You are on page 1of 2

*Deficiencia visual e motora (fsica) * Incluso * Procedimentos que o profissional de Ed.

Fsica precisa saber para d aula p/ esse gupo

1) a educao fsica propicia um desenvolvimento global e harmnico, oferecendo condies bsicas para a sua normalizao e integrao social. Por meio de exerccios fsicos, o indivduo cego ou de viso subnormal ir fortalecer sua autoconfiana, desenvolvendo-se fsica, psquica e mentalmente; 2) a prtica regular da atividade fsica favorece boas condies de sade, um bom fsico, uma boa postura, tornam naturais os movimentos do corpo, facilitando assim sua orientao, sua locomoo e sua mobilidade; 3) a criana portadora de deficincia visual tem benefcios no desenvolvimento de sua percepo corporal com a prtica de atividades fsicas. 22 Manual de Orientao para Professores de Educao Fsica A ao do exerccio fsico proporciona autoconfiana e determina um estado emocional mais estvel e melhoria no seu desenvolvimento psicomotor, aprimorando o desenvolvimento do sistema respiratrio. Assim promove-se a integrao de crianas portadoras de deficincia visual.

TRABALHO DO PROFESSOR DE EDUCAO FSICA Estratgias a serem utilizadas pelo professor: Reconhecimento das reas, implementos a serem utilizados nas aulas. Uso de pistas ambientais. Exemplo: o vento por uma janela ou porta, corredor, uma fonte sonora, um ponto constante, odor caracterstico, textura do solo e paredes. fundamental o reconhecimento dos alunos pelos seus respectivos nomes, pois assume papel importante na segurana, alm da questo afetiva. Formao de turmas para o desporto coletivo. Evitar locais com muitos estmulos sonoros. Trabalhos em duplas. Atividades em grupos como formao de roda com as mos dadas ou com utilizao de corda, formao de colunas para jogos de estafetas e com teste com adaptaes. Enfatizar higiene pessoal. O professor deve buscar informaes relativas ao histrico mdico, social, familiar, psicolgico e acadmico de seu aluno portador de deficincia visual. A educao fsica e o treinamento desportivo devem ser encorajados, mas administrados em conformidade com o nvel de desenvolvimento e de idade ATLETISMO PARA PESSOAS COM DEFICINCIA VISUAL O atletismo contribui para o desenvolvimento orgnico e funcional da criana por meio de seu aparelho respiratrio e circulatrio, melhorando, entre outras coisas, a resistncia fadiga. As situaes de mltiplos saltos, lanamentos e corridas permitem s crianas uma melhora geral de sua motricidade, um aprendizado de diferentes percepes e reconhecimento das sensaes do movimento e do gesto. A criana inicia-se no atletismo jogando. Com criana de 5 a 7 anos, no se trabalha o atletismo, realiza-se com ela atividades de jogos de corridas, saltos e lanamentos, melhorando suas capacidades psicomotoras. Por isso, deve-se multiplicar situaes e graus de dificuldades nos jogos. As sesses sero gerais e diversificadas (corridas e saltos, corridas e lanamentos, corrida-salto e lanamento), favorecendo a movimentao e solicitando a adaptao das crianas em variados esquemas. As capacidades fsicas e tcnicas tero uma considervel melhora quando trabalhadas no programa de treinamento a orientao espacial e formao corporal: para o cego pela instrumentalizao das informaes passadas pelo tcnico de maneira individualizada, utilizando todos os tipos de informaes; para o atleta de baixa viso, as informaes sero visuais e outros tipos de informaes orientadas pelo tcnico. 23 Atletismo para Pessoas Portadoras de Deficincia Visual Como em qualquer tipo de treinamento, a aprendizagem da pessoa com deficincia visual no atletismo deve respeitar a individualidade biolgica. Tcnicas bsicas de corridas: Colocao dos ps. Movimentos das pernas. Colocao das pernas. Colocao da cabea e do tronco. Ritmo da corrida. Respirao durante a corrida. Exerccios bsicos: Passo do gigante: caminhar com passadas largas. Caminhar nas pontas dos ps.

Andar o mais rpido possvel. Caminhar com elevao dos joelhos. Saltos em deslocamento alternados dos ps. Correr de frente e de costas. Correr em crculo. Correr em oito. Correr para os lados, cruzando os ps pela frente e por trs. Correr em forma de S. Correr com elevao dos joelhos. Velocidade: Conceito: a capacidade de o homem se deslocar rapidamente de um ponto ao outro. As capacidades fsicas bsicas que devem ser priorizadas para as provas de velocidade: Velocidade. Fora. Resistncia anaerbica. Agilidade. Descontrao.

You might also like