You are on page 1of 7

Procedimento do Recurso Extraordinrio e Especial art. 541 do CPC Art.

541 - O recurso extraordinrio e o recurso especial, nos casos previstos na Constituio Federal, sero interpostos perante o presidente ou o vicepresidente do tribunal recorrido, em peties distintas, que contero: (Alterado pela L-008.950-1994) I - a exposio do fato e do direito; Il - a demonstrao do cabimento do recurso interposto; III - as razes do pedido de reforma da deciso recorrida. Pargrafo nico - Quando o recurso fundar-se em dissdio jurisprudencial, o recorrente far a prova da divergncia mediante certido, cpia autenticada ou pela citao do repositrio de jurisprudncia, oficial ou credenciado, inclusive em mdia eletrnica, em que tiver sido publicada a deciso divergente, ou ainda pela reproduo de julgado disponvel na Internet, com indicao da respectiva fonte, mencionando, em qualquer caso, as circunstncias que identifiquem ou assemelhem os casos confrontados. (Alterado pela L-011.341-2006) Art. 542 - Recebida a petio pela secretaria do tribunal, ser intimado o recorrido, abrindo-se-lhe vista, para apresentar contra-razes. (Alterado pela L0010. 352-2001) 1 - Findo esse prazo, sero os autos conclusos para admisso ou no do recurso, no prazo de 15 (quinze) dias, em deciso fundamentada. (Acrescentado pela L-008.950-1994) 2 - Os recursos extraordinrio e especial sero recebidos no efeito devolutivo. (Acrescentado pela L-008.950-1994) 3 - O recurso extraordinrio, ou o recurso especial, quando interposto contra deciso interlocutria em processo de conhecimento, cautelar, ou embargos execuo ficar retido nos autos e somente ser processado se o reiterar a parte, no prazo para a interposio do recurso contra a deciso final, ou para as contra-razes. (Acrescentado pela L-009.756-1998) Art. 543 - Admitidos ambos os recursos, os autos sero remetidos ao Superior Tribunal de Justia. (Alterado pela L-008.950-1994) 1 - Concludo o julgamento do recurso especial, sero os autos remetidos ao Supremo Tribunal Federal, para apreciao do recurso extraordinrio, se este no estiver prejudicado. (Alterado pela L-008.950-1994) 2 - Na hiptese de o relator do recurso especial considerar que o recurso extraordinrio prejudicial quele, em deciso irrecorrvel sobrestar o seu julgamento e remeter os autos ao Supremo Tribunal Federal, para o julgamento do recurso extraordinrio. (Alterado pela L-008.950-1994) 3 - No caso do pargrafo anterior, se o relator do recurso extraordinrio, em deciso irrecorrvel, no o considerar prejudicial, devolver os autos ao Superior Tribunal de Justia, para o julgamento do recurso especial. (Alterado pela L-008.950-1994)

RECURSO ESPECIAL Matria de Fato e de Direito Reexame de prova Prequestionamento

Competncia

Explicao: j estudamos, em aulas anteriores, que toda deciso passvel de reviso, e, segundo a CF, deve ser motivada, ainda que de forma concisa. Vimos que havendo uma deciso em que a parte no concorde, por fora do princpio do duplo grau de jurisdio, possvel pedir sua reviso. Da sentena cabe o recurso de apelao, que um reexame da matria. Uma vez no tribunal, haver um novo julgamento, onde a deciso ser colegiada, so trs desembargadores, que a lei trata por juzes. Entretanto possvel remeter essa deciso ao STJ ou STF. Tendo em vista a imensido territorial do nosso pas e as inmeras matrias a serem julgadas, o intuito do STJ e do STF que se dem, nossa federao, julgamentos unitrios, uniformes, para que um nico rgo de legislaes federais nomeie esse entendimento. S passvel ingressar com recurso especial ou extraordinrio quando se tratar de matria de direito e no de matria de fato. Esse recurso apontado como matria infraconstitucional, ele visa proteger, tutelar lei federal

