You are on page 1of 68

A Qumica do Amor | ii

Coleo Qumica no Cotidiano Volume 6

Qumica na Sade
Ldia Moreira Lima Carlos Alberto Manssour Fraga Eliezer J. Barreiro

So Paulo | Sociedade Brasileira de Qumica | 2010


Qumica no Cotidiano | iii

Sociedade Brasileira de Qumica

Projeto Comemorativo da Sociedade Brasileira de Qumica Ano Internacional da Qumica-2011 (AIQ-2011) Coordenadores do projeto Claudia Moraes de Rezende e Rodrigo Octavio Mendona Alves de Souza Editora-chefe Claudia Moraes de Rezende Revisores Ana Carolina Loureno Amorim, Joana Moraes de Rezende e Claudia Moraes de Rezende Arte grfica e editorao Cabea de Papel Projetos e Design LTDA (www.cabecadepapel.com) Ilustraes Henrique Persechini (henriquepersechini@gmail.com)
Ficha Catalogrfica Wanda Coelho e Silva (CRB/7 46) e Sandra Beatriz Goulart da Silveira (CRB/7 4168) Universidade do Estado do Rio de Janeiro

L732q

Lima, Ldia Moreira. Qumica na sade. / Ldia Moreira Lima, Carlos Alberto Manssour Fraga, Eliezer J. Barreiro. So Paulo: Sociedade Brasileira de Qumica, 2010. 68p. il. - (Coleo Qumica no cotidiano, v. 6) ISBN 978-85-64099-07-4 1. Qumica. 2. Sade. I. Fraga, Carlos Alberto Manssour. II. Barreiro, Eliezer J. III. Ttulo. IV. Srie CDD 540 547 CDU 54 547

Todos os direitos reservados proibida a reproduo total ou parcial, de qualquer forma ou por outro meio. A violao dos direitos de autor (Lei n 5.988/73) crime estabelecido pelo artigo 184 do Cdigo Penal.

A Qumica do Amor | iv

Agradecimentos

Os autores agradecem ao Instituto Nacional de Cincia e Tecnologia de Frmacos e Medicamentos (INCT-INOFAR, www.inct-inofar.ccs.ufrj.br/), ao

Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (CNPq, www.cnpq.br/) e a Fundao de Amparo Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ, www.faperj.br/ ).

Qumica no Cotidiano | v

Qumica na Sade | vi

Apresentao

O livro Qumica e Sade de fcil compreenso e leitura agradvel. Escrito em linguagem simples, direta e didtica, ser til para estudantes e professores do Ensino Mdio, por levar para a sala de aula um livro que trata a cincia de uma maneira muito atraente para os leitores. Com estrutura sequencial lgica, o livro aborda o tema sade atravs da qumica, desde a fecundao do vulo pelo espermatozoide aos frmacos de ltima gerao usados no tratamento de doenas e, em muito, responsveis pelo aumento da longevidade de homens e mulheres. Bem elaborado e muito bem ilustrado, Qumica e Sade uma viagem pelo mundo das molculas. Os autores mostram que com apenas quatro molculas, como blocos de construo, os desoxirribonucleotdeos adenina, timina, citosina e guanina, simbolizados pelas letras A, T, C e G, que se agrupam em pares em bilhes de degraus de uma escada em espiral, so formados os DNAs que diferem de indivduo para indivduo, o que nos torna nicos no planeta. O DNA alfabeto gentico da vida. Ansiedade e prazer so sensaes complexas que tambm podem ser analisadas pela tica das frmulas qumicas. Uma das razes que faz o chocolate ser to consumido por crianas e adultos que ele aumenta a produo no crebro do neurotransmissor serotonina, que est associado

Qumica no Cotidiano | vii

sensao de prazer. O mesmo pode ser dito das endorfinas, neuropeptdeos produzidos no crebro em resposta a atividades fsicas. Da os atletas estarem quase sempre bem dispostos e alegres durante as competies esportivas. Ao lerem o livro, os leitores sabero o que so molculas salva-vidas e por que farmacuticos e qumicos tm que estudar tanto para se dedicarem descoberta de novos frmacos. Parabns aos autores que, ao se dedicarem elaborao do livro Qumica e Sade, contribuem com seu conhecimento cientfico para a formao de estudantes e professores do Ensino Mdio no Brasil. Que o exemplo de Ldia, Manssour e Eliezer seja seguido por outros pesquisadores brasileiros. Ao fazerem isto esto colocando a cincia em prol da educao. De todo bom cientista se exige uma redao limpa e livre de jarges. Fazer se entender com simplicidade uma arte e demonstrao de conhecimento slido. Os autores, com o livro Qumica e Sade, atingiram seus objetivos.

Angelo C. Pinto Professor Titular UFRJ

Qumica na Sade | viii

Sobre os autores

Ldia Moreira Lima farmacutica formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1994). Possui Ttulo de Doutor em Cincias pela UFRJ (1997) e Ps-Doutoramento pela Universidade de Navarra (UNAV, Pamplona, Espanha). professora adjunta da Faculdade de Farmcia da UFRJ, lecionando em disciplinas de graduao e ps-graduao na rea da Qumica Medicinal. bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (CNPq), Jovem Cientista do Nosso Estado da Fundao de Amparo Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e atual Secretria da Sociedade Brasileira de Qumica Regional do Rio de Janeiro (SBQ-Rio, www.uff.br/sbqrio/). Orienta estudantes de iniciao cientfica, mestrado e doutorado na especialidade da Qumica Medicinal, em projetos de pesquisa que visam contribuir para a descoberta de novos frmacos de classes teraputicas diversas, a exemplo dos antiiinflamatrios, antiasmticos, antineoplsicos, antivirais e antiparasitrios.

Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Cincias da Sade, Laboratrio de Avaliao e Sntese de Substncias Bioativas (LASSBio, http://www.farmacia.ufrj.br/lassbio/), Bloco B subsolo. CAIXA POSTAL: 68024, CEP: 21944-970, Rio de Janeiro, Brasil lidia@pharma.ufrj.br

Qumica no Cotidiano | ix

Eliezer J. Barreiro nascido em Botafogo, bairro da Cidade do Rio de Janeiro, em maio de 1947. farmacutico formado em 1971, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre em Cincias em Qumica de Produtos Naturais pelo Centro de Pesquisas de Produtos Naturais (atual Ncleo de Pesquisas de Produtos Naturais) da mesma Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1973. Concluiu o doutorado em Cincias de Estado (Docteur-s-Sciences dtat), especialidade em Chimie Mdicale na Universit Scientifique et Mdicale de Grenoble (depois Universit Joseph Fourier), Frana, em 1978, tendo tido como orientadores os Professores Benjamin Gilbert (UFRJ) e Pierre Crabb (USMG), no mestrado e no doutorado, respectivamente. Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, desde 1986. Publicou mais de 210 artigos em peridicos especializados e indexados, incluindo artigos de reviso (e.g. com > 100 citaes). Agraciado com a comenda Gr-Cruz da Ordem Nacional do Mrito Cientfico (2010), membro titular da Academia Brasileira de Cincias (2005) e pesquisador IA do CNPq. Autor do livro Qumica Medicinal: as Bases moleculares da ao dos frmacos.

Qumica na Sade | x

Carlos Alberto Manssour Fraga farmacutico, formado pela Faculdade de Farmcia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1988, Mestre (1991) e Doutor (1994) em Qumica Orgnica pelo Instituto de Qumica da UFRJ. Atualmente Professor Associado da Faculdade de Farmcia da UFRJ, onde desde 1992 atua como docente. orientador do quadro permanente dos Programas de Ps-Graduao em Qumica Orgnica do Instituto de Qumica da UFRJ e de Ps-Graduao em Farmacologia e Qumica Medicinal do Instituto de Cincias Biomdicas da UFRJ, por onde j orientou mais de 30 teses e dissertaes na rea da Qumica Medicinal. Pesquisador 1C do CNPq desde maro de 2004 e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, contribuiu como autor/inventor de mais de 130 artigos cientficos em peridicos internacionais indexados e 15 patentes nacionais e internacionais na rea de frmacos. Desenvolve suas atividades de pesquisa no Laboratrio de Avaliao e Sntese de Substncias Bioativas (LASSBio) da UFRJ, atuando nas reas de Qumica Farmacutica Medicinal, Sntese e Tecnologia QumicoFarmacutica de prottipos bioativos candidatos a frmacos.

Qumica no Cotidiano | xi

Qumica na Sade | xii

Prefcio
A obra Qumica na Sade faz parte de uma srie de livros de divulgao comemorativos do Ano Internacional da Qumica-2011

(www.quimica2011.org.br/), organizados pela Sociedade Brasileira de Qumica (SBQ, www.sbq.org.br/ ). Tem como pblico alvo estudantes do nvel mdio e, como objetivo, incentivar o interesse e o aprendizado de Qumica, atravs da demonstrao da importncia vital de processos e molculas qumicas para a vida humana, desde sua concepo at a chegada terceira idade.

Os autores

Qumica no Cotidiano | xiii

Qumica na Sade | xiv

ndice

1. Fecundao e formao do genoma ................................................. 17 2. Cordo umbilical e aleitamento materno .......................................... 20 3 Molculas que alimentam .................................................................. 22 4. Molculas energticas ...................................................................... 38 5. Molculas higienizadoras ................................................................. 42 6. Molculas da sexualidade ................................................................. 49 7. Molculas da ansiedade, bem-estar, alegria e sono ......................... 55 8. Molculas salva-vidas ...................................................................... 58 9. Consideraes finais ........................................................................ 65 10. Referncias .................................................................................... 66

Qumica no Cotidiano | xv

Qumica na Sade | xvi

1
Fecundao e formao do genoma
A vida humana se inicia a partir do processo de fecundao, quando o espermatozoide (A) penetra o ovcito (B). Esse processo facilitado atravs de uma reao qumica conhecida por hidrlise (i.e. reao de quebra de uma ligao qumica por adio de molcula de gua). Essa reao catalisada por enzimas liberadas pelos espermatozoides, que rompem a barreira qumica existente sobre a membrana dos ovcitos (i.e. gameta feminino), permitindo sua fuso com a membrana do gameta masculino (i.e. espermatozoide), dando origem a uma nova clula (i.e. o zigoto ou embrio) (C) (Figura 1).

Figura 1- Representao da fecundao humana


Qumica no Cotidiano | 17

Todos os seres vivos so formados por clulas e cada clula contm seus componentes genticos prprios, representados pelo ADN ou cido desoxirribonucleico. Assim, as caractersticas fsicas do novo indivduo (e.g. cor da pele e olhos, estatura, tipo e cor de cabelo) (Figura 2), formado como foi descrito no pargrafo anterior, so determinadas atravs das informaes codificadas em seu ADN (i.e. em seu genoma). O ADN uma substncia qumica formada a partir de ligaes mltiplas e ordenadas, entre quatro tipos de blocos de construo, denominados desoxirribonucleotdeos, simbolizados por quatro letras: A, T, C e G, as quais se repetem milhes de vezes formando uma cadeia de ADN (D) (Figura 3).

