You are on page 1of 10

1

Avisos de Segurana
INFORMAES IMPORTANTES
A sua segurana e a de terceiros muito importante.
Este manual e o seu produto tm muitas mensagens importantes de segurana. Sempre leia e siga as mensagens de segurana. Este o smbolo de alerta de segurana. Este smbolo alerta sobre situaes que podem trazer riscos a sua vida, ferimentos a voc ou a terceiros. Todas as mensagens de segurana viro aps o smbolo de alerta de segurana e a palavra PERIGO ou ADVERTNCIA. Estas palavras significam: Existe risco de voc perder a vida ou de ocorrerem danos graves se as instrues no forem seguidas imediatamente. Existe risco de voc perder a vida ou de ocorrerem danos graves se as instrues no forem seguidas. Todas as mensagens de segurana mencionam qual o risco em potencial, como reduzir a chance de se ferir e o que pode acontecer se as instrues no forem seguidas.

INSTRUES IMPORTANTES DE SEGURANA


ADVERTNCIA: Para reduzir o risco de incndio, choque eltrico ou ferimentos,
quando usar o seu refrigerador, siga estas precaues bsicas: No remova o fio de aterramento. Ligue o fio de aterramento a um terra efetivo. No use adaptadores. No use extenses. Retire o plugue da tomada antes de limpar ou consertar o produto. Aps limpeza ou manuteno recoloque todos os componentes antes de ligar o produto. Use produtos de limpeza que no sejam inflamveis. Mantenha produtos inflamveis, tais como gasolina, longe do seu refrigerador. Use duas ou mais pessoas para mover e instalar o refrigerador.

FIQUE ATENTO PARA ESTAS INSTRUES

Como Descartar Seu Refrigerador Antigo

Refrigeradores fora de uso ou abandonados podem ser perigosos, em especial para as crianas, pois podem ficar presas em seu interior, correndo risco de falta de ar.

Risco de Sufocamento Remova as portas do seu refrigerador antigo. No seguir esta instruo pode trazer risco de vida ou leses graves.

Antes de descartar seu refrigerador antigo:


Corte o cabo de alimentao. Retire a(s) porta(s). Deixe as prateleiras no lugar para que as crianas no possam entrar.

Informao Ambiental
A Whirlpool S.A. comercializa produtos que atendem legislao que regula a restrio e controle de substncias nocivas ao meio ambiente. Este produto e sua embalagem foram construdos com materiais que podem ser reciclados. Assim, ao descartar a embalagem separe-a para coleta por recicladores. Ao descartar o produto, procure empresas de reciclagem, observando o atendimento legislao local.

Por Onde Comeo?


Antes de ligar:
Retire a base da embalagem, calos e fitas de fixao dos componentes internos. Risco de Leses por Excesso de Peso Use duas ou mais pessoas para mover e instalar o seu refrigerador. No seguir esta instruo pode trazer danos sua coluna ou ferimentos. Limpe o interior do seu produto usando um pano ou esponja macia com gua morna e sabo neutro. No utilize objetos pontiagudos, lcool, lquidos inflamveis ou limpadores abrasivos. Eles podem danificar a pintura de seu refrigerador. No coloque e nem utilize aparelhos eltricos dentro do seu refrigerador.

INSTALANDO

Tenso:
A tenso admissvel na rede eltrica de sua casa deve estar dentro da faixa indicada na tabela a seguir: Tenso do aparelho 127 V 220 V Limites de tenso de 104 a 140 V de 198 a 242 V

Risco de Choque Eltrico Ligue o fio de aterramento a um terra efetivo. No remova o fio de aterramento. No use adaptadores. No use extenses. No seguir estas instrues pode trazer risco de vida, incndio ou choque eltrico.

Risco de Exploso Mantenha produtos inflamveis, tais como gasolina, longe do refrigerador. No seguir esta instruo pode trazer risco de vida, incndio ou exploso.

Fio terra (aterramento):


Para sua segurana, ligue corretamente o fio terra do seu refrigerador (fio verde atrs do produto). A conexo incorreta do fio terra pode resultar em acidentes com fogo, choque eltrico ou outros danos pessoais. Se o local de instalao no possuir um aterramento, providencie, consultando um eletricista de sua confiana. Verifique se a tenso da rede eltrica no local de instalao a mesma indicada na etiqueta fixada prxima ao plugue do cabo de alimentao do seu refrigerador, (conforme tabela do item Tenso a seguir). O refrigerador deve ser ligado em uma tomada eltrica em bom estado.