Pergunta: o que vem a ser matria de direito? Resposta: Matria de Direito so as aes que envolvem apenas a interpretao da lei, no depende da produo de provas acerca de um fato. Exemplos: as pessoas que fazem jus ao plano Collor, valido ou no a correo da poupana? E quanto assinatura da telefnica? dever ou no pagar? A greve justa ou injusta?. Observa-se que no h necessidade de provas, o que se busca saber se essas pessoas fazem jus ou no interpretao da lei; se devem ou no pagar a assinatura, diferentemente de um acidente de trnsito onde preciso provar a existncia de um acontecimento. Ditado: Em se tratando de recurso especial, bem como recurso extraordinrio, o objeto do recurso est voltado to somente para as matrias que envolvam questes eminentemente de direito, ou seja, significa rever apenas a Interpretao Legal, no fica vinculado a demonstrao de matria de fato. Exemplo: o reconhecimento de repasses salariais.... Tabela Price (juros sobre juros): legal ou ilegal? Outra proibio que se faz a ambos os recursos: especial e extraordinrio o reexame de prova. (Smula 7 do STJ: recurso especial, e Smula 279 do STF: recurso extraoridinrio) STJ Smula n 7 - 28/06/1990 - DJ 03.07.1990 Reexame de Prova - Recurso Especial A pretenso de simples reexame de prova no enseja recurso especial. STF Smula n 279 - 13/12/1963 - Smula da Jurisprudncia Predominante do Supremo Tribunal Federal - Anexo ao Regimento Interno. Edio: Imprensa Nacional, 1964, p. 127. Simples Reexame de Prova - Cabimento - Recurso Extraordinrio Para simples reexame de prova no cabe recurso extraordinrio.

Pergunta: o que se entende por reexame de prova? Resposta: o reexame de prova se refere a algo que o juiz deixou de apreciar voltado para o recurso de apelao. Ditado: Para a interposio de recurso especial bem como recurso extraordinrio, deve haver contrariedade legislao federal ou a Constituio Federal, todavia, no passvel de interposio de recurso especial com a finalidade de reexaminar as provas produzidas nos autos, ou seja, no tem a finalidade de apreciar os elementos probatrios e to somente apreciar violao de norma federal.

Prequestionamento Para que haja o recebimento da interposio de recurso especial e extraordinrio, h necessidade de prequestionamento, significa a argio de violao de lei federal, violao de jurisprudncia, indagados no primeiro e segundo grau de jurisdio, a parte deve invocar a aludida violao anteriormente ao recurso especial. Havendo omisso do tribunal sobre a violao a parte deve provocar o esclarecimento atravs de embargo de declarao.

Competncia A competncia para o julgamento do recurso especial pertence ao superior tribunal de justia, a competncia para o processamento e julgamento do recurso extraordinrio pertence ao STF.

Prazo O prazo para a interposio do recurso especial e extraordinrio de 15 dias.

Hipteses de cabimento Aplicabilidade do recurso especial

As hipteses de aplicabilidade no esto estampadas no Cdigo de Processo Civil, mas no art. 105, III da CF. Art. 105 - Compete ao Superior Tribunal de Justia: III - julgar, em recurso especial, as causas decididas, em nica ou ltima instncia, pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos Tribunais dos Estados, do Distrito Federal e Territrios, quando a deciso recorrida: a) contrariar tratado ou lei federal, ou negar-lhes vigncia; b) julgar vlido ato de governo local contestado em face de lei federal; (Alterado pela EC-000.045-2004)

c) der a lei federal interpretao divergente da que lhe haja atribudo outro tribunal. Contrariar tratado ou lei federal, ou negar-lhes vigncia; O recurso especial pode ser interposto quando o tribunal ao proferir acrdo julgue contrariamente a Tratado Internacional ou aos dispositivos contidos em Lei Federal. Gera motivao tambm para a interposio de Recurso Especial quando o tribunal negar vigncia (aplicabilidade) de Tratado Internacional ou Legislao Federal. Julgar vlido ato de governo local confrontando com legislao. O juiz tem o dever de conhecer o direito, salvo legislao municipal e estadual, por tanto, quando a deciso do acrdo pela lei ou ato de governo local (lei municipal e estadual) contrariar lei federal, d ensejo a interposio do recurso especial. Ex. a lei de zoneamento dos municpios contrariando as normas do Cdigo Civil, cabe ao autor verificar essa contrariedade e interpor o recurso. Na petio inicial no h necessidade de o autor sequer mencionar o nmero do artigo, pois o juiz no est atrelado fundamentao legal para apreciar o pedido do autor, o que realmente interessa ao juiz o fato de direito.

