You are on page 1of 6

Introduo O Presente artigo, tem por fim dissertar sobre os crimes contra a ordem tributaria, enfatizando os nos artigos

1 e 2 na lei n 8137/90, discorreremos sobres o que so os crimes contra a ordem tributaria, as classificaes dos crimes tributrios, representao penal, sobre este ultimo destacamos a polemica estabelecida na legislao e no judicirio quanto a execuo penal do contribuinte, antes do termino do processo no administrativo. Abordaremos tambm as causas de extino de punibilidade, e os malefcio causados a sociedade em virtude dos crimes tributarios. 1 CRIMES CONTRA A ORDEM TRIBUTARIA LEI N 8137/90 Constituem-se crimes os atos praticados, visando suprimir ou reduzir tributo ou contribuio social e qualquer acessrio, atravs da prtica das condutas definidas nos artigos 1 e 2 da Lei 8.137/1990.(ON-LINE, 2010). De acordo com a Lei n 8137/90 que rege os crimes contra a ordem tributaria, estes podem ser praticados por particulares, e por funcionrios, esses crimes tem punio estipulada entre 6 meses e 5 anos de priso, alem de multa. Ocorre nestes dois artigos crimes dolosos de resultado, de dano, ou crimes materiais, onde h a inteno de fraudar o fisco, suprimindo ou reduzindo o tributo, que so as condutas previstas no artigo 1, e, crimes dolosos formais, quando a aes do contribuinte forem as descritas nos incisos I a V da Lei 8.137/1990, e que por si s, ira consumar um ato ilcito penal, independente do resultado obtido pelo autor (ON LINE, 2010). Os crimes tributrio podem ser classificados em:
Sonegao e a diminuio ou omisso de receitas acarretando o no pagamento parcial ou total de tributos cita-se como exemplo a venda de mercadoria sem a expedio e entrega da nota fiscal Fraude, promoo de alterao documental para diminuir ou omitir pagamentos, cita-se como exemplo a alterao de dados do balano patrimonial da empresa, notas fiscais rasuradas, etc.

Simulao, participao de dois ou mais agentes que simulam ato ou negocio irreal, cita-se como exemplo a venda de imvel a scio da empresa por preo menor que o mercado, constituindo a diferena em distribuio disfarada de lucros. Contrabando, importao de mercadoria ilcita sem autorizao legal, exemplo: cocana, ter, acetona, armas, etc. Descaminho, importao de mercadoria licita sem o recolhimento dos tributos incidentes, exemplo: qualquer mercadoria no declarada que entre no pais. Depositrio infiel e apropriao indbita previdenciria, omisso do repasse ao agente arrecadador de tributos pertencentes a terceiros j retirados ou descontados, exemplo: IRRF, INSS, descontado do salrio dos funcionrios, IPI, etc. Dolo em geral, m-f, ou seja, inteno do agente de causar leso ao fisco, exemplo: erros propositais na declarao de renda da pessoa fsica. (FABRETTI; FABRETTI, 2003, p 90).

Como verifica-se, a sonegao uma forma de crime que se encontra tambm em outros crimes, ou seja a fraude, a simulao, o descaminho, etc, tm como intuito a diminuio ou omisso de tributos, no entanto, uma vez apurado mais de um delito, como por exemplo, fraude para concretizar sonegao o infrator responder pela pratica de ambos e as penas sero cumulativas.(FABRETTI; FABRETTI, 2003, p 91). Vale lembrar que, a mera inadimplncia do contribuinte devido impossibilidade financeira, caracterizando estado de necessidade, no pode ser considerado um ato ilcito penal, ou seja, a pena de privao de liberdade s poder ser aplicada se intencionalmente fraudou o fisco (ON-LINE, 2010).

2 REPRESENTAO CRIMINAL

Existe uma grande polemica quanto representao criminal do contribuinte pelo fisco, algumas normas do possibilidade ao fisco de representar perante o juiz uma ao de crime contra a ordem tributaria contra o

contribuinte no momento em que a autoridade fiscal lavra o laudo de infrao e impe multa. Na legislao tributaria, deve-se observar que, para que se comprove a existncia de um crdito tributrio que possa ser executado pela Administrao do fisco, este crdito dever estar legalmente e definitivamente constitudo pelo lanamento, e todos os questionamentos e processos em mbito administrativo devem estar finalizados, alem de que no pode-se deixar de observar causas que possam suspender, extinguir ou excluir o crdito tributrio, as quais fazem cessar os efeitos decorrentes destes crditos, bem como s causas extintivas de punibilidade(ON-LINE, 2010).
De acordo com o art. 83 da Lei n. 9.430, de 27 de dezembro de 1996, ao tratar dos crimes contra a ordem tributria, prev que:
Art. 83. A representao fiscal para fins penais relativa aos crimes contra a ordem tributria definidos nos arts. 1. e 2. da Lei n. 8.137, de 27 de dezembro de 1990, ser encaminhada ao Ministrio Pblico aps proferida deciso final, na esfera administrativa, sobre a exigncia fiscal do crdito tributrio correspondente. Pargrafo nico. As disposies contidas no caput do art. 34 da lei 9.249, de 26 de dezembro de 1995, aplicam-se aos processos administrativos e aos inquritos e processos em curso, desde que no recebida a denncia pelo juiz.

