You are on page 1of 10

Geografia

111

Os domnios naturais do continente americano (I)


Grupo 04 Novos ares Atividade 19 Os fatores climticos latitude e altitude Exerccios de Aplicao

2. No planalto do Colorado (EUA) e nos altiplanos da Bolvia e do Peru existem regies semi-ridas. Explique a causa dessa formao. As regies semi-ridas localizam-se entre as montanhas elevadas na parte chamada de sotavento, que no recebe ventos midos. A parte voltada para os ventos midos recebe o nome de barlavento, que retm a umidade e impede a passagem dos ventos midos para o interior, provocando a formao de reas semiridas nos altiplanos da Bolvia e do peru.

AFp / MARTIN BERNETTI

Cordilheira dos Andes, no Equador. A altitude anula a influncia da latitude.

1. Como se explica a presena de neve e gelo, mesmo no vero, em certas partes do Equador e Peru, sendo que esses pases localizam-se na zona intertropical e so cortados pela linha do Equador? O Equador e o peru so pases cortados pela cordilheira dos Andes. Grande parte de seu territrio est situada em altitudes superiores a 2 mil metros. Os picos das montanhas apresentam altitudes elevadas, permitindo a formao de neve e gelo.
EF7p-08-22

112 Captulo 04 Os domnios naturais do continente americano (I)

Exerccios Propostos

3. O continente americano apresenta todos os tipos de clima do mundo. Explique essa afirmativa. Isso explicado pela posio geogrfica do continente americano (fator latitudinal). O continente americano est localizado entre as latitudes 80 N e 60 S, sendo cortado ao norte pelo Crculo polar rtico. Essa posio geogrfica interfere nos seus variados tipos de clima, desde os climas frios e temperados at os climas quentes e midos, passando tambm pelos climas frios de montanha e polares (patagnia e plo Norte).

4. Relacione os tipos de climas com as reas onde se localizam. a) Climas frios b) Clima rido c) Clima temperado d) Climas quentes e midos ( a ) Patagnia ( a ) Plo Norte ( d ) Amaznia ( c ) Maior parte da Amrica do Norte ( b ) Planalto do Colorado e altiplanos da Bolvia e Peru

Atividade 20 Os fatores climticos maritimidade e correntes martimas Exerccios de Aplicao


AFp / NASA

1. Diferencie maritimidade de continentalidade. Maritimidade corresponde influncia das guas ocenicas e martimas nas reas prximas do litoral com menores variaes de temperatura (baixa amplitude trmica). A continentalidade o contrrio, a distncia em relao ao mar e ao oceano, onde as variaes nas temperaturas dirias so maiores (alta amplitude trmica).

Corrente do Golfo do Mxico no nordeste dos EUA

Geografia
Grupo 04 Novos ares

113

2. As correntes martimas influenciam o clima. Explique o que so as correntes martimas e quais as suas caractersticas. As correntes martimas so massas de gua que se deslocam continuamente na mesma direo e com a mesma velocidade dentro dos oceanos. Elas se caracterizam pelas diferenas de temperatura, cor, densidade, salinidade e composio em relao s guas marinhas que as cercam.

3. Relacione as principais correntes martimas com suas caractersticas correspondentes. a) Corrente do Labrador b) Corrente do Golfo c) Corrente do Brasil e das Guianas d) Corrente de Humboldt ou do Peru e) Corrente das Falklands

( b ) Corrente quente, tambm conhecida como Gulf Stream. Origina-se no Golfo do Mxico, no sul dos Estados Unidos, e atinge a Europa. Contribui para a pluviosidade na pennsula da Flrida, nos Estados Unidos. ( a ) Corrente fria que passa pelo litoral nordeste dos Estados Unidos at Nova Iorque, provocando o congelamento das guas. ( d ) uma corrente fria, vinda da Antrtica. As massas midas, ao passarem sobre essas correntes, perdem o calor, condensam-se e precipitam-se no prprio mar. Quando chega ao continente, os ventos j esto sem umidade para provocar chuvas. O mesmo acontece na costa oeste da Amrica do Norte, por causa da corrente da Califrnia. ( c ) Originam-se na frica e so correntes quentes que provocam chuvas abundantes em quase todo o litoral brasileiro. ( e ) Origina-se na Antrtica e contribui para a formao do deserto da Patagnia.