Julgar vlido ato de governo local contestado em face de lei federal Ditado O recurso especial pode ser interposto quando o acrdo julgar vlido ato de governo (lei municipal e lei estadual), quando o acrdo se contrape frontalmente aos dispositivos de lei federal. Ex: direito de construir, transporte coletivo (lei estadual).

Der a lei federal interpretao divergente da que lhe haja atribudo outro tribunal Se um acrdo julgar de forma diferente de outras jurisprudncias, tambm d ensejo a interposio de recurso especial, ou seja, um acrdo tem deciso diferente das demais jurisprudncias. Ex: penso alimentcia uma obrigao diferenciada, estabelece a sano de priso, antes pela smula 309, compreendia nos trs meses anteriores citao, porm outras decises dos tribunais acabaram por alterar a prpria smula que passou a compreender aos trs meses anteriores ao ajuizamento da execuo da ao de alimentos.
Smula: 309 O dbito alimentar que autoriza a priso civil do alimentante o que compreende as trs prestaes anteriores ao ajuizamento da execuo e as que se vencerem no curso do processo.(*) (*) julgando o HC 53.068-MS, na sesso de 22/03/2006, a Segunda Seo deliberou pela ALTERAO da smula n. 309. REDAO ANTERIOR (deciso de 27/04/2005, DJ 04/05/2005): O dbito alimentar que autoriza a priso civil do alimentante o que compreende as trs prestaes anteriores citao e as que vencerem no curso do processo.

O recurso especial pode ser interposto quando o acrdo der Lei Federal interpretao diferente a que outro tribunal lhe der atribuio, significa que se um tribunal proferir deciso de forma contrria ao entendimento de outras jurisprudncias gera motivao para interpretao de recurso especial. RECURSO EXTRAORDINRIO

Aplicabilidade Contrariar dispositivo da CF; Declarar a inconstitucionalidade de tratado ou de lei federal; Julgar vlida lei ou ato de governo local contestado em face da CF Julgar vlida lei local contestada em face de lei federal

Ditado Cabe recurso extraordinrio quando a deciso proferida no tribunal contraria diretamente dispositivo da CF, sendo que a violao deve ser de forma direta e clara. H motivao para interposio de recurso extraordinrio quando a deciso declarar lei federal ou tratado internacional inconstitucional. Ex: o tribunal declarar lei seca ou lei de bem de famlia inconstitucional. Poder interpor recurso extraordinrio quando o tribunal julgar vlida lei ou ato de governo local (lei municipal ou lei estadual), entretanto, o julgamento deve validar as aludidas leis, contrariando frontalmente, flagrantemente, normas da CF. Ex: cada estado tem as suas prprias leis quanto as custas processuais, mas se elas afrontam as normas da CF, cabe recurso extraordinrio.. passvel de interposio de recurso extraordinrio, quando a deciso do tribunal julgar vlida lei local (lei estadual e lei municipal), contrariando frontalmente legislao federal. Por fora da Emenda Constitucional 45 de 2004 (reforma do poder judicirio), a competncia que pertencia ao STJ, passou para o STF.

Repercusso geral art. 543-A do CPC Art. 543-A. O Supremo Tribunal Federal, em deciso irrecorrvel, no conhecer do recurso extraordinrio, quando a questo constitucional nele versada no oferecer repercusso geral, nos termos deste artigo. (Acrescentado pela L-011.418-2006) 1 Para efeito da repercusso geral, ser considerada a existncia, ou no, de questes relevantes do ponto de vista econmico, poltico, social ou jurdico, que ultrapassem os interesses subjetivos da causa. 2 O recorrente dever demonstrar, em preliminar do recurso, para apreciao exclusiva do Supremo Tribunal Federal, a existncia da repercusso geral. 3 Haver repercusso geral sempre que o recurso impugnar deciso contrria a smula ou jurisprudncia dominante do Tribunal. 4 Se a Turma decidir pela existncia da repercusso geral por, no mnimo, 4 (quatro) votos, ficar dispensada a remessa do recurso ao Plenrio. 5 Negada a existncia da repercusso geral, a deciso valer para todos os recursos sobre matria idntica, que sero indeferidos liminarmente, salvo reviso da tese, tudo nos termos do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal.

