You are on page 1of 18

.

Anais do VI Simpsio EPUSP sobre Estruturas de Concreto


Abril / 2006 ISBN 85-86686-36-0 Modelagem Computacional de Estruturas de Concreto Trabalho SIMP0225 - p. 233-250

ANLISE DE UM EDIFCIO POR VRIOS MODELOS ESTRUTURAIS


Analysis of a building by different structural models
Fernando Fernandes Fontes (1); Libnio Miranda Pinheiro (2)
(1) Mestre em Engenharia de Estruturas email: fff@digizap.com.br (2) Professor Doutor, Departamento de Engenharia de Estruturas Escola de Engenharia de So Carlos, Universidade de So Paulo email: libanio@sc.usp.br Rua Jaguarari, 4980, casa 44, Lagoa Nova, Natal-RN, CEP 59064-500

Resumo
O objetivo da anlise estrutural determinar os efeitos das aes em uma estrutura, com a finalidade de efetuar verificaes de estados limites ltimos e de servio (NBR 6118:2003 Projeto de estruturas de concreto). A anlise estrutural consiste numa das principais etapas do projeto de um edifcio, pois compreende a escolha dos modelos tericos, que devem representar adequadamente a estrutura real, e do tipo de anlise, com relao ao comportamento dos materiais. Neste trabalho consideram-se os modelos estruturais mais utilizados, no clculo de edifcios, compostos por elementos lineares. Realiza-se um exemplo de um edifcio de oito pavimentos, que visa demonstrar as diferenas nos esforos ou nos deslocamentos obtidos com modelos estruturais distintos, permitindo ao projetista verificar os tipos de erros cometidos quando da utilizao de modelos mais simples. Palavras-Chave: concreto armado; anlise estrutural; modelos estruturais.

Abstract
The aim of structural analysis is to determine the effects of actions in a structure, intending to verify ultimate limit states and serviceability. (Brazilian Code NBR 6118:2003 Concrete structures design). Structural analysis is one of the main parts of a building design, since it involves the choice of theoretical models to represent the real structure and the type of analysis according to material behavior. In this work are considered the most used structural models in the design of buildings, composed by linear elements. An example of an eight-store building is presented in order to demonstrate the differences in efforts and displacements obtained by distinct structural models, what allows designers to verify the kind of errors due to the use of simpler models. Keywords: reinforced concrete; structural analysis; structural models.

Anais do VI Simpsio EPUSP sobre Estruturas de Concreto.

233

1 Introduo
A anlise de uma estrutura consiste em determinar seus esforos solicitantes e deslocamentos, por meio de modelos matemticos, aps a idealizao de diversos fatores, como o comportamento das aes, do material constituinte, das ligaes entre os diversos elementos em que a estrutura pode ser dividida, e da resposta desses elementos frente s aes. Segundo a NBR 6118:2003, o objetivo da anlise estrutural determinar os efeitos das aes em uma estrutura, com a finalidade de efetuar verificaes de estados limites ltimos e de servio (ELU e ELS). A decomposio da estrutura em partes, que possam ser associadas a uma teoria de clculo j consolidada no meio tcnico, d origem aos elementos estruturais. Neste trabalho sero analisados os elementos lineares, que so caracterizados por ter uma dimenso bem maior que as demais (igual ou maior que o triplo da maior dimenso da seo transversal). Com o fim de determinao de esforos, os modelos estruturais consideram composies de um ou mais tipos de elementos estruturais e devem contemplar os diferentes esforos que solicitam a estrutura. Entre eles destacam-se os modelos de vigas contnuas, prticos planos e prticos espaciais. Sabe-se, hoje em dia que, a anlise de uma estrutura, via modelos que a representem como um todo, a mais precisa e, portanto, a mais indicada. Deseja-se saber, porm, que tipos de erros so cometidos quando utilizados modelos mais simples. Assim, quando se dispe de programas mais simples, que permitam a modelagem apenas de prticos planos, por exemplo, ou dispe-se apenas do clculo manual, necessrio conhecer as limitaes do uso de tais modelos. O exemplo, apresentado neste trabalho, visa comparar os modelos estruturais. Alm disso, conceitos importantes como o de trecho rgido e de laje como diafragma rgido, na modelagem de prticos, so discutidos. O edifcio foi modelado com o programa Eberick, da AltoQI.

2 Trechos rgidos e lajes como diafragmas rgidos


Em estruturas compostas por elementos lineares, comum ter intersees dos eixos, de dois ou mais elementos, representadas por ns. No entanto h casos em que as dimenses das ligaes entre os elementos no so desprezveis, quando comparadas com vos e ps-direitos. Costuma-se modelar esses ns de dimenses finitas como elementos infinitamente rgidos, ou elementos de rigidez significativamente maior que a dos demais, o que garante uma idealizao mais realista do comportamento de edifcios. No entanto, nem todo o trecho de interseo deve ser considerado como trecho rgido. A NBR 6118:2003 indica a parcela que deve ser tomada como trecho flexvel (Figura 1).

Figura 1 Trechos rgidos (adaptada da NBR 6118:2003)

Anais do VI Simpsio EPUSP sobre Estruturas de Concreto.

