You are on page 1of 24

Espondilite Anquilosante

CRIAO E DESENVOLVIMENTO:
Comisso de Espondiloartrites

CREDITO IMAGEM DA CAPA:


http://omurtlak.bloguez.com/

EDITORAO: Rian Narcizo Mariano PRODUO: www.letracapital.com.br

Copyright SBR-Comisso de Espondiloartrites, 2012 O contedo desta cartilha pode ser reproduzido desde que citada a fonte.

Espondilite Anquilosante Cartilha para pacientes

ndice
O que a espondilite anquilosante.........................4 O que causa a espondilite anquilosante? ................4 Qual a prevalncia da espondilite anquilosante? ...5 Quais so os riscos de filhos de pacientes com espondilite anquilosante tambm apresentarem a doena? ...........................5 Quais so os sintomas da espondilite anquilosante? .................................. 6 Quais so os rgos e tecidos afetados pela doena? ............................................6 Como diagnosticar a espondilite anquilosante? .................................... 8 Como distinguir a espondilite anquilosante de outros problemas de coluna? .............................9 possvel fazer um diagnstico precoce? .............9 Como a doena pode progredir? ............................10 A espondilite anquilosante pode prejudicar a vida profissional do paciente? .............................11 A doena interfere na atividade sexual?.................12 Existem riscos na gravidez de mulheres com espondilite? ....................................................12 Como o tratamento da espondilite anquilosante?..........................................................12 Como o tratamento medicamentoso convencional? ........................................................ 13 E o que so as recentes terapias biolgicas? .......... 13 Dvidas frequentes................................................. 14

1. O que a espondilite anquilosante?


A espondilite anquilosante um tipo de inflamao que afeta os tecidos conjuntivos, caracterizando-se pela inflamao das articulaes da coluna e das grandes articulaes, como quadris, ombros e outras regies. Embora no exista cura para a doena, o tratamento precoce e adequado consegue tratar os sintomas - inflamao e dor , estacionar a progresso da doena, manter a mobilidade das articulaes acometidas e manter uma postura ereta.

2. O que causa a espondilite anquilosante?


A causa desconhecida. Os especialistas sabem que a doena cerca de 300 vezes mais frequente em pessoas que herdam um determinado grupo sanguneo dos glbulos brancos, quando comparadas com aquelas que no possuem esse marcador gentico, denominado HLA-B27. Cerca de 90% dos pacientes brancos com espondilite anquilosante so HLA-B27 positivos. A teoria mais aceita a de que a doena possa ser desencadeada por uma infeco intestinal naquelas pessoas geneticamente predispostas a desenvolv-las, ou seja, portadoras do HLA-B27. A espondilite anquilosante no transmitida por contgio ou por transfuso sangunea.

3. Qual a prevalncia da espondilite anquilosante?


A espondilite anquilosante tende a ocorrer em famlias, afeta trs vezes mais os homens do que as mulheres e surge normalmente entre os 20 e 40 anos. Cerca de 20% dos indivduos com HLA-B27 tero espondilite anquilosante, embora a maioria nunca ser diagnosticada como tendo a doena, pois ela se apresentar de forma branda. Como o HLA-B27 est presente em 7% a 10% da populao, pouco mais de um em cem indivduos apresentar a doena.

4. Quais so os riscos de filhos de pacientes com espondilite anquilosante tambm apresentarem a doena?
Os riscos de os filhos de pacientes com espondilite anquilosante apresentarem a doena so muito reduzidos, no mais de 15%, comparados s chances de 85% de gerar crianas saudveis normais. Mesmo entre os 15% que sofram da doena, provavelmente apenas um apresentar uma condio severa o suficiente para interferir em sua vida normal. Pais com Espondilite Anquilosante s vezes perguntam se seus filhos devem fazer exames para verificar se possuem o HLA-B27. No momento, a resposta que isso no deve ser feito, pois no h como saber qual criana com esse grupo sanguneo apresentar a doena. Se algum dia for possvel prevenir a doena, ento ser importante descobrir quais crianas pos7

suem o grupo HLA-B27, para que possam ser protegidas.

