You are on page 1of 6

AGRICULTURA ECOLGICA E AGRICULTURA FAMILIAR

Larcio Meirelles1

Crise ambiental, revoluo verde e a busca de alternativas.


Vivemos hoje em uma conjuntura de profunda crise ambiental. verdade que crises ambientais j ocorreram em outros momentos da histria da humanidade, mas nunca com a dimenso planetria da atual. Os nmeros mostram que nosso modelo de desenvolvimento e a forma como pressionamos os recursos naturais no so multiplicveis por mais um sculo. Os sintomas dramticos desta problemtica ambiental se apresentam em vrias reas, como por exemplo: i. Na elevao constante e gradual da temperatura do planeta nas ltimas dcadas, conseqncia da emisso desenfreada de gases que provocam o efeito estufa. Nos ltimos 50 anos a temperatura mdia do planeta tem subido a razo de 0,2C por dcada2; ii. Na perda da biodiversidade. Segundo alguns autores a maior eroso gentica que o planeta j viu, com o desaparecimento de aproximadamente 74 espcies por dia3; iii. Na perda de solos por eroso, estimada em cerca de 10 toneladas de solo por hectare/ano em nosso continente4; iv. Diminuio dos mananciais de gua doce. Cerca de 190 bilhes de metros cbicos de gua so transferidos anualmente, via irrigao, do continente para os oceanos.5 A agricultura j foi apontada, em documentos oficiais da FAO, como a maior vil da contaminao do planeta. Em que pese a ironia de uma afirmao desta

1 Engenheiro Agrnomo. Coordenador do Centro Ecolgico de Ip, ONG que desde 1985 trabalha com assessoria e formao em Agricultura Ecolgica. 2 Maiores detalhes em: The Ecologist Report Climate Change, The Ecologist, encarte especial, novembro de 2001 3 Wilson, E. Diversidade da vida, So Paulo, Companhia das Letras, 1994, pgina 302. 4 Gliessman, Stephen. Agroecologia Processos Ecolgicos em Agricultura Sustentvel, Porto Alegre, Editora da UFRGS, 2000, pgina 42. 5 SAHAGIAN e colaboradores, citados por Gliessman, Stephen. obra citada, pgina 44.

natureza6, bvio que as prticas agrcolas adotadas em escala mundial com o advento da mal denominada revoluo verde tem contribudo decisivamente para o quadro de degradao ambiental que emoldura o mundo contemporneo. O uso de maquinrio pesado, as sementes de alto rendimento, a adubao de alta solubilidade e o uso de agrotxicos conformam a base tecnolgica da revoluo verde. As conseqncias ambientais, sociais, polticas e econmicas destas prticas so conhecidas e j descritas inmeras vezes7. Eroso dos solos, contaminao das guas, xodo rural, dependncia da agricultura do complexo agroindustrial que a comprime, mortes por intoxicao causadas por agrotxicos e descapitalizao do setor rural so apenas exemplos de uma ampla gama de conseqncias negativas que vem sendo amplamente debatidas. interessante observar que contemporneo ao aparecimento das evidncias cientficas que serviram de base s prticas acima referidas, surgiram vozes discordantes que profetizavam os problemas que poderiam advir da utilizao generalizada destas mesmas prticas8. No sculo passado, medida que distintos autores descreviam os problemas que a quimificao da agricultura poderia acarretar e propunham que a agricultura deveria se basear em prticas mais harmnicas do ponto de vista ambiental e menos dependentes do setor urbano-industrial, foi se configurando um campo do conhecimento que recebeu distintas denominaes. Como ponto de partida, estas distintas escolas de pensamento possuem a crtica aos mtodos da revoluo verde e a busca de uma prtica agrcola ambientalmente sadia e preocupada com as conseqncias sociais destas mesmas prticas. Aqui vamos assumir Agricultura Ecolgica como sendo o termo que unifica estas distintas escolas de pensamento9, entendendo que seus pontos comuns superam eventuais divergncias de enfoque. Sabemos todos ser necessrio que a agricultura atenda a exigncia crescente de produo de alimentos sem deteriorar as condies ecolgicas que a tornam possvel. Esta busca deve ser de todos aqueles comprometidos com a sustentabilidade do planeta, respeitando o direito que as geraes futuras tm a uma base de recursos naturais que garanta a satisfao de suas necessidades.