234

Sob a ao de foras horizontais (vento ou aes fictcias do desaprumo), as lajes, enrijecidas pelo vigamento, tm comportamento prximo ao de um diafragma rgido, ou seja, praticamente no se deformam axialmente. Tal fato se deve grande rigidez da laje frente s aes horizontais, bastando, para melhor entender, imagin-la como uma viga de grande altura, submetida flexo. Como principal conseqncia tem-se os ns de vigas e pilares, situados no mesmo plano da laje, deslocando-se horizontalmente (transladando) de forma idntica. No entanto, dada uma assimetria do edifcio, podem haver rotaes diferenciadas dos ns.

3 Exemplo de edifcio
A estrutura a ser analisada composta de subsolo mais oito pavimentos, sendo um trreo, seis pavimentos-tipo e a cobertura. Foi adaptada de um projeto realizado pelo engenheiro Ricardo Frana, professor da EPUSP, para um edifcio de escritrios, em So Paulo. O pavimento-tipo dado na Figura 2 e igual ao trreo. Na cobertura existem ainda as lajes L4 e L5 das casas de mquinas, localizadas sobre os poos de elevadores, com espessura de 20cm. Os pilares P5, P6, P9 e P10 recebem, no nvel da cobertura, uma fora concentrada vertical de 10kN, proveniente do reservatrio de gua. As escadas foram consideradas integralmente apoiadas na V2 e em uma viga localizada meia altura entre os pavimentos, a VE, que se apia nos pilares P9 e P10. As alturas dos pavimentos podem ser vistas na Figura 3. As vigas tm seo transversal de 30cm x 55cm, os pilares nos quatro cantos extremos tm seo 30cm x 40cm, e os demais tm seo 30cm x 60cm. A alvenaria tem 25cm de largura e um peso especfico de 16kN/m. No caso dos pavimentos trreo e tipo, as paredes situam-se sobre todas as vigas, com exceo da V2, com altura de 225cm. Sobre as vigas VE e o trecho da V5 entre os pilares P9 e P10, a alvenaria tem uma altura menor, de 85cm. Na cobertura h uma parede de 110cm de altura no contorno do pavimento, e alvenaria de 225cm de altura fechando as casas de mquinas e a caixa da escada. No subsolo as paredes encontram-se no contorno do pavimento e fechando tambm os poos de elevadores e a caixa da escada.

Figura 2 Planta de forma do pavimento-tipo

Anais do VI Simpsio EPUSP sobre Estruturas de Concreto.

235

.
COB 6 TIPO 5 TIPO 4 TIPO 3 TIPO 2 TIPO 1 TIPO 280 280 280 280 280 280

TRREO

350

SS

300 50

Figura 3 Altura dos pavimentos

O carregamento das lajes encontra-se resumido na Tabela 1. Os valores da escada consideram os pesos distribudos de patamares e de lances inclinados, na rea projetada verticalmente. Cada lance da escada formado por 7 degraus, com 25cm de largura e 17,5cm de espelho, apoiados em uma laje de 8cm de espessura. O peso prprio da escada considera uma espessura mdia de 18,5cm dos lances, e um patamar com laje de 8cm de espessura. Na coluna Divisrias, referente escada, considera-se o peso de uma mureta de 175cm de comprimento por 110cm de altura, em cada lance, constituda por uma alvenaria de 1,9kN/m2. Considera-se cada elevador com capacidade para seis pessoas, com peso total de 10kN, que, distribudo na laje de 1,80m x 1,80m da casa de mquinas, fornece o valor 3,1kN/m indicado na coluna Elevador, na Tabela 1.
Tabela 1 Carregamento das lajes (kN/m)
Pavimento Laje Peso prprio Revestimento Varivel Divisrias Elevador L1 3,3 1,5 2,0 L2 2,0 1,5 2,0 3,3 1,5 2,0 Cobertura L3 L4 5,0 1,5 7,5 3,1 L5 5,0 1,5 7,5 3,1 L1 3,3 1,5 2,0 1,0 L2 2,0 1,5 2,0 Tipo L3 3,3 1,5 2,0 1,0 O piso do subsolo descarrega diretamente no solo Subsolo L 4,3 1,5 2,5 0,7 Escada

A definio das aes horizontais ser realizada no item 3.2. Foram realizadas comparaes com modelos diferentes, uma para aes verticais e outra para aes horizontais, j que o modelo mais simples, Vigas Contnuas, no permite a avaliao dos efeitos das aes laterais em um edifcio. Posteriormente foram feitos alguns comentrios e apresentados alguns resultados de uma anlise conjunta de aes verticais e horizontais. O tipo de anlise para todos os modelos foi mantido o mesmo, no caso, a anlise linear.

Anais do VI Simpsio EPUSP sobre Estruturas de Concreto.

236

3.1 Anlise das aes verticais


Trs modelos foram utilizados para a anlise estrutural do edifcio, quanto s aes verticais: Vigas Contnuas, Prticos Planos e Prtico Espacial. As reaes das lajes nas vigas foram obtidas de forma idntica para os trs modelos, para que pudesse haver uma melhor comparao entre eles. Foi considerado o processo de posio aproximada das charneiras plsticas, descrito no item 14.7.6.1 da NBR 6118:2003. Devido diferena de espessura das lajes e de suas dimenses, consideramse as lajes simplesmente apoiadas nas suas quatro bordas. Os vos entre as vigas so dados pelas distncias entre os centros dos apoios, e os pilares foram idealizados como engastados na fundao. Uma tendncia atual, porm no abordada neste trabalho, a anlise da interao soloestrutura. Para lev-la em conta, pode-se calcular os esforos nos pilares com a considerao de engaste na fundao e, com esses valores, fazer uma estimativa dos recalques segundo um dos mtodos disponveis na literatura tcnica. Esses recalques seriam representados por deslocamentos impostos nos pilares junto fundao, o que provocaria uma nova distribuio dos esforos. O processo ento se repete at que haja a convergncia dos valores de esforos, que so ento utilizados no dimensionamento. 3.1.1 Modelos a) Vigas Contnuas O modelo Vigas Contnuas o mais simples, em que elas so consideradas simplesmente apoiadas nos pilares e nas demais vigas. Ele permitido, desde que acompanhado das correes descritas no item 14.6.7.1 da NBR 6118:2003. As vigas analisadas foram a V1, a V5, a V6 e a V7 do pavimento-tipo (Figura 4). A V3, devido ao seu pequeno comprimento, pode ser considerada apoiada nas vigas V7 e V8 e, portanto, causa uma ao concentrada nessas vigas.