Figura 2- Representao da diversidade das caractersticas fsicas dos indivduos.


Qumica na Sade | 18

Figura 3- cido desoxirribonucleico.

Logo, um novo genoma se origina pela fecundao. As clulas sexuais (i.e. espermatozoide e ovcito) possuem apenas metade do genoma do indivduo. Essa metade no nem masculina nem feminina, mas uma combinao delas. No ser humano, as combinaes possveis so da ordem de 3 bilhes elevado ao quadrado! Portanto, a probabilidade de repetir uma combinao praticamente nula, o que faz com que cada indivduo possua uma seqncia nica de ADN, o que o torna igualmente nico.

Qumica no Cotidiano | 19

2
Cordo umbilical e aleitamento materno

Enquanto o novo ser est em formao, sabemos que o cordo umbilical a ligao entre o beb e a placenta. O cordo umbilical constitudo de duas artrias e uma veia, onde as artrias levam o sangue com impurezas do beb para que faa trocas com o organismo da me (Figura 4). A placenta possibilita que os nutrientes cheguem da mame ao beb, e tambm que as trocas gasosas sejam feitas, permitindo suprimento de oxignio (O2) (gs qumico essencial vida na terra) e a remoo de gs carbnico (CO2).

Figura 4- Representao do cordo umbilical.


Qumica na Sade | 20

Aps o nascimento, a alimentao do beb feita atravs do aleitamento materno (Figura 5). O leite materno um alimento completo e saudvel, rico em gua e compostos qumicos de vrias classes, tais como carboidratos, protenas, gorduras e vitaminas, contendo, ainda, anticorpos e glbulos brancos, que servem para a defesa do beb.

Figura 5- O aleitamento materno fundamental para a sade do beb.

Qumica no Cotidiano | 21

3
Molculas que alimentam
Nosso crescimento, sade e bem-estar so dependentes de uma alimentao saudvel (Figura 6). As frutas e os vegetais, sementes e gros, laticnios e carnes so tipos de alimentos. Cada qual constitudo por um ou mais nutrientes, tais como as vitaminas, carboidratos, lipdeos (gorduras), protenas, sais minerais e gua, que so substncias qumicas essenciais ao bom funcionamento de nosso organismo. Vamos falar um pouco sobre cada uma delas de agora em diante.

Figura 6- Sade e bem-estar so dependentes de uma alimentao saudvel.


Qumica na Sade | 22

Os carboidratos tambm so conhecidos como acares. So substncias qumicas constitudas pelos elementos carbono, hidrognio, e oxignio, dando origem classe de compostos orgnicos, comuns na natureza, representada pelos acares simples, o amido e a celulose (Figura 7). Eles possuem, como principal funo biolgica, o fornecimento de energia.

Figura 7- A presena dos carboidratos na nossa alimentao.

Qumica no Cotidiano | 23

O amido um produto de reserva nutritiva vegetal, encontrado em razes do tipo tuberosa (mandioca, batata doce, car), caules do tipo tubrculo (batatinha), frutos e sementes (Figura 8). Constitui um polmero de glicose (mais ou menos 1400 unidades de glicose), unidas atravs de ligaes qumicas, chamadas de ligao glicosdica (Figura 9).

Figura 8- Exemplos de alimentos ricos em carboidrato

Qumica na Sade | 24

OH H
4

OH O H
1

OH O H
1 4

ligao glicosdica O H O H

OH O OH H H OH H
1

H OH OH H H2O

OH OH H

H OH

OH OH H

H OH glicose

H OH

OH glicose

OH

OH

dissacardeo (maltose)

Figura 9- Ilustrao esquemtica da formao de uma ligao glicosdica a partir da ligao qumica entre 2 molculas de glicose.

As protenas so macromolculas, tambm de natureza orgnica, formadas pela sequncia de vrios aminocidos, unidos por ligaes peptdicas. Ou seja, uma ligao qumica entre o grupo amino (RNH2) de uma molcula com o grupo carboxila (R1CO2H) de outra molcula, resultando na formao de um grupo amida (RNHCOR1) e na liberao de uma molcula de gua (H2O) (Figura 10). Elas possuem diversos papis no nosso organismo, desempenhando vrias funes, como a estrutural (o colgeno, por exemplo), hormonal, enzimtica e imunolgica, entre outras. As protenas constituem o principal componente dos tecidos estruturais a exemplo da pele, tambm sendo encontradas em outros tecidos conjuntivos como tendes e ligamentos. As principais fontes de protenas so carnes, peixes, ovos e laticnios, podendo ser encontradas tambm em alimentos vegetais: alguns gros, sementes e cereais (Figura 11).

Qumica no Cotidiano | 25

A) R1

NH2 OH O

NH2 OH O H2O R1 O

H2 N

H N R

O OH

ligao peptdica

NH2 B) R1 O

H N R

O N H

R1

H N O R

O N H

R1 OH O

Figura 10- Formao da ligao peptdica (A). Estrutura genrica de um peptdeo (B)

Figura 11- Exemplos das principais fontes de protenas.


Qumica na Sade | 26

As protenas so consumidas pelo organismo e formam, atravs do metabolismo, aminocidos e pequenos peptdeos, por ao de enzimas chamadas proteases, presentes no intestino. Os aminocidos so molculas orgnicas formadas pela ligao qumica entre um grupo carboxila (CO2H), um carbono alfa (C) e um grupo amino (NH2) (Figura 12). Eles so transformados quimicamente, a fim de serem utilizados como fonte de energia, convertidos em uria (a forma em que os aminocidos no utilizados so eliminados) ou podem funcionar como substrato para a sntese de outras protenas (Figura 13).

