You are on page 1of 4

1

SERVIO PBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE BIOMEDICINA


CFBM
SCS QD. 07, BL.A N. 100 8 ANDAR SALA 808 ED.TORRES PTIO BRASIL CEP:70.307-901

CONSELHO FEDERAL DE BIOMEDICINA


O CONSELHO FEDERAL DE BIOMEDICINA CFBM, via de seu Presidente, vem a pblico solidarizar-se com todos os profissionais de sade, em especial com aqueles detentores do direito do exerccio da acupuntura. Hoje corre em todos os meios de informtica a deciso do Tribunal Regional da Primeira Regio, em que contende como autor o Conselho Federal de Medicina e ru o Conselho Federal de Farmcia, no julgamento houve deciso favorvel ao autor. Todavia, de se esclarecer que a batalha vai continuar, e temos certeza que nobres julgadores certamente vo reverter a deciso, visto que NO EXISTE REGULAMENTAO A QUEM PERTENCE O DIREITO DESTE EXERCCIO EM TERRITRIO BRASILEIRO. SOMENTE LEI PODE IMPEDIR OS PROFISSIONAIS DEVIDAMENTE HABILITADOS NESTA REA DE EXERCER A ACUPUNTURA. E O QUE DE SE ESTRANHAR, COMO PODE UMA RESOLUO DO CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA TER MAIS AUTONOMIA PARA ESTABELECER QUE ESTA ATIVIDADE SO S DOS SEUS PROFISSIONAIS? NENHUMA!! Sabemos da preocupao de todos os profissionais legalmente habilitados nesta respectiva rea, que esto trabalhando a anos e de forma coerente e tica, demonstrando que faz desta atividade, no s o ganha po de todo dia, mas em especial, amenizam dores de toda ordem em todos os lugares deste Pas. Os profissionais devidamente habilitados na rea de acupuntura, so detentores no s de direito desta atividade, como so conhecedores desta tcnica milenar e, o que mais importante a acupuntura se baseia na teoria dos meredianos. Portanto, temos convico que esta deciso com certeza vai ser revertida. NO

SERVIO PBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE BIOMEDICINA


CFBM
SCS QD. 07, BL.A N. 100 8 ANDAR SALA 808 ED.TORRES PTIO BRASIL CEP:70.307-901

EXISTE DIREITO SEM LEI QUE O DETERMINE. Alm do mais, sabemos que para restringir a liberdade profissional, se seu exerccio colidir com algum direito de maior ervergadura, no caso concreto, neste caso, repita-se, de se questionar se a Resoluo do Conselho Federal de Medicina, tem maior validade jurdica que a de outros Conselhos. Claro que no! Desta forma, a liberdade profissional traz consigo os deveres correlatos de responsabilidade e tica. Neste aspecto, qual a diferena entre profissionais que atuam na acupuntura? Nenhum! Assim, a violao ao direito deste exerccio por profissional devidamente habilitado, considerado abusivo, condio esta estabelecida em nossa Magna Carta. Quantos aos Biomdicos, me dirijo a todos, com a certeza de que a prevalncia desta atividade exercida por nossos profissionais, est garantida em decises j sacramentadas pelo mesmo Tribunal Regional da Primeira Regio e, quanto a matria em discusso, peo permisso para transcrever parte da sentena, em Ao Ordinria, que segue abaixo grifada, para conhecimento de todos.
... A Biomedicina obteve mais uma vitria na Justia. O juiz federal Hamilton de S Dantas, da 21 Vara (DF), decidiu no mrito pela improcedncia da ao ordinria movida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) com a finalidade de declarar ilegal a Resoluo 02/95, do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), que dispe sobre a prtica da Acupuntura pelos profissionais biomdicos. ... "A questo posta em juzo", afirma o magistrado em sua sentena, " saber se houve ilegalidade na Resoluo 02/95 do CFBM ao permitir a prtica da Acupuntura pelos biomdicos, quando, segundo o CFM, ela se restringe especialidade mdica, inclusive reconhecida pela Resoluo CFM n 1.455/95". ... O principal argumento do CFM que a prtica da Acupuntura se constitui ato mdico, sendo 'um mtodo cirrgico invasivo', da o perigo de dano irreparvel,

SERVIO PBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE BIOMEDICINA


CFBM
SCS QD. 07, BL.A N. 100 8 ANDAR SALA 808 ED.TORRES PTIO BRASIL CEP:70.307-901

'pois a Acupuntura um procedimento cirrgico em que h a insero de diversas agulhas que atravessam vrios tecidos do organismo, inclusive nervosos', acrescentando que 'a prtica equivocada de algum ato mdico por profissional sem formao tcnica especfica pode gerar diversos danos sociedade'. ... "Entendo no lhe assistir razo", considera o juiz Hamilton de S Dantas. E acrescenta: ... "O cerne da controvrsia, contudo, no est na prtica da Acupuntura por profissionais inabilitados, eis que, a Resoluo questionada condiciona a sua prtica pelo profissional que 'apresentar ao CFBM ttulo, diploma ou certificado de concluso de curso especfico, patrocinado por entidade de Acupuntura de reconhecida idoneidade cientfica ou estabelecimento de Ensino Superior'. Com estas exigncias no est o ru (CFBM) autorizando a prtica da Acupuntura por profissional inabilitado. Ao contrrio, exige que o profissional seja possuidor de formao especfica e adequada capacitao. ... Cabe aqui uma simples indagao: o profissional mdico pode praticar a Acupuntura sem freqentar curso especfico? A resposta, evidentemente, s pode ser negativa. ... Ademais, como j sabido, a atividade de acupuntor no est regulada por lei especfica, no podendo sofrer limitaes ao seu exerccio, sob pena de ferir-se o inciso XII do art. 5 da Constituio Federal. ... Assim, entendo que somente a lei pode limitar o exerccio profissional, no sendo a Resoluo do Conselho Federal de Medicina, reconhecendo a Acupuntura como especialidade mdica, o instrumento normativo adequado a conferir a exclusividade da prtica aos mdicos, tal atitude viola, sobremaneira, o Princpio da Legalidade." ... O magistrado cita dois exemplos de jurisprudncia do Tribunal Regional Federal da 1 Regio. Um deles a apelao do CFM contra o CFBM em funo das mesmas Resolues 02/95 do CFBM e 1.455/95 do CFM (AC 2001.34.00.0317983/DF rel des. Federal Daniel Paes Ribeiro): ... "1. Inexistindo lei especfica regulando a atividade de acupuntor, o seu exerccio no pode ser limitado por Resoluo do Conselho Federal de Medicina, sob pena de ofensa ao inciso XIII do art. 5 da Constituio Federal.

SERVIO PBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE BIOMEDICINA


CFBM
SCS QD. 07, BL.A N. 100 8 ANDAR SALA 808 ED.TORRES PTIO BRASIL CEP:70.307-901

... 2. A Resoluo do Conselho Federal de Medicina no o instrumento normativo apropriado ao reconhecimento da Acupuntura como atividade privativa do mdico, por falta de previso legal. 3. Sentena confirmada.

... 4. Apelao desprovida." ... E completa o juiz Hamilton de S Dantas: ... "Por todo o exposto, com fundamento do art. 269, inciso I, do Cdigo de Processo Civil, e com apoio na diretriz jurisprudencial invocada no corpo desta sentena, resolvo o mrito da presente demanda, julgando improcedente o pedido ofertado na presente ao."

SILVIO JOS CECCHI


PRESIDENTE DO CFBM

You might also like