Figura 4 Modelo Vigas Contnuas para vigas do pavimento-tipo e combinao ltima 1,4g + 1,4q (unidades: kN e m)

b) Prticos Planos Os prticos planos analisados esto definidos nas Figura 5 e 6. So eles: PP1: P1 + P2 + P3 + P4 + V1 PP3: P7 + P8 + P9 + P10 + P11 + P12 + V5 + VE PP4: P7 + P1 + V6 PP5: P8 + P2 + V7
Anais do VI Simpsio EPUSP sobre Estruturas de Concreto. 237

Neste modelo as vigas funcionam como apoios indeslocveis para as lajes. As vigas que no formam prticos planos, como a V3 e a V4, podem ser analisadas separadamente pelo modelo Vigas Contnuas. Os pilares pertencentes a mais de um prtico plano, simultaneamente, devem ter seus esforos calculados a partir da somatria dos obtidos para cada prtico, separadamente.
PP1 P1 P2 PP2 PP5 PP4 PP8 PP9 P11 P12 P5 PP6 PP7 V3 P6 P3 P4

V4

PP3 P7 P8 P9 P10

Figura 5 Definio dos prticos planos

PP1

PP4

V1

V6

P1

P2

P3

P4

P7

P1

PP3
V3

PP5

VE V5 V7

P7

P8 P9 P10 P11

P12

P8

P2

Figura 6 Modelo Prticos Planos

c) Prtico Espacial A modelagem do prtico espacial foi realizada somente com o esqueleto composto por vigas e pilares (ver Figura 7). Desta maneira tem-se uma melhor comparao entre os modelos, pois se a laje fosse modelada como grelha haveria uma distribuio diferente das reaes das lajes nas vigas. Os elementos lineares, vigas e pilares, apresentam ligaes rgidas entre si, com trechos flexveis definidos pelas distncias entre os eixos dos apoios. Na anlise das aes laterais ser modelado um prtico espacial com a considerao de trechos rgidos nos encontros de vigas e pilares.

Anais do VI Simpsio EPUSP sobre Estruturas de Concreto.

238

Figura 7 Modelo Prtico Espacial

3.1.2 Resultados a) Foras normais junto fundao Os primeiros resultados analisados foram os das foras normais junto fundao, com valores de clculo. A combinao utilizada foi 1,4g + 1,4q e as diferenas percentuais, na Tabela 2, referem-se ao modelo Prtico Espacial.
Tabela 2 Foras normais junto fundao (kN) Modelos P1 P2 P7 Vigas contnuas 1742,9 2981,0 1708,4 Diferena (%) -8,4 4,0 -10,7 Prticos planos 2007,6 3052,5 2016,2 Diferena (%) 5,5 6,5 5,4 Prtico espacial 1903,5 2866,4 1912,8
P8 3380,8 51,8 2536,7 13,9 2226,9

Nota-se que o modelo Prticos Planos aproximou-se mais dos resultados obtidos com o Prtico Espacial do que o modelo Vigas Contnuas, exceto no P2, e com valores sempre a favor da segurana. O modelo Vigas Contnuas considera que o P8 suporta 52% mais fora normal que no modelo Prtico Espacial, tornando-o um pilar bem mais carregado em relao aos outros. b) Momentos fletores das vigas do pavimento trreo Foi escolhido o pavimento trreo cuja diferena em relao ao pavimento-tipo reside apenas na altura dos pilares para analisar os momentos fletores nas vigas, pois foi onde, em muitas vigas, ocorreram os maiores valores quando da utilizao do modelo Prtico Espacial. Na Figura 8 tm-se os diagramas de momento fletor da V1 para os diferentes modelos. Da tabela 3 tabela 6, apresentam-se os resultados da mesma V1 e das V5, V6 e V7, respectivamente, cujos valores referem-se aos mximos momentos, em mdulo, observados nos apoios e nos vos.

Anais do VI Simpsio EPUSP sobre Estruturas de Concreto.