Exerccios Propostos

4. Relacione a maritimidade e a continentalidade com suas respectivas caractersticas e localizao. a) Maritimidade b) Continentalidade ( b ) Maiores variaes nas temperaturas dirias ( b ) Menor umidade do ar
EF7p-08-22

( a ) Menor variao de temperatura ( a ) Maior umidade atmosfrica ( b ) Bacia do Paraguai, no centro da Amrica do Sul ( a ) Nordeste da Amrica do Norte ( b ) Veres quentes ( a ) Veres mais brandos

114 Captulo 04 Os domnios naturais do continente americano (I)

5. Localize no mapa as correntes do Labrador, do Golfo, de Humboldt, das Falklands, da Califrnia e do Brasil. Depois de localizadas, identifique as correntes frias e as correntes quentes, colorindo-as de azul e vermelho, respectivamente.

Correntes frias: Corrente do Labrador, corrente de Humboldt, corrente das Falklands e corrente da Califrnia. Correntes quentes: Corrente do Golfo e corrente do Brasil.

Correntes martimas das amricas

Crculo Polar rtico

OCEANO ATLNTICO
Trpico de Cncer

Equador

OCEANO PACFICO

Trpico de Capricrnio

Geografia
Grupo 04 Novos ares

115

Atividade 21 Dinmica atmosfrica as massas de ar Exerccios de Aplicao

1.

Os ventos alsios contribuem para a formao de diferentes tipos de chuva. De acordo com as figuras A e B, identifique os tipos de chuva e explique cada um deles.
23 Chuva Alsio Seca Alsio Equador 0 23

Zona de calmaria equatorial

Figura A

Figura B

A Chuva frontal. Ela se forma quando os ventos alsios midos encontram elevaes e sobem. Ao encontrar uma camada de ar mais frio, a sua umidade se condensa. A regio voltada para os ventos (barlavento) mais mida que o lado oposto da elevao (sotavento), que mais seco.

B Chuva de conveco. aquela formada prximo ao Equador. Os ventos alsios, ao se aproximarem do Equador, encontram uma zona de calmaria, onde estacionam os ventos do norte e do sul. pela ao do calor, os ventos alsios sobem e, nas grandes altitudes, sua umidade se condensa.

2. O relevo da Amrica do Norte forma um corredor no sentido norte-sul, com as montanhas Rochosas a oeste e os Apalaches e o Labrador a leste. Explique a movimentao das massas de ar no inverno e no vero. No inverno, as massas polares penetram por esse corredor no sentido norte-sul, chegando at o sul dos Estados Unidos. No vero, o sentido das massas se inverte e as massas tropicais penetram do sul para o norte, provocando chuvas abundantes na pennsula da Flrida.

EF7p-08-22

116 Captulo 04 Os domnios naturais do continente americano (I)

Exerccios Propostos

3. A atmosfera formada por massas de ar de diferentes tipos, com caractersticas prprias. Quais so as caractersticas das massas de ar? Exemplifique. So caractersticas prprias de temperatura, umidade e presso atmosfrica, principalmente. Exemplos: as massas de ar polar so frias e podem ser de origem ocenica ou continental e as massas de ar equatorial ou tropical so quentes e podem ser tambm de origem ocenica ou continental.

5. Outro fenmeno ligado aos movimentos atmosfricos a formao de ciclones ou furaces. Como eles ocorrem? Eles ocorrem quando qualquer vento forte gira em torno de um centro de baixa presso atmosfrica.

