You are on page 1of 16

Lngua Portuguesa

3 Srie Ensino Mdio Manh

MANH

Nome do aluno:

Nome da escola:

3 SRIE EM

Turma:

Nmero tringulo:

2007

Prezado aluno, prezada aluna: Para que a Secretaria da Educao possa melhorar o ensino, precisamos saber o que voc realmente sabe. Para tanto, pedimos que voc responda s questes de Lngua Portuguesa que esto no Caderno de Prova e elabore uma redao. A finalidade desta avaliao melhorar o ensino de sua escola. Assim, voc deve procurar mostrar o que realmente sabe sobre o contedo avaliado, respondendo com cuidado s questes, no deixando questes em branco e considerando esta prova, enfim, como instrumento importante que lhe trar benefcios. Antes de dar suas respostas, leia as instrues abaixo.

INSTRUES GERAIS

1. As questes da prova esto numeradas e apresentam diferentes alternativas de resposta para voc escolher. 2. Antes de responder a cada questo, importante que voc pense sobre as alternativas. 3. Para cada questo, escolha uma nica resposta e marque-a no Caderno de Prova. 4. Responda a todas as questes. 5. Aps responder a todas as questes, marque suas respostas na Folha de Respostas. 6. Use lpis preto ou caneta preta. 7. Confira se o seu nome est pr-identificado na Folha de Respostas. 8. Para cada questo da Folha de Respostas, preencha o espao correspondente letra que indica a resposta que voc assinalou no Caderno. 9. Exemplo: se, na questo 1, voc escolheu a letra A, marque sua resposta da seguinte maneira: 01 A B C D

10. Escreva, na capa do Caderno de Prova, seu nome completo, o nome da sua escola, o nome da sua turma e o seu nmero tringulo (nmero que aparece em sua Folha de Respostas entre dois tringulos). 11. A Folha de Respostas no poder ser devolvida em branco, nem dever ser rabiscada, amassada, alterada ou rasurada. 12. Elabore a redao a partir do tema proposto. Faa um rascunho. Passe o rascunho a limpo, no espao reservado para a redao. 13. Em caso de dvida ou engano, solicite ajuda ao professor.

Obrigado

LNGUA PORTUGUESA Instrues: Para responder s questes de nmeros 1 a 6, leia o texto abaixo. A foto Foi numa festa de famlia, dessas de fim de ano. J que o bisav estava morre no morre, decidiram tirar uma fotografia de toda a famlia reunida, talvez pela ltima vez. A bisa e o bisa sentados, filhos, filhas, noras, genros e netos em volta, bisnetos na frente, esparramados pelo cho. Castelo, o dono da cmara, comandou a pose, depois tirou o olho do visor e ofereceu a cmara a quem ia tirar a fotografia. Mas quem ia tirar a fotografia? Tira voc mesmo, u. Ah, ? E eu no saio na foto? O Castelo era o genro mais velho. O primeiro genro. O que sustentava os velhos. Tinha que estar na fotografia. Tiro eu disse o marido da Bitinha. Voc fica aqui comandou a Bitinha. Havia uma certa resistncia ao marido da Bitinha na famlia. A Bitinha, orgulhosa, insisitia para que o marido reagisse. No deixa eles te humilharem, Mrio Csar, dizia sempre. O Mrio Csar ficou firme onde estava, ao lado da mulher. Acho que quem deve tirar o Dudu. O Dudu era o filho mais novo de Andradina, uma das noras, casada com o Luiz Olavo. Havia a suspeita, nunca claramente anunciada, de que no fosse filho do Luiz Olavo. O Dudu se prontificou a tirar a fotografia, mas a Andradina segurou o filho. S faltava essa, o Dudu no sair. Tinha que ser toda a famlia reunida em volta do bisa. Foi quando o prprio bisa se ergueu, caminhou decididamente at o Castelo e arrancou a cmara da sua mo. D aqui. Mas seu Domcio... Vai pra l e fica quieto. Papai, o senhor tem que sair na foto. Seno no tem sentido! Eu fico implcito disse o velho, j com o olho no visor. E antes que houvesse mais protestos, acionou a cmara, tirou a foto e foi dormir.
(Luis Fernando Verssimo. Comdias para se ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001, pp. 37-38)