239

87,62 V. Contnuas P1 155,96 112,57 P. Planos

152,07

152,07

87,62 P4 155,96

P2

51,53

P3

157,17

110,63

110,63

157,17

112,57

P1 91,15 111,69

P2

43,80

P3 91,15 158,10

P4

158,10

110,72

110,72

111,69

P. Espacial

P1 91,15

P2

43,69

P3 91,15

P4

Figura 8 Momentos fletores da V1 no pavimento trreo (kN.m)

Mais uma vez a combinao analisada foi 1,4g + 1,4q, e as diferenas percentuais referem-se ao modelo Prtico Espacial.
Tabela 3 Momentos fletores da V1 (kN.m)

Modelos Vigas contnuas Diferena (%) Prticos planos Diferena (%) Prtico espacial

P1 87,62 -21,6 112,57 0,8 111,69

Vo 155,96 71,1 91,15 0 91,15

P2 152,07 -3,8 157,17 -0,6 158,10

Vo 51,53 17,9 43,80 0,3 43,69

P3 152,07 -3,8 157,17 -0,6 158,05

Vo 155,96 71,1 91,15 0 91,15

P4 87,62 -21,6 112,57 0,7 111,75

Tabela 4 Momentos fletores da V5 (kN.m)


Modelos P7 Vo P8 Vo P9 Vo P10 Vo P11 Vo P12 87,62 -22,5 113,6 0,5 113,09

2,48 14,35* 29,58 14,35* 2,48 182,43 143,59 Vigas contnuas 87,62 143,59 182,43 Diferena (%) -22,5 52,8 21,0 222,3 754,9 222,3 21,0 52,8 10,04 5,24 10,04 151,18 93,53 Prticos planos 113,60 93,53 151,18 Diferena (%) 0,5 -0,5 0,3 -14,4 51,4 -14,4 0,3 -0,5 11,73 3,46 11,73 150,75 94,00 Prtico espacial 113,04 94,00 150,80 * Momentos positivos, ao contrrio do que ocorre nestes apoios, com os demais modelos

Tabela 5 - Momentos fletores da V6 (kN.m)

Modelos Vigas contnuas Diferena (%) Prticos planos Diferena (%) Prtico espacial

P7 70,93 -10,9 80,10 0,6 79,61

Vo 133,01 130,6 57,70 0 57,69

P1 70,93 -12,0 80,10 -0,6 80,60

Tabela 6 - Momentos fletores da V7 (kN.m)


Anais do VI Simpsio EPUSP sobre Estruturas de Concreto. 240

Modelos Vigas contnuas Diferena (%) Prticos planos Diferena (%) Prtico espacial

P8 98,55 -15,0 110,14 -5,0 115,92

Vo 156,09 148,4 63,10 0,4 62,85

P2 94,31 -8,6 109,68 6,2 103,24

Verifica-se que nos apoios os momentos so sempre negativos, com exceo dos apoios P9 e P10 da V5, para o modelo Vigas Contnuas, nos quais as fibras inferiores que se encontram tracionadas. Nos vos os momentos so sempre positivos, com exceo entre os pilares P8 e P9 e entre o P10 e o P11, da V5, para os modelos Prticos Planos e Prtico Espacial, nos quais as fibras superiores que se encontram tracionadas. Comparando-se os modelos quanto determinao de momentos fletores nas vigas, observa-se uma boa aproximao entre os modelos Prticos Planos e Prtico Espacial. Nas vigas V1 e V6, a diferena dos momentos fletores no ultrapassa 1% entre os dois modelos. J no modelo Vigas Contnuas, nota-se uma tendncia de subestimar levemente os momentos negativos nos apoios, e de superestimar acentuadamente os momentos positivos dos vos, em relao ao modelo Prtico Espacial. A V5 apresenta peculiaridades, como um momento fletor positivo no seu vo central 755% maior para o modelo Vigas Contnuas.

3.2 Anlise das aes horizontais


Antes de descrever os modelos adotados, calculam-se as aes laterais atuantes. O clculo das aes decorrentes do vento foi realizado de acordo com a NBR 6123:1988 e tem seus principais valores resumidos na Tabela 7.
Tabela 7 Aes do vento
Pavimento H (m) SS 0 Trreo 0 T1 3,5 T2 6,3 T3 9,1 T4 11,9 T5 14,7 T6 17,5 Cob 20,3 S1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 S2 0 0 0,73 0,79 0,82 0,85 0,87 0,89 0,91 S3 V0 (m/s) Vk (m/s) 1 40 0 1 40 0 1 40 29,22 1 40 31,45 1 40 32,93 1 40 34,05 1 40 34,96 1 40 35,73 1 40 36,40 Vento X Vento Y q (kN/m) Ae (m) Ca Vx (kN) Ae (m) Ca Vy (kN) 0 0 0,79 0 0 1,33 0 0 10,5 0,79 0 37,3 1,33 0 0,52 18,9 0,79 7,82 67,1 1,33 46,71 0,61 16,8 0,79 8,05 59,6 1,33 48,09 0,66 16,8 0,79 8,82 59,6 1,33 52,73 0,71 16,8 0,79 9,43 59,6 1,33 56,38 0,75 16,8 0,79 9,95 59,6 1,33 59,44 0,78 16,8 0,79 10,39 59,6 1,33 62,09 0,81 8,4 0,79 5,39 29,8 1,33 32,22

