You are on page 1of 4

1. Por que para Lvi-Strauss a estrutura pode ser um instrumento para a anlise cientfica?

Para Lvi-Strauss, a estrutura representa um sistema de regncia de aspectos fundamentais de uma sociedade, e se trata de um fenmeno existente em qualquer sociedade, das mais simples s mais complexas. Todas elas possuem a caracterstica comum de criar formas de nomenclatura, organizao, classificao e ordenao de tudo a sua volta, significando seu universo e criando representaes e smbolos. Tais estruturas so construdas coletivamente e portanto, quando analisadas a fundo num trabalho etnogrfico, nos permitem entender aspectos culturais particulares de cada grupo social, como por exemplo as estruturas de parentesco ou mesmo de troca. Estas estruturas servem para significar os costumes, as normas, os padres, e assim atuam como mecanismo de reproduo desses significados e smbolos, pautando o comportamentos dos indivduos, limitando e condicionando suas aes. Portanto, apenas a anlise estrutural de uma sociedade, levada a fundo, j suficiente para compreender uma infinidade de aspectos culturais, de relaes sociais, trocas, parentesco, poder, status, condutas, normas, rituais, linguagem, smbolos, enfim, todas as esferas da vida social que so ditadas pela estrutura daquele grupo ou daquela sociedade so passveis de entendimento com o estudo aprofundado da estrutura em questo. A anlise estrutural especialmente til para se estudar as sociedades ditas sem histria, ou seja, aquelas sociedades que como qualquer outra possuem sua histria, mas onde no possvel estud-la, pois no a conhecemos.

2. Explique o argumento de Lvi-Strauss segundo o qual existe uma simetria entre o pensamento mgico e o pensamento cientfico. Por vezes os cientistas tm a prepotncia de julgar a cincia mais sbia que o mito, esquecendo que este existe h muito mais tempo e talvez se negando a ver que ainda existe, inclusive dentro do prprio campo cientfico. O pensamento mgico, assim como o cientfico, tem a mesma necessidade de organizar e significar as coisas do mundo, obviamente se valendo de mtodos distintos para tanto, mas ambos partilham da mesma busca essencial em explicar as coisas e os fenmenos. O mito busca nas explicaes metafsicas o sentido para significar as coisas, a cincia busca em seus conhecimentos empricos, metdicos, mas nem por isso o pensamento mgico, por ser baseado no mito, tem menos a ensinar e provar, pelo contrrio, em algumas questes particulares o conhecimento mtico pode conhecer tanto quando o cientfico, mas se valendo de meios distintos de comprov-los. Se uma planta tem propriedades alucingenas, por exemplo, a cincia explica atravs da biologia e da qumica, os compostos que so parte daquele organismo vivo, j o mito pode atribuir aquela propriedade a um deus ou outra nomenclatura de entidade metafsica. O fato que, ambas as formas de conhecimento se valem de mtodos distintos para alcanar um mesmo objetivo, conhecer, explicar e dar significado s coisas do mundo, da vida, no cabendo aqui, julgar qual forma de pensamento est mais certa ou mais errada, j que no fim das contas, o fenmeno acontece, a planta cura, uma pessoa morre, e o processo pelo qual se chegou a determinada explicao, nem a prpria explicao dada muda o fato, e o mesmo fato que ambos os pensamentos/conhecimentos partilham em comum.

3. Por que para Lvi-Strauss a noo de cultura arcaica inadequada? O pensamento elaborado por Lvi-Strauss vai de encontro s teorias evolucionistas das sociedades, as quais tentam traar um parmetro universal ocidental como referncia para a comparao entre as diferentes sociedades, ocidentais ou no, para determinar em que ponto ou nvel de uma evoluo cada uma estaria, qual seria mais ou menos evoluda, ou seja, uma perspectiva etnocntrica, com o olhar voltado de dentro para fora. Lvi-Strauss critica tal linha de pensamento pois afirma que uma determinada sociedade pode ter sua evoluo de uma maneira completamente insignificante para a nossa, ou seja, as necessidades encontradas em uma determinada sociedade, na agricultura por exemplo, dadas as diversas condies materiais, climticas, geogrficas e mesmo culturais podem no ser as mesmas que as sociedades ocidentais, o que no representaria uma ausncia de evoluo, mas no uma evoluo nos moldes ocidentais, e que portanto, no pode ser julgada acima ou abaixo em uma escala linear de evoluo universal. No pensamento evolucionista, as sociedades tidas como menos evoludas so tratadas como se estivessem em um processo de evoluo que as levaria na mesma direo que as outras, sempre em direo a um patamar mais elevado na escala da evoluo. Essa forma de pensar acaba por menosprezar as particularidades histricas de cada sociedade e os fatores que assim construram e constroem aquela cultura, fechando os olhos para o processo de desenvolvimento e as necessidades peculiares a cada cultura.

4. Com base nos textos de Lvi-Strauss comente, dissertativamente, a entrevista de Tom Z sobre a msica Atoladinha, concedida ao Programa do J. A primeira coisa que me despertou a ateno depois de assistir o vdeo pela primeira vez foi o fato de eu nunca ter analisado tal msica, ou qualquer msica que eu apenas julgava negativamente de tal maneira, procurando analisar mais friamente suas subjetividades, significados e efeitos, e logo em seguida transportei este pensamento para o olhar antropolgico mais amplo, e percebi que esta mesma limitao no olhar (ou ouvir) em relao msica, poderia estar sendo empregado ao pensar um costume, uma cultura peculiar, uma conduta, um ritual, enfim, que eu poderia facilmente fazer o mesmo julgamento extremamente simplista, limitado, ao pensar superficialmente qualquer outro fenmeno social. Quanto ligao com os textos de Lvi-Strauss, percebi uma relao da fala do cantor Tom Z com o conceito de estrutura at ento comentado, quando ele fala da Igreja Catlica, do Cristianismo e seus tabus e outros meios de coero, que so parte de uma estrutura que organiza, disciplina os indivduos e reproduz um determinado pensamento coletivo. Ainda com relao s estruturas, percebi uma relao com a fala do cantor acerca do smbolo feminino relacionado sexualidade a aos tabus citados no pargrafo anterior, onde a simbologia do prazer, do orgasmo feminino, na nossa sociedade que se diz to desenvolvida e evoluda, ainda um assunto que incomoda, causa desconforto, e seus significados ainda so confusos ou de difcil aceitao. Portanto so smbolos que fazem parte de uma grande e complexa estrutura que rege e organiza nossa sociedade, e a linguagem utilizada na msica pode se enquadrar em um grupo determinado dentro desta mesma sociedade, sendo a forma de expresso tambm um aspecto da estrutura.

You might also like