5. Quais so os sintomas da espondilite anquilosante?


Dores na coluna que surgem de modo lento ou insidioso durante algumas semanas, associadas rigidez matinal da coluna, que diminui de intensidade durante o dia. A dor persiste por mais de trs meses, melhora com exerccio e piora com repouso. No incio, a espondilite anquilosante costuma causar dor nas ndegas, possivelmente se espalhando pela parte de trs das coxas e pela parte inferior da coluna. Um lado geralmente mais doloroso do que o outro. Essa dor tem origem nas articulaes sacroilacas (entre o sacro e a plvis). Alguns pacientes sentem-se globalmente doentes sentem-se cansados, perdem apetite e peso e podem ter anemia. A inflamao das articulaes entre as costelas e a coluna vertebral pode causar dor no peito, que piora com a respirao profunda, sentida ao redor das costelas, podendo ocorrer diminuio da expansibilidade do trax durante a respirao profunda. Os indivduos que apresentam limitao significativa da expansibilidade do trax no devem de forma alguma fumar, pois seus pulmes, que j no expandem normalmente, estariam ainda mais susceptveis a infeces.

6. Quais so os rgos e tecidos afetados pela doena?


Articulaes da coluna vertebral: inflamao das articulaes da coluna que causa dores e
8

rigidez matinal. A doena comea nas juntas entre o sacro e a plvis, denominadas juntas sacroilacas. Outras articulaes: inflamao das articulaes dos quadris, ombros, joelhos e tornozelos so as partes afetadas com maior frequncia. O efeito nessas juntas similar quele na coluna. Pode haver um perodo de dor na junta, talvez at com a ocorrncia de algum inchao, porm o tratamento alivia os sintomas. Ossos: Algumas vezes, ocorrem locais sensveis ou dolorosos em ossos que no fazem parte da coluna, como o osso do calcanhar, tornando-se desconfortvel ficar em p em cho duro, e o osso squio da bacia, tornando as cadeiras duras muito desagradveis. Olhos: uvete ou irite - inflamao da regio colorida do olho (ris) ocorre em um a cada sete pacientes. Os pacientes apresentam olhos avermelhados e doloridos, o que deve ser reportado ao mdico o mais rapidamente possvel, pois pode ocorrer um dano permanente. Se no houver um mdico disposio, deve-se ir diretamente para um hospital que possua um pronto-socorro ou um departamento de oftalmologia. Corao, pulmo e sistema nervoso central: so complicaes raras, afetando menos de um entre cem pacientes. A inflamao pode afetar as vlvulas do corao, as articulaes ou os discos entre as vrtebras, podendo assim comprimir um nervo ou a medula ssea, causando dormncias, fraqueza muscular ou dores. O pulmo raramente diretamente afetado por uma fibrose na sua parte superior. O pulmo pode ser indiretamente comprometido pela diminuio da expansibilidade da caixa torcica causada pela espondilite anquilosante. Portanto, o paciente espondiltico nunca dever fumar.
9

Pele: psorase, uma condio inflamatria comum da pele, caracterizada por episdios frequentes de vermelhido, coceira e presena de escamas prateadas, secas e espessas, pode estar associada espondilite anquilosante em alguns pacientes. Intestino: a colite, ou inflamao do intestino, pode estar associada espondilite anquilosante em alguns pacientes.

7. Como diagnosticar a espondilite anquilosante?


O diagnstico da doena baseado no conjunto de sintomas (dor nas ndegas e dor nas costas) e nos exames de imagem (raios-x, tomografia computadorizada ou ressonncia magntica) da bacia, da coluna e das juntas afetadas. O mdico faz um histrico e examina as costas (procurando por espasmos musculares, com ateno para a postura e mobilidade) e examinar as outras partes do corpo, procurando pelas evidncias da espondilite anquilosante. o diagnstico da espondilite anquilosante confirmado pelos exames de imagem acima citados. As alteraes caractersticas esto nas juntas sacroilacas, mas podem levar alguns anos para desenvolver-se, podendo no ser notadas na primeira consulta. O mdico, provavelmente, o avaliar com relao anemia e aos testes da velocidade de sedimentao das hemcias (VHS) e protena C Reativa (PCR), que informam quo ativa a doena est.

