You are on page 1of 8

Tecnologia da Informao

Com a evoluo da tecnologia necessria uma rea especifica para controlar o fluxo de informaes e assim, filtrar o que , ou no, til, esta rea, a Tecnologia da informao. De acordo com Amaury Bentes (2008, p. 19)

Atualmente, desde cedo as pessoas tm algum tipo de contato com os microcomputadores. Mesmo as crianas das classes sociais menos favorecidas esto comeando a ter a oportunidade de aprender a utilizar um microcomputador na escola ou em cursos especiais para pessoas de baixa renda que costumam ser promovidos pelo governo ou por organizaes no governamentais. Quem tem um pouco d bom senso j percebeu que, hoje em dia, saber usar um computador algo de importncia fundamental para a empregabilidade, mesmo em ocupaes consideradas simples e no muito valorizadas socialmente, como recepcionistas, porteiros ou Office-boys.

De acordo com a citao acima, da para se ter uma ideia do que o profissional de TI deve lidar, a quantidade de usurios com banda larga, subiu de 8,6 milhes de usurios em 2000 para incrveis 76 milhes de usurios apenas no Brasil no perodo de 2009, para dar uma ideia da quantidade de informaes que trafegam na internet, e existem informaes que no apenas podem, mas sim, so essenciais, para uma empresa, instituio ou qualquer outro estabelecimento, na qual, podem revelar vrias tendncias as tendncias do mercado e do mundo, isso, apenas como exemplo, pois existem milhares de motivos, na qual uma empresa no sobreviveria sem um, ou mais funcionrios de TI. Como incio, devemos analisar o passado, de como as coisas eram sem as milhares de informaes que trafegam hoje e sem sua administrao por um profissional especfico. Muitos pensam, que a TI nasceu com a adoo de computadores em empresas e industrias, porm, isto no verdade, na realidade, pode-se dizer que a TI, nasceu muito antes da revoluo industrial, isso pode-se dizer, pois seus princpios comearam a ser desenvolvidos e aplicados com a revoluo da imprensa, um pouco antes de 1450, o motivo disso, seria a possibilidade de abandonar mtodos adotados na poca que proviam de impresso manual, mas em sua revoluo fora iniciado uma produo em maior escala, na qual, a produo em grande quantidade era, rpida e barata, a exploso de informao se iniciava.

De acordo com Amaury Bentes (2008, p. 1)

A computao eletrnica tal como conhecemos data de 1946, com o ENIAC, cuja palavra significava Electronic Numerical Integrator and Computer. Originou-se de um projeto militar confidencial chamado Projeto PX. At ento todos os dispositivos de computao construdos ou projetados (como a famosa mquina de Charles Babbage) eram baseados em componentes mecnicos ou eletromecnicos. A importncia histrica do ENIAC est no fato dele ter demonstrado a computao digital de alta velocidade era possvel com o uso da tecnologia das vlvulas eletrnicas, amplamente disponveis na poca. O ENIAC era apenas um prottipo, uma mquina experimental. O objetivo agora era transformar o antigo projeto militar em algo comercialmente rentvel. Para Isso, contaram com o maior da Remington Rand, a gigante das mquinas de escrever.

Com o que dito na citao acima, possvel dizer que o amadurecimento da TI e sua utilizao em computao digital estava surgindo, juntamente com a TI que conhecemos hoje. Mais recentemente, um processo semelhante est ocorrendo, bem diante dos nossos olhos e em processo avanado, a informatizao por meio de computadores, o incio se deu em 1970 quando os computadores eram usados para processamento de dados, na qual fora seguido pelos sistemas de informaes, a inovao e a vantagem competitiva e a integrao e reestruturao do negcio. Agora, se nos perguntarmos o porque desta linha histrica, s imaginar ou relembrar de como era, por exemplo, os bancos antes de 1970, transaes eram difceis de se controlar, pois a comunicao em distancias era difcil, cara, lenta e escassa, apesar de tudo, era necessrio encontrar os meios mais eficientes para se comunicar e necessidade de informaes estava prestes a estourar, ai que entra, a dcada de 90.

De acordo com Amaury Bentes (2008, p. 15)

No incio dos anos de 90 os custos com a manuteno dos CPDs e com os sistemas de grande porte tinham se tornado astronmicos. O modelo de computao baseado em mainframe favorecia a dependncia de um nico fornecedor. O fabricante se aproveitava

disso para elevar os prees do suporte e da manuteno de forma abusiva. Com o aumento do poder de processamento dos PCs, o uso generalizado das redes locais, a princpio apenas como meio de compartilhar recursos tais como discos e impressoras e o surgimento da arquitetura Cliente/Servidor, tornou-se possvel migrar ou criar a partir do zero solues de software que antes s seriam possveis com computadores de grande porte. Comea a a distino, hoje generalizada e tipicamente empresarial, entre plataforma alta e plataforma baixa.