1. De acordo com o que sugere o texto, a ocasio em que a toda a famlia se rene para tirar uma fotografia propicia (A) manifestaes de capricho e egosmo. (B) sbitos gestos de reconciliao. (C) o desejo de novos encontros. (D) as devidas homenagens ao bisav.
SARESP-LP-3EM-Manh 3

2. A repetio, ao longo do texto, da palavra fotografia um procedimento utilizado que ajuda a enfatizar (A) (B) (C) (D) a m vontade do bisav, que no desejava sair na foto. a excessiva importncia que todos vo atribuindo foto. o desejo que todos tinham de ser o responsvel pela foto. a emoo de registrar a ltima foto da famlia reunida.

3. Constituem uma causa (I) e sua conseqncia (II), respectivamente, as aes expressas em: (A) I. decidiram tirar uma fotografia sua; II. o bisav estava morre no morre. (B) I. Havia a suspeita, nunca claramente anunciada; II. de que no fosse filho do Luis Olavo. (C) I. A Bitinha (...) insistia para que o marido reagisse; II. Havia uma certa resistncia ao marido de Bitinha. (D) I. No deixa eles te humilharem. II. O Mrio Csar ficou firme onde estava. 4. Ao afirmar Eu fico implcito, o bisav quis dizer que (A) (B) (C) (D) sua presena, no meio da famlia fotografada, era indispensvel. algum membro da famlia poderia ocupar seu lugar na foto. deveriam subentender sua presena, naquele registro fotogrfico. j estava se implicando com o fato de ningum saber fotografar.

5. As reticncias usadas na frase de Castelo Mas seu Domcio ... sugerem que o bisav (A) (B) (C) (D) no poderia faltar nesta foto. no saberia tirar fotografia. acabava de encontrar uma soluo! fazia questo de sair nesta foto?

6. H humor, quando o narrador sugere que (A) (B) (C) (D)


4

o Mrio Csar era humilhado pela mulher, inclusive. o Dudu apenas fingiu que no queria aparecer na foto. o Castelo, o dono da cmara, no abria mo do direito de us-la. o Luiz Olavo foi bruscamente impedido de tirar a foto.
SARESP-LP-3EM-Manh

Instrues:

Para responder s questes de nmeros 7 a 10, leia o texto abaixo. Todas as cartas de amor so Ridculas. No seriam cartas de amor se no fossem Ridculas. Tambm escrevi em meu tempo cartas de amor, Como as outras, Ridculas. As cartas de amor, se h amor, Tm de ser Ridculas. Mas, afinal, S as criaturas que nunca escreveram Cartas de amor que so Ridculas.
(Obras completas de Fernando Pessoa. Poesias de lvaro de Campos. Lisboa: tica, 1964, p. 83)

7. possvel compreender do texto que (A) (B) (C) (D) o fato de as cartas de amor serem ridculas torna ridculo o prprio amor. o sentimento amoroso faz com que sejam ridculas as cartas de amor. as pessoas que no escrevem cartas amorosas tornam o amor ridculo. quem escreve cartas de amor verdadeiro jamais se expe ao ridculo.

8. Marca-se no poema uma relao de oposio por meio das expresses (A) (B) (C) (D) todas as cartas e tambm escrevi. se h amor e tambm escrevi. todas as cartas e nunca escreveram. se h amor e tm de ser ridculas.

9. No verso Tambm escrevi em meu tempo cartas de amor, a expresso sublinhada sugere que (A) (B) (C) (D) no h idade para se amar verdadeiramente. as verdadeiras cartas de amor tm valor eterno. as cartas de amor s parecem ridculas para quem as escreve. h momentos propcios para se escrever cartas de amor.