A altura H dos pavimentos dada em relao ao nvel do solo, ou seja, a partir do pavimento trreo, sendo admitida nula para o pavimento trreo e para o subsolo (ver Figura 3). O fator S1 o fator topogrfico, tomado igual a 1 para terrenos planos. O fator S2 o fator de rugosidade, que depende da categoria do terreno, da classe da edificao e da altura do pavimento considerado, em relao ao solo. Neste exemplo foi considerada a categoria IV, para terrenos com obstculos numerosos e pouco espaados em zona urbanizada, e classe B, para edificaes com maior dimenso entre 20m e 50m. O fator S3 o fator estatstico, que depende do tipo de utilizao da edificao. Para hotis, residncias, comrcio e indstria com alto fator de ocupao, esse fator igual a 1. A velocidade caracterstica Vk dada pelo produto de S1, S2, S3 e V0. A velocidade bsica V0 varia de acordo com a regio do pas e fornecida pelo mapa de isopletas. Foi adotada igual a 40m/s. A presso q (em N/m) dada por 0,613.Vk, com Vk em m/s. O coeficiente de arrasto, Ca, foi calculado pelo baco da Figura 4 da NBR 6123:1988, que
Anais do VI Simpsio EPUSP sobre Estruturas de Concreto. 241

se refere a edificaes paralelepipdicas submetidas a vento de baixa turbulncia. Ae a rea de influncia em que o vento atua. A fora de arrasto calculada pelo produto de q, Ca e Ae. O desaprumo pode ter seus efeitos traduzidos por aes laterais equivalentes, dadas para cada pavimento i por (Pki x a). Pki o valor caracterstico da carga total de cada pavimento e a o ngulo de desaprumo, que deve ser calculado para cada direo, em funo do nmero n de prumadas de pilares e de 1. Esse nmero n foi tomado igual a 4 na direo x e igual a 2 na direo y, de forma que resultasse nos valores mais desfavorveis de a. 1 calculado em funo da altura total da edificao, H, em metros, de acordo com a Eq.1. O valor mnimo estabelecido para 1, para estruturas de ns fixos, de 1/400. 1 = 1 100 H
1 + 1/ n 2
Equao (1)

a = 1

Equao (2)

A Tabela 8 fornece os valores de aes laterais provocadas pelo desaprumo, em cada pavimento.
Tabela 8 Aes decorrentes do desaprumo
Desaprumo X Pavimento SS Trreo T1 T2 T3 T4 T5 T6 Cob Pk (kN) 831,6 1945,0 1968,9 1935,4 1935,4 1935,4 1935,4 1935,4 1769,4 Desaprumo Y

a
0,00198 0,00198 0,00198 0,00198 0,00198 0,00198 0,00198 0,00198 0,00198

Dx (kN) 1,64 3,84 3,89 3,83 3,83 3,83 3,83 3,83 3,50

a
0,00217 0,00217 0,00217 0,00217 0,00217 0,00217 0,00217 0,00217 0,00217

Dy (kN) 1,80 4,21 4,26 4,19 4,19 4,19 4,19 4,19 3,83

De acordo com a NBR 6118:2003, pode ser considerado, entre o vento e o desaprumo, somente aquele que provoca o maior momento total na base da construo. Portanto, ser considerado o vento, que forneceu maiores valores de aes laterais. 3.2.1 Modelos de clculo Entre os modelos adotados para a anlise da estrutura, frente s aes laterais, tem-se o de Prticos Planos Associados, o Prtico Espacial, o Prtico Espacial com Lajes e o Prtico Espacial com Lajes e Trechos Rgidos. a) Prticos Planos Associados O modelo Prticos Planos Associados considera os prticos planos, de cada direo, conectados por barras que podem ser consideradas com um metro de comprimento, um metro de largura e 13cm de altura (espessura das lajes L1 e L3). As aes do vento so aplicadas integralmente no primeiro pilar da associao de prticos, nos correspondentes pavimentos. Na direo x tem-se a associao de PP1, PP2 e PP3 e, na direo y, temse a associao dos prticos de PP4 a PP9 (ver Figura 5 para a identificao dos prticos). A Figura 9 mostra a barra admitida na ligao do PP4 ao PP5, no topo do edifcio, modelada no Eberick.
Anais do VI Simpsio EPUSP sobre Estruturas de Concreto. 242

Figura 9 Modelo Prticos Planos Associados: conexo do PP4 com o PP5

b) Prtico Espacial O modelo o mesmo descrito para as aes verticais, composto apenas por pilares e vigas. As aes laterais so aplicadas como foras concentradas nos pilares, no nvel de cada pavimento, de forma ponderada em relao rigidez de cada pilar, conforme a Eq.3. Ii o momento de inrcia do pilar genrico i, na direo da ao do vento Vj do pavimento genrico j, e n o nmero de pilares no pavimento considerado.

Fi = V j .

Ii

I
1

Equao (3)
i

c) Prtico Espacial com Lajes Neste modelo incluem-se as lajes, com a finalidade de mostrar a influncia que elas exercem sobre a compatibilizao de deslocamentos horizontais em um mesmo pavimento. As foras do vento so aplicadas da mesma forma que nos dois modelos anteriores, ou seja, concentradas nos pilares e de acordo com a rigidez desses elementos. A Figura 10 mostra a renderizao do modelo Prtico Espacial com Lajes. d) Prtico Espacial com Lajes e Trechos Rgidos Este modelo assemelha-se ao anterior, porm com a existncia de trechos rgidos na interseo de vigas e pilares, conforme o explicitado no item 2.1. Os trechos rgidos modelados no Eberick (linhas duplas) esto na Figura 11, possuindo 8,5cm para os pilares de seo 30cmx40cm, e 28,5cm para os pilares de seo 30cmx60cm.

Anais do VI Simpsio EPUSP sobre Estruturas de Concreto.