Local:
O refrigerador no deve ser instalado prximo a fontes de calor (fogo, aquecedores, etc.) ou em local onde incida luz do sol diretamente. A instalao em local no adequado, prejudica o funcionamento do seu refrigerador e aumenta o consumo de energia.

Embutimento:
Considere as seguintes distncias mnimas para garantir uma circulao de ar adequada: 15 cm 10 cm nas laterais. 10 cm no fundo. 15 cm no topo.
10 cm

Importante:
Nunca conecte o seu refrigerador atravs de extenses ou adaptadores com outro eletrodomstico na mesma tomada. Este tipo de ligao pode provocar sobrecarga na rede eltrica, prejudicando o funcionamento do seu refrigerador e resultando em acidentes com fogo. Use uma tomada exclusiva. Em caso de oscilao na tenso da rede eltrica, instale um estabilizador automtico de voltagem com potncia mnima de 1000 Watts, entre o refrigerador e a tomada. Se o cabo de alimentao estiver danificado, ele deve ser substitudo pelo servio autorizado a fim de evitar riscos de acidentes.

10 cm

Desta forma voc estar garantindo o bom desempenho do seu refrigerador e impedindo que seus componentes encostem em paredes, outros produtos ou mveis, evitando rudos desagradveis.

Ps estabilizadores:
Coloque o refrigerador no local escolhido. Gire os ps estabilizadores, localizados na frente do produto at enconstar no cho, estabilizando o produto.

Importante:
Para facilitar o fechamento da porta do seu refrigerador, gire os ps estabilizadores, conforme figura, inclinando levemente o produto para trs.

Rede eltrica da residncia:


Os fios da rede eltrica devem ser de cobre e ter sees mnimas conforme ABNT (NBR-5410). Para a proteo do produto e da rede eltrica contra sobrecorrentes, o circuito onde o produto ser ligado deve estar conectado a um disjuntor termomagntico. Caso no exista este disjuntor em sua residncia, consulte um eletricista especializado para instal-lo.

Risco de Incndio Nunca coloque velas acesas ou produtos similares (lamparina, lampio) sobre o refrigerador. No seguir esta instruo pode trazer risco de vida ou de incndio.

CARACTERSTICAS GERAIS
1 - Porta do Congelador 2 - Congelador 3 - Compartimento Resfriamento Extra 4 - Gaveta de Frios 5 - Lmpada 6 - Controle de Temperatura Boto de Degelo Seco 7 - Prateleiras (removveis) 8 - Tampa da Gaveta de Legumes 9 - Gaveta de Legumes 10 - Rodap 11 - Ps Estabilizadores 12 - Prateleira Porta-ovos (removvel) 13 - Prateleira Pequena (removvel) 14 - Prateleiras Grandes (removveis) 15 - Separador de Garrafas
8 9 10 11 7 1 2 3 4 5 6

12

13

14

15

Usando o Refrigerador
COMO OPERAR O CONTROLE DE TEMPERATURA
O controle de temperatura pode ser regulado para melhor atender as condies de conservao dos alimentos, conforme o grau de utilizao de seu refrigerador. A temperatura interna ajustada girando o boto de controle at a posio desejada. pode causar um resfriamento excessivo nos alimentos. Ajuste o controle de temperatura conforme a real necessidade.

Controle adicional de temperatura:


Para dias muito frios e um melhor resfriamento dos alimentos, o seu refrigerador possui um controle adicional de temperatura (flap), localizado na parte traseira do compartimento resfriamento extra. Flap na posio (1) - Dias Frios:

Temperatura Dias frios (abaixo de Mnima 20C) Poucos alimentos armazenados Poucas aberturas de porta Temperatura Situao Mdia intermediria Temperatura Dias quentes Mxima (acima de 35C) Muitos alimentos armazenados Muitas aberturas de porta
Evite regular a temperatura de seu refrigerador na posio Mnima em dias quentes, com muitos alimentos armazenados e com muitas aberturas de porta. Isto causar um resfriamento insuficiente, podendo haver perda de qualidade dos alimentos, alm de formao de suor interno. Para dias frios, com poucos alimentos armazenados e poucas aberturas de porta, evite regular a temperatura de seu refrigerador na posio Mxima. Isto