10. A palavra ridculas repete-se sempre isolada num verso (A) (B) (C) (D) porque se aplica sempre s mesmas coisas ou pessoas. para que se preserve a regularidade mtrica das estrofes. para enfatizar o qualificativo central do poema. porque guarda um sentido inteiramente novo a cada vez.
5

SARESP-LP-3EM-Manh

Instrues:

Para responder s questes de nmeros 11 a 14, leia o texto abaixo. Nossos futuros cientistas

Quem so os jovens estudantes que superaram a falta de cultura cientfica do Brasil. Sem cultura de pesquisa nas escolas, o pas no consegue formar uma gerao de cientistas O motorista pe a cabea para fora da janela e acelera. O escapamento do caminho libera a fumaa: preta, quase asfixiante. O estudante paulistano Felipe Arditti, de 17 anos, fecha os olhos, tenta prender a respirao, mas se mantm firme em seu posto. No escapamento do veculo, segura o equipamento que construiu para medir a poluio da fumaa emitida por caminhes. O dispositivo usa os princpios fsicos da ptica para determinar exatamente a cor da fumaa. Quanto mais escura, mais poluente. Terminado o teste, Felipe limpa o rosto e os braos, cobertos pela fuligem negra. O caminho no passou no teste. O experimento de Felipe, sim. Foi assim, comendo fumaa, que o estudante levou o primeiro lugar na categoria Ensino Mdio da edio deste ano do Prmio Jovem Cientista, promovido pelo CNPq e pela Fundao Roberto Marinho. O Objetivo do prmio promover a pesquisa cientfica no pas. Desde 1999, ele tambm inclui estudantes do ensino mdio. uma forma de despertar o interesse pela pesquisa nos jovens. No Brasil, so poucas as escolas que investem em metodologia que estimule a prtica de cincias. A grande maioria aposta na formao voltada exclusivamente para os exames vestibulares e acaba preparando os alunos apenas para os tipos de provas mais comuns.
(Adaptado de Marcela Buscato. poca, 05/03/07, p. 80)

11. A matria acima, extrada de uma revista, composta pelo ttulo, pela chamada em negrito e pelo texto principal. comum a esses trs elementos, o enfoque (A) (B) (C) (D) na cincia praticada por estudantes. no controle tcnico da poluio ambiental. na preparao dos jovens para o vestibular. na falta de atualizao dos currculos escolares.

12. O texto em negrito tem a funo de (A) (B) (C) (D) antecipar a matria a ser tratada e a idia que ela quer passar. esclarecer a experincia central da matria. contradizer o ttulo para aguar a curiosidade do leitor. descrever a metodologia adotada pelo reprter responsvel pela matria.

13. A afirmao de que o pas no consegue formar uma gerao de cientistas uma conseqncia que decorre do fato indicado em: (A) (B) (C) (D) levou o primeiro lugar na categoria Ensino Mdio. O objetivo do prmio promover a pesquisa cientfica no pas. uma forma de despertar o interesse pela pesquisa nos jovens. acaba preparando os alunos apenas para os tipos de provas mais comuns.
O experimento de Felipe, sim. traz implcita a

14. Considerando-se o contexto em que surge, a frase seguinte expresso

(A) (B) (C) (D)


6

terminado o teste. passou no teste. comendo fumaa. levou o primeiro lugar.


SARESP-LP-3EM-Manh

Instrues:

Para responder s questes de nmeros 15 e 16, leia o texto abaixo.

(Dik Browne. O melhor de Hagaro Horrvel. L&PM Pocket2. Porto Alegre. 2006. p.75)

15. No contexto desses quadrinhos, a finalidade do autor foi mostrar a (A) ignorncia dos povos brbaros. (B) superioridade da viso que as pessoas tm dos outros. (C) admirao dos personagens pelo tamanho da muralha. (D) relatividade da viso que as pessoas tm dos outros. 16. O humor dessa tirinha, cujos protagonistas so vikings, deve-se ao fato de que (A) os europeus souberam como conter a invaso dos brbaros. (B) a civilizao uma barreira capaz de enfrentar qualquer violncia. (C) nenhuma muralha obstculo real para um guerreiro. (D) o conceito de barbrie uma questo de ponto de vista. Instrues: Para responder s questes de nmeros 17 a 19, leia o texto abaixo.