243

. Figura 10 Renderizao do modelo Prtico Espacial com Lajes

Figura 11 Trechos rgidos dos pilares P1 e P2

3.2.2 Resultados a) Deslocamentos horizontais no topo da estrutura O deslocamento horizontal da estrutura constitui-se um importante resultado a ser determinado pela anlise estrutural, tanto para a verificao de ELS como para a verificao da estabilidade global do edifcio. A Tabela 9 contm os valores mximos e mnimos dos deslocamentos na cobertura, para os diferentes modelos, pois os pontos dos pavimentos no se deslocam de maneira uniforme. As combinaes de aes utilizadas nas direes x e y, respectivamente, foram Vx e Vy, e, portanto, fornecem valores caractersticos de deslocamentos. A nolinearidade fsica foi considerada de forma simplificada, com a reduo da rigidez bruta em 0,3 EciIc para lajes, 0,4 EciIc para vigas e 0,8 EciIc para pilares. A diferena percentual refere-se aos valores mximos, quando comparados com o modelo Prtico Espacial com Lajes e Trechos Rgidos.
Tabela 9 Deslocamentos horizontais no topo da estrutura (cm) Direo X Direo Y Modelos Mx. Mn. Diferena (%) Mx. Mn. Diferena (%) Prticos planos associados 0,45 0,44 15,4 2,51 2,48 24,9 Prtico espacial 0,40 0,33 2,6 2,82 1,91 40,3 Prtico espacial com lajes 0,39 0,32 0 2,45 2,45 21,9 Prtico espacial com lajes e 0,39 0,33 2,01 2,01 trechos rgidos

Apesar do edifcio analisado ter seus pilares posicionados sempre com a maior inrcia na direo y, tm-se deslocamentos bem maiores nesta direo, uma vez que a rea lateral do prdio, que recebe o vento, bem superior da direo x. Os resultados foram bem coerentes para os diversos modelos, com exceo do Prtico Espacial, que modelado apenas com o esqueleto de vigas e pilares, apresentou deslocamentos bem variados em um mesmo pavimento, na direo y (ver Figura 12). Este modelo deve ser utilizado apenas se houver a possibilidade, no programa utilizado, de compatibilizar os deslocamentos dos ns dos pavimentos, com a implementao de um n mestre, por exemplo. Os dois outros modelos de prtico espacial, em que foram inclusas as lajes, apresentaram deslocamentos mais uniformes ao longo dos pavimentos, confirmando o funcionamento das lajes como diafragmas rgidos.
Anais do VI Simpsio EPUSP sobre Estruturas de Concreto. 244

Figura 12 Modelo Prtico Espacial: vista superior dos deslocamentos devidos ao vento da direo y (deslocamentos aumentados em 100 vezes e legenda em cm)

O modelo Prticos Planos Associados apresentou bons resultados em relao ao Prtico Espacial com Lajes, com 15% de diferena na direo x e 2% na direo y. A maior diferena na direo x deve-se em parte aos pequenos valores de deslocamentos nesta direo. Alm disso, o comportamento das lajes como diafragmas rgidos foi bem reproduzido pelas barras de alta rigidez axial que ligam os prticos planos, pois os deslocamentos mximos e mnimos tiveram pouca diferena entre si. J em relao ao modelo Prtico Espacial com Lajes e Trechos Rgidos, essa diferena na direo y foi de 25%. Quanto utilizao de trechos rgidos, houve uma diferena entre os modelos Prtico Espacial com Lajes e Prtico Espacial com Lajes e Trechos Rgidos, na direo y, ao contrrio do que aconteceu na direo x. Isto se deve ao fato de que os trechos rgidos esto todos definidos na direo y. A no utilizao dos trechos rgidos acarreta em um deslocamento 22% maior (direo y) no topo do edifcio, por parte do modelo Prtico Espacial com Lajes, o que pode ser relevante na estabilidade global e no ELS. O Prtico Espacial com Lajes e Trechos Rgidos pode ser considerado como o melhor modelo entre os apresentados neste exemplo. A Figura 13 mostra a toro existente no edifcio, devida assimetria na direo x, e na Figura 14 tem-se o deslocamento compatibilizado dos pavimentos na direo y.

Figura 13 - Modelo Prtico Espacial com Lajes e Trechos Rgidos: vista superior dos deslocamentos devidos ao vento da direo x (deslocamentos aumentados em 400 vezes e legenda em cm)

Figura 14 - Modelo Prtico Espacial com Lajes e Trechos Rgidos: vista superior dos deslocamentos devidos ao vento da direo y (deslocamentos aumentados em 100 vezes e legenda em cm)
Anais do VI Simpsio EPUSP sobre Estruturas de Concreto. 245

A altura total do edifcio de 2380cm, o que torna o deslocamento limite igual a 1,40cm (H/1700), de acordo com a tabela 13.2 da NBR 6118:2003. Os valores a serem comparados com o deslocamento limite so os da combinao freqente (1 = 0,30), considerando que apenas as foras do vento esto atuando. Por se tratar de uma anlise linear, pode-se multiplicar diretamente os valores de deslocamentos da Tabela 9 por 0,30, que mostram ento ser menores que o valor limite para deslocamentos. A Tabela 10 mostra os valores de Z para os diferentes modelos, que no foram muito diferentes entre si ao se considerar no clculo o valor mdio dos deslocamentos horizontais nos pavimentos. O edifcio pode ser considerado uma estrutura de ns fixos.
Tabela 10 Valores de Z

Modelos Prticos planos associados Prtico espacial Prtico espacial com lajes Prtico espacial com lajes e trechos rgidos