Utilizar quando os alimentos armazenados no refrigerador estiverem muito frios e o controle de temperatura j se encontrar na posio Mnima. Flap na posio (2) - Condio Normal: Utilizar em dias no muito frios, para obter um resfriamento rpido e 1 eficiente. Para movimentar o flap use simultaneamente as duas mos conforme ilustrao. Compartimento Resfriamento Extra 2

ARMAZENANDO BEBIDAS E ALIMENTOS


Recomendamos que os alimentos sejam armazenados em embalagens apropriadas, tais como sacos plsticos ou recipientes com tampas. Isso evita a remoo de umidade natural dos alimentos, mantendo sua qualidade.

No coloque alimentos quentes no refrigerador. Aguarde que estejam temperatura ambiente. Isto contribui para evitar o aumento do consumo de energia, garantindo o bom funcionamento do produto. Evite quantidades excessivas e perodos longos de abertura de porta. Desta forma voc estar reduzindo o consumo de energia e melhorando o desempenho do seu refrigerador.

Importante:
No armazene produtos txicos no seu refrigerador. Produtos txicos podem contaminar os alimentos. Mantenha o refrigerador operando pelo menos duas horas antes de abastec-lo com bebidas e alimentos, tempo necessrio para a estabilizao da temperatura no interior do produto.

Componentes do Refrigerador
CONGELADOR
O seu refrigerador possui um congelador ideal para armazenar alimentos congelados. A temperatura no congelador de 6C. Ao armazenar alimentos no congelador, observe as orientaes dos fabricantes de alimentos.

GAVETA DE FRIOS
Para obter uma melhor organizao dos alimentos, seu refrigerador possui gaveta indicada para armazenar pequenas quantidades de alimentos de consumo dirio, tais como: embutidos, massas resfriadas, frios, laticnios e carnes (no congeladas durante 1 ou 2 dias). Para retirar a gaveta de frios, puxe-a para frente at encostar no batente. Erga a parte frontal segurando-a com as duas mos e puxe-a para frente cuidadosamente.

COMPARTIMENTO RESFRIAMENTO EXTRA


Este compartimento opera na mesma temperatura do congelador. Por esta caracterstica pode ser utilizado para manter alimentos congelados e resfriar as bebidas rapidamente.

PRATELEIRAS
As prateleiras do seu refrigerador so removveis para facilitar a limpeza. O seu refrigerador utiliza um sistema natural de circulao de ar frio. Para garantir o bom desempenho do seu produto. No recomendado forrar as prateleiras com toalhas ou plsticos.

Importante:
Uma vez descongelado, o alimento no deve ser congelado novamente porque ele pode perder suas caractersticas naturais. Cuidado ao armazenar garrafas ou outros recipientes fechados no compartimento resfriamento extra, pois os lquidos aumentam de volume quando congelados, podendo assim romper a embalagem.

GAVETA DE LEGUMES
Certos alimentos, como frutas e hortalias, quando armazenados em contato direto com o ambiente frio e seco, desidratam. A gaveta de legumes mantm a temperatura e a umidade adequadas para o armazenamento de frutas e hortalias, preservando suas caractersticas naturais.

Manuteno e Cuidados
DEGELO SECO
O excesso de gelo no congelador prejudica o funcionamento do produto, por isso o degelo peridico necessrio. O perodo necessrio para a realizao do degelo poder variar, dependendo da umidade do ar, temperatura ambiente e frequncia de abertura da porta. Faa o degelo peridico antes que a espessura de gelo ultrapasse a altura do perfil indicador de degelo, localizado no topo do congelador, conforme ilustrao. Se a espessura do gelo for maior que a altura do perfil, o tempo de degelo aumenta, podendo no descongelar completamente e ainda transbordar gua na bandeja de degelo. Neste caso recomenda-se realizar o Degelo Manual (pg. 6). Perfil indicador de degelo

Antes de iniciar o degelo, retire todos os alimentos do congelador e do compartimento resfriamento extra, guardando-os adequadamente em um recipiente trmico. Pressione o boto Degelo, localizado no controle de temperatura, conforme a figura. Mantenha a porta do seu refrigerador fechada, pois o produto permanece desligado durante o tempo de degelo.

