You are on page 1of 4

Home

Hotel Kafka

A PERPETUAO DO APA RTHEID NA FRICA DO SUL


Rgis Bonvicino |

A Copa do Mundo que se realiza na frica do Sul evento que reitera, sob muitos aspectos, o modelo de dominao europeu e branco imposto na frica do Sul desde a sua descoberta. Poucos se lembram que foi um navegador portugus, Bartolomeu Dias, quem a descobriu, em 1488, quando sua pequena frota dobrou, pela primeira vez, o cabo que chamou das Tormentas, em seu extremo sul. Dom Joo II, que almejava chegar a lugares mais remotos, alterou, por essa razo, o nome para Cabo da Boa Esperana. Em linhas rpidas, a colonizao desse territrio foi iniciada pelo holands Jan Van Riebeeck, que nele se instalou em 1652, sob a bandeira da Companhia Holandesa das ndias Ocidentais. Van Riebeeck fundou a Cidade do Cabo. Na sequncia, calvinistas dos Pases Baixos, da Alemanha, da Frana e da Esccia aportaram no local e no obtiveram sucesso em submeter os negros khoisan a suas atividades agrcolas. Os khoisan foram ento quase exterminados pelos europeus, no primeiro genocdio da colnia, que passou s mos dos ingleses em 1806. Ingleses que derrotaram os beres ou africnderes, descendentes daqueles colonos calvinistas. Hoje, o africnder, holands mesclado com ingls e malaio, uma das onze lnguas oficiais da frica do Sul.

Com a rendio dos beres, o Tratado de Vereeniging, de 1902, institui ento um esboo de apartheid (separao, em africnder). Os beres obtm um estatuto especial e aos negros vedado o direito de voto. significativo que a palavra apartheid advenha de uma lngua forjada pelo colonizador. O calvinismo a doutrina dos eleitos por Deus. O calvinista acredita que Deus escolheu apenas um grupo limitado de pessoas, dignas, ento, da prosperidade. Max Weber explica o sucesso do capitalismo em pases como Estados Unidos e Holanda em virtude dele. A discriminao passa, em decorrncia, a ser a regra, uma regra inquestionvel porque divina. Trabalhando muito, o calvinista prova, a si mesmo, que um dos escolhidos por Deus para o sucesso material meios justificando os fins. ao de Deus, pois se Deus trabalha por ele (assim prescreve a doutrina), ele pode concluir que foi um dos eleitos. Os negros no se encontravam entre os escolhidos. Os khoisan, no inconsciente histrico, revelaram-se incapazes de disciplina para a agricultura.

A PERPETUAO DO APA RTHEID NA FRICA DO SUL


Rgis Bonvicino |

A Copa do Mundo que se realiza na frica do Sul evento que reitera, sob muitos aspectos, o modelo de dominao europeu e branco imposto na frica do Sul desde a sua descoberta. Poucos se lembram que foi um navegador portugus, Bartolomeu Dias, quem a descobriu, em 1488, quando sua pequena frota dobrou, pela primeira vez, o cabo que chamou das Tormentas, em seu extremo sul. Dom Joo II, que almejava chegar a lugares mais remotos, alterou, por essa razo, o nome para Cabo da Boa Esperana. Em linhas rpidas, a colonizao desse territrio foi iniciada pelo holands Jan Van Riebeeck, que nele se instalou em 1652, sob a bandeira da Companhia Holandesa das ndias Ocidentais. Van Riebeeck fundou a Cidade do Cabo. Na sequncia, calvinistas dos Pases Baixos, da Alemanha, da Frana e da Esccia aportaram no local e no obtiveram sucesso em submeter os negros khoisan a suas atividades agrcolas. Os khoisan foram ento quase exterminados pelos europeus, no primeiro genocdio da colnia, que passou s mos dos ingleses em 1806. Ingleses que derrotaram os beres ou africnderes, descendentes daqueles colonos calvinistas. Hoje, o africnder, holands mesclado com ingls e malaio, uma das onze lnguas oficiais da frica do Sul. Com a rendio dos beres, o Tratado de Vereeniging, de 1902, institui ento um esboo de apartheid (separao, em africnder). Os beres obtm um estatuto especial e aos negros vedado o direito de voto. significativo que a palavra apartheid advenha de uma lngua forjada pelo colonizador. O calvinismo a doutrina dos eleitos por Deus. O calvinista acredita que Deus escolheu apenas um grupo limitado de pessoas, dignas, ento, da prosperidade. Max Weber explica o sucesso do capitalismo em pases como Estados Unidos e Holanda em virtude dele. A discriminao passa, em decorrncia, a ser a regra, uma regra inquestionvel porque divina. Trabalhando muito, o calvinista prova, a si mesmo, que um dos escolhidos por Deus para o sucesso material meios justificando os fins. ao de Deus, pois se Deus trabalha por ele (assim prescreve a doutrina), ele pode concluir que foi um dos eleitos. Os negros no se encontravam entre os escolhidos. Os khoisan, no inconsciente histrico, revelaram-se incapazes de disciplina para a agricultura.

