You are on page 1of 11

O Beijo Sedutor da Serpente ! ISBN: 978-85-7795-068-3 ! Categoria: Vida Crist, Esctologia, Ministrio, Engano ! Capa: Filipe Crespo !

Diagramao e editorao: Ubirajara Crespo ! Preparao de texto e reviso: Larissa Vazquez ! Todos os direitos reservados por: 2010 por Editora Nas ! Contato com o autor editoranaos@editoranaos.com.br ! 1 edio - Outubro/2010

Editora Nas ! Av. Fuad Lutfalla, 1226 02968-000 ! So Paulo , SP ! Tel: (11) 3992-8016 ! www.editoranaos.com.br ! editoranaos@editoranaos.com.br ! Todos os direitos so reservados. Dever ser pedida a permisso por escrito para a Editora Nas para usar ou reproduzir este livro,exceto por citaes breves, crticas, revistas ou artigos.

231.6 M316i

Crespo, Ubirajara O Beijo Sedutor da Serpente/ Ubirajara Crespo. So Paulo: Nas, 2010. 96 p. ISBN: 978-85-7795-068-3

1.Vida crist , 2. Escatologia , 3. Espiritualidade

INTRODUO

Cordeiro por Fora, Serpente por Dentro


processamento de nossa religiosodade precisa ser feito por dentro e por fora. Vs e Deus sois testemunhas do modo por que piedosa, justa e irrepreensivelmente procedemos em relao a vs outros, que credes. Paulo exibiu sua espiritualidade diante dos olhares humanos e diante de Deus, que v os coraes. O que ele mostrou para Deus, mostrou tambm para todo mundo. A religiosidade no passa de um fundo falso, construdo para esconder aquilo que realmente importante. Algo que na calada da alma costurado com muita concentrao. o nosso charco interior. Na camada mais externa mostramos uma aparncia de piedade, mas debaixo da tampa escondemos sonhos erticos, ressentimentos, intrigas e invejas. Quando mencionou o olho impuro e o olhar contaminado pela lascvia, Jesus revelou que antes de ocorrer na fachada, aconteceu debaixo de um fundo falso. Antes de ser praticado, o mal passa por um perodo de gestao. No pode haver uma deciso mais desastrada do que a de esperar a poeira abaixar, ou a de deixar como est para ver como que fica. Para que serve uma comunidade que no examina, no trata nem cura, mas sentencia? A vida em grupo experimentada por Paulo no pode se restringir casca, verniz, e retoques no batom - nela escancaramos a porta dos fundos. Se o ambiente for realmente cristo, o pecado no provocar excluso, mas tratamento. A rejeitada a encenao. Enquanto o pecado permanecer sob uma mscara litrgica, jamais ser tratado.

O Beijo sedutor da serpente

o mesmo que tentar esconder o reumatismo com anti-inflamatrios e analgsicos. A dor passa, mas a doena fica. A necessidade de aceitao nos leva a procurar auditrios que aplaudem personagens dramticos. Uma relao simbitica entre o enganador e o amante de iluses. Vivemos em grupo como se estivssemos representando um papel que agrada a plateia, mas que no de verdade. Por fora, bela viola; por dentro, po bolorento. Para que a verdade prevalea, tanto a pessoa quanto a sociedade precisam de cura. Este livro tem por objetivo examinar, diagnosticar e tratar. Que Deus o use para a Sua glria e no para a minha.

O BEIJO DA SEDUO

batalha no termina quando voc perde algo ou algum, mas quando voc perde a si mesmo. De que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Acontece, por exemplo, no momento em que o servo se torna rbitro? Segundo Paulo, o perigo iminente, caso contrrio, no precisaramos ser advertidos:

Ningum se faa rbitro contra vs outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em vises, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal (Cl 2.18).
Esta mudana de hbito ocorre depois que dons e talentos sobem cabea e a fonte destas ddivas muda de endereo. Ir da luz para as trevas ou das trevas para a luz um trfego que se intensifica na medida em que nos aproximamos do destino final: O Reino definitivo de Yeshua. No meio deste caminho haver muita gente trocando de lado, sem trocar de discurso e sem admitir clara e publicamente essa troca. Com o aumento desse trnsito, o engarrafamento tornar difcil saber quem est indo e quem est vindo. O discurso religioso, mesmo desacompanhado da prtica, ainda atrai muita gente, por isso no vale a pena abandonlo. Como saber se o discurso praticado pelo seu apresentador? Pergunta que se torna difcil de ser respondida quando a distncia entre o pregador e os seus ouvintes aumenta. Essa distncia intensificada pela construo de grandes auditrios e pelo cerco do discursador por seguranas, que dificultam a aproximao. Como saber se ele faz o que prega se o que sabemos a seu respeito o

O Beijo sedutor da serpente

que diz do palco? O discurso pode ser apenas uma cantada, mais um beijo sedutor da serpente. Reluz, mas no agrega valor; late, mas no morde. Papagaios percebem que, ao reproduzirem alguns sons, atraem o afago e a admirao de seus expectadores. A alienao o prato preferido do totalitarismo eclesistico. Somente ao cair em ouvidos bem informados o discurso sedutor se esvazia. Ento vamos esvazi-lo.