Agricultura Ecolgica e Agricultura Familiar


A Agricultura Ecolgica se prope a superar o falso dilema entre a necessidade crescente de produo de alimentos e o imperativo contemporneo da preservao ambiental, buscando ser o vaso comunicante entre um e outro. E o

6 Sobre este assunto existe um interessante artigo publicado no caderno campo e lavora de Zero Hora, em 10/05/91, escrito pelo Engenheiro Agrnomo e Florestal Sebastio Pinheiro sobre a Conferncia de Den Bosch, realizada em abril deste mesmo ano. 7 No anurio de 1971 da enciclopdia Larrousse existe um instigante artigo intitulado O lado sombrio da revoluo verde, onde o autor, Mark Gayn, profetiza boa parte destes problemas, afirmando, a partir de observaes feitas na sia, que a revoluo verde resulta principalmente no aumento das velhas injustias. 8 Para maiores detalhes ver ALIER, Juan Martinez e SCHLPMAN, Klaus. La economia y la ecologia. Mxico: Fondo de Cultura Econmica, 1993. 9 Para um aprofundamento sobre estas distintas escolas de pensamento ver: EHLERS, Eduardo. Agricultura sustentvel: origens e perspectivas de um novo paradigma, So Paulo: Livros da Terra, 1996.

agricultor familiar pode e deve se constituir como o principal sujeito na construo desta ponte. As tecnologias modernas no foram geradas tendo como alvo a viabilizao da Agricultura Familiar, nem buscaram se adaptar s situaes culturais, sociais e agronmicas da maior parte dos agricultores familiares. Tampouco a gerao destas tecnologias partiu de um dilogo com o conhecimento acumulado pelos agricultores em sua relao com o agroecossistema no qual desenvolvem seu trabalho. O monocultivo e a lgica das vantagens comparativas violentam uma cultura baseada na diversidade e no auto-abastecimento. O uso intensivo de capital exclui parcela significativa dos agricultores familiares do acesso s tecnologias modernas. O maquinrio pesado e as sementes de alto rendimento no so compatveis com solos de alta declividade e baixa fertilidade natural, comuns a maior parte das unidades familiares de produo. A despeito da situao marginal a qual foi historicamente relegada, a Agricultura Familiar10 segue cumprindo um papel da maior relevncia no que tange produo de alimentos, ocupao de mo-de-obra, manuteno da biodiversidade agrcola e preservao da paisagem. neste ponto que acontece a maior aproximao entre a agricultura familiar e a agricultura ecolgica. A presso ambiental se faz sentir com mais fora sobre aqueles que se relacionam mais diretamente com a natureza e historicamente no possuram capital suficiente para mold-la a determinado pacote tecnolgico, utilizando-o apenas parcialmente. A alternativa foi desenvolver mecanismos de adaptao e convivncia com o ecossistema trabalhado. Em um processo de observao da natureza e gerao de tecnologias por um lado e tentativa e erro por outro, os agricultores familiares desenvolveram um sistema produtivo que guarda muitas relaes com alguns princpios bsicos da Agricultura Ecolgica.

Princpios bsicos da Agricultura Ecolgica


Estes princpios se assentam na observao da Natureza como a matriz geradora dos conhecimentos necessrios para a conformao de Agroecossistemas sustentveis11. Particularmente importante a observao da arquitetura vegetal e da produo principal do ecossistema original, da sua capacidade de produo de biomassa, e da forma como modera a energia incidente, principalmente na forma de chuva e sol. Solo permanentemente coberto, consorciao de culturas, estmulo reciclagem de nutrientes e fomento da biodiversidade so alguns exemplos de

10 Sabemos que a definio de Agricultura Familiar complexa e encerra uma substancial discusso sociolgica. Aqui vamos considerar que alm da caracterstica bsica de utilizar principalmente mo de obra prpria, ela se situa como herdeira da agricultura tradicional, camponesa, no que tange a algumas caractersticas de produo harmnica com o meio-ambiente e em vrios aspectos culturais, mas incorpora, em diferentes graus, o pacote tecnolgico proposto pela revoluo verde. 11 Altieri, Miguel. Agroecologia: bases cientficas para uma agricultura sustentvel, Guaba: Agropecuria, 2002, pgina 162.

procedimentos que podem ser adotados a partir da observao de boa parte dos ecossistemas naturais. Agroecossistemas bem desenhados, produtivos e sustentveis, se assemelham ou mesmo se confundem com ecossistemas naturais. Sistemas agrcolas bem adaptados necessariamente so manejados para que a energia incidente seja moderada no sentido de gerar o mximo de trabalho e o mnimo de poluio. Um ecossistema de subtrpico mido, por exemplo, com insolao e pluviosidade abundantes, nos sugere a conformao de um agroecossistema com uma alta diversidade, espacial e temporal, permitindo que distintas espcies aproveitem ao mximo o sol e a gua, gerando biomassa (trabalho) e no eroso (poluio). Para que a interveno a ser feita o seja com a elegncia necessria, importante a observao cuidadosa do dficit limitante dentre os trs componentes do tringulo ambiental bsico: gua, luz e nutrientes. o manejo eficiente do dficit limitante, atravs de prticas de reduo ou convivncia,12 que determinar se nossa interveno ir degradar ou fomentar a vida.

