You are on page 1of 28

Processo Legislativo

DEFINIO: Conjunto de atos destinados elaborao de lei. Importante devido inconstitucionalidade formal vcio no processo de criao da lei. Havendo alguma irregularidade nesse processo, a lei ser inconstitucional. Leis e atos normativos (artigo 59 CF): a) Emenda constitucional b) Lei complementar c) Lei ordinria d) Lei delegada e) Medida provisria f) Decreto legislativo g) Resoluo

EMENDA CONSTITUCIONAL
Emenda 60, CF Pode ser feita vrias vezes. Reviso constitucional 3, ADCT Para a maioria da doutrina, s pode ser feita uma vez (1993). 5 anos aps a promulgao da CF. Votada em sesso bicameral. Vota Votada em sesso unicameral numa casa e depois votado na (cmara e senado votam juntos) outra. Qurum de 3/5 em cada casa, em 2 Qurum de aprovao de maioria turnos absoluta Limite no poder constituinte Idem. originrio, por exemplo, clusulas ptreas. Proposta de Emenda Constitucional (PEC): a) 1/3 de deputados ou senadores b) Presidente da repblica c) Mais de das assemblias legislativas, cada uma com maioria simples de seus membros

Prevalece o entendimento de que o povo no pode elaborar PEC. O rol do art. 60 CF taxativo.

Aprovao da emenda constitucional nos termos do art. 60. , 3/5 nas duas casas, em 2 turnos. Sendo rejeitada, ela pode ser reapresentada na prxima sesso legislativa (ano seguinte).

O presidente NUNCA veta ou sanciona emenda constitucional. NO existe veto presidencial na emenda constitucional. A EC forma do poder constituinte reformador, que do poder legislativo, que o exerce em nome do povo.

3 circunstncias em que no h possibilidade de emenda constituio (art 60): a) Interveno federal b) Estado de stio c) Estado de defesa

Promulgada pelas mesas da Cmara e do Senado. OBS: No a mesa do CN.

Clusulas ptreas (art. 60 $4): a) Forma federativa de Estado b) Separao dos poderes c) Voto direto, secreto, universal e peridico d) Direitos e garantias individuais

Limites ao poder constituinte reformador: a) Limites materiais clusulas ptreas.

b) Limites circunstanciais circunstncias nas quais no se pode alterar a CF (interveno, estado de stio e de defesa). c) Limites procedimentais rigoroso procedimento de alterao da CF. d) Limites implcitos no se pode alterar as regras de modificao da CF, nem a titularidade do poder constituinte.

LEI COMPLEMENTAR

DEFINIO: Lei que se destina a complementar a constituio, nas hipteses expressamente previstas. Ex. art. 59, $ nico. Quando a constituio s fala lei, ela se refere lei ordinria. Se quiser lei complementar, o texto deve ser expresso.

Diferenas entre Lei complementar e lei ordinria:

Lei complementar Qurum absoluta de aprovao: maioria Qurum simples

Lei ordinria de aprovao: maioria

Matrias reservadas na constituio Qualquer matria federal O resto basicamente o mesmo.

Lei ordinria versando sobre assunto reservado lei complementar INCONSTITUCIONAL. Inconstitucionalidade formal propriamente dita. Lei complementar versando sobre assunto que poderia ser elaborado por lei ordinria CONSTITUCIONAL. Se bastava uma lei ordinria, com quorum de maioria simples, a lei complementar, com aprovao de maioria absoluta vlida. Segundo o STF, ela materialmente uma lei ordinria, podendo ser revogado por uma lei ordinria.

LEI ORDINRIA:

Quem faz o projeto: via de regra, o projeto se d atravs de uma iniciativa concorrente: Congresso, Presidente (raro) e Povo (61, $2). EXCEO: iniciativa exclusiva: Presidente da Repblica (61, $1, CF fixem ou modifiquem efetivo de foras armadas, criao de cargos, funes ou empregos pblicos, organizao administrativa e judiciria, matria tributria e oramentria, servios pblicos, servidor pblico da unio, organizao do MP e Defensoria Pblica. Criao e extino de ministrios e rgos da administrao pblica, observado o disposto no art. 84 IV. Militares.

Exclusiva do Judicirio qdo o assunto versar sobre a organizao do prprio poder judicirio.

Exclusiva do MP qdo o assunto versar sobre a organizao do MP. A organizao do MPU de iniciativa simultnea do PGR (chefe do MPU) e do Presidente da Repblica.

Havendo vcio de iniciativa, a sano presidencial apaga esse vcio? NO. Smula 5 do STF foi superada.

O projeto de lei ordinria ser discutido e votado nas 2 casas do CN. No tem ordem para votao. H uma casa iniciadora e a casa revisora.

Iniciativa Deputado Senador Presidente da Repblica Povo Cmara Senado Cmara Cmara

Casa iniciadora

Judicirio MP

Cmara Cmara

O Senado s ser a casa iniciadora qdo o projeto de lei for de iniciativa de um senador. Votao

Casa iniciadora Rejeitado

Casa revisora -

Conseqncia S pode ser apresentado novamente na prxima sesso legislativa (ano posterior), salvo requerimento da maioria absoluta de uma das casas. Idem Vai para o Presidente para sano ou veto. Volta para a casa iniciadora para apreciar as emendas.

Aprovado Aprovado

Rejeitado Aprovado

Aprovado

Emendado

SANO OU VETO PRESIDENCIAL art. 84 CF.