Figura 12- Estrutura geral de um aminocido.

Quadrante em azul destaca a presena do grupo amino (NH2) e quadrante em vermelho do grupo carboxila (CO2H), separados atravs do carbono-.

Qumica no Cotidiano | 27

Figura 13- Estrutura 3D da ureia. Vermelho = Oxignio (O); Azul = Nitrognio (N); Ciano = Carbono (C); Branco = Hidrognio (H)

Uma protena pode conter milhares de aminocidos. Sua sequncia determinada pela informao gentica que est contida no genoma de cada ser vivo, isto , de seu ADN. A insulina uma protena sintetizada em humanos e outros mamferos a partir da reao de hidrlise, catalisada por enzimas proteolticas (que quebram as ligaes peptdicas), sobre o substrato proinsulina. Possui como principal papel fisiolgico o controle dos nveis de glicose (acar) sanguneo. A falta de insulina ou a resistncia a ela o fator responsvel pelo aparecimento do diabetes tipo 1 e 2 (Figura 14).

Qumica na Sade | 28

Figura 14- Ilustrao sobre o metabolismo da glicose no organismo e a presena da insulina.

A hemoglobina (Hb) outro exemplo de protena do sangue que exerce um papel vital em nosso organismo. Trata-se de uma protena que contm ferro (i.e. metaloprotena) e est presente nos glbulos vermelhos. Ela se liga a uma molcula essencial vida na Terra, que o oxignio atmosfrico (O2). O oxignio inspirado ou absorvido (via respirao cutnea, que no ocorre nos seres humanos) se liga ao tomo de Ferro (Fe) da
Qumica no Cotidiano | 29

hemoglobina, formando um complexo conhecido por oxiemoglobina (HbO2). Nessa forma, o oxignio transportado e, posteriormente, liberado aos diferentes tecidos que recebem irrigao de vasos sanguneos, assegurando sua oxigenao e sobrevida (Figura 15).

Figura 15- Ilustrao sobre a fixao do oxignio no organismo na presena da hemoglobina.

Os lipdeos so biomolculas compostas por tomos de carbono (C), hidrognio (H) e oxignio (O). So fisicamente caracterizados por serem insolveis em gua e solveis em solventes orgnicos. Essa caracterstica hidrofbica, ou de baixa solubilidade em gua, faz com que os lipdeos estabeleam uma interface importante entre o meio interno e externo da clula.
Qumica na Sade | 30

Os lipdeos podem ser classificados em leos (substncias insaturadas) e gorduras (substncias saturadas), e so encontrados em alimentos de origem vegetal e animal (Figura 16). Entende-se por substncia insaturada todo e qualquer composto qumico que contenha, em sua estrutura, uma ou mais ligaes do tipo dupla (C=C) ou tripla (CC). A presena dessas ligaes confere estrutura do composto um arranjo caracterstico, dificultando as interaes

intermoleculares (i.e foras que mantm as molculas de um determinado composto unidas entre si). A organizao dessas molculas de grande importncia para a flexibilidade (fluidez) das membranas celulares. Por outro lado, as interaes so mais favorecidas em compostos saturados, cuja estrutura qumica constituda por ligaes simples (C-C). Por esse motivo, as gorduras tm uma consistncia mais rgida.

O O A) H C 3 O O O O O B) H3C O O O O CH3 CH3 O CH3 CH3

Figura 16- Exemplo de um lipdeo ou triglicerdeo insaturado (A) e saturado (B)

Qumica no Cotidiano | 31

Alguns alimentos ricos em lipdeos so: manteiga, margarina, abacate, frituras, doces, biscoitos recheados, carnes gordas, queijo amarelo, leite integral, requeijo e embutidos (Figura 17). So importantes fontes energticas e contribuem na composio da membrana plasmtica das clulas.

Figura 17- Exemplos de alimentos ricos em lipdeos.

Os sais minerais so elementos qumicos presentes na tabela peridica, essenciais ao organismo humano (Figura 18). A ingesto de clcio (Ca) e fsforo (P) essencial para a formao do esqueleto e dos dentes. O consumo adequado de ferro (Fe), iodo (I), flor (F) e zinco (Zn) evitam e previnem o surgimento de doenas como a anemia ferropriva (tipo mais comum), o bcio, as cries e os resfriados, respectivamente.
Qumica na Sade | 32

Figura 18- Ilustrao da tabela peridica e dos sais minerais.

O excesso de alguns minerais em nosso organismo est relacionado ao aparecimento de algumas enfermidades, a exemplo da hipertenso (popularmente conhecida como presso alta) provocada pelo excesso na ingesto diria do sdio (Na). As frutas constituem a principal fonte de sais minerais e devem ser consumidas com regularidade. As vitaminas, assim como os sais minerais, so compostos qumicos essenciais ao bom funcionamento do organismo. Podem ser lipossolveis (quando solveis em lipdeos, absorvidas pelo intestino e transportadas pelo
Qumica no Cotidiano | 33

sistema linftico) ou hidrossolveis (quando solveis em gua, absorvidas pelo intestino e transportadas pelo sistema circulatrio). A falta de vitaminas no organismo provoca doenas denominadas avitaminoses e o excesso provoca problemas chamados hipervitaminoses. Observe, ento, que ingerir vitaminas em excesso pode no ser saudvel. As frutas e os legumes so as principais fontes de vitaminas (Figura 19).