10

8. Como distinguir a espondilite anquilosante de outros problemas de coluna?


Dor na coluna uma das queixas mais comuns nos consultrios mdicos. Embora a grande maioria dos pacientes com dor na coluna no tenha espondilite anquilosante, o mdico deve reconhecer as diferentes causas em cada paciente. As causas mais frequentes de dor na coluna so distenses ou entorses, que podem ocorrer em qualquer idade. Uma hrnia de disco outro exemplo de causa de dor na coluna. Em pacientes idosos, problemas degenerativos como a osteoartrite, comumente afetam a coluna. Quando voc procura um mdico por dor na coluna, ele deve reconhecer se voc tem artrite inflamatria e que se trata da espondilite anquilosante, ou se uma das frequentes causas mecnicas. O tratamento diferente. O diagnstico feito ao ouvir seus sintomas e examin-lo. O mdico pode solicitar alguns exames de sangue e radiografias da sua bacia e coluna.

9. possvel fazer um diagnstico precoce?


Muitos pacientes tm comentado que sua espondilite anquilosante s foi diagnosticada vrios meses ou anos aps o incio dos seus primeiros sintomas. No h nenhum teste diagnstico que o mdico possa solicitar no incio da dor na coluna, porm os sintomas do paciente, que so diferentes das dores de coluna comuns, devem alertar o mdi11

co para o diagnstico da espondilite anquilosante. A presena ou positividade do grupo sanguneo HLA-B27 certamente no far o diagnstico, embora possa ajudar em determinados pacientes, visto que cerca de 90% dos pacientes com espondilite anquilosante so HLA-B27 positivos. Embora seja no momento um exame caro e de difcil acesso, pode ser til em determinadas situaes de dvida, ao alertar o mdico para a possibilidade de o seu paciente ser portador de espondilite anquilosante. Atualmente se considera que os exames de imagem (radiografia, mapeamento, tomografia e ressonncia magntica), so aqueles que poderiam mais precocemente, detectar a inflamao das articulaes sacroilacas, que normalmente ocorre na fase inicial da espondilite anquilosante.

10. Como a doena pode progredir?


A espondilite anquilosante toma diferentes rumos em pessoas diferentes, sendo que dois casos nunca so exatamente iguais. Com o passar do tempo, aps a fase ativa em que as juntas esto inflamadas, a doena torna-se bem menos ativa ou mesmo totalmente inativa. Os sintomas podem surgir e desaparecer durante longos perodos. Os ossos das vrtebras da coluna crescem, formando pontes entre as vrtebras, s vezes envolvendo completamente as juntas, impedindo assim que ela se mova, causando a rigidez denominada anquilose. A coluna lombar geralmente se torna rgida, bem como a regio posterior su12

perior do pescoo. por esta razo que muito importante que se mantenha uma boa postura. Algumas pessoas podem ter apenas uma srie de leves dores e desconfortos, durante vrios meses. Isso parece ser mais comum nas mulheres com espondilite aquilosante. Nesse estgio, a doena pode tanto desaparecer, como pode prosseguir causando rigidez na coluna dorsal ou mesmo no pescoo.

11. A espondilite anquilosante pode prejudicar a vida profissional do paciente?


A experincia indica que pacientes com espondilite anquilosante so capazes de executar muitos tipos de trabalho, sejam intelectuais, semiqualificados ou braais, embora os trabalhos intelectuais sejam os de maior adaptao. Existem exemplos de pacientes executando funes fisicamente estressantes, incluindo-se carpinteiros e operrios de construo. Um emprego que exija que o paciente alterne entre sentar-se, andar e permanecer em p ideal. O trabalho mais inadequado aquele em que ele precisa se encurvar ou agachar sob uma bancada por horas seguidas. H pacientes com sucesso em carreiras profissionais de destaque. Com exceo de alguns casos especiais, a espondilite anquilosante no deve trazer dificuldades na obteno de seguros de vida ou financiamentos para aquisio de imveis.

13

12. A doena interfere na atividade sexual?


Geralmente, a espondilite anquilosante no interfere na atividade sexual, a no ser que o quadril seja afetado, caso em que a moderna operao denominada artroplastia do quadril, se faz consideravelmente til na liberao dos movimentos.

