You are on page 1of 19

Instronic Instrumentos de Teste Ltda. Av. Dr. Cardoso de Melo, 1686 Vila Olmpia. 04548-005 So Paulo SP www.instronic.com.

br

Autor: Bruno Perez

Treinamento Termogrfico

www.instronic.com.br

Treinamento Termogrfico

Todo corpo seja ele inanimado ou animado, que esteja acima de 0 Kelvin (-273 C), emite uma energia de sua superfcie.Esta energia se d devido movimentao dos tomos e molculas da superfcie dos objetos.A energia emitida se propaga atravs de ondas eletromagnticas pelo ar ou por qualquer outro meio conduo. A quantidade de energia esta relacionada diretamente com sua temperatura

Ambiente: T = 0 K ou T = -273 C
Energia Infravermelha

A A A A

www.instronic.com.br

Treinamento Termogrfico

Quanto menor for a temperatura menor ser a movimentao dos tomos, logo a proporo de energia infravermelha emitida para o ambiente ser menor. Quanto maior for a temperatura maior ser a movimentao dos tomos, logo a proporo de energia infravermelha emitida para o ambiente ser maior. A diferena entre um corpo frio e um quente est no grau que ambos os corpos emitem e absorvem energia.Se o corpo emite mais energia que absorve considerado um corpo quente e se um corpo absorve mais energia que emite considerado um corpo frio.

www.instronic.com.br

Treinamento Termogrfico

Os grficos na Fig. 1-2 mostram que o comprimento de onda e a intensidade da radiao variam com a temperatura. Conforme a temperatura se eleva, um pico formado a comprimentos de onda crescentemente mais curtos.

www.instronic.com.br

Treinamento Termogrfico

O infravermelho uma forma de radiao eletromagntica assim como as ondas de rdio, microondas, raios ultravioletas, luz visvel, raios-X, e raios gamma. A banda do comprimento de onda dos raios infravermelhos est entre 0,78 e 1000m. O raio infravermelho tambm referido como um raio de calor, e seu ntimo relacionamento com calor bem conhecido.

A radiao visvel que conseguimos perceber corresponde a uma estreita faixa do espectro eletromagntico. Para cada "cor" do espectro, est associado um nmero chamado COMPRIMENTO DE ONDA. Para o espectro eletromagntico este nmero varia desde alguns poucos dcimos de bilionsimos de metro, para os RAIOS GAMA e RAIOS-X, at vrias dezenas de quilmetros para ONDAS DE RDIO. Isto mostra o quo pequena a faixa que conseguimos ver. Na figura acima, 1 nm equivale a 1 bilionsimo do metro, isto , 1 nm = 0,000 000 001 m ou ainda 0,000 001mm.

www.instronic.com.br

Treinamento Termogrfico

Uma cmera infravermelha de termografia um dispositivo que detecta energia infravermelha (calor), converte em sinal eletrnico produzindo imagens em padro Tv/vdeo e executando clculos de temperatura. O calor detectado por uma cmera termogrfica pode ser quantificado ou medido de forma muito precisa, no apenas monitorar o comportamento trmico, mas tambm identificar e avaliar a gravidade dos problemas de aquecimentos. Inovaes recentes tais como, tecnologia de detectores, imagem visual integrada, funcionalidade automtica e desenvolvimento de software, oferecem solues mais produtivas para inspees termogrficas.

www.instronic.com.br

Treinamento Termogrfico

Se procurarmos uma definio para este termo vamos encontrar a seguinte definio: Sistema fsico capaz de produzir a radiao de corpo negro (denominao associada ao fluxo emitido por um corpo que, sob equilbrio termodinmico, seria capaz de absorver completamente a radiao de qualquer comprimento de onda). Representa o sistema fsico que, sob equilbrio termodinmico, possui a mxima capacidade de emitir e de absorver radiao. Um corpo negro uma superfcie terica, que absorve e re-irradia toda energia IR que recebe, ou seja,

Existe uma Lei intimamente relacionada ao corpo negro: a Lei de Kirchhoff, que define reflexo, absoro e radiao.

Onde: ,

: absoro ( : emissividade) : reflexo : transmisso

www.instronic.com.br

Treinamento Termogrfico

Em medio com um termmetro de radiao, os dados de temperatura so afetados pela atmosfera (ambiente circundante) em adio emissividade. Como mostrado na figura a seguir, os raios infravermelhos alm daqueles do objeto medido sero incidentes sobre o termmetro de infravermelho. Assim, funes como correo para reflexo ambiental sero necessrias para evitar a sua influncia. E quando forem requeridos dados de temperatura precisos, medidas devem ser tomadas para o ambiente incluindo o caminho de propagao, luz difusa externa e assim por diante.

