You are on page 1of 4

(Resumo: Misael Montenegro Filho) CAPTULO III DA EXECUO DAS OBRIGAES DE FAZER E DE NO FAZER Seo I Da Obrigao de Fazer Art.

632
Quando o objeto da execuo for obrigao de fazer, o devedor ser citado para satisfaz-la no prazo que o juiz Ihe assinar, se outro no estiver determinado no ttulo executivo. (Redao dada pela Lei n 8.953, de 13.12.1994)

Obrigao de Fazer: A obrigao de fazer de natureza positiva, impondo a realizao de determinada atividade por parte do devedor, decorrendo de sentena judicial ou de estipulao contratual. Obrigao de Fazer imposta por deciso judicial e instrumento adequado para perseguir o adimplemento: Quando a obrigao de fazer imposta na sentena, a recalcitrncia do devedor no gera a instaurao da execuo, como processo autnomo. O adimplemento da obrigao especfica perseguido atravs do uso das chamadas medidas de apoio, alinhadas no 5 do art. 461, com destaque para fixao de multa diria. Obrigao de fazer estipulada em ttulo extrajudicial: Quando a obrigao de fazer consta de ttulo extrajudicial, com destaque para o contrato, o inadimplemento da obrigao reclama a instaurao do processo de execuo, resultando na necessidade de distribuio da petio inicial, o recolhimento de custas, a citao do devedor e a prtica de todos os demais atos que integram o modelo executivo tradicional.

Art. 633
Se, no prazo fixado, o devedor no satisfizer a obrigao, lcito ao credor, nos prprios autos do processo, requerer que ela seja executada custa do devedor, ou haver perdas e danos; caso em que ela se converte em indenizao. Pargrafo nico. O valor das perdas e danos ser apurado em liquidao, seguindo-se a execuo para cobrana de quantia certa.

Transmudao da execuo: Comprovada a impossibilidade de adimplemento da obrigao especfica (de fazer), a execuo transmudada no modelo de execuo por quantia certa (execuo geral), exigindo liquidao prvia, em cujo procedimento de aperfeioamento do ttulo o devedor deve ser ouvido, em respeito ao princpio do contraditrio e da ampla defesa (inciso LV do art. 5 da CF).

Norma de direito material: O art. 248 do CC prev: Se a prestao do fato tornar-se impossvel sem culpa do devedor, resolver-se- a obrigao; se por culpa dele, responder por perdas e danos.

Art. 634
Se o fato puder ser prestado por terceiro, lcito ao juiz, a requerimento do exeqente, decidir que aquele o realize custa do executado. (Redao dada pela Lei n 11.382, de 2006). Pargrafo nico. O exeqente adiantar as quantias previstas na proposta que, ouvidas as partes, o juiz houver aprovado. (Redao dada pela Lei n 11.382, de 2006).

Nova situao processual: Aps a reforma, verificado que o fato pode ser prestado por terceiro, o magistrado simplesmente aprova a proposta, com a possibilidade de determinar providncias que assegurem o resultado prtico equivalente ao do adimplemento (ver parte final do art. 461), de acordo com os elementos objetivos do processo. A determinao no parte do exeqente, que simplesmente sugere a adoo de providncias, mas do magistrado. No obstante o apontamento, na situao prevista no pargrafo nico do art. 249 do CC, o exeqente pode executar ou mandar executar o fato, sem prvia autorizao judicial, circunstncia que transmuda a execuo, passando a assumir o modelo da execuo por quantia certa.

Art. 635
Prestado o fato, o juiz ouvir as partes no prazo de 10 (dez) dias; no havendo impugnao, dar por cumprida a obrigao; em caso contrrio, decidir a impugnao.

FIXAO DE PRAZO IMPRPRIO - Destaca-se: a) se no houver impugnao, o juiz extingue a execuo, pela satisfao da obrigao (inciso I do art. 794); b) havendo impugnao, o magistrado deve garantir o estabelecimento do contraditrio (em respeito ao inciso LV do art. 5 CF) e desatar a questo pendente atravs de deciso interlocutria, passvel de interposio atravs do recurso de agravo, nos dez dias seguintes intimao do pronunciamento (art. 522).

Art. 636
Se o contratante no prestar o fato no prazo, ou se o praticar de modo incompleto ou defeituoso, poder o credor requerer ao juiz, no prazo de 10 (dez) dias, que o autorize a conclu-lo, ou a repar-lo, por conta do contratante.

Pargrafo nico. Ouvido o contratante no prazo de 5 (cinco) dias, o juiz mandar avaliar o custo das despesas necessrias e condenar o contratante a pag-lo.

Dilao prpria: O prazo de dez dias, fixado na norma, qualificado como prprio, cuja fluncia sem a prtica do ato esperado (apresentao de requerimento pelo credor) resulta na precluso (art. 183).

Art. 637
Se o credor quiser executar, ou mandar executar, sob sua direo e vigilncia, as obras e trabalhos necessrios prestao do fato, ter preferncia, em igualdade de condies de oferta, ao terceiro. Pargrafo nico. O direito de preferncia ser exercido no prazo de 5 (cinco) dias, contados da apresentao da proposta pelo terceiro (art. 634, pargrafo nico). (Redao dada pela Lei n 11.382, de 2006).

Interpretao da norma: O credor no obrigado a aceitar que a obra seja executada por um terceiro. O pargrafo nico do art. 249 prev que o prprio credor pode executar a obra, at mesmo sem autorizao judicial, em caso de urgncia, sendo depois ressarcido. O prazo fixado na lei prprio. Assim, a fluncia da dilao sem a prtica do ato esperado resulta na precluso (art. 183), retirando do credor a condio de ele prprio executar a obra.

Art. 638
Nas obrigaes de fazer, quando for convencionado que o devedor a faa pessoalmente, o credor poder requerer ao juiz que Ihe assine prazo para cumpri-la. Pargrafo nico. Havendo recusa ou mora do devedor, a obrigao pessoal do devedor converter-se- em perdas e danos, aplicando-se outrossim o disposto no art. 633.

Norma de direito material: O art. 247 do CC prev: Incorre na obrigao de indenizar perdas e danos o devedor que recusar a prestao a ele s imposta, ou s por ele exeqvel. Obrigao personalssima ou intuitu personae: A obrigao de fazer pode se referir a um ato material ou imaterial. No segundo caso, em que a prestao s pode ser executada pelo devedor, cabe-nos avaliar se a recusa do devedor voluntria. Sendo a hiptese, aplicamos a norma em comentrio, para apurar as perdas e danos e permitir a transmudao da execuo, assumindo o modelo da execuo por quantia certa.

CUMPRIMENTO DE SENTENA DA OBRIGAO DE FAZER


CAPTULO X DO CUMPRIMENTO DA SENTENA (Includo pela Lei n 11.232, de 2005)

Art. 475-I
O cumprimento da sentena far-se- conforme os arts. 461 e 461-A desta Lei ou, tratando-se de obrigao por quantia certa, por execuo, nos termos dos demais artigos deste Captulo. (Includo pela Lei n 11.232, de 2005) 1 definitiva a execuo da sentena transitada em julgado e provisria quando se tratar de sentena impugnada mediante recurso ao qual no foi atribudo efeito suspensivo. (Includo pela Lei n 11.232, de 2005) 2 Quando na sentena houver uma parte lquida e outra ilquida, ao credor lcito promover simultaneamente a execuo daquela e, em autos apartados, a liquidao desta. (Includo pela Lei n 11.232, de 2005)
o o

You might also like