Sano feita se o presidente concorda com o projeto de lei. Feito no prazo de 15 dias teis e se o presidente permanecer em silencio nesse prazo, quer dizer que ele concorda e teremos ento a sano tcita. O veto ocorre se ele discorda. Tambm deve ser feito no prazo de 15 dias teis e s pode vetar o projeto por 2 motivos: inconstitucionalidade (veto jurdico) ou contrrio ao interesse pblico (veto poltico).

Caractersticas do veto: a) Expresso b) Motivado c) Supressivo s pode suprimir trecho, no adicionar d) Total ou parcial e) Relativo o congresso nacional pode rejeitar o veto presidencial no prazo de 30 dias, em sesso conjunta e pelo voto secreto da maioria absoluta (art 66).

Sancionado o projeto de lei, haver a PROMULGAO atestado de existncia de uma nova lei. Comprovao de existncia da lei. Certido de nascimento da lei. O responsvel pela promulgao o Presidente da repblica no prazo de 48 horas a contar da sano ou da comunicao da rejeio do veto.

Se o Presidente no promulgar no prazo? O presidente do senado promulga no prazo de 48 horas. Se ele no promulgar, o vice do senado tem 48 horas para promulgar.

PUBLICAO via de regra a lei entra em vigor, 45 dias aps a publicao (vacatio legis). A lei pode fixar prazo diferente de vacatio legis.

LEI DELEGADA

DEFINIO o congresso nacional delega ao presidente a possibilidade de fazer uma lei sobre matria especfica.

Qual instrumento que se d a delegao? RESOLUO (63, $2). O presidente solicita a delegao. No espontnea por parte do congresso. Estipula a matria delegada, o prazo da delegao, o congresso coloca todas as condies que achar pertinente. OBS.: a delegao no pode ultrapassar o prazo da legislatura.

O congresso delegou para o presidente fazer uma lei sobre x e y. O presidente faz sobre x,y, z e w. Se o presidente extrapolar dos limites da delegao legislativa, o congresso nacional poder sustar a lei delegada, nos termos do art. 49, V.

2 tipos de delegao: a) Delegao tpica ou prpria- o presidente da repblica faz a lei delegada e logo na sequncia promulga e publica. b) Delegao atpica ou imprpria- o projeto de lei volta para a apreciao do congresso nacional. O congresso nacional pode aprovar ou rejeitar a lei delegada, sem fazer emendas.

Matrias que no podem ser objetos de delegao (art. 68): a) Competncia exclusiva do congresso nacional (art. 49) b) Competncia privativa da cmara ou do senado c) Matria reservada lei complementar d) Matria oramentria e) Organizao do judicirio e do MP (exceo o MPU que o presidente Tb pode fazer) f) Direitos fundamentais

MEDIDA PROVISRIA (art. 62)

DEFINIO: ato com fora de lei, feito pelo chefe do poder executivo, em casos de relevncia e urgncia e com prazo determinado. Tais requisitos de relevncia e urgncia sero apreciados pelo congresso nacional e em casos excepcionais pelo Judicirio.

A MP dura 60 dias, prorrogveis automaticamente por mais 60 dias. Nesse prazo no se conta o recesso parlamentar.

Medida provisria no lei! Encontra obstculo no princpio da reserva legal. Ex. Crimes. Medida provisria pode criar crime? No. Para criar crime deve ser lei no sentido estrito.

Chefe do poder executivo: a) Presidente da repblica 62, CF b) Governador pode fazer MP se estiver na constituio estadual. c) Prefeito pode, se estiver na lei orgnica do municpio.

Justifica-se devido ao princpio da simetria constitucional: as regras previstas na CF para a Unio, podem ser aplicadas, via de regra, guardadas as devidas propores, para estados e municpios.

Editada a MP, ela produz efeitos desde j? Sim. A partir de sua publicao.

O presidente edita a MP e envia para o congresso votar. O congresso tem ento 3 opes: a) Aprovar o congresso aprovando, a MP convertida em lei. b) Rejeitar a MP perde a eficcia. O presidente s pode reeditar na prxima sesso legislativa. c) No votar a MP no prazo perde a eficcia por rejeio tcita.

Segundo o art. 62 da CF, se o CN no votar a MP no prazo de 45 dias, tranca a pauta (paralisam-se todas as votaes). A votao feita de forma bicameral, primeiro na cmara e depois no senado.

Rejeitada a MP o congresso nacional dever elaborar decreto legislativo no prazo de 60 dias para regular os atos j praticados durante a MP. Se o congresso no fizer esse decreto no prazo de 60 dias, a rejeio da MP produzir apenas efeitos ex nunc (no retroage).

Matrias que no podem ser objeto de MP: a) Direito e processo penal b) Processo civil c) Nacionalidade, direitos polticos, partidos polticos d) Matria exclusiva do CN e) Matria privativa da cmara ou do senado f) Reservada a lei complementar g) Organizao do judicirio e do MP h) Matria oramentria i) Reteno de ativos financeiros j) Matria j aprovada pelo congresso nacional, pendente de sano ou veto presidencial

DECRETO LEGISLATIVO x RESOLUO

Decreto legislativo Ato destinado a disciplinar a competncia exclusiva do congresso nacional (49). Ex. autorizar sada do presidente por mais de 15 dias, autorizar o presidente a decretar a guerra.

