You are on page 1of 10

LEOS LUBRIFICANTES CONTAMINADOS

LEOS LUBRIFICANTES CONTAMINADOS

Com o uso normal ou como consequncia de problemas ou acidentes, o leo lubrificante sofre deteriorao ou contaminao, perdendo suas propriedades e no servindo mais para a finalidade para a qual foi elaborado, exigindo sua substituio para garantir a integridade e o bom funcionamento do motor ou equipamento. O lubrificante, depois de retirado do motor ou equipamento, passa a ser um resduo perigoso chamado leo lubrificante usado ou contaminado, conhecido popularmente como leo queimado (denominao que no correta e deve ser evitada). Apesar de ser um resduo, o leo lubrificante usado ou contaminado no pode ser considerado lixo de forma alguma, muito ao contrrio. O leo lubrificante usado ou contaminado contm em si cerca de 80% a 85% de leo lubrificante bsico. E atravs de vrios processos tecnolgicos chamados de rerrefino pode-se extrair desse resduo a matria-prima com a mesma qualidade do produto de primeiro refino, atendendo as especificaes tcnicas estabelecidas pela ANP (Agncia Nacional do Petrleo). Devido a essa capacidade de recuperao da matria-prima nobre que o leo lubrificante bsico e pela minimizao da gerao de resduos, o rerrefino foi escolhido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA, atravs da Resoluo n 362/2005, como o destino obrigatrio dos leos lubrificantes usados ou contaminados.

Composio dos leos usados


Os leos usados contm produtos resultantes da deteriorao parcial dos leos em uso, tais como compostos oxigenados (cidos orgnicos e cetonas), compostos aromticos polinucleares de viscosidade elevada, resinas e lacas. Alm dos produtos de degradao do bsico, esto presentes no leo usado os aditivos que foram adicionados ao bsico, no processo de formulao de lubrificantes que ainda no foram consumidos, metais de desgaste dos motores e das mquinas lubrificadas (chumbo, cromo, brio e cdmio) e contaminantes diversos, como gua, combustvel no queimado, poeira e outras impurezas. Pode conter ainda produtos qumicos, que, por vezes, so inescrupulosamente adicionados ao leo e seus contaminantes caractersticos. Os leos usados so constitudos de molculas inalteradas do leo bsico, produtos de degradao do leo bsico; contaminantes inorgnicos; gua originria da cmara de combusto (motores), ou de contaminao acidental; hidrocarbonetos leves (combustvel no queimado); partculas carbnicas formadas devido ao coqueamento dos combustveis e do prprio lubrificante e ainda outros contaminantes diversos. A origem dos leos lubrificantes usados bastante diversificada e suas caractersticas podem apresentar grandes variaes, e nesse ponto interessante que se faa uma distino entre os leos usados de aplicaes industriais e os de uso automotivo e as respectivas formas possveis de reciclagem. leos usados industriais Os leos industriais possuem, em geral, um baixo nvel de aditivao. Nas aplicaes de maior consumo, como em turbinas, sistemas hidrulicos e engrenagens, os perodos de troca so definidos por limites de degradao ou contaminao bem mais baixos do que no uso automotivo.

