You are on page 1of 5

Atividade Somativa GEOGRAFIA

Professora: Ieda Carla Valor: 8,0 pontos Aluno(a): Mnimo: 4,8 pontos Obteve: n:

2 Trimestr e

Data: ____/____/2011

Srie: 8

1. (UNEMAT) Sobre a Populao Brasileira correto afirmar. a) Apresenta alto grau de movimentao interna, sendo o Centro-Oeste a regio de maior repulso populacional. b) A taxa de fecundidade da populao brasileira vem aumentando significativamente no pas. c) A maioria da populao brasileira est concentrada na faixa oeste do pas, em que podem ser encontradas reas com densidades superiores a 100 hab./km. J a poro leste do pas bem menos povoada, com predomnio de densidades inferiores a 10 hab./km. d) A partir de meados da dcada de 1960, a populao urbana passa a ser mais numerosa que a populao rural, em razo da industrializao que se acentua desde o final da dcada de 1950, provocando migraes do campo para a cidade. ======================================================== 2. (UFT) Observe os grficos abaixo:

Os grficos acima dizem respeito s pirmides etrias brasileiras organizadas de acordo com os dados divulgados nos censos de 1980 e 2000 realizados pelo IBGE. Na comparao, observa-se que a base da pirmide etria da populao brasileira est se tornando cada vez mais estreita e o pice mais largo. Verifica-se tambm que o corpo est cada vez maior, o que reflete a diminuio das taxas de crescimento vegetativo, o que provocou uma mudana no perfil da pirmide etria brasileira nessa comparao entre 1980 e 2000. A respeito da anlise das pirmides etrias apresentadas acima, CORRETO afirmar que a) a analise das pirmides etrias permite verificar a composio etria de uma populao e seu reflexo na estrutura da Populao Economicamente Ativa (PEA), a qual formada por pessoas que exercem atividades remuneradas. b) a anlise das pirmides etrias servem como subsdios para a elaborao de polticas previdencirias e influencia diretamente em questes que dizem respeito concesso de benefcios, na medida em que diminui o numero de pessoas aposentadas. c) a anlise das pirmides etrias subsidia o Estado na elaborao de polticas pblicas nas reas de educao, sade, saneamento e cultura, de modo que possam ser elaboradas aes que atendam s expectativas de uma populao cada vez mais jovem. d) a anlise das pirmides etrias permite verificar a composio da populao feminina brasileira e serve como subsdio para a elaborao de polticas pblicas de gnero para uma populao feminina cada vez mais jovem. ======================================================== 3. (UFLA) Atente para o quadro abaixo:

Fonte: Censo Demogrfico 2000 e Contagem da Populao 2007

As alternativas abaixo expressam anlises possveis para os dados apresentados no quadro, EXCETO:

a) O uso de anticoncepcionais e a legalizao do aborto nas regies mais povoadas contriburam, significativamente, para a reduo da taxa de natalidade. b) A melhoria nas condies sanitrias e higinicas promoveu a queda da taxa de mortalidade. c) O aumento da idade mdia para o casamento reduziu o perodo de fertilidade em um matrimnio, afetando a taxa de fertilidade. d) A reduo das doenas infecciosas, parasitrias, do sistema respiratrio e digestivo promoveu a queda da taxa de mortalidade. ======================================================== 4. (UEPB) Considerando que as pirmides so grficos que representam a estrutura de uma populao distribuda por faixa de idade e sexos, observe as pirmides 1, 2 e 3 e assinale com V ou com F as proposies, conforme sejam respectivamente Verdadeiras ou Falsas em relao interpretao das mesmas.

( ) A base larga da pirmide 1 indica uma alta expectativa de vida, que corresponde no geral aos pases subdesenvolvidos, era a pirmide tpica do Brasil at o censo de 1980. ( ) A pirmide 2 indica que o pas apresenta uma elevao da expectativa de vida e que a populao passa por um processo de envelhecimento. Assemelha-se pirmide que o Brasil comea a esboar a partir dos anos 1990. ( ) A pirmide 3 indica que o pas apresenta uma baixa taxa de natalidade ao lado de uma baixa expectativa de vida, a pirmide tpica dos pases de economia emergente, a exemplo do Brasil e da ndia. ( ) A pirmide 1 indica que o pas necessita fazer altos investimentos em educao e sade para qualificar sua mo-de-obra jovem enquanto que a pirmide 3 indica que o pas enfrenta altos gastos com aposentadorias, assistncia social e carncia de mo-de-obra nativa. A sequncia correta das assertivas :

a) F V F V b) V F V F c) V V V V d) F F F F ======================================================== 5. (PUCPR) A estrutura demogrfica brasileira caracteriza-se por: a) Aumento nas taxas de fecundidade e natalidade e aumento nos indicadores de mortalidade infantil, indicando aumento do crescimento vegetativo. b) Aumento da fecundidade, reduo da expectativa de vida e aumento das imigraes, indicando crescimento da populao adulta. c) Aumento da expectativa de vida, diminuio das taxas de fecundidade e de mortalidade e aumento da populao com idade superior a 60 anos. d) Aumento da natalidade e da expectativa de vida, indicando crescimento demogrfico significativo da populao de 0 a 5 anos. ======================================================== 6. (UERJ)