Resoluo Ato destinado a disciplinar competncia privativa da cmara ou do senado (51, 52). Ex. regimento interno da cmara, julgar o presidente por crime de responsabilidade (senado). OBS.: existe resoluo feita pelo CN, na lei delegada. O CN delega ao presidente

atravs da resoluo. No h sano ou veto presidencial Idem

Quorum de aprovao de maioria Idem simples Promulgada senado pelo presidente do Promulgada pelo respectiva casa. presidente da

CANAL DOS CONCURSOS

Lei em sentido material ato normativo que impe dever de conduta. Sob esse prisma, tanto a constituio, decreto presidencial, lei ordinria so leis. Generalidade e busca regular o maior nmero possvel de relaes.

Lei em sentido formal ato normativo criado a partir de um devido processo de formao, superando as vrias etapas de formao. Art. 59 CF espcies de atos normativos realizados por processo legislativo, no qual est inserido a lei.

PROCESSO LEGISLATIVO

DEFINIO: Conjunto de atos preordenados estabelecidos pela constituio que levam a formao de um ato legislativo (presente no artigo 59). O processo legislativo uma funo tpica (no exclusiva) do poder legislativo.

PRINCIPIO DA RESERVA LEGAL certas matrias somente podem ser reguladas por meio de lei ou ato legislativo. Ex. regimento dos servidores no pode ser realizado por meio de portaria, apenas por lei.

PROCESSO LEGISLATIVO COMO ATO COMPLEXO a produo legislativa decorre da vontade de mais de um rgo. Iniciativa do poder judicirio com sano do poder executivo por meio do presidente da repblica.

PRESSUPOSTOS DO PROCESSO LEGISLATIVO: a) Existncia de parlamento b) Proposio legislativa c) Competncia legislativa do parlamento d) Capacidade do proponente

O processo se desenvolve observando os seguintes princpios: a) Publicidade b) Oralidade c) Separao da discusso e da votao primeiro momento com uma discusso, um debate sobre a matria e depois tem-se incio a votao. d) Unidade da legislatura cada legislatura nica. A 54 nada tem a ver com a 53 nem a 55. vedada a reconduo para o mesmo cargo na mesa, na mesma legislatura. e) Exame prvio dos projetos por comisses parlamentares antes que ele siga para votao, examinado pela comisso temtica que faz um estudo aprofundado, emitindo um parecer instruindo os parlamentares para a votao. f) No repetio de projetos apresentados em uma mesma sesso legislativa art. 67. (Jurisprudncia)

FASES DO PROCESSO LEGISLATIVO

Desencadeia-se por vrias fases. A palavra fase pode possuir 2 sentidos. Inicialmente pode designar cada etapa de criao da norma: iniciativa, discusso, deliberao, sano ou veto, promulgao e publicao. Em outro sentido, a palavra fase pode significar os 3 momentos de criao de uma norma jurdica. Neste sentido, pode-se falar das fases introdutria (iniciativa), constitutiva (discusso, deliberao, sano ou veto) e complementar (publicao e promulgao).

INICIATIVA ato pelo qual se deflagra o processo legislativo. Possui um vasto rol de legitimados para iniciar o processo legislativo. Pode ser de origem parlamentar ou extraparlamentar. A de origem parlamentar decorre da casa legislativa, seja um membro ou comisso. Extraparlamentar de quem no do legislativo, como por exemplo, Tribunais de contas, presidente, povo...

a) Origem parlamentar Membros ou comisso.

cmara, senado ou congresso nacional.

b) Iniciativa extraparlamentar: Poder executivo presidente Poder judicirio STF, Tribunais superiores, Tribunal de Justia do DF e territrios. MPU por meio do PGR TCU Povo Brasileiro atravs da iniciativa popular

ESPCIES DE INICIATIVA geral, restrita, concorrente, privativa, vinculada e popular. a) Geral aquela em que vrios so os legitimados para propor, tratandose de alunos das mais variadas espcies, com campo material aberto, indeterminado. Ex. deputados federais, senadores, comisso mista do congresso, presidente da repblica, cidados. b) Restrita embora possua vrios legitimados a propor, possui campo material fechado, restrito. A matria s pode ter o processo iniciado pela autoridade especfica. Ex. lei complementar sobre estatuto da magistratura, art. 93 caput, CF. Lei ordinria sobre servidores pblicos da unio, iniciativa restrita ao presidente da repblica. c) Privativa trata-se da atribuda somente a uma autoridade ou a um rgo, o que se faz em razo da matria. Ex. lei oramentria, art. 165 CF, privativa do presidente da repblica. Matrias de iniciativa privativa do Presidente da Repblica: Fixao ou modificao dos efetivos das foras armadas Criao de cargos, funes ou empregos pblicos Matria tributria e oramentria Organizao do MPU e DPU, bem como dos estados, DF e territrios Criao e extino de rgos e ministrios

OBS.: No que concerne a iniciativa privativa do presidente que tenha por objetivo organizar o MPU, inicialmente estabelece a constituio que privativa do presidente. Posteriormente (art. 128. $5) a CF dispe que compete ao PGR propor projetos que venha a organizar o parquet da unio. Depreende-se, portanto, que essa iniciativa concorrente e no privativa.

