You are on page 1of 2

Como mobilizar a comunidade escolar em torno da construo de seu Projeto Poltico-pedaggico?

Este pequeno texto se destina a reunir algumas estratgias mobilizadoras da comunidade escolar em torno da construo de seu Projeto Poltico-Pedaggico. O Dicionrio Eletrnico Houaiss define mobilizar como por (se) em ao (um conjunto de pessoas) para uma tarefa, uma campanha, etc. Conclamar pessoas a participarem de uma atividade social, poltica ou de outra natureza, insuflando-lhes entusiasmo, vontade, etc. Conforme a explicao do verbete necessrio instigar as pessoas da comunidade escolar para a construo do Projeto, despertando-lhe o entusiasmo, suas energias; envolver-lhes mais que fisicamente. Emocionalmente. O grupo de sistematizao do documento tem como atribuio animar os participantes, tornando o trabalho vivo, produtivo, criativo. Este trabalho encontra suporte terico em dois documentos que inspiram as atividades democrticas no eixo da educao: Plano Municipal: documento norteador para a elaborao de plano municipal de educao1 e Como promover a construo coletiva do Projeto Pedaggico da escola?2. Na verdade, o elenco de atividades aqui descritas no pretende ser um manual de atuao de equipes sistematizadoras do Projeto Poltico Pedaggico P.P.P mas ilustrar como algumas escolas ou rgo de educao podem insuflar sua comunidade em torno de seus objetivos, aproximando-se mais da coletividade. Guardadas as propores as equipes de sistematizao podem adotar diversas estratgias mobilizadoras (BRASIL, 2005, P. 80-82): a) Criao de vrias equipes temticos com a finalidade de descentralizar as aes; b) Utilizao dos meios comunicao disponveis (rdios, jornais, cartazes,
1

BRASIL, Ministrio da Educao.SEB. documento nortedor para elaborao do plano

municipal de educao PME/elaborao Clodoaldo Jos de Almeida Souza. Brasilia: secretaria da Educao Bsica, 2005. 98 p.
2

MARAL, Juliane Corra. Progesto: Como promover a construo coletiva do projeto

pedaggico da escola? Mdulo III; coordenao geral Maria Agla de M.M. Braslia: CONSED Conselho Nacional de Secretrios Estaduais de Educao, 2001.

faixas outdoor, servio de som mvel); c) Convocao da sociedade civil (associaes comunitrias, organizaes religiosas, culturais, estudantil, etc.) e realizao de encontros; d) Promoo de um dia de mobilizao e discusso na escola, com realizao de estudos temticos em formato de oficinas; e) Realizao de assembleia geral para apresentao do diagnstico, discusso, formulao e definio de propostas. Maral (2001, p.60-71) detalha de forma mais pedaggica as aes participativas da coletividade. A autora elenca algumas atividades viveis: visitas as pessoas mais idosas no intuito de resgatar memrias sobre a escola; distribuio e coleta de informaes junto aos pais; discusso em sala; criao de conselho de representantes de turma; diversas reunies com professores para discusso das prticas pedaggicas e outros fatores interferentes; realizao de fruns ou ciclo de debates envolvendo professores, alunos, funcionrios tcnico-administrativos e de apoio, gestores e representantes da comunidade para discusso dos problemas potenciais da escola. A termo de encerramento desse levantamento de estratgias, fao minhas as preocupaes de Maral (2001, p.70-71):
a preocupao fundamental deve ser levantar as concepes do coletivo da escola em relao ao trabalho pedaggico como um todo, visando propor inovaes ao seu cotidiano. De forma simples, clara e objetiva preciso discutir as concepes dos vrios segmentos e definir uma linha de ao compartilhada que traduza aquilo que o grupo considera prioritrio para o trabalho da escola.

You might also like