Emissividade o ndice de energia radiada de um objeto para o exterior, e uma constante inerente ao objeto. A emissividade varia com a condio da superfcie do objeto e tambm com a variao da temperatura e comprimento de onda. Em outras palavras, uma variao ou alterao em emissividade causar uma alterao nas indicaes da cmera IR.

www.instronic.com.br

Treinamento Termogrfico

www.instronic.com.br

10

Treinamento Termogrfico

A termografia aplicada nos seguintes reas: Manuteno Preditiva dos Sistemas Eltricos de empresas geradoras; Monitoramento de sistemas mecnicos como rolamentos e mancais, vazamentos de vapor; Anlise de isolamento trmico e refratrio (na Engenharia Civil); Monitoramento de Processo produtivo do vidro e do papel; Acompanhamento de performance de placas e circuitos eletrnicos; Pesquisas cientficas de trocas trmicas; Medicina; Indstria Automotiva; Siderurgia

rea Eltrica Hoje em dia, no existe vida civilizada sem eletricidade. Na nossa sociedade industrial contempornea, a dependncia da eletricidade vital. Um sculo ou dois atrs ainda havia processos industriais artesanais, como as moendas de cana movidas a mulas e a fabricao de tijolos por mo de obra escrava.

www.instronic.com.br

11

Treinamento Termogrfico

Mas, nos dias de hoje, sem eletricidade no h indstria na concepo moderna do termo. E nesses casos, falta de eletricidade sinnimo de lucro cessante, prejuzos e por a em diante.Um simples parafuso pode parar uma fbrica gigantesca, se quebrar em um conector na entrada de alta tenso. O prejuzo sempre muito grande. E sem a TERMOGRAFIA muitas vezes impossvel detectar uma falha a tempo. Todos os equipamentos eltricos sob carga devem apresentar algum tipo de aquecimento. A carga um fator gerador de calor normal em qualquer instalao eltrica, tanto em Baixa Tenso (220, 380 e 440 V), Mdia Tenso (13,8 kV a 34,5 kV), Alta Tenso (69 kV a 230 kV) e Extra Alta Tenso (500kV a 750 kV). Apenas os equipamentos tipo colunas de isoladores, pra-raios, buchas de transformadores e, ainda que mais raramente, as muflas, devem ter perfis trmicos "frios" como sinnimo de normalidade. Qualquer equipamento eltrico em uso est sempre sujeito a vibraes, dilataes e contraes, aumentos e diminuies de carga, invernos rigorosos e veres escaldantes. uma rotina normal do dia- a- dia da indstria. Mas a conseqncia fatal , no mnimo, o desgaste e/ou afrouxamento de algumas conexes e.ou contatos em algum lugar dos milhares de pontos de uma instalao eltrica. Todos os outros equipamentos devem aquecer, mais ou menos, de acordo com seu projeto, caractersticas construtivas e carga no instante da inspeo. Como deve ser o aquecimento em funo desses parmetros: carga, dimensionamento, qualidade de mo de obra, material empregado, montagem, algo que o prprio inspetor deve avaliar no momento da inspeo. Alguns tipos de aquecimento sero normais outros no. Algumas vezes uma temperatura alta no significa um defeito e, em outros casos, apenas 1 (um) grau centgrado condena um equipamento.

www.instronic.com.br

12

Treinamento Termogrfico

SUBESTAES EXPOSTAS AO TEMPO Barramentos Muflas Transformadores: Primrio e secundrio Disjuntores TC's TP's Cadeias de Isoladores Isoladores de pedestal Cruzetas Chaves fusveis Chaves a leo Autotransformadores Cabos Isolados Conexes e Conectores prensados e de impacto Cubculos de medio e proteo Pra-raios Seccionadoras Etc... SUBESTAES ABRIGADAS Barramentos Muflas Transformadores: Primrio e secundrio Disjuntores TC's TP's Isoladores de pedestal Chaves fusveis Cabos Isolados Conexes e Conectores prensados Cubculos de medio e proteo Pra-raios Seccionadoras Bases e fusveis HH Chapas isolantes separadoras entre cubculos Etc...