13. Existem riscos na gravidez de mulheres com espondilite?


A gravidez em mulheres com espondilite anquilosante no traz danos para a me ou o beb, mas, diferentemente de outras formas de reumatismo, a espondilite anquilosante no melhora durante este perodo. Os bebs geralmente nascem da forma normal, mas, eventualmente, necessria uma cesariana caso as juntas do quadril tornem-se muito rgidas.

14. Como o tratamento da espondilite anquilosante?


No h cura para a espondilite anquilosante e, embora a doena tenda a ser menos ativa conforme a idade avana, o paciente deve estar consciente de que o tratamento deve durar para sempre. O tratamento objetiva o alvio dos sintomas e a melhora da mobilidade da coluna onde estiver diminuda, permitindo ao paciente ter uma vida social e profissional normal. O tratamento engloba uso de medicamentos, fi14

sioterapia, correo postural e exerccios, que devem ser adaptados a cada paciente.

15. Como o tratamento medicamentoso convencional?


Utilizam-se analgsicos para aliviar a dor. Existem vrias substncias capazes de reduzir ou eliminar a dor, que permitem ao paciente uma boa noite de sono e seguir um programa de exerccios. Alguns dos medicamentos mais novos so criados para serem efetivos durante a noite e durante a primeira parte do dia. Os remdios podem ser sintomticos como os analgsicos e os relaxantes musculares, ou ento modificadores da evoluo da doena, como a sulfasalazina e o metotrexato. Como existem estudos indicando que o uso contnuo de anti-inflamatrios no-hormonais pode reduzir a progresso radiolgica da espondilite anquilosante, estes medicamentos tambm so considerados modificadores de doena. Passada a fase aguda da doena, a maioria dos pacientes no necessita de remdios, uma vez que faam parte de um programa regular de exerccios. Os remdios so necessrios esporadicamente, apenas quando os sintomas reaparecem apesar da terapia de exerccios. Para outros pacientes, pode ser necessrio um tratamento contnuo com doses reduzidas (manuteno) de medicamentos.

16. E o que so as recentes terapias biolgicas?


Terapias biolgicas representam um significativo avano no tratamento dos portadores de
15

espondilite anquilosante, que no responderam ao tratamento convencional. A terapia biolgica consiste em injees subcutneas ou intravenosas de medicaes que combatem a dor, inflamao e as alteraes da imunidade nas doenas acima mencionadas. Consiste de medicaes base de anticorpos monoclonais, protenas de fuso celular, anti-interleucinas e bloqueadores da coestimulao do linfcito T, que se comportam como verdadeiros msseis teleguiados que inativam, com preciso e segurana, determinados alvos constitudos por clulas, citocinas e mediadores imunes presentes de forma anormal na circulao dos portadores de espondilite anquilosante.

17. Dvidas frequentes


A) Existem outras alternativas para aliviar a dor? O paciente pode utilizar o calor que, em todas as suas variadas formas, ajudar no alvio da dor e rigidez. Um banho quente aps o descanso, uma bolsa de gua quente ou um cobertor eltrico podem ser suficientes. No necessrio utilizar lmpadas especiais. B) A acupuntura pode ser utilizada no tratamento? Embora at o momento no haja provas de que a acupuntura seja efetiva no tratamento da doena, existem evidncias de que essa terapia, desde que realizada por profissional habilitado, apresenta bons resultados no alvio da dor crnica. No se engane submetendo-se a tratamentos
16

dispendiosos que no tenham sido comprovados cientificamente. Para pacientes com pescoo rgido, a manipulao pode ser perigosa. C) Como a cirurgia pode auxiliar no tratamento? utilizada com maior frequncia para restaurar os movimentos de juntas do quadril danificadas (artroplastia) e, raramente, para posicionar corretamente as costas ou o pescoo daqueles que se tornaram to afetados pela doena a ponto de no conseguirem olhar para frente, tendo dificuldades at para atravessar uma rua. D) Qual a importncia dos exerccios? O propsito dos exerccios conscientiz-lo de sua postura, especialmente com relao s suas costas, e encorajar o movimento livre de algumas juntas, particularmente ombros e quadris. importante fortalecer os msculos, pois o movimento reduzido, mesmo por um curto perodo de tempo, enfraquece-os, podendo levar muito tempo para reconstru-los. E) Quais so os objetivos da fisioterapia? Provavelmente, em algum momento, o paciente receber tratamento de algum fisioterapeuta. Ele deve aprender uma rotina de exerccios que poder praticar todos os dias. Os exerccios so indicados com base nas necessidades individuais de cada um. O paciente deve ir a um departamento de fisioterapia durante uma ou duas sesses para aprender os exerccios. Contudo, o fisioterapeuta no far seu tratamento sem receita ou carta de um mdico, que dever ser consultado em primeiro lugar.