Remova o aparador de gua e transfira o Tampo Dreno posicionando-o no orifcio direito, indentificado com a letra A.
M E D

Reposicione o aparador de gua. A gua do degelo escoar pelo dreno depositando-se na gaveta de frios. Aps o degelo, despeje a gua da gaveta de frios em uma pia e encaixe novamente no refrigerador. Reposicione o Tampo Dreno no orifcio esquerdo do aparador de gua, indentificado com a letra B. Passe um pano seco nos compartimentos congelador, aparador de gua e gaveta de frios. Aconselha-se uma boa e completa limpeza no refrigerador. Recoloque o plugue na tomada e deixe o refrigerador operando 2 horas com a porta fechada e controle de temperatura na posio mxima. Depois de 2 horas, ajuste o controle de temperatura at a posio desejada. (pg. 4). Recoloque os alimentos no refrigerador.

A gua resultante do degelo escoar pelo aparador de gua at a bandeja de degelo localizada atrs do seu refrigerador. Neste momento, voc poder ouvir barulho de gua escorrendo. A gua proveniente do degelo ser evaporada lenta e naturalmente, no havendo necessidade de retirar a bandeja de degelo. Aps o trmino do degelo seco, o seu refrigerador religar automaticamente. Este processo levar algumas horas para ser finalizado. S ento, abastea o congelador novamente. Para sua maior convenincia, execute o degelo no perodo da noite, perodo em que o refrigerador no estar sendo utilizado.

Importante:
Caso o congelador esteja sujo com resduos de alimentos e bebidas, ou se a camada de gelo estiver cobrindo o perfil, faa o Degelo Manual. Isto evita a formao de odores e transbordamento de gua na bandeja de degelo. Mantenha sempre os alimentos congelados bem embalados.

Importante:
Nunca utilize objetos cortantes ou pontiagudos para remover o gelo, pois voc pode danificar o produto.

LIMPEZA

Bandeja de degelo:
O acmulo de gua neste recipiente normal. A gua proveniente do degelo seco que ser evaporada lenta e naturalmente. Em casos de necessidade de movimentar o refrigerador, movimente-o com cuidado para que no provoque um transbordamento da gua do degelo. Esta pea somente deve ser retirada, para eventual limpeza (pg. 7).

Risco de Exploso Use produtos de limpeza que no sejam inflamveis. No seguir esta instruo pode trazer risco de vida, incndio ou de exploso.

DEGELO MANUAL
Em casos em que a camada de gelo cobrir o perfil indicador de degelo ou tiver resduos de alimentos no congelador, proceda da seguinte maneira: Gire o controle de temperatura para a posio Desliga. Retire o plugue da tomada. Retire todos os alimentos do congelador e do refrigerador, guardando-os adequadamente em um recipiente trmico.

Risco de Choque Eltrico Retire o plugue da tomada antes de efetuar qualquer manuteno ou limpeza do produto. Recoloque todos os componentes antes de ligar o produto. No seguir estas instrues pode trazer risco de vida ou choque eltrico.

Manter limpo o seu refrigerador, evita a contaminao dos alimentos por odores. Antes de fazer uma limpeza geral, desconecte o plugue da tomada. Os alimentos perecveis devero ser acondicionados em um recipiente trmico. Mantenha o coletor de gua, localizado atrs da gaveta de carnes, sempre limpo e livre de resduos para evitar transbordamento de gua. Use esponja ou pano macio umedecido em gua com detergente ou sabo neutros. Enxge bem e seque com pano limpo e seco. Para limpar a parte externa traseira, use somente aspirador de p ou espanador.

Aps a limpeza, conecte o plugue na tomada. Deixe o refrigerador operando 2 horas com a porta fechada e o controle de temperatura na posio Mxima. Depois de 2 horas ajuste o boto do controle de temperatura na posio desejada, conforme o item Controle de Temperatura (pg. 4).

Importante:
Nunca utilize produtos txicos (amonaco, lcool, removedores, etc.) ou abrasivos (saplios, pastas, etc.) e nem esponja de ao ou escovas, na limpeza do seu refrigerador. Estes produtos podem danificar e deixar odores desagradveis no interior do seu refrigerador. Evite tambm o contato destes produtos com o seu refrigerador, pois podero danific-lo.

