You are on page 1of 3

1.

Introduo a Cartografia Escala e Preciso Grfica


A Cartografia contribui para a definio das convenes gerais na criao de produtos derivados de um mapa. Estas convenes incluem : Exatido e preciso Sistema de Projeo cartogrfica Sistema de Referncia cartogrfica (coordenadas)
Aula 02 26/03/2010
Prof.Joanito de Andrade Oliveira

Aparncia grfica (simbologia)

1. Cartografia Sistemtica
Representao Cartogrfica GLOBO - representao cartogrfica sobre uma superfcie esfrica, em escala pequena, dos aspectos naturais e artificiais de uma figura planetria, com finalidade cultural e ilustrativa. MAPA - caractersticas
-> Representao plana; -> Geralmente em escala pequena; -> rea delimitada por acidentes naturais (bacias, planaltos, chapadas, etc.), poltico-administrativos; - > Destinao a fins temticos, culturais ou ilustrativos.

1. Cartografia Sistemtica
Representao Cartogrfica
" Mapa a representao no plano, normalmente em escala pequena, dos aspectos geogrficos, naturais, culturais e artificiais de uma rea tomada na superfcie de uma Figura planetria, delimitada por elementos fsicos, poltico-administrativos, destinada aos mais variados usos, temticos, culturais e ilustrativos."

1. Cartografia Sistemtica
Representao Cartogrfica CARTA - caractersticas
-> Representao plana;
Escala mdia ou grande;

1. Cartografia Sistemtica
Representao Cartogrfica PLANTA
A planta um caso particular de carta. A representao se restringe a uma rea muito limitada e a escala grande, conseqentemente o n de detalhes bem maior.

Desdobramento em folhas articuladas de maneira sistemtica;

"Carta que representa uma rea de extenso suficientemente restrita para que a sua curvatura no precise ser levada em considerao, e que, em consequncia, a escala possa ser considerada constante."

Limites das folhas constitudos por linhas convencionais, destinada avaliao precisa de direes, distncias e localizao de pontos, reas e detalhes.

3.Escala
Escala a relao entre as dimenses de um objeto representado no papel e sua medida na superfcie real.
Sejam: D = um comprimento tomado no terreno - Distncia real natural. d = um comprimento homlogo no desenho - Distncia prtica. Como as linhas do terreno e as do desenho so homlogas, a razo ou relao de semelhana entre elas corresponde a:

3.Escala
Escala numrica
a relao entre os comprimentos de uma linha no desenho e o correspondente comprimento no terreno, em forma de frao, com a unidade para numerador.

E =

1 10 x

E =

1 25.000

ou

E = 1 : 25.000

Escala =

d D

1 d = M D

Isto significa que 1cm na carta corresponde a 25.000 cm ou 250 m, no terreno. OBS: Uma escala tanto maior quanto menor for o denominador.

OBS: Intervalos de escalas entre mapas, cartas e plantas

3.Escala
Escala grfica
a representao grfica de distncias do terreno sobre uma linha reta graduada. Permite transformar dimenses grficas em reais sem efetuarmos clculos.
Escala: 1: 250.000

4. Preciso Grfica
a menor grandeza medida no terreno, capaz de ser representada em desenho na mencionada escala. Segundo a ABNT, o erro mximo admissvel num desenho topogrfico de 1/5 de milmetro ou 0,2 mm. O erro de medio permitido ser calculado da seguinte forma:

Seja:

E =

1 M

Temos:

em = 0,0002 M

Sendo em = erro tolervel (metros)

O seu emprego consiste nas seguintes operaes: a) Tomamos na carta a distncia que pretendemos medir; b) Transportamos essa distncia para a Escala Grfica; c) Lemos o resultado obtido.

Acidentes com dimenses menores que em

utiliza-se convenes cartogrficas

Escolha das Escalas


Problema inverso: Representar acidentes com 10 metros de extenso

Exerccio 1 O comprimento do terreno de 100 m. Para desenhar este comprimento no papel utilizou-se uma escala = 1/200. Qual a dimenso deste comprimento no papel ? Exerccio 2 Qual a distncia entre dois pontos A e B que, em uma carta na escala 1/20000, representado por 8 cm ? Exerccio 3 A preciso grfica a menor grandeza medida no terreno, capaz de ser representada no desenho em uma mencionada escala. A experincia demonstrou que o menor comprimento grfico que se pode representar em um desenho de 1/5 de milmetro ou 0,2 mm, sendo este o erro admissvel. Qual a menor escala a ser utilizada para representar acidentes com 20 metros (m) de extenso ?

You might also like