17

F) Como o paciente deve agir durante o tratamento? Como parte do tratamento da espondilite anquilosante, importante que ele cuide de sua sade e postura. Isso inclui evitar o excesso de peso e de cansao por longos perodos de trabalho ou por excesso de compromissos. O lema para o tratamento, o qual cada paciente deveria aprender e obedecer, : FUNO DO MDICO ALIVIAR A DOR E FUNO DO PACIENTE PRATICAR EXERCCIOS E MANTER BOA POSTURA. Os princpios de tratamento so: 1. Tomar cuidado com a sade geral e prestar ateno dieta; 2. Insistir nos exerccios que visem manuteno da postura e mobilidade das juntas afetadas pela doena. A postura, portanto, extremamente importante quando estiver no trabalho, se divertindo ou dormindo; 3. Consultar o mdico se necessitar de alvio para a dor ou controle medicamentoso para a fase aguda da doena; 4. No temer os medicamentos para controlar a dor. Uma vez controlada, possvel aplicar um programa regular de exerccios, os quais controlaro, por si s, a dor, fazendo com que os remdios se tornem menos necessrios; 5. Cooperar com o mdico, fazendo avaliaes peridicas de sua sade geral. G) Quais so os cuidados que o paciente deve ter com a coluna? 1. Deitar-se de bruos em uma superfcie firme por cerca de 20 minutos a cada manh ou comeo de noite.
18

2. Repetir os exerccios de respirao profunda em intervalos frequentes durante o dia. 3. Tomar cuidado com sua postura corrigindo-a constantemente, no somente durante os exerccios, mas tambm enquanto sentado, em p ou andando. 4. Fazer alguns dos exerccios todos os dias. H) Como deve ser o repouso? Se a espondilite anquilosante estiver muito ativa e a rigidez bastante problemtica, podem ser necessrios um descanso temporrio do trabalho ou uma estadia em um hospital. Isso no significa permanecer imvel, pois isto poderia acelerar a rigidez da coluna. Deve-se praticar exerccios para as costas, trax e membros, para mant-los maleveis. Quando deitado na cama, importante que o paciente se mantenha em posio perfeitamente horizontal, deitado de costas e, tambm, algumas vezes, deitar-se de bruos. O ideal deitar de bruos por 20 minutos antes de levantar pela manh e 20 minutos antes de dormir noite. A princpio, possvel que ele no tolere mais que 5 minutos de cada vez ou necessite de um travesseiro sob o trax, mas, com a prtica, conforme a coluna relaxa, torna-se mais fcil. Se isso tornar-se um hbito, auxiliar para evitar que suas costas se encurvem. Embora deitar de bruos possa no ser prtico, algum tempo dedicado a isto melhor do que nada. I) A cama e o colcho do paciente devem ser adaptados? O colcho deve ser firme e sem depresses. Se estiver deformado, o paciente pode utilizar uma tbua adequada entre o colcho e o estrado
19