Projetos de leis de iniciativa privativa do Judicirio: STF lei complementar de iniciativa do STF, dispor sobre o estatuto da magistratura. STF, Tribunais superiores e TJs privativamente propor ao legislativo: alterao do nmero de membros dos tribunais inferiores, criao e extino de cargos dos servios auxiliares, criao ou extino dos tribunais inferiores, alterao da organizao e diviso judicirias. TJs competncia dos tribunais ser definida na constituio do estado, sendo a lei de organizao judiciria de iniciativa dos TJ.

Projetos de leis de iniciativa privativa do Judicirio: Cmara dos deputados privativamente sobre, organizao, funcionamento, polcia, criao, transformao ou extino dos cargos e funes de seus servios e iniciativa de lei para fixao da respectiva remunerao, observado a LDO. Senado federal idem.

d) Concorrente aquela em que pode ser apresentada por A e ao mesmo tempo por B. Ex.: organizao do MPU, podendo ser de iniciativa do Presidente da Repblica ou do PGR. Lei da Ficha Limpa iniciativa popular junto com o deputado federal.

Quando a matria de competncia privativa e o projeto apresentado por autoridade que no competente, se for aprovado e se tornar lei, ela inconstitucional do ponto de vista formal? SIM, de acordo com STF, a sano do projeto de lei no convalida o vicio de inconstitucionalidade (ADI 2867 Min. Celso de Mello).

e) Vinculada aquela obrigatria, o legitimado tem o poder-dever de apresentar a proposio. Ex. lei plurianual, LDO. Todos de natureza oramentria.

f) Popular se d por meio do povo. Uma certa frao do eleitorado, no precisando de um parlamentar para apresentar o projeto, apresenta diretamente cmara o projeto. uma forma de exerccio da soberania popular. Requisitos: 1% do eleitorado do pas, distribudos em pelo menos 5 estados da Federao com pelo menos 0,3% do eleitorado. Particularidades: impossibilidade de realizar PEC. Impossibilidade de rejeio por vcio de forma (ex. art. dentro de pargrafo. A cmara realiza a correo).

A iniciativa determina qual ser a casa iniciadora. Ambas as casas so iniciadoras e revisoras, dependendo da iniciativa. Quando o projeto for de iniciativa de senadores ou comisso do senado, a casa iniciadora o senado. Em todos os outros casos, a iniciadora a cmara. Ex. povo, presidente da repblica, TCU, PGR, Judicirio casa iniciadora = cmara, senado revisora. EMENDAS prxima fase do processo legislativo. Proposio acessria de outra. A proposio legislativa, antes de se transformar em norma, percorre um processo de apreciao, discusso e votao. No seu tramite, ao serem realizados estudos e discusses sobre a matria, os parlamentares ou comisses podem chegar a concluso de que pode ser melhorado o projeto de lei.

Quem tem capacidade para emendar? Privativa do poder legislativo. No regimento interno do senado 230 a 234.

Espcies de Emenda finalidade de aperfeioar a proposio. a) Subemenda e emenda de redao subemenda a emenda da emenda. H uma proposio principal que teve uma emenda. Essa emenda teve outra emenda. A emenda de redao tem por finalidade corrigir um vicio constante na proposio. No altera o contedo da proposio, e sim o aspecto gramatical ou de tcnica legislativa. b) Substitutiva substitui uma parte da proposio principal.

c) Substitutivo emenda que altera na ntegra a proposio principal. Emenda radical que muda essencialmente a proposio principal. Havendo substitutivo integral aprovado em turno nico, o projeto ser submetido a turno suplementar. Via de regra, as proposies so votadas em turno nico.

Cmara casa iniciadora aprova e manda ao senado (casa revisora) se o senado emendar a proposio que veio da cmara, o projeto volta a cmara para que ela aprecie a emenda. E a casa iniciadora pode manter as emendas aprovadas pela revisora, ou rejeitar as emendas. $ nico do art. 65 CF.

Se a revisora aprovar um substitutivo? Deve retornar iniciadora para manter ou derrubar a emenda. Se a iniciadora aprovar apenas algumas partes desse substitutivo, a proposio segue de volta revisora, autora do substitutivo, ou segue para a sano presidencial? Vai para sano presidencial, findando o processo legislativo, j que o retorno revisora acarretaria em idas e vindas eternas.

Restrio apresentao de emendas art. 63, referente ao aumento de despesa no sendo admitida nos projetos do presidente da republica, a no ser de natureza oramentria, ou seja, o legislativo no pode emendar aumentando despesa se for de iniciativa do presidente da repblica. Tambm no podero sofrer emenda projetos que venham aumentar despesas, os projetos sobre organizao dos servios da cmara, senado, tribunais e MP. Outra situao que limita o poder de emendar: obrigatoriedade das emendas possurem ligao material com a proposio a qual esto vinculadas.

DISCUSSO momento em que a casa legislativa leva a proposio para ser debatida, seja em comisso, plenrio, tendo essencialmente 2 finalidades: possibilitar que o parlamentar possa persuadir os colegas por meios orais sobre a matria a ser deliberada, e formar o juzo do congressista, dando suporte para construo do voto.

Como acontece a discusso a discusso da proposio principal e das emendas ser em conjunto (art. 272 RISF). Anunciada a matria, ser dada a palavra aos oradores para a discusso (273 RISF). No ser interrompida salvo para: formulao de questo de ordem, adiamento para os fins previstos no art. 279 (regime de urgncia), tratar de proposio de urgncia urgentssima segurana nacional ou calamidade pblica, casos previstos no

art. 305(falta de quorum), recepo de visitante, comunicao importante ao senado.