Figura 19- Exemplos de alimentos ricos em vitaminas.

Diferente das demais vitaminas, o calciferol ou vitamina D raramente obtido a partir da dieta (com exceo para a dieta rica em leo de fgado de bacalhau). Ela sintetizada em nosso organismo atravs de um processo qumico conhecido por fotorradiao. Nesse processo, a luz solar converte o colesterol em vitamina D (Figura 20). Essa vitamina atua como um hormnio

Qumica na Sade | 34

que mantm as concentraes de clcio (Ca) e fsforo (P) no sangue, atravs do aumento ou diminuio da absoro desses minerais no intestino delgado. A vitamina D tambm regula o metabolismo sseo e a deposio de clcio nos ossos. Sua deficincia provoca raquitismo em crianas e osteoporose em adultos.

Figura 20- Ilustrao sobre o processo de absoro da vitamina D e do Ca no organismo.

A vitamina C ou cido ascrbico (Figura 21) vital para o funcionamento das clulas, e isso particularmente evidente no tecido conjuntivo, durante a formao do colgeno, a protena que d resistncia aos ossos, dentes, tendes e paredes dos vasos sanguneos. Ela atua junto (isto , ela funciona como cofator) com duas enzimas essenciais na produo do colgeno: a lisil e a prolil-hidroxilases, que catalisam a reao de hidroxilao [i.e. a insero de um grupo hidroxila (OH)] de resduos dos
Qumica no Cotidiano | 35

aminocidos prolina e lisina, presentes nas cadeias polipeptdicas que constituem a protena colgeno. Essas modificaes permitem a formao e estabilizao do colgeno na forma de tripla hlice (como uma trana). A lisil e a prolil-hidroxilase so enzimas frricas. A vitamina C, como cofator, previne a oxidao do ferro e, portanto, protege as enzimas contra a autoinativao. A vitamina C obtida principalmente a partir do consumo de frutas citrcas e exerce importante ao antioxidante (i.e. impede a oxidao de outras substncias qumicas). , portanto, utilizada pela indstria alimentcia como conservante e acidulante, e pela indstria farmacutica como frmaco, na preveno de resfriados e de danos celulares e teciduais ocasionados pela formao de radicais livres.

Qumica na Sade | 36

Figura 21- A) Fontes de vitamina C; B) Estrutura 3D do cido ascrbico (Vitamina


C). Vermelho = Oxignio (O); Ciano = Carbono (C); Branco = Hidrognio (H)

Embora os carboidratos, as protenas, os lipdeos, os sais minerais e as vitaminas sejam molculas essenciais sade, o consumo exagerado desses nutrientes pode ser danoso ao nosso organismo. O excesso no consumo de carboidratos ou acares, por exemplo, contribui para o surgimento da obesidade (Figura 22) e do diabetes, doena metablica caracterizada por um aumento anormal de glicose ou acar no sangue.

Qumica no Cotidiano | 37

Figura 22- Ilustrao sobre a obesidade e a alimentao incorreta.

4
Molculas energticas
As atividades fsicas realizadas durante a infncia, adolescncia, vida adulta ou na terceira idade precisam de energia (Figura 23). Para obter energia, nosso organismo recorre primeiro aos carboidratos (acares) e, posteriormente, aos lipdeos. Por essa razo, a prtica regular de exerccios fsicos, leva, entre outros benefcios, perda de gordura, atravs da reao qumica conhecida por liplise, e consequentemente perda de peso, contribuindo para evitar a obesidade.
Qumica na Sade | 38

Figura 23- As atividades fsicas so vitais em todas as fases da vida.

Nossas clulas obtm energia atravs de reaes qumicas que envolvem as macromolculas orgnicas (i.e. carboidratos, lipdeos e protenas), resultando na obteno de molculas menores e na formao de gs carbnico, gua e energia (por reao de quebra oxidativa). A energia liberada armazenada nas clulas atravs de substncias intermedirias de alta energia, como a adenosina trifosfato ou ATP. O ATP formado pela unio de uma base (i.e. adenina) e um acar (i.e. ribose), quimicamente ligado a trs radicais fosfato (Figura 24).

Qumica no Cotidiano | 39

Figura 24- Estrutura 3D do ATP. Roxo= Fsforo (P) Vermelho = Oxignio (O); Azul = Nitrognio (N); Ciano = Carbono (C); Branco = Hidrognio (H)

Atividades cotidianas importantes, como andar e estudar, demandam consumo de energia e sinalizam a necessidade da clula em utilizar ATP, que atravs da transferncia de um grupo fosfato para outra substncia qumica, libera energia (Figura 25).

Qumica na Sade | 40

Figura 25- O bom rendimento nos estudos depende de uma boa alimentao como fonte de energia.

Qumica no Cotidiano | 41

5
Molculas higienizadoras

Ao lado das substncias qumicas endgenas (aquelas que o prprio corpo produz) e das obtidas atravs da dieta ou da respirao, que exercem papel vital na composio, manuteno e regulao dos tecidos e rgos, vrias outras exgenas exercem papel central na sade e bem-estar dos seres humanos. A higiene, em seu sentido mais comum, significa limpeza, asseio (Figura 26). Num sentido mais amplo, compreende todos os hbitos e condutas que auxiliam a prevenir doenas, manter a sade e o bem-estar dos indivduos, sendo uma prtica de grande benefcio para os seres humanos.

Qumica na Sade | 42

Figura 26- A higiene um hbito fundamental na preveno de doenas.

