You are on page 1of 24

FATEC - Faculdade de Tecnologia de Jahu

Curso Superior de Tecnologia em Construo Naval Disciplina: Obras Fluviais e Costeiras

Aula 14

Tipos de dragas

Profa. Dra Katia Sakihama Ventura Maio /2012

CLASSIFICAO DAS OBRAS E SERVIOS HIDROVIRIOS

DINIZ, 2007.

CLASSIFICAO DAS OBRAS E SERVIOS HIDROVIRIOS

DINIZ, 2007.

Dragagem
O termo dragagem , por definio, a escavao ou remoo de solo ou rochas do fundo de rios, lagos, e outros corpos dgua atravs de equipamentos denominados draga. O tipo de draga refere-se ao tipo de bomba necessria e fonte de energia disponvel. A operao de dragagem aumenta a velocidade de escoamento das guas e diminui o nvel dgua a montante (DINIZ, 2007). Ideal realizar obras fora do perodo chuvoso (evita o carreamento de material para rio) e tipo de dragagem depende do material escavado e do grau de poluio (DINIZ, 2007).

Atividade Operacional da Dragagem


Escavao e remoo de solos Desassoreamento em geral Abertura, rebaixamento, alargamento e aprofundamento de canal de rios Remoo de vegetao aqutica e sedimentos Limpeza em estao de tratamento de efluentes, captao de gua Limpeza em tanques de lavagem de cana, lagoas de aerao e sedimentao. Tanques naturais e artificiais

DINIZ, 2007.

DINIZ, 2007.

1. Dragagem Mecnica
As dragas mecnicas so utilizadas para a remoo de sedimentos de fundo (cascalho, areia e sedimentos muito coesivos - argila, turfa, e silte) por fora mecnica para escavar o material, para uma rea receptora. Provocam grandes alteraes das propriedades fsicas e qumicas das guas.
DINIZ, 2007.

1. Dragagem Mecnica
As dragas mecnicas so utilizadas para a remoo de cascalho, areia e sedimentos muito coesivos, como argila, turfa, e silte altamente consolidado. Estas dragas removem sedimentos de fundo atravs da aplicao direta de uma fora mecnica para escavar o material, independente de sua densidade.

1. Dragagem Mecnica
Tipos de dragas mecnicas: escavadeiras flutuantes; dragas de alcatruzes. Os sedimentos escavados com a utilizao de dragas mecnicas so geralmente transportados em barcas ou barcaas, dependendo do volume a ser transportado.

Detalhe da draga alcatruzes

Exemplo - Dragline

2. Dragagem Hidrulica
As dragas hidrulicas, DE SUCO e RECALQUE, recolhem material do fundo (sedimentos, microorganismos, peixes etc) dos cursos d`gua por tubulaes e bombeamento. Menor impacto ao meio ambiente. Podem possuir desagregadores de material de fundo (cutter suction dredge). DINIZ, 2007.

2. Dragagem Hidrulica
So bombas acionadas por motores a diesel ou eltricos, montadas sobre barcas e que descarregam o material dragado atravs de tubulaes que variam de 0,15 m a 1,2 m de dimetro, mantidas sobre a gua atravs de flutuadores.

2. Dragagem Hidrulica

2. Dragagem Hidrulica
Nos Estados Unidos, as dragas hidrulicas respondem por aproximadamente (Bohlen, 1990). A bomba produz vcuo na entrada da tubulao, podendo ocasionar sedimentos atravs dessas tubulao. Estas dragas no podem operar com material que contenha grandes pedras. 95% das atividades de dragagem

2.1. Dragagem de Suco


Equipamento especfico para remoo de lodo e areia atravs de suco e recalque com volumes variados, dependendo da classificao de cada equipamento.

So dragas aspiradoras e as cortadoras.

2.1. Dragagem de Suco


Nas aspiradoras: a suco feita por meio de um grande bocal de aspirao (aspiradores de p) . Com o auxlio de jatos de gua, o material desagregado e aspirado, sendo pelos tubos de suco, junto com a gua. A draga opera contra a corrente, podendo fazer cortes em bancos de material sedimentado de at 10 metros de largura.

2.1. Dragagem de Suco


As cortadoras: dispem de um rotor aspirador com lminas (desagregam o material j consolidado) para cortar e depois aspirar o material pelas tubulaes de suco. O funcionamento idntico ao da aspiradora, porm apresentam maior eficincia, e ao invs de atuarem numa linha reta, o movimento da draga descreve a trajetria de um arco.

Dragagem de Suco

Vdeo
Obras de dragagem no Rio de Janeiro

Referncias
ALMEIDA, C. E. & BRIGHETTI, G..- Navegao Interior e Portos Martimos, Apostila. So Paulo. EPUSP. s.d. v. 1 e 2 ALFREDINI, P.. Obras e Gesto de Portos e Costas Edgard. Blcher. 688 pg. 2005. DINIZ, Marcos Antonio Araujo. Sistema de Gesto Ambiental para Obras Fluviais. Rio de Janeiro: Instituto Militar de Engenharia, 2007. Disponvel em http://transportes.ime.eb.br/MATERIAL%20DE%20PESQUISA/ DISSERTA%C3%87%C3%95ES/maadiniz%20DISSERTA%C3%87 %C3%83O.pdf

You might also like