17. A finalidade do certificado (A) (B) (C) (D) atestar que Luza Soares freqentou um curso de literatura. garantir que Luza Soares gosta do curso que fez. registrar a disponibilidade de Luza Soares para trabalhar com literatura. assegurar a capacidade de Luza Soares fazer cursos.
7

SARESP-LP-3EM-Manh

18. O curso: Literatura e Nveis de Leitura: da Imagem ao Texto e ao Sub-texto Escola, foi promovido

A Literatura na

(A) pela Faculdade de Cincias Humanas/USP e pelo Centro de Estudos de Literatura Infantil e Juvenil CELIJU. (B) pelo Centro de Estudos Portugueses/USP e pelo Centro de Estudos de Literatura Infantil e Juvenil CELIJU. (C) pelas Faculdades de Letras e de Cincias Humanas do CELIJU. (D) pelo Centro de Literatura Infantil e Juvenil CELIJU e pela Faculdade de Filosofia/USP. 19. Em: Certificamos, para os devidos fins, (A) Certificamos refere-se a quem assinou o documento e para os devidos fins, somente a Luza Soares. (B) Certificamos refere-se a Luza Soares e para os devidos fins, a quem vai ler o certificado. (C) Certificamos refere-se a quem emitiu o documento e para os devidos fins, ao CELIJU. (D) Certificamos refere-se a quem emitiu o documento e para os devidos fins, a quem vai l-lo. Instrues: Para responder s questes de nmeros 20 a 25, leia o artigo abaixo. Por que o mundo est to desorientado
Domenico de Masi

Se eu tivesse de indicar qual denominador comum psicolgico caracteriza a sociedade atual no mundo inteiro, no teria dvida. Alguns povos so dominadores, outros, submissos; alguns so tmidos, outros agressivos. H os desorganizados e os extremamente metdicos. Alguns so laicos e outros fundamentalistas. Tambm existem os povos voltados para a modernidade e outros que so tradicionalistas. No entanto, todos os povos do mundo esto, hoje, desorientados. O que leva a essa desorientao a rapidez e a multiplicidade das mudanas. Seis sculos antes de Cristo, quando as transformaes ocorriam lentamente, Herclito escreveu: " na mudana que as coisas se assentam". Mas poderamos dizer isso hoje? A inveno das tcnicas para dominar o fogo, o desenvolvimento da agricultura e do pastoreio na Mesopotmia, as grandes descobertas cientficas e geogrficas realizadas entre os sculos XII e XVI representam saltos. No entanto, nenhuma dessas mudanas se realizou em espao de tempo inferior vida mdia de uma pessoa. Nenhum ser humano pde assistir ao processo inteiro. Hoje as coisas so diferentes. Ao longo de poucas dcadas, passamos de uma economia industrial centrada na produo de automveis e de eletrodomsticos a uma economia ps-industrial centrada na produo de servios, informao, smbolos, valores e esttica. Passamos de uma cultura moderna de livros e de jornais a uma ps-moderna feita de televiso e internet. Samos do poder exercido por capites da indstria para o de cientistas, artistas e da mdia de massa. (...) como se, de improviso, uma imensa avalanche, uma enorme massa dgua, uma erupo vulcnica e um terremoto se abatessem de uma s vez sobre uma regio tranqila, aterrorizando seus habitantes. Alguns desses habitantes talvez at contassem com a destruio, mas a grande maioria foi surpreendida durante o sono e vive agora na maior desorientao.(...) Quem est desorientado passa, de fato, por uma profunda sensao de crise, e quem se sente em crise deixa de projetar o prprio futuro. Quando uma pessoa, uma famlia ou um pas renuncia a projetar seu futuro, outro o projetar no lugar deles. E no far por bondade altrusta, mas em proveito prprio.
(Revista poca, p. 92, 13/09/2007)
8 SARESP-LP-3EM-Manh

20. Assinale a alternativa que melhor expresse a tese defendida pelo texto. (A) (B) (C) (D) Alguns povos so dominadores; outros, submissos . Alguns povos so tmidos; outros, agressivos. desnecessrio fazer projetos para o futuro. Todos os povos do mundo esto, hoje, desorientados.

21. Identifique a alternativa que apresenta marcas do autor e do leitor do artigo, respectivamente: (A) tivesse de indicar qual denominador comum psicolgico. Alguns desses habitantes talvez at contassem com a destruio". (B) Herclito escreveu: na mudana que as coisas se assentam. Nenhum ser humano pde assistir ao processo inteiro. (C) A inveno das tcnicas para dominar o fogo, (...) representam saltos. No entanto, nenhuma dessas mudanas se realizou" (D) no teria dvida. poderamos dizer isso hoje? 22. Leia as sentenas abaixo.