Remoo da bandeja de degelo:


Remova a bandeja levantando-a na vertical at desengatar as presilhas. Em seguida puxe-a para liberar, conforme ilustrao. Para garantir o escoamento da gua resultante do degelo, mantenha a vlvula, localizada atrs do produto, sempre limpa. Retire a bandeja de degelo e remova a vlvula para limpeza. Obs.: Esta bandeja s deve ser retirada para limpeza.

VIAGENS E AUSNCIAS
Antes de se ausentar por perodos longos, faa o Degelo Manual (pg. 6), desligue o produto da tomada, esvazie o refrigerador, remova a gua das formas de gelo e da bandeja de degelo. Deixe a porta aberta para evitar odores. Para perodos curtos de ausncia, seu refrigerador poder permanecer ligado. Lembre-se que pode haver falta de energia eltrica por um longo perodo de tempo enquanto voc estiver fora e, neste caso, o descongelamento dos alimentos provocar a degradao dos mesmos.

2 movimento 1 movimento

Higienizao da bandeja de degelo:


Recomendamos a higienizao a cada 6 meses ou quando necessrio. Esta operao somente deve ser realizada aps degelo (ver item Degelo Manual pg. 6). Para isso: Remova a bandeja de degelo. Escove a bandeja em gua corrente para eliminar acmulo de resduos slidos. Logo aps, coloque a bandeja dentro de um tanque ou balde cheio de gua (at cobrir) e adicione 50 ml de gua sanitria para cada 10 litros de gua. Mantenha-o longe de crianas e animais. Mantenha a pea nesta soluo por 1 hora. Manuseie a gua com cuidado evitando o contato com a soluo, por exemplo, usando luvas. Obs.: Ao recolocar a bandeja, certifique-se que esteja bem encaixada.

LMPADA
Em caso de queima da lmpada, substitua-a seguindo os seguintes passos: Desconecte o plugue da tomada. Desenrosque a lmpada e substitua por uma nova, com as mesmas caractersticas, de no mximo 15 Watts, que voc tambm encontra no servio autorizado. Conecte o plugue na tomada.

Importante:
Lmpadas com potncia maior que 15 Watts podem danificar seu refrigerador.

Caractersticas Tcnicas
Modelo Dimenses sem embalagem Altura (com parafuso nivelador) Largura Largura com a porta aberta a 135 Profundidade Profundidade com a porta aberta a 90 CRA30 (mm) 1440 550 1085 631 972

Capacidade bruta Total

(litros) 275

Capacidade de armazenagem Total Refrigerador Congelador

(litros) 261 236 25

Peso mximo sobre componentes Tampa da gaveta de legumes Prateleira de plstico (cada) Gaveta de carnes Gaveta de legumes Congelador Prateleira para porta-ovos Prateleira pequena Prateleira grande (cada)

(kg) 15,0 20,0 8,5 12,0 16,0 2,5 5,0 5,0

Peso sem embalagem

42,0 kg

O fabricante se reserva no direito de modificar as caractersticas gerais, tcnicas e estticas de seus produtos sem aviso prvio.

RUDOS CONSIDERADOS NORMAIS


Alguns rudos so considerados prprios ao funcionamento do refrigerador. A seguir, apresentamos uma relao descritiva dos rudos caractersticos do funcionamento. Estalos: Os estalos so devidos ao desplacamento de gelo. o mesmo rudo que ocorre quando formas de gelo so retiradas do congelador e expostas temperatura ambiente. Rudo caracterstico de motor. Significa que o compressor est em funcionamento. Rudo caracterstico da expanso do gs no sistema de refrigerao. um rudo semelhante ao gerado quando se enche um balo de gs. Rudo caracterstico de gua escorrendo. Ocorre quando o refrigerador est fazendo o degelo.

Rudo do compressor: Rudo de expanso de gs: Rudo de degelo

Solues de Pequenos Problemas


Antes de ligar para o SAB - nico Autorizado Consul, faa uma verificao prvia, consultando a tabela a seguir: PROBLEMA O Refrigerador no liga CAUSA PROVVEL Controle de temperatura na posio Desliga. Falta de energia. SOLUO Regule o controle de temperatura na posio desejada. Verifique o fusvel ou o disjuntor da residncia. Veja tambm se o plugue est conectado tomada. Instale um estabilizador automtico de voltagem com potncia mnima de 1000 Watts. 3
MAIORES INFORMAES NA PGINA

Tenso muito baixa/alta (isto pode ser notado pelas oscilaes de luminosidade das lmpadas da casa). Tomada com defeito. Plugue desconectado. Cabo de alimentao danificado. Boto Degelo Seco acionado.