Com fatos que ocorreram como dito na citao acima, o uso de micro computadores explodiu, tornado o equipamento padro e com isso as informaes comearam a se multiplicar em escala exponencial, adotando o banco como exemplo novamente, o boom de informaes pegou muito dos funcionrios de surpresa, o que na poca parecia um caos, existia um profissional na qual poderia administrar e gerir o que muitos no podiam, o especialista em Tecnologia de Informao.

De acordo com Amaury Bentes (2008, p. 21)

A complexidade e o nmero crescente das necessidades das empresas acabaram por transformar a informtica do dia-a-dia, usada pelos usurios dos computadores pessoais e pelas pequenas empresas, em algum muito diferente daquilo que havia sido no incio, devido escala dos problemas a serem resolvidos. Tarefas que so banais em ambientes pequenos tornam-se problemticas quando o nmero dos elementos envolvidos se multiplica enormemente como ocorre nas grandes corporaes.

Como citado acima, a TI surgiu e se adaptou em todas as empresas, e o que era antes, um diferencial, obscuro e desnecessrio, havia se tornando requesito em todas tipos de estabelecimentos que estavam no mercado, que antes no havia o adotado, estava em apuros ou simplesmente havia desaparecido, porm, o fluxo de informao ainda estava crescendo de forma exponencial, e a quantidade de informaes no parece estar diminuindo, e neste ambiente, em que todos se encontram, no mais empresas grandes ou de mdio porte, mas de todas as escalas, hoje, at mesmo um nico cliente que antes possua o temido boca boca negativo, que antes poderia prejudicar a viso da empresa para dez pessoas, hoje, com a informao, ele possui um poder de fogo muito maior, podendo ampliar o impacto para cem ou mil vezes, mas, uma empresa com uma boa base de TI,

dificilmente ter que se preocupar com este tipo de problemas, pois seus sistemas de gesto de informao podem (e devem) lidar com problemas deste tipo, filtrar informaes importantes, analisar, gerenciar, agora a TI o foco no mundo empresarial.

De acordo com Amaury Bentes (2008, p. 20)

As aplicaes de T.I. encontram-se voltadas principalmente para a realizao otimizada dos objetivos de negcio da empresa. Elas so projetadas para isso desde o comeo. Muitas vezes, os usurios de uma tecnologia corporativa sem grandes formao tcnica conhecem mais sobre a sua utilizao do que os profissionais de T.I. que a instalam, desenvolvem, configuram e mantm.

Por isso possvel afirmar que muitas empresas possuem grande fluxos de informaes e tais devem ser administradas e com a TI existem vrias etapas e reas na qual se deve atuar e administrar, a equipe de TI no se foca apenas em um mtodo ou tecnologia, mas em vrias e sempre deve se atualizar com novas tcnicas e tecnologias, para assim otimizar a realizao de objetivos da empresa ou estabelecimento em questo pois para haver um controle e competitividade cada vez maior no mercado deve se manter atualizado. A TI atinge outras reas, na verdade, toda a empresa, mas possvel dizer que os profissionais que tem maior influncia, so profissionais de nvel tcnico e gerencial, na qual a citao a seguir entra para apontar quais destes profissionais tcnicos e de gerncia entram em maior foco na TI.

De acordo com Amaury Bentes (2008, p. 20)

Os profissionais tcnicos so aqueles encarregados da avaliao, modelagem, implementao e instalao dos sistemas, desenvolvimento (quando for o caso) e tambm da sua manuteno. Os profissionais de nvel gerencial so os gerentes, diretores e executivos, principalmente das reas de suporte e de negcio, encarregados da tomada de decises em diversos nveis.

Diante destes fatos fcil notar que mesmo que no possui profundo conhecimento tcnico deve saber utilizar a tecnologia e assim, avalia-la, para poder utiliza-la para beneficiar a instituio, por isso a TI to importante, ela no apenas contem e administra o fluxo das informaes e otimiza processos para o alcance dos objetivos de cada empresa, mas tambm une, e fornece acesso de informao e facilidade de tomadas de deciso anlises para todos de cargo gerencial (incluindo presidente) e tambm, para os menores nveis dentro da empresa, assim podendo definir quais a regies que devem ser melhoradas e otimizadas, fornecendo informao confivel a todos os colaboradores e assim melhorando no apenas os processos, mas todo o ambiente e ajuda o colaborador a sentir-se parte de uma grande equipe. Isso s vem a provar que a TI veio para, no geral, economizar e gerar no apenas melhora da parte de processos, ambientao e informacional, mas para gerar igualmente lucros e/ou economias, so os processos e a tecnologia que em conjunto, realizam todas estas funes, que, para uma empresa que possui viso sabe que algo, inegavelmente essencial, como citado a seguir.