da cama. Uma folha de compensado de 70 x 150 x 1 cm o ideal. mais confortvel deitar-se dessa forma do que em uma cama muito flexvel. Posteriormente, quando a fase ativa dolorosa da espondilite anquilosante tiver passado, importante manter a cama rgida, evitando qualquer tendncia de curvatura da coluna. Se o paciente estiver viajando ou em um hotel, pode colocar o colcho no cho e dormir sobre ele. J) Quais so os cuidados com a postura ao sentar? Como a espondilite anquilosante, quando no tratada, causa flexo contnua ou fixa da coluna (o paciente torna-se cada vez mais imvel), deve-se permanecer o mais ereto possvel. muito improvvel que a coluna se enrijea totalmente, mas, caso acontea, o paciente deve fazer o possvel para que permanea reta. Muitos pacientes acham que cadeiras altas com assento firme e encosto reto, embora menos confortvel, so melhores para a postura da coluna. O assento da cadeira no deve ser muito longo, entre o encosto e a ponta, pois a pessoa ter dificuldades em posicionar a coluna lombar na base do fundo da cadeira. O paciente no deve permanecer muito tempo sentado em cadeiras baixas e macias, pois isso resulta em m postura e dor excessiva. K) Coletes e cintas podem ajudar a manter a postura ereta? Eles no tm, em geral, nenhum valor, podendo at piorar a espondilite anquilosante. melhor desenvolver seus prprios msculos e permanecer em postura ereta por meios naturais. Ocasionalmente, algum tipo de cinta pode ser necessrio, por exemplo, aps uma leso nas
20

costas. Porm, essa deciso deve ser tomada por um mdico experiente no tratamento da doena. L) O que o paciente pode fazer no trabalho para prevenir a coluna torta? Postura: prestar ateno especial posio das costas quando estiver trabalhando, de modo que no precise se encurvar. Se sentar em uma cadeira ou banco, certificar-se que o assento esteja na altura apropriada e no permanea na mesma posio por muito tempo, sem mover suas costas. Diminuir atividades: se ele tiver um trabalho pesado ou estafante, no deve se engajar em outras atividades em casa ou em outro lugar at que tenha descansado e, se necessrio, deitado por algum tempo. Repouso: tambm pode ser de grande auxlio, deitar-se por 20 minutos ao meio-dia e, dentro desse intervalo, permanecer alguns minutos deitado de bruos. Procurar ajuda: se o trabalho totalmente inadequado, envolvendo muita tenso nas costas ou exigindo que se curve, relatar isso a seu mdico. Ele capaz de aconselh-lo a adaptar-se ao trabalho, envolvendo at mudanas de atividade. Alguns pacientes com espondilite anquilosante obtiveram xito explicando suas necessidades a seus patres e mdicos. M) Que cuidados o paciente espondiltico deve ter ao dirigir um automvel? Se tiver de dirigir durante muito tempo, importante parar por cerca de 5 minutos e sair do carro para espreguiar. A dor e rigidez podem distrair sua ateno, a qual vital para sua segurana. Muitos pacientes com rigidez do pescoo e de
21

outras partes da coluna tm dificuldades em estacionar em marcha-r, seja em vagas comuns ou garagens. possvel utilizar ou adaptar espelhos especiais para auxiliar o motorista. importante que se pratique, utilizando a nova tcnica, em uma grande rea aberta com alguns obstculos leves de madeira, os quais funcionariam como marcadores (um pedao de cabo de vassoura fixado no solo pode ser til para este propsito). Apoios para a cabea so aconselhveis para impedir leses no pescoo devido desacelerao repentina. O pescoo enrijecido de um paciente com espondilite anquilosante lesionado mais facilmente do que um pescoo normal. Um emblema de motorista deficiente pode ser apropriado se o paciente no puder caminhar muito rapidamente, o que raro em casos de espondilite anquilosante. N) O paciente pode praticar qualquer tipo de esporte? Muitos pacientes perguntam quais atividades esportivas so apropriadas para eles. A atividade ideal a natao, de preferncia em piscina aquecida, pois utiliza todos os msculos e juntas sem friccion-los. O nado regular algo que toda a famlia pode fazer. Alguns pacientes jovens gostam de correr em campos, de jogar tnis ou andar a cavalo. Esportes de contato no so indicados, pois as juntas podem ser danificadas. Andar de bicicleta tambm uma forma de exerccio bastante benfica, pois mantm as juntas ativas, dando maior fora s pernas. Alm disso, um bom exerccio de respirao e auxilia na expansibilidade do trax, por vezes diminuda pela espondilite anquilosante.
22

Sociedade Brasileira de Reumatologia www. reumatologia.org.br Av. Brigadeiro Luis Antonio, 2.466 gr. 93-94 CEP 01402-000 So Paulo SP Fone/fax: 5524 3289 7165 11

www.letracapital.com.br

You might also like