Direo X 1,06 1,05 1,04 1,04

Direo Y 1,05 1,05 1,05 1,04

b) Foras normais junto fundao A Tabela 11 fornece os valores das foras normais junto fundao, para as aes do vento na direo y, as quais propiciam maiores esforos. Novamente, as foras do vento foram consideradas com seus valores caractersticos. As diferenas percentuais so em relao ao modelo Prtico Espacial com Lajes e Trechos Rgidos.
Tabela 11 Foras normais junto fundao, devidas ao vento em y (kN) Modelos / Pilares P1 P2 P7 P8 Prticos planos 103,8 128,3 -103,8 -129,4 associados Diferena (%) 17,2 -3,0 -17,6 23,3

Prtico espacial Diferena (%) Prtico espacial c/ lajes Diferena (%) Prtico espacial c/ lajes e trechos rgidos

88,3 -0,3 102,6 15,8 88,6

133,1 0,6 127,6 -3,6 132,3

-88,0 0,3 -102,4 -16,0 -88,3

-167,5 0,8 -159,6 5,5 -168,8

Os pilares P7 e P8 oferecem resistncia ao vento da direo y, e sentido norte, por meio de trao axial ao invs de compresso. Todavia, ao se analisar a estrutura considerando a atuao simultnea de aes verticais e horizontais, volta a haver compresso nesses pilares, como ser visto no item 3.3. Nos modelos Prtico Espacial e Prtico Espacial com Lajes e Trechos Rgidos, que obtiveram resultados muito prximos, nota-se que as maiores foras normais se concentraram nos pilares mais centrais: o P2 e o P8. Esses dois pilares possuem maior inrcia na direo y e, portanto, recebem maiores parcelas da fora do vento. c) Momentos fletores das vigas do pavimento trreo As vigas analisadas continuam sendo a V1, a V5, a V6 e a V7, agora com o edifcio submetido ao vento da direo y, com seu valor caracterstico. As vigas V1 e V5, que se encontram em uma posio perpendicular direo do vento, no so submetidas a momentos fletores. Os momentos fletores das vigas V6 e V7 seguem a configurao da
Anais do VI Simpsio EPUSP sobre Estruturas de Concreto. 246

Figura 15, com um momento positivo junto ao apoio esquerdo, um momento negativo junto ao apoio direito, e uma variao linear entre ambos os momentos.

P7 (V6) ou P8 (V7)

P1 (V6) ou P2 (V7)

Figura 15 Configurao dos momentos fletores das vigas V6 e V7

A Tabela 12 e a Tabela 13 apresentam os momentos fletores da V6 e da V7, respectivamente. A diferena percentual refere-se aos resultados do modelo Prtico Espacial com Lajes e Trechos Rgidos.
Tabela 12 - Momentos fletores da V6 (kN.m)
Modelos Prticos planos associados Diferena (%) Prtico espacial Diferena (%) Prtico espacial com lajes Diferena (%) Prtico espacial com lajes e trechos rgidos P7 54,12 20,9 51,17 14,3 52,47 17,2 44,76 P1 53,76 20,1 51,17 14,3 52,47 17,2 44,76

Tabela 13 - Momentos fletores da V7 (kN.m) Modelos Prticos planos associados Diferena (%) Prtico espacial Diferena (%) Prtico espacial com lajes Diferena (%) Prtico espacial com lajes e trechos rgidos P8 69,20 4,4 68,85 3,9 68,22 3,0 66,26 P2 68,88 4,0 68,71 3,7 68,09 2,8 66,12

Quase todos os modelos apresentaram resultados bem prximos. Na V7, por exemplo, os valores no diferem em mais que 5%. A exceo foi o modelo Prtico Espacial com Lajes e Trechos Rgidos, que, na V6, fez com que os demais modelos apresentassem valores maiores, entre 14 e 21%. No entanto, pode-se notar uma boa padronizao dos resultados dos diferentes modelos, para momentos fletores em vigas causados por aes de vento.

Anais do VI Simpsio EPUSP sobre Estruturas de Concreto.

247

3.3 Anlise das aes verticais e horizontais


O intuito deste exemplo era comparar os modelos estruturais, tanto para aes verticais como para aes horizontais. No entanto, uma vez dispondo de avanadas ferramentas computacionais, a melhor anlise estrutural aquela que considera a atuao simultnea de aes verticais e laterais. Para a verificao do deslocamento horizontal no topo do edifcio, por exemplo, deve-se considerar apenas a atuao das aes do vento (ou do desaprumo, em caso de constituir-se na ao mais crtica). Porm, no clculo de momentos fletores em vigas e esforos axiais em pilares, para a verificao de estado limite ltimo, deve-se utilizar a combinao ltima pertinente, que engloba as aes permanentes, as aes acidentais, as aes do vento e outras, quando for o caso. A combinao ltima para o edifcio em questo, considerando o vento da direo y (mais crtico), a seguinte: 1,4g + 1,4q + 0,84Vy. Considerou-se a ao do vento como a ao acidental secundria (0 q = 0,6 . 1,4 = 0,84), apesar de, comumente, sua considerao como ao acidental principal suscitar maiores esforos na estrutura. A partir do modelo Prtico Espacial com Lajes e Trechos Rgidos, e da combinao ltima citada, tm-se os esforos normais dos pilares, junto fundao, indicados na Tabela 14. Mostra-se tambm as foras normais provenientes exclusivamente das aes verticais e a diferena devida incluso do vento na combinao. Analogamente tm-se os momentos fletores das vigas analisadas do pavimento trreo, na Figura 16 e na Tabela 15, cuja diferena apresentada tambm refere-se combinao 1,4g + 1,4q.
Tabela 14 - Foras normais junto fundao (kN) Combinao P1 P2 P7 P8 1,4g + 1,4q + 0,84Vy 1944,6 2902,6 1845,0 2050,0 1,4g + 1,4q 1870,2 2791,5 1919,2 2191,8 Diferena (%) 4,0 4,0 -3,9 -6,5