6. Como os ciclones so chamados no mar do Caribe e no sul dos Estados Unidos? Quando ocorrem? Eles so chamados de furaces e so muito comuns no final do vero, entre agosto e setembro.

4. Complete as lacunas: a) A movimentao das massas de ar responsvel pela formao de diferentes tipos de ____________________ da Terra. clima b) Na Amrica do Sul, as massas polares penetram pelo ____________________ e sul da Argentina chegam ao _________________ com ocorBrasil rncia de neve nas ________________. serras Gachas Os fatores que amenizam essas temperaturas so: _____________________ e a menor latitude ____________________. ao da maritimidade

7. Como os ciclones so chamados no mar da China e no oceano Pacfico? Eles so chamados de tufes.

Geografia
Grupo 04 Novos ares

117

Atividade 22 Os tipos de clima do continente americano Exerccios de Aplicao

1. Os diferentes tipos de clima do continente americano esto relacionados com a sua posio geogrfica e a influncia de vrios fatores, como relevo, maritimidade, latitude, correntes martimas e, sobretudo, a dinmica das massas de ar. D o nome dos tipos de clima do continente americano.
AFp / DANIEL GARCIA

2. Quando analisamos o estado fsico da atmosfera em um determinado momento, qual o conceito que estamos usando? Por qu? Estamos usando o conceito de tempo atmosfrico, porque os fatores climticos (chuva, temperatura, presso, vento, umidade do ar) alteram constantemente o comportamento da atmosfera.

3.

D o conceito de clima.

Clima a seqncia habitual de mudana de tempos.


As geleiras da Patagnia chilena.

Subpolar, frio de montanha, temperado frio, temperado, mediterrneo, semi-rido, desrtico, subtropical, tropical, equatorial.

EF7p-08-22

118 Captulo 04 Os domnios naturais do continente americano (I)

Exerccios Propostos
COREL STOCk pHOTOS

4. Sobre os tipos de clima do continente americano, complete as lacunas: a) Os climas quentes e midos do continente americano so: ________________ e equatorial __________________. tropical b) Os climas ridos so: ________________, desrtico semidesrtico ________________ ou ________________. semi-rido c) Os climas mesotrmicos so: ________________ e ________________. temperado subtropical d) Os climas frios so: ______________, frio __________________, __________________ ou subpolar polar ________________ e ____________________. glacial de montanha
COREL STOCk pHOTOS

Tundra

5. Relacione: a) Clima frio b) Clima subpolar c) Clima polar ou glacial d) Clima de montanha ( b ) Aparece nas proximidades do Crculo Polar rtico. ( a ) Ocorre ao norte da Amrica do Norte. ( d ) Aparece nas regies de altitudes elevadas, tanto na Amrica do Norte como na Amrica do Sul. ( c ) Ocorre nas ilhas do extremo norte prximas ao Plo Norte. o clima dos gelos eternos.

O outono no Canad.

Geografia
Grupo 04 Novos ares

119

6. Quais as reas do continente americano onde aparecem os climas ridos? Explique por qu.
BRIDGETjONES / DREAMSTIME.COM EF7p-08-22

Os climas ridos aparecem no oeste norte-americano e nas latitudes subtropicais da regio Andina e da patagnia e esto associados atuao das correntes frias da Califrnia e do peru (ou de Humboldt) e presena de elevadas cordilheiras (altitude) nas proximidades da costa.

Orientao ao Professor Nos domnios naturais do continente americano, especialmente na dinmica climtica, a pretenso no que o aluno decore os nomes e as caractersticas climticas, mas que ele tenha conhecimento crtico da realidade e da influncia da natureza nas atividades humana e econmica. Com o desenvolvimento tecnolgico de cada grupo social, podem ser observados os nveis de transformao impostos pelo trabalho humano natureza.

120 Captulo 04 Os domnios naturais do continente americano (I)

Este espao seu!

You might also like