I. "H os desorganizados e os extremamente metdicos". II. "Tambm existem os povos voltados para a modernidade e outros que so
tradicionalistas".

III. "Samos do poder exercido por capites da indstria para o de cientistas, artistas e da
mdia de massa". Assinale a alternativa que apresenta somente argumentos relacionados tese. (A) (B) (C) (D)

I. II e III. III. I, II e III.

23. Passamos de uma cultura moderna de livros e de jornais a uma ps-moderna feita de televiso e internet. Indique o trecho em que o autor emite uma opinio a respeito da constatao apresentada acima: (A) Samos do poder exercido por capites da indstria para o de cientistas, artistas e da mdia de massa. (B) E no far por bondade altrusta, mas em proveito prprio. (C) No entanto, nenhuma dessas mudanas se realizou em espao de tempo inferior vida mdia de uma pessoa. (D) como se, de improviso, uma imensa avalanche (...) se abatessem de uma s vez sobre uma regio tranqila, aterrorizando seus habitantes.
SARESP-LP-3EM-Manh 9

24. De acordo com o autor, Herclito teria escrito: " na mudana que as coisas se assentam." Assinale a alternativa que traz uma opinio divergente: (A) "(...) Todos os povos do mundo esto hoje desorientados.". (B) "Se eu tivesse de indicar (...) no teria dvida." (C) "Hoje as coisas so diferentes." (D) "Nenhum ser humano pde assistir ao processo inteiro." 25. Em: "Alguns so laicos e outros fundamentalistas", pode-se deduzir que o povo fundamentalista tem posies relacionadas com (A) (B) (C) (D) doutrinas religiosas. modernidade. industrializao. desorientao.

Ateno: As questes de nmeros 26 e 27 baseiam-se na pea publicitria apresentada abaixo.


[Duas formas de ganhar a vida.]

Voc pode ajudar muita gente a ter melhores oportunidades na vida. Basta colaborar com o CDI. O CDI trabalha para que, atravs da informtica, a populao excluda tenha acesso cidadania, ao conhecimento e ao mercado de trabalho. A incluso digital fundamental para garantir o futuro de quem mais precisa.

26. A pea publicitria destina-se (A) (B) (C) (D) ao Comit para Democratizao da Informtica. ao grupo Abril, que oferece apoio. populao excluda. ao leitor, como possvel colaborador.

27. A frase do texto que traduz o sentido apontado pela posio das mos : (A) (B) (C) (D)
10

Duas formas de ganhar a vida. Voc pode ajudar muita gente... Basta colaborar com o CDI. CDI Comit para Democratizao da Informtica.
SARESP-LP-3EM-Manh

Instrues:

Para responder s questes de nmeros 28 a 30, leia o texto abaixo. Lembretes para o vestibulando

1. Parte do sucesso de sua prova depende de seu equilbrio fsico e mental, j que voc dever se concentrar nas questes por um longo perodo de tempo. 2. Antes da prova, alimente-se com moderao, dando preferncia a alimentos naturais e leves, de digesto fcil. 3. No estude na vspera da prova. D preferncia a atividades que ajudem no relaxamento e v dormir mais cedo. 4. Programe-se para chegar com bastante antecedncia ao lugar da prova e evitar, assim, momentos de ansiedade. 5. Durante a prova, d preferncia resoluo imediata das questes que lhe paream mais simples. 6. Ao final da prova, no deixe de conferir se respondeu a todas as questes e se transferiu todas as respostas para a folha indicada.
(Instrues de um curso preparatrio)

28. O texto tem como finalidade: (A) (B) (C) (D) ordenar pelo grau de importncia as providncias a serem tomadas pelo vestibulando. prevenir o vestibulando para enfrentar situaes imprevisveis durante a prova. orientar o candidato em relao ao mtodo de estudo mais eficaz para a sua preparao. instruir o vestibulando quanto s providncias prvias e s relacionadas ao momento da prova.

