You are on page 1of 7

4

1. INTRODUO

O Presente projeto de pesquisa prope uma investigao sobre as relaes profissionais no contexto histrico da insero social da enfermagem e o seu processo de transformao no mundo, levando em conta, os conceitos e prticas utilizados no decorrer da histria. Observa-se que atualmente o trabalho de enfermagem requer um conhecimento amplo, incluindo prticas e teorias aprofundadas em relao ao ser humano. No atual contexto, existem muitas crticas quanto forma de atendimento, com isso, faz-se necessrio o embasamento terico que contribua para a valorizao pessoal e o reconhecimento para os profissionais de enfermagem. Nessa tica de discusso, a proposta desse estudo parte da compreenso de que necessrio fazer uma abordagem histrica para uma reflexo no que diz respeito aos cuidados com as necessidades humanas dentro do mbito da sade e suas filosofias prprias da profisso da enfermagem e suas atribuies. O conhecimento que fundamenta a histria da enfermagem e as necessidades humanas no mbito de pesquisa apoiando-se nos estudos de alguns autores, tais como, Vaz (1999), Rezende (1984), Paixo (1961), dentre muitos outros que se fizerem necessrio durante o desenvolver desse estudo. Portanto, para alcanarmos os objetivos aqui propostos, a pesquisa que se desenvolver atravs de um levantamento bibliogrfico e uma pesquisa de campo, tendo com objeto de estudo pacientes e profissionais do Hospital Regional de Miracema do Tocantins.

2. PROBLEMA

Como se desenvolve o trabalho de enfermagem no mbito hospitalar, e quais so os procedimentos utilizados relacionados s necessidades humanas.

2.1 PROBLEMATIZAO

- O que dizem os autores sobre a enfermagem no mbito hospitalar? - Como se desenvolve a prtica da enfermagem e quais as suas atribuies para com os pacientes? - Quais os critrios utilizados pelos profissionais da enfermagem para atender os pacientes no mbito hospitalar.

3. TEMA

A enfermagem no mbito das necessidades humanas.

3.1. DELIMITAO DO TEMA

A enfermagem e os cuidados com as necessidades humanas dentro do mbito hospitalar do Hospital Regional de Miracema do Tocantins.

4. OBJETIVO GERAL

Promover uma reflexo sobre a educao dos profissionais de enfermagem no mbito hospitalar no municpio de Miracema do Tocantins, fazendo um paralelo entre a teoria com base na concepo de alguns autores, e a prtica de rotinas de atendimento das necessidades humanas bsicas.

4.1. OBJETIVOS ESPECFICOS

- Fazer um levantamento bibliogrfico sobre a histria da enfermagem e a teoria das necessidades humanas. - Investigar os critrios utilizados para avaliar o trabalho dos profissionais de enfermagem no Hospital Regional de Miracema do Tocantins. - Fazer uma anlise com base nos dados coletados juntos com pacientes e pessoas que convivem com esses profissionais, sobre a prtica e procedimentos feitos durante o exerccio da funo.

5. JUSTIFICATIVA

Sabe-se que a rea da sade, nunca foi uma tarefa fcil, principalmente quando se fala em prticas sociais que influenciam na produo de satisfao das necessidades do homem. visvel a necessidade de apontar caminhos mais slidos no respeito as relaes sociais e suas prticas, estabelecidas entre os sujeitos das prticas sanitrias. Neste contexto, justifica-se a necessidade desse estudo, por ser um tema que merece profundas e urgentes reflexes entre o sujeito e suas aes dentro da rea de formao, levando em conta as mais variadas caractersticas psicolgicas de cada ser humano e como lidar com determinadas situaes dentro das aes praticadas no trabalho de enfermagem. de grande importncia uma reflexo aprofundada na questo sanitria e suas relaes com o indivduo, visando uma melhor qualificao profissional com tica e buscando melhores situaes na sade pblica brasileira.

