You are on page 1of 5

COLGIO SANTSSIMO SACRAMENTO

CURSO: PROFESSOR (A): DISCIPLINA:

capa

TTULO SUB-TTULO

NOME DO AUTOR

ALAGOINHAS-BA 2007

NOME DO AUTOR DO TRABALHO Folha de rosto

TTULO SUB-TTULO

Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliao da disciplina (nome da disciplina), do Colgio Santssimo Sacramento sob Orientao do Professor(a) (nome do professor).

ALAGOINHAS BA 2007

COLGIO SANTSSIMO SACRAMENTO PROF. GRAZIELLA FISCINA PROJETO OU TRABALHO DE PESQUISA (MODELO) COMO FAZER: (evitar o uso da 1 pessoa (singular ou plural), utilizando a impessoalidade no texto 3 pessoa do singular). Planejar significa traar um curso de ao que podemos seguir para que nos leve s nossas finalidades desejadas. (CHURCHMAN, C. West. Introduo teoria dos sistemas. Petrpolis: Vozes, 1971, p. 190)

MODELO DE PROJETO OU TRABALHO DE PESQUISA


SUMRIO 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. INTRODUO DELIMITAO DE TEMA OBJETIVOS JUSTIFICATIVA FORMULAO DO PROBLEMA HIPTESE(S) REVISO BIBLIOGRFICA METODOLOGIA DA PESQUISA BIBLIOGRAFIA ou REFERNCIA

1. INTRODUO O QUE SER ESCRITO? (ndice dizendo qual o seu objetivo de estudo, o seu tema. O tema j deve trazer, em sua descrio, o problema. Apresente genericamente a gnese do problema, o contexto do problema, sob o ponto de vista scio-cultural, da histria, do Direito, ou de outro aspecto que permita situar o problema que pretende investigar em sua inter-relao com a sociedade. O pesquisador no se posiciona sobre o tema, apenas reproduz sua realidade). 2. DELIMITAO DO TEMA (Significa selecionar alguns aspectos ou problemas. Informe como voc ir circunscrever o tema, objeto de estudo, o tpico especfico que voc ir pesquisar a rea jurdica em que se insere. Alm da abrangncia da sua pesquisa, o que significa que voc ir demarc-lo do ponto vista terico - marco terico/histrico-, delimite-o geograficamente).

3. OBJETIVOS (O QUE FAZER? Apresentar o objetivo geral e os objetivos especficos. Relacionam-se s respostas a serem dadas ao problema formulado. Significa enunciar o que ser feito. Deve ser explicitado por verbos no infinitivo: estudar, questionar, comparar, introduzir, elucidar, explicar, contrastar, discutir, demonstrar, etc.). 4. JUSTIFICATIVA (POR QUE FAZER? PARA QUE FAZER? Demonstrar a relevncia do estudo em questo social e jurdica, terica e pratica. Que contribuies a pesquisa trar para a compreenso, a interveno ou a soluo do problema no universo social a que se destina?). 5. FORMULAO DO PROBLEMA (QUAIS AS QUESTES A SEREM RESOLVIDAS? Apresentar as questes especficas, isto , os problemas a que voc pretende responder, ou apontar solues, com a pesquisa. a problematizao do tema abordado na pesquisa. ou so a(s) questo(es) a ser(em) solucionada(s). Que questionamentos foram levantados acerca do tema, ao fazer a leitura sobre o assunto tratado? Que crticas podem ser feitas ao se examinar a questo? O tempo verbal deve ser, preferencialmente, o condicional futuro do pretrito, porque so conjecturas, revelam dvidas). 6. HIPTESE(S) (Trata-se de uma resposta provisria ao problema da investigao. Deve(m) ser elaborada(s) a partir de fontes diversas, tais como a observao, resultados de outras pesquisas, teorias ou mesmo intuio. Deve(m) ser especfica(s), clara, direta. Deve(m) ter conceitos claros). 7. REVISO BIBILOGRFICA (O QUE FOI ESCRITO SOBRE O TEMA? o embasamento terico da sua pesquisa, que vai fundamentar. Organizar um captulo em que voc vai expor e analisar o pensamento dos doutrinadores, dos estudiosos da rea especfica da pesquisa. Faa uma sntese bem articulada dos elementos tericos (derivados da doutrina e/ou da legislao e/ou da jurisprudncia) que podem servir de alicerce para a anlise dos dados de sua pesquisa). 8. METODOLOGIA (COMO FAZER? COM QU? QUANDO? O QU? COM QUEM? ONDE? Consiste em dizer o tipo de pesquisa a ser abordada bibliogrfica, documental, de campo, descritiva, exploratria, investigativa apresentao das fontes de pesquisa, dos instrumentos de coleta de dados, a coleta de dados, a anlise de dados. Indica as opes e a leitura operacional que o pesquisador fez do quadro terico. Definio dos instrumentos e procedimentos para anlise dos dados: a) Definio da amostragem: a pesquisa qualitativa no se baseia em elementos numricos para garantir sua representatividade. Pergunta-se quais indivduos sociais tm uma vinculao mais significativa para o problema a ser investigado?.

b) Coleta de dados: definir as tcnicas a serem utilizadas tanto para a pesquisa de campo - entrevistas, observaes, formulrios, histria, de vida como para a pesquisa suplementar de dados, caso seja utilizada pesquisa documental, consulta a anurios, censos. c) Organizao e anlise dos dados: deve-se escrever com clareza como os dados sero organizados e analisados. Por exemplo, as anlises de contedo, de discurso, ou anlise dialtica so procedimentos possveis para a anlise e interpretao dos dados, e cada uma dessas modalidades preconiza um tratamento diferenciado para a organizao e sistematizao dos dados. Voc pode subdividir este item em Tipo de pesquisa - Descritiva? Comparativa? Exploratria? Documental? Histrica? Estudo de caso?; Fontes da pesquisa bibliografia, pessoas-operadores, documentos, leis, doutrinas; Coleta de dados esclarecer como, quando e onde voc buscar os dados da parte especfica da sua pesquisa; Anlise dos dados dizer como proceder para analisar os dados que obtiver na parte especfica da sua pesquisa). OBS: o trabalho deve ser escrito em fonte 12, Arial ou Times New Romam. Espaamento entre linhas 1,5. fonte 12 texto e 14 ttulo. Configurao de pgina: margem superior e esquerda 3,0 cm e inferior e direita 2,0 cm. 9. REFERNCIAS (listar todas as obras lidas para fazer sua pesquisa, respeitando as normas da ABNT).

You might also like