O beijo pode sair pela culatra


A lei da causa e efeito cabe como uma luva em nossas relaes interpessoais. Uma ao nossa provoca uma reao no outro. dando que se recebe, mas se der para receber, atrair amigos que s investem em quem pode dar retorno, assim como voc fez com ele. Da mesma forma, esse efeito bumerangue tambm funciona em nosso relacionamento com Deus, onde tudo o que vai, volta. O Pai, porm, no nos devolve o mal na mesma proporo, pois seramos totalmente consumidos. A sua resposta no destemperada nem a sua abordagem interesseira, mas justa. Um justo no faz vista grossa para o erro, pois o salrio do pecado ainda a morte. Ele mostra o mal e avisa a respeito das consequncias. O Pai joga areia na fonte do mal e corta o seu abastecimento: Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituio, impureza, paixo lasciva, desejo maligno e a avareza, que idolatria (Cl 3.5). Essa fonte produz material para a construo de um altar para a adorao de si mesmo, a mais nefasta forma de idolatria j inventada. O hedonista se deixa seduzir por este tipo de beijo, pois visa somente a satisfao pessoal, mesmo que dure apenas um momento ou que algum pague um alto custo por ele. A Egolatria nos aproxima de pessoas com potencial para nos dar prazer, posio e dinheiro. Aproximo-me da moa porque bonita, do empresrio porque tem dinheiro e do poltico porque faz indicaes.

O Beijo da Seduo

O desejo maligno assume vrias formas nesse altar, provocando a ira de Deus. Naquele est a fonte geradora de problemas durveis e eternos. O beijo pode sair pela culatra, pois ... por estas coisas que vem a ira de Deus [sobre os filhos da desobedincia]. No se deixe enganar por quem ensina que seu algoz o diabo e transfere para este a responsabilidade de seus problemas. Se durante uma batalha espiritual voc fizer dele o seu alvo principal, desperdiar munio. Mire no seu prprio p, a carne a fonte que precisa secar. Se no balanarmos o bife diante de olhares famintos do inimigo, ele no ter onde jogar os seus dardos. Vamos terminar esta conversa como Paulo introduziu o assunto, dando a razo pela qual devemos suprimir a nossa natureza carnal: Quando Cristo, que a nossa vida, se manifestar, ento, vs tambm sereis manifestados com ele, em glria (Cl 3.4). A luz produzida por Cristo, durante a sua manifestao, ser to intensa que nada ficar sem ser revelado. Inclusive ns e a verdade a nosso respeito. Estaremos todos debaixo desse holofote. At aquilo que escondemos debaixo do tapete se manifestar. Podemos jogar toda a sujeira debaixo de cobertas costuradas com linguagem gospel e lacinhos litrgicos.

A caca vai ser jogada no ventilador.


Para que a nossa natureza terrena no seja denunciada, no adianta disfar-la, s matando, s enterrando. Somente debaixo de muitos palmos de terra a carne no se manifestar.

ABERTA A TEMPORADA DE ASSDIO

temporada de caa vitima sempre esteve aberta, mas hoje, depois de assumir disfarces geniais, ganhou espao entre aqueles que foram convocados por Deus para denunciar seus excessos. Refiro-me religiosidade e suas multifacetadas formas eclesisticas. Alguns contos do vigrio so antigos, como vender bilhete premiado, e ainda existe gente caindo nessa esparrela. A oportunidade de colocar a mo na bufunfa costuma ser tentadora. Muitos golpes so tremendamente criativos, mas apesar de serem muitos, ainda h espao para inovaes, e at para sofisticados arsenais tecnolgicos. A verdadeira armao se esconde atrs de uma isca que oferece a possibilidade de ascenso social e/ou ganho inesperado e fcil. Com esse material a engenharia do golpe monta um esquema que alimenta e mexe com ambies, soberbas e disposio de ultrapassar algum que parece inocente. O golpista se mostra para a possvel vtima desempenhando o papel de ingnuo, bem-intencionado e facilmente manipulvel. Uma armao capaz de resgatar alguns de nossos impulsos mais primitivos. O sucesso da armao depende da arte cnica e da capacidade de manipulao da isca utilizada para atrair a presa. Depende tambm dos sonhos, desejos e ambies da vtima. Esse esprito j entrou em fortalezas das mais resistentes e o ltimo reduto j caiu. Hoje, podemos afirmar, sem medo de errar, que um dos palcos mais utilizado pelos espertalhes o auditrio religioso. Tiago 4.1-3: De onde procedem guerras e contendas1 que h entre vs? De onde, seno dos prazeres que militam na vossa carne? Cobiais2 e nada tendes; matais, e invejais, e

3163 mache. 1) luta ou combate 1a) daqueles em armas, uma batalha 1b) de pessoas em discrepncia, adversrios, etc., discusso, contenda 1c) disputa.