A intercesso evidente
Algumas caractersticas do sistema de produo da Agricultura Familiar, como j observado anteriormente, encerram estes mesmos princpios. Em que pese a diversidade existente dentro desta categoria de Agricultura Familiar, podemos afirmar que, em relao a agricultura patronal, ela possui uma maior tendncia: i. Ao desenvolvimento de sistemas de produo diversificados. muitas vezes com o desenho de agroecossistemas muito prximos ao ecossistema original; ii. A privilegiarem prticas que estimulem a reciclagem de nutrientes como a integrao de distintos cultivos, dispondoos em consrcios propriamente ditos ou em forma de mosaico; iii. Ao uso de sementes prprias; iv. A serem relativamente mais independentes em relao a insumos externos; v. Ao uso de insumos locais e regionais; vi. A valorizao da produo para o auto-consumo, sendo relativamente independentes do mercado no que diz respeito a sua reproduo social; Estes exemplos de estratgias de interveno, dentre outros que poderiam ser citados, nos permitem afirmar que a agricultura familiar de base ecolgica pode se constituir no alicerce para a construo de um modelo de desenvolvimento rural sustentvel e integral.

12 Para uma definio de prticas de reduo ou convivncia ver: Resende, Mauro e colaboradores. Pedologia: base para distino de ambientes, Viosa: NEPUT, 1997, pgina 180

Para alm do verde da verdadeira revoluo


Existe um certo consenso que a Agricultura Ecolgica no se limita apenas aos aspectos vinculados sustentabilidade ecolgica do sistema de produo, mas uma abordagem que incorpora tambm cuidados relativos aos problemas sociais. Nesta perspectiva Altieri afirma que: As necessidades para se desenvolver uma agricultura sustentvel no so apenas biolgicas ou tcnicas, mas tambm sociais, econmicas e polticas, ilustrando os fatores necessrios para se criar uma sociedade sustentvel. inconcebvel promover mudanas ecolgicas no setor agrcola sem a defesa de mudanas comparveis nas outras reas correlacionadas da sociedade.13 obvio que um agroecossistema pode ser impactado no apenas por processos naturais, mas tambm por questes relativas ao seu entorno cultural ou scio-econmico. Neste sentido importante que, conjugado aos esforos de redesenho dos sistemas produtivos em direo a bases mais ecolgicas, tambm as redes scioeconmicas sejam redesenhadas para darem o suporte necessrio mudana de enfoque tcno-ambiental. Assim, se torna imprescindvel que os agricultores familiares busquem criar estes mecanismos que por um lado propiciem maior segurana a esta opo pela agricultura ecolgica e por outro contribuam com a construo de uma sociedade mais justa e equilibrada. Alguns destes mecanismos j vm sendo adotados por um nmero significativo de agricultores ecologistas. Podemos citar alguns exemplos: a. Agregao de valor produo primria, com a criao de agroindstrias de pequeno porte, descentralizadas e inseridas harmoniosamente no sistema de produo14; b. Espaos de organizao democrticos e participativos, que permitam a troca de experincias e informaes, a busca de solues conjuntas para problemas comuns e gerem capacidade de interlocuo com o poder pblico e com outros atores sociais; c. Busca de canais de comercializao que minimizem os elos de intermediao que separam agricultor e consumidor, favoream a aproximao e o intercmbio entre o rural e o urbano, melhorem os ingressos dos agricultores e estimulem a produo com bases ecolgicas15.
13 Altieri, Miguel. Agroecologia, as bases cientficas da agricultura alternativa, Rio de Janeiro: PTA/FASE, 1989. 14 Meirelles, Ana. Agroindustrializao Ecolgica: uma opo para a agricultura familiar. Ip: Centro Ecolgico, 2001 15 Para maiores detalhes ver sobre redes de comercializao alternativas, ver: SCHMITT, C. J. Tecendo as redes de uma nova agricultura: um estudo socioambiental da Regio Serrana do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: UFRGS, 2001.

Concluindo
No passado recente, a Agricultura Ecolgica era vista como um sonho romntico de alguns, sem embasamento cientfico e incapaz de produzir os alimentos e fibras exigidas pela civilizao contempornea. Hoje ela vem se firmando como a nica possibilidade concreta de aliarmos produo crescente e meio ambiente cuidado. Durante as ltimas dcadas a construo deste modelo de agricultura se deu no seio de organizaes da sociedade civil, por parte de ONGs, organizaes de agricultores, consumidores, movimentos sociais. Nos ltimos anos, cada vez mais o Estado tem se preocupado em apoiar estas iniciativas. De uma maneira tmida e incipiente, mas possvel notar que aes neste sentido vm sendo adotadas. dentro deste quadro, de premente necessidade e ainda pouco apoio do Estado, que a Agricultura Ecolgica vem se desenvolvendo. Se esta forma de entendimento dos processos agrcolas atingiu dimenso que hoje tm, funo de seus mritos intrnsecos, j que no conta com o aparato de apoio que implementou a revoluo verde. Quando falamos em mritos intrnsecos estamos nos referindo ao fato da Agricultura Ecolgica trazer em seu bojo um componente de resgate da autonomia da agricultura, de possibilitar a reproduo econmica e social da Agricultura Familiar, alm de universalizar os benefcios da produo agropecuria, no os limitando a poderosos grupos de interesses. E, mais importante, nos permite buscar uma nova relao com a natureza, nos colocando como um elemento mais a se integrar, como nos diria Jos Lutzenberger, nesta maravilhosa sinfonia da vida.

You might also like