A Unio Sul-Africana foi estabelecida em 31 de maio de 1910. No ano seguinte, a ruptura de um contrato de trabalho, por um negro, j estava tipificada como crime, sancionado com penas cruis. Embora tenha abolido formalmente a escravido em 1835, o apartheid foi a maneira encontrada para perpetu-la. Ele reproduziu, desde o comeo, o regime racista colonial. Em 1913 foi editado o Native Land Act (Lei da Terra). Apesar de se constituirem em dois teros da populao, aos negros foi concedido o direito de permancer com cerca de 10% da terra cultivvel. Mestios no possuam qualquer direito terra. Negros s poderiam residir alm de suas terras na condio de empregados dos brancos. Hoje, esse panorama foi alterado apenas em termos cosmticos. H, entre os 45 milhes de habitantes, 19 milhes de sem-terra. Persiste a concentrao fundiria baseada na segregao racial. A renda per capita de um negro de cerca de um salrio mnimo brasileiro, a do branco beira os 15 salrios mnimos.

Trago tona algumas leis do apartheid que, agora abolidas, sobrevivem na desigualdade econmica. Trens e nibus eram segregados, mas ainda hoje no h bom transporte coletivo para todos, ao contrrio. Em tese, havia bibliotecas para brancos e negros, mas nunca se contruiu uma sequer para os negros. Nos anos 1970, a educao de cada criana negra custava ao Estado um dcimo do custo de uma criana branca. A educao superior era vedada aos negros. Alm disso, a educao oferecida a eles os preparava para os trabalhos braais. O caso da frica do Sul o que evidencia com maior nitidez o processo de legalizao, permito-me o pleonasmo, legislativa da barbrie. Em 10 de maio de 1994, Nelson Mandela, aps dcadas de luta e priso, tomou posse como presidente do pas. Criou, na esteira da sucessivas Declaraes de Direito, a Comisso Verdade e Reconciliao e promoveu uma Assembleia Nacional Constituinte, que forjou uma nova Constituio. A Comisso da Verdade pouco pde apurar no que toca tortura, em nome da reconciliao, e, assim, o pas possui uma das polcias mais violentas do mundo. Houve, depois de 1994, e sobretudo neste novo milnio, a apropriao da imagem de Mandela, sua revelia, pelo capitalismo transnacional. Uma lavagem de imagem. Nahla Nvali, membro da Comisso de Verdade e Reconciliao na frica do Sul, observa, em artigo recente, que ainda hoje persiste a estratificao racial e que a transio poltica pouco fez para enfrentar a distncia

econmica, que se baseia ao longo das linhas raciais. A escolha da frica do Sul como sede da Copa tem mais a ver com a perpetuao, repito, do apartheid sob a madalidade econmica e igualmente democrtica, entre aspas mesmo. Sua democracia incipiente, a corrupo, endmica, a AIDS, epidmica, o racismo permance quase intocado, e a construo de estdios de futebol no lhe eram uma prioridade. A FIFA se tornou o cavalo de troia das empreiteiras e de outras empresas da elite branca global e sul-africana, a servio dessas novas Companhias das ndias Ocidentais. Aqui, ouviremos, nas transmisses esportivas, locutores dizerem que o povo , apesar dos anos de apartheid, alegre e acolhedor, e que, liberto de seu passado, o pas se reconstri sob o signo da unio racial e da liberdade. E a barbrie ser de novo ocultada.

You might also like