6 O Relator poder admitir, na anlise da repercusso geral, a manifestao de terceiros, subscrita por procurador habilitado, nos termos do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal. 7 A Smula da deciso sobre a repercusso geral constar de ata, que ser publicada no Dirio Oficial e valer como acrdo. O recurso extraordinrio no ser recebido quando a questo constitucional no oferecer repercusso geral. Considera-se repercusso geral o interesse da coletividade, ou seja, questes que envolvem carter econmico, poltico, social ou jurdico, entretanto os interesses devem sobrepor aos interesses individuais das partes. Ex: clula tronco, aborto... Processamento do recurso especial e extraordinrio O recurso extraordinrio e o recurso especial sero endereados (interpostos) perante o presidente do tribunal recorrido. Ao ser interposto no tribunal recorrido, este, por sua vez, far o juzo de admissibilidade: tempestividade, preparo, motivao... Havendo o recebimento do recurso, ser encaminhado respectivamente para o STJ ou para o STF. A petio dever conter: a) A exposio do fato e do direito; b) S demonstrao do cabimento do recurso interposto (violao de lei federal ou violao da CF); c) Deve conter as razes do pedido de reforma da deciso recorrida do tribunal, ou seja, para que d provimento.

Ao ser encaminhado para o STJ ou ao STF, ser feito um novo juzo de admissibilidade. Lembrando que o STF composto por 11 ministros e a deciso ser proferida pela maioria dos votos e, o STJ composto por 33 ministros em trs cmeras, sendo que as decises so proferidas pela maioria dos votos. http://www.mp.pr.gov.br/imprensa/pil1707.html Ministrio Pblico do Estado do Paran Plulas de Direito para Jornalistas - n 119 17 de julho de 2007 Recurso extraordinrio e recurso especial O nosso sistema jurdico prev uma srie de recursos judiciais, em situaes nas quais uma das partes no se contenta com uma deciso da Justia. Nesta Plula, saberemos mais sobre dois tipos deles: o recurso extraordinrio (RE) e o recurso especial (REsp). Recurso Extraordinrio (RE) O recurso extraordinrio (abrevia-se RE) sempre dirigido ao Supremo Tribunal Federal (STF). Ele questiona uma deciso, em nica ou ltima instncia, que tenha contrariado dispositivo da Constituio Federal ou que tenha declarado a inconstitucionalidade de tratado ou lei federal. Tambm pode

questionar deciso que tenha julgado vlida lei ou ato de governo local contestado em face da Constituio Federal, ou ainda que tenha julgado vlida lei local contestada em face de lei federal. Ou seja, o RE um recurso que deve ser interposto apenas no Supremo, visando analisar questes constitucionais. Recurso Especial (REsp) J o recurso especial (abrevia-se REsp) direcionado ao Superior Tribunal de Justia (STJ). Seu objetivo tentar modificar deciso judicial, em nica ou ltima instncia, que tenha sido proferida pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos tribunais dos Estados e do Distrito Federal e Territrios, quando a deciso recorrida contrariar tratado ou lei federal ou negar-lhes vigncia, bem como interpretar lei federal de forma diversa da interpretao dada por outro tribunal. Ainda, pode ser utilizado o REsp no caso de a deciso recorrida julgar vlido ato de governo local contestado em face de lei federal. Confuso Embora esta ltima hiptese possa, primeira vista, coincidir com o cabimento do RE no caso de a deciso recorrida ter julgado vlida lei local contestada em face de lei federal, a diferena entre as duas situaes a seguinte: no caso do RE, se a lei local est sendo contestada em face da lei federal, a discusso envolve a distribuio constitucional de competncia para legislar, ou seja, matria constitucional. J no caso do REsp, trata-se de um ato de governo local questionado quanto sua compatibilidade com a lei federal, isto , envolve discusso relacionada integridade e compatibilidade do ordenamento jurdico infraconstitucional. Em suma, o RE envolve questes constitucionais, ficando o REsp restrito a questes infraconstitucionais.

You might also like