You are on page 1of 2

TVP CAUSAS HEREDITRIAS: 1:Deficincia de antitrombina: A antitrombina III (ATIII) glicoprotena produzida pelo hepatcito, que atua como

o inibidor de serinoproteases da coagulao. Seu efeito inibidor se faz atravs de stio localizado prximo poro carboxiterminal da molcula, que se liga serina do stio ativo de diversas serinoproteases. Entretanto, em condies fisiolgicas, seu efeito inibidor eficiente contra a trombina e o fator X ativado. A poro aminoterminal da molcula de ATIII, rica em arginina, capaz de interagir com mucopolissacardeos, e essa interao aumenta muito sua eficincia inibitria. mediante essa interao que a heparina, um mucopolissacardeo, exerce seu efeito anticoagulante, ampliando a inibio da trombina e do fator Xa, pela prpria ATIII1. A deficincia congnita de ATIII uma das causas de "trombofilia", condio que pode ser definida como tendncia a desenvolver fenmenos tromboemblicos, arteriais ou venosos. Clinicamente, ela caracterizada pela ocorrncia de trombose, precocemente, na vida do indivduo e de carter recorrente. 2:Deficincia de protena C O sistema da protena C uma importante via antitrombtica que regula o sistema de coagulao pela inativao dos fatores prcoagulantes Va e VIIIa e pelo incentivo lise do cogulo, mediante o refreamento da atividade do inibidor da ativao do plasminognio. A deficincia de proteina C, portanto, um estado de hipercoagulabilidade caracterizado pelo risco aumentado de eventos tromboemblicos, tais como os acidentes vasculares cerebrais, as embolias pulmonares e as tromboses venosas. 3:Deficincia de protena S A protena S atua como co-fator da protena C , logo sua deficincia ir acarretar em uma diminuio da atividade da mesma, levando a um estado de hipercoagulabilidade. 4:Resistncia protena C ativada A resistncia a protena C ativada (RPCa) um defeito hereditrio que, aparentemente, desempenha um papel importante na trombofilia. Acomete aproximadamente 5% dos caucasianos. encontrado em 20% dos pacientes com primeiro episdio de trombose venosa profunda e 50% dos casos familiares de trombose. A frequncia da RPCa dez vezes maior do que deficincias de Protena C, Protena S e Antitrombina III combinadas. O teste positivo pode ser confirmado atravs da pesquisa da mutao do Fator V de Leyden, que quando presente, caracteriza a alterao hereditria da RPCa, embora outras mutaes mais raras tambm sido descritas. a mutao do Fator V de Leyden que leva a fator V resistente a degradao pelo protena C ativada, resultando em aumento do risco de trombose.

5:Mutao R506Q do gene do fator V de Leiden A molcula do Fator V da coagulao apresenta trs stios de clivagem para a Protena C ativada (PCa). Um dos stios a Arginina(R) na posio 506, que pode apresentar uma mutao, resultante da transio do nucleotdeo G para A na posio 1691 no gene do Fator V, que gera uma substituio do aminocido 506 Arginina por Glutamina (Q). Esta mutao conhecida como Fator V de Leiden e responsvel pelo fentipo Resistncia Protena C ativada (RPCA), pois o FV mutante torna-se menos susceptvel clivagem da PCa e, portanto, o FV mantm-se ativo por mais tempo como fator de coagulao sangnea. Os indivduos heterozigotos tm risco aumentado para TEV em aproximadamente 5 vezes comparado com a populao geral, e cerca de 50 vezes em homozigose. 6:Mutao G20210A do gene protrombina (G=Glicina, A=Alanina) O teste da mutao G20210A no gene da protrombina est associado a altas concentraes de protrombina no plasma. Indivduos heterozigotos para esta mutao tm um risco seis vezes maior de sofrer uma trombose venosa em relao queles sem a mutao. Este fator de risco gentico est presente em cerca de 1% a 3% da populao caucasiana e, assim como no fator V Leiden, no inclui as populaes negras e asiticas. 7:Mutao G20210A do gene do Fator II Uma transio G para A no ltimo nucleotdeo 20210 do DNA complementar do gene do fator II da coagulao (protrombina) aumenta a estabilidade do RNA mensageiro da protrombina e, assim, essa mutao eleva os nveis plasmticos de protrombina, resultando na formao aumentada de trombina e conseqentemente coagulao exacerbada e risco aumentado para ocorrncia de TEV. Em pacientes com eventos tromboemblicos, a prevalncia do alelo mutante da protrombina varia de 4% a 7%, enquanto que em indivduos normais, a freqncia est estimada em cerca de 2,3%. 8:Hiper-homocisteinemia O aumento de cistena plasmtica favorece a formao de placas de ateromas alm de causar dano vascular diretamente( inibe formao de NO, produo de radicais superxido e perxido de hidrognio, oxidao do LDL subendotelial com subsequente ativao dos macrfagos, induo da proliferao da clula muscular lisa e ativao plaquetria). 9-Mutao C677T do gene da Metileno Tetrahidrofolato Redutase (C=Cistena, T=Treonina) O seu funcionamento incorreto est associado a uma elevao da homocistena. A alpha 1 antitripsina :Inativa a atividade proteoltica da elastase, sua deficincia leva leso na parede vascular , por atividade exacerbada da elastase.

You might also like