Encerramento da discusso ausncia de oradores, deliberao do plenrio a requerimento de qualquer senador, quando houverem falado 3 senadores a favor e 3 contra.

Quando pode ser dispensada as com pareceres favorveis, por deliberao do plenrio mediante requerimento do lder.

VOTAO apresentada a proposio, emendada ou no, encerradas as discusses, a casa deve decidir sobre a matria. Fase em que os parlamentares deliberam sobre a matria, colocando-se favorveis ou contrrios, ou mesmo abstendo-se em relao ao seu teor. Decide-se acerca da matria.

Ausncia de prazo para deliberao parlamentar aprovao por simples ausncia de manifestao do congresso nacional por decurso de prazo. No existe mais aprovao tcita de matria.

Quorum de votao art 47 CF, salvo disposio constitucional em contrrio, as deliberaes das casas e suas comisses, sero tomadas por maioria de votos, presente a maioria absoluta de membros. Regra geral: maioria absoluta de presentes e maioria simples de resultado. a) Maioria absoluta primeiro nmero inteiro superior metade do nmero total de membros. b) Maioria simples primeiro nmero inteiro superior metade dos presentes.

Excees regra geral: Quorum qualificado certas proposies, para serem aprovadas, dependem de: maioria absoluta de votos, 2/5 de votos, 2/3 de votos e 3/5 de votos. Ex, 2/3 de votos: sentena condenatria nos casos de crime qualificado, suspenso de imunidade dos senadores durante estado de sitio. 3/5: proposta de emenda CF. Maioria absoluta

projeto de lei complementar, exonerao de oficio do PGR, perda de mandato de senador, aprovao de nome indicado para ministro do STF e PGR, aprovao de ato do presidente que decretar o estado de defesa e de sitio, aprovao de nome indicado para defensor pblico. 2/5 aprovao da no renovao ou permisso para permisso de servio de radiodifuso de sons e imagens.

Resultado da votao para efeito de quorum sero computados os votos em branco e abstenes. Os votos so abertos, via de regra, porm h casos de votao secreta. Abstenes ocorrem em votaes abertas e votos em branco nas secretas. Ambos contam para efeito de quorum, porm no para efeito de resultado.

Ex.: presena de 41 senadores na sesso. Corresponde a mais da metade do total. Pode prosseguir a votao. Dos 41, 30 abstenes, 6 votos sim e 5 votos no. Projeto aprovado, j que 6 mais da metade do total. No caso concreto dificilmente teria uma situao dessa, j que com 30 abstenes, no um projeto de relevncia. Sendo assim, provavelmente pararia nas comisses. SANO ato que s ocorre em projetos de lei ordinria ou complementar. Privativo do chefe do executivo, por qual se manifesta a concordncia com o projeto de lei aprovado pelas casas do congresso. Expressa ou tcita a sano produz o mesmo resultado, ou seja, a promulgao. O presidente tem 15 dias teis para sancionar o projeto. A tcita ocorre quando o presidente no se manifesta dentro desse prazo. A expressa ocorre qdo ele sanciona dentro do prazo. Espcies: expressa ou tcita. Consequncia da sano encaminhamento do projeto de lei para promulgao. VETO oposto da sano. O veto a discordncia do presidente da repblica perante o projeto de lei, seja quanto a constitucionalidade, seja quanto convenincia ou oportunidade. Tal qual a sano, competncia exclusiva do chefe do poder executivo. O veto necessariamente expresso e fundamentado. Depois que opuser o voto, o presidente tem 48 horas para apresentar ao presidente do congresso, as razes do veto, sob pena de se transformar em sano. O veto pode ser classificado: a) quanto fundamentao, em jurdico ou poltico. jurdico quando o presidente entende que o projeto apresenta vcios quanto

constitucionalidade. O veto poltico ocorre quando o presidente entende que o projeto contrrio ao interesse pblico. b) Quanto amplitude: total ou parcial. O total abrange todo o corpo do projeto de lei, do primeiro ao ltimo dispositivo. O parcial abrange apenas algumas partes do projeto. Caso o veto seja parcial, deve abranger todo o corpo do artigo, pargrafo, inciso ou alnea, e no em apenas palavras ou expresses isoladas. Conseqncias do veto o veto no a palavra final do processo legislativo. O projeto retorna ao congresso nacional, podendo ser rejeitado ou mantido o veto. No competncia nem da cmara nem do senado, e sim do congresso em sesso conjunta. O prazo para apreciao de 30 dias do seu recebimento, sob pena de trancamento da pauta do congresso nacional. A votao em sesso conjunta e secreta. a) Veto acolhido encerramento encaminhamento para o arquivo. do processo legislativo com

b) Veto rejeitado por deciso da maioria absoluta, com o prosseguimento do processo legislativo e encaminhamento do projeto para a prxima fase, a promulgao. PROMULGAO atestado de validade, existncia da norma. Nascedouro do ato legislativo. Presuno de validade, executoriedade e obrigatoriedade. Quem promulga os atos legislativos? a) Emendas necessrio as 2 mesas das casas do congresso nacional, com o respectivo nmero de ordem. b) Leis complementares e leis ordinrias inicialmente do presidente da repblica. Quando ele sanciona de forma expressa, ele fica obrigado a promulgar a lei. Caso a sano seja feita tacitamente ou se o presidente veta e o congresso nega o veto, a promulgao continua sendo feita pelo presidente, porm o presidente no est obrigado a promulgar. Ele tem 48 h para fazer. Caso no faa, o presidente do senado deve fazer em 48 horas. Se ele no fizer, o vice do senado deve fazer. c) Medidas provisrias no promulgada; um ato precrio. Tem 2 caminhos: ou aprovada e convertida em lei ordinria, e a promulgada. Ou no aprovada e deixa de produzir efeitos. No se promulga medida provisria, mas se edita. Quando convertida em lei: Se aprovada sem emendas ser promulgada pelo presidente do senado, nos termos do regimento comum do congresso. Se aprovada com emendas passa a existir o projeto de lei de converso, ou seja, decorrente de uma MP que foi emendada. Necessita assim, passar pela sano do presidente. Dessa

