You are on page 1of 5

1.

Fundamentao Terica
Num sistema tpico com escoamento, usualmente necessrio adicionar energia ao fluido para mant-lo em escoamento. A energia gerada por um equipamento motriz do fluido, como uma bomba ou um compressor (Foust,2008). Geralmente os fluidos participantes de processos qumicos so gases ou lquidos, ou uma mistura entre os dois. Para um sistema envolvido apenas por lquidos interessante falar de bombeamento, e o equipamento utilizado em tal operao chamado de bomba. As bombas so equipamentos mecnicos destinados transferncia de lquidos de um ponto para outro com auxlio de tubulaes, fornecendo-lhe um acrscimo de energia. Essa transferncia ocorre em funo da bomba fornecer ao liquido aumento de energia de presso e velocidade. A escolha de uma bomba para uma determinada operao influenciada pelos seguintes fatores: A quantidade de lquido a transportar; A carga contra a qual h que bombear o lquido; A natureza do lquido a bombear; A natureza da fonte de energia; Se a bomba utilizada apenas intermitente; As bombas se dividem em duas classes principais, as bombas de deslocamento positivo e bombas centrifugas.

1.1. Bombas de Deslocamento Positivo


Nestas bombas acontece um movimento de vai e vem de um pisto cilndrico que resulta num escoamento intermitente. Esta classe dividida em bombas alternativas e bombas rotativas. 1.1.2. Bombas Alternativas A taxa de fornecimento do lquido uma funo do volume varrido pelo pisto no cilindro e do numero de golpes do pisto por unidade de tempo (Foust,2008). Elas podem ser aplicadas em bombeamento de gua de alimentao de caldeiras, leos e de lamas, operando assim com lquidos volteis e muito viscosos, produzindo presses elevadas o que diferencia das outras bombas. Porm precisa de mais manuteno e opera com baixa velocidade alem de produzir fluxo pulsante, ou seja, fornecem determinada quantidade de fluido a cada rotao ou ciclo. A movimentao do fludo causada diretamente pela ao do rgo de impulso da bomba que obriga o fludo a executar o mesmo movimento a que est sujeito este impulsor (mbolo, engrenagens, lbulos, palhetas). 1.1.3. Bombas Rotativas O rotor da bomba provoca uma presso reduzida no lado da entrada, o que possibilita a admisso do lquido bomba, pelo efeito da presso externa. medida que o elemento gira, o lquido fica retido entre os componentes do rotor e a carcaa da bomba. A vazo do liquido, numa bomba rotatria, funo do seu tamanho e da velocidade de rotao.

As bombas rotativas so usadas com lquidos de quaisquer viscosidades, graxas, melados e tintas, desde que no contenham slidos abrasivos, operando assim em faixas moderadas de presses. As bombas rotativas fornecem vazes quase constantes, em contraste com a vazo pulsada das bombas alternativas. 1.2. Bombas Centrfugas As bombas centrfugas so amplamente usadas nas indstrias de processos em virtude da simplicidade de modelo, do pequeno custo inicial, da manuteno barata e da flexibilidade de aplicao. A energia fornecida continuamente ao fluido por um rotor, que gira a alta velocidade aumentando a energia cintica que depois transformada em energia de presso. O lquido succionado pela ao de um impulsor que gira rapidamente dentro da carcaa. O movimento produz uma zona de vcuo (no centro) e outra de alta presso (na periferia).
so bombas hidrulicas que tm como princpio de funcionamento a fora centrfuga atravs de palhetas e impulsores que giram no interior de uma carcaa estanque, jogando lquido do centro para a periferia do conjunto girante.

1.2.1 Descrio
Constam de uma cmara fechada, carcaa, dentro da qual gira uma pea, o rotor, que um conjunto de palhetas que impulsionam o lquido atravs da voluta (Figura I.). O rotor fixado no eixo da bomba, este contnuo ao transmissor de energia mecnica do motor. A carcaa a parte da bomba onde, no seu interior, a energia de velocidade transformada em energia de presso, o que possibilita o lquido alcanar o ponto final do recalque. no seu interior que est instalado o conjunto girante (eixo-rotor) que torna possvel o impulsionamento do lquido.

Figura 1 - Voluta em caracol A carcaa pode ser do tipo voluta ou do tipo difusor. A de voluta a mais comum podendo ser simples ou dupla. Como as reas na voluta no so simetricamente distribudas em torno do rotor, ocorre uma distribuio desigual de presses ao longo da mesma. Isto d origem a uma reao perpendicular ao eixo que pode ser insignificante quando a bomba trabalhar no ponto de melhor rendimento, mas que se acentua a medida que a mquina sofra reduo de vazes, baixando seu rendimento. Como conseqncia

deste fenmeno temos para pequenas vazes, eixos de maior dimetro no rotor. Outra providncia para minimizar este empuxo radial a construo de bombas com voluta dupla, que consiste em se colocar uma divisria dentro da prpria voluta, dividindo-a em dois condutos a partir do incio da segunda metade desta, ou seja, a 180o do incio da "voluta externa", de modo a tentar equilibrar estas reaes duas a duas, ou minimizar seus efeitos. Para vazes mdias e grandes alguns fabricantes optam por bombas de entrada bilateral para equilbrio do empuxo axial e dupla voluta para minimizar o desequilbrio do empuxo radial. A carcaa tipo difusor no apresenta fora radial, mas seu emprego limitado a bombas verticais tipo turbina, bombas submersas ou horizontais de mltiplos estgios e axiais de grandes vazes. A carcaa tipo difusor limita o corte do rotor de modo que sua faixa operacional com bom rendimento, torna-se reduzida. 1.2.2. Classificao A literatura tcnica sobre classificao de bombas muito variada, havendo diferentes interpretaes conceituais. Aqui apresentamos uma classificao geral que traduz, a partir de pesquisas bibliogrficas e textos comerciais, nossa viso sobre o assunto. Quanto a altura manomtrica (para recalque de gua limpa); Quanto a vazo de recalque; Quanto direo do escoamento do lquido no interior da bomba; Quanto estrutura do rotor ; Quanto ao nmero de rotores; Quanto ao nmero de entradas;

500 450

Curva do sistema Curva da bomba TH 100-250

ALTURA MANOMTRICA (mcl)

400 350 300 250 200 150 100 50 0 -50 0 50 100 150 200 250
3

300

350

400

450

500

VAZO (m /h)

Grafico 1. Ponto de funcionamento da bomba TH 100-250 em um sistema com as vlvulas meia abertas

500 450 400

Curva da bomba TH 100-250 Curva do sistema

ALTURA MANOMTRICA (mcl)

350 300 250 200 150 100 50 0 -50 0 50 100 150 200 250
3

300

350

400

450

500

VAZO (m /h)

Grafico 2. Ponto de funcionamento da bomba TH 100-250 em um sistema com as vlvulas completamente abertas

You might also like