De acordo com Amaury Bentes (2008, p. 103)

Sob a tica da Governana de T.I., o foco principal encontra-se no estabelecimento de uma estrutura bem definida de relaes, processos e tecnologia que controlam a organizao. Informao e tecnologia passam assim a ser encarados como ativos to importantes quanto os recursos humanos e os financeiros. Pessoas, infra-estrutura e processos, assim como as interaes entre essas diversas instncias, devem ser considerados globalmente na definio dos interesses e objetivos da emrpesa.

muito comum, vermos, principalmente em micro e pequenas empresas que a TI uma rea muito cara, e em alguns casos gerentes sequer arriscam pesquisar preos ou dizem que custam milhes para se adotar um software, felizmente estes argumentos no possuem fundamentos, afinal, existem muitos softwares grtis, estes so os Softwares Livres, na qual, so softwares que no exigem pagamento para serem utilizados, obviamente estes softwares no possuem a mesma qualidade que softwares lderes de mercado na qual se paga uma taxa de utilizao, mas para uma empresa pequena ou mdio porte que busca se aventurar na TI pode se tornar uma experincia que venha a surpreender, otimizar e diminuir custos de centenas ou milhares financeiramente falando, tendo que, com o uso, possvel que a empresa acabe adotando um software pago que ajude-a futuramente evoluir-se e otimizar-se cada vez mais, melhorando e economizando cada vez mais, como dito logo abaixo:

De acordo com Amaury Bentes (2008, p. 197)

Esta liberdade de utilizao o software est relacionada liberdade de qualquer tipo de pessoa, seja esta fsica ou jurdica, utilizar o software em qualquer tipo de sistema, para qualquer tipo de trabalho ou atividade, sem que para isso tenha que comunicar ou pedir licena ao desenvolvedor ou a qualquer outra entidade controladora. A liberdade de redistribuir deve incluir a possibilidade de passar adiante tanto os cdigos-fonte quanto aos arquivos executveis originados da compilao de tais cdigos. E isso vale tanto para a verso original quanto para as verses modificadas ou aperfeioadas. Se uym software livre, ento no se pode exigir ou ter que solicitar autorizao do autor ou do distribuidor do software para que ele possa ser redistribudo.

Como citado acima interessante apontar que um software livre, pode ser modificado e adaptado pela empresa, normalmente o prprio especialista em TI, apontando, novamente a versatilidade da TI na empresa, sendo que utilizando estes mtodos as empresas s tm a ganhar, com softwares personalizados com a necessidade de cada empresa ou setor. Recentemente um assunto em que se tornou foco por algum tempo em TVs internacionais e nacionais foi a segurana da internet, ataques de crackers de um grupo denominado Anonymous contra instituies como FBI, governos (Brasileiro inclusive) e empresas abalou boa parte do mundo e demonstrou que nenhum sistema seguro o suficiente, neste tpico tambm se encontra a TI, na qual a responsvel pela segurana da empresa, porm, o que devemos ter em mente que as maiores ameaas so, na verdade, os vrus e cavalos de tria, que so os mais comuns e que mais frequentemente infectam mquinas por meio de pen-drive e HDs externos de usurios e/ou internet e praticamente sempre desconhecido por parte das pessoas que estes malwares residem seus Hardwares ou o aplicativo ou arquivo que est fazer o download, a citao a seguir pode explicar um pouco mais de vrus e cavalos de tria.

De acordo com Amaury Bentes (2008, p. 197)

Embora esses termos sejam frequentemente utilizados como sinnimos. Referem-se a coisas bem diferentes. O que h de comum entre eles que todos so programas mal-intencionados, que podem

causar srios problemas nos computadores. So conhecidos genericamente como malware.

A realidade que todas as empresas ou estabelecimento que se prezem necessitam da TI seja para continuar no mercado, para se tornar competitivo, para otimizar seus processos (se que existem processos), diminuir seus custos e gastos ou para fornecer segurana, o custo em relao ao benefcio extremamente pequeno para tantos coisas que a TI fornece empresa, hoje uma empresa que se preze, sempre tem a TI na vanguarda analisando e fornecendo apoio para todas as reas da empresa e sempre ajudando gerencia a tomar as melhores escolhas possveis para que a empresa possua cada vez um nvel maior de qualidade.

Bibliografia

http://www.indexmundi.com/g/g.aspx?v=118&c=br&l=pt Amaury Bentes, TI Update: a tecnologia da informao nas grandes empresas. Rio de Janeiro: RJ, 2008. P. 01-22

You might also like