Ligue outro aparelho na tomada para verificar e troque a tomada se necessrio. Conecte-o. Ligue para o SAB - nico Autorizado Consul (pgina 10). Transfira os alimentos para um recipiente trmico e aguarde o fim do degelo at o boto retornar para a posio inicial. Este processo leva algumas horas. 3

5/6 3 3 3

Rudos anormais Instalao em local no adequado. Veja o item Por onde Comeo? (Instalando). Nivelamento inadequado. Tubos na parte traseira tocando na parede. Refrigerao insuficiente A circulao de ar est sendo dificultada. Porta sendo aberta com muita freqncia. Controle de temperatura na posio incorreta. Controle adicional de temperatura na posio Dias Frios. Suor externo Regule os ps estabilizadores. Afaste o produto da parede.

Redistribua os alimentos, evitando sobrecarregar as grades. No forre as prateleiras com toalhas. 4/5 Instrua as pessoas a abrir a porta somente quando necessrio. 5

Ajuste-o, conforme o item Usando o Refrigerador (Como operar o Controle de Temperatura). 4 Reposicione o controle de regulagem adicional de temperatura (flap) para Condio Normal. 4 3

Elevada umidade do ar ambiente Instale seu refrigerador em local ventilado. (normal em certos climas e pocas do ano). M vedao da borracha magntica que contorna a porta.

Regule os ps estabilizadores de maneira a manter o refrigerador levemente inclinado para trs. 3 5 4

Suor interno

Abertura de porta muito freqente. Instrua as pessoas a abrir a porta somente quando necessrio. Alimentos desembalados e ou recipientes com lquidos destampados (umidade excessiva). M vedao da borracha magntica que contorna a porta. Armazenamento de alimentos quentes no refrigerador. Porta mal fechada. Embale os alimentos e/ou tampe os recipientes.

Regule os ps estabilizadores de maneira a manter o refrigerador levemente inclinado para trs. 3 Deixe esfriar os alimentos antes de armazenar no seu refrigerador. Verifique se algum objeto est impedindo o fechamento completo da porta. Se necessrio reorganize os alimentos. Ajuste-o, conforme o item Usando o Refrigerador (Como operar o Controle de Temperatura). 4 Substitua a lmpada. Veja o item Manuteno e Cuidados (Lmpada). Limpe o coletor de gua. Posicione o tampo de degelo manual na posio B. No permita que a espessura do gelo ultrapasse o perfil indicador de degelo. Se o gelo cobrir o perfil, faa o degelo manual colocando o tampo na posio A Coloque a bandeja corretamente. Observe a distncia mnima do produto parede (ver item Embutimento). Limpe adequadamente a bandeja de degelo, conforme Higienizao da Bandeja de Degelo. Veja o item Manuteno e Cuidados. 7 7 6 5

Controle de temperatura na posio incorreta. Lmpada no acende Lmpada queimada.

Transbordamento Coletor de gua entupido. de gua interno Tampo de degelo manual na posio A. Transbordamento Degelo executado com excesso de gua externo de gelo no congelador.

6 6 3

Bandeja de degelo solta ou mal ajustada sobre o compressor. Mau cheiro externo Sujeira e restos de alimentos acumulados na bandeja de degelo.

