo tema, e nem ao rescisria. O STF tambm entende que agora qualquer prejudicado poder propor reclamao e no apenas os legitimados, (leitura permitida atravs da smula 734 do colendo tribunal). AO DECLARATRIA DE CONSTITUCIONALIDADE: No se trata de uma criao do constituinte originrio, e sim do derivado, inteligncia fcil de ser alcanada quando observamos que surgiu no mundo jurdico atravs da Emenda Constitucional 3/1993. Elenca como nico competente para apreciar e julga o Supremo Tribunal Federal.

CABIMENTO: Apenas quando se analisa lei ou ato normativo federal, a doutrina em sua extensa maioria clara em afirmar que nunca atingir leis ou atos normativos estaduais e municipais. POLMICA DOUTRINRIA: O talentoso jurista Paulo Roberto de Figueiredo Dantas discorre com uma competncia incomparvel sobre o tema, aqui fao breve sntese, mas recomendo aos senhores a leitura de sua obra. A priori, muitos a tinham de inconstitucional, por colocar o STF como rgo consultivo. J a colenda corte sempre viu como mecanismo inequvoco de aperfeioamento do controle constitucional brasileiro. Este tribunal sustenta que no se finda em mera hiptese consultiva j que para existir tal apreciao h de se exigir controvrsia generalizada. Defende-se que uma deciso nesse tipo de ao, no pode nunca modificar deciso de outro processo ocorrido sobre o mesmo tema e que j transitou em julgado, nesse caso s incidiria uma ao rescisria, por ser processualmente falando, o meio apto para se questionar deciso de mrito. Apoiada em vrias decises do STF, essas aes produzem eficcia contra todos e efeito vinculante. Seus legitimados so os mesmos da ao declaratria de inconstitucionalidade, tambm no h que se cogitar a possibilidade de desistncia ou interveno de terceiros. INCONSTITUCIONALIDADE POR OMISSO: Reconhecemos ao estudar essa modalidade a relevncia prtica de se entender sobre a aplicabilidade das normais constitucionais. A referida ao tem seus horizontes na obrigao de conceder eficcia plena s normas constitucionais que urgem por complementao infraconstitucional. A sentena proferida neste tipo de ao se esgota na mera sinalizao da omisso ao poder competente, todavia, no o obriga a fazer, posto que, existindo tal desrespeito desconheo qualquer modalidade de ao que os venha a obrigar. Os legitimados so os mesmos da ADIN. Detalhe: no existe aqui a possibilidade de concesso de medida liminar. AO DE INCONSTITUCIONALIDADE INTERVENTIVA: O art. 34 da Constituio da Repblica Federativa do Brasil, lista algumas possibilidades de interveno da Unio nos Estados e destes nos Municpios, assunto realmente fantstico que merece minuciosa apreciao, que certamente faremos, nesse momento s nos interessa voltar os olhos nas mencionadas no inciso VII. O sempre qualificado professor Alexandre de Moraes assim define o instituto: A ao interventiva possui dupla finalidade, pois pretende a declarao de inconstitucionalidade formal ou material da lei ou ato normativo estadual e a decretao de interveno federal no Estado-membro. Constituindo-se, pois, em um controle direto, para fins concretos, o que torna invivel a concesso de liminar. O nico legitimado o Procurador Geral da Repblica, e funda-se em ato discricionrio deste. AO DE ARGUIO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL: Tendo por fonte inicial as definies esboadas por Conrado Rangel Moreira, iniciaremos a abordagem, desta que me parece o maior apego das bancas atualmente, por seu potencial e complexidade. um instrumento de fiscalizao concentrado de constitucionalidade. Trazido tona pela Emenda Constitucional n 3/ 1993. O art. 102, 1 da CRF, verbis: A argio de descumprimento de preceito fundamental, decorrente desta constituio, ser apreciada pelo Supremo Tribunal Federal. Entende-se aqui que versamos novamente sobre as normas no auto-aplicveis. O legislador idealizou essa ao para atingir trs objetivos: Evitar leso a preceito fundamental, reparar leso e quando for relevante o fundamento de controvrsia constitucional.

No h entendimento absoluto em nossa doutrina, olha que busquei at nas legislaes comparadas, do que venha a ser preceito constitucional, ento como Conrado Rangel Moreira o fez, limito-me a transcreve na integra a definio, costumeiramente louvvel do eminente jurista Jos Afonso da Silva: Preceitos fundamentais no expresso sinnima de princpios fundamentais. mais ampla, abrange essas e todas as prescries que do sentido bsico do regime constitucional, como so, por exemplo, as que apontam para autonomia dos Estados, do Distrito Federal e especificamente as designativas de direitos e garantias fundamentais. Essa ao nitidamente subsidiria, j que a prpria lei veda o uso da mesma quando houver qualquer outro meio eficaz para sanar tal lesividade, Os efeitos dessa deciso sero erga omnes, ex-tunc ou ex-nunc. Os notveis Doutores Orlando Augusto Vianna Alves Ferreira e Rodrigo Pieroni Fernandes, lanam comentrios engrandecedores sobre o tema, e por isso, os tentei compilar e colacionar aqui. Pode-se dizer que o descumprimento no se trata especificamente de uma contrariedade Constituio, mas de violao de determinados preceitos, os fundamentais. dizer, trata-se de uma incompatibilidade com parmetro mais restrito que a inconstitucionalidade, de mbito menor. Ainda segundo eles, ambas as hipteses de incompatibilidade com a Constituio, urge ser expurgadas do ordenamento jurdico. Com esta finalidade, sanando o vicio de inconstitucionalidade e aplicando a sano de nulidade. Os legitimados para propor essa ao so os mesmos da ADIN. POSSIBILIDADE DE ATUAO NOS ATOS MUNICIPAIS: O grande doutrinador Gilmar Ferreira Mendes afirma ser permitido que no apenas o Distrito Federal, mas tambm os direitos estaduais e municipais possam ser objeto de pedido de declarao de constitucionalidade. Partindo desta conceituao, e por aproximao lgica de efeitos entre a ao declaratria e a de argio de descumprimento, no sendo sozinha nesse entendimento, defendo que seja totalmente vlida a discusso de leis estaduais e municipais nesta modalidade. Em suma, dita ao vem permitir que controvrsias relevantes afetas ao direito prconstitucional sejam solvidas pelo STF, com eficcia geral e efeito vinculante. Os autores usados neste resumo foram citados ao longo do mesmo, manifestamente claro que no esgotamos o tema, muito longe disso, marcado fica prximo artigo, que versar sobre o que aqui faltante e com um adentro nas mais recentes atualizaes sobre o tema. Desejo a todos sucesso e muita fora de vontade, lembrem-se que talento mais barato que sal; o que o tornar vencedor ou no, quo disposto a sacrifcios voc se apresenta.

You might also like