forma, segue a forma das leis complementares e ordinrias. 6.53 d) Decreto Legislativo ato legislativo que vem externar competncia exclusiva do congresso nacional. Dispensa sano do presidente, j que competncia exclusiva do congresso. Quem promulga decreto legislativo o presidente do senado federal, que o presidente do congresso. RISF 48, XVIII. e) Resoluo exprime competncia privativa da cmara (promulgada pelo presidente da camara) ou do senado (promulgada pelo presidente do senado). Se for do congresso nacional, pelo presidente do congresso nacional. f) Lei delegada no promulgada. feita pelo presidente atravs de delegao do congresso.

PUBLICAO conseqncia imediata da promulgao. Ato por meio do qual se comunica a sociedade da existncia do novo ato legislativo. Pela publicao, o texto do ato normativo torna-se pblico, disposio dos cidados, gerando autenticidade. Meio Veculo de divulgao oficial. Vacatio legis intervalo de tempo entre a publicao e a vigncia da lei. No havendo disposio expressa no tocante vigncia, a lei ter vigncia 45 dias aps a sua publicao.

ESPCIES NORMATIVAS

I. EMENDAS CONSTITUIO a constituio considerada rgida, onde a dificuldade para se modificar o texto bem maior que para se modificar outra espcie normativa. Fundamenta-se na supremacia que o texto constitucional exerce sobre as demais normas. Podemos verificar isso atravs de uns pontos obrigatrios a serem observados no procedimento legislativo de PEC. Ex.: iniciativa qualificada, proposta discutida em 2 turnos em cada casa, quorum qualificado de 3/5, promulgao deve ser feita pelas mesas da cmara ou do senado, dispensando a sano do presidente.

Limitaes a emenda constitucional materiais (clusulas ptreas) e circunstanciais (estado de sitio e de defesa). Emendas que acarretem

aumento de despesas, se a PEC for iniciada pelo presidente, exceto oramentrio. No se admitir emenda sem relao com a proposta.

a) Iniciativa qualificada presidente da repblica, 1/3 da cmara dos deputados ou 1/3 dos senadores, mais da metade das assemblias legislativas, representada cada delas pela maioria relativa de seus membros. No pode ser apresentada por iniciativa popular. Qdo uma proposta for apresentada por 1/3 dos senadores ou mais da metade das assemblias legislativas, a casa iniciadora ser o senado. Uma PEC apresentada pelo presidente pode ser iniciada pelo senado, nos termos do regimento interno.

Senado como casa iniciadora 1/3 dos senadores, mais da das assemblias legislativas, presidente da republica (segundo norma conexa ao RISF).

PEC tramitando no senado a proposta ser despachada para comisso de constituio, justia e cidadania, que ter 30 dias, contado do despacho da presidncia, para emitir parecer.

II. PROJETOS

a) Projeto de lei referente matria de competncia do congresso nacional, com sano do presidente; b) Projeto de decreto legislativo referente matria de competncia exclusiva do CN; c) Projeto de resoluo sobre matria da competncia privativa do senado

PROJETOS DE LEI COMPLEMENTAR E LEI ORDINRIA baseado em posicionamento pacificado do STF, no h hierarquia entre os dois tipos de lei, porm h distino material. Certas matrias so determinadas por lei complementar e outras por leis ordinrias. Quando a lei se referir a lei apenas, refere-se lei ordinria. Se for complementar, estar expressamente escrito no artigo.

Quorum de aprovao lei complementar maioria absoluta e lei ordinria maioria simples.

2 diferenas: materiais e quorum de aprovao. PROJETOS DE DECRETOS LEGISLATIVOS E RESOLUES as competncias exclusivas do CN assim como as privativas da cmara e do senado no so passiveis de delegao. Competncias exclusivas no so delegveis. Privativas so delegveis, exceto qdo do senado ou cmara.

Espcies de competncia prpria das casas legislativas, no submetidas a sano do chefe do executivo. O decreto legislativo proposio que regula matrias de competncia exclusiva do congresso nacional. A resoluo regula competncias privativas da cmara, senado ou congresso nacional.

PROJETOS DE LEI DELEGADA so as elaboradas pelo executivo mediante prvia e indispensvel do legislativo, pelo congresso nacional. So elaboradas pelo presidente da republica, que deve solicitar a delegao ao CN. Esto submetidas s limitaes materiais. No cabvel lei delegada para regular atos de competncia exclusiva do CN (decreto legislativo), os de privativa da cmara e do senado federal (resolues), nem matria reservada lei complementar, alm das seguintes matrias: - organizao do judicirio, MP, carreira e garantias de seus membros - cidadania, direitos individuais, polticos e sociais - leis oramentrias

Como se d a delegao? O congresso nacional aprova uma resoluo, que determina as formas precisas dos limites da matria objeto de delegao. Caso o presidente se afastar ou exorbitar esses limites, o congresso pode sustar tal delegao. 2 formas de delegaes: - tpica ou prpria no apreciada pelo congresso nacional. - atpica ou imprpria depois de elaborado o projeto pelo presidente da republica, deve ser submetida ao crivo do congresso, para que a lei possa ser promulgada e publicada. O congresso no pode proceder emendas ao projeto, limitando-se somente a aprovar ou no.