6. REFERENCIAL TERICO

6.1. HISTRIA DA ENFERMAGEM: UMA BREVE ABORDAGEM

Quando ainda no havia cincia, aquilo que at os dias de hoje constitui alguns objetivos da enfermagem o de dar conforto fsico e moral ao doente, afastar dele os perigos, ajud-lo a alcanar a cura. Em relao s origens, o tratamento depende do conceito de sade e de doena e tambm dos sentimentos da humanidade, que nos levam a servir nosso semelhante, quando est em um perodo de sofrimento e incapacitado de prover de suas prprias necessidades. Historicamente as doenas originavam-se de castigo de Deus ou efeito de poder diablico exercido sobre os homens, o que levou os primitivos a recorrer aos sacerdotes e feiticeiros que incumbiam s funes de mdico, farmacutico e enfermeiro. A medicina egpcia tentava unir as prticas religiosas com conhecimentos especficos, em cada templo havia diversas escolas entre elas as de Tebas, Mnfis, Saisechem. Um dos primeiros documentos sobre medicina surgiu em 1552 a.c, o manuscrito de Imhotep, que menciona o crebro e o seu controle sobre o corpo, nesta poca foram escritos seis livros sagrados que fragmenta a prtica da medicina no Egito. Paixo ressalta que desde o princpio a igreja e seus membros se preocupavam com os doentes e assim incumbiam seus membros a se dedicarem por tal ao, porm, alguns tinham o privilgio de estudarem sobre as doenas e alguns remdios naturais que utilizavam para medicar os enfermos. Na idade mdia os agrupamentos de escolas de ensino superior sobre o ttulo de universidade, exclusivamente dado por ordens religiosas e pelo clero secular, passando pouco a pouco a admitir professores leigos. (PAIXO, Walesca, 1979, p.45). A formao profissional requer uma qualificao para o corpo docente e que a mesma deve ser continuada, de forma que o profissional obtenha prticas tcnico-

cientficas, o que so de grande importncia na construo de tcnicas e prticas mais humanistas que o ajudaro em sua prtica profissional e pessoal. A associao Brasileira de Enfermagem foi fundada em 1926 por um grupo de enfermeiras da Escola do Departamento Nacional de Sade Pblica, incentivadas pela Sra. Ethel Parson e D. Edith Fraenkel. Atualmente o nmero de candidatos aos cursos universitrios indicio de que a profisso est sendo reconhecida e que os jovens opinam espontaneamente por essa profisso e que os mesmos sero cones de promessas de dedicao no que diz respeito a atuao no mercado de trabalho. O objetivo da enfermagem assistir o ser humano no atendimento de suas necessidades bsicas, sendo estas os entes da enfermagem. Na teoria das necessidades bsicas da qual se derivam conceitos e princpios prope-se de conhecimentos cientficos. (Wanda Horta 1979; pag.7) A interao enfermeiro-paciente depende dos dois indivduos, o indivduo deve ajustar-se ao novo ambiente, segundo a teoria holstica, o homem um todo, levando necessariamente a maior humanizao, cada resposta do organismo envolve todos os recursos da pessoa, com isso a interveno da enfermagem baseia-se, na estrutura fsica, social e pessoal do paciente. Quanto a atuao e procedimentos da enfermagem, pode-se implicar vrias atividades, desde a higiene oral, as habilidades diante das decises e os procedimentos adequados para tomada de decises em relao a prtica. A constatao das teorias definidas demonstram uma preocupao em construir um alicerce que implemente um modelo assistencial entre o pensar e o fazer da enfermagem, processo que deve ser contnuo e equilibrado das necessidades humanas.

7. METODOLOGIA

O projeto em questo ser desenvolvido inicialmente de um levantamento bibliogrfico e pesquisa de campo, enfocando a historicidade da enfermagem. Para tanto, se desenvolver este em uma anlise frente aos posicionamentos dos autores, bem como aplicabilidade das entrevistas destinadas aos profissionais de enfermagem e posteriormente alguns assistidos sero ouvidos para constatar tais informaes dentro da formalidade educacional. O desenvolvimento da pesquisa ser em duas etapas, primeiramente ser feita a elaborao de questionrio e finalizando com a preparao do material para pesquisa de campo.

10

8. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

PAIXO, Walesca. Histria da enfermagem. 5 Ed. Revista e aumentada, Rio de Janeiro, 1979. HORTA, Wanda de Aguiar. Processo de enfermagem, 16 impresso. So Paulo, EPV 1979. ANDRANDE, Ana Isabel, A histria da enfermagem, publicado em 20/03/2008. www.notapositiva.com/trabestudantes/historiadaenfermagem. REZENDE AL, A enfermagem no contexto da sade, So Paulo, Cortez, 1984.

You might also like