www.instronic.com.br

13

Treinamento Termogrfico

PAINIS GERAIS DE BAIXA TENSO Entradas Cablagem Conexes Disjuntores Gerais Chaves seccionadoras Chaves Fusveis TC's de medio Barramentos Bases NH e Diazed Fusveis NH e Diazed Rguas de bornes Pra-raios de BT Disjuntores de caixa moldada Etc... MOTORES Caixas de ligao Conexes Cablagem Carcaas RETIFICADORES Barramentos Tiristores e pontes Reguladores Bases e Fusveis NH Bases e Fusveis Diazed Etc...

www.instronic.com.br

14

Treinamento Termogrfico

rea Mecnica

Todo equipamento mecnico sujeito a atrito, por exemplo: mancais ou transmisses, ou sujeito a trocas trmicas, tipo revestimentos refratrios internos ou externos,pode ser inspecionado para verificao de pontos de fuga de calor pela Termografia, sem nenhum tipo de contato fsico com o equipamento. Inclusive equipamentos de grande porte como chamins muito altas em plantas petroqumicas. Uma pergunta cuja resposta sempre causa apreenso no meio industrial, principalmente para a rea de produo : Quanto custa uma parada forada por causa da falha de um equipamento crtico para a produo? Por exemplo, uma queda de um refratrio em um forno de cimento ou uma caldeira? Ou ainda uma injetora crtica? Ou uma esteira? Para minimizar esses custos, a Termografia uma maneira excelente de localizar problemas antes que eles custem muito caro para a industria. PRODUO Se a qualidade ou quantidade do seu processo produtivo depende de calor, a inspeo por Termografia a ferramenta certa para o aumento da sua qualidade final e produo. O mesmo se d para a reduo do ndice de rejeio ou retrabalho, conforme o caso. A qualidade final de seu produto pode ser afetada por falhas na distribuio de calor nas peas, sejam elas quais forem. Resumidamente, encontram-se listados abaixo os principais BENEFCIOS do uso da Termografia na rea industrial: Localizar problemas em potencial e/ou que seguramente evoluiro para falhas nos sistemas eltricos e trmicos ANTES da parada para manuteno programada. Reduzir a durao das paradas e dos reparos de emergncia. Reduzir o nmero de homens-hora gastos em manutenes preditiva por localizar com exatido as reas que necessitam de Interveno, diminuindo ou at eliminando atuaes em reas desnecessrias.
www.instronic.com.br 15

Treinamento Termogrfico

Minimizar os tempos e custos de parada programada por permitir que as peas de reposio necessrias estejam disponveis antes da parada, adquiridas sem pressa e muitas vezes por um preo menor que durante as paradas de emergncia; Aumento da vida til dos equipamentos; Aumento da confiabilidade do fornecimento de energia dentro da fbrica e dos geradores prprios quando for o caso; Avaliar e verificar a eficincia das providncias tomadas; Aumentar a eficincia dos programas de manuteno preditiva e preventiva; Prevenir acidentes, leses pessoais e danos ao patrimnio da empresa; Evitar incndios devido a falhas em equipamentos sujeitos a esse tipo de risco; Reduzir significativamente a perda de equipamentos. Itens que podem ser inspecionados pela Termografia Caldeiras, Refratrios, Fornos de cimento, Rolamentos, Trocadores de calor Isolamento em cmaras frigorficas, Fugas em compressores e caldeiras, Mancais: alinhamento e lubrificao, Cilindros de esteiras de transporte, Vasos Separadores, Corroso em tubulaes, Linhas de vapor Vlvulas de alvio, Etc.

www.instronic.com.br

16

Treinamento Termogrfico

Injeo de plsticos Circulao de gua gelada em moldes Filmes plsticos Perfis em peas injetadas Perfis em peas extrusadas Trocas trmicas Etc...

Detectar problemas em potencial e/ou que seguramente evoluiro para falhas nos sistemas eltricos ANTES de uma parada forada do equipamento ou da fbrica toda; Reduo da durao das paradas e dos reparos de emergncia; Reduo do nmero de homens-hora gastos em manutenes para localizar com exatido as reas que necessitam de intervenes; Minimizar os tempos e custos de parada programada para permitir que as peas de reposio necessrias estejam disponveis antes da parada, adquiridas sem pressa e muitas vezes por um preo menor que durante uma parada de emergncia; Aumento significativo da vida til dos equipamentos; Aumento da confiabilidade do fornecimento de energia dentro da fbrica e dos geradores prprios; Aumento da eficincia dos programas de manuteno preditiva e preventiva; Preveno de acidentes, leses pessoais e danos ao patrimnio da empresa.

www.instronic.com.br

17

Treinamento Termogrfico

www.instronic.com.br

18

Treinamento Termogrfico

www.instronic.com.br

19

You might also like