O pargrafo nico enquadra a regra de representao extino da punibilidade dos crimes dos artigos. 1. e 2. da Lei n. 8.137/90 quando o pagamento do tributo juntamente com o cumprimento das demais responsabilidades legais ocorrer antes da denncia. Mas o judicirio e divergente em relao a interpretao da lei, no que refere-se a ao de execuo penal tributaria do contribuinte, existe jurisprudncia que defendem a execuo penal antes do termino do processo no mbito administrativo e existe tambm as que defendem a execuo penal somente aps a deciso administrativa, conforme segue:
A representao fiscal a que se refere o art. 83, da Lei 9.430/96, estabeleceu limites para os rgos da administrao fazendria, ao determinar que a remessa ao Ministrio Pblico dos expedientes alusivos aos crimes contra a ordem tributria, definidos nos arts. 1. e

2., da Lei n. 8.137/90, somente ser feita aps a concluso do processo administrativo fiscal. (STF Ac. HC n. 75.723-5-SP, DJ de 06.02.1998, p. 5, Rel. Min. Carlos Velloso) (12)(ON-LINE-2010)

O art. 83 da Lei n. 9.430 no estabelece condio de procedibilidade para a instaurao da ao penal pblica pelo Ministrio Pblico, que pode antes mesmo de encerrada a instncia administrativa, que autnoma, propor a ao penal com relao aos crimes a que ela alude. (STF - Ac. Rec. Ord. (HC n. 77.258-2-SP, DJ de 03.09.1999, Rel. Min. Moreira Alves) (13)(ON-LINE-2010)

3 CAUSAS DE EXTINO DA PUNIBILIDADE Ante do fisco detectar a ocorrncia de ilcito tributrio, exite a possibilidade do contribuinte confessar a infrao por meio de denuncia espontnea, neste caso o contribuinte ter um tratamento diferenciado, tanto no direito tributrio quanto no direito penal A regra de direito tributrio prevista no art. 138 do Cdigo Tributrio Nacional expressa no sentido de que:
Art. 138. A responsabilidade excluda pela denncia espontnea da infrao, acompanhada, se for o caso, do pagamento do tributo devido e dos juros de mora, ou do depsito da importncia arbitrada pela autoridade administrativa, quando o montante do tributo dependa de apurao.

Vale lembrar que esta denuncia deve anteceder o conhecimento do Fisco da existncia do ilcito, para caracterizar que a denuncia sej realmente espontnea. Cumpre tambm Administrao do fisco verificar se no houve a decadncia do direito de lanar o crdito tributrio e, ainda, se a sua exeqibilidade no est extinta pela prescrio(ON-LINE, 2010)

4 PREJUIZOS CAUSADOS SOCIEDADE Os tributos recolhidos auxiliam e muito no crescimento da sociedade, e quando deixam de ser pagos geram um enorme desajuste e incapacidade de crescimento.

Segundo o art. 3 do CTN, "tributo toda prestao pecuniria compulsria, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que no constitua sanso de ato ilcito, instituda em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada." (Online 2010)

Portanto, tributos no podem ser pagos de outra forma, a no ser com moeda ou outra forma cujo valor nela possa se exprimir em valor de capital para que este possa ser destinado construo de escolas, para comprar remdios, investimentos em saneamento bsico e melhoria da sociedade, fato que se multiplicado dimenso de um pas causa os mesmo atrasos, deixando assim de ocorrerem investimentos e crescimento. Tambm existem outros efeitos colaterais uma vez que, o governo possui seus gastos fixos e necessita de fundos monetrios para seus projetos, diante da falta de recursos provinda da sonegao fiscal fica difcil lograr estas misses, sendo assim, aumenta-se a carga tributria, apenas dessa forma ele ir conseguir cumprir com seus compromissos. Com este aumento da carga tributria quem sofre novamente o contribuinte que dever de alguma forma entregar seus impostos em dias para que tambm no seja punido. Em fim, um enorme efeito cascata ocorre e de uma coisa tem-se certeza, o governo no poder ficar sem arrecadar. Este um dos preos que se paga pelo fato de se viver em sociedade.

CARDOSO, Lais Vieira. Crimes contra a ordem tributria e a representao fiscal para fins penais. Jus Navigandi, Teresina, ano 7, n. 60, 1 nov. 2002. Disponvel em: <http://jus.uol.com.br/revista/texto/3450>. Acesso em: 1 nov. 2010.

Comentario sobre a legislao tributaria; disponvel em http://www.cosif.com.br/mostra.asp?arquivo=curso16-2legcoment; acesso em 15 de outubro de 2010.

CORTEZ, Carlos; O problema social decorrente da sonegao fiscal; http://jus.uol.com.br/revista/texto/9572/o-problema-social-decorrente-dasonegacao-fiscal -. Acessado em 07/11/2010.

FABRELLI, Laudio Camargo;FABRELLI, Dilene Ramos; Direito Tributrio para os cursos de Administrao e Cincias Contbeis; 2 Ed, So Paulo: Atlas, 2003.

RODRIGUES, Rafael silva; Breves comentrios acerca dos crimes contra a ordem tributria; disponvel em http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/3654/Breves-comentarios-acercados-crimes-contra-a-ordem-tributaria; acesso em 15 de outubro de 2010.

Sonegao, fraude e crimes contra a ordem tributria; disponvel em


http://www.portaltributario.com.br/noticias/conceitode_sonegacao.htm; acesso em 15 de outubro de 2010.

You might also like