Atividades comuns como tomar banho, lavar as mos e escovar os dentes so hbitos saudveis, que preservam a sade do corpo e dos dentes, mas que somente so possveis pelo uso de substncias qumicas e seus produtos, a exemplo da gua, sabonete, pasta de dentes e xampu, entre outros.

Qumica no Cotidiano | 43

Figura 27- Voc se lembra do Castelo R-tim-bum: lava uma, lava a outra mo...?

O sabo, por exemplo, um produto industrializado obtido a partir da reao qumica entre uma base forte (e.g. NaOH) e um cido graxo, existente em leos ou gorduras, num processo conhecido por saponificao (Figura 28). um sal de cido carboxlico e, por possuir uma longa cadeia carbnica em sua estrutura molecular, o sabo capaz de se solubilizar tanto em meios polares (como a gua) quanto em meios apolares (como a gasolina). Por isso, capaz de carregar a gordura quando se lava a loua com gua.
Qumica na Sade | 44

tambm utilizado como matria-prima para a fabricao de sabonetes, que so considerados sabes neutros, e que contm glicerina, leos, perfumes e corantes.

Figura 28- Ilustrao do processo de saponificao

A pasta de dente utilizada em conjunto com a escova de dente tem um papel importante na higiene bucal (Figura 29). Ela ajuda na preveno da crie e da placa bacteriana. constituda por uma mistura de compostos qumicos, a exemplo de peroxidifosfato, bicarbonato de sdio e opcionalmente um agente provedor de flor.

Qumica no Cotidiano | 45

Figura 29- A escovao dos dentes ajuda na preveno da crie e da placa bacteriana.

Os fios dentais so armas poderosas contra as cries e as placas bacterianas (Figura 30). Eles so constitudos de vrias fibras sobrepostas de nilon (do ingls: nylon), nome genrico dado classe qumica das poliamidas, um polmero sinttico. Sobre essas fibras possvel adicionar outras substncias qumicas, produzindo as verses de fios dentais encerados e com sabores.

Qumica na Sade | 46

Figura 30- O fio dental uma arma poderosa para a higiene bucal e deve ser usado diariamente.

Outro tipo de molcula higienizadora so os antisspticos, substncias utilizadas no sentido de degradar ou inibir a proliferao de microrganismos presentes na superfcie da pele e nas mucosas. So usados para desinfetar ferimentos, evitando ou reduzindo o risco de infeco por ao de bactrias ou germes. Um dos antisspticos mais utilizados o etanol hidratado. O etanol, tambm conhecido como lcool etlico (CH3CH2OH) ou popularmente como lcool, uma substncia qumica constituda por ligaes entre tomos de carbono (C), hidrognio (H) e oxignio (O) (Figura 31) frequentemente obtida pela fermentao de acares. O lcool a 70% (i.e. mistura hidroalcolica com 30% gua), oferece um amplo espectro de ao microbicida e recomendado como medida de higienizao diria das mos.

Qumica no Cotidiano | 47

Figura 31- Estrutura 3D do lcool etlico (etanol). Vermelho = Oxignio (O); Ciano = Carbono (C); Branco = Hidrognio (H)

Qumica na Sade | 48

6
Molculas da sexualidade
Na passagem da infncia para a adolescncia ocorre uma srie de mudanas biolgicas e fisiolgicas que caracterizam a puberdade. Nessa fase, aparecem as caractersticas sexuais secundrias, tais como o desenvolvimento das glndulas mamrias (seios), o aparecimento de pelos na regio pubiana e nas axilas, o surgimento de acnes (espinhas), entre outras (Figura 32). Essas mudanas so decorrentes da produo, nos ovrios, de uma substncia qumica denominada estrognio. O estrognio um hormnio esteride sintetizado nos ovrios, a partir de uma srie de transformaes qumicas sobre a estrutura do colesterol (Figura 33).

Figura 32- Imagens simblicas da puberdade feminina.


Qumica no Cotidiano | 49

Figura 33- Estrutura 3D do colesterol e dos hormnios sexuais masculino (i.e. testosterona) e feminino (i.e. estradiol). Vermelho = Oxignio (O); Azul = Nitrognio (N); Ciano = Carbono (C); Branco = Hidrognio (H)

A chegada da puberdade em indivduos do sexo masculino igualmente marcada por uma srie de transformaes fisiolgicas que incluem: o aparecimento de pelos na regio pubiana, axilas e rosto, mudanas da voz, o crescimento corporal e a primeira ejaculao (Figura 34). Essas transformaes so igualmente dependentes da produo de um hormnio esteroide, denominado testosterona. A testosterona sintetizada nos testculos, atravs de uma srie de reaes qumicas, catalisadas por enzimas, sobre a estrutura do precursor colesterol (Figura 33).

Qumica na Sade | 50

Figura 34- Imagem simblica da puberdade masculina.

Com a chegada da sexualidade, a prtica do sexo torna-se uma realidade e a qumica uma amiga constante do sexo seguro. O preservativo masculino (i.e. camisinha) o mtodo contraceptivo mais utilizado em todo o mundo (Figura 35). Seu uso evita a gravidez indesejada e reduz o risco de transmisso de diversas doenas sexualmente transmissveis (DSTs), tais como a gonorreia, a sfilis e a AIDS. Ele fabricado a partir de duas fontes: o ltex (produto natural extrado de seringueiras, cuja composio rica em compostos qumicos da classe dos hidrocarbonetos, particularmente isopreno, conhecido como monmero da borracha) ou o poliuretano
Qumica no Cotidiano | 51

(compostos qumicos de elevada massa molecular, resultantes de reaes qumicas de polimerizao entre unidades de diisocianato e poliis).