A lei delegada est em franca decadncia, pois o presidente pode publicar uma medida provisria que leva a efeitos imediatos, e o congresso deve votar sob pena de trancar a pauta.

MEDIDAS PROVISORIAS no lei, j que lei ato normativo que depende de um devido processo legislativo. Ela simplesmente editada, publicada pelo presidente. Porm, ela deflagra um processo legislativo, e de imediato produz efeito. A sua continuidade no ordenamento jurdico, depende do processo legislativo e aprovao. Em casos de relevncia e urgncia.

As medidas provisrias so apreciadas separadamente em cada casa. apreciada por uma comisso mista para verificar aspectos de constitucionalidade da MP.

Limitaes materiais na condio de ato normativo editado em razo de urgncia e relevncia, dispensa tramite legislativo ordinrio para produzir efeito. Assim, no pode tratar de certos assuntos, para preservar a segurana jurdica, impedindo que aspectos importantes fossem tocados por atos legislativos provisrios e de natureza precria, passiveis de perda de eficcia desde a publicao. - nacionalidade, cidadania, direitos sociais e polticos; - direito penal, processo penal e civil - organizao do judicirio e MP, e carreira e garantias dos membros - leis oramentrias, com exceo dos crditos emergenciais - deteno ou seqestro de bens, ou ativo financeiro - reservada a lei complementar ou disciplinada em projeto de lei aprovado pelo CN e pendente de sano ou veto do presidente da repblica. - Vedada MP que implique aumento de impostos, porm h exceo. Ela deve produzir efeitos no exerccio financeiro seguinte se houver sido convertida em lei at o ultimo dia do exerccio financeiro.

Vedao de reedio a MP no pode ser reeditada, desde que em sesso legislativa diferente.

Novos prazos 60 dias, prorrogveis uma vez, por igual perodo. Esse prazo decadencial fica suspenso nos perodos de recesso parlamentar. Esse prazo tambm no contado qdo o projeto de converso sofreu emendas qdo est pendente de sano ou veto. Pode assim, ter mais de 120 dias se contados o recesso, ou os 15 dias para sano ou veto do presidente.

No h necessidade de convocao extraordinria, por exemplo, qdo o congresso nacional encontrava-se em recesso. Porm se o congresso for chamado para convocao extraordinria, a MP automaticamente se inclui na votao. Para cada MP deve haver a designao de uma comisso mista cujo dever analisar os aspectos de constitucionalidade, relevncia, urgncia, mrito e adequao financeira e oramentria. Aps o parecer dessa comisso, ela vai para a cmara e se aprovada vai para o senado.

A medida provisria, a partir do 46 dia, tranca a pauta da casa em que estiver tramitando, ou seja, enquanto no for votada a MP, no se vota mais nada. O senado a casa revisora. Se a cmara demora mais de 45 dias, ela j entra no senado trancando a pauta. De acordo com o STF, o sobrestamento da pauta, dar-se- apenas a projetos de lei.

No caso de projeto de lei de iniciativa do presidente, os 45 dias so em cada casa, diferente da MP, onde o prazo de 45 dias comum, contnuo para as 2 casas.

Possibilidades: Rejeitada rejeitada expressamente. Foi para a comisso mista. Emitiu parecer e foi rejeitada em uma das casas. Imediatamente cessam os efeitos jurdicos da MP. O congresso nacional, por meio de decreto legislativo, deve se pronunciar a respeito dos efeitos dessa rejeio, se produzir efeitos ex nunc ou ex tunc, num prazo de 60 dias. Caso no o faa, os efeitos so vlidos. Aprovar sem emendas deixou de ser MP e passou a ser lei ordinria. Ser promulgada na forma de lei ordinria. Quando aprovar sem qualquer emenda, ela deve ser promulgada pelo presidente do senado federal. Como a MP foi editada pelo presidente da repblica, no faz sentido voltar ao presidente para que seja promulgada.

Aprovar com emendas a comisso mista encaminhou parecer a cmara, que aprovou e encaminhou ao senado. O senado emendou, retorna a cmara e ela aprova. A partir do momento em que ela sofre emenda, ela se transforma em projeto de lei de converso. Se houve emenda, o presidente do senado no pode realizar a promulgao. Segue ento para o presidente da repblica que pode vetar ou sancionar. Se o presidente sanciona, ele promulga. Se vetada, volta para o congresso para apreciar o veto. Rejeio tcita ou rejeio por decurso de prazo - No apreciar no prazo constitucional de 60 dias prorrogveis por mais 60. Tem tambm o condo de sobrestar a pauta 45 dias aps a publicao, na casa em que estiver tramitando. A funo dessas medidas compelir o legislativo a se pronunciar sobre a MP num prazo razovel, j que medida de urgncia e relevncia. Caso isso no venha ocorrer, estamos diante da rejeio tcita, por inrcia do legislativo. Impede a reedio na mesma sesso legislativa e o congresso deve editar o decreto legislativo a fim de regular os efeitos jurdicos produzidos enquanto vlida. Incomum j que ocorre o trancamento da pauta.