Conforme o esperado, as foras normais nos pilares P1 e P2 sofreram um pequeno acrscimo, de aproximadamente 4%, devido incluso da ao do vento na combinao ltima. Pelo mesmo motivo, os pilares P7 e P8 tiveram seus esforos normais reduzidos, em 4 e 6,5% respectivamente. V-se que as grandes responsveis pelas foras normais junto fundao so as aes verticais. No que concerne aos momentos fletores nas vigas do pavimento trreo, houve diferenas irrisrias (menos que 0,5%) entre os resultados obtidos pelas combinaes 1,4g + 1,4q + 0,84Vy e 1,4g + 1,4q, para as vigas V1 e V5. Isto se deve ao fato de que o vento da direo y pouco influi nos momentos nessas vigas. Nas vigas V6 e V7, que possuem seus eixos na direo y, as diferenas so maiores, principalmente nos momentos negativos junto aos apoios, da ordem de 50%.

Anais do VI Simpsio EPUSP sobre Estruturas de Concreto.

248

. Figura 16 Momentos fletores nas vigas do pavimento trreo (kN.m) Tabela 15 Momentos fletores nas vigas V6 e V7 V6 V7 Combinao P1 Vo P4 P8 Vo 1,4g + 1,4q + 0,84Vy 42,34 56,79 103,85 53,21 60,55 1,4g + 1,4q 79,93 55,03 66,26 108,87 57,05 Diferena (%) -47,0 3,2 56,7 -51,1 6,1

P2 132,30 76,76 72,4

4 Concluses
Na anlise das aes verticais, o modelo Vigas Contnuas apresentou resultados mais dspares, em relao ao Prtico Espacial, do que o de Prticos Planos, tanto para as foras normais junto fundao como para os momentos fletores analisados, do pavimento trreo. Recomenda-se, portanto, a utilizao do modelo Vigas Contnuas somente para edifcios de menor porte, nos quais os tramos das vigas apresentam uma certa padronizao em termos de comprimento do vo e no carregamento. Este modelo tende a ser cada vez menos aplicado nas anlises estruturais, pois no permite o clculo dos esforos decorrentes de aes laterais, e a NBR 6118:2003 tornou obrigatria a considerao das aes do vento, em todas as edificaes. Para o edifcio apresentado, o modelo Prticos Planos mostrou-se satisfatrio quanto anlise de foras normais e de momentos fletores, esforos de suma importncia em um projeto de concreto armado. Sua utilizao na anlise de aes verticais s se torna inadequada se houver grandes assimetrias na estrutura do edifcio, o que gera esforos significativos decorrentes da toro do edifcio, somente captados pelo Prtico Espacial. Obviamente, sempre que possvel, deve ser dada preferncia utilizao do Prtico Espacial. Na anlise das aes horizontais, destaca-se a necessidade de modelar as lajes no prtico espacial, ou represent-las por meio das barras rgidas, como no modelo Prticos Planos Associados, para que se possa medir de forma mais coerente os deslocamentos horizontais da estrutura. A introduo de trechos rgidos conduz a resultados mais realistas, pois a interseo de vigas e pilares no se comporta como um trecho de barra flexvel e, na verificao da estabilidade global, por meio do coeficiente z, houve pouca variao entre os modelos, para o exemplo considerado. Em geral, para esforos normais em pilares e momentos fletores em vigas, os quatro modelos estruturais considerados na anlise das aes horizontais apresentaram resultados satisfatrios. necessria, para a determinao dos esforos ltimos, a considerao conjunta das aes horizontais e verticais, conforme o item 3.3.

5 Bibliografia
ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6118:2003. Projeto de estruturas de concreto Procedimento. Rio de Janeiro, 2003. CORRA, M.R.S. Aperfeioamento de modelos usualmente empregados no projeto de sistemas estruturais de edifcios. Tese (Doutorado). So Carlos, Escola de Engenharia de So Carlos - Universidade de So Paulo, 1991. FONTES, Fernando F. Anlise estrutural de elementos lineares segundo a NBR 6118:2003. Dissertao (Mestrado). So Carlos, Escola de Engenharia de So Carlos Universidade de So Paulo, 2005.
Anais do VI Simpsio EPUSP sobre Estruturas de Concreto. 249

FONTES, Fernando F.; PINHEIRO, Libnio M. Estabilidade global de edifcios: coeficiente gama Z [CD-ROM]. In: Jornadas Sul-Americanas de Engenharia Estrutural, 31. Mendoza, 2004. Anais. LIMA, Juliana S. Estabilidade global de edifcios de concreto: avaliao dos efeitos de 2a ordem. So Carlos, EESC USP, 1999. PEREZ, G.B.; VASCONCELOS FILHO, A. Comparao de modelos clssicos para clculo da estrutura de um edifcio de andares mltiplos. In: Simpsio Mineiro de Mecnica Computacional, 4. Uberlndia, 2000, 1-3 maio. Anais. p. 259-266.

Anais do VI Simpsio EPUSP sobre Estruturas de Concreto.

250

You might also like