Figura 35- A camisinha o mtodo contraceptivo mais utilizado em todo o mundo.

Com o casamento, uma nova famlia constituda. A deciso sobre o momento certo para a chegada do beb pode ser planejada e a qumica tem um papel importante nessa etapa. Os preservativos (masculino ou feminino) e os anticoncepcionais orais so exemplos de produtos qumicos, com propriedades contraceptivas que auxiliam no planejamento familiar (Figura 36).

Qumica na Sade | 52

Figura 36- O casal deve estar preparado para ter seu beb no momento desejado. Os anticoncepcionais orais ajudam no planejamento familiar.

A progesterona uma substncia qumica relacionada s etapas de preparao e manuteno da gravidez. Ela o segundo hormnio feminino, produzida a partir da puberdade pelos ovrios e cujas funes biolgicas principais incluem a preparao do tero para a etapa de implantao do embrio e das glndulas mamrias para um eventual processo de amamentao (Figura 37).

Qumica no Cotidiano | 53

Uma vez ocorrida a fecundao, uma molcula tpica e exclusiva da gravidez formada, a gonadotrofina corinica humana (hCG). O hCG o principal marcador para os testes de gravidez. Trata-se de uma glicoprotena (protena que contm unidades de acar) hormonal, cuja funo manter o corpo lteo, que uma estrutura temporria existente em mamferos, e que est envolvida na produo de progesteronas e estrgenos no ovrio durante o primeiro trimestre da gestao.

Figura 37- Estrutura 3D da progesterona, hormnio sexual feminino. Vermelho = Oxignio (O); Ciano = Carbono (C); Branco = Hidrognio (H)

Qumica na Sade | 54

7
Molculas da ansiedade, bem-estar, alegria e sono
Sentimentos como ansiedade e medo podem estar associados a anormalidades qumicas no crebro ou distrbios hormonais. Os hormnios so substncias qumicas especficas, fabricadas pelo sistema endcrino (um conjunto de glndulas do organismo) ou por neurnios altamente especializados, que exercem efeitos em tecidos e em orgos distantes do local em que foram produzidos. Substncias qumicas esto frequentemente relacionadas ao

sentimento de felicidade e alegria, a exemplo dos neurotransmissores serotonina (Figura 38) e endorfina. A endorfina (Figura 39), por exemplo, uma substncia qumica natural, da classe dos neuropeptdios, produzida pelo crebro em resposta a atividade fsica, que confere ao indivduo a sensao de prazer e bem-estar, alm de possuir uma potente ao analgsica. Quatro tipos de endorfinas so sintetizadas no corpo humano: alfa (), beta (), gama () e sigma () endorfinas. As quatro tm diferentes nmeros (16 a 31) e tipos de aminocidos em sua estrutura peptdica.

Qumica no Cotidiano | 55

Figura 38- Estrutura 3D da serotonina, hormnio do bem-estar. Vermelho = Oxignio (O); Azul = Nitrognio (N); Ciano = Carbono (C); Branco = Hidrognio (H)

A)

B)

Tyr-Gly-Gly-Phe-Met-Thr-Ser-Glu-Lys-Ser-Gln-Thr-Pro-Leu-Val-Thr-Leu-Phe-LysAsn-Ala-Ile-Ile-Lys-Asn-Ala-Tyr-Lys-Lys-Gly-Glu

Figura 39- Estrutura 2D da endorfina (A) e sua sequncia primria de aminocidos (B).
Qumica na Sade | 56

A melatonina um neuro-hormnio endgeno, que tem como principal funo regular o sono (Figura 40). Ela produzida a partir de um aminocido chamado triptofano, normalmente ingerido numa alimentao equilibrada, que quimicamente transformado em serotonina, e essa convertida melatonina (Figura 41).

Figura 40- Estrutura 3D da melatonina, hormnio do sono. Vermelho = Oxignio (O); Azul = Nitrognio (N); Ciano = Carbono (C); Branco = Hidrognio(H).
CH3 O NH2 OH O N H triptofano HO N H serotonina H3C O N H melatonina NH2 NH

Figura 41- Obteno da melatonina a partir do aminocido triptofano e do intermedirio serotonina.


Qumica no Cotidiano | 57

8
Molculas salva-vidas
Ao longo de todas as etapas da vida humana, o indivduo est sujeito a adquirir vrias doenas, de grau e intensidade variveis, que so tratadas ou curadas atravs do uso de medicamentos, os quais contm o frmaco (Figura 42).

Figura 42- As doenas devem ser tratadas atravs do uso de medicamentos, que contm o frmaco.

Qumica na Sade | 58

Os medicamentos, segundo decreto Lei n 176 de 30 de agosto de 2006, so definidos como toda a substncia ou associao de substncias apresentada como possuindo propriedades curativas ou preventivas de doenas em seres humanos ou dos seus sintomas ou que possa ser utilizada ou administrada no ser humano com vista a estabelecer um diagnstico mdico ou, exercendo uma ao farmacolgica, imunolgica ou metablica, a restaurar, corrigir ou modificar funes fisiolgicas. Ou seja, o medicamento um produto farmacutico elaborado com finalidade profiltica (de preveno), paliativa (de alvio temporrio) ou curativa, que possua como princpio ativo o frmaco. Os frmacos so molculas qumicas, majoritariamente de natureza orgnica, de estrutura conhecida e definida, e com propriedades farmacolgicas. So obtidos de fonte natural (i.e. produtos vegetais, marinhos, fungos e outros) ou sinttica (produzidos em laboratrio), e so planejados para tratar e curar uma determinada doena, sendo uma ferramenta importante para a manuteno e preservao da sade. Um exemplo bem conhecido o dos antibiticos, frmacos utilizados no tratamento de infeces bacterianas. A penicilina G (Figura 43), o

primeiro antibitico descoberto (em 1928) e utilizado terapeuticamente a partir de 1942, obtida de fonte natural a partir da fermentao de fungos (i.e. Penicillium notatum). Sua descoberta um marco histrico na rea mdica, tendo contribudo de forma mpar para a diminuio da mortalidade

Qumica no Cotidiano | 59

associada septicemia, infeco geral grave do organismo causada por germes patognicos.

