You are on page 1of 3

COLGIO SALESIANO DOM LUIZ LASAGNA

Educao Infantil Ensino Fundamental Ensino Mdio - Educao Profissional Oratrio


Rua Cussy de Almeida, 187 PABX: (018) 3636-4242 - FAX: (018) 3636-4244 - CEP 16015-245 - Araatuba SP Mantenedora: MSMT Misso Salesiana de Mato Grosso Utilidade Pblica Federal - Decreto n 62.137 de 17/01/1968 - CNPJ n 03.226.149/0008-58 www.colegiosale.com.br

Atividade de Sociologia
2 Srie E.M ( x) Info (x) Meca Professor (a): APARECIDA TOCCHIO

A convivncia humana
1. Sociabilidade e socializao De fato, os seres humanos necessitam de seus semelhantes para sobreviver, comunicar- se, criar smbolos e formas de expresso cultural, perpetuar a espcie e se realizar plenamente como indivduos. na vida em grupo que os indivduos da espcie humana se tornam realmente humanos. A sociabilidade, capacidade natural da espcie humana para viver em sociedade, desenvolvese pelo processo de socializao. Por meio da socializao o indivduo se integra ao grupo em que nasceu,assimilando o conjunto de hbitos, regras e costumes caractersticos de seu grupo. O indivduo se socializa quando participa da vida em sociedade,assimila suas normas, valores e costumes e passa a se comportar segundo esses valores, normas e costumes. Assim, quanto mais adequada for sua socializao, mais socivel ele tender a se tornar. 1.1 Socializao em tempos de globalizao Com o surgimento da globalizao e o advento de novas tecnologias de comunicao, o tempo histrico se acelerou e profundas transformaes comearam a ocorrer em todas as esferas da sociedade. Nesse contexto de rpidas mudanas, novas formas de sociabilidade emergem no sculo XXI. Nos grandes centros urbanos,o tribalismo se tornou uma das formas de expresso desses novos tipos de sociabilidade. (A palavra tribalismo est sendo aqui utilizada em sentido amplo, que ultrapassa o sentido comum, ligado idia de sociedades indgenas.) Exemplos desses novos grupos so os punks, os surfistas,os skinheads, as torcidas organizadas de futebol e as gangues da periferia urbana. Eles se renem em torno de afinidades ou interesses momentneos, e se identificam por algum aspecto externo, como a indumentria, o corte de cabelo, ou por uma linguagem prpria do grupo. 2 Contatos sociais Ao dar uma aula, o professor entra em contato com seus alunos. O cliente e o vendedor de uma loja estabelecem contato na hora da venda de uma mercadoria. Duas pessoas conversando tambm participam de um contato social. A convivncia humana pressupe uma grande variedade de tipos de contatos sociais.

Voc mesmo pode se relacionar de diversas formas, a comear pela maneira como adquiriu este livro ou pelos contatos sociais que manteve para chegar at a atual etapa de sua educao formal. O contato social est na origem da vida em sociedade. o primeiro passo para que ocorra qualquer associao humana. Por meio dele, as pessoas estabelecem relaes sociais, criando laos de identidade, formas de atuao e comportamento que so a base da constituio dos grupos sociais e da sociedade. 1.1Tipos de contatos sociais Existem dois tipos de contatos sociais: primrios e secundrios. Contatos sociais primrios. So os contatos pessoais, diretos, e que tm uma forte base emocional, pois as pessoas envolvidas compartilham suas experincias individuais. So exemplos de contatos sociais primrios: os familiares (entre pais e filhos, entre irmos, entre marido e mulher); os de vizinhana; as relaes sociais na escola, no clube etc. As primeiras experincias do indivduo se fazem com base em contatos sociais primrios. Contatos sociais secundrios. So os contatos impessoais, calculados, formais. Dois exemplos: o contato do passageiro com o cobrador do nibus para pagar a passagem; o contato do cliente com o caixa do banco para descontar um cheque. So tambm considerados secundrios os contatos impessoais mantidos por meio de carta, telefone, telegrama, e-mail etc. 1.2 Contatos sociais e personalidade individual importante destacar que as pessoas que tm uma vida baseada mais em contatos primrios desenvolvem uma personalidade diferente daquelas que tm uma vida com predominncia de contatos secundrios. A personalidade de um lavrador, por exemplo, bem diversa da de um empresrio urbano. O lavrador vive em geral num mundo comunitrio, onde quase todas as pessoas se conhecem e executam as mesmas atividades. Mantm relaes familiares e de vizinhana muito fortes e em sua comunidade h um padro de comportamento bastante uniforme. No h mudanas sociais significativas no decorrer de sua vida e ele viver, provavelmente, da mesma forma que seus pais. J o empresrio estabelece um nmero mais amplo e complexo de contatos sociais: com seus empregados, seus clientes, sua famlia, seus vizinhos, com outros empresrios etc. A maior parte desses contatos so impessoais, formais e momentneos. O mundo do lavrador estvel, pouco se modifica como tempo. Em contrapartida, o universo do empresrio est em permanente mudana, sempre com novos desafios. Com a industrializao e a conseqente urbanizao, diminuram os grupos de contatos primrios, pois na cidade predominam os contatos secundrios. Nos grandes centros urbanos, as relaes humanas tendem a ser mais fragmentadas e impessoais, caracterizadas por um forte individualismo, pois a proximidade fsica no significa necessariamente proximidade afetiva. Essa falta de afetividade refora o individualismo e estimula os conflitos. Um exemplo disso so as brigas freqentes no trnsito, muitas delas com desfecho violento.

No boxe a seguir, voc vai conhecer uma forma de vida em que os contatos primrios so privilegiados pelos indivduos. 3. O isolamento social A ausncia de contatos sociais caracteriza o isolamento social,Existem mecanismos que reforam esse isolamento. Entre eles, esto atitudes de ordem social e atitudes de ordem individual. As atitudes de ordem social envolvem os vrios tipos de preconceito (racial, religioso, de sexo etc.). Um exemplo histrico de preconceito o anti-semitismo, voltado contra os judeus. Tal atitude foi especialmente violenta durante a Idade Mdia e tambm entre 1933 e 1945 na Alemanha nazista, onde cerca de 6 milhes de judeus foram exterminados nos campos de concentrao. A frica do Sul outro exemplo de pas onde, por vrias dcadas, imperou uma legislao que isolava os negros do convvio social com os brancos: o apartheid. Durante esse perodo, a minoria branca imps maioria negra uma srie de restries, que iam desde a proibio de casamentos inter-raciais at a moradia em guetos demarcados e a realizao dos trabalhos mais penosos, relegando os negros condio de cidados de segunda classe. Uma atitude de ordem individual que refora o isolamento social a timidez. Segundo o socilogo Karl Mannheim, a timidez, o preconceito e a desconfiana podem levar o indivduo a um isolamento semelhante ao dos deficientes fsicos, quando seus portadores so segregados dentro de seu prprio grupo primrio,Isso porque o tmido tem dificuldade de se comunicar com o outro, de estabelecer laos de convivncia e afinidade, o que, de certo modo, o deixa margem da sociedade.

Questes 1. 2. 3. 4. O que contato social? O que representa a Socializao em tempos de globalizao Existem dois tipos de contatos sociais: primrios e secundrios.Explique-os D 3 exemplos de isolamento Social.

You might also like