Aberta A Temporada De Assdio

nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes, porque no pedis; pedis e no recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres. O sistema que rege a vida no Planeta Terra formado por interesses de etnias, costumes, filosofias, posies polticas, status, ideologias e religies. Todos disputando territrios que julgam ter o direito de cobiar. Empresas tentam conquistar fatias cada vez maiores do mercado. Traficantes e milicianos matam pelo controle de pontos de distribuio de drogas. Partidos negociam cargos e costuram alianas. Naes procuram supremacia; e at pedintes, lavadores de para-brisas e malabaristas de farol lutam por espao nos cruzamentos. Todos possuem tticas peculiares para a realizao de seus sonhos de conquista. Terroristas, por exemplo, fazem atentados contra compatriotas e usam seus corpos como projteis ideolgicos contra naes supostamente opressoras, mas distantes e inatingveis. Um jeito estranho de fazer guerra, mas tem quem goste. Neste jogo do poder, vale tudo: articulaes, ameaas, alianas, assassinatos, panetone gate, mentiras, formao de quadrilha, corrupo, desvios de verbas, dinheiro na cueca e, em embrulhos com verses gospel, na Bblia. Ao nosso redor fervem disputas - verbais, profissionais, sociais, fsicas e agresses armadas. O importante ganhar a discusso, no importa quem saia ferido. Como aprendizes de feiticeiros, lanamos sobre ns mesmos maldies que no so capazes de serem desfeitas. Construmos costumes sociais que, no final das contas, se voltam contra ns. Polumos a atmosfera espiritual que tambm respiramos. O que est por detrs de tudo isso, seno a vontade de satisfazer uma carne faminta por ganhos extras e doses elevadas de poder? A cobia se move por detrs de fachadas cobertas por camadas como aparncia de zelo, sobrenaturalidade, emocionalismo, voz trmula, frases populistas, tremeliques e fervor litrgico. Tudo preparado para angariar adeptos, aumentar a quantia recolhida, alimentar o estrelismo
9
2

1937 epithumeo. 1) girar em torno de algo. 2) ter um desejo por, desejar. 3) cobiar, ansiar. 3a) daqueles que procuram coisas proibidas.

O Beijo sedutor da serpente

do lder e manter o delrio coletivo. A cobia, que nem sempre apenas uma inclinao da carne, mas um demnio, um ser pessoal, nos domina e determina as nossas escolhas. O demnio atrado por um impulso para satisfazer um desejo de nossa carne. Esse desejo abre uma brecha por onde penetra uma entidade capaz de transformar desejo em obsesso, a qual tenta nos tornar dependentes e escravos dela. So vrios os instrumentos utilizados pelo esprito de cobia. Um dos mais eficientes o delrio religioso coletivo. Ele, diga-se de passagem, um item imprescindvel para a construo de massas estimuladas por causas no compreendidas totalmente. Objetivos so expressos por jarges bem montados, mas no mensurveis. Isso explica a obsesso de grandes pregadores por auditrios que funcionam como batedeiras de po, onde a massa manipulada at ganhar a forma desejada. Suas igrejas mais parecem uma padaria, onde o formato determinado pela fornada. A fornada do ano a da prosperidade, ano que vem ser a da submisso, no seguinte teremos o ano da conquista, e assim por diante. Esses pacotes religiosos so montados com material colhido nos nossos desejos por satisfao carnal, o que deveria ser destrudo. Voc j se viu como um ingrediente involuntrio dessa massa mesmo sem saber exatamente qual o tipo de bolo que sairia dela? Geralmente o resultado final que os lderes ficam com o recheio e os ouvintes com o chantili. Como estes coraes so conquistados? A cobia o ponto de abordagem, o gancho que leva ao n final do conto da prosperidade, da submisso e da sacolinha, etc. A nossa cobia o nosso Calcanhar de Aquiles3. Oferte mais para ganhar mais, receber a cura e ganhar a sua casa prpria. A triste constatao que o povo tem a cobertura que merece.
3

Calcanhar de Aquiles. O ponto mais vulnervel de uma pessoa ou organizao. Referncia ao calcanhar do heri lendrio Aquiles, da Guerra de Tria, que teria sido mergulhado por sua me, Ttis, nas guas do rio Estige para proteg-lo. Porm, ao segurar a criana pelo calcanhar direito, impediu essa parte do seu corpo de receber a invulnerabilidade.

10

You might also like