29. De acordo com o texto, o vestibulando deve (A) alimentar-se moderadamente, chegar na hora e conferir as respostas. (B) alimentar-se moderadamente, chegar com antecedncia e resolver antes as questes mais simples. (C) manter o equilbrio fsico e mental, estudar bastante e controlar a ansiedade. (D) dormir bem, resolver antes as questes mais difceis e conferir as respostas. 30. Assinale a alternativa que expressa a justificativa para as recomendaes: (A) (B) (C) (D) Programe-se para chegar com bastante antecedncia. No deixe de conferir se respondeu a todas as questes. Parte do sucesso de sua prova depende de seu equilbrio fsico e mental. No estude na vspera da prova.
11

SARESP-LP-3EM-Manh

REDAO TEMA I

Vida virtual Pesquisa divulgada h pouco revelou que, no ms de julho, o internauta brasileiro passou 23 horas e 30 minutos navegando na internet. Essa marca uma hora e trs minutos maior que a de junho, que, por sua vez, era quase uma hora maior que a de maio, e assim por diante. Ou seja, de 30 em 30 dias, o brasileiro j est passando quase um dia inteiro com os olhos na telinha, os dedos no mouse ou no teclado, as pernas criando varizes, a coluna indo para o belelu e o crebro mais na virtual que na real. (...) Segundo outra pesquisa, por causa da internet o jovem brasileiro tem deixado de praticar esportes, dormir, ler livros, sair com os amigos, ir ao cinema ou ao teatro ou estudar. E, com certeza, est deixando tambm de praticar outros itens no contemplados pela pesquisa, como namorar, ir praia ou ao futebol, visitar a av, conversar fiado ao telefone e flanar pelas ruas chutando tampinhas.
(CASTRO, Ruy. Folha de S.Paulo, 5/09/2007, p.A2)

O texto acima aborda a relao do brasileiro com a internet, numa perspectiva crtica. Depois de refletir sobre esse assunto, redija uma dissertao, apresentando argumentos consistentes para a defesa de um ponto de vista sobre o tema:

O JOVEM BRASILEIRO E A INTERNET

Seu texto deve ser escrito na modalidade padro (norma culta) da lngua portuguesa. O texto no deve ser escrito em forma de poema (versos) ou narrao. O texto deve ter no mnimo 15 linhas e, no mximo 20. A redao deve ser desenvolvida na folha prpria e apresentada a tinta. O rascunho pode ser feito na penltima pgina deste caderno.

12

SARESP-LP-3EM-Manh

TEMA II

Urbanides: cidade maravilhosa "Ela prefere ficar presa em um congestionamento a passar um fim de semana no campo. A poluio da cidade grande tambm no a incomoda: 'Sinto falta do ar poludo; ar puro no combina comigo'. J a violncia urbana, para ela, o preo pago por quem mora em uma cidade cheia de programas acessveis e quer usufruir das comodidades que a vida moderna oferece. Com esse discurso, que para muitos pode soar absurdo, Mariana Soares (nome fictcio) defende a vida urbana. Tambm no serve para o estudante Leandro Reais, urbanide assumido e apreciador da boa gastronomia que s So Paulo tem: 'Eu odeio areia. Quando vou praia, entro rapidamente no mar, me benzo com a gua e volto correndo para a piscina'. Mas, segundo ele, pior que a areia grudada pelo corpo andar descalo: 'Uso sandlia sempre, tenho medo de que entre uma farpa no meu p'".
(FORTINO, Leandro. Folha de S.Paulo, Caderno Folhateen,, 10/09/2007, p. 6)

O texto acima apresenta uma defesa da vida da cidade em relao do campo. Reflita sobre esse assunto e redija uma dissertao, apresentando argumentos consistentes para a defesa de um ponto de vista sobre o tema:

VIDA URBANA E NATUREZA

Seu texto deve ser escrito na modalidade padro (norma culta) da lngua portuguesa. O texto no deve ser escrito em forma de poema (versos) ou narrao. O texto deve ter no mnimo 15 linhas e, no mximo, 20. A redao deve ser desenvolvida na folha prpria e apresentada a tinta. O rascunho pode ser feito na penltima pgina deste caderno.

SARESP-LP-3EM-Manh

13

14

SARESP-LP-3EM-Manh

SARESP-LP-3EM-Manh

15

2007

Fundao Carlos Chagas

You might also like