PROCEDIMENTOS LEGISLATIVOS

Diferente de processo legislativo. a forma como a proposio tramita, como se desenvolve o processo legislativo.

Conceito parte do processo de formao de leis. o processo em movimento para atingir o fim a que se prope. Forma que realiza a tramitao. Segundo a doutrina, existem vrias espcies de procedimentos legislativos, como o ordinrio, abreviado, sumrio, sumarssimo, concentrado e o especial.

ORDINRIO comum ou normal, em regra aplicada aos projetos de lei ordinria e complementar, excluindo-se os processos de matria financeira. Caracteriza-se pela passagem pelas comisses temticas e depois pelo plenrio. Apresentado o projeto, segue para as comisses temticas, chamadas permanentes para apreciar e discutir os projetos e emitir parecer. O parecer a opinio de forma fundamentada acerca da matria, devendo concluir sobre alguma posio. O projeto ento arquivado ou encaminhado ao plenrio onde deve ser discutido e votado. O projeto pode sofrer emenda

tanto nas comisses como no plenrio. Se aprovado segue para a outra casa ou para sano, a depender do histrico do projeto.

ABREVIADO caracteriza-se pelo fato de a comisso temtica dispensar a participao do plenrio, possuindo poderes para unilateralmente decidir sobre o projeto. Deflui do poder de apreciao terminativa (senado federal) ou de apreciao conclusiva (cmara) e se fundamenta em dispositivos da constituio federal e regimentos internos. A comisso tem poderes para resolver sobre o mrito do projeto. Salvo se houver recurso de 1/10 dos membros da casa.

Poder Terminativo das comisses nas cmaras legislativas comisses permanentes e temporrias. Cabe discutir e votar projeto de lei, que dispensar, na forma do regimento, a competncia do plenrio, salvo se houver recurso de 1/10 dos membros da casa. A prpria comisso vota em carter terminativo, dispensando o plenrio.

Poder terminativo das comisses no senado federal cabe dispensada a competncia do plenrio, discutir e votar sobre a matria. Certas matrias so de apreciao terminativa, outras podem ser, e outras no, ser matria terminativa.

SUMRIO a capacidade de iniciativa legislativa do chefe do executivo pode vir acompanhada de um requerimento de urgncia, o que obrigar a casa do congresso nacional onde estiver a matria tramitando, a deliberar sobre o projeto de lei em at 45 dias da sua entrada no rgo. Caso no houver deliberao, ocorre trancamento da pauta. S no h precedncia sobre matria de natureza constitucional, como por exemplo, MP aps 45 dias.

Em resumo aquele possvel nos projetos de lei de iniciativa do presidente que, alm disso, tiver requerimento de urgncia feito pelo mesmo. O pedido de urgncia pode ser feito em qualquer fase da tramitao.

SUMARSSIMO deflui do permissivo regimental para que a proposio dispense formalidades e possa num espao de tempo curtssimo, seja levada a deliberao. Trata-se de urgncia urgentssima. Requisitos: - tema afeto a segurana nacional ou calamidade pblica

- qdo aprovado requerimento feito pela mesa, certa frao de senadores, lideres que representem certo quantitativo de membros da casa ou comisses temticas

Formalidades que podem ser dispensadas interstcios, prazos, entre outras formalidades, excluindo a necessidade de pareceres, distribuio de copias da proposio e o quorum necessrio para apreciao e aprovao da proposio, que continuam fundamentais.

Qdo a urgncia poder ser requerida matria de segurana nacional ou calamidade pblica, qdo se pretenda a apreciao na segunda sesso deliberativa ordinria subseqente aprovao do requerimento e qdo se pretenda incluir a matria na ordem do dia, pendente de parecer. O parecer ser ento oral. Matria de apreciao terminativa no pode ser urgente, salvo recurso de 1/10 do senado.

Quem pode propor a urgncia pela mesa, maioria dos membros do senado ou lideres que representem esse nmero, 2/3 da composio do senado ou lderes que representem esse nmero (no caso de querer entrar na segunda sesso ordinria), do senado ou lideres que representem esse nmero (para o parecer ser oral), comisso de assuntos econmicos, qdo se tratar de pedido de autorizao para realizar operaes de crdito.

CONCENTRADO em certos projetos, a apreciao acontece em sesso conjunta do congresso nacional. Ex. matrias de carter financeiro, de competncia do congresso. Lei de oramento anual, lei de diretrizes oramentrias, lei plurianual. Reunio de deputados e senadores, num mesmo plenrio e momento, para discutir ou votar a mesma matria. Empregado apenas para de tratar de veto presidencial a projetos de lei aprovado nas casas, apreciao de delegao legislativa, bem como apreciao e deliberao das proposies atinentes s leis oramentrias.

Seguir para o presidente do congresso a mensagem do presidente da repblica, encaminhando o projeto de lei oramentria, que ser apreciada por uma comisso mista. Possui tarefa de emitir parecer sobre os projetos oramentrios.

Sesso unicameral diferente de sesso conjunta na unicameral todos os votos eram computados somados, e no h mais previso de utilizao, sendo utilizados apenas na reviso constitucional. Na conjunta, os votos dos deputados e senadores so computados separadamente.

You might also like