Garantia
TERMO DE GARANTIA
O seu produto Consul garantido contra defeitos de fabricao, pelo prazo de 12 meses, contado a partir da data da emisso da Nota Fiscal ou da entrega do produto, ao primeiro adquirente, sendo: Os 03 (trs) primeiros meses - garantia legal; Os 09 (nove) ltimos meses, - garantia especial, concedida pela Whirlpool S.A.; A garantia compreende a substituio de peas e mo-de-obra no reparo de defeitos devidamente constatados, pelo fabricante ou pelo SAB - nico Autorizado Consul, como sendo de fabricao; Durante o perodo de vigncia da garantia, o produto ter assistncia tcnica do SAB - nico Autorizado Consul. As garantias legal e/ou especial ficam automaticamente invalidadas se: O uso do produto no for exclusivamente domstico; No forem observadas as orientaes e recomendaes do Manual do Consumidor quanto a utilizao do produto; Na instalao do produto no forem observadas as especificaes e recomendaes do Manual do Consumidor quanto s condies para instalao do produto, tais como, nivelamento do produto, adequao do local para instalao, tenso eltrica compatvel com o produto, etc.; Na instalao, as condies eltricas e/ou hidrulicas e/ou de gs no forem compatveis com a ideal recomendada no Manual do Consumidor do produto; Tenha ocorrido mau uso, uso inadequado ou se o produto tiver sofrido alteraes ou modificaes estticas e/ou funcionais, bem como, tiver sido realizado conserto por pessoas ou entidades no credenciadas pela Whirlpool S.A.; Houver sinais de violao do produto, remoo e/ou adulterao do nmero de srie ou da etiqueta de identificao do produto. As garantias legal e/ou especial no cobrem: Despesas com a instalao do produto realizada pelo SAB - nico Autorizado Consul, ou por pessoas ou entidades no credenciadas pela Whirlpool S.A., salvo os produtos mencionados no Manual do Consumidor; Despesas decorrentes e conseqentes de instalao de peas e acessrios que no pertenam ao produto, mesmo aqueles comercializados pela Whirlpool S.A., salvo os especificados para cada modelo no Manual do Consumidor; Despesas com mo-de-obra, materiais, peas e adaptaes necessrias preparao do local para instalao do produto, ou seja: rede eltrica, de gs ou hidrulica, alvenaria, aterramento, esgoto, etc.; Falhas no funcionamento do produto decorrentes da falta de fornecimento ou problemas e/ou insuficincia no fornecimento de energia eltrica, gua ou gs na residncia, tais como: oscilaes de energia eltrica superiores ao estabelecido no Manual do Consumidor, presso de gua insuficiente para o ideal funcionamento do produto; Servios e/ou despesas de manuteno e/ou limpeza do produto; Falhas no funcionamento normal do produto decorrentes da falta de limpeza e excesso de resduos, ou ainda, decorrentes da existncia de objetos em seu interior, estranhos ao seu funcionamento e finalidade de utilizao; Transporte do produto at o local definitivo da instalao; Produtos ou peas que tenham sido danificados em conseqncia de remoo, manuseio, quedas ou atos e efeitos decorrentes da natureza, tais como relmpago, chuva, inundao, etc.; Despesas por processos de inspeo e diagnstico, incluindo a taxa de visita do tcnico, que determinem que a falha no produto foi causada por motivo no coberto por esta garantia. Chamados relacionados a orientao de uso de eletrodomstico, cuja explicao esteja presente no Manual do Consumidor ou em Etiquetas Orientativas que acompanham o produto, sero cobrados dos consumidores. A garantia especial no cobre: Deslocamentos para atendimentos de produtos instalados fora do municpio sede do SAB - nico Autorizado Consul, o qual poder cobrar taxa de locomoo do tcnico, previamente aprovada pelo consumidor, conforme tabela de quilometragem emitida pela Whirlpool S.A. divulgada atravs do Servio de Atendimento ao Consumidor (SAC); Peas sujeitas ao desgaste natural, descartveis ou consumveis, peas mveis ou removveis em uso normal, tais como, lmpadas, filtros, botes de comando, puxadores, bem como, a mo-de-obra utilizada na aplicao das peas e as conseqncias advindas dessas ocorrncias. Consideraes Gerais: A Whirlpool S.A. no autoriza nenhuma pessoa ou entidade a assumir em seu nome, qualquer outra responsabilidade relativa garantia de seus produtos alm das aqui explicitadas. A Whirlpool S.A. reserva-se o direito de alterar caractersticas gerais, tcnicas e estticas de seus produtos, sem aviso prvio. Este Termo de Garantia vlido para produtos vendidos e instalados no territrio brasileiro. Para a sua tranquilidade, preserve e mantenha este Manual com o Termo de Garantia, e Nota Fiscal de Compra do produto sempre mo.

Whirlpool S.A. Unidade de Eletrodomsticos Atendimento ao Consumidor Rua Olympia Semeraro n 675 Jardim Santa Emlia CEP 04183-901 - So Paulo - SP Caixa postal 5171

Capitais e regies metropolitanas

Demais localidades

10

4004 0014

0800 970 0999

W10247634 22/12/2008

You might also like