Figura 43- Estrutura 3D da penicilina G. Vermelho = Oxignio (O); Azul = Nitrognio (N); Ciano = Carbono (C); Branco = Hidrognio (H); Amarelo = Enxofre (S).

A qumica uma aliada importante no diagnstico precoce de vrias doenas, atravs de kits diagnsticos, exames radiolgicos e exames de imagem, tais como a ultrassonografia e a tomografia computadorizada. Pessoas diagnosticadas com diabetes, por exemplo, podem medir os nveis de glicose sanguneos, utilizando um dispositivo conhecido como

Qumica na Sade | 60

glicosmetro (Figura 44). O dispositivo baseado em reaes eletroqumicas (i.e. reaes que envolvem transferncia de eltrons entre substncias) entre a glicose e a enzima glicose oxidase (H), que catalisa a transformao qumica da glicose em cido glucnico e perxido de hidrognio. O aparelho mede a variao dos nveis de oxignio, que est diretamente relacionada quantidade de glicose na amostra de sangue.

OH O HO OH OH HO OH glicose OH OH OH OH O H Glicose Oxidase O2 + H2O HO

OH

OH

O OH + H2O2

OH

OH

Figura 44- Reao qumica relacionada medio dos nveis de glicose sanguneo, atravs do uso de glicosmetros portteis.

Qumica no Cotidiano | 61

Os acidentes representam a principal causa de fratura ssea, que so frequentemente diagnosticadas atravs de exames radiogrficos. Esses exames utilizam raios-X, isto , emisses eletromagnticas de natureza semelhante luz visvel (Figura 45). A deteco dos raios-X pode ser feita de diversas maneiras, sendo a principal a impresso de chapas fotogrficas, que permitem seu uso medicinal na avaliao de tecidos e rgos e no diagnstico de diversas condies patolgicas (e.g. fraturas, doenas sseas, tuberculose pulmonar, etc.).

Figura 45- Ilustrao de radiografia, obtida por exame de raios-X.

Qumica na Sade | 62

Confirmado o diagnstico de fratura, a imobilizao da rea lesionada uma prtica mdica usual. O gesso frequentemente utilizado para essa finalidade. Ele um material constitudo de sulfato de clcio semi-hidratado, obtido a partir de um mineral conhecido por gipsita (sulfato de clcio dihidratado). Aps o processo de calcinao [i.e. processo de aquecimento de um composto qumico para liberar determinados elementos existentes em sua composio, frequentemente gua e CO2] e moagem, origina-se um p branco comercializado como gesso (Figura 46). Quando misturado gua, obtm-se uma massa de fcil moldagem e rpido endurecimento, que possui diversas aplicaes teraputicas e industriais.

Qumica no Cotidiano | 63

CaSO4. 2H2O

calcinao

CaSO4. 1/2H2O (gesso)

Figura 46- Processo de calcinao utilizado na transformao da gipsita em gesso

Qumica na Sade | 64

9
Consideraes Finais
Em resumo, a qumica uma aliada inconteste de uma vida saudvel e segura. Funes orgnicas vitais, como a respirao, so processos essencialmente qumicos. Da alimentao extramos os nutrientes (i.e. carboidratos, vitaminas, sais minerais, protenas e lipdeos), que atravs de transformaes qumicas endgenas (i.e. metablicas) so convertidos em molculas essenciais ao equilbrio bioqumico celular e ao armazenamento de energia. Fenmenos e princpios qumicos so utilizados nos mtodos diagnsticos modernos e no processo de descoberta e desenvolvimento de frmacos para o tratamento das mais diversas doenas. A qumica tem papel importante na longevidade dos seres humanos, e com os avanos que proporciona assegura uma velhice saudvel.

Qumica no Cotidiano | 65

10
Referncias

1- POIAN, A.T., CARVALHO-ALVES, P.C. Hormnios e Metabolismo: Integrao e Correlaes Clnicas. 1 Ed. Rio de Janeiro: Ed. Atheneu, 2003. 2- MARIA, C. A. B. (2008) Bioquimica Bsica: Introduo Bioqumica dos Hormnios. 1 Ed. Rio de Janeiro: Ed. Intercincia, 2008. 3- COULTATE, T. P. Alimentos: A Qumica de Seus Componentes. 3 Ed. Porto Alegre : Ed. Artmed, 2004. 4- SCHWARCZ, J. Barbies, Bambols e Bolas de Bilhar. Traduo de Jos Gradel. 1 Ed. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2009. 5- PINTO, M. M. M. Qumica do Amor e do Sexo. 1 Ed. Porto: Ed. Lidel, 2009. 6- MANELA-AZULAY, M., MANDARIM-DE-LACERDA, C. A., PEREZ, M. A., FILGUEIRA, A. L., Cuzzi, T. Vitamina C. Anais Brasileiros de Dermatologia, v. 78, p.265-274, 2003.

Qumica na Sade | 66

Qumica no Cotidiano | 67

Qumica na Sade | 68

You might also like