O Globo, 25/04/2010

Nas duas ltimas dcadas, o governo federal vem propondo aes no sentido de oferecer uma resposta s transformaes na composio etria da populao brasileira. Essas aes tm seguido uma tendncia que se manifesta mais diretamente na seguinte iniciativa:

a) reviso das bases da legislao sindical b) alterao das regras da previdncia social c) expanso das verbas para o ensino fundamental d) ampliao dos programas de preveno sanitria ======================================================== 7. (UFOP) Leia os fragmentos de texto a seguir, de Luiz Antnio Oliveira, demgrafo e coordenador do setor de populao e indicadores sociais do IBGE. A populao brasileira est envelhecendo em ritmo acelerado e at 2050 quase 30% da populao do pas ter acima de 60 anos e a expectativa de vida dever chegar aos 81 anos. Por sua vez, o nmero de pessoas entre 0 e 14 anos se encontra em declnio. Com taxa de fecundidade abaixo do nvel de reposio, nascem cada vez menos crianas no pas, [...]. Em 2008, a esperana de vida de um brasileiro ao nascer de 72,7 anos, bem maior que no passado em 1940, era de 45,5 anos. Ou seja, estamos vivendo 27,2 anos a mais. Se separarmos por sexo, veremos que, em 2008, a mdia de vida para as mulheres est em 76,6 anos e, para os homens, em 69 anos, uma diferena de 7,6 anos.
(Fonte: <http://www.agencia.fapesp.br/>. Acesso em: 06 maio 2010.)

Sobre as mudanas na dinmica demogrfica da populao brasileira, assinale a alternativa INCORRETA.

a) A taxa baixa de fecundidade da populao brasileira e o aumento gradativo do nmero de idosos so fatores que interferem na composio da populao economicamente ativa PEA. b) Entre as razes da diminuio das taxas de natalidade, encontram-se a melhoria nos nveis de educao e de insero social, as mudanas nos padres de famlia e o maior acesso aos mtodos anticoncepcionais. c) Entre as razes que fazem com que a expectativa de vida dos homens seja menor do que a das mulheres, est a mortalidade de jovens do sexo masculino entre os 18 e 30 anos por causas associadas violncia. d) O ritmo do crescimento populacional do Brasil , ainda hoje, igual ao da dcada de 1950, fato que, conjugado ao aumento da expectativa de vida, faz do Brasil um pas densamente povoado. ======================================================== 8. (PUCRS) O Brasil tem hoje, aproximadamente, 190.000.000 de habitantes. Sobre esse contexto populacional, que compreende grandes diversidades, podemos afirmar: I. A expectativa de vida do brasileiro com mais de 65 anos vem melhorando nas ltimas dcadas. II. O nmero de jovens de 0 a 15 anos apresenta menor crescimento na base da pirmide etria. III. Os estados mais populosos so os que tm a maior extenso territorial. IV. O ndice de fecundidade da populao feminina, em idade frtil, tem apresentado dados cada vez mais elevados. Esto corretos apenas os itens

a) I e II.

b) I e IV. c) III e IV. d) I, II e III. ======================================================== 9. (UCS/RS) Os dados populacionais auxiliam no diagnstico da situao social e econmica de um territrio. Eles revelam como evolui a dinmica populacional com base na natalidade, na mortalidade e na migrao. Cada uma dessas informaes apresentada atravs de taxas. Sobre a taxa de fecundidade correto afirmar que indica o nmero a) de nascidos vivos, subtraindo-se os dados de mortalidade infantil. b) de nascidos vivos sobre o total da populao de um territrio. c) de nascidos vivos entre 0 a 1 ano sobre o total da populao. d) mdio de filhos que uma mulher teria ao final de sua idade reprodutiva. ======================================================== 10.(FMTM) A pirmide etria da populao brasileira vem apresentando um significativo estreitamento de sua base e um alargamento do meio para o topo, em razo da(o) a) aumento de escolaridade e renda per capita. b) aumento das taxas de mortalidade infantil e queda nas taxas de fecundidade. c) queda das taxas de natalidade e de mortalidade e aumento da expectativa de vida. d) queda das taxas de expectativa de vida e aumento da emigrao. ======================================================== 11.(UFRR) O envelhecimento da populao est mudando radicalmente as caractersticas da populao da Europa, onde o nmero de pessoas com mais de 60 anos dever chegar nas prximas dcadas a 30% da populao total. Graas aos avanos da medicina e da cincia, a populao est cada vez mais velha. Isso ocorre em funo do:

a) Declnio da taxa de natalidade e aumento da longevidade. b) Aumento da natalidade e diminuio da longevidade. c) Crescimento vegetativo e aumento da taxa de natalidade. d) Aumento da longevidade e do crescimento vegetativo. ========================================================

You might also like