Por outro lado, a maior variedade de contaminantes possveis nos leos usados industriais dificulta a coleta para a finalidade de rerrefino em mistura com leos automotivos. Uma parte dos leos utilizados em muitas aplicaes industriais so emulses (leos solveis), nas quais existem gotculas de leo finalmente dispersas na fase aquosa. Atravs do uso de emulgadores, obtm-se emulses estveis usadas industrialmente numa srie de aplicaes, como usinagem. As emulses base de leo mineral em uso devem ser trocadas depois de determinados perodos, devido a uma crescente degradao microbiana e contaminao com produtos estranhos. leos usados automotivos Nas aplicaes automotivas, tanto os nveis de aditivao quanto os nveis de contaminantes e de degradao do leo bsico so bem mais elevados do que nas aplicaes industriais. A maior parte do leo usado coletado para rerrefino proveniente do uso automotivo. Dentro desse uso esto os leos usados de motores gasolina (carros de passeio) e motores diesel (principalmente frotas). As fontes geradoras (postos de combustveis, super trocas, transportadoras, etc.) so numerosas e dispersas, o que, aliado ao fator das longas distncias, acarreta grandes dificuldades para a coleta dos leos lubrificantes usados. Alguns fatores contribuem para que a carga do processo de rerrefino e, mais especificamente, a carga da etapa de acabamento, sejam uniformes: a carga do rerrefino sofre, normalmente, uma homogeneizao prvia ao processamento, para evitar oscilaes de rendimentos e condies de processo; as etapas de destilao e/ou desasfaltamento restringem o contedo de fraes leves e de componentes de alto peso molecular, inclusive produtos de oxidao, restringindo a faixa de destilao e, indiretamente, a composio da carga da etapa de acabamento.

Rerrefino de leos usados


Um processo de rerrefino deve compreender etapas com as seguintes finalidades: remoo de gua e contaminantes leves; remoo de aditivos polimricos, produtos de degradao termo-oxidativa do leo de alto peso molecular e elementos metlicos oriundos do desgaste das mquinas lubrificadas (desasfaltamento); fracionamento do leo desasfaltado nos cortes requeridos pelo mercado; acabamento, visando a retirada dos compostos que conferem cor, odor e instabilidade aos produtos, principalmente produtos de oxidao, distribudos em toda a faixa de destilao do leo bsico.

A gua removida do processo deve passar por tratamento complexo, em funo de contaminao com fenol e hidrocarbonetos leves. Os produtos pesados da destilao e desasfaltamento tm aplicao potencial na formulao de asfaltos. As propriedades do leo destilado, ainda carentes de ajuste, so a estabilidade de cor, odor e ndice de acidez do leo, principalmente. Alm da remoo de metais e produtos de oxidao, a etapa desasfaltamento aumenta a uniformidade da carga da etapa de acabamento, em termos de contedo de metais e nvel de oxidao. O processo de rerrefino compreende as seguintes etapas:

Desidratao Aps ser descarregado numa caixa receptadora, o leo usado passa por um peneiramento e por uma filtrao para a reteno de partculas grosseiras. A desidratao iniciada com um praquecimento do leo at 80C antes de ser enviado aos desidratadores. Numa operao em batelada, o leo desidratado a 180C em desidratadores com trocador externo em circulao forada. A gua e os solventes evaporados so condensados e separados em um separador de fases. Os solventes so aproveitados como combustvel para os fornos e a gua enviada para tratamento (ETE). Destilao Flash Uma vez desidratado, o leo bombeado para um forno onde aquecido at uma temperatura de 280C. A partir da, o leo entra no sistema de vasos de flasheamento sob alto vcuo (28 mBAR). Aqui so separadas as fraes leves do leo usado: leo neutro leve, leo spindle e leo diesel. O leo neutro leve entra na formulao de leo com mdia viscosidade. O leo spindle usado em formulaes diversas. O leo diesel empregado como combustvel. Estas fraes precisam de um acabamento antes do seu uso. Desasfaltamento O leo destilado bombeado para outro forno, onde aquecido a uma temperatura de 380C, e enviado para os evaporadores de pelcula. Nesta etapa, separada a frao asfltica do leo sob alto vcuo (1 mBAR). A frao asfltica composta pela maior parte degradada do leo lubrificante usado. Na sua composio encontramos principalmente polmeros, metais, resinas, aditivos e compostos de carbono. Esta frao empregada na fabricao de mantas e produtos asflticos em geral. Tratamento Qumico - Borra cida O leo proveniente do desasfaltamento ainda possui alguma quantidade de componentes oxidados. Para extra-los, aplica-se pequena quantidade de cido sulfrico, que promove a aglomerao dos contaminantes que decantam, gerando a borra cida, um resduo poluente se lanado ao ambiente. A borra cida lavada com gua, neutralizada e desidratada, transformando-se em combustvel pesado de alto poder calorfico. A gua cida gerada na lavagem desta borra neutralizada com lama cal e cal virgem, transformando-se em gesso para corretivo de solo. J a gua neutralizada enviada para tratamento (ETE). Em relao aos resduos produzidos no processo de rerrefino, o cido sulfrico da borra cida recuperado, formando sulfato de magnsio, e a borra lavada entra na composio com asfalto para oxidao e produo de asfalto oxidado para impermeabilizao e outros subprodutos. A torta do filtro incorporada de 5 a 10% na composio do barro para a fabricao de tijolos. Clarificao e Neutralizao Aps a sulfonao, o leo bombeado para os reatores de clarificao, onde adicionada argila descorante (absorvente natural). A mistura leo/argila aquecida para promover a absoro de compostos indesejveis. No final, adicionada a cal para corrigir a acidez do leo.

Filtrao A mistura leo/argila/cal passa por filtros prensa para separar a frao slida. A argila com cal impregnada com leo empregada em indstrias cermicas e cimenteiras. O leo ainda passa por filtros de malha mais fina para eliminar os particulados remanescentes. No final, obtido o leo bsico mineral rerrefinado com as mesmas caractersticas de leo bsico virgem. Aps estas etapas, o leo armazenado em tanques. Para atender s especificaes de viscosidade, cor, ponto de fulgor, etc., cada lote analisado e corrigido pelo laboratrio.

Riscos para a sade


Apesar da sua importncia estratgica econmica, importante no esquecer que os leos lubrificantes usados ou contaminados so resduos perigosos e tm que ser corretamente manuseados, armazenados e destinados para que a sade dos trabalhadores diretamente ligados sua manipulao, a sade da populao e o meio ambiente no sofram danos. Um leo lubrificante novo em si um produto com certo grau de perigo que aconselha uma manipulao cuidadosa porque, alm de ser feito basicamente a partir do petrleo, geralmente contm diversos tipos de aditivos que em altas concentraes so txicos.

O leo lubrificante usado ou contaminado, alm de carregar essa carga original de perigo, recebe um reforo extra em sua toxidade porque os seus componentes, ao sofrerem degradao, geram compostos mais perigosos para a sade e o ambiente, tais como dioxinas, cidos orgnicos, cetonas e hidrocarbonetos policclicos aromticos. Alm disso, o leo lubrificante usado ou contaminado contm diversos elementos txicos (por exemplo cromo, cdmio, chumbo e arsnio), oriundos da frmula original e absorvidos do prprio motor ou equipamento. Esses contaminantes so em sua maioria bioacumulativos (ficam no organismo) e causam diversos problemas graves de sade, como mostrado abaixo: Chumbo Intoxicao aguda dores abdominais; vmito; diarreia; oligria; sensao de gosto metlica; colapso e coma. Intoxicao crnica perda de apetite; perda de peso; apatia; irritabilidade; anemia. Danos nos sistemas nervoso, respiratrio, digestivo, sanguneo e aos ossos. Cdmio Intoxicao aguda diarreia; dor de cabea; dores musculares; dores no peito e nas pernas; salivao; sensao de gosto metlica; dores abdominais; tosse com saliva sangrenta; fraqueza; danos no fgado e falha renal. Intoxicao crnica perda de olfato; tosse; dispneia; perda de peso; irritabilidade; debilitao dos ossos; danos aos sistemas nervoso, respiratrio, digestivo, sanguneo e aos ossos. Arsnio Intoxicao aguda violenta gastroenterite; queimao no esfago; diarreia sanguinolenta; vmito; queda da presso sangunea; suor sangrento; dispneia; edema pulmonar; delrio; convulses e coma. Intoxicao crnica dermatite; escurecimento da pele; edema; danos no sistema nervoso central, cardiovascular; nefrite crnica; cirrose heptica; perda de olfato; tosse; dispneia; perda de peso; irritabilidade; debilitao dos ossos; danos nos sistemas nervoso, respiratrio, digestivo, sanguneo e aos ossos. Cromo Cancergeno para pele, pulmes e fgado. Cancergeno para pulmes e traqueia. Acumula-se principalmente nos rins, ossos e fgado. Cancergeno para rins e sistema linftico. Teratognico (malformaes nos fetos, ossos, rins e sistema cardiovascular). Acumula principalmente nos ossos.

O cromo hexavalente Cr (VI)- extremamente txico diferentemente do cromo trivalente Cr (III) - que essencial na potencializao da insulina. O Cr (VI) gerado em processos a partir do Cr (III). Intoxicao aguda vertigem; sede intensa; dor abdominal; vmito; oligria e nria.

Intoxicao crnica dermatite; edema de pele; ulcerao nasal; conjuntivite; nuseas; vmito; perda de apetite; rpido crescimento do fgado. Cancergeno para pele; pulmes e fgado.

Dioxinas So substncias organocloradas, persistentes na natureza, extremamente txicas, carcinognicas e teratognicas. Essas substncias agressivas so geradas quando da queima do leo lubrificante usado ou contaminado, que ilegal. As vrias dioxinas possuem cada uma, diversos efeitos danosos sade humana.

Apesar da variedade de sintomas, a ttulo ilustrativo, possvel generalizar destacando que todas elas so cancergenas para sistema respiratrio e causam vmito, dores e fraqueza muscular, falhas na presso sangunea, distrbios cardacos. Hidrocarbonetos Policclicos (Polinucleares) Aromticos Compostos caracterizados por possurem dois ou mais anis aromticos (por exemplo, benzeno) condensados. Tm longa persistncia no ambiente. So cancergenos.

Quando resultantes da queima do leo lubrificante, que ilegal, afetam os pulmes, o sistema reprodutor e o desenvolvimento do feto (teratognico).

Riscos para o meio ambiente

Assim como causa danos sade das pessoas que tm contato direto com o resduo, o leo lubrificante usado ou contaminado, quando dispersado no meio ambiente, causa grandes prejuzos, afetando grande nmero de pessoas, a fauna e a flora, principalmente quando associado com outros poluentes comuns nas reas mais urbanizadas. Apenas a ttulo de exemplo, alguns dados ambientais relevantes sobre a m destinao desse resduo: o leo lubrificante usado ou contaminado, por no ser biodegradvel, leva dezenas anos para desaparecer do ambiente;

quando vaza ou jogado no solo, inutiliza o solo atingido, tanto para a agricultura, quanto para a edificao, matando a vegetao e os micro-organismos, destruindo o hmus, causando infertilidade da rea que pode se tornar uma fonte de vapores de hidrocarbonetos. Alm disso, pode atingir o lenol fretico, inutilizando os poos da regio de entorno; apenas 1 litro de leo lubrificante usado ou contaminado pode contaminar 1 milho de litros de gua, comprometendo sua oxigenao; se jogado no esgoto, o leo lubrificante ir comprometer o funcionamento das estaes de tratamento de esgoto, chegando em alguns casos a causar a interrupo do funcionamento desse servio essencial; quando queimados (o que ilegal e constitui crime), os leos lubrificantes usados ou contaminados causam forte concentrao de poluentes num raio de 2 km, em mdia. Sua queima ainda gera grande quantidade de particulados (fuligem), produzindo precipitao de partculas que literalmente grudam na pele e penetram no sistema respiratrio das pessoas. Portanto extremamente importante manusea-lo com cuidado pois pequenas quantidades do resduo jogadas na natureza podem ter graves consequncias.

Referncias Bibliogrficas

http://www.sindirepa-sp.org.br/pdfs/guia.pdf http://ambientes.ambientebrasil.com.br/residuos/oleos_lubrificantes/processos_de_re_refino.html http://wwwp.feb.unesp.br/jcandido/manutencao/Grupo_22.pdf http://www.lwart.com.br/